Spirulina e modulação da pressão arterial


Spirulina e modulação da pressão arterial

Publicado em 27/09/2021 às 10:21



A spirulina é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional devido ao fato de ser uma excelente fonte de nutrientes importantes como antioxidantes, vitaminas do complexo B, A e C. Além disso é fonte de proteínas e podemos quase 2g de proteína em 3g de alga.

Pela sua composição ela tem sido estudada pelos seus possíveis benefícios à saúde. Em uma meta-análise publicada neste ano, pesquisadores investigaram a sua ação na modulação da pressão arterial sistólica e diastólica em humanos. Após analisar dados de 230 paciente de cinco estudos clínicos, foi observado que doses de 1 a 8g/dia durante 2 a 12 semanas levaram a uma redução na pressão arterial diastólica com diferença média: −4,59 mmHg e redução significativa da pressão arterial diastólica com diferença média de −7,02 mmHg, principalmente em indivíduos que já cursavam com hipertensão.

É importante frisar que uma boa suplementação deve ser individualizada e adequada para cada tipo de paciente.

Em nosso Curso de Suplementação na Prática você terá uma imersão sobre as melhores formas de suplementar e ajudar seus pacientes cada vez mais.

Referência bibliográfica:MACHOWIEC,P; REKA, G; MAKSYMOWICZ,M. et al. Effect of Spirulina Supplementation on Systolic and Diastolic Blood Pressure: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrients; 13(9), 3054, 2021.