Metabólitos bioativos da banana e seu benefício a saúde


Metabólitos bioativos da banana e seu benefício a saúde

Publicado em 18/10/2019 às 09:00



A banana é uma fruta amplamente consumida em diversos lugares do mundo, com um consumo médio diário de 20, 34 e 43g por indivíduo. É uma fruta rica em carboidratos, fibras e é considerada como um dos alimentos mais ricos em antioxidantes. Além disso, possui altas concentrações de potássio, magnésio, folatos e compostos bioativos, como polifenóis, fitoesteróis e β-caroteno. O seu consumo está relacionado à diversos benefícios a saúde, como a potencialização da saúde gastrointestinal, redução de lipídeos no sangue e prevenção da deficiência de vitamina A.

Recentemente, foi publicado pelo The Journal of Nutrition, um estudo controlado, randomizado, com o objetivo de identificar metabolitos derivados da banana, presentes na urina de voluntários saudáveis submetidos a duas intervenções dietéticas (1- 250ml de bebida de controle; 2- 240g de banana + 150ml de bebida controle). Os autores encontraram 33 metabólitos provenientes da banana, entre estes é possível destacar KYNA, serotonina, NOR, DOP e SALS, metabólitos que desempenham um papel importante na saúde gastrointestinal.

Devido ao seus metabólitos, compostos bioativos e capacidade antioxidantes, a banana é considerada um potente alimento funcional, que promove condições benéficas para a saúde humana, e além disso, é fruta extremamente acessível economicamente e pode ser encontrada em diversos épocas do ano.

Referências bibliográficas:

SINGH, B.; SINGH, JP.; KAUR, A.; et al. Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – a review. Food Chem; 206:1–11, 2016.

VÁZQUEZ-MANJARREZ, N.; WEINERT, C.H.; ULASZEWSKA, M.M.; et al. Discovery and Validation of Banana Intake Biomarkers Using Untargeted Metabolomics in Human Intervention and Cross-sectional Studies. The Journal of Nutrition; 149(10): 1701–1713, 2019.