Dia mundial do solo


Dia mundial do solo

Publicado em 05/12/2019 às 10:20



Hoje é o dia mundial do solo e devemos valorizar esse bem que a natureza nos proporciona! O solo é o reservatório genético microbiano natural mais extenso da terra, faz parte do habitat dos seres humano desde a infância, proporcionando espaço para a vida, recreação e principalmente produção de alimentos. Cuidar da saúde do solo significa cuidar da nossa própria saúde!

Uma das principais formas de obter um solo saudável e fértil é realizar o cultivo de forma adequada. O tipo de cultivo interfere na manutenção da microbiota do solo pois os metais pesados contidos nos agrotóxicos e fertilizantes de solo levam a uma disbiose do solo, que consequentemente geram prejuízos na composição dos alimentos. Um rico microbioma do solo apresenta diversas vantagens para o ecossistema terrestre por meio do aumento da eficiência e absorção do uso de nutrientes, o que pode melhorar o rendimento das plantas, bem como a resistência e a resiliência das mesmas contra mudanças climáticas globais e estressores bióticos. Além disso, um solo rico e fértil permite o cultivo de alimentos mais nutritivos, de forma indireta contribuindo também com a microbiota intestinal humana, assim, se houver um desequilíbrio na microbiota do solo, ocorrerá também um desequilíbrio na microbiota intestinal humana.

 Os alimentos cultivados em solos livres de agrotóxicos e fertilizantes, em especial, os orgânicos e biodinâmicos favorecem a nossa biodiversidade e fornecem mais nutrientes e compostos bioativos para nossa rotina alimentar! Tudo isso, graças à um solo rico e saudável!

Referência bibliográfica:

BLUM, W.E.H.; ZECHMEISTER-BOLTENSTERN, S.; KEIBLINGER, K.M. Does Soil Contribute to the Human Gut Microbiome? Microorganisms; 7(9): 287, 2019.