Farinha de ora-pro-nobis & microbiota intestinal


Farinha de ora-pro-nobis & microbiota intestinal

Publicado em 11/11/2019 às 19:02



A microbiota intestinal está envolvida na regulação de diversas vias metabólicas essenciais e no desenvolvimento e fortalecimento da imunidade. Uma alimentação rica em fibras prebióticas desempenha papel importante na manutenção de uma microbiota intestinal saudável e redução do risco/tratamento de doenças. A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma PANC rica em fibras, solúveis e insolúveis, e o seu consumo pode contribuir com a modulação da microbiota intestinal.

O trabalho premiado em segundo lugar no XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional, teve como objetivo avaliar o efeito da farinha de ora-pro-nóbis na microbiota intestinal de homens adultos com excesso de peso. Para a realização do estudo, os voluntários foram orientados a consumir, durante 6 semanas, uma porção de biscoito teste, contendo 10 g de farinha de ora-pro-nobis e ingredientes como polvilho azedo, sal, óleo vegetal e água. Após um período de washout de duas semanas, os voluntários consumiram por mais 6 semanas uma porção do biscoito controle, composto por polvilho azedo, sal, óleo vegetal e água. Ao final de cada período do estudo, amostras de fezes foram coletadas e analisadas pelo método Fluorescence In Situ Hybridisation (FISH), para a quantificação de bactérias e grupos de bactérias específicos. Os autores observaram que, no período do consumo do biscoito teste, houve um aumento de Lactobacillus e L. paracai nas fezes dos indivíduos que consumiram o biscoito com a farinha de ora-pro-nóbis. Considerando que o aumento das citadas cepas associa-se com atividades biológicas benéficas no organismo do hospedeiro, o consumo do biscoito desenvolvido com farinha de ora-pro-nóbis pode ser uma estratégia interessante para o favorecimento da saúde intestinal.

Este trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora: Ana Clara da Cruz Della Torre @anaclara.dellatorre, Camilla Ribeiro Vieira @camillaribeirovieira, Denismar Alves Nogueira, Hércia Stampini Duarte Martino, Dionéia Evangelista César e Roberta Ribeiro Silva.