Rabanada Funcional


Rabanada Funcional

Publicado em 20/12/2016 às 11:31





Com a chegada do natal pratos típicos são adicionados ao cardápio diário. E a rabanada é uma das receitas mais populares e consumidas nessa época do ano. Que tal fazê-la de forma mais saudável e ainda assim deliciosa?

O pequi é um fruto rico em fibras alimentares, vitamina C, vitamina A, betacaroteno, compostos fenólicos, beta-criptoxantina, vitamina E, folato, riboflavina, tiamina e ácido oleico, exercendo potente atividade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

A aveia possui fibras solúveis, principalmente as beta-glucanas, que ajudam na diminuição do colesterol sanguíneo e no controle do diabetes, além de também promover efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Os ovos possuem compostos bioativos que podem desempenhar um papel na prevenção de doenças crônicas e infecciosas. Possuem, também, propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-câncer e hipotensoras.  Alguns dos fosfolipídios encontrados no ovo são capazes de regular a absorção do colesterol.  Proteínas contidas nos ovos são conhecidas por suas propriedades antibacterianas e atividade antiviral. Alguns estudos também mostram que as proteínas da gema do ovo participam do sistema de defesa imunológica.

A canela possui atividade antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e é capaz de controlar a glicemia. Os polifenóis e o cromo que estão presentes na canela são considerados os possíveis responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina e o controle gilcêmico. podendo ser benéfica no controle de intolerância à glicose e diabetes.

A amêndoa é grande fonte de fibras, magnésio, cálcio e vitamina E. Seus lipídeos são, em maior parte, monoinsaturados, semelhantemente aos do azeite de oliva, abacate e castanhas de caju e do Brasil. Entre as oleaginosas, é a mais rica em vitamina E, importante antioxidante lipossolúvel. Contém quantidades consideráveis de fitoesterois, que auxiliam a normalização do perfil lipídico. Possui, também, arginina em sua composição, aminoácido que, entre outras funções, é precursor do óxido nítrico, substância vasodilatadora que auxilia no controle e redução dos riscos de hipertensão arterial.

O açúcar do coco possui alto poder adoçante e o seu índice glicêmico é menor que o do açúcar refinado, isto quer dizer que a glicose presente no açúcar de coco cai na corrente sanguínea mais lentamente, reduzindo os riscos de resistência à insulina e diabetes. Em sua composição apresenta vitamina C, ferro, cálcio, potássio, sódio e zinco, além de compostos ativos, como polifenois e flavonoides, . Assim, dentro de uma dieta saudável e em quantidades moderadas, o açúcar de coco pode ajudar a manter o equilíbrio do organismo, exercendo ações anti-inflamatória e antioxidante que auxiliam na redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis.

Ingredientes:

8 fatias de pão de pequi

2 copos de extrato de aveia

2 ovos caipiras orgânicos batidos

Açúcar de coco (a gosto)

Canela em pó (a gosto)

Amêndoas trituradas (a gosto)

Modo de Preparo:

Cortar o pão em fatias e reservar. Colocar o extrato de aveia em uma vasilha e em outra os ovos batidos. Passar o pão primeiro no leite virando dos dois lados e depois no ovo batido. Repetir esse processo por duas vezes. Após, passar o pão no açúcar de coco depois nas amêndoas trituradas. Polvilhar canela por cima.

Referências bibliográficas:

ASCARI, J.i; TAKAHASHI, J. A.; BOAVENTURA, M. A.D. Phytochemical and biological investigations of Caryocar brasiliense Camb.  Boletin Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromaticas;15(2):293-308, 2010.

SPASCHOAL, V.; SOUZA, N.S. Plantas Alimentícias não convencionais (PANC). In: CHAVES, D.F.S. Nutrição Clínica Funcional: Compostos Bioativos dos Alimentos. São Paulo: VP Editora, 2015. Cap. 13. p. 302-323.

HARIRI, M.; GHIASVAND, R. Cinnamon and Chronic Diseases. Advances In Experimental Medicine And Biology; 929:1-24, 2016.

CANNEDDU, G.; CUNHA, J.C.; TEIXEIRA, G. Quality Evaluation of Shelled and Unshelled Macadamia Nuts by Means of Near-Infrared Spectroscopy (NIR). Journal Of Food Science; 81(7):1613-1621, 2016.

FERNANDEZ, M.L. Eggs and Health Special Issue. Nutrients;  8(12): 784, 2016.

YONG, J.W. et al. The chemical composition and biological properties of coconut (Cocos nucifera L.) water. Molecules; 14(12): 5144-64, 2009


ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS