Smoothie de kiwi e banana


Smoothie de kiwi e banana

Publicado em 13/12/2016 às 11:52





Aproveite o verão para incluir essa preparação no seu café da manhã ou nos seus lanches! A receita possui somente ingredientes funcionais que vão ajudar a enriquecer a sua alimentação  e deixá-la ainda mais saudável!

A banana nos fornece energia, regula o funcionamento intestinal, diminui o estresse e a irritabilidade na TPM, ajuda no combate à insônia, benefícios associados à presença de vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras alimentares, triptofano, magnésio, potássio e ferro. Além disso, contribui para a saúde do cérebro e dos músculos, ajuda na regulação dos batimentos cardíacos e reduz os riscos de câimbras.

O kiwi possui clorofila, potássio, fibras, vitaminas A, E e B9, auxiliando na digestão, mantendo o intestino saudável, reduzindo os níveis de triacilglicerois, e é um potente antioxidante, protegendo o coração, as células e o DNA.

A chia é uma semente de origem mexicana que fornece uma boa fonte de ômega-3, antioxidantes, fibras e aminoácidos. Por possuir aminoácidos importantes como leucina, valina, lisina e metionina, a semente de chia é uma boa opção como fonte proteica. Apresenta fibras e compostos ativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando em quadros de dislipidemia e contribuindo para um bom funcionamento do intestino.

A água de coco é rica em fósforo e magnésio, além de conter vitamina C e ácido cafeico, que exercem atividade antioxidante protegendo as células e ajudando a equilibrar o organismo, o que reduz o risco de diversas doenças, como as do coração, cérebro e câncer. Apresenta alto teor de carboidrato e é considerado um repositor eletrolítico natural. Por conter alto teor de potássio, a água de coco gera resíduos alcalinos no organismo, reduzindo os riscos de várias doenças metabólicas.

Ingredientes:

2 unidades de banana

2 unidades de kiwi

1 colher de sopa de semente de chia

1 xícara de água de coco

Modo de Preparo:

Congele as bananas e o kiwi previamente.  Coloque as frutas e a água de coco no liquidificador e bata durante 2 minutos ou até formar uma consistência cremosa. Misturar a chia. Servir gelado.

Referências bibliográficas:

  1. IWASAWA, Haruyo et al. Anti-oxidant Effects of Kiwi Fruit in Vitro and in Vivo.Biological And Pharmaceutical Bulletin; 34(1):128-34, 2011.
  2. YONG, Jean W. H.; GE, Liya; TAN, Yan Fei Ng And Swee Ngin. The Chemical Composition and Biological Properties of Coconut (Cocos nucifera L.) Water. Molecules; 14(12):5144-64, 2016.
  3. VALDIVIA-LÓPEZ,M.; TECANTE,A. Advances in Food and Nutrition Research; 75:53-75, 2016.
  4. BUSTAMANTE, M. et al. Effective Lactobacillus plantarum and Bifidobacterium infantis encapsulation with chia seed (Salvia hispanica L.) and flaxseed (Linum usitatissimum L.) mucilage and soluble protein by spray drying. Food Chemistry; 216:97-105, 2016.
  5. SINGH, Balwinder et al. Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – a review. Food Chemistry; 206:1-11, 2016.

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS