VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

Especiarias e Saúde - OS BENEFÍCIOS DA CANELA

A canela (Cinnamomum verum, C. zeylanicum) é um condimento utilizado por chineses há 4.000 anos e possui algumas propriedades muito interessantes para a saúde.

Um dos seus principais efeitos é a sua ação antimicrobiana, promovida pelo óleo essencial, mostrando-se efetivo contra Escherichia coli por exemplo, que é responsável por causar doenças como a colite hemorrágica, síndrome hemolítica urêmica e púrpura trombocitopênica trombótica. O óleo essencial da canela também inibe o crescimento de outras bactérias, como Aspergillus parasitucus, Clostridium perfringens e Bacteroides fragilis, reduzindo a produção de toxinas para o organismo. Para mostrar como é especial, ainda este óleo também torna alguns medicamentos mais efetivos no combate de bactérias. Inclusive, atualmente a canela começa a ser pensada como uma possibilidade de conservação de alimentos, já que inibe o crescimento de diversas bactérias.

Outro benefício da canela é o auxílio do controle da glicemia em diabéticos ou em indivíduos com resistência à insulina, que possuem maior risco de se tornarem diabéticos, ou mesmo no controle da glicemia de indivíduos saudáveis. Uma idéia seria adicionar a canela em pratos com alto teor de carboidratos, como, por exemplo, arroz e doces, pois a canela diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após ingestão de uma refeição.

Alguns estudos indicam também diminuição do colesterol e de triglicérides com o uso da canela, mas não é conclusivo, o que faz com que a canela possa ser utilizada como coadjuvante neste controle, mas não como terapia principal. Além disso, por ter ação antioxidante e antiinflamatória, há a possibilidade de outros benefícios para a saúde com a ingestão de canela, como a ação em doenças como a síndrome de ovário policístico, obesidade e em esclerose múltipla, assim como em outras doenças ainda não estudadas.

Combinando todos estes benefícios e o sabor e aroma que a canela pode trazer em nossa alimentação, esta especiaria pode e deve ser introduzida no dia-a-dia para auxiliar o bom desenvolvimento e funcionamento de nosso organismo!

298 Respostas para Especiarias e Saúde - OS BENEFÍCIOS DA CANELA »»


Comentário

  1. Comentário de Liliane | 20/04/2009 em 13:51:52

    Olá Dra Valéria!

    Gostaria de saber se a canela é fonte de cromo e por isso auxilia no controle da glicemia. Já lí isso e gostaria de confirmar esta informação.

    Obrigada e um grde abraço!

  2. VP
    Comentário de VP | 20/04/2009 em 17:25:19

    Olá Liliane,

    São poucos os estudos que avaliam os reais mecanismos de ação da canela no controle da glicemia. No entanto, estudos indicam que a canela possui polifenóis que promove aumento da sensibilidade a insulina pelo estímulo da sinalização intracelular. Esses efeitos foram relatados com o consumo de meia colher de chá ao dia.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Viviane | 01/05/2009 em 15:06:33

    Olá, Valéria.

    Gostaria de saber se ao utilizar a canela em pau em uma preparação o seu óleo essencial é extraído e se consegue os mesmos benefícios da canela em pó? Você sabe qual a quantidade de canela em pau seria necessário para conseguir os benefícios e qual a melhor forma de utilizar a canela em pau.?

    Obrigada.

    Abç,

  4. Comentário de juliana | 04/05/2009 em 21:35:53

    Olá Dra. Valéria
    a canela pode ser abortiva?
    se eu consumir até uma colher de chá por dia, posso correr riscos?

    obrigada

  5. VP
    Comentário de VP | 06/05/2009 em 13:20:33

    Olá Juliana,

    Não há comprovação nem que pode e nem que não pode. Portanto, a indicação nesta fase, seria continuar com a utilização da canela dentro de um uso culinário normal.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  6. VP
    Comentário de VP | 06/05/2009 em 13:57:40

    Olá Viviane,

    Sim, o óleo essencial é extraído durante a preparação e é possível conseguir os mesmos efeitos. Os estudos mostram resultado entre 1 a 6g da canela, seja em pó ou em pau, o que vai diferenciar é só o volume, mas o peso deve ser entre este intervalo.

    Você pode utilizar a canela na forma de chá, ou mesmo deixando de molho de um dia para o outro na água filtrada que também é uma opção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  7. Comentário de Rouze | 14/05/2009 em 14:30:59

    Dra. Valéria,

    Tenho me sentido muito cansada ultimamente por conta de uma pequena anemia já diagnosticado por médicos, venho fazendo uso de medicamento por indicação médica porém sem muita melhora, pos o cansaço e aparência de doente continuava.
    Só que ao fazer uso da canela com leite logo pela manhã venho me sentido bem, estou mais disposta,menos sonolenta e sem olheiras por conta do me sentir cansada, é possível que a canela possa ter dado essa melhora? Por favor responda o meu e-mail

    Um abraço

    Muita obrigada.

  8. VP
    Comentário de VP | 14/05/2009 em 14:49:15

    Olá Rouze, como vai?

    A canela pode estar trazendo este benefício para você caso você esteja apresentando picos de hiperglicemia, que é o excesso de glicose no sangue, pois a canela exerce este efeito. Porém, caso seja este realmente o quadro, o consumo de leite não é indicado, pois os estudos indicam que o leite apresenta efeitos no aumento das concentrações de insulina, o que, com o tempo, pode prejudicar na manutenção dos níveis adequados de glicose no sangue. Porém isto só poderá ser confirmado através de uma profunda análise de seus sinais e sintomas associados com exames bioquímicos, e assim uma orientação completa e personalizada pode ser realizada, indicada especialmente para você. Caso você tenha interesse, podemos indicar um nutricionista capacitado mais próximo de sua região que poderá ajudar você.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de sandra da silva | 24/05/2009 em 08:20:45

    Dra. Valéria

    Poderia me informar se o uso prolongado da canela em pó com mel, pode causar deficit na libido masculina?
    Reconheço que com o uso aumento da proteção pelo sistema imunologico, mas em contra partida observei esse deficit em uma pessoa antes muito ativa sexualmente.

    Sandra

  10. VP
    Comentário de VP | 25/05/2009 em 12:18:54

    Olá Sandra, como vai?

    Fizemos uma pesquisa científica e não encontramos estudos que relatem este tipo de efeito colateral com o uso da canela. Encontramos inclusive um estudo que indica o uso da canela como coadjuvante no tratamento da impotência sexual. Além disso, é necessário considerar a dose utilizada, pois para uso culinário, é utilizada baixas doses de canela.

    Portanto, é interessante que você faça uma profunda avaliação do paciente para verificar se existe algum outro possível fator que esteja causando este quadro de redução da libido, podendo ser até mesmo um componente psicológico. Caso você ainda tenha esta dúvida, suspenda o uso da canela e verifique a evolução do paciente. Devemos sempre levar em consideração a individualidade bioquímica no tratamento nutricional, portanto a canela, que para muitos é interessante em diversos aspectos, pode não ser tão interessante para o paciente em questão.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschaoal

  11. Comentário de Ana Aleoni | 31/05/2009 em 17:02:06

    Boa tarde,

    Ao ler o relato acima, de Sandra, fiquei surpresa ao tomar conhecimento de que a canela atua no sistema imunológico. Gostaria de mais informações a respeito e se o uso deve ser somente quando a canela for cozida com os alimentos e por quanto tempo pode-se cozê-la sem perder as propriedades. Pode-se fazer uso diário da canela em pó sob banana cozida ou assada? Gostaria de receitas com uso de canela em pó ou pau. Muito obrigada.

    Ana

  12. VP
    Comentário de VP | 01/06/2009 em 15:35:23

    Olá Ana, como vai?

    A canela exerce um efeito imumomodulador por diversas ações. Uma delas é seu efeito antimicrobiano, reduzindo a produção de toxinas para o organismo, reduzindo assim o estímulo imunológico. Estudos indicam ainda que o cinamaldeído presente na canela inibe a secreção de citocinas pró-inflamatórias como a IL-1 e TNF-alfa, reduzindo também o estímulo imunológico, evitando assim uma sobrecarga deste sistema.

    Em relação a cocção e suas propriedades, ainda não existem estudos que estabeleçam esta relação, pois a maioria dos estudos utilizam o extrato da canela em sua metodologia. Porém, de acordo com os resultados apresentados, verifica-se que a adição da canela em preparações da nossa rotina culinária é uma estratégia interessante para produzir efeitos benéficos à nossa saúde.

    Assim que tivermos novas receitas com o uso da canela postaremos no blog para que você possa incorporar à sua rotina alimentar!

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de Etelvina | 06/07/2009 em 10:26:17

    Amei estes comentarios a respeito da canela, eu vou usar exclusivamente para combater a diabete e anemia, e tambem para perder peso.
    Como devo usar?

    Muito obrigado desde já

    Adorei essa ideia, pois eu amo o sabor da canel

  14. VP
    Comentário de VP | 06/07/2009 em 11:20:42

    Olá Etelvina, como vai?

    Ficamos muito satisfeitos que este blog está sendo proveitoso para nossos visitantes!

    Sobre o uso da canela para o tratamento do diabetes, anemia e perda de peso, não podemos utiliza-la apenas e não promover outras alterações na rotina alimentar. Diversos outros alimentos e nutrientes são essenciais para promover um organismo em equilíbrio, e assim obter saúde e qualidade de vida. Caso você tenha interesse, podemos indicar um nutricionista capacitado que atue mais próximo de sua região.

