Importância do processo de germinação de grãos


Publicado em 26/02 às 15h

Por Conceição Trucom

Germinados e brotos de grãos e sementes são alimentos fundamentais da alimentação crua e viva. Aliás, são eles que fazem a diferença entre alimentação crua, que muitas vezes não causa saciedade, e a alimentação viva, que sacia e, mais que isso, podemos usá-los como reguladores do peso.

Uma vez que um grão ou semente (crus e saudáveis) são colocados na água, inicia-se o processo de liberação de todas as substâncias que irão sustentar/viabilizar a germinação e o desabrochar das informações genéticas de perpetuação daquele ser vegetal. 

Grão ou semente + água => Germinado + Ar + luz + tempo crescimento => Broto

Embora, cada dia mais se fale de brotos, que é uma etapa de crescimento posterior à germinação, considero os germinados alimentos que desenvolvem a vida; mas os brotos são alimentos que PROPULSIONAM a vida.

Em síntese: na sequência da Germinação vem a BROTAÇÃO. E, esse momento é muito Vivo, muito Mágico! Porque se os brotos derem certo, a planta dará certo. Se o broto não der certo, tudo irá virar compostagem. 

A produção e plantio de brotos é um capítulo especial da Alimentação Viva, tema frequente no BROTAR é Preciso!

Tornar-se pleno de luz é algo que nos faz melhor: no físico, afetivo, mental e espiritual...

O cultivo de brotos é realizado desde a antiguidade, por vários povos do Oriente, como forma de ampliar a disponibilidade de vitaminas na alimentação. Durante séculos, inúmeras tragédias ocorreram a bordo das embarcações que cruzavam os oceanos em longas viagens, devido à falta de vitamina C na dieta dos navegantes, quase sempre à base de peixes e cereais. Esta carência provocava uma doença degenerativa chamada escorbuto, quase sempre fatal. Entretanto, alguns navegadores, como Capitão James Cook e os Fenícios (povo da região Fenícia – 1.200 a.C.), provavelmente dominavam a técnica de cultivo de brotos de cereais como forma de combater o escorbuto em suas viagens.

"Os brotos contêm riqueza de proteínas na forma de plasma vivo (observe as gotículas de plasma que se formam no topo dos filetes), que são as vitaminas (principalmente a C que é seu primeiro mecanismo de defesa), as enzimas, o prana... Incluso, na rega correta, com água solarizada, haverá riqueza também de B-12".



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS