Nova Resolução nº 680 em Fitoterapia


Nova Resolução nº 680 em Fitoterapia

Publicado em 01/02/2021 às 10:35



O CFN publicou ontem a Resolução nº 680 de 19/01 que regulamenta a prática de fitoterapia do nutricionista. 

A habilitação em Fitoterapia será concedida a quem tiver:

- Título de especialista em Fitoterapia (ASBRAN);
- Pós-Graduação em Fitoterapia;

A prescrição de plantas medicinas in natura e drogas vegetais, na forma de infusão, decocção e maceração em água, é permitida a todos os nutricionistas, mesmo sem certificado de pós-graduação em fitoterapia ou título de especialista nessa área.

Porém, a prescrição de drogas vegetais em formas farmacêuticas, de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos é permitida exclusivamente ao nutricionista portador de certificado de curso de pós-graduação lato sensu em fitoterapia, emitido por instituição credenciada no MEC, com, no mínimo, 200 horas de disciplinas específicas de fitoterapia, ou de título de especialista na área.

Além disso, na prescrição fitoterápica, o nutricionista deve preencher o receituário adotando uma série de critérios para sua prescrição segura e efetiva.

Todos esses critérios são amplamente discutidos na nossa Pós em Fitoterapia Funcional, que é integralmente EAD, certificado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com carga horária total de 360 horas de estudo profundo e prático da Fitoterapia, sendo o único curso que conta com a formação prática do nutricionista. 

Saiba mais:

Resolução nº 680 – Regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista e dá outras providências: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-680- de-19-de-janeiro-de-2021-299783953