Dieta a base de plantas promove ganho de massa equivalente a uma dieta onívora


Dieta a base de plantas promove ganho de massa equivalente a uma dieta onívora

Publicado em 30/06/2021 às 16:04



Este estudo (Sports Medicine; 51:1317-1330, 2021) conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo USP, mostrou que uma dieta a base de plantas promove ganho de massa muscular equivalente a uma dieta onívora.
Para investigar os efeitos da fonte de proteína na dieta nas mudanças de massa muscular e força, 38 jovens participaram da pesquisa, sendo 19 veganos e 19 onívoros. Eles foram monitorados por 12 semanas, ambos os grupos receberem o teor de #proteína de 1,6 gramas por quilo de peso por dia, além dos suplementos a base de proteína do soro do leite para os onívoros e proteína de soja para os veganos, durante os 3 meses de pesquisa, os participantes realizaram treinamento de resistência.

No final da pesquisa, não foi verificado diferença no percentual de ganho de massa e de força muscular entre os indivíduos veganos e onívoros.
A conclusão dos pesquisadores é que mais importante do que a origem da proteína, é a sua qualidade. 

Referências: Larraín, V. H.; et al. High-Protein Plant-Based Diet Versus a Protein-Matched Omnivorous Diet to Support Resistance Training Adaptations: A Comparison Between Habitual Vegans and Omnivores. Sports Medicine; 51:1317-1330, 2021.