Camomila e regulação de distúrbios de humor na menstruação


Camomila e regulação de distúrbios de humor na menstruação

Publicado em 12/05/2022 às 14:22



Mudanças de humor relacionadas ao período menstrual são comuns e incluem irritabilidade, raiva, instabilidade emocional e ansiedade, podendo impactar na concentração, desempenho e em outros aspectos psicossociais.

Portanto, a investigação de estratégias que visem reduzir e/ou modular esses sintomas são fundamentais para diversas mulheres em idade reprodutiva com essas queixas. Dentre os diferentes princípios ativos estudados, pode-se destacar alguns provenientes de plantas medicinais como a Matricaria chamomila (camomila), amplamente conhecida e utilizada em nosso país, com efeitos relacionados ao sistema nervoso central, como ações sedativa e ansiolítica.

Considerando esses aspectos, um ensaio clínico com 118 estudantes foi conduzido para avaliar os efeitos da camomila em transtornos de humor relacionados à menstruação. As estudantes foram divididas para receber camomila ou placebo (1 cápsula com 250mg a cada 8 horas) por 7 dias antes do início do período menstrual. Os resultados mostraram que o grupo que recebeu a camomila obteve redução mais significativa dos sintomas e severidade de transtornos de humor relacionados à menstruação em relação ao grupo placebo.  

Alguns dos mecanismos propostos incluem a ação dos flavonoides da camomila na modulação da ansiedade, efeito calmante e ação nos níveis de progesterona, contribuindo no alívio dos sintomas relacionados ao humor no período menstrual.

A etiologia desses sintomas é complexa e ainda não totalmente compreendida. Assim, deve-se considerar o histórico de vida, outros sinais e sintomas associados, estilo de vida e alimentação, para que as estratégias fitoterápicas sejam individualizadas, seguras e com potenciais como coadjuvantes.

Referência bibliográfica:

Mollabashi et al. The effect of Matricaria chamomile on menstrual related mood disorders. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol X; 12:100134, 2021.