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Goiaba: uma fruta que promete fortalecer nosso organismo

Matéria publicada na revista Vida Natural enfatiza o poder da goiaba no organismo humano – uma potente fonte de vitamina C (possui cinco vezes mais esta vitamina do que a famosa laranja). Por ser considerada um potente antioxidante, a vitamina C evita lesão das membranas celulares, combatendo a ação dos radicais livres, que por sua vez causam envelhecimento celular, favorecendo o aparecimento de diversas doenças.

O sabor e o valor nutritivo da goiaba podem variar de acordo com a variedade. Contudo, é considerada uma das mais completas e equilibradas frutas, no que diz respeito ao valor nutritivo. Entre os valores observados na análise nutricional, destacam-se os teores em proteínas, fibras, açúcares totais, cálcio, fósforo e potássio, além da vitaminas A e C. Os mais recentes estudos acrescentaram um elemento fundamental às propriedades nutricionais da goiaba vermelha: o licopeno, carotenóide que confere cor vermelha à polpa. É evidente que, quanto mais vermelha a fruta, maior o teor de licopeno. No Brasil, as condições de iluminação, solo, temperatura, entre outras, conferem à polpa da goiaba vermelha brasileira o mais intenso tom de vermelho.

Além disso, a goiaba apresenta diversos nutrientes interessantes em sua composição:
- Fibras: a presença de fibras nos alimentos é considerada imprescindível à saúde humana. A porcentagem de fibra úmida de ótima qualidade (de 3,0 a 6,0%) encontrada na goiaba faz com que a fruta se destaque como fonte deste elemento.
- Minerais: A importância do cálcio, fósforo e potássio para o organismo humano é amplamente difundida. O cálcio é elemento constituinte dos ossos, promove o equilíbrio das células, contribui para ativar enzimas e também na assimilação da Vitamina D; ainda tem ação na contração muscular, na transmissão do impulso nervoso, na coagulação do sangue e ação hormonal. O fósforo participa do desenvolvimento e endurecimento dos ossos e dentes e é elemento constituinte dos ácidos nucléicos e dos compostos ricos em energia. O potássio regula o equilíbrio de água no organismo, sendo que sua carência provoca fraqueza muscular e confusão mental. Constipação, redução de reflexos e ressecamento da pele também estão relacionados à falta deste nutriente no organismo. Os teores destes elementos na goiaba vermelha estão bastante equilibrados atingindo, sempre, índices médios a altos quando comparados a outras frutas.
- Vitaminas: Embora com destaque para as vitaminas A e C, a goiaba apresenta teores satisfatórios de vitaminas do complexo B, especialmente a Tiamina (B1), Riboflavina (B2) e Niacina. A Vitamina A, cuja deficiência é responsável pela xeroftalmia e cegueira noturna, reduz o risco de câncer de mama, próstata, útero, ataques cardíacos e derrames. As goiabas de polpa vermelha apresentam quantidades apreciáveis de Vitamina A e devem ser indicadas como importante fonte natural de suprimento.

A Vitamina C (ácido ascórbico), cuja deficiência provoca o escorbuto, é responsável pela redução do risco de câncer e ataques cardíacos e aumento da resistência a viroses. Os valores elevados desta vitamina encontrados na goiaba são bastante superiores aos das frutas cítricas, constituindo-se em importante fonte de ácido ascórbico.

O Licopeno, carotenóide recentemente pesquisado, que confere cor vermelha aos alimentos e presente na goiaba vermelha brasileira em elevados níveis, é poderoso antioxidante que mantém a juventude das células por mais tempo, previne vários tipos de câncer e de doenças degenerativas. Há pouco tempo, o alimento citado como fonte de licopeno era o tomate. Contudo, verificou-se que a goiaba vermelha brasileira oferece aproximadamente o dobro dos valores observados no tomate.

Para os que se preocupam com a saúde e com as calorias, segue uma dica: para ingerir a mesma quantidade de vitamina C, pode-se consumir uma goiaba de 43 kcal (ou dois copos do suco), em vez de 4 laranjas (um copo de suco) que somam 184 kcal, ainda enriquecendo a alimentação com fibras e pró-vitaminas que auxiliam na absorção das vitaminas C e B6, do cálcio e do licopeno e uma efetiva sensação de saciedade.

** Texto elaborado pela nutricionista Mayara Zagonel de Souza, aluna bolsista do curso de pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa)

28 Respostas para Goiaba: uma fruta que promete fortalecer nosso organismo »»


Comentário

  1. Comentário de mari jose | 17/06/2009 em 21:08:16

    Gostei bastante do teor das publicações e como autodidata em nutrição tenho encontrado muita dificuldade em encontrar artigos com alguma consistencia tecnica, sem que logo se descubra o produto que estão vendendo. pARABENS .

  2. Comentário de Marília Fernandes | 17/06/2009 em 22:22:21

    Olá Dra Valéria

    Sou nutricionista e preciso de uma indicação de um nutricionista clínico funcional para uma paciente que me procurou e apresenta alergia e reside em Arcoverde/interior de Pernambuco. Ela já foi ao alergista e este recomendou que ela procurasse um nutricionista. Caso vocês tenham alguém que eu possa recomendar, peço a gentileza de me enviarem o contato.

    Um grande abraço

    Marília Fernandes
    Nutricionista SP

  3. VP
    Comentário de VP | 18/06/2009 em 08:49:10

    Olá Mari,

    Ficamos muito felizes em poder contribuir com o nosso blog para os seus conhecimentos de Nutrição e Saúde!

    Estamos à diposição para solucionar dúvidas e receber sugestões!

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  4. VP
    Comentário de VP | 18/06/2009 em 09:39:20

    Olá Marília, como vai?

    Infelizmente não temos um contato direto de um profissional que atue nesta cidade. Entretanto, entre em contato com a empresa Nutricare (www.nutricarenatal.com.br ou (84)3206-3466), que pode lhe fornecer essa indicação.

    Esperamos ter ajudado.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  5. Comentário de Lívia | 30/06/2009 em 09:06:59

    Olá Valéria Bom dia!!!!

    A goiaba tem fama de para muitas pessoas prender o intestino, porque isso acontece, apesar de tanta fibra? Excluindo a hipótese da individualidade bioquímica existe na goiaba alguma substância que favorece de alguma maneira a constipação para muitas pessoas?

    Obrigada

    Parabéns pelo Blog! Sensacional!!!!

  6. VP
    Comentário de VP | 30/06/2009 em 12:21:50

    Olá Lívia,

    A goiaba é uma fruta que apresenta um teor bastante elevado de fibras. Por isso é essencial aumentar a ingestão hídrica associada ao consumo de fibras, para favorecer a saída do bolo fecal que fica aumentado com a presença de fibras.

    Não podemos nos esquecer da individualidade bioquímica que também pode explicar este acontecimento, pois esse sintoma pode ser relatado por alguns indivíduos, enquanto que para outros o consumo da goiaba não causa este sintoma.

    Obrigada pelo carinho e participação no blog!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de Thatiana | 20/08/2009 em 22:51:13

    Ola Dra Valeria, gostaria de uma ajuda …. Como funciona o Institute for Funcional Medicine? Vários profissionais nutricionistas funcionais são diplomados e eu tenho muito interesse.

    OBRIGADA

  8. VP
    Comentário de VP | 21/08/2009 em 10:30:45

    Olá Thatiana,

    Informações sobre o Institute for Functional Medicine você pode obter através do site: http://www.functionalmedicine.org.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  9. Comentário de Marcos | 15/09/2009 em 15:15:25

    O que eu quero saber, é se a goiaba tem mais vitamina C do que o limão.

  10. VP
    Comentário de VP | 22/09/2009 em 17:17:59

    Olá Marcos, como vai?

    De acordo com a tabela Food Composition and Nutrition Tables, o conteúdo de vitamina C em 100g de goiaba é de 273mg. Já no limão, em 100g, este conteúdo é de 53 mg.

    Devemos lembrar que o organismo absorve apenas 90mg de vitamina C de uma vez, ou seja, devemos sempre fracionar o consumo de alimentos fontes de vitamina C para garantir uma maior absorção.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de Wilson Barros | 29/10/2009 em 11:03:46

    Bom dia ,gostaria de saber se a goiaba precisa ser cozida para aumentar a absorção de licopeno como acontece com o tomate.
    Obrigado
    wilson

  12. VP
    Comentário de VP | 30/10/2009 em 11:51:01

    Olá Wilson, como vai?

    A biodisponibilidade do licopeno é afetada pela forma de preparo. Em geral, a configuração natural do licopeno nas plantas é todo-trans, a qual é pouco biodisponível. Quando ocorre exposição à altas temperaturas e luz e catalizadores, 7 ligações duplas podem ser isomerizadas à forma mono- ou poli-cis, menos estável, mas também mais solúveis e biodisponíveis. Portanto, o processamento térmico dos alimentos fonte de licopeno induz a sua isomerização, aumentando sua biodisponibilidade.

    Entretanto, sabemos que a aceitação da goiaba cozida pode não ser muito alta, pois a preferência pelo consumo da fruta in natura é maior. Uma opção interessante é fazer uma geléia de goiaba sem usar açúcar de adição, aproveitando o próprio açúcar da fruta, sendo uma opção saudável, saborosa e de fácil aceitação.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de wilson Barros | 04/11/2009 em 11:19:40

    Dra Valeria ,boa tarde!
    Obrigado pela sua resposta,ela já esclareceu a minha duvida por completo .
    Sucesso!
    att
    wilson

  14. VP
    Comentário de VP | 04/11/2009 em 13:03:10

    Wilson,

    Obrigada pelos votos!

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  15. Comentário de patricia | 23/07/2010 em 18:25:42

    OI, boa noite gostaria de saber se a goiaba tem enxofre.

  16. VP
    Comentário de VP | 26/07/2010 em 15:17:27

    Olá Patrícia,

    A goiaba apresenta enxofre em sua composição.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  17. Comentário de Marta Maria Sousa | 17/08/2010 em 17:54:15

    A goiaba faz algum mal para os rins?

  18. VP
    Comentário de VP | 20/08/2010 em 09:54:10

    Olá Marta,

    A goiaba parece não apresentar substâncias que possam prejudicar os rins em pessoas saudáveis.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  19. Comentário de Ivone Maria da Silva | 03/02/2012 em 15:00:11

    Dra. Valeria, boa tarde.

    Gostaria de me consultar com uma boa Nutricionista funcional, teria alguém pra indicar no bairro do Tatuapé?

    Grata.

    Ivone

  20. VP
    Comentário de VP | 10/02/2012 em 08:14:55

    Olá Ivone,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite indicação de um nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  21. Comentário de maria | 10/08/2012 em 13:03:36

    Olha fiquei impressionada com a goiaba , só tem coisas boas para o nosso organismo, parabéns pelas informações.

  22. VP
    Comentário de VP | 10/08/2012 em 17:53:45

    Olá Maria,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  23. Comentário de Lucivalda | 19/11/2012 em 20:05:37

    Eu agradeço muito por tanta informação epor saber sobre os benificios que a goiaba faz para nosso oganismo.

  24. VP
    Comentário de VP | 24/11/2012 em 19:48:13

    Olá Lucivalda,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  25. Comentário de cauane | 08/05/2013 em 22:24:49

    existe água na goiaba?quanto?

  26. VP
    Comentário de VP | 09/05/2013 em 17:21:46

    Olá Cauane,

    Sim, nos vegetais encontramos uma boa quantidade de água. A goiaba especificamente tem um teor de água na fruta in natura por volta de 85 a 87%.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  27. Comentário de José | 19/11/2013 em 17:16:21

    Olá !
    Quais são os tabus e crenças populares em torno da goiaba e qual o grau de veracidade dos mesmos?

    Parabéns pelo texto.

  28. VP
    Comentário de VP | 30/11/2013 em 13:26:09

    Olá José,

    Se você souber de algum tabu ou crença popular e queira saber se tem algum fundamento é só escrever para nós.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


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