β-Caroteno e comprimento dos telômeros


β-Caroteno e comprimento dos telômeros

Publicado em 13/08/2019 às 15:00



Os telômeros são sequências repetidas de nucleotídeos presentes nas extremidades dos cromossomos, essenciais para a manutenção da integridade estrutural e estabilidade do cromossomo. No entanto, a cada ciclo de divisão celular, há perda de uma parte dos telômeros e os mesmos ficam mais curtos. Ao alcançar um tamanho crítico, a célula perde a sua capacidade de divisão, entrando no estado de senescência celular. Embora este seja um processo natural, pode ser influenciado por fatores genéticos e ambientais e, dentre os fatores ambientais, a alimentação ganha destaque1.

O β-caroteno é um carotenoide responsável pelas colorações laranja e amarela de muitos alimentos, como cubiu, murici, siriguela, mangaba, manga, cenoura e abóbora. Por suas ações antioxidante e anti-inflamatória, a ingestão deste composto bioativo tem sido relacionada com a redução do risco de doenças crônicas e maior longevidade. Recentemente, foi publicado no European Journal of Clinical Nutrition um estudo com o objetivo de avaliar a associação entre os níveis plasmáticos de β-Caroteno, comprimento telomérico de linfócitos e a atividade periférica da telomerase (enzima que sintetiza DNA telomérico aos terminais cromossômicos, atuando na manutenção do comprimento dos telômeros) em 68 idosos, sendo 37 portadores de doença de Alzheimer e 31 saudáveis. Os resultados apontaram que os níveis de β-Caroteno correlacionaram-se positivamente com a atividade da telomerase, independente de fatores como gênero, idade e tabagismo. Para as análises de comprimento telomérico, não foram encontradas associações positivas com os níveis de β-Caroteno. Na comparação entre os indivíduos doentes e controles saudáveis, os idosos com doença de Alzheimer apresentaram menores concentrações plasmáticas do carotenoide e menor comprimento telomérico, em comparação aos controles27.

Portanto, os resultados desse estudo reforçam ainda mais a importância de uma alimentação saudável, rica em frutas, hortaliças, legumes, cereais e grãos, alimentos que, além de fornecer micronutrientes essenciais, contém diversos compostos bioativos que agem na promoção da saúde e maior longevidade.

 

Referências:

  1. SHAY, J.W.; WRIGHT, W.E. Telomeres and telomerase: three decades of progress. Nat Rev Genet; 20(5): 299-309, 2019.
  2. BOCCARDI, V.; AROSIO, B.; CARI, L. Beta-carotene, telomerase activity and Alzheimer's disease in old age subjects. Eur J Nutr; 2019.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS