Suco de laranja e função cognitiva


Suco de laranja e função cognitiva

Publicado em 28/10/2019 às 17:57



Sabe-se que as frutas cítricas apresentam diversos benefícios à saúde humana. Nesse contexto, a laranja e seu suco tem sido alvo de diversos estudos devido principalmente ao seu conteúdo expressivo de flavanonas.

Objetivando investigar se o consumo de suco de laranja está associado com benefícios cognitivos agudos em adultos de meia idade, pesquisadores de uma universidade do Reino Unido recrutaram homens que foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos para receber 240ml de suco de laranja (contendo 272mg de flavonoides) ou 240ml de uma bebida isocalórica. Após avaliação de desempenho em testes psicomotores e de função executiva, os autores verificaram que, durante um período de 6 horas após a ingestão do suco, os indivíduos obtiveram melhor desempenho nos testes aplicados, apontando que o consumo do suco de laranja rico em flavonoides pode melhorar de forma aguda a cognição de homens adultos de meia idade1.

Os efeitos benéficos foram potencializados quando houve consumo alimentar cotidiano de café da manhã e almoço equilibrado, indicando que os efeitos positivos não dependem de um período de jejum e privação de energia relativa. Dessa forma, é possível concluir que intervenções com suco de laranja podem oferecer benefícios cognitivos agudos ao longo do dia, quando consumidos em conjunto a uma ingestão alimentar adequada. Importante reforçar que tais benefícios são alcançados com o consumo do suco natural, e não industrializado.

Referência bibliográfica:

  1. Alharbi, M.H.; Lamport, D.J.; Dodd, D.F.; Saunders, C.; Harkness, L.; Butler, L.T.; Spencer, J.P.E. Flavonoid-rich orange juice is associated with acute improvements in cognitive function in healthy middle-aged males. Eur J Nutr; 55(6): 2021–2029, 2016.