Avocado e emagrecimento


Avocado e emagrecimento

Publicado em 17/01/2020 às 07:53



O sobrepeso e obesidade é uma adversidade da saúde pública significativa e crescente na maioria dos países industrializados, inclusive no Brasil. É um fator de risco para diversas doenças, como doença cardíaca coronária, diabetes, síndrome metabólica e câncer. Já se sabe que apenas a restrição calórica não é o fator principal para o sucesso da perda de peso, a quantidade e a qualidade dos macronutrientes também contribuem para a perda de peso através da regulação da saciedade.

O avocado inclui â dieta gordura monoinsaturada, fibra alimentar e uma variedade de fitoquímicos importantes, como luteína, vitamina E, niacina e folato. Devido ao teor de gordura monoinsaturada e fibra a inclusão adequada de avocado em uma dieta hipocalórica pode melhorar a qualidade da dieta e assim, melhorar a perda de peso por meio do aumento da saciedade e modelação da microbiota intestinal. A microbiota humana é um importante contribuinte para a saúde humana e tem sido associada ao desenvolvimento de obesidade e doenças relacionadas À obesidade, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Pesquisadores de uma universidade da Califórnia desenvolveram um estudo recente, prospectivo e randomizado, com o objetivo de determinar o efeito do consumo diário de avocado, como parte de uma dieta hipocalórica na perda de peso, composição corporal, saciedade, biomarcadores de inflamação e composição da microbiota intestinal. Para isso, 51 indivíduos saudáveis com sobrepeso/obesidade (homens e mulheres) foram submetidos à dois grupos: (avocado) dieta hipocalórica com o consumo de 1 avocado diariamente; (controle) dieta hipocalórica sem o consumo de avocado por 12 semanas. Como resultado, ambos os grupos tiveram perda significativa do peso, diminuição do IMC, gordura corporal total e tecido adiposo visceral. Os autores observaram que ocorreu um redução significativa da glicose sérica e dos fatores inflamatórios (IL-1b e proteína C reativa) no grupo avocado em comparação com o grupo controle. Não houve alteração de triglicerídeos séricos entre os grupos, mas houve alterações significativas no fator de crescimento hepático e na proporção relativa de filos bacterianos no grupo avocado quando comparado com o grupo controle.

Assim, os pesquisadores concluíram que, o consumo diário de avocado como parte de uma dieta hipocalórica corroborou à perda de peso, diminuição no fator de crescimento hepático sérico e aumento na abundancia de bactérias envolvidas na fermentação de polissacarídeos vegetais. Dessa forma, para obter bons resultados e incluir o avocado em sua dieta, consulte seu nutricionista!

Referência:

HENNING, S.M.; YANG, J.; WOO, S.L.; et al. Hass Avocado Inclusion in a Weight-Loss Diet Supported Weight Loss and Altered Gut Microbiota: A 12-Week Randomized, Parallel-Controlled Trial. Current Developments in Nutrition; 3(8), 2019.