Novidades no mundo das cartilhas digitais para ampliar nossos saberes!


Publicado em 23/10 às 13h

Por Ana Maria Salomão  C. P. C. A. P. V.

Quem curte culinária, cultivo e biodiversidade pode comemorar! Selecionamos 3 novos guias que foram publicados nos últimos meses e trazem muitas informações sobre esses temas tão caros. É só baixar as versões digitais e saborear a leitura!

O Guia Prático de PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais, elaborado pelos nossos parceiros do Instituto Kairós, nos presenteia com as PANCs mais adequadas para a agricultura urbana, ressaltando as espécies nutritivas e saborosas , especiais para uma alimentação mais saudável.

Já o Guia Técnico de Restauração Ecológica com Sistemas Florestais, apresenta 130 espécies importantes para restauração de áreas degradadas. São sugestões baseadas em 19 experiências bem sucedidas de sistemas agroflorestais. Focando nos biomas Cerrado e Caatinga, sua metodologia pode, entretanto, ser aplicada em outras regiões brasileiras.

Finalmente, o Manual de Etnobotânica, demonstra que o entendimento mútuo entre a comunidade científica e as comunidades indígenas pode trazer: um conhecimento mais rico sobre a biodiversidade e o fortalecimento das práticas dos povos indígenas da região amazônica. Trata-se de uma pesquisa científica que se apoia em dados e objetos coletados, no século XIX, pelo botânico inglês Richard Spruce sobre o Alto Rio Negro. São 14 mil espécies de plantas secas no herbário virtual e 350 artefatos etnobotânicos, que estiveram guardados na Inglaterra há cerca de 150 anos.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS