Alimentos funcionais na prevenção de doenças crônicas


Alimentos funcionais na prevenção de doenças crônicas

Publicado em 10/02/2020 às 15:57



Anualmente, cerca de 41 milhões de pessoas morrem de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todo o mundo, o que constitui 71% de todas as mortes. Destes, aproximadamente 15 milhões de pessoas estão na faixa etária de 30 a 69 anos. As doenças cardiovasculares representam o maior risco, seguidas pelas doenças relacionadas ao câncer, doenças respiratórias e diabetes.

Os principais fatores de risco relacionados ao aumento de DCNT incluem nutrição inadequada, sedentarismo e hábitos ruins no estilo de vida. Além das mudanças no estilo de vida e do consumo alimentar adequado, o consumo de alimentos funcionais também pode reduzir o risco de desenvolvimento de DCNT. Um alimento pode ser considerado “funcional” se afetar beneficamente uma ou mais funções-alvo no corpo, além de possuir efeitos nutricionais adequados, de maneira que seja relevante para um melhor estado de saúde e bem estar e/ou redução do risco de doença.

Um estudo recente publicado na revista Nutrients, investigou os métodos que os consumidores considerariam usar para prevenir doenças não transmissíveis, sendo o consumo de produtos alimentares funcionais um desses métodos. 1027 participantes foram entrevistados e como resultado da pesquisa foi observado que, na maioria das doenças, a mudança no estilo de vida é o método de prevenção mais favorecido pelos consumidores, seguido, dependendo da doença, do consumo de alimentos funcionais ou de suplementos alimentares/nutricionais. Os consumidores não consideraram o consumo de produtos alimentares de proteção à saúde a melhor solução em nenhum dos casos. Mesmo que não seja a melhor opção ao tentar prevenir/tratar doenças, ainda é uma escolha relevante ao tentar evitar problemas de digestão, um sistema imunológico enfraquecido, alto nível de colesterol, diabetes e câncer.

Referência bibliográfica:

PLASEK, B.; LAKNER, Z.; KASZA, G.; et al. Consumer Evaluation of the Role of Functional Food Products in Disease Prevention and the Characteristics of Target Groups. Nutrients; 12(1): 69, 2020