Contato com a natureza e redução do estresse


Contato com a natureza e redução do estresse

Publicado em 29/05/2020 às 12:58



Relembrando mais uma palestra incrível do nosso I Congresso Online, a professora Juliana Geraix @jugeraix discutiu e nos mostrou evidências sobre a importância dos cuidados com a mente e espírito para nossa saúde como um todo.

Um dos estudos, foi publicado no periódico Frontiers in Psycology e descreveu a relação da exposição a natureza e redução do estresse! Realizado com 36 moradores de centros urbanos que durante 2 meses passaram pelo menos três vezes por semana 10 minutos ou mais em contato com a natureza. Os resultados foram significativos e mostraram que valores de cortisol salivar (quantificados antes do início do estudo e em outros 4 intervalos) tiveram uma queda de 21,3%/hora além da queda diurna de 11,7%.

Essa é uma prática acessível, fácil de atingir e que gera resultados significativos a longo prazo! Que tal adotarmos (após a pandemia) essa nova rotina e propormos ela aos nossos pacientes?

Referência bibliográfica:

HUNTER, M.R; GILLESPIE, B.W; CHEN, S.Y. Urban Nature Experiences Reduce Stress in the Contexto f Daily Life Based on Salivary Biomarkers. Front Psychol, 2019.