Efeito da suplementação de ômega 3 no dano muscular induzido pelo exercício


Efeito da suplementação de ômega 3 no dano muscular induzido pelo exercício

Publicado em 30/06/2021 às 15:54



O dano muscular induzido pelo exercício resulta em perda de força e dor muscular, o que, por sua vez, pode fazer com que o indivíduo não pratique exercícios no dia posterior.
O que um estudo recente mostrou é que a suplementação de ômega 3, por seu efeito anti-inflamatório, pode reduzir os sintomas relacionados ao dano muscular. 
Nesse estudo, homens fisicamente ativos foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos, para receber 3g/dia de ômega 3 (cada cápsula de 1g continha 715mg de EPA e 286mg de DHA) ou placebo.
Após 4 semanas de suplementação, os participantes realizaram um protocolo de corrida em declive (60 minutos, 65% do VO2max). 

A dor muscular no grupo recebendo a suplementação de ômega 3 foi significantemente menor em comparação com o grupo placebo. A potência de pico após 24 horas do exercício foi menor no grupo placebo em comparação ao pico de força pré-corrida, o que não foi observado no grupo recebendo ômega 3.Esses resultados mostram que a suplementação de ômega 3 pode ser uma estratégia interessante para redução da dor associada ao exercício. 


Referência: Kyriakidou Y et al. The effect of Omega-3 polyunsaturated fatty acid supplementation on exercise-induced muscle damage. J Int Soc Sports Nutr; 18(1): 9, 2021.