    Em relação ao uso da canela, ainda não existe um consenso sobre sua utilização, pois os estudos a utilizam em forma de extrato, manipulados em cápsulas. Na prática clínica, sugerimos que esta especiaria seja inserida como parte de uma alimentação saudável, podendo ser utilizada para como forma de dar mais sabor aos chás, além de polvilhas em frutas, etc.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  15. Comentário de Vlademir | 09/07/2009 em 12:12:48

    Olá Dra. Valéria Paschoal

    Eu passei a fazer uma vitamina diária e gostaria muito saber se os princípios
    ativos de cada alimento é realmente absorvido pelo organismo, ou seja, se
    o ativo de um não impede o outro.

    ingredientes:

    01 copo de leite integral
    01 colher de sopa de mel de abelha
    02 colheres de sopa de aveia
    01 colher de sopa de linhaça
    01 colher rasa de canela em pó

    Aguardo resposta e muito obrigado

  16. Comentário de vlademir | 09/07/2009 em 12:14:18

    Desculpe, na vitamina citada também coloco uma banana prata.

    Grato

  17. Comentário de Raquel | 09/07/2009 em 12:23:28

    Eu gostei muito os comentarios sobre a canala,Gostaria de saber onde posso encontra o extrato de canela, e conhecer algumas receitas para melhorar minha qualidade de vida, estou em busca de alguma substância para baixar a gicose que atualmente está em 284mg/dl.

  18. VP
    Comentário de VP | 14/07/2009 em 12:19:33

    Olá Vlademir, como vai?

    A vitamina diária que você está ingerindo pode ser muito interessante, pois o mel tem ação ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante, e é rico em vitaminas, minerais e flavonóides. A aveia é interessante pelo seu teor de fibras e beta-glucanas, que auxiliam na redução do colesterol do sangue. A linhaça também é uma fonte interessante de fibras, além de ômega-3, que possui uma importante ação anti-inflamatória. A canela também tem ação antimicrobiana, hipoglicemiante e na redução do colesterol, conforme citado acima. A banana é um alimento interessante pelas vitaminas e minerais que apresenta.

    No entanto, recomendamos que você tome cuidado com a ingestão excessiva de leite, pois algumas pessoas podem ter uma hipersensibilidade à proteína do leite, que pode promover o desenvolvimento de quadros alérgicos, dentre outras alterações no metabolismo, como acne, alterações da insulina, entre outros. Portanto, é interessante uma avaliação individualizada de um nutricionista capacitado, que poderá lhe indicar os alimentos específicos que são benéficos para você.

    Lembre-se que acima de tudo, a variedade dos alimentos é essencial, então incorpore à sua vitamina frutas diversas, e outras sementes, como castanha, farinha de arroz, a biomassa da banana verde (conforme mencionado também em nosso blog), pois assim você estará ingerindo diversos nutrientes que são essenciais para a manutenção de células saudáveis e consequente saúde e qualidade de vida.

    Qualquer dúvida entre em contato novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  19. VP
    Comentário de VP | 14/07/2009 em 12:24:19

    Olá Raquel,

    O extrato de canela deve ser manipulado em farmácias, através de prescrição de um nutricionista ou médico.

    Entretanto, para reduzir a glicemia, existem outras diversas estratégias que podem auxiliá-la. Lembre-se que uma alimentação saudável associada a hábitos de vida saudáveis é a receita fundamental para garantir bons resultados. O uso da canela é indicado como uma terapia coadjuvante neste processo.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional capacitado que poderá lhe oferecer orientações específicas para o seu caso, promovendo uma redução efetiva da glicemia, associando a saúde e qualidade de vida.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  20. Comentário de eunice amatti molina | 15/07/2009 em 15:24:51

    por favor, todas as noite eu tomo um copo de leite quente com canela em pau.
    Fiquei preocupada com o que lí, será que devo parar, sempre sofrí de insônia, isto me ajuda ou piora o quadro, mudo de horário ao tomá-lo pois só é desta maneira que tomo leite, não consigo tomá-lo com café por exemplo. Por favor, me mande resposta pelo meu e-mail,
    Agradeço imensamente se poder me esclarecer

    Obrigada Dr. Valéria Paschoal

  21. VP
    Comentário de VP | 15/07/2009 em 17:25:12

    Olá Eunice, como vai?

    Neste caso é interessante que você faça mesmo um teste, evitando o consumo do leite com canela antes de dormir por um determinado período, e preste atenção na qualidade do seu sono neste período.

    De qualquer forma, seria interessante você fazer uma avaliação completa com um profissional capacitado, que poderá identificar se o consumo de leite pode não ser benéfico para você, dentre outras mudanças na sua alimentação que podem lhe trazer mais saúde e qualidade de vida, como a melhora do seu sono. Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região.

    É importante lembrar que o consumo de leite e derivados diariamente não deve ser obrigatório pelo seu conteúdo de cálcio, pois diversos outros alimentos contém quantidades interessantes de cálcio, e são inclusive melhores absorvidos, como o brócolis, a couve, o tofu, dentre outros. Diversos estudos que o consumo crônico de leite e seus derivados está associado com diversos sintomas característicos de hipersensibilidade, como a resistência a insulina, doenças respiratórias, articulares, etc.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  22. Comentário de eunice amatti molina | 16/07/2009 em 12:27:40

    Dra. Valéria muito obrigada por sua atenção, se for possível gostaria mesmo que me indicasse um profissional perto de minha casa. Moro em São caetano do sul- São Paulo

    Abraços

  23. VP
    Comentário de VP | 17/07/2009 em 11:50:32

    Olá Eunice, como vai?

    Temos o contato de um profissional com especialização em Nutrição Funcional que realiza atendimento na região de Santo André. Por favor entre em contato com a Dra. Barbara Rescalli Sanches pelo e-mail rescalli.barbara@gmail.com.

    Se precisar de mais alguma coisa entre em contato conosco.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  24. Comentário de ana julia da silva | 22/07/2009 em 14:50:35

    Olá Dra. Valéria , minha mãe é portadora de diabete 2 e cada dia que passa emagrece mais e mais,procuro estar sempre fazendo remédios caseiros para ela , agora li sabre a canela e achei otimo.Gostaria de saber se posso estar fazendo um suco de batata yacon e canela para ela tomar,pois ela ja anda comendo a batata.
    Queria saber também se pode me ajudar neste outro problema,meu marido tem hipotireoidismo e seu desempenho sexual esta cada vez mais baixo,ja pesquisei e sei que esta doença diminui a libido do paciente,mas há alguma maneira natural de reverter este quadro?
    Desde já agradeço e aguardo um retorno, por favor me responda.

  25. VP
    Comentário de VP | 22/07/2009 em 17:23:07

    Olá Ana Julia,

    A combinação do uso da batata yacon com a canela pode ser uma ótima opção para indivíduos com diabetes tipo 2, pois estes dois alimentos promovem um melhor controle da glicose sanguínea através da melhora da sensibilidade da insulina à ação da glicose, aumentando sua capacidade de retirar a glicose do sangue e levá-la aos tecidos. Porém, é importante sempre fazer um controle da glicemia para verificar se o consumo desses determinados alimentos não promove uma redução muito grande na concentração da glicemia do sangue, portanto um acompanhamento com o endocrinologista e nutricionista é essencial para garantir a melhora da sua mãe.

    Em relação ao hipotireoidismo e a libido, a redução do desempenho sexual pode estar associada sim devido a uma redução na produção dos hormônios masculinos que estão envolvidos neste processo. Neste caso, é interessante que seu marido seja acompanhado por um endocrinologista e um nutricionista, que irão realizar uma avaliação completa laboratorial e de sinais e sintomas para verificar quais são as melhores condutas a serem adotadas para o tratamento do hipotireoidismo e reduzir assim as alterações associadas a esta doença, como neste caso a libido sexual alterada.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar o contato de um nutricionista que atue mais próximo de sua região.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  26. Comentário de Ana Cristina Costa de jesus | 31/07/2009 em 22:37:41

    Olá . Gostaria de uma receita para emagrecer com a canela . Posso tomar com leite desnatado pela manhã? Ficarei anciosa esperando a resposta.

  27. VP
    Comentário de VP | 02/08/2009 em 23:08:06

    Olá Ana Cristina, como vai?

    A canela pode ser um alimento interessante a ser incorporado na alimentação de quem quer perder peso, mas também de qualquer pessoa que procura saúde e qualidade de vida, devido aos seus efeitos benéficos à saúde que relatamos no texto.

    Portanto, você pode utilizar a canela em diversas preparações, mas não como única estratégia para emagrecer. A obesidade tem diversas causas, e diversas estratégias na alimentação devem ser abordadas em conjunto, para promover um reequilíbrio do organismo, e assim promover a perda de peso com saúde.

    Quanto ao leite, não existe uma restrição em relação ao consumo de seu produto desnatado. Porém, devemos lembrar que pessoas com intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite devem tomar cuidado com sua ingestão, pois um consumo crônico pode levar a alguns sinais e sintomas de hipersensibilidade. Portanto, mais uma vez destaca-se a importância de uma avaliação nutricional completa e individualizada, para identificar quais são as melhores estratégias e os melhores alimentos que devem ser utilizados para garantir sua saúde e qualidade de vida, e consequente perda de peso.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar uma nutricionista que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  28. Comentário de Rosario Bazar | 07/08/2009 em 04:21:10

    Respeitada Dra. Valeria Paschoal,

    Li, com bastante interesse, os comentarios que se fazem a volta dos beneficios da canela.
    Sou um diabetico do tipo 2 desde 1995 e a minha situacao esta sob controle medico.
    Gostaria de saber como tomar meia colher de cha de canela por dia, se antes ou depois de alguma refeicao.

    Cordiais saudacoes.

    Bazar.

  29. VP
    Comentário de VP | 07/08/2009 em 10:09:49

    Olá Bazar, como vai?

    Na verdade esta recomendação foi realizada pelos estudos científicos, que encontraram um efeito positivo com esta dose de canela. Mas é importante lembrar que o controle da glicose sanguínea pode ser realizado por diversas outras estratégias relacionadas à alimentação, como a redução do consumo de doces e demais produtos refinados, aumento do consumo de cereais integrais, ingestão de peixes, etc.

    O interessante é que você incorpore um pouco de cada estratégia na sua alimentação diária, tornando-a mais saudável e benéfica para o controle do diabetes. A canela pode ser incorporada em diversas preparações, como por exemplo a adição de um ramo em chás para conferir maior sabor, o uso do pó em cima de frutas assadas como sobremesa, etc. É importante lembrar que a canela não deve ser consumida em jejum, em que os níveis de glicose estão baixos e assim pode ocorrer uma redução desses níveis ainda maior e causar sintomas indesejáveis.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  30. Comentário de Mariana Pereira | 10/08/2009 em 08:05:12

    EXISTEM CAPSULAS DO ÓLEO DA CANELA EM PÓ?
    CASO POSITIVO QUANTAS POSSO TOMAR AO DIA?

  31. VP
    Comentário de VP | 10/08/2009 em 11:57:55

    Olá Mariana,

    Atualmente, as farmácias de manipulação podem utilizar o extrato seco da canela, que contém maior quantidade dos princípios ativos. Entretanto, o seu uso deve ser feito exclusivamente sob a supervisão de um nutricionista ou médico e, além disso, as farmácias só o manipulam com a prescrição destes profissionais.

    Portanto, recomendamos que a ingestão de canela seja realizada como parte de uma alimentação saudável (adicionando aos chás, frutas, sobremesas, etc.)ou então que recomendações de dosagens maiores seja feita por um profissional capacitado. Caso você tenha interesse, podemos indicar um nutricionista que atue mais próximo de sua região.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  32. Comentário de Açucena | 10/08/2009 em 14:05:06

    Drª Valéria, MInha filha descobriu a rama de canela no armário e têm recorrido a ela como mordedor para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes. Ela tem 2 anos. Às vezes esmigalha a rama e cospe. outras vezes, engole depois de mastigar. Existe alguma restrição qto ao uso dessa maneira por bebês ou ainda pode ter algum benefício?

  33. VP
    Comentário de VP | 10/08/2009 em 14:51:03

    Olá Açucena, como vai?

    Não existe uma restrição quanto ao uso culinário da canela para a saúde, e seu consumo pode ser benéfico diante das propriedades que a canela apresenta, conforme destacamos no texto.

    Sendo assim, é interessante verificar se o consumo da canela não está sendo abusivo, e assim, substituir a rama de canela por algum outro alimento que traga este conforto para ela, pois a canela não apresenta efeito analgésio, e portanto, existe a possibilidade do conforto ser promovido pelo esforço mecânico associado ao ato de morder a rama da canela. Sendo assim, tente oferecer alimentos que ela faça essa mesma força mecânica para avaliar se traz o mesmo conforto a ela. Assim, sua filha vai ter este benefício associado à ingestão de outros alimentos e nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento adequados.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  34. Comentário de camila | 12/08/2009 em 16:46:13

    Olá Valéria vi seu comentário sobre farinha de arroz, qual os beneficios desse alimento?
    Grata

  35. VP
    Comentário de VP | 13/08/2009 em 08:43:55

    Olá Camila,

    A farinha de arroz é interessante pois é isenta de glúten, e pode ser uma alternativa interessante para substituir a farinha de trigo, que contém glúten e, portanto, deve ser evitada por pessoas com doença celíaca ou hipersensibilidade ao glúten.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  36. Comentário de REGINA LUCIA | 16/08/2009 em 00:12:45

    Oi Dra. Valéria Paschoal me informe da gestão de Canela X Cáfé (sem açucar)me trás algum beneficio ou se tem alguma restrição, pois eu tomo café c/ canela em média de 3 a 4 vezes ao dia pq eu gosto.
    Também evito o açucar a varios anos mesmo antes de tomar cafe c/ canela já tomava café sem açucar. Até q um dia tomei com canela e adorei.

  37. Comentário de camila | 18/08/2009 em 18:07:56

    outra duvida em relação ao gluten.vc fala muito da sensibilidade ao gluten e nas crianças antes de um ano com historia de dermatite na familia, vc recomenda bolacha e pão, o que dar nessa fase? sem gluten?grata

  38. VP
    Comentário de VP | 20/08/2009 em 06:54:22

    Olá Regina Lúcia,

    A canela tem vários benefícios como o efeito antibacteriano, controle da glicemia, resistência à insulina, além de ser antioxidante e antiinflamatório, portanto, consumir a canela por si só pode trazer benefícios à saúde.

    Como auxilia no controle da glicemia, talvez você possa não se sentir bem consumindo a canela sem nenhuma fonte de carboidrato (açúcar, torrada, pão integral, etc.). Se não for o caso, não há problema do seu consumo somente com o café.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. VP
    Comentário de VP | 20/08/2009 em 10:40:52

    Olá Camila,

    Você pode utilizar ao invés do trigo e da farinha de trigo e outros produtos que contenham glúten, uma variedade de alimentos, por exemplo: araruta, fubá, batata, fécula de batata, polvilho doce e salgado, tapioca, maisena, inhame, mandioca, trigo sarraceno, arroz, etc.

    Hoje em dia já é Possível encontrar produtos e farinhas variadas sem glúten em lojas de produtos naturais. As opções são muitas, o que acontece é que estamos muito acostumados com o mais comum e não pensamos nestas outras alternativas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  40. Comentário de Joaquim Almeida de Oliveira | 29/08/2009 em 13:30:04

    Dra. Valéria,

    Eu já utilizo a canela no capuccino que tomo uma vez ao dia, em pequena quantidade. Dessa maneira, ela pode trazer algum benefício ao meu organismo ou será preciso utilizar o mínimo recomendado (uma colher de chá?).
    Gostaria que alguém me informasse onde conseguir comprar canela em pó a granel, com melhores preços.

    Abraços!

    Joaquim Almeida

  41. Comentário de karina | 31/08/2009 em 10:11:14

    Gostaria de saber,se o uso da canela com ovo,esta certo ou não,se tem algum problema usar desta maneira?Por que faço gemada e coloco a canela em pó.

  42. VP
    Comentário de VP | 01/09/2009 em 11:46:52

    Olá Joaquim, como vai?

    A adição da canela a diversas preparações culinárias pode ser sim muito interessante para a saúde, devido aos seus diversos benefícios conforme apontado anteriormente. Porém, como ainda não existe um consenso sobre a dosagem ideal para garantir seus benefícios com segurança, recomendamos sempre que seu consumo seja de forma culinária e não de forma terapêutica. São essas mudanças associadas a outros hábitos alimentares adequados que irão promover em conjunto os diversos efeitos benéficos a saúde que desejamos.

    Em relação a local de compra da canela, procure sempre os mercados municipais ou zonas cerealistas mais próximas de sua região, onde você pode encontrar produtos de qualidade com preço interessante.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  43. VP
    Comentário de VP | 01/09/2009 em 11:49:40

    Olá Karina, como vai?

    Não há problema algum em adicionar a canela às preparações a base de ovo. Entretanto, vale lembrar que você deve tomar cuidado com o consumo da gemada devido ao risco de contaminação do ovo cru. O ideal é sempre ingerirmos o ovo em preparações que utilizem cocção, pois o cozimento promove a morte de bactérias como a Salmonella.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  44. Comentário de JOSÉ VIEIRA JR | 03/09/2009 em 10:02:24

    Dra. Valéria, Bom dia!

    Em primeiro lugar, parabéns pela disposição e pelo desprendimento em ajudar as pessoas neste site.

    Bom, lendo sobre os efeitos e as propriedades da canela, tive uma dúvida: a canela teria alguma influência na pressão arterial?

    Questiono neste sentido pois há 1 semana pasei a consumir, diariamente, 3 bananas com mel e canela em pó e gostaria de saber se há algum problema neste sentido.

  45. VP
    Comentário de VP | 03/09/2009 em 10:21:48

    Olá José, como vai?

    Existem poucos estudos ainda sobre os efeitos da canela na pressão arterial. Entretanto, os estudos já verificaram uma redução significante da pressão arterial sistólica quando ingerido o extrato da canela, o que pode ser uma estratégia interessante para pacientes hipertensos e com síndrome metabólica.

    Entretanto, o uso culinário da canela, como parte de uma alimentação saudável, como você está utilizando, promove um efeito menor por não ser uma dose concentrada como a do extrato, e pela ingestão diária ser menor. Porém, é um alimento interessante a ser incorporado na alimentação, e associado a outros hábitos saudáveis, pode promover diversos efeitos benéficos.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  46. Comentário de marisa | 06/09/2009 em 00:03:44

    BOA NOITE DRA. VALÉRIA.

    ADOREI TER ENCONTRADO ESTE SITE, SUAS RESPOSTAS SÃO SIMPLES E CONCLUSIVAS. POR ISSO GOSTARIA DE TIRAR DUAS DÚVIDAS SOBRE A CANELA. 1º SE NÃO PROVOCA A PREÇÃO ALTA,2º SE A CANELA É UMA ALTA FONTE DE CALCIO, SE ISSO FOR VERDADEIRO NÃO DEVERIA SEU USO SER MAIS CAUTELOSO?

  47. Comentário de dalia | 07/09/2009 em 00:28:54

    Dra.Valéria,
    agradeço suas explicações.Leio-as todas.
    Gostaria de maior esclarecimento sobre o efeito da canela na pressão arterial.Tomei por algum tempo canela com mel para redução do colesterol e,coincidentemente,minha pressão arterial que sempre foi baixa,subiu,sem aviso prévio. Fiquei com a impressão de que foi a canela que provocou este descontrole.
    Obrigada pela atenção

  48. VP
    Comentário de VP | 08/09/2009 em 12:01:05

    Olá Marisa,

    Não há estudos que mostrem que a canela aumente a pressão arterial, há estudos, apesar de poucos mostrando um possível controle da pressão arterial com o uso da canela.

    Referente ao cálcio, realmente a canela é boa fonte de cálcio, mas a dosagem usada é pequena, portanto, não precisa ter uma preocupação quanto a isso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. VP
    Comentário de VP | 08/09/2009 em 12:05:15

    Olá Dália,

    Como foi dito, há poucos estudos sobre canela e hipertensão, seria necessário mais estudos para uma confirmação, mas o que temos hoje em dia é que a canela poderia inclusive ser benéfica para a pressão arterial e não o contrário.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  50. Comentário de Valeria | 18/09/2009 em 22:51:08

    Dra.Valéria,

    A minha mae tomou por quase 1 ano, mel com canela numa xícara de água. Ela teve uma infeccao urinaria, que ja’ foi curada com antibiotico. Mas ela esta’ se sentindo fraca, tem enjoos e se senti como se alguem estivesse sulgando as suas energias. Eu li que a canela inibe o crescimento de bacterias. Entao porque a minha teve uma infeccao urinaria? A senhora tambem pode me responder se esse mal estar que a minha mae esta’ sentindo, pode ser da canela com mel que ela tomou por muito tempo?

    Obrigada pela atenção.

  51. VP
    Comentário de VP | 28/09/2009 em 14:08:04

    Olá Valéria,

    Apesar de a canela inibir crescimento bacteriano, só o consumo dela não garante que o indivíduo não vai ter nenhum tipo de infecção para o resto da vida, até porque é preciso uma alimentação equilibrada para que o sistema de defesa funcione adequadamente.

    Uma boa alimentação também vai garantir não apenas o funcionamento do sistema de defesa, assim como irá melhorar toda a questão de falta de energia que sua mãe pode estar sentindo.

    Entretanto, vale a pena a sua mãe procurar um nutricionista e um médico para fazer um check-up e fazer uma reeducação alimentar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  52. Comentário de José Vieira Jr. | 01/10/2009 em 18:12:05

    Dra. Valéria, Boa Noite!

    Agradeço muito pelos esclarecimentos anteriores, o que demosntra que eu estou no caminho certo (alimentação saudável).

    Volto a este blog, no entanto, para realizar mais uma indagação: todos os dias caminho (com pequenas corridas) por uma hora e, quando retorno da caminhada, tomo uma “vitamina” composta por leite de soja (enriquecido com cálcio e vitamina a), duas bananas pratas, mel e meia cenoura.

    Acontece que algumas pessoas já me falaram que eu posso estar consumindo muita vitamina a, que isso, ao contrário de ser benéfico para minha saúde, poderia me prejudicar.

    Sei que este espaço tem como proposta debater sobre “os benefícios da canela”, no entanto, tenho esta dúvida e gostaria muito, se possível, contar com sua ajuda para saber se estou consumindo alguma coisa em demasiado.

    Obrigado, mais uma vez, pela atenção!

  53. VP
    Comentário de VP | 02/10/2009 em 10:35:18

    Olá José Vieira,

    Não existe problemas em consumir esta quantidade de cenoura ao dia, pois não é uma quantidade suficiente para causar uma hipervitaminose A. O que não podemos esquecer, é que nosso organismo necessita diariamente de 44 diferentes nutrientes e compostos bioativos, que irão nutrir nossas células e garantir que nosso organismo irá funcionar em harmonia.

    Sendo assim, é interessante que você faça uma variação nessa vitamina que você ingere, associado a outros hábitos saudáveis ao longo do dia. Intercale a bebida de soja com suco de frutas e água de coco, coloque 2 tipos de frutas diariamente, e você pode ainda colocar algumas sementes, como a linhaça, uma granola, por exemplo.

    Dessa forma, sua vitamina irá ficar muito nutritiva, e você estará ingerindo nutrientes que são muito importantes para seu organismo. Lembre-se que esses 44 nutrientes não encontramos em um único alimento, por isso que a variação é tão importante, ou seja, para que sua alimentação diária seja balanceada, você precisa consumir diferentes alimentos ao longo do dia.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço e obrigada pela participação!

    Dra. Valéria Paschoal

  54. Comentário de Carlos Alberto | 21/10/2009 em 15:25:38

    Dra.Valéria

    Meu caso é diferente, pois tenho glicemia de jejum em torno de 96/101, todos os dias faço as medições, colesterol LDL 145, HDL 34, triglicerideses 85(Faço exames trimestrais). MInha alimentação é feijão+soja, arroz e muita fruta, verdura, legumes, carne como uma vez por semana e em pequena quantidade. Faço caminhada na hora do almoço por pelo menos 40 minutos e à tarde faço uma corrida de 1 hora e quando faço a medida de glicemia é 99/100, tanto faz medir antes e depois.
    Será que a canela poderá ajudar a baixar a glicemia para níveis 80/90

  55. VP
    Comentário de VP | 22/10/2009 em 11:58:32

    Olá Carlos Alberto,

    A canela pode sim auxiliar no controle glicêmico, porém devemos lembrar que existem outros alimentos que podem auxiliar na redução da glicemia e, portanto, muitas vezes uma combinação de estratégias torna-se mais eficaz.

    Uma avaliação completa e individualizada de seus hábitos alimentares e de vida é essencial para identificar quais são essas melhores estratégias, pois você pode seguir uma alimentação balanceada, mas mesmo assim estar com alguma deficiência nutricional importante que pode auxiliar no controle da glicemia, como por exemplo o cromo, um mineral presente em cereais integrais, que é essencial para promover a efetividade da insulina e a entrada da glicose na célula. Sendo assim, uma orientação nutricional realizada por um nutricionista funcional é muito importante para garantir melhores resultados para o seu caso.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional capacitado que atue mais próximo de sua região.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  56. Comentário de Teresa | 23/10/2009 em 21:49:49

    Sofro de SII (Sindrome do Intestino Irritável). Estou em tratamento com a gastro, mas gostaria de saber se usar o mel com a canela seria bom? O meu intestino é completamente solto. Agora está mais sobre controle, depois da medicação. Porém, as fezes não tem consistência e fico preocupada com isso. Gostaria de uma orientação sua.
    Aproveito para agradecer estes diversos esclarecimentos que nos dispensa.

  57. Comentário de adriana | 23/10/2009 em 23:56:29

    aDORO COMER CANELA EM RAMA, AS VEZS TENHO QUE ESCONDER DAS MINHAS VISTAS SÓ P/ NÃO DEVORAR TUDO, SERÁ QUE FAZ ALGUM MAL. OBRIGADA.

  58. VP
    Comentário de VP | 25/10/2009 em 19:16:06

    Olá Adriana, como vai?

    Devemos lembrar sempre que os alimentos devem ser ingeridos como parte de uma alimentação equilibrada, ou seja, em suas devidas proporções adequadas. Os estudos sobre os efeitos tóxicos da canela ainda são escassos, porém algumas evidências já indicam que ela pode ser abortiva em altas dosagens, porém sabemos que o uso culinário da canela não oferece riscos deletérios à saúde, muito pelo contrário, só traz benefícios!

    Portanto, utilize a canela e outras ervas como parte de sua alimentação saudável e equilibrada, fazendo assim com que seu organismo só obtenha resultados positivos com este hábito!

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  59. VP
    Comentário de VP | 27/10/2009 em 09:42:07

    Olá Teresa,

    Não há indicação nem contra-indicação do uso de mel e canela na Síndrome do Intestino Irritável (SII). Muitas vezes os pacientes conseguem melhoras do quadro da SII quando fazem restrição de alguns alimentos que podem desencadear uma hipersensibilidade alimentar. Os alimentos mais comuns são os laticínios, os grãos como a soja e produtos com glúten (a base de trigo, centeio, cevada, aveia e malte).

    Obrigada pelas palavras.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  60. Comentário de João Paulo Marques | 19/11/2009 em 14:48:13

    Boa tarde Dra. Valéria Paschoal.

    Tenho o colesterol muito elevado, já experimentei o mel com a canela, mas é uma coisa intragável de tomar. Será que estou a proceder de forma correcta.

    Gustava que me descrevesse todos os passos para efectuar essa mistura e quando posso tomar. De manhã em jejum ou à noite?

    O meu muito obrigado.

    João Paulo Marques

  61. VP
    Comentário de VP | 24/11/2009 em 16:59:13

    Olá João Paulo, como vai?

    Você pode adicionar a canela em diversas preparações no seu dia-a-dia, como por exemplo, como tempero nos chás (você adiciona 1 rama de canela em sua xícara), em cima de frutas frescas e assadas (banana, abacaxi), e ainda em vitaminas (você pode adicionar bebida a base de soja, frutas frescas, mel, a canela, água de coco, oleaginosas, etc). O ideal é que você faça esses testes e vá incorporando em sua rotina alimentar, pois não existe uma recomendação específica para dias e horários do consumo da canela.

    É importante lembrar que existem diversas estratégias nutricionais que garantem efeitos positivos na redução do colesterol. Uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada, rica em alimentos que comprovadamente tem ação na redução do colesterol, deve ser realizada com acompanhamento de um profissional capacitado. Caso você tenha interesse, podemos indicar o contato de um nutricionista funcional que atue mais próximo de sua região, para que faça esse acompanhamento adequadamente e indique as melhores estratégias para o seu caso.

    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  62. Comentário de seni | 12/01/2010 em 10:11:27

    Drª Valéria,

    Tomei um chá bastante forte de canela (cerca de 100g canela em pau e 100g canela em pó para uma xicara de água). Que efeitos posso esperar para minha saude?

    Parabéns pelo blog.
    Seni

  63. VP
    Comentário de VP | 12/01/2010 em 13:28:00

    Olá Seni, como vai?

    O chá de canela em dosagens tão altas não é interessante, pois estudos indicam que a canela em dosagens elevadas pode causar alterações no ciclo menstrual, podendo causar até abortos, dentre diversos outros prejuízos. Temos que lembrar que, por se tratar de um alimento, não podemos considera-lo prejudicial a saúde em qualquer dosagem. Todos os alimentos devem ser consumidos em suas quantidades e formas adequadas para garantir os benefícios desejados.

    Além disso, não é necessário ingerir doses tão elevadas para garantir os benéficios. Estudos já indicaram benefícios com a ingestão de doses mínimas do extrato de canela (cerca de 2g). Portanto, é interessante que você sempre realize alterações na sua alimentação acompanhadas por um nutricionista capacitado, que poderá lhe indicar os melhores alimentos e quantidades para o seu caso em específico.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região que poderá lhe orientar mais especificamente.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente

    Dra. Valéria Paschoal

  64. Comentário de Jovelina | 10/02/2010 em 18:17:46

    Dra. Valeria …

    Li com bastante interesse as indicações sobre o uso da canela, tenho colesterol alto, minha alimentação é a base de cereais integrais, comsumo minimo de gorduras, utilizo bastante azeite extra virgem, uso oleo de girassol em pequeníssimas quantidades, estou abaixo do peso e meu colesterol nao baixa, só com uso de lipitor o q me causa grande desconforto devido aos efeitos colaterais do mesmo.
    Sou cardiopata, em 2000 coloquei valvula mitral metalica e tenho arritimias, faço controle do INR, pois meu sangue tem q ser mais fino q o normal, pois depois da cirurgia já tive 3 coagulos na válvula.
    Segundo meu medico meu colesterol está sendo produzido pelo figado.
    Gostaria muito de saber se a canela vai me ajudar e como devo usá-la.
    Meu triglicerido está normal a glicose tb, o meu HDL está em 90 e o LDL em 153.
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria q a Sra. me indicasse uma nutricionista para me orientar, já nao sei mais o q fazer.
    No aguardo ansiosa de uma resposta.
    Desde já grata …
    Jovelina

  65. VP
    Comentário de VP | 11/02/2010 em 08:53:04

    Olá Jovelina,

    Algumas vezes as pessoas têm dificuldade em controlar o colesterol mesmo tendo uma boa alimentação. Nestes casos podemos desconfiar de uma sobrecarga do fígado, por exemplo. Sendo assim, as condutas alimentares devem ser um pouco diferenciadas, com a finalidade de acelerar o processo de eliminação de toxinas do seu organismo.

    Talvez a canela possa entrar como um coadjuvante no seu tratamento, mas não como fator principal.

    Será encaminhada uma indicação de nutricionista em seu e-mail pessoal.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  66. Comentário de Jovelina | 17/02/2010 em 19:23:14

    Olá Dra. Váleria …

    Obrigada pela atenção, inclusive já recebi a email com a indicação
    de nutrição funcional …
    A sra. tem razão, meu Cardiologista me diz q meu fígado está pro
    duzindo colesterol, devido aos remédios q tomo para o coração …
    Como dito, já fui a várias nutricionistas e nada adiantou até agora…
    Fiquei mto esperançosa, qnd li sobre o mel com canela numa comunidade do orkut, fui pesquizar e achei o seu site …

    Mais uma vez o meu muito obrigada …
    Um excelente fim de semana !!!

  67. VP
    Comentário de VP | 18/02/2010 em 09:01:04

    Olá Jovelina,

    Obrigada pelo carinho!

    Espero que seja proveitoso seu tratamento com a nova nutricionista.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. Comentário de paula | 03/03/2010 em 09:21:03

    Olá , li com muita atenção sobre canela com mel para obsidade ja fiz durante 2 mes e nao vi resultado ,mas estva muito doente dos meus joelhos sofria de muitas dores e estou muito muito melhor hoje ate corre ,o que nao fazia
    Mas gostava de saber talvez a forma mais certa para combater a obsidade
    pois fazia muito jeito tenho excesso de peso

    obrigada

  69. VP
    Comentário de VP | 03/03/2010 em 15:35:34

    Olá Paula,

    O recomendado para perder peso é adquirir hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física. Procure um profissional na área de Nutrição para individualizar a sua dieta e fornecer mais orientações.

    Abraços,

    Dra. Valéria Paschoal.

  70. Comentário de Edna Gonçalves Cardoso | 10/03/2010 em 19:37:33

    Dra. Valéria, boa noite!

    Meu marido fez dopller das carótidas e deu gordura. O cardiologista solicitou uma cintinlografia miocárdica de perfusão e esforço, No teste de esforço deu + para iequemia miocárdica. Depois do resultado da cintilografia será determinado o tratamento. Faço para ele o chá de canela em pau em 1 litro de água, ponho 3 pedaços de casca de abacaxi. Após a fervura, desligo e ponho um saquinho de de chá verde com limão e abafo, depois ponho na geladeira. A canela em pau é gordurosa

    Agradecida,
    Edna

  71. VP
    Comentário de VP | 12/03/2010 em 16:55:40

    Olá Edna,

    A canela tem seus óleos essenciais que são gordura, mas estas gorduras não aumentam o colesterol.

    Procure um profissional nutricionista para fazer um planejamento alimentar equilibrado e individualizado para seu marido, assim ele responderá melhor ao tratamento médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  72. Comentário de andrea alves | 31/03/2010 em 23:52:52

    Gostaria de saber como fazer doce,vitamina ou receita com canela em pau para diabete 2.

  73. Comentário de astrid | 10/04/2010 em 10:28:39

    oi valéria, tudo bem?
    gostaria que me enviasse artigos com as propriedades da canela.
    muito obrigada.
    Abraços

  74. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:49:33

    Olá Andréa,

    Você pode adicionar a canela tanto em pau como em pó em qualquer preparação durante o cozimento (doces, sucos e vitaminas).

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. VP
    Comentário de VP | 15/04/2010 em 10:24:00

    Olá Astrid,

    Em nosso site sempre disponibilizamos resumos de diversos artigos, você pode fazer uma busca. Prestamos também este tipo de serviço para associados à revista. Uma divulgação chegará ao seu e-mail.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  76. Comentário de Ernandes | 27/04/2010 em 11:49:44

    Estou com a glicose alterada em 110, gostaria de aderir ao uso da canela para tentar baixá-la para 80/90. Fiquei satisfeito com todos os comentários vistos, só quero saber como utilizá-la corrfetamente.

    obrigado.

  77. VP
    Comentário de VP | 30/04/2010 em 12:26:25

    Olá Ernandes,

    Você pode adicionar a canela tanto em pau como em pó em qualquer preparação durante o cozimento (doces, sucos e vitaminas), ou mesmo, polvilhar a canela em pó sobre frutas in natura.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  78. Comentário de madalena | 03/06/2010 em 01:40:55

    dr,linhaça,mix de cereais como granola ,mel,,castanha do para,coco,amendoas e passas quais são seu benefiçio?eu posso consumir todos os dias se ajuda no emagrecimento,sou diabetica tipo 2,parabens pelo seu lindo e maravilhoso trabalho abraço.

  79. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 12:51:05

    Olá Madalena,

    Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, importantes para prevenção de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, entre outras.

    Contudo, sempre deve ser levando em conta que um mesmo alimento pode desencadear uma determinada resposta em um indivíduo e outra, que pode ser oposta para outro indivíduo.

    Para o tratamento do diabetes é fundamental o consumo de cereais integrais, mas não seria interessante o consumo diário desses alimentos, pois pode levar a hipersensibilidades alimentares. O ideal é variar os alimentos que compõem a dieta.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  80. Comentário de Célia Portela | 13/06/2010 em 11:56:52

    Olá Dra Valéria

    Estou fazendo uso da canela em pó com mel duas vezes ao dia.Em
    jejum e antes de dormir. estou acima do peso e me ensinaram a fazer
    uso dos dois .
    1colher de chá de mel
    1 colher de chá de canela em pó .
    Estou no caminho certo?
    Obrigada.
    Um abraço

  81. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 10:24:45

    Olá Célia,

    Ótimo que você tenha começado a mudar seus hábitos alimentares! Entretanto, talvez esta não seja a melhor estratégia para você. O processo de emagrecimento é influenciado por uma série de fatores que precisam ser monitorados e modulados a fim de obter melhores resultados. Procure um profissional nutricionista para fazer uma avaliação completa e orientar um plano alimentar individualizado, assim você terá mais chance de sucesso!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  82. Comentário de CLÁUDIA L. | 15/06/2010 em 18:57:24

    Boa tarde, Drª Valéria!
    Estou com algumas dúvidas e gostaria de lhe solicitar alguns conselhos.
    Estou com o colestrol alto e retirei da net duas receitas que podem ajudar-me a baixá-lo:
    1ª) 2 colh.(sopa) mel + 3 colh. (chá) canela em pó + 1/2 copo água: equivale a uma tomada.
    2ª) 2 colh.(sopa) mel + 3 colh. (chá) canela em pó + 1/2 LITRO água: que deverão ser tomadas em 3 tomadas ao longo do dia.
    *Gostaria que a senhora me dissesse qual destas medidas estão corretas, pois achei a primeira meio exagerada.
    Tomei Sinvastatina 20mg por 3 meses e, como só reduzi em 15 pontos o colesterol, foi-me recomendado tomar por mais três meses. Agora, farei novo exame. Mesmo tendo uma alimentação “saudável, equilibrada”, não estou muito confiante, ou seja, esperando uma considerável baixa. Para tanto, já estou buscando esta outra alternativa (uso da canela).
    *Qualquer canela em pó (extra fina, chinesa, …) pode servir para o preparo do chá?
    Desde já, muito obrigada!
    Cláudia

  83. Comentário de Fernanda Cristina | 21/06/2010 em 18:14:13

    olá, gostaria de saber se o consumo de meia colher de chá de canela em pó bebida com um copo de água, me pode trazer algum benefício para a saúde. Se a resposta for negativa, gostaria de saber de que forma devo consumir a canela em pó para me trazer benefícios para a saúde.

  84. VP
    Comentário de VP | 24/06/2010 em 09:34:55

    Olá Fernanda,

    Você pode utilizar a canela em pó ou em pau na forma de chá, com outras especiarias; em preparações, como bolos e tortas, ou até mesmo consumi-la adicionada à frutas picadas, banana é uma ótima opção!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  85. VP
    Comentário de VP | 24/06/2010 em 09:42:46

    Olá Cláudia,

    Não há evidências científicas que comprovem os efeitos isolados do chá mencionado.

    Seria interessante procurar um nutricionista funcional para estabelecer uma dieta individualizada, visando a melhora do seu perfil lipídico.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  86. Comentário de Henrique Salviano | 11/07/2010 em 19:04:54

    O pó de canela e o mel manteem os mesmos benfícios para saúde se tomado com leite morno ou gelado nas propoções de uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de canela numa chicara de leite?

  87. Comentário de Henrique Salviano | 11/07/2010 em 19:14:00

    Posso adicionar uma colher de chá de pó de canela a uma mistura tipo: “300ml de água 2 colheres de sopa de mel de abelha, 2 colheres de sopa de estrato de sorja, 1 colher de sopa de farinha de linaça, 1 colher de sopa de pó de babaçú e 1 colher de sopa de farelo de aveia?

  88. Comentário de silverio | 12/07/2010 em 16:15:23

    BOA TARDE DRA VALERIA.QUERIA BAIXAR O MEU DIABETES POIS TOMO GLIFAGE ,I COMP Á NOITE.PERGUNTA:POSSO TOMAR A CANELA EM PÓ COM UM COPO DE LEITE ANTES DE DORMIR?PARABÉNS PELO SITE.É MUITO BOM!MUITO OBRIGADO!!!

  89. VP
    Comentário de VP | 15/07/2010 em 12:50:17

    Olá Henrique,

    Provavelmente esses dois alimentos misturados no leite ainda terão benefícios à saúde, mas não há estudos que mostrem se o benefício aumenta ou diminui na presença do leite.

    Vale lembrar que os benefícios fornecidos pelos alimentos dependerão da individualidade bioquímica do indivíduo; considerando, principalmente, que muitos apresentam alergia ao leite de vaca; nesse caso, deve ser avaliado o custo-benefício da preparação à saúde.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  90. VP
    Comentário de VP | 15/07/2010 em 12:56:25

    Olá Henrique,

    Você pode adicionar a canela em várias preparações, como bolos, tortas, doces de frutas, compotas, shakes, entre outros.

    O interessante é não consumir os mesmos alimentos todos os dias, portanto, você pode variar nos ingredientes utilizados na mistura para não correr o risco de apresentar posteriormente uma hipersensibilidade alimentar.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  91. VP
    Comentário de VP | 15/07/2010 em 14:37:44

    Olá Silvério,

    Você pode adicionar a canela em várias preparações como bolos, tortas, shakes, entre outros.

    Seria interessante também consultar uma nutricionista funcional, para elaboração de uma dieta individualizada, com o objetivo de melhorar todo o seu organismo, inclusive, controlar a sua glicemia.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  92. Comentário de silverio | 15/07/2010 em 19:20:03

    Dra valéria,muito obrigado pelos esclarecimentos.A sra poderia me indicar alguml nutricionista funcional aqui na baixada santista?Mais uma vez muito obrigado!!!

  93. VP
    Comentário de VP | 16/07/2010 em 09:25:14

    Olá Silvério,

    Encaminharei contatos de nutricionistas funcionais para o seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  94. Comentário de tania cardoso da silva | 18/07/2010 em 15:42:27

    BOA TARDE.
    ADOREI O SEU BLOG, MAIS ESTOU EM DÚVIDA.
    PARA BAIXAR O COLESTEROL É, 2 COLHERES DE MEL E 3 COLHERES RASA DE CANELA Á MEI LITRO DE AGUA FRIA OU GELADA?
    aguardo respostas.
    abraços
    tania

  95. VP
    Comentário de VP | 19/07/2010 em 13:51:55

    Olá Tania,

    O uso da canela está mais voltado para prevenção e controle da hiperglicemia. Os estudos sobre a relação entre a canela e o colesterol ainda são muito controversos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  96. Comentário de silverio | 25/07/2010 em 19:35:13

    DRA VALÉRIA,MUITO OBRIGADO PELAS INDICAÇÕES!!!MUITA PAZ E MUITA SAÚDE PARA VCS!!!

  97. VP
    Comentário de VP | 26/07/2010 em 15:20:19

    Olá Silvério,

    Espero que as indicações tenham lhe ajudado.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  98. Comentário de Andreia | 02/09/2010 em 12:52:26

    Gostaria de fazer a dieta do leite com canela.
    Em um copo de leite, que quantidade de canela em pó devo colocar?
    E que quantas vezes por dia devo tomar o leite com canela?
    Agradeço a atenção e aguardo anciosamente a resposta.

  99. Comentário de Messias Fresneda | 07/09/2010 em 19:52:02

    Dr. Valéria,

    Parabens pelo blog. Gostaria de receber informações a cerca do uso diario(matinal) de uma chicara de cha - semente de mostarda, canela em pau e erva doce- receita propagada pelo Globo Reporter. Gozo de perfeita saude, tenho 59 anos, pratico musculação/hipertrofia/aerobico/futebol divididos em 5 dias da semana( Academia com personal).
    Abusando da sua boa vontade nao sei de uma boa nutricionista aqui na minha cidade, gostaria de indicação de uma nutricionista funcional ou fisiologista, para que eu possa obter uma maximo de desempenho. Moro em São José do Rio Preto (SP). Agradeço, abraços

  100. Comentário de Ernandes | 10/09/2010 em 21:01:13

    Estou reportando este comentário com o intuito de incentivar, estimular , animar todos, assim como eu, que convivo com intolerância a glicose. Consegui, com esforço, através de reeducação alimentar e atividade física (30 minutos de caminhada por dia, alternando com exercícios de musculação moderados( três vezes por semana) abaixar a minha glicemia de jejum para 92 mg/dl. Informo que antes das atividades citadas acima a glicose girava em torno dos 110 mg/dl como já havia relatado anteriormente. muito obrigado. continuo fazendo o uso da canela.

  101. Comentário de Dione Fonseca | 16/09/2010 em 16:28:02

    Prezada Drª Valéria,

    Por favor, envie-me o endereço, telefone de uma nutricionista funcional que atenda na baixada santista.
    Preciso muito consultar-me com este profissional, o mais rápido possível.Desde já agradeço
    Atenciosamente,

    Dione fonseca.

  102. VP
    Comentário de VP | 20/09/2010 em 14:27:09

    Olá Andreia,

    Não recomendamos as dietas da moda, como por exemplo, a citada do leite com canela. O ideal é fazer uma alimentação equilibrada, de acordo com a sua individualidade bioquímica.

    Atualmente, pelo observado na clínica, a maioria dos pacientes apresentam intolerância à proteína do leite, um dos fatores contribuintes para o surgimento de doenças crônicas como sinusite, bronquite, asma, artrite, enxaqueca, desordens estéticas, dislipidemias, diabetes e obesidade.

    A canela tem sido relatada por auxiliar no tratamento de diabetes, contudo, não é possível generalizar seus efeitos para toda população, partindo do princípio que o alimento que faz bem para uma pessoa, não necessariamente irá fazer para outra e vice versa.

    Caso tenha interesse, podemos indicar uma nutricionista para maiores orientações.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  103. VP
    Comentário de VP | 20/09/2010 em 14:30:23

    Olá Ernandes,

    Eu fico muito grata pelo seu depoimento e principalmente por compartilhar os resultados obtidos por meio da atividade física e alimentação conosco! O que mostra mais uma vez o quanto é importante a associação desses dois fatores para o alcance de uma melhor qualidade de vida!

    Parabéns!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  104. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 11:47:42

    Olá Messias,

    Agradeço a sua participação no blog!

    Os contatos de nutricionistas serão encaminhados para o seu e-mail pessoal.

    Quanto ao consumo de semente de mostarda, canela e erva doce, seria interessante não consumir diariamente e variar os alimentos ingeridos.

    Um abarço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  105. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 16:27:14

    Olá Dione,

    O contato de nutricionistas na Baixada Santista será encaminhado para seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  106. Comentário de Hanna | 27/09/2010 em 19:29:17

    Gostaria de saber se Canela e Mel ajudam a emagrecer?E com usar e a quantidade para fazer o chá?

  107. VP
    Comentário de VP | 04/10/2010 em 11:00:30

    Olá Hanna,

    O emagrecimento não depende do consumo de canela e mel. Dentro de um plano alimentar de emagrecimento, pode ou não ser incluído estes dois alimentos. Portanto, não basta fazer um chá com alimentos ditos saudáveis, é preciso alterar o padrão alimentar para que o emagrecimento seja saudável e duradouro.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. Comentário de Luciana Fernandez | 05/10/2010 em 15:54:57

    Oi..
    gostaria de saber se realmente o mel e a canela ajudam a perder uns quilinhos ou isso é lenda?

    Faço exercicio fisico, quero perder uns kilos… isso realmente ajuda beber de manhã e a noite?
    obrigada!

  109. VP
    Comentário de VP | 25/10/2010 em 15:32:17

    Olá Luciana,

    Não há nenhuma comprovação que esta combinação seja eficiente para o emagrecimento. Podemos dizer que ambos têm benefícios para a saúde, mas que não é indicado para a finalidade de emagrecimento até então. É preciso identificar os erros alimentares que você comete para aí então definir qual a melhor estratégia alimentar para alcançar seus objetivos.

    Abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  110. Comentário de salete sousa | 30/10/2010 em 07:35:25

    ola,dr valeria,vi este site e esta de parabens,a minha pergunta e a seguinte,a minha mae tem 76 anos e sofre de atrosis nos juelhos,ja ah muitos anos,e ela tem sempre muitas dores,gostaria de saber se ela tomando mel e canela lhe poderia calmar um pouco as dores,apesar de ela se estar medicando,pois nao lhe tira as dores nunca,e tambem se tem contra indicaçao a canela,pois ela tem tambem um problama de degeneraçao macular(vista),ou lhe podera trazer beneficios a vista tambem.desde ja muito obrigada e espero a sua resposta,muito obrigada.

  111. VP
    Comentário de VP | 09/11/2010 em 10:47:37

    Olá Salete,

    É preciso descobrir os erros alimentares que sua mãe está cometendo, pois a introdução de um ou dois alimentos, sem mudanças de outros hábitos nocivos não vai conseguir mudar a situação de sua mãe.

    Muitas vezes condutas alimentares ditas como “saudáveis” podem não funcional para ela, sendo necessária uma avaliação minunciosa para descobrir quais hábitos devem ser mudados, devemos respeitar sempre a individualidade bioquímica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  112. Comentário de Sonia | 26/11/2010 em 12:14:10

    Dra.Valéria, parabéns pela Bondade e pelo site, só pessoas assim como a senhora que melhoram o mundo…Bem meu problema- Tenho esteatose hepatica, fiquei assim depois da menopausa, e a glicemia beira aos 100, então lendo sobre a canela, resolvi coloca-la em tudo que podia, frutas ,chás, bolo eventualmente, enfim até pura, um pouquinho,pois adoro o sabor e aroma da canela, agora me apareceu um sangramento vivo ao ir ao banheiro, começou depois que fiquei 2 dias sem ir, mesmo comendo ,aveia, verduras todos os dias, e muito chá de camomila, alcachofra,, carqueja (fígado) alternados, dia sim dia não…. Será que a canela por ser picante desenvolveu as hemorroidas internas??estou tratando com pomadas, e observando, tenho medo dos exames especificos, mas estou pensando que talvez a canela tenha contribuido para essas hemorróidas, sendo que há mais de 10 anos eu não tinha…Muitissimo obrigada, pela atenção. Vou aguardar anciosa a resposta, se tem algum estudo a respeito. Abraços.

  113. VP
    Comentário de VP | 29/11/2010 em 09:58:32

    Olá Sonia,
    A Canela tem sido usada com segurança na forma alimentar e parece ser bem tolerada. Nenhum efeito colateral significante tem sido relatado em estudos clínicos. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas na pele e estomatite pelo uso de pastas dentais flavorizadas, portanto, o aparecimento de hemorróidas até hoje não foi noticiado.
    Além da falta de ingestão de fibras e líquidos, alguns alimentos podem prejudicar a circulação sanguínea anal, piorando as doenças relacionadas, é o caso das frituras, carnes gordas, condimentos picantes, bebidas alcoólicas, frios, entre outros alimentos. Mas sempre há a questão da individualidade bioquímica que deve ser analisada e considerada. Portanto, vale a pena descontinuar o uso da canela para avaliar se há melhora do sintoma e lembre-se que é muito importante a variedade e nenhum alimento deve ser consumido diariamente e nem em grandes quantidades.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  114. Comentário de mercedes da Silva Santana | 06/01/2011 em 16:34:37

    Dra. Valéria:

    Em abril de 2010, fui acometida de uam crise fibrilação atrial na aurícula. Após vários exames, o aritmologista prescreveu: o anti cogulante, para o ritmo cardiaco: ancoron uma vez ao dia p/manhã, como gosto muito de canela e tenho a pressão um pouco alta, sendo contrala por medicamentos e ouví falar que a canela é prejudicial à pressão alta, agradeceria a gentileza que me informasse se é verdade e se posso continuar usá-la.

    Com os meus agradecimentos antecipado.

    Mercedes

  115. VP
    Comentário de VP | 09/01/2011 em 08:39:52

    Olá Mercedes,

    Ainda não há informação confiável suficiente a cerca da Canela influenciando a pressão sanguínea. Portanto, o uso terapêutico da canela deve ser acompanhado, mas o uso como um ingrediente eventual na alimentação não teria problema.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  116. Comentário de valdeci viana | 19/01/2011 em 21:40:20

    oi dr valeria,navegando pelogoogle achei este otimo site gostaria de fazer uma pergunta que ja foi respondida, a canela ajuda a baixar a pressão arterial e a respeito do colesterol. aa muito tempo não consumo canela pq vi em site (deve ser site irresponsavel) que a canela almenta a pressão arterial,pelo que a sra diz isto é um mito. obrigado grande abraço

  117. VP
    Comentário de VP | 24/01/2011 em 08:20:19

    Olá Valdeci,

    Para tratamento o que se tem mais estudos é sobre o controle glicêmico, por isso é bem indicado para pacientes diabéticos ou que apresentem resistência à insulina, referente à pressão arterial e colesterol, existem estudos, mas ainda não está tão bem estudado quanto para o controle de glicemia.

    Porém, visando um tratamento, o uso deveria ser com quantidade controlada e contínuo, isto quer dizer que utilizar eventualmente em preparações culinárias que a quantidade é pequena, não irá afetar de forma efetiva nem a pressão arterial, nem o colesterol sanguíneo, pode utilizar sem problemas, respeitando sempre, claro, a individualidade bioquímica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  118. Comentário de Patricia Marques de Freitas Loliola | 02/02/2011 em 08:11:56

    Fiquei surpresa com os estudos sobre á canela, desde pequena q gosto de tomar o chá, mas agora estou diábetica e tenho salpicado o café.A minha peregunta é : quanto a quantidade de canela posso ingerir, durante o dia, desde já agradeço as explicações, e é muito bom ter essas imformações, Grata Patricia

  119. VP
    Comentário de VP | 07/02/2011 em 19:13:13

    Olá Patrícia,

    A indicação é de 1 a 6g, por volta de 1 a 2 canelas em pau você já alcança as orientações, mas claro que não deve ser a única conduta para o controle da glicemia. É preciso seguir uma alimentação adequada para obter os melhores resultados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  120. Comentário de Henrique Salviano | 22/02/2011 em 15:26:05

    Olá Dra. Valéria
    Eu tomo, todos os dias, uma xicara de leite (tamanho: de chá) com uma colher (tamanho: de sopa) de mel e com uma colher (tamanho: de chá) rasa de canela em pó, e isso, ao levanter em jejum e ao deitar uma hora apos a última refeição. Isso está correto? E no caso de sim; quais os benefícios? Já faço isso ha um bom tempo!
    Muitissimo agradecido
    Um abrço

  121. VP
    Comentário de VP | 25/02/2011 em 19:33:08

    Olá Henrique,

    Uma das mais importantes leis da nutrição refere-se à variedade, portanto se você consome esta preparação diariamente, ainda, mais de uma vez por dia, indica que você não está fazendo esta variedade, rotação necessária, portanto, provavelmente este hábito deve ser revisto.

