Aveia e imunidade


Aveia e imunidade

Publicado em 21/05/2021 às 12:04



Uma alimentação saudável é a base para o bom funcionamento do sistema imunológico. Um aporte adequado de nutrientes é necessário para a síntese de fatores e células imunológicas e a deficiência aumenta o risco do acometimento de doenças e atrapalha o funcionamento do organismo.

No contexto atual, cuidar da nossa imunidade e por consequência da alimentação, tornou-se algo ainda mais essencial e indispensável, e por isso cada vez mais estão sendo estudados alimentos e nutrientes que exerçam efeitos benéfico no sistema imune.

Em uma revisão publicada recentemente na revista Nutrients, os autores discutiram as ações da aveia como um potente imunomodulador. Por causa das beta-glucanas, e de outros nutrientes como cobre, ferro e zinco, a aveia pode auxiliar no sistema imune inato e adaptativo, além de modular a microbiota intestinal, potencializando seus efeitos na imunidade.

Entender o funcionamento do sistema imunológico e do intestino é essencial para a elaboração de uma boa prescrição dietética. Em nossa pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional temos dois módulos focados nesses dois assuntos.

Referência bibliográfica:

CHEN, O.; MAH, E.; DIOUM, E.; MARWAHA, A. et al. The Role of Oat Nutrients in the Immune System: A Narrative Review. Nutrients; 3, 1048, 2021.