Vitaminas e minerais na saúde imunológica


Vitaminas e minerais na saúde imunológica

Publicado em 30/07/2019 às 10:05



O sistema imunológico tem como principais funções a proteção do organismo do hospedeiro contra infecção por microorganismos patogênicos, correção de tecidos danificados, vigilância constante das células malignas que se desenvolvem no corpo, além de promover tolerância apropriada para evitar a resposta indesejada a tecidos saudáveis ou a substâncias estranhas inofensivas1. Fatores como genética, meio ambiente, estilo de vida, nutrição e a interação desses fatores, influenciam o sistema imunológico e isso pode explicar a considerável heterogeneidade existente entre os indivíduos no que se refere a função imunológica2.

Com o envelhecimento, o corpo humano adquire um acúmulo de danos nos níveis molecular, celular e orgânico, capazes de afetar a maioria das células, incluindo as que compõem o sistema imunológico, muitas vezes de forma prejudicial (processo conhecido como imunossenescência) e, embora muitos aspectos da função imune diminuam com o envelhecimento, alguns se tornam hiperativos, como o aumento da produção de auto-anticorpos ou do estado de inflamação3,4.

Considerando que a principal função do sistema imunológico é detectar e proteger o corpo contra a invasão de substâncias estranhas, neoplasia e autoimunidade, as consequências da imunossenescência são bastante previsíveis. De fato, tem sido bem documentado que os idosos apresentam maior suscetibilidade e tempo de recuperação de doenças infecciosas, fraca resposta à imunização, aumento da incidência da maioria dos tipos de câncer e maior risco de desenvolver certas doenças autoimunes5.

Neste contexto, a nutrição, considerada um fator modificável no impacto da função imune, tem sido estudada por várias décadas. Tal como acontece com outros sistemas corporais, o sistema imunológico depende de nutrientes adequados para o bom funcionamento e estudos mostram que as células imunes podem ser particularmente sensíveis ao status de certos nutrientes e componentes dos alimentos, uma vez que evidências afirmam que a deficiência ou inadequação nutricional está associada ao comprometimento da função imunológica, contribuindo para o aumento da morbidade e mortalidade por infecções6,7. Desta forma, melhorar o estado nutricional e o status de vitaminas e minerais através da ingestão alimentar ou suplementos pode ser recomendado para garantir a saúde imunológica. No entanto, é importante considerar que alguns estudos sugerem que a sobrecarga desses micronutrientes também pode prejudicar essas funções imunológicas deixando uma faixa relativamente estreita para a obtenção de benefícios8.

Sendo assim, uma tarefa primordial na pesquisa em imunologia nutricional é identificar os fatores dietéticos essenciais e, principalmente, definir sua ingestão ideal para manutenção do equilíbrio imunológico e fortalecimento da defesa contra patógenos. Para saber mais, não perca a palestra "Vitaminas e minerais na saúde imunológica: Sim ou não? Uma visão crítica" ministrada pela Prof. Msc. Cristine Cravo @criscravo no XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo! Garanta já a sua vaga.

Referências bibliográficas:

  1. BRODIN, P.; DAVIS, M.M. Human immune system variation. Nat Rev Immunol; 17 (1): 21-29, 2017.
  2. SATTER, S. The role of the imune system beyond the fight against infection. Immunol Cardiov Homeost Pathol; 1003: 3-14, 2017.
  3. PAE, M.; MEYDANI, S.N.; WU, D. The role of nutritionin enhancing immunity in aging. Aging and Disease; 3(1): 91-129, 2012.
  4. MAIJÓ, M.; CLEMENTS, S.J.; IVORY, K. et al. Nutrition, diet and immunosenescence. Mech Ageing Dev; 136-137:116-28, 2014.
  5. EWERS, I.; RIZZO, L.V.; FILHO, J.K. Imunologia e Envelhecimento. Einstein; 6(1): S13-S20, 2008.
  6. MALAFAIA, G. As consequências das deficiências nutricionais, associadas à imunossenescência, na saúde do idoso. Arq Bras de Ciências da Saúde; 33: 168-176, 2008.
  7. LARBI, A.; CEXUS, O.; BOSCO, N. Nutrition as a tool to reverse immunosenescence?. In: CHATTERJEE, S.; JUNGRAITHMAYR, W.; BAGCHI, D. Immunity and Inflammation in Health and Disease. United States: Elsevier, 2018.
  8. WU, D.; LEWIS, E.D.; PAE, M. et al. Nutrition modulation of imune function: Analysis of evidence, mechanisms, and clinical relevance. Front Immunol; 9: 3160, 2019.