VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

RELAÇÃO ENTRE CHOCOLATE COM PIMENTA & LIBIDO

De acordo com a matéria “Chocolate com pimenta”, publicada na Revista Vida Natural, tanto o chocolate quanto a pimenta se garantem sozinhos quando o assunto é despertar libido.

Cacau e chocolate têm sido aclamados por vários anos por seus possíveis efeitos na saúde, mas apenas recentemente, algumas destas alegações têm sido mais claramente identificadas e estudadas. Recentes estudos epidemiológicos e clínicos demonstraram que a suplementação de cacau e chocolate, ricos em flavonóides, podem exercer efeitos protetores sobre a oxidação do LDL, conhecido com colesterol ruim, o que diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alguns dos benefícios identificados no cacau rico em flavonóides incluem propriedades antioxidantes, diminuição da pressão sangüínea por meio da vasodilatação (induzida pela produção de óxido nítrico, uma vez que o cacau é rico em arginina, um aminoácido com função vasodilatadora), melhora da função endotelial, aumento da sensibilidade à insulina, modulação da função imunológica e inflamação.

Além disso, há relatos de que o chocolate liberta feniletilamina e serotonina no sistema humano, produzindo alguns efeitos afrodisíacos e melhora do humor. Essas substâncias também são capazes de aumentar a liberação de beta-endorfina, que por sua vez reduz a sensação de dor e provoca sensação de prazer e bem-estar. O cacau e chocolate foram notificados por exercer vários efeitos sobre a sexualidade humana, atuando principalmente como um eficaz afrodisíaco, aumentando o desejo sexual e melhorando o prazer sexual. Esses efeitos têm sido relacionados com a presença da feniletilamina, que é capaz de estimular o hipotálamo, induzindo sensações agradáveis, bem como afetando os níveis de dois neurotransmissores: 5-hidroxitriptamina e beta-endorfina no cérebro. Estes compostos químicos ocorrem naturalmente e são liberados pelo cérebro para o sistema nervoso em situações de felicidade e sentimentos de amor, paixão e/ou luxúria. Isto provoca uma rápida mudança no humor, um aumento na pressão arterial, um aumento na freqüência cardíaca e um incentivo desses sentimentos de bem-estar à beira da euforia que são normalmente associados com “estar apaixonado”.

Em outros estudos, o cacau tem sido relatado por conter várias substâncias químicas potencialmente psicoativas, tais como as aminas biogênicas simpatomiméticas e as metilxantinas, que apresentam ação estimulante semelhantes à dopamina e adrenalina. Também tem sido demonstrado que o chocolate e o cacau contêm N-aciletanolaminas insaturadas, que podem ativar os receptores canabinóides ou aumentar os níveis endocanabinóides e resultar em níveis crescentes de sensibilidade e euforia.

Embora o chocolate contenha substâncias químicas que estão associadas com sentimentos de felicidade, amor, paixão, luxúria e melhora do humor, os pesquisadores continuam a debater se deve ou não ser classificado como um afrodisíaco. Nesse sentido, o chocolate contém substâncias que aumentam energia, resistência, humor e sentimentos de bem-estar.

Em conclusão, os flavonóides do cacau e do chocolate são compostos vitais para a saúde humana, sendo isto evidenciado pela sua influência sobre um número de resultados relacionados com suas funções bioquímicas e fisiológicas no organismo, com potente efeito antioxidante, protetor cardiovascular, ainda modulador da função imunológica e inflamação.

** Texto elaborado pela nutricionista Juliana Geraix, aluna bolsista do curso de pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa)

13 Respostas para RELAÇÃO ENTRE CHOCOLATE COM PIMENTA & LIBIDO »»


Comentário

  1. Comentário de Lucas Rios | 03/06/2009 em 02:00:54

    Olá!
    Gostaria de saber se tem alguma informação sobre os princípios ativos da pimenta. É verdade que aumenta a libido? É verdade que possui efeito termogênico?

  2. VP
    Comentário de VP | 03/06/2009 em 10:40:27

    Olá Lucas,

    A pimenta tem sim alguns princípios ativos que estimulam a circulação e a vasodilatação, ajudam a vasodilatação do pênis e o relaxamento da vagina, podendo entrar na lista de possíveis alimentos afrodisíacos.

    Em relação à sua ação termogênica é decorrente do aumento da oxidação de gorduras que este alimento causa no sistema orgânico, consequentemente, possui o efeito termogênico mencionado.

    Espero ter esclarecido.

    Um Abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  3. Comentário de Mari | 09/06/2009 em 21:27:02

    Oi
    tenho uma dúvida em relação ao chocolate. Algumas marcas de chocolate amargo, contém gluten, mas a composição não tem derivados do trigo, cevada, centeio ou aveia, ou pode ser q os aditivos contem gluten?
    obrigada

  4. VP
    Comentário de VP | 10/06/2009 em 11:25:57

    Olá Mari,

    Há a presença de glúten nestes produtos não pela presença de algum ingrediente ou aditivo e sim por contaminação no próprio processo de fabricação, já que estes chocolates são fabricados no mesmo local em que há manipulação de outros produtos que contém glúten.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  5. Comentário de mari | 11/06/2009 em 13:14:07

    Então… se estivermos fazendo dieta com restrição de glúten, devemos evitar esses chocolates? Restando apenas as opções de chocolates importados!?
    Obrigada

  6. VP
    Comentário de VP | 15/06/2009 em 12:46:38

    Olá Mari,

    Se você tiver doença celíaca, não deve consumir produtos que contenham traços de glúten, pois mesmo com quantidades reduzidas você pode ter algum tipo de reação gastrintestinal.

    Caso você esteja fazendo uma dieta isenta de glúten por hipersensibilidade, esta restrição irá depender de qual fase você está. Caso você já tenha feito a eliminação total de glúten por um tempo determinado, e estiver na fase de rotação, você pode introduzir o chocolate e ir alternando o consumo de produtos com glúten uma vez a cada 3-4 dias, para que seu organismo não se hipersensibilize novamente. Caso você ainda esteja no período de eliminação total do glúten, você deve evitar o consumo de chocolate que tenha glúten em sua composição, até que você entre na fase de rotação.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de Pimenta | 29/07/2009 em 15:07:30

    Adorei seu blog…parabens!!!

  8. Comentário de Fátima Afonso Anciães | 19/12/2010 em 15:00:37

    Oi pessoal,
    Conforme resposta da Valéria Paschoal eu acho um absurdo o chocolate conter glúten por contaminação de outros produtos, sendo que a Anvisa deveria fiscalizar, pois o chocolate deveria ser fabricado separado dos demais produtos.Abraços.

  9. VP
    Comentário de VP | 20/12/2010 em 11:42:47

    Olá Fátima,

    Muitas vezes é complicado fabricar separado, pois seria preciso um investimento muito alto, sendo que desta forma é possível aproveitar uma fábrica e ambiente já totalmente estruturado. Além disso, é importante o fato de informarem que pode haver a presença de glúten, assim, pessoas altamente sensíveis e que apresentam doença celíaca podem prevenir um desconforto causado pelo mesmo. Mas claro que se houvesse essa possibilidade, ainda mais pessoas poderiam consumir o produto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  10. Comentário de Fátima Afonso Anciães | 20/12/2010 em 20:30:31

    Oi Valéria,
    Pela Anvisa há necessidades dos POPS, onde ao mudar a produção de qualquer tipo de produto há necessidade de higienizção de bancadas, equipamentos e utensílios para que não haja contaminação cruzada.Qual a sua opinião?.

    Abraços,
    Fátima.

  11. VP
    Comentário de VP | 25/12/2010 em 13:44:04

    Olá Fátima,

    Perfeito, isto deve ser feito com certeza. Lembrando que existem pacientes celíacos que não podem entrar em contato nem com traços de glúten, portanto, é prudente que produções sem glúten sejam realizadas em ambientes que não haja manipulação de produtos com glúten.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  12. Comentário de Eduardo Duarte | 20/12/2013 em 15:06:24

    Boa Tarde…gostaria de saber qual a quantidade de chocolate com pimenta tenho q ingerir diariamente para obter uma mudança significativa e mais ou menos em quanto tempo ja começo a perceber os resultados??…abrigado

  13. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 14:17:00

    Olá Eduardo,

    Como você pode perceber no texto, há uma série de fatores que influenciam a libido. Não há uma recomndação generalizada quanto à quantidade de chocolate e de pimenta recomendada. Procure um profissional nutricionista que poderá introduzir de forma balanceada estes alimentos em sua alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»