Efeitos da castanha de baru no colesterol


Efeitos da castanha de baru no colesterol

Publicado em 17/05/2019 às 07:47



A castanha de Baru, espécie nativa do cerrado brasileiro, possui teor considerável de ácidos graxos monoinsaturados, fibras alimentares, vitamina E e zinco, o que pode exercer efeitos positivos sobre os níveis séricos de lipídios e marcadores de oxidação. Estudo pré-clínico desenvolvido com ratos mostrou que o consumo de uma dieta hiperlipídica com 15% dos lipídios vindos da castanha de baru reduziu os níveis de lipídios sanguíneos e de marcadores de peroxidação lipídica.

Com o objetivo de avaliar os efeitos da castanha de baru em humanos, pesquisadores da Universidade de Goiás desenvolveram um estudo randomizado em crossover e controlado por placebo com 20 indivíduos moderadamente hipercolesterolêmicos. Por um período de 4 semanas, os participantes receberam a suplementação de 20g/ dia de castanha de baru ou placebo. Como resultado, foi encontrado que os indivíduos que consumiram as castanhas apresentaram redução dos níveis de colesterol total em 8,1% e de LDL colesterol em 9,4%, em comparação com o placebo. Não foram encontradas diferenças significativas para outros parâmetros relacionados ao metabolismo lipídico e danos oxidativos, o que, de acordo com os pesquisadores, pode ter ocorrido devido ao tempo de suplementação.  De acordo com a estimativa de Gordon, as mudanças no perfil lipídico promovidas com o consumo da castanha representam uma redução de 9,4% do risco cardiovascular.

De acordo com os dados acima descritos, a castanha de baru é uma estratégia interessante para redução do risco de doenças cardiovasculares em indivíduos com níveis de colesterol moderadamente alterados.

Referências bibliográficas:

Fernandes, D.C. Efeito da amêndoa de baru, amendoim e castanha do pará no perfil sérico e na peroxidação de lipídios em ratos com dieta hiperlipídica. 2011. 60 p. Dissertação de mestrado (Mestrado em ciência e tecnologia de alimentos) e Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

Bento, A.P.; Cominetti, C.; Simões Filho, A. et al. Baru almond improves lipid profile in mildly hypercholesterolemic subjects: a randomized, controlled, crossover study. Nutr Metab Cardiovasc Dis; 24(12): 1330-6, 2014.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS