Novo Dia Mundial da Abelha celebra a importância desses bichinhos para o planeta


Publicado em 21/05 às 16h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

O dia das abelhas acaba de ser definido pela ONU para ser celebrado, todos os anos, na data de 20 de maio. É uma forma de chamar a atenção para o papel essencial que esses seres vivos desempenham na natureza e alertar para os perigos que eles estão correndo, devido ao uso crescente de agrotóxicos nas plantações e das mudanças ambientais em todo o planeta.

Trata-se de uma comemoração mais do que merecida, que deverá reforçar as iniciativas para preservar esses insetos, tão importantes para a manutenção da biodiversidade, uma vez que são polinizadores primordiais. Sem a polinização que as abelhas realizam, seria impossível a produção de muitos dos alimentos que cultivamos e ingerimos e nossa segurança alimentar e nutricional estaria ameaçada.

Mas, além dessa função essencial à fauna e flora, as abelhas também são responsáveis por produzir produtos que, nutricionalmente, são muito ricos, como o mel e a própolis.

O mel é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e contém elevadas quantidades de vitaminas, tais como vitaminas C e do complexo B, e minerais, como manganês, cobre e zinco, essenciais para a modulação de nosso organismo. Ele ainda possui compostos ativos, como os ácidos fenólicos, que apresentam atividade anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Sendo assim, o mel tem uso milenar na prevenção e auxílio no tratamento especialmente de desordens imunológicas, ajudando o corpo humano a se defender de infecções que podem debilitar sua saúde.

Que tal já ir se preparando para o inverno com uma bebida quente com mel, que é muito nutritiva e que ajudará a proteger seu organismo contra possíveis infecções, tão comuns nessa estação? Aproveite essa preparação para fazer o uso integral dos alimentos, evitar o desperdício e elevar o valor nutricional da receita! Lembre-se de que as cascas devem ser de frutas orgânicas, já que as cascas de cítricos convencionais contém uma elevada concentração de agrotóxicos.

Receita: Bebida quente com mel, gengibre e cascas de laranja e tangerina

Ingredientes: 

  • 230ml de água
  •  1 lasca de gengibre
  • Casca de meia laranja
  • Casca de meia tangerina
  • 1 colher (chá) de mel

Modo de preparo: Coloque a água em um recipiente de vidro, cerâmica ou aço inox. Acrescente o gengibre, a casca de laranja e de tangerina. Deixe ferver por 3 a 5 minutos. Retire do fogo, coe em uma xícara, acrescente o mel e misture bem. Sirva a seguir.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS