Benefícios nutricionais do caju


Benefícios nutricionais do caju

Publicado em 24/05/2019 às 07:30



O caju é um pseudofruto comum em várias regiões do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Rico em vitamina C, compostos fenólicos e carotenoides, o caju possui um forte potencial de exploração sustentável, considerando suas propriedades nutricionais e sensoriais características, como cor, aroma e sabor. Ainda, por ser tradicionalmente utilizado pela população no tratamento da inflamação e doenças infecciosas, diversos grupos de pesquisa tem se dedicado ao estudo dos efeitos à saúde do consumo do caju e de seus subprodutos, como fibras, suco e castanha1.

Pesquisadores da Universidade de Viçosa publicaram recentemente uma revisão sistemática investigando os benefícios à saúde do fruto. Os resultados mostraram que o extrato do caju reduziu danos oxidativos por acelerar reações enzimáticas que convertem o radical oxigênio singleto em água, por meio do estímulo a ação das enzimas superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT). Complementando estes achados, foi encontrado que o extrato do caju também desempenha atividade antioxidante por agir como um importante doador de elétrons, estabilizando rapidamente as membranas celulares e reduzindo a peroxidação lipídica. Além disso, o estudo reuniu pesquisas apontando que os taninos presentes na casca do caju desempenham potente atividade antimicrobiana frente à proliferação da cepa Staphylococcus aureus, mesmo em pequenas doses1. Sobre os benefícios da castanha de caju, por ser rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados (60 e 20% do total de lipídios, respectivamente), seu consumo é associado com melhores níveis de colesterol total, LDL-colesterol e da razão LDL/ HDL colesterol2.

Referências:

  1. Baptista, A.; Gonçalves, R.V.; Bressan, J. et al. Antioxidant and Antimicrobial Activities of Crude Extracts and Fractions of Cashew (Anacardium occidentale L.), Cajui (Anacardium microcarpum), and Pequi (Caryocar brasiliense C.): A Systematic Review. Oxidative Medicine and Cellular Longevity; ID 3753562, 2018.
  2. Mah, E.; Schulz, J.A.; Kaden, V.N. Cashew consumption reduces total and LDL cholesterol: a randomized, crossover, controlled-feeding trial. Am J Clin Nutr; 105(5): 1070-1078, 2017.