Programe-se para participar de um curso de formação com a CSA Brasil em 2018!


Publicado em 21/03 às 11h

Por Wagner Santos CSA Brasil 

A CSA Brasil participou ativamente do Fórum Social Mundial em Salvador-BA, de 13 a 17 de março deste ano.  Esteve envolvida diretamente com duas atividades:

1 - Atividade de Convergência, realizada na parte da manhã dos dias 14 e 15 de março, para promover o diálogo entre diferentes lutas em torno de causas comuns. Seu intuito foi o de favorecer a construção de convergências e ampliar a potência das resistências, envolvendo organizações e movimentos que englobem pelo menos três lutas ou causas, com participação de lideranças de pelo menos 3 países. As propostas originadas nesse diálogo foram encaminhadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.  A CSA Brasil  atuou nessas atividade em parceria com a Urgenci (órgão internacional que representa as CSA’s em todo globo terrestre).  Nos grupos de trabalho desta atividade, houve o debate sobre as seguintes áreas de intervenções:

  1. Estruturas jurídicas para o Direito à Alimentação (regressão nas proteções legais para os direitos humanos)
  2. Politização da Alimentação e Nutrição (O vínculo entre produção / terra / agroecologia e boa nutrição e saúde, não tendo uma abordagem médica para a nutrição)
  3. Direitos da mulher e feminismo (direitos das mulheres no âmago da luta pela soberania alimentar e direito à alimentação)
  4. Fome e Soluções Falsas (esquemas de ajuda alimentar, proteção social e austeridade, programas de apoio às alternativas)

 2 – Atividade Autogestionada - Dentro do Tema Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental, a CSABrasil coordenou a atividade “O que são as Comunidades que Sustentam a Agricultura? Filosofia e Prática do Movimento CSA”, no dia 16/março, das 13 as 15:45.   Essa atividade visou apresentar as Comunidades que Sustentam a Agricultura – CSAs – no Brasil e como esse movimento social tem contribuído para mudar a realidade de Agricultores e Consumidores, indo desde o plantio até a alimentação. A CSA Brasil também tem como missão divulgar e fomentar iniciativas em todo o país, e durante a atividade foram apresentados os princípios, a filosofia e prática dessa nova forma de Economia Associativa, que liga urbano e rural e assim oferece uma saída da Cultura do Preço para a Cultura do Apreço.

O conceito de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (Community Supported Agriculture), denominada CSA, nos apresenta uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e para o escoamento de produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.

CSA é um modelo de um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais. Dessa forma o produtor, sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção. E os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e onde são produzidos.

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS