Efeito hepatoprotetor do caruru


Efeito hepatoprotetor do caruru

Publicado em 18/11/2019 às 08:09



O Amaranthus viridis, conhecido como caruru, é uma planta alimentícia não convencional rica em proteínas e fibras e apresenta altas concentrações de carotenoides e flavonoides, desempenhando, assim, importante atividade antioxidante, que está associada com a modulação de alvos moleculares envolvidos na gênese de diversas doenças crônicas.  

O trabalho intitulado “Efeito hepatoprotetor do caruru (Amaranthus viridis) no desenvolvimento da cirrose hepática experimental induzida por tioacetamida” apresentado no XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito hepatoprotetor do caruru no desenvolvimento da cirrose experimental induzida por tioacetamida. Para tanto, quarenta ratos machos Wistar foram selecionados e divididos em quatro grupos, sendo eles, controle + ração (CO), controle + ração acrescida de caruru 300mg/kg (CC), hepatotóxico + ração (HE), hepatotóxico + ração acrescida de caruru 300mg/kg (HC). Os camundongos dos grupos HE e HC receberam doses de tioacetamida 3 vezes por semana durante 8 semanas. A análise foi realizada com base na dosagem sérica de ALT e AST, ganho de peso, consumo de ração, aproveitamento nutricional e análise histológica hepática. Como resultado os autores observaram que os animais do grupo HE e HC apresentaram peso corporal, consumo de ração e aproveitamento nutricional inferior quando comparados com animais dos grupos CO e CC. Em relação a dosagem de enzimas hepáticas, os grupos HE e HC apresentaram maiores valores de ALT, em comparação com os CO e CC. Já em relação a AST, apenas o HE apresentou valores superiores em relação ao CO. Com base nestes resultados, os autores concluíram que a suplementação com caruru apresenta efeito hepatoprotetor no desenvolvimento da cirrose hepática experimental.

Este trabalho foi desenvolvido por acadêmicos da Universidade do Sagrado Coração (USC) e Universidade Estadual Paulista (UNESP): Danilo Malmonge Barbosa Luciano @danilomalmonge, Bárbara Nívea Fedato, Anderson Seiji Soares Fujimori, Nayane Maria Vieira, Lucas Valotti, Vinícius Vigliazzi Peghinelli, Maria Grossi Machado, Natália Baraldi Cunha e Maria Angélica Martins Lourenço.