Relação entre síndrome do ovário policístico e disbiose intestinal


Relação entre síndrome do ovário policístico e disbiose intestinal

Publicado em 01/07/2019 às 14:26



 A síndrome do ovário policístico (SOP) é a desordem endócrina mais comum em mulheres em idade reprodutiva, podendo resultar em consequências profundas em longo prazo, como infertilidade, complicações gestacionais e abortos espontâneos. Além disso, muitas mulheres com SOP apresentam desordens metabólicas que aumentam o risco de obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares. Uma das explicações para o desequilíbrio metabólico observado em mulheres com SOP refere-se às alterações na microbiota intestinal1.

Estudo conduzido com 90 mulheres (42 portadoras de SOP e 48 controles) mostrou que as participantes com SOP apresentam menor quantidade e diversidade de bactérias probióticas, em comparação com os controles. Ainda, as alterações na microbiota foram associadas com os níveis de testosterona total e sintomas como hirustismo (ou seja, quanto maior a magnitude das alterações microbianas, maiores eram os níveis de testosterona e mais pronunciado era o hirutismo)2. Outro estudo mostrou que o aumento da diversidade de cepas patogênicas em mulheres com SOP foi associado com a redução dos níveis de estradiol3. Complementando estes achados, estudo apontou que a presença de disbiose intestinal em pacientes com SOP esteve associada com valores altos de IMC1. As evidências aqui reunidas mostram que as modificações na microbiota intestinal estão associadas com as principais alterações metabólicas da SOP, sendo necessários mais estudos desenvolvidos com mais participantes para comprovar estes achados.

Referências bibliográficas:

  1. Liu, R.; Zhang, C.; Shi, Y. et al. Dysbiosis of Gut Microbiota Associated with Clinical Parameters in Polycystic Ovary Syndrome. Front Microbiol; 8: 324, 2017.
  2. Torres, P.J.; Siakowska, M.; Banaszewska, B. et al. Gut Microbial Diversity in Women With Polycystic Ovary Syndrome Correlates With Hyperandrogenism. J Clin Endocrinol Metab; 103(4): 1502-1511, 2018.
  3. Insenser, M.; Murri, M.; Del Campo, R. et al. Gut Microbiota and the Polycystic Ovary Syndrome: Influence of Sex, Sex Hormones, and Obesity. J Clin Endocrinol Metab; 103(7): 2552-2562, 2018.

 

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS