Café e performance esportiva


Café e performance esportiva

Publicado em 02/12/2019 às 14:28



O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Segundo dados da nova pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café seu consumo cresceu 5% em 1 ano (ABIC, 2019). O café é rico em substâncias bioativas, entre elas os fenóis, que incluem ácido clorogênico e cafeico, e também, vitamina B3, magnésio, potássio e a cafeína que é a mais conhecida e estudada. A ingestão de cafeína é altamente comum entre os atletas, normalmente é ingerida como suplemento ou na forma de café e é usada como um recurso ergogênico para facilitar o desempenho durante o exercício, geralmente como um meio de aumentar a intensidade do treinamento, melhorar a resistência e a performance competitiva.

Recentemente foi publicado na revista Nutrients um artigo que avaliou o impacto da ingestão de café na performance de ciclistas durante um teste de 5 km, com o objetivo de investigar se há diferenças no desemprenho entre homens e mulheres. Para realização do experimento 38 voluntários, sendo eles, 19 homens e 19 mulheres, foram submetidos a ingestão de 0,09 g/kg de café (contendo 3 mg/kg de cafeína), placebo (em 300 mL de água) ou controle, 60 minutos antes do teste de ciclismo.

De forma interessante, a ingestão de café melhorou a performance no teste, apresentando melhores resultados, quando comparado com o grupo placebo e controle, sem apresentar diferenças significativa entre homens e mulheres. Dessa forma, de acordo com os resultados e conclusão do estudo, além da suplementação de cafeína, a ingestão do café também pode melhorar o desempenho de atletas que buscam melhor resistência e intensidade durante exercícios.

Referências bibliográficas:

MESSINA, G.; ZANNELLA, C.; MONDA, V.; et al. The Beneficial Effects of Coffee in Human Nutrition. Biology and medicine; 7:4, 2015.

CLARKE, N.D.; KIRWAN, N.A.; RICHARDSON, D.L. Coffee Ingestion Improves 5 km Cycling Performance in Men and Women by a Similar Magnitude. Nutrients; 11(11): 2575, 2019.