Conheça as propriedades do urucum, fruto nativo cultivado por agricultores familiares


Publicado em 18/04 às 10h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

O urucum é um fruto nativo de regiões tropicais, como o Brasil. Em várias regiões, inclusive em comunidades indígenas, é muito utilizado como corante natural, devido à sua forte coloração avermelhada. Recentemente tem sido muito cultivado por agricultores familiares em diversas regiões do Brasil, sendo reconhecido como um potencial na geração de renda dessas famílias.

Sobre sua composição nutricional, estudos brasileiros mostram excelentes quantidades de flavonoides e carotenoides (compostos ativos responsáveis pela cor do urucum), bem como vitamina E. Todos esses componentes caracterizam o urucum como um fruto com potentes ações antioxidante e anti-inflamatória. Os carotenoides também são importantes para manter a saúde dos olhos e, além disso, são precursores da vitamina A, que também apresenta função antioxidante e, ainda, é essencial para as funções do nosso sistema imunológico, ajudando a nos proteger contra infecções.  A vitamina E ajuda o organismo a se proteger dos radicais livres, moléculas que, em excesso, podem danificar nossas células e órgãos, predispondo ao envelhecimento precoce e a várias doenças, como as cardiovasculares e o câncer. Assim, consumir fontes alimentares de vitamina E é essencial para manter nosso corpo protegido. Nesse sentido, pesquisadores encontraram que a vitamina E do urucum é de alta qualidade, sendo uma excelente fonte alimentar dessa vitamina.

O urucum pode ser acrescentado em diversas preparações culinárias, como recheios, massas, carnes, vegetais, caldos, sopas e molhos, deixando-as mais nutritivas, saborosas, e com uma coloração linda. Uma forma muito prática de consumir o urucum no dia-a-dia é colocando em óleos e azeites, pois além se ser uma preparação fácil e rápida, ajuda a extrair ainda mais carotenoides e a vitamina E do urucum, aumentando o valor nutricional desses azeites e óleos.

Que tal experimentar uma receita de tempero prático com urucum para adicionar nas saladas, nos legumes cozidos, em carnes e que também pode ser utilizado para preparar um azeite aromatizado? Esse tempero possui todos os nutrientes do urucum, sendo ainda enriquecido com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias de outros ingredientes naturais, como as ervas finas, especiarias e o alho. Ou seja, é um tempero cheio de aromas, cor, sabor, sendo, ainda, um grande protetor para nossas células!

Receita: Tempero antioxidante com urucum e especiarias

Ingredientes:

  •  2 colheres (sopa) de sementes de urucum moídas
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 colher (chá) de salsinha picada
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pitada de cúrcuma
  • ½ dente de alho amassado

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma vasilha e armazene em um vidro (de preferência escuro) bem tampado. Caso queira preparar um azeite aromatizado, acrescente em um vidro de 200ml de azeite de oliva extra virgem ou em outro óleo, como o de pequi e macaúba, 2 colheres (sopa) do tempero com urucum e deixe reservado por 2 dias antes da primeira utilização.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS