Jabuticaba é fruta nativa, nutritiva e que oferece um sabor muito especial!


Publicado em 27/11 às 14h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional 

Frutinhas arroxeadas ao redor de troncos de belas árvores jabuticabeiras colorem e embelezam nossas paisagens nessa época do ano, principalmente nos estados da região Sudeste. E tudo isso não se resume apenas à beleza: as jabuticabas possuem um rico valor nutricional, composto de antocianinas, compostos bioativos responsáveis pela coloração arroxeada da casca e que possuem elevada ação antioxidante e anti-inflamatória; ferro, magnésio, fósforo, vitaminas C, B1 e B3 e fibras. Todos esses nutrientes e compostos ativos são essenciais para a promoção e manutenção da saúde! Além disso, o consumo de jabuticaba valoriza a nossa biodiversidade, por ser uma fruta nativa do Brasil!

Aproveite a época de jabuticabas e reúna toda a família para saborear essas deliciosas frutas sob a sombra da bela jabuticabeira, pois o consumo da fruta in natura é a melhor maneira de aproveitar todos os seus benefícios nutricionais! Mas se quiser consumir a fruta fora do período da safra, algumas receitas, como geleia de jabuticaba, pode ser uma outra forma de consumir a fruta, e que ainda pode ter os benefícios de seus minerais, vitaminas e fibras. Confira a receita!

Receita: Geleia de Jabuticaba

Ingredientes (de preferência orgânicos ou biodinâmicos):

  • 500g de jabuticabas limpas
  • 200g de açúcar demerara orgânico
  • 120ml de pectina caseira de maçã (cozinhar cubos de maçã em água e coar em um tecido    
  •  fino,  utilizando   o suco resultante desse cozimento no preparo das geleias)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: Coloque as jabuticabas em uma panela, cubra com água filtrada e cozinhe por 40 minutos. Com o auxilio de uma escumadeira, estoure as frutas para separar as cascas das polpas. Retire do fogo e separe as cascas, e lavando-as em água corrente rapidamente. Reserve. Passe a polpa em uma peneira, pressionando-as. Retorne a polpa ao líquido do cozimento, adicione o açúcar, a pectina, o suco de limão, as cascas e cozinhe, mexendo sempre, por aproximadamente 1:30h ou até dar o ponto de geleia. Se ao longo do cozimento formar espuma na superfície, retire com o auxílio de uma escumadeira. Colocar a geleia em potes de vidro higienizados e esterilizados. Parte da geleia pode ser congelada, se preferir.

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS