Capsaicina na performance esportiva


Capsaicina na performance esportiva

Publicado em 29/07/2021 às 11:51



A capsaicina é uma substância natural encontrada em alimentos apimentados e pode ser uma estratégia interessante para a melhora da performance esportiva.

Uma revisão sistemática publicada neste ano discutiu os efeitos demonstrados em estudos feitos em modelo animal e humano.

Em modelo animal a suplementação de 15 mg/kg de capsaicina antes do treino aumento o tempo de exaustão. Já em modelo humano houve redução da percepção subjetiva de esforço.

Tais resultados podem ser explicados pela modulação do receptor de capsaicina, gerando um aumento da liberação de cálcio no retículo sarcoplasmático de células musculares e reduzindo a fadiga muscular. Além disso, há uma elevação da taxa de oxidação de ácidos graxos, aumentando a energia, além da promoção de efeito analgésico, que aumenta a tolerância à dor durante o exercício e um efeito poupador de glicogênio aumentando da liberação de acetilcolina, que resulta em uma melhora da performance, principalmente em práticas de exercício que exigem momentos de maior potência, como no Crossfit.

Referência bibliográfica:
E SILVA, Vilton EL de Moura et al. Capsaicinoid and Capsinoids as an Ergogenic Aid: A Systematic Review and the Potential Mechanisms Involved. IJSPP; 1-10, 2021.