Consuma menos carne e preserve o ambiente com mudanças nutritivas!


Publicado em 23/10 às 13h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

Em quase todos os países do mundo, o consumo de carne tem aumentando de maneira considerável. O impacto da produção de carnes (especialmente a vermelha) para o meio ambiente é muito grande, uma vez que há um elevado dispêndio de recursos naturais, como centenas de hectares de terra (para pastagem e produção de insumos alimentares para ração, como soja) e milhares de litros de água, aumentando a emissão de gases associados ao efeito estufa. Um estudo recente evidenciou que a produção de 1kg de carne bovina requer cerca de 18 vezes mais terra, 10 vezes mais água, 9 vezes mais combustíveis, 12 vezes mais fertilizantes e 10 vezes mais pesticidas do que a produção de proteína vegetal, proveniente de feijões.   

Dessa forma, a World Cancer Research Fund recomenda que o consumo de carne não ultrapasse 43g por dia, para que haja um melhor equilíbrio ambiental, com menores taxas de degradação (com redução de até 31% nas emissões de equivalentes de CO2).

Portanto, fica evidente que as nossas decisões de consumo impactam diretamente sobre os recursos ecológicos. Assim, reduzir o consumo de carnes e de alimentos industrializados, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes de origem orgânica e biodinâmica, caracteriza um padrão alimentar e de vida mais sustentável, preservando mais a nossa biodiversidade.

Para incentivar essa mudança, veja uma prática e nutritiva receita com a hortaliça PANC peixinho, que leva esse nome pelo sabor semelhante ao do peixe, rica em nutrientes, valorizando nossa biodiversidade.

Receita: Folhas de peixinho assadas

Ingredientes (de preferência orgânicos ou biodinâmicos):

  • Farinha de mandioca
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Noz moscada moída
  • Folhas de peixinho lavadas e bem secas
  • Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo: Misture a farinha de mandioca com o sal, a pimenta e a noz moscada. Reserve. Passe as folhas de peixinho no azeite e empane na mistura de farinha de mandioca. Coloque folha a folha em uma forma untada e forrada com papel manteiga. Leve ao forno médio por 15 minutos ou até dourar.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS