VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

ÔMEGA-3

Na edição de Janeiro de 2010 a Revista Saúde abordou um tema interessante sobre a ação do ômega-3 no auxilio do emagrecimento.

O ômega-3 é uma das substâncias que faz muito bem ao organismo. Não é a toa que ele, cada vez mais, vem se tornando um componente presente na vida das pessoas que procuram uma melhora na qualidade de vida. Pessoas de todas as idades e estilos de vida estão utilizando essa substância - presente no óleo de linhaça, peixe e oleaginosas- para melhorar a saúde.

Seu grande sucesso pode estar associado principalmente à ajuda contra doenças cardiovasculares e também a melhora de funções cerebrais (memória, concentração e desempenho), isso porque uma parte significativa do cérebro, dos nervos e da retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as que são encontradas no óleo de peixe e, essas são essenciais para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso em geral, onde a função destes pode ser prejudicada se  não houver uma quantidade significativa dessa substância na dieta.

O ômega-3 também tem sido usado para ajudar os sistemas imunológico, nervoso, reprodutor e outras condições de saúde. Essa substância tem sido muito utilizada por praticantes de atividades físicas pelo poder antiinflamatório que possuem, reduzindo assim as inflamações dos músculos, acelerando sua recuperação, podendo contribuir indiretamente para um aumento no ganho de massa muscular.

Algumas pessoas preferem ingerir suplementos de ômega-3 por sua praticidade, já que não podem ou não querem ingerir esses alimentos citados diariamente. Pelo fato de alguns desses alimentos possuírem um custo elevado (o salmão, por exemplo), sem mencionar que alguns desses alimentos podem ser um pouco calóricos. Então, muitas pessoas preferem os suplementos por não querer aumentar as calorias da dieta e pensam, ainda assim, ter todos os seus benefícios.

Pesquisas realizadas em Barcelona apontaram mais um benefício do ácido graxo ômega-3, substância encontrada principalmente no salmão, sardinha, arenque, cavalinha, atum, bacalhau, truta e óleo de canola e de linhaça, auxilia na proteção do fígado contra os efeitos da obesidade, prevenindo o desenvolvimento da resistência à insulina (condição ligada ao diabetes) e possuem efeitos benéficos na saúde cardiovascular e cognitiva. Outras áreas potenciais incluem o humor e comportamento, visão, risco de cancro e desenvolvimento infantil.

Na edição dessa revista foi relatado um estudo em que o ômega-3 ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama, o que melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter o açúcar em energia. Essa proteína também estimula enzimas responsáveis pela degradação de triglicérides, e de “colesterol ruim”, o LDL, com o consumo de peixes. Também foi constatado, que  ele atua na regulação dos níveis de leptina, aumentando assim a sensação de saciedade.

O ideal é que você inclua fontes dessa substância na sua alimentação, porém, deve-se tomar cuidado na preparação dos peixes ou se a fonte for a linhaça, triturá-la na hora do consumo, pois isso irá influenciar  na qualidade do produto final. Prefira sempre os peixes assados ou cozidos ao invés de fritos, salgados ou defumados.

** Texto elaborado por Dr. Naum Charles Nascimento, aluno bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa

181 Respostas para ÔMEGA-3 »»


Comentário

  1. Comentário de Denise | 14/03/2010 em 12:38:19

    Olá, qual seria a quantidade por dia de linhaça a ser consumida para nos trazer os benefícios citados do ômega-3?

    E a quantidade de peixe e oleoginosas?

    Seria mais benéfico ingerir o ômega-3 em forma de suplemento? Qual seria a quantidade do suplemento por dia?

    Obrigada! Abraço.

  2. Comentário de Márcia | 17/03/2010 em 20:29:48

    Olá
    Gostaria de saber sobre o efeito do óleo de cártamo na redução de gordura corporal. Existe alguma contra indicação? Usar o éleo de cártamo é a mesma coisa que usar ácido linoléico conjugado (CLA)? São eficazes na redução de gordura corporal ou existe algo melhor?
    Abraços
    Obrigada

  3. VP
    Comentário de VP | 18/03/2010 em 17:36:23

    Olá Denise,

    A quantidade de linhaça seria por volta de 30g por dia, ou seja, em torno de 1 colher de sopa por dia. Já a quantidade de peixe varia muito inclusive por outras necessidades, de proteína, por exemplo, mas os estudos indicam que o consumo de peixe 3 vezes por semana já trazem benefícios.

    Vale lembrar que não adianta consumir o peixe frito, devemos dar preferência para as preparações assadas, grelhadas, cosidas e ensopadas com pouco óleo.

    Em alguns casos é bem interessante utilizar suplementos, entretanto, deve ser suplementos de boa procedência já que assim como os peixes, estes podem estar contaminados pelo mercúrio já que o ambiente marinho está contaminado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  4. Comentário de Sandra Carvalho | 24/03/2010 em 00:13:59

    Olá Dra. Valéria Paschoal,
    Gostaria se vc pudesse me mandar algum artigo que tenha a diferença entre a linhaça dourada e a marrom, sou estudante de nutrição e estou fazendo um trabalho sobre o ômega 3 e 6 e a linhaça.
    Obrigada
    bjs

  5. Comentário de João Carlos de Souza | 25/03/2010 em 05:15:25

    Se o suplemento de ômega 3 tem todos os benefícios dos alimentos citados acima, então qual seria a quantidade do suplemento por dia?

    Desde já eu agradeço a resposta

    Um Abraço

  6. VP
    Comentário de VP | 26/03/2010 em 17:30:05

    Olá Márcia,

    O óleo de cártamo contém CLA, mas não é o CLA. Ainda faltam estudos para identificar os benefícios ou contraindicações deste produto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  7. VP
    Comentário de VP | 30/03/2010 em 17:50:36

    Olá Sandra,

    Realmente artigos científicos são mais difíceis de serem encontrados. É mais fácil encontrar em teses, por exemplo, de mestrado material com as diferenças.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  8. VP
    Comentário de VP | 01/04/2010 em 10:51:03

    Olá João Carlos,

    Isto é variável, irá depender da sua alimentação habitual de seus sintomas, da sua atividade diária, dos antecedentes familiares, de exames bioquímicos, etc.

    É comum dosagens de 500mg a 2g por dia, mas pode ser que você não precise de suplemento ou até que precise de um pouco mais. Então, o ideal é procurar um profissional nutricionista para verificar se há realmente a necessidade de suplementação e se for o caso em qual quantidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  9. Comentário de Priscila | 04/04/2010 em 19:31:07

    Olá Valéria,

    Existem diferença do ômega 3 da linhaça e dos peixes?

    Abraços

  10. Comentário de Nice | 05/04/2010 em 02:21:29

    Olá Drª Valéria,

    Alguns pacientes me questionam se adianta consumir atum ou sardinha lights enlatados pela dificuldade de encontrar esses produtos frescos de boa procedência. Fico na dúvida pelo teor de sódio que existe em ambos. Esses produtos tem um teor de omega 3 suficiente para obtenção de benefícios?

    Obrigada

  11. Comentário de Ana Luiza | 07/04/2010 em 11:42:13

    Olá Valéria,

    Meu pai é Diabético tipo 2 e veem apresentando falta de memória e concentração prejudicada. Iniciei a suplementação com W3 (Davinci) duas vezes ao dia junto as grandes refeições no dia 18/03/10, nesse periodo ele apresentou uma perda de peso significativa.Gostaria de saber se isso pode ter ocorrido devido ao uso do suplemento e a partir de quanto tempo de suplmentação os beneficios são observados.

    Att;

    Ana luiza

  12. VP
    Comentário de VP | 08/04/2010 em 16:08:19

    Olá Priscila,

    Existe diferença sim, o ômega-3 do peixe é mais antiinflamatório do que o da linhaça, mas parte do ômega-3 da linhaça consegue ser revertido no ômega-3 equivalente ao do peixe, entretanto, isto precisa de uma série de outros nutrientes, além de não ser totalmente convertido.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  13. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:37:21

    Olá Lenice,

    Os peixes enlatados apresentam certa quantidade de ômega 3; contudo, o ideal é consumir esses alimentos frescos. Os produtos enlatados apresentam alto teor de sódio, além de outras substâncias químicas, como os aditivos alimentares para conservação do alimento.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  14. VP
    Comentário de VP | 13/04/2010 em 07:40:56

    Olá Ana Luiza,

    O ômega-3 não tem essa função de emagrecimento, mas muitas vezes contribui para o emagrecimento. Isto porque uma das principais dificuldades de emagrecimento está na presença de inflamação e resistência à insulina (duas condições encontradas em pacientes Diabetes tipo 2) que o ômega-3 consegue regular, com isso, o perfil metabólico melhora e o paciente consegue um emagrecimento.

    Como você pode perceber em pouco tempo já foi apresentada resposta neste caso, afinal diariamente estamos repondo e reestruturando o organismo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  15. Comentário de Thais | 21/12/2010 em 07:47:19

    Olá,

    Gostaria de saber se há alguma alimento que prejudique a absorção do ômega 3. A vitamina C prejudica a absorção do ômega 3?

    Obrigada,

    Thais

  16. VP
    Comentário de VP | 25/12/2010 em 15:51:11

    Olá Thais,

    Para afirmar que não há alimentos que prejudiquem a absorção isso precisaria ser testado. Mas de uma forma geral, não há relatos de interação entre alimentos e ômega-3, talvez um consumo elevado de fibras possa ter uma pequena interferência, mas isto também precisaria ser mais estudado. Há estudos inclusive que fornecem ômega-3 associado à vitamina C sem prejuízo, então não é preciso ter esta preocupação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  17. Comentário de Cleidiane | 20/02/2011 em 18:45:20

    Gostaria de saber o melhor horário pra consumir o suplemento de omega - 3 se é durante as refeições ou depois?

    Obrigado

  18. VP
    Comentário de VP | 22/02/2011 em 16:00:52

    Olá Cleidiane,

    Pode ser consumido logo antes das refeições, pois isso pode evitar o sabor do suplemento que pode voltar à boca.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  19. Comentário de viviane | 27/03/2011 em 12:45:00

    No caso de suplementação com omega 3, como saber de é de cadeia longa? sendo que existem pesquisas que é o mais eficaz. Existe uma contradição tomar ou não?

    Por favor alguém responda

  20. VP
    Comentário de VP | 29/03/2011 em 11:45:19

    Olá Viviane,

    Plantas e animais fazem ácidos graxos de cadeias de comprimentos e saturação específicos. Os organismos evoluíram a capacidade de sintetizar e alongar os ácidos graxos disponíveis. Por esse motivo as gorduras de origem animal possuem ácidos graxos de cadeia longa. Portanto, se o interesse é neste tipo de gordura, dar preferência para suplementos como o óleo de fígado de bacalhau ou outros peixes ao invés de linhaça que possui um ômega-3 com uma cadeia mais curta.

    Pacientes que tomam medicamentos para agregação plaquetária ou que irão fazer cirurgia devem ter a indicação e acompanhamento de nutricionista e médico sobre este tipo de suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  21. Comentário de Horacio Alexandre Batista | 30/05/2011 em 12:26:28

    Cara Dra.Valéria;

    Estou pensando em fazer uso do ômega 3 derivado de peixes (cápsulas).
    Entretanto, tenho histórico de “gota”. Meu ácido úrico parece se elevar com facilidade se eu ingerir peixes (principalmente sardinha,bacalhau,atum, etc.).
    Gostaria de saber se a ingestão dessas capsulas de ômega 3 poderiam causar elevação no teor de ácido úrico do meu sangue e desencadear uma crise de gota.
    Parabéns pelo trabalho e obrigado!
    Horácio.

  22. VP
    Comentário de VP | 08/06/2011 em 10:59:04

    Olá Horácio,

    Durante o metabolismo das proteínas é que formamos substâncias que podem levar ao aumento de ácido úrico, como o suplemento de ômega-3 só tem ácidos graxos não faz este tipo de aumento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  23. Comentário de Andrea Silva | 23/07/2011 em 01:00:19

    Ola Dra Valeria!
    Se consumo linha’ca junto com outros cereais como aveia, quinoa, gergelim entre outros cereais ricos em fibra, prejudica a absorsao do omega 3, em caso positivo, como atua a ra’cao humana neste caso? Tamb’em existe alguma probabilidade da falta de omega 3 fazer disparar a disfuncao bipolar?

  24. VP
    Comentário de VP | 26/07/2011 em 18:44:29

    Olá Andrea,

    As fibras diminuem a absorção de gorduras no geral, então, também podem interferir na absorção de gorduras poli-insaturadas como o ômega-3. Mas claro que não vai impedir a absorção, como tanto o ômega-3 quanto as fibras são importantes, pode fazer o uso concomitante destes.
    O ômega-3 é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento do cérebro, sendo que sua deficiência está relacionado com alterações de humor, inclusive a disfunção bipolar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  25. Comentário de Viviane | 30/07/2011 em 19:19:15

    Gostaria de saber qual a quantidade recomendada de oleo de peixe para adultos e crianças no tratamento de dislipidemia

  26. VP
    Comentário de VP | 01/08/2011 em 14:50:04

    Olá Viviane,

    A quantidade recomendada irá variar dependendo do caso, diversos fatores influenciam como idade, hábitos de vida, hábitos alimentares, resultado de exames bioquímicos, etc. Procure um profissional nutricionista para fazer uma avaliação individual, mas lembre-se de que é muito importante o consumo de ômega-3 através da alimentação, inclua em seu hábito alimentar peixe em torno de 3x por semana, além de outros hábitos saudáveis de vida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  27. Comentário de Ivanete | 08/09/2011 em 09:31:31

    gostaria de saber qual é o melhor horário para tomar capsulas de Omega3?
    grata
    ivanete

  28. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 13:03:28

    Olá Ivanete,

    O ômega-3 costuma ser melhor aceito antes das principais refeições.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  29. Comentário de angela | 10/09/2011 em 18:46:34

    olá dra. Valéria Paschoal,
    tenho hipoglicemia e gostaria de saber se posso usar o omega 3 - ou se há alguma restrição para o meu caso .
    um abraço,
    Angela

  30. VP
    Comentário de VP | 14/09/2011 em 11:18:38

    Olá Angela,

    O ômega-3 modula a ação da insulina, ou seja, melhora a ação da insulina, mas não induz hipoglicemia. Pode fazer uso sim.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  31. Comentário de Fábio Morais | 29/09/2011 em 11:32:32

    Olá Dra!

    Minha nutricionista me disse que para melhorar a absorção do Omega-3 era preciso consumir alguma fruta cítrica (vitamina C).

    Aqui mesmo já indagaram se atrapalham, foi respondido que nao tem estudos..

    E ai.. atrapalha ou melhora a absorçao a vitamina C?

  32. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 19:00:43

    Olá Fábio,

    Desconheço estudos que comprovem esta relação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  33. Comentário de Débora | 06/10/2011 em 13:05:23

    Gostaria de saber se 1g de ômega/dia( logo após desjejum e almoço) é o suficiente (juntamente com novos hábitos alimentares) para perceber seus benefícios?

  34. VP
    Comentário de VP | 12/10/2011 em 18:48:38

    Olá Débora,

    Os benefícios do ômega-3 já são observados em dietas mais ricas neste nutriente, sem utilizar a suplementação. Mas precisa ter em mente que é um balanço entre outros óleos, por isso, frequentemente há a necessidade de fazer a suplementação deste nutriente, muitas vezes 1g já é suficiente, mas esta é uma questão individual.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  35. Comentário de NEUSA LOUREIRO | 15/10/2011 em 15:15:26

    OLÁ DRA. VALÁEIRA:
    GOSTARIA DE SABER DA SRA. UM FATO IMPORTANTE. COSTUMO INGERIR ANTES DO ALMOÇO UMA GRAMA DE ÓLEO DE CÁRTAMO, QUE TEM O ÔMEGA 6, E ME AJUDA A NÃO TER MUITO APETITE. GOSTARIA DE CONSUMIR TAMBÉM O ÓLEO DE ÔMEGA 3 EM CÁPSULAS, O QUE A SRA. INDICOU O DE CADEIA LONGA. COMO PEIXE COMO SALMÃO E SARDINHA ASSADOS DE 3 A 4 VEZES POR SEMANA.
    A MINHA PERGUNTA É A CÁPSULA DE ÓLEO DE CÁRTAMO PREJUDICA A ABSORÇÃO DA ÔMEGA 3 EM CÁPSULAS, OU PODEM SEREM INGERIDAS CONCOMITANTEMENTE.
    GRATA,
    NEUSA

  36. VP
    Comentário de VP | 19/10/2011 em 19:33:48

    Olá Neusa,

    Pode ser utilizada concomitantemente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  37. Comentário de Cleidiane | 26/10/2011 em 10:51:19

    O omega - 3 tem que ser dado com a vitamina e pra evitar oxidação? Se positivo, mesmo que eu compre um suplemento de omega 3 que já venha co vitamina e, ouvi falar que ali é pra não oxidar o produto, que ainda preciso tomar suplemento de vitamina e por fora, é verdade? Já percebi pelos cursos que frequento, que cada profissional, tem uma opinião diferente, gostaria então que esclarecesse minha dúvida.

    Obrigada

  38. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 13:52:27

    Olá Antonio,

    Referente ao elevado ácido úrico e consumo de ômega-3 pode ser tomado, o que deve ser evitado são as purinas, e o óleo de peixe não faz o organismo produzir purinas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 13:57:36

    Olá Cleidiane,

    Inúmeros artigos científicos mostram benefícios com a suplementação de ômega-3 sem estar associado com outras vitaminas. O excesso de oxidação no organismo pode trazer malefícios à saúde, mas vale lembrar que temos os antioxidantes naturalmente presentes nos alimentos que auxiliam a combater este excesso. Sendo o ômega-3 poliinsaturado, ele é passível de oxidação endógena sim. Por isso, é necessário cautela na sua suplementação - ela deve ser realizada junto com uma alimentação saudável, ou quando necessário associada a uma suplementação antioxidante. Mas essa conduta irá depender das características individuais e bioquímicas do paciente e requer a supervisão do nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  40. Comentário de Débora | 28/10/2011 em 21:17:26

    Olá,

    Tem contra-indicação o uso do ômega 3 em cápsulas,para pacientes com Esteatose Hepática??

    Agradecida

  41. VP
    Comentário de VP | 04/11/2011 em 15:53:26

    Olá Débora,

    Pelo contrário, há estudos mostrando que a utilização de suplementação de óleo de peixe que contém ômega-3 pode ser benéfico no tratamento nutricional da esteatose hepática por diminuir significativamente as concentrações de triglicérides, das enzimas hepáticas e da glicemia, dos níveis de TNF-alfa (substância inflamatória), com consequente diminuição e até mesmo regressão do grau de esteatose hepática após 6 meses de tratamento.
    Claro que além desta conduta é preciso adotar uma alimentação equilibrada, com pouca gordura, evitar ao máximo gordura saturada e trans (frituras, biscoitos, bolachas, sorvetes, massas congeladas, produtos industrializados, carnes gordurosas, queijos e leites gordurosos etc.), preferir sempre cereais integrais, além de consumir frutas, vegetais e gorduras de boa qualidade (peixe, azeite extra virgem, linhaça, etc.).
    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  42. Comentário de Ana maria - Maric-a | 14/11/2011 em 08:46:53

    Dra. Valéria Paschoal, gostaria de saber qual a diferença entre tomar o Omega 3 e capsulas de oleo de lihança. Pois meu marido consegue baixar o nivel de colesterol, mais o de triglicerides e + dificil.Triglicerides = 226 mg/dl,colesterol 179 mg/dl, col. HDL 55 mg/dl. Porque? Desde já agradeço sua estimada atenção. Ana - Maricá, 14/11/2011, as 10:45 h.l

  43. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 16:40:38

    Olá Ana Maria,

    Normalmente dizem ômega-3 para a suplementação vinda do óleo de peixe, mas o óleo de linhaça também tem ômega-3, mas é uma forma química diferente, forma encontrada nos vegetais. O ômega-3 do peixe é uma forma química que mostra um potencial anti-inflamatório maior. Referente ao triglicérides é um exame que responde muito bem à mudanças dietéticas, além de controlar o consumo de gorduras, também é preciso controlar o consumo de carboidratos como pães, massas, arroz, bolachas, biscoitos, refrigerantes, doces, açúcares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  44. Comentário de Angela Fonseca | 15/12/2011 em 17:40:18

    Olá, Dra. Valéria Paschoal, tudo bem?
    Meu marido e eu, ambos com mais de 60 anos, iniciamos há três dias a ingestão de cápsulas de óleo de peixe ômega 3 na concentração de 1000mg/cápsula, 3 cápsulas/dia. Já fazemos uso de uma alimentação mais saudável, sem gorduras saturadas, com muitas fibras, leguminosas, folhosas e frutas, além de peixes como atum, sardinha, salmão e truta. Eu já tive câncer de mama há 4 anos e estou em remissão até hoje. Gostaria de saber se essa dose é adequada para nós, se há alguma contra-indicação e outras informações que nos possam ser úteis. Um abraço, parabéns por seu belo trabalho.

  45. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 11:31:55

    Olá Angela,

    Não é possível fazer uma avaliação individual via blog desta maneira, porém esta dosagem constuma estar dentro do intervalo que se costuma indicar este tipo de suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  46. Comentário de Vera Inês Queiroz Telles | 06/01/2012 em 12:30:47

    Eu tenho 67 anos, sou hipertensa pela heredietaridade. Não tenho colesterol, trglicerides., nem diabete.Oque eu gostaria saber, se posso tomar Ômega 3 de 1000mg, sendo um por dia.Obrigada

  47. Comentário de saide | 06/01/2012 em 22:00:24

    gostaria de saber se posso tomar omega 3-de peixes,pois estou com as arterias das pernas com ateromas(-50% estao comprometidas).
    o medico me indicou Vasogard e aspirina.sou hipertensa e tenho colesterol e triglicerideos elevados.

  48. Comentário de Ozorio Mota | 14/01/2012 em 11:36:22

    Drª VALÉRIA PASCHOAL,
    eu, tenho diabete tipo-ll, meus pés também, tenho 63 anos e peso104 kg os meus tornozelos e pernas ficans inchadas; porém quando o clima está em condicões normais fasso caminhada normal de 50 á 60passos por minutos duante 45 á 60minutos, quando fico sentado por alguns tempo no compudador observo que retorna o inchasso.
    Gostaria-se possível fôr á, Vossa Senhoria, explicasse a causa do problema e indicasse o médico especialista no caso.

    Meus. Cumprimentos!

  49. VP
    Comentário de VP | 20/01/2012 em 23:57:43

    Olá Vera Inês,

    De maneira geral a alimentação do brasileiro é deficiente em ômega-3 e é bem provável que tenha benefícios, mas a melhor maneira seria receber orientações de um profissional nutricionista que irá levar em considerações outros fatores além destes apresentados aqui.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  50. VP
    Comentário de VP | 20/01/2012 em 23:58:53

    Olá Saide,

    É preciso receber individualizada de seu médico e nutricionista, pois apesar de ser benéfico, o consumo de ômega-3 deve ser reavaliado quando são utilizadas algumas medicações como a aspirina.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  51. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:37:09

    Olá Ozorio,

    Pelo que relatou parece ser um problema de circulação. Procure um vascular e uma nutricionista, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  52. Comentário de Ricardo | 29/01/2012 em 11:11:08

    doutora gostaria de saber que nutrientes/vitaminas algo assim ajudam na absorçao do omega 3 no corpo… e se o omega 3 dos peixes é melhor em relaçao ao da linhaça nos beneficios ao coraçao… e por que tem q tomar cuidado com a linhaça? algo nela pode fazer algum mal ? obrigado.

  53. VP
    Comentário de VP | 03/02/2012 em 16:54:42

    Olá Ricardo,

    Outros nutrientes são tão importantes quanto o ômega-3, porém, a absorção de ômega-3 depende mais do momento que consome do que se há outros micronutrientes associados. O melhor momento teoricamente seria próximo à refeições, pois seria ativada a digestão e absorção de gorduras e com isso facilitaria o aproveitamento do ômega-3.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  54. Comentário de Aryne Cristina Cury Negrão | 05/02/2012 em 10:49:02

    Olá ,Dra.Valéria ,gostsaria de saber se existe algum problema em introduzir Salmão e ´tambem caldos de peixes na alimentação de um bebê a partir dos 6 meses?; e Quais alimentos precisam ter um cuidado maior ao ser introduzido aos bebes?Desde ja agradeço a atenção e quero parabenizá la pela maneira Maravilhosa que se dedica ao seu trabalho ,tenho enorme admiração por seu trabalho e tenho que confessar que cada vez que vejo alguma publicação ou mesmo reportagens assinados por ti.Volto a acreditar na Nutrição. atenciosamente,
    Aryne

  55. VP
    Comentário de VP | 10/02/2012 em 10:20:32

    Olá Aryne,

    Obrigada pelo carinho.
    Peixes e caldos de peixes podem ser introduzidos após os 6 meses de vida como substitutos à carnes vermelhas, frangos e ovos, por exemplo. Para crianças deve-se evitar alimentos com açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, além de usar sal com moderação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  56. Comentário de Antonio Caetano | 23/02/2012 em 20:14:57

    Dra Valéria, parabéns e obrigado por nos ajudar tanto com suas orientações.
    Por gentileza, minha mãe é diabética, e como faço uso preventivo de cápsulas de Omega 3, e por entender que este não é um medicamento e sim um suplemento alimentar, indiquei-lhe que também usasse. E para minha surpresa seu médico assistente (geriatra) disse-lhe para que ela não usasse este suplemento pois “ele contém açucar em sua composição”. Isto procede?
    Obrigado.
    Antonio Caetano

  57. Comentário de Marcia | 24/02/2012 em 21:11:53

    Olá! Tenho esteatose moderada e adoro uma cerveja. Posso tomar omega 3?

  58. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 17:31:17

    Olá Antonio Caetano,

    O suplemento de peixe de ômega-3 em cápsula é óleo, não tem carboidrato na recepção, portanto não há açúcar. Existem alguns suplementos que não vem em cápsula, são líquidos mas flavorizados para aumentar a aceitas, mas até nestes suplementos normalmente os fabricantes colocam adoçantes artificiais e não utilizam açúcar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 17:35:20

    Olá Márcia,

    Quem tem esteatose hepática não deve consumir bebidas alcoólicas. Procure um profissional nutricionista para fazer uma prescrição nutricional individualizada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  60. Comentário de Marcia | 03/03/2012 em 00:17:40

    Olá novamente Dr. Valéria.

    Mesmo tendo osteatose moderada posso tomar ômega 3?

  61. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 12:27:33

    Olá Márcia,

    Se a esteatose hepática é causada pelo consumo de bebida alcoólica é preciso abstinência alcoólica. Porém se é uma esteatose hepática não alcoólica, além do controle do peso, o ômega-3 em dosagens nutricionais auxilia na redução da deposição de gordura por triglicérides no fígado, além de diminuir de marcadores de inflamação. Portanto, acompanhado por um profissional capacitado, o ômega-3 pode auxiliar no tratamento da esteatose hepática não alcoólica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  62. Comentário de Bianca | 15/03/2012 em 14:30:30

    Boa tarde, Dra. Valéria.

    Gostaria de saber sobre o uso de cápsulas de ômega3, 2g ao dia, para pacientes com câncer.

    Grata,

  63. VP
    Comentário de VP | 15/03/2012 em 19:44:08

    Olá Bianca,

    Pacientes com câncer são delicados e precisam de orientações individualizadas. Procure um profissional nutricionista para fazer uma avaliação individual.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  64. Comentário de Ronaldo | 24/03/2012 em 08:06:04

    Doutora, como vai?

    Gostaria de saber se o consumo de óleo de linhaça aumenta o ácido úrico, pois, apesar dos benefícios, fiquei sabendo que o consumo das SEMENTES de linhaça aumenta a taxa de ácido úrico no sangue.

    Grato pela atença.

  65. Comentário de JOSANE | 24/03/2012 em 12:44:51

    Gostaria de saber qual a quantidade de suplementos em capsulas
    de ômega 3 uma gestante pode ingerir diariamente?

  66. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 11:40:29

    Olá Ronaldo,

    O ácido úrico é produzido a partir das purinas em alimentos fonte de proteína. Faltam estudos publicados confiáveis que indiquem o valor de purinas neste alimento, porém, provavelmente não deve ter altos teores por a linhaça ser fonte principal de lipídeos e não de proteínas.

    Um abraço.

  67. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 11:46:49

    Olá Josane,

    Esta é uma questão individual, depende da necessidade nutricional da gestante, do hábito alimentar, da quantidade de ômega-3 e ômega-6 consumido na forma de alimentos e suplementos diversos e outras possíveis alterações metabólicas que podem influenciar na dosagem a ser prescrita. Procure um profissional nutricionista para avaliar seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. Comentário de Simone Galvão | 31/03/2012 em 10:49:41

    Olá!!

    Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar omega 3- Linhaça, sendo que faço a ingestão de 2 capsulas por dia antes das refeições.

    Obrigada pela atenção.

  69. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 15:58:54

    Olá Simone,

    Não há um prazo determinado, mas seria interessante não ficar depende da suplementação para obter os nutrientes necessários pra sempre. Tente incluir aos poucos fontes de ômega-3 em sua alimentação com as sementes de linhaça, além de outras fontes como a chia e peixes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  70. Comentário de Ydinara | 09/04/2012 em 21:16:52

    Olá Dra Valéria Paschoal,

    gostaria de saber se a absorção de ômega3 melhora tendo junto na mesma fórmula vit D? E se não seria melhor tomar antes de dormir? Não seria melhor aproveitado devido à maior liberação de hormônio do crescimento?
    Desde já, agradeço a atenção.

  71. VP
    Comentário de VP | 19/04/2012 em 17:35:37

    Olá Ydinara,

    O ômega-3 é uma substância lipossolúvel, portanto, teoricamente poderia ser melhor absorvido em refeições que contenham gordura, pois o organismo estaria estimulado a digerir e absorver estas substâncias.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  72. Comentário de simony gomes | 28/05/2012 em 17:49:31

    olá..
    gostaria de saber se tem contra indicaçao tomar bebida alcoolico, e tomar o omega 3….
    tambem se o omega 3 vai me ajudar a regularizar a minha pressao junto com o meu remedio da pressao o losartana potassica 50mg.

    obrigada

  73. VP
    Comentário de VP | 01/06/2012 em 16:46:15

    Olá Simony,

    Não há esta contra-indicação do ômega-3 se tomar bebida alcoólica. O ômega-3 parece ter um efeito leve porém significativo na redução da pressão arterial, mas este benefício não consegue ser evidente quando é utilizada medicação para controlar a pressão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  74. Comentário de Eduardo | 16/06/2012 em 23:52:30

    Olá Dra. Valéria,

    Já faço uso de Omega 3 há pelo menos 6 meses, só que o suplemento que eu tomo é o Ultra Omega Krill Oil, andei lendo a respeito, são pocos editoriais e foruns a respeito, porém os poucos que encontrei só falam bem do Krill, dizem que por o óleo ser daqueles camarõesinhos de aguas profundas geladas, os mesmos que as baleias se alimentam, teriam um omega 3 de melhor qualidade e melhor absorção, tenho duas perguntas:
    Essa informação é correta?
    Na embalagem diz que cada capsula tem 500 mg de krill oil e e que devo tomar uma por dia e que essa única capsula absorveria uma quantidade de 1g de omega 3, faz sentido essa informação?

    Obrigado,

  75. VP
    Comentário de VP | 21/06/2012 em 22:28:05

    Olá Eduardo,

    Estudos científicos que compararam o óleo de krill e o óleo de linhaça mostraram vantagens mesmo do primeiro em relação ao segundo. Porém a informação de que 500mg de óleo de krill absorve 1g de ômega-3 realmente não faz sentido.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  76. Comentário de iara rocha | 04/07/2012 em 18:23:35

    Comecei a tomar Omega 3, uma cápsula, depois do café da manhã e do almoço, mas tenho me sentido bastante enjoada. Existe alguma maneira de aliviar este efeito?
    Grata,
    Iara

  77. VP
    Comentário de VP | 06/07/2012 em 12:19:45

    Olá Iara,

    Experimente tomar as cápsulas logo antes das refeições ao invés de depois.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  78. Comentário de Ivanete | 02/08/2012 em 09:33:28

    Boa dia doutora!!

    Gostaria de saber se o produto Omega 3 que aparece na televisão em alguns canais abertos, são de boa procedência e se posso usá-los sem susto?

  79. VP
    Comentário de VP | 10/08/2012 em 16:23:45

    Olá Ivanete,

    Por questões éticas não podemos falar de marcas específicas, mas por garantia, você pode solicitar um laudo que garanta a qualidade do produto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  80. Comentário de Natália | 17/08/2012 em 18:38:59

    Há algo que possa ter escrito na embalagem das cápsulas para diferenciarmos o omega 3 de cadeia curta ou longa?

  81. Comentário de Edlamar | 18/08/2012 em 22:38:11

    Gostaria saber se existe realmente diferença entre tomar ômega 3 Antes ou Depois das refeições já que uns recomendam antes outros depois em questão de absorção. Grata

  82. VP
    Comentário de VP | 20/08/2012 em 22:24:24

    Olá Natália,

    Para saber o tipo de ômega-3 do suplemento normalmente vem descrito se é de fonte animal EPA e DHA e se for de origem vegetal vem escrito ácido alfa-linolênico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  83. VP
    Comentário de VP | 25/08/2012 em 15:05:17

    Olá Edlamar,

    É interessante a suplementação de ômega-3 ser oferecida próximo ao horário da refeição porque será um momento em que a digestão e absorção de nutrientes estará otimizada pela própria alimentação. Pode ser feita tanto antes quanto depois, porém, o consumo logo antes da refeição parece evitar um pouco o desconforto de eructação presente em alguns indivíduos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  84. Comentário de Daniele | 02/09/2012 em 18:43:34

    Olá,

    Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer a suplementação de omega-3 na gestação.

  85. VP
    Comentário de VP | 06/09/2012 em 17:21:00

    Olá Daniele,

    Isto dependerá também do consumo alimentar para saber a dosagem mais indicada. Porém o horário próximo às refeições é um bom momento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  86. Comentário de elaine moreira | 25/09/2012 em 17:44:45

    minha mãe tem diabete e ela toma inulina duas vezes por dia.ela pode tomar o omega 3

  87. Comentário de Valter | 04/10/2012 em 00:04:11

    Dra Valeria

    Minha esposa esta grávida e faz uso de omega 3. O obstetra prescreveu durante toda a gestação, mas li que deve ser suspenso antes do parto. Essa informação procede? Se sim, até quando ela pode fazer uso.
    Muito grato,

  88. VP
    Comentário de VP | 07/10/2012 em 22:32:03

    Olá Elaine,

    Não há contra-indicação de uso de ômega-3 para diabéticos, pode fazer uso, mas o ideal é procurar um nutricionista para avaliar a ingestão pela alimentação e definir quanto deve ser complementado pela alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  89. Comentário de Sandra magga | 10/10/2012 em 08:56:52

    Bom dia. Parabens pela página.Faço uso do Ômega 3 a 6 meses e tenho lido muito sobre os benefícios e mas recentemente lí que o ideal é tomar o Ômega que é isento de metais pesados pois nem todos são. Pesquisei sobre muitas marcas e fiquei supresa como a grande maioria, principalmente os feitos em farmácia de manipulação não são isentos de aluminio e outros metais. Tambem descobri o que não tem cheiro, o “Odor Free” , é maravilhoso para quem tem mais sensibilidade a gostos. Inclusive encontrei um que tem Omega mais vitamina E. Abraço

  90. Comentário de Eliza cendrete | 10/10/2012 em 21:43:27

    gostaria de saber,se 1 capisula de omega 3 por dia ja e suficiente para regular colesterol e peso. muito obrigad Dra.Valeria, um abraço.

  91. VP
    Comentário de VP | 18/10/2012 em 09:00:35

    Olá Valter,

    Tem estudos mostrando que não há problemas a utilização de ômega-3 durante toda a gestação. Esta indicação é por pura precaução, já que com o ômega-3 o sangue pode ficar “mais fino”, então, seria uma forma de não prejudicar caso tenha alguma hemorragia, por exemplo. Mas, siga a conduta do médico que lhe acompanha pois está sendo com orientação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  92. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:47:35

    Olá Sandra,

    Isso mesmo. Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  93. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:52:04

    Olá Eliza,

    O ômega-3 não é uma medicação, não tem como pensar que só introduzindo o ômega-3 terá um efeito como um medicamento. O ômega-3 é um nutriente que colabora para uma qualidade da alimentação melhor, como conseqüência do todo terá benefícios adicionais do que se não tivesse sido introduzido.
    Portanto, uma dosagem pequena de ômega-3 pode contribuir para uma melhora, mas dentro de uma alimentação saudável e praticas de vida saudáveis.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  94. Comentário de HELIO BRASIL | 23/10/2012 em 11:41:14

    Dra Valéria, boa tarde

    Existe algum teste que possamos realizar para verificar a qualidade das cápsulas de ômega 3 vendidas por seu fabricantes?

  95. Comentário de Vitor | 26/10/2012 em 14:23:56

    Boa tarde,
    Fiz exames recentemente e deu TGO 44, TGP 82, triglicerides e colesterol dentro da normalidade. Tenho algum problema no fígado? Como esteatose hepática? É indicado o uso do ômega 3?
    Obrigado.

  96. VP
    Comentário de VP | 01/11/2012 em 08:49:50

    Olá Helio,

    É possível solicitar aos fabricantes um laudo de qualidade. Boas marcas apresentam este laudo para comprovar sua qualidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  97. VP
    Comentário de VP | 01/11/2012 em 10:38:12

    Olá Vitor,

    É preciso fazer um exame de imagem para avaliar se tem esteatose hepática. Procure um nutricionista para poder montar uma dieta individualizada e uma suplementação que seja mais completa e indicada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  98. Comentário de roberto almeida | 01/11/2012 em 21:09:33

    já ouvi falar de quem sofre de gotas, tem que evitar comer frutos do mar!
    portanto, ingerir cápsulas de óleo de peixe ômega 3 ou 6 pode ser prejudicial? procede minha pergunta!!!!
    obrigado.

  99. VP
    Comentário de VP | 10/11/2012 em 21:29:32

    Olá Roberto,

    É preciso evitar frutos do mar por ter alta concentração de purinas que são provindas de proteína. Já óleo de peixe é uma suplementação de gordura, não precisando se preocupar com a presença de purinas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  100. Comentário de Daniela | 13/11/2012 em 16:35:34

    Olá,

    Gostaria de saber qual a indicação de quantidade de EPA e DHA indicado para vegetarianos?

    Obrigada!

  101. VP
    Comentário de VP | 16/11/2012 em 21:31:04

    Olá Daniela,

    Não há uma recomendação definida para vegetarianos. Isto irá depender da alimentação também, se é consumido outras fontes de ômega-3 como linhaça e óleo de canola, por exemplo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  102. Comentário de Thais Eduarda | 11/12/2012 em 23:41:53

    Boa noite…ha algum problema em tomar omega 3 quando nao se tem nenhum problema de saude?

  103. Comentário de Thais Eduarda | 11/12/2012 em 23:44:25

    Boa noite…ha algum problema em tomar omega 3 quando nao se tem nenhum problema de saude? Quantos comprimidos por dia devem ser tomados?

  104. VP
    Comentário de VP | 20/12/2012 em 17:44:46

    Olá Thaís,

    O ideal é obter o ômega-3 das fontes alimentares como peixes, linhça, chia, etc. Porém, a dieta ocidental frequentemente é deficiente em ômega-3, então, mesmo sem problemas de saúde, muitas pessoas podem ser beneficiadas com este complemento alimentar.
    O blog não promove a auto-prescrição, principalmente porque depende muito da quantidade de ômega-3 na alimentação, por isso, não falaremos de doses, ok? Agradeço desde já a compreensão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  105. Comentário de Maria Leite | 25/02/2013 em 18:14:47

    Olá

    Boa Noite!!

    tenho esteatose grau I,posso fazer o uso do olho de peixe omega 3?

    grata

    aguardo resposta

  106. Comentário de Patricia Vidal | 26/02/2013 em 11:15:11

    Bom dia Valéria, me tire uma dúvida,
    Adiciono o ômega 3 em um suplemento, no entanto, sei de sua facilidade para oxidação. Após diluição, quais os cuidados para evitar a oxidação do oléo? Por quanto tempo se mantém estável?
    As cápsulas devem conter Vitamina E na composição?
    Grata,
    Patricia Vidal

  107. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 10:16:43

    Olá Maria Leite,

    O tratamento de esteatose deve ser acompanhado por um nutricionista. Apesar de poder utilizar o ômega-3 a dosagem deve ser definida por este profissional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 10:51:14

    Olá Patrícia,

    Deve sempre manter em locais sem luz, em recipiente bem tampado e com vitamina E para prevenção da oxidação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  109. Comentário de Terezinha de almeida | 26/03/2013 em 21:50:12

    Omega 3 em capsulas pode prejudicar o figado?

  110. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 15:46:00

    Olá Terezinha,

    Até para pacientes com problemas no fígado como esteatose hepática o ômega-3 tem demonstrado ação antioxidante e anti-inflamatória, porém, altas doses pode acentuar o acúmulo de triglicérides no fígado, mas não nas dosagens comumente utilizadas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  111. Comentário de Leda | 05/04/2013 em 11:33:49

    Dra. Valéria
    Faço uso de medicação para hipertensão (maleato de enalapril 10mg e sinvastatina 40). Existe alguma observação no uso do omega3 para quem consome sinvastatina 40. É o mesmo que a dra. falou com relação a aspirina?
    Parabpens pelo trabalho e muito obrigada.

  112. VP
    Comentário de VP | 11/04/2013 em 17:29:12

    Olá Leda,

    Não há problema consumir o ômega-3 associado a este tipo de medicação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  113. Comentário de Roger Antonio | 16/04/2013 em 09:40:37

    Olá Dra. Valeria
    Gostaria de saber como equilibrar o consumo do ômega 3 com as fibras, já que estas ajudam a diminuir a absorção de gorduras. Por exemplo, nunca devo tomar cápsula de ômega 3 no café da manhã, sendo que consumo aveia também? Qual seria o equilíbrio ideal?
    Obrigado

  114. Comentário de mileanne | 17/04/2013 em 17:55:31

    gostaria de saber se adianta tomar capsulas de omega 3 pq eu nao como peixe?! e como tomar, e quantas vezes por dia? Obrigada!

  115. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 14:07:22

    Olá Roger Antônio,

    As fibras inibem apenas uma parte da absorção de gordura, portanto, pode fazer uso da suplementação de ômega-3 próximo às refeições com fibras sim.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  116. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 15:29:30

    Olá Mileanne,

    Provavelmente seu consumo de ômega-3 é abaixo do que o ideal por não consumir as principais fontes deste nutriente. Neste caso, a suplementação seria necessária para complementar a alimentação. Porém a dosagem é uma questão individual, já que é possível obter parte do ômega-3 com outras fontes vegetais. Além disso, é preciso analisar o seu consumo de outras gorduras para suplementar numa proporção adequada a estes outros fatores. Procure um profissional nutricionista para lhe fazer a melhor indicação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  117. Comentário de Haiana | 23/04/2013 em 17:07:25

    Olá boa tarde, gostaria de saber o porquê que em algumas cápsulas de ômega 3 contem miligramas de colesterol e outras não contém?
    O ideal é comprar um ômega 3 com maior, menor ou isento de quantidade de colesterol prescrita na tabela nutricional?
    E quanto maior a dosagem de EPA/DHA é melhor, ou quantidades muito elevadas pode ser prejudicial?
    Desde já agradeço!

  118. Comentário de Raquel | 24/04/2013 em 21:30:18

    Olá, Dra. Valéria.

    Gostaria de saber a partir de quanto tempo de gestação é recomendado o uso de ômega 3. Ele pode ter alguma relação com o aborto se utilizado no início?

    Grata,

  119. VP
    Comentário de VP | 05/05/2013 em 13:49:05

    Olá Haiana,

    É utilizado como suplemento de ômega-3 o óleo de peixe que é rico em ômega-3 (EPA e DHA), porém, se não for totalmente isolado, pode conter um pouco de colesterol e triglicérides também. A dosagem de EPA/DHA depende do caso. Maiores concentrações de EPA parece ter um benefício mais para doenças cardiovasculares enquanto o DHA parece ser mais benéfico para mente e gestantes. Portanto, a dosagem deve ser indicada por um especialista. De qualquer forma consumir fontes de ômega-3 como peixes e linhaça deve ser incluídos na alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  120. VP
    Comentário de VP | 05/05/2013 em 13:55:02

    Olá Raquel,

    Pode tomar o ômega-3 desde o início da gestação, sem problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  121. Comentário de Cristiane ramos | 20/05/2013 em 13:37:04

    Olá…Em relação a memória e concentração, Quanto tempo o Omega três leva para fazer efeito no organismo?

  122. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:29:02

    Olá Cristiane,

    O efeito é progressivo, mas dentro de 1 a 3 meses já deve ter apresentado seus benefícios.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  123. Comentário de Alessandra | 06/06/2013 em 11:00:37

    Olá Dr. Valéria, bom dia

    Minha amiga e eu estamos pesquisando sobre o Omega 3, e não conseguimos saber qual a diferença entre O omega 3 encontrado no Oleo da Linhaça e no Oleo de Peixe, você saberia nos dizer? Também se o Omega 9 engorda? E se para potencializar o uso do Omega 3 seria bom utilizar tbém o 6 e o 9?
    Um abraço!

  124. VP
    Comentário de VP | 14/06/2013 em 12:03:43

    Olá Alessandra,

    O ômega-3 de origem vegetal (linhaça, chia, canola) tem uma composição química diferente do ômega-3 de origem animal (peixes e outros animais). Ambos são considerados ômega-3 pois apresentam uma ligação dupla no carbono 3 a partir do grupo metila da cadeia carbônica da sua estrutura. O ômega-3 de origem vegetal é o ácido alfa-linolênico, já o de origem animal é o EPA e DHA. O de origem animal tem uma capacidade anti-inflamatória mais eficiente, por isso é o mais estudado para doenças que tem como base a inflamação. Mas cerca de 20% do ácido alfa-linolênico consegue no organismo humano ser transformado em EPA e DHA.

    Ômega-9 não engorda em quantidades adequadas.

    Na maior parte das vezes não há a necessidade de suplementar outros ômegas (Ex. ômega-6 e ômega-9) pois a alimentação já fornece o necessário. Normalmente apenas o ômega-3 que é deficiente em nossa alimentação. Mas de qualquer forma vale a pena uma análise por um nutricionista da alimentação para ver quais as reais necessidades de suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  125. Comentário de Riva Moraes | 10/07/2013 em 21:02:44

    Queria saber se e verdade que as capsulas de omega 3 não são absorvidas pelo organismo e sim são eliminadas diretamente pelas tezes.

  126. VP
    Comentário de VP | 12/07/2013 em 17:48:17

    Olá Riva,

    As cápsulas de ômega-3 são absorvidas pelo organismo sim.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  127. Comentário de Bruna | 13/07/2013 em 00:06:01

    Olá,

    Meu pai tem histórico de colesterol alto. Já fizemos várias intervenções alimentares e suplementares, mas, não tivemos resultados. Anos atrás, ele fez uso de W3 e os exames laboratoriais apontaram aumento do LDL. Achamos, na época, que pudesse ser coincidência. Quatro meses atrás, fez novo exame e apontou colesterol total 260. Continuamos com as intervenções e incluímos o w3, novamente. Atualmente, resolvemos repetir o exame, e a surpresa foi o aumento do colesterol total para 313, com aumento, principalmente, do HDL. Além disso, a ferritina deu valor absurdo de alto, 970. Será o w3 causou o aumento do LDL? Estamos preocupados.

  128. Comentário de Bruna | 13/07/2013 em 00:07:23

    Perdão, errei no colesterol do comentário acima. Teve aumento, principalmente, do LDL.

  129. VP
    Comentário de VP | 19/07/2013 em 11:41:04

    Olá Bruna,

    Alguns estudos encontraram aumento de LDL-c e colesterol total em indivíduos com hipercolesterolemia mista. Relatam que este aumento pode ocorrer pela presença de colesterol em algumas preparações deste tipo de suplementação. Mas há outros potenciais mecanismos pelos quais os ácidos graxos ômega 3 podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Destacam-se, as suas propriedades antiinflamatórias, antitrombogênicas (formação de trompos), redução do triglicérides, o fato de retardarem o crescimento da placa aterosclerótica, reduzirem a expressão de moléculas de adesão, fatores de crescimento derivados de plaquetas e a susceptibilidade para arritmias cardíacas e promoverem efeito hipotensivo e relaxamento endotelial.
    A ferritina pode ser indicativo também de uma inflamação crônica. Procure um profissional nutricionista para avaliar outras causas na alimentação e metabolismo que podem estar levando a estas alterações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  130. Comentário de Leila Costa | 13/08/2013 em 12:56:08

    Olá

    Tenho problema com ácido úrico, o meu médico me deu uma lista de alimentos que não posso ingerir durante o tratamento, pois os mesmos contem purina.

    posso ingerir comprimidos de ômega 3?

  131. VP
    Comentário de VP | 16/08/2013 em 16:37:02

    Olá Leila,

    Sim, o ômega-3 não contém purinas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  132. Comentário de RITA Cássia Zani | 23/08/2013 em 16:12:59

    Meu filho tem 21 anos, apresenta Esteatose Hepática Grau II.

    No último exame que fez há uns dias, acusou:
    AST 38 e ALT 89
    Ácido Úrico 8,9
    Proteinúria ++ (equivalente a aproximadamente 100mg/dl)

    Ocorre que colheu sangue para o exame com mais de 16 horas e jejum, infelizmente não sabíamos que não poderia exceder a 12 horas (teve inclusive que assinar um documento se dizendo ciente do período prolongado de jejum) e, colheu Urina para o exame logo após um Teste Ergométrico, no qual correu por alguns minutos, até ao máximo, de onde até saiu suado.

    Ele é um rapaz super saudável, voltou agora a praticar academia e estamos tentando fazer uma dieta mais saudável.
    Já marcamos o retorno com o Clínico, mas eu e meu marido estamos bastante preocupados com o quadro e ansiosos por um parecer dele.

    Gostaria de saber se ele pode fazer uso Omega 3.

    Grata pela atenção
    Um abraço e parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.

  133. Comentário de Amanda | 28/08/2013 em 20:25:39

    Olá.

    Tenho um problema em engolir comprimidos de qualquer tipo, mas queria melhoras alguns aspectos e vi que o Omega-3 ele seria um aliado para mim.

    Eu poderia abrir a cápsula e tomar ou inserir nas refeições o óleo do Omega-3? Teria os mesmos efeitos?

    Obrigada

  134. Comentário de geraldo campos | 29/08/2013 em 11:04:27

    Por favor gostaria de saber se o Omega 3 altera a pressão , ou seja, aumenta a pressão.

  135. VP
    Comentário de VP | 29/08/2013 em 21:34:33

    Olá Rita de Cássia,

    É preciso avaliar outros fatores como qual atividade física ele pratica, intensidade do exercício, hábitos alimentares, utilização de suplementações, entre outros fatores. Não há como fornecer um parecer via blog, há a necessidade de uma consulta presencial.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  136. VP
    Comentário de VP | 30/08/2013 em 20:28:19

    Olá Amanda,

    Pode abrir a cápsula e misturar em um pouco de comida e consumir. O sabor pode não ser muito agradável, mas é uma opção. Além disso, procure incluir mais peixes em sua alimentação para não depender de suplementações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  137. VP
    Comentário de VP | 30/08/2013 em 20:36:09

    Olá Geraldo,

    O ômega-3 não aumenta a pressão arterial.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  138. Comentário de Barbara | 10/09/2013 em 17:28:00

    olá, eu tenho 16 anos, posso tomar 3 vezes ao dia? e de quantas em quantas horas?

  139. Comentário de Barbara | 10/09/2013 em 17:28:49

    esse omega 3 emagrece quantos quilos em quanto tempo????

  140. Comentário de Michel Gironde | 11/09/2013 em 18:57:53

    Boa tarde Dr. Valéria,

    Estou realizando um trabalho de termino de curso (tcc) e necessito de algumas informações sobre o omega 3.

    - Perfil dos consumidores (percentual de pessoas total dentro da população brasileira)

    - Quem recomenda ou estipula as doses de Omega3 ?

    - Existe algum tipo de órgão que regulamenta e fiscaliza ?

  141. Comentário de Marcos Alexandre | 19/09/2013 em 18:51:36

    Olá Drº Queria tirar uma duvida , uso o medicamento Lorzatana Potassica 50 mg queria saber se posso tomar o oleo de cartamo sem problemas ?

  142. Comentário de Thais C.B. | 21/09/2013 em 11:08:02

    OLA VALERIA! TUDO BEM?
    GOSTARIA DE SABER! QUANDO É A MELHOR HORA DE INICIAR COM O USO DE OMEGA 3 NA GRAVIDEZ! ESTOU NA 5 SEMANA E ESTOU FAZENDO SUPLEMENTACAO SOMENTE DE ACIDO FOLICO…
    Obrigada.

  143. Comentário de Gisela | 24/09/2013 em 13:20:05

    Olá! gostaria de saber se pessoas com alergia a crustáceos podem fazer uso de capsulas de omega 3 de óleo de peixe?
    obrigada
    att
    Gisela

  144. Comentário de ANGELICA LIMA | 26/09/2013 em 07:55:15

    Bom dia!

    Eu tenho 38 anos de idade e estou com um grande problema de falta de memória, concentração e desempenho, mas eu não tenho problema de colesterol e sou bem magrinha. Por gentileza gostaria de saber se devo ou não tomar o Ômega 3?

    Obs.: Por favor esclareça minha dúvida, pois eu não quero emagrecer nem diminuir o colesterol o meu único objetivo é melhorar a minha memória.

    Grata,

    Angelica Lima

  145. VP
    Comentário de VP | 28/09/2013 em 15:15:26

    Olá Barbara,

    A dosagem da suplementação depende do seu hábito alimentar, sintomas e suplementações prévias. Procure um profissional nutricionista para avaliar seu caso e fazer uma indicação personalizada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  146. VP
    Comentário de VP | 28/09/2013 em 15:17:07

    Olá Barbara,

    O ômega-3 não tem a função de emagrecimento, mas como ele auxilia no controle da inflamação e da resistência à insulina, alterações metabólicas que facilitam o acúmulo de gordura, indiretamente pode auxiliar no processo de emagrecimento se estiver em uma dieta com este objetivo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  147. VP
    Comentário de VP | 28/09/2013 em 15:18:11

    Olá Michel,

    O serviço de auxílio em dúvidas técnicas é um serviço exclusivo para associados. Consulte nossos planos na loja virtual: https://www.vponline.com.br/loja/.

    Caso já seja associado (a) encaminhe sua dúvida para o contato fornecido no contrato, caso ainda não seja, adquira a associação pelo site http://www.vponline.com.br e aproveite todos os benefícios.

    Se tiver alguma dúvida entre em contato com: assinaturas@vponline.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  148. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 09:51:59

    Olá Marcos Alexandre,

    Não faça uso de suplementação sem indicação. Não há estudos que avaliem a utilização concomitante destes dois produtos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  149. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 10:04:49

    Olá Thais,

    Procure um profissional nutricionista para fazer a indicação individualizada. De maneira geral, os estudos indicam benefícios com a utilização do ômega-3 desde o início da gestação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  150. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 10:46:32

    Olá Gisela,

    Se a alergia é a crustáceos e não a peixe, não tem problema.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  151. Comentário de Nando | 03/10/2013 em 13:05:58

    Tenho acido úrico posso tomar capsulas de ômega 3 normal? e a partir de quantos meses eu terei um resultado positivo de seus benefícios? Fico no aguardo. Atenciosamente

  152. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 22:43:45

    Olá Angélica,

    O ômega-3 pode ajudar sim na memória, mas há outras formas de também ajudar seu cérebro a funcionar melhor. Leia a matéria “Concentre-se à mesa” no link: http://www.vponline.com.br/blog/?p=161 . Neste texto você poderá ler mais sobre memória e concentração.

    Mas outras causas também devem ser investigadas como estresse com alteração no cortisol, hipotireoidismo, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  153. Comentário de Rita Bonfim | 10/10/2013 em 15:41:12

    Olá! Gostaria de saber porque eu e mais meia dúzia de amigos estamos fazendo uso do oleo de abacate em capsulas e não tem feito bem pra nenhum de mós. tem dado queimação no estomago e mal estar geral…

  154. VP
    Comentário de VP | 13/10/2013 em 15:27:25

    Olá Rita,

    O óleo de abacate não teria substâncias agressoras ao estômago, mas de qualquer forma, ligue no SAC da empresa para saber se há algum tipo de problema em algum lote do produto e descontinue o uso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  155. Comentário de Jose Augusto Morila | 19/10/2013 em 17:46:55

    na questão do uso em capsulas do pro omega 3 tem contra indicação para quem tem gota?

  156. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 10:55:35

    Olá Jose Augusto,

    Não tem esta contra-indicação já que o ômega-3 do óleo de peixe não tem purinas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  157. Comentário de Elson Souza | 11/11/2013 em 14:51:41

    Boa tarde Dra. Valéria!
    Vi em suas respostas que não há contraindicações quanto ao consumo de ômega 3 para os portadores de gota, mas gostaria de saber se o gotoso pode consumir a semente de chia in natura.

    Atenciosamente,

    Elson Souza

  158. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 11:13:09

    Olá Elson,

    Pode consumir a semente de chia in natura sim.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  159. Comentário de Rebeca | 28/12/2013 em 23:04:54

    Olá,comprei dois potes um com cápsulas de ômega 3, 1000mg e o outro é de cártamo+chia,gostaria de saber quantas vezes por dia posso tomar cada cápsula,em quais horários e se um atrapalha na absorção do outro.Desde já agradeço.

  160. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 13:32:26

    Olá Rebeca,

    O melhor momento de tomar óleos é perto das refeições, porém a dosagem e necessidade é uma questão individual. Procure um profissional nutricionista para avaliar seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  161. Comentário de Gisalus | 07/01/2014 em 14:40:31

    Dra Valéria,
    Tenho um filho com 19anos que cresceu pouco (1,66 m). Um pouco incomum, comparando-o com a maioria dos meninos atualmente. Nao temos nenhum anão na família, tampouco somos gigantes…gostaria de saber se os suplementos ainda funcionam para seu crescimento e por quanto tempo devem ser ministrados. Moto obrigada

  162. Comentário de Catarina | 14/01/2014 em 00:15:18

    Olá Drª…
    Fui diagnosticada com Hepatite C, acredito que já a tenho há mais de 20 anos. Também estou acima do peso e tenho esteatose hepática. Não sou hipertensa, nem tenho triglicérides, nem colesterol alto, nem diabetes, agora pergunto: posso tomar suplemento de ômega-3 ? Até porque com a presença da inflamação provocada pelo vírus da Hepatite C, preciso levantar minha imunidade, o que acredito que ajudará quando do tratamento.
    Esclarecendo que já faço dieta , mas tenho uma dificuldade muito grande de perder peso, pois fisicamente a fadiga provocada pela Hepatite, não me permite fazer exercício físico.
    Vou ficar no aguardo da sua resposta, mas agradeço a gentileza de me atender. Obrigada.

  163. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 08:36:16

    Olá Gisalus,

    Primeiro seu filho necessita de uma avaliação médica para realizar exames para verificar se ainda há um potencial de crescimento. Se tiver, além de suplementos e alimentação que devem ser sugeridos por um nutricionista, há também alguns tratamentos com medicações que o endocrinologista pode sugerir para otimizar o crescimento. Procure o quanto antes orientação, pois em questão de meses pode ser que haja a estagnação do crescimento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  164. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 21:32:34

    Olá Catarina,

    Pode consumir o ômega-3, mas não faça suplementações nutricionais sem indicação. Procure um profissional nutricionista que irá avaliar seu caso para definir doses e inclusive irá elaborar um plano alimentar também pensando em sua imunidade e na dificuldade de perda de peso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  165. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 21:16:18

    Olá Nando,

    Pode tomar cápsulas de ômega-3, pois não irá aumentar o ácido úrico. Em poucos meses já é possível observar os efeitos benéficos deste suplemento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  166. Comentário de Domingas | 24/02/2014 em 16:32:57

    Quero saber a quantidade em mg nas cápsulas de omega 3, a ser consumida diariamente por uma gestante

  167. VP
    Comentário de VP | 25/02/2014 em 11:49:44

    Olá Domingas,

    Para melhor avaliação da quantidade de qualquer suplemento, procure um nutricionista. Este profissional poderá orienta-la de forma individual e mais adequada.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  168. Comentário de Irecy Damasceno | 03/03/2014 em 10:20:50

    Bom dia Dra. Valéria,

    Tenho 55 anos e histórico de cálculo renal e dores nas articulações. Fui diagnosticada em 2000, 2003 e agora em 2014 com nível elevado de ácido úrico. Gostaria de saber se a ingestão de ácido linoleico extraído do óleo de cártamo (ômega 6) pode ter provocado esta última crise. Quero saber também se o óleo de peixe (ômega 3) é contra indicado para o meu caso.

    Desde já agradeço,

    Grande abraço

    Irecy

  169. VP
    Comentário de VP | 05/03/2014 em 15:03:06

    Olá Irecy,

    Para melhor indicação do uso de qualquer suplemento, procure um nutricionista. Este profissional poderá orienta-la com relação à dosagem e tipo de suplemento.

    Caso necessite de uma indicação, solicite uma busca de profissionais em sua região pelo email ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  170. Comentário de Rosana | 12/03/2014 em 20:43:51

    Ola Dr.Valéria

    Preciso de um orientação dietética para acido urico,colesterol e triglicerideos.
    Estou com os 3 altos.

    Abraços

  171. Comentário de Bruno | 12/03/2014 em 20:46:48

    Olá dra,

    Tenho gordura no fígado, além de colesterol e triglicerideos altos. Gostaria de saber se o consumo de capsulas de omega 3 afetará negativamente o meu fígado, aumentando a gordura.

    Desde já agradeço.

    Bruno

  172. Comentário de Rogério | 13/03/2014 em 10:51:04

    Bom dia Dra. Valéria,

    Tenho uma dúvida e gostaria de saber qual a sua opinião quanto a isso. Já ouvi falar diversas vezes, por conhecido e mesmo pesquisando na internet que os peixes não produzem o Ômega 3 em seu organismo, ele acumula o Ômega 3 de acordo com sua alimentação, e pelas informações que me deixaram com a dúvida, somente peixes selvagens de água gelada têm o ômega 3, ou seja, a maioria ou a quase totalidade dos peixes que consumimos no Brasil não tem o Ômega 3, pois ou são peixes de água não gelada ou peixes criados em cativeiro, essa informação procede?

  173. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 10:53:05

    Olá Rosana

    solicite uma indicação pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoa

  174. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:03:54

    Olá Bruno,

    Para melhor avaliação e prescrição de qualquer suplemento, procure um profissional especializado.

    Caso necessite de uma indicação de nutricionista, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  175. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 17:43:05

    Olá, Rogério!

    Os peixes da costa brasileira também possuem este ômega-3, mas a quantidade pode variar de espécie para espécie.

    Em relação aos peixes criados em cativeiro há um grande risco de contaminação por metais pesados, como o mercúrio, que pode causar efeitos prejudiciais à saúde, como danos ao cérebro e fígado.

    Um abraço,

    Valéria Paschoal

  176. Comentário de Marcia Nedda | 09/04/2014 em 10:39:52

    Olá,

    Gostaria de saber, Há alguma contraindicação na ingestão concomitante de semente de chia e o comprimido de ômega 3?

    obrigada,

    abraço.

  177. Comentário de Luanda | 23/04/2014 em 10:29:23

    Há alguma contra indicação de na suplementação de ômega 3 na Cirrose Hepática proveniente o consumo excessivo de álcool?

  178. Comentário de Vanessa | 27/05/2014 em 21:55:34

    Olá Dra. Valéria,

    Eu tenho alergia a crustáceos, eu posso tomar o suplemento de ômega 3?! Eu olhei o da marca da naturalis, o óleo de peixe ômega 3 e vi que nas advertências menciona que pessoas alérgicas não devem tomar. Há outro que posso tomar sem que haja prejuízo à minha saúde?!

    Abraço!

  179. VP
    Comentário de VP | 28/05/2014 em 12:59:41

    Olá Marcia Nedda,

    Não encontramos estudos que mostrem interferências na ingestão concomitante de chia e ômega3. De qualquer forma, acredito que seja interessante a avaliação dos objetivos para este consumo, por um nutricionista

    Para indicações, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  180. VP
    Comentário de VP | 28/05/2014 em 13:01:30

    Olá Vanessa,

    Acredito que seja interessante a avaliação por um nutricionista.

    O profissional nutricionista poderá, com base em seus sinais e sintomas, indicar o melhor produto para o caso.

    Para indicações, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  181. VP
    Comentário de VP | 03/06/2014 em 12:24:27

    Olá Luanda,

    Se a esteatose hepática é causada pelo consumo de bebida alcoólica é preciso abstinência alcoólica. O consumo de ômega-3 em dosagens equilibradas e individualizadas de acordo com cada caso, sob orientação de um nutricionista, pode ter efeito anti-inflamatório e antioxidante, auxiliando em quadros de esteatose não alcoólica.

    Ainda assim, o consumo sem orientação e em altas doses pode acentuar o acúmulo de triglicérides no fígado, por este motivo, a avaliação e acompanhamento de um profissional nutricionista é primordial.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»