    Vale lembrar que o uso freqüente de um mesmo alimento pode levar ao aparecimento de hipersensibilidade alimentar, sendo o leite um dos alimentos que este problema é mais recorrente. Procure um nutricionista para fazer uma orientação alimentar individualizada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  122. Comentário de Helida Montanari | 06/03/2011 em 11:46:35

    eu adorei as resposta aqui encontradas, me fui muito útil. obrigado

  123. VP
    Comentário de VP | 11/03/2011 em 17:22:45

    Olá Helida,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  124. Comentário de Márcia | 12/04/2011 em 11:38:15

    Olá, bom dia! Gostaria de saber se a canela junto com café proporciona algum benefício para a saúde? Inclusive controle do colesterol no organismo.

  125. VP
    Comentário de VP | 17/04/2011 em 21:54:27

    Olá Márcia,

    Ainda faltam estudos para avaliar se há interação entre a canela e o café, mas eles podem agir como coadjuvantes no tratamento e não como conduta exclusiva ou principal para a diminuição do colesterol sanguíneo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  126. Comentário de claudia | 04/05/2011 em 23:00:46

    Olá Dra.
    Meu marido tem serias dores musculares devido ao trabalho dele e por ser muito frio aqui no Sul.Soube q o açucar derretido uma colher de canela e leite morno é ótimo relaxante muscular ,estara certo isso ou é só um mito ,pois nao li nada alem de ser revigorante p a gripe ,,gostaria de uma resposta breve pois vou dar esta noite p v o q acontece ele geme de dores toda a noite.
    Obrigado

  127. Comentário de ANTONIO GARCIA | 11/05/2011 em 08:17:39

    Bom dia Dra. Valéria,

    GOSTARIA DE SABER SE A CANELA PODE INFLUENCIAR NA PRESSÃO ARTERIAL, É QUE ESTOU TOMANDO CANELA COM MEL TODOS OS DIAS ANTES DAS REFEIÇÕES E MINHA COLEGA DE TRABALHO DISSE QUE A CANELA AUMENTA A PRESSÃO. ISSO É VERDADE?

  128. Comentário de Cristina A. Dobkevicius | 13/05/2011 em 13:46:17

    Por favor, gostaria de saber qual a quantidade ideal de consumo de pó de canela diário. Lí que pode se tornar tóxico, caso a quantidade seja maior que o recomendado. Qual é a recomentação?
    Obrigada.

  129. VP
    Comentário de VP | 13/05/2011 em 14:23:48

    Olá Claudia,

    Pode ter um efeito relaxante momentâneo, mas seria necessário um atendimento individualizado para verificar quais erros alimentares que podem estar prejudicando ainda mais as dores de seu marido. Deficiências nutricionais e hipersensibilidades alimentares também podem estar relacionadas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  130. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 22:05:53

    Olá Antônio,

    Ainda não é conclusivo a influência da canela referente a pressão arterial, inclusive há alguns estudos apontando a possibilidade de controlar a pressão arterial.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  131. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 22:11:45

    Olá Cristina,

    A quantidade ideal se está pensando em fins terapêuticos irá variar conforme cada caso. Entretanto, pode ser utilizado no dia-a-dia como condimento alimentar sem problemas, a não ser que a pessoa tenha algum tipo de reação com este alimento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  132. Comentário de felipe | 28/05/2011 em 20:56:50

    Olá, gostaria de saber a quantidade em gramas de canela que seria tóxico ao organismo, já que eu consumo cerca de 20 gramas de canela por dia.

  133. VP
    Comentário de VP | 30/05/2011 em 10:53:49

    Olá Felipe,

    A canela apresenta uma substância chamada coumarina que em altas doses de 50-700mg por dia pode causar toxicidade ao fígado, mas a quantidade desta substância pode variar bastante dependendo de fatores como região, clima, entre outros. Para saber a quantidade de coumarina do produto que você utiliza você pode entrar em contato com a empresa do produto que você compra e solicitar essa informação ou um laudo que tenha esta informação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  134. Comentário de Regina | 30/05/2011 em 21:05:16

    tenho reflux posso tomar o chá do pau da canela?quero saber se ela tem acides. uma boa noite ..

  135. Comentário de Thays | 01/06/2011 em 09:31:16

    Oi Dra. Valéria

    Bom dia

    Eu gosto de tomar leite quente com canela quase todos os dia a noite antes de dormir e gostaria de saber se pode me causar algum mau?

    AMEI ESTE GLOG.

    Ogrigada

  136. VP
    Comentário de VP | 08/06/2011 em 11:00:07

    Olá Regina,

    O refluxo pode estar relacionado com uma série de fatores como hábitos inadequados como deitar logo após comer, beber muito líquido durante a refeição ou mesmo má digestão de determinados alimentos. O seu organismo é quem vai dizer se o chá de canela irá causa algum desconforto ou não. Procure um profissional nutricionista para conseguir auxiliar na identificação de possíveis erros alimentares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  137. VP
    Comentário de VP | 08/06/2011 em 11:00:56

    Olá Thays,

    Um dos princípios de uma boa nutrição é a variedade, qualquer alimento consumido diariamente pode causar algum tipo de sobrecarga ao organismo ao mesmo tempo que pode não trazer nutrientes suficientes, coisa que uma alimentação variada normalmente atinge mais facilmente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  138. Comentário de Aurora | 26/06/2011 em 14:40:00

    Dra Valéria

    Tenho lido as suas respostas e estou bastante satisfeita. Gostaria de tirar uma dúvida: A canela é útil para o tratamento do Mal de Alzheimer ?
    Agradeço sua atenção.
    Um abraço.

  139. Comentário de Luiz Antonio | 27/06/2011 em 09:23:52

    Olá Dra.,
    Gostaria de saber se posso fazer uso da canela direto ou tenho que parar por algum tempo e quanto se for o caso. E o mel posso usar direto também ou não? Obrigado

  140. VP
    Comentário de VP | 28/06/2011 em 17:29:00

    Olá Aurora,

    Não há uma certeza nesta afirmação, mas estudos têm sugerido que a canela, assim como outros nutrientes e fitoterápicos, por modular a ação da glicemia e conseqüentementes da insulina, pode auxiliar na prevenção e controle do Mal de Alzheimer.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  141. VP
    Comentário de VP | 28/06/2011 em 17:32:18

    Olá Luiz Antonio,

    Pode colocar diretamente na preparação. Se for colocar em alguma preparação preferir colocar ao final da preparação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  142. Comentário de Augusta Cunha | 30/06/2011 em 10:50:27

    Olá Dra. Valéria,

    Tenho usado canela em pó em quantidades bastante “boas”, tais como uma colher de sopa 3 vezes por dia, uma vez em leite magro e duas vezes com leite de soja desde há pelo menos meio ano.
    Acontece que tirei análises e pela primeira vez os meus trigligerideos que antes apresentavam valores por volta de 50 estão agora nos 183 e o meu colesterol bom HDL está muito baixo 33 embora o total esteja dentro do limite do valor total.
    Será que o uso da canela teve interferência nisto?
    Depois de já ter lido muitos comentários deduzo que não. Ah, só me esqueci de acrescentar que apesar de não comer muita coisa doce, à noite junto com o leite de soja com a canela misturo também sementes de linhaça para fazer funcionar o meu intestino que é preso e como umas bolachitas torradas doces.
    Gostava imenso de saber a sua opinião. Obrigada pela atenção que possa dispensar.

  143. Comentário de rosalina | 08/07/2011 em 17:13:23

    quero diser que faço uso de canela nao fico sem e indico na minha familia eu fiz uso muito de inalaçao com o vapor da canela para sinusite renite alergica e para resfriado e uma beleza para desanimo tambem caha de canela com coristina d e uma gotas de propolis receita que cura resfriado rapidinho e indico a quem quiser obrigada

  144. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 20:34:10

    Olá Augusta,

    O aumento de triglicérides e alteração do HDL devem estar relacionados com excesso de carboidratos e consumo de gorduras de má qualidade (saturada e trans), portanto, procure um profissional nutricionista para poder montar um plano alimentar individualizado que atenda suas necessidades específicas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  145. Comentário de KATTY NELLY | 11/07/2011 em 22:52:44

    Gentileza por favor preciso saber sem tomar chá de canela em pau todos os dias traz algum problema ou é bom como todos beneficios escritos emcima.

    Grata,

    Katty nELLY

  146. Comentário de nayane rodrigues dos santos | 14/07/2011 em 16:12:11

    gostaria de saber se á canela causa aborto e se ela ajuda no emagrecimento ? se possovel enviar resposta no meu email de beneficios e maleficios ….

  147. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 11:21:59

    Olá Rosalina,

    Vale lembrar que nem todo mundo responde da mesma forma. Inclusive a canela pode ser alérgica para algumas pessoas, então o ideal é sempre fazer um tratamento com um acompanhamento de um profissional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  148. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 12:06:57

    Olá Katty Nelly,

    Para ter os benefícios escritos, o uso deve ser contínuo, mas não precisa ser por longos períodos, o ideal é sempre acompanhar uma alimentação saudável e fazer uso até que os exames entrem na normalidade, desta forma, não dependerá do fitorápico sempre.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  149. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 14:09:03

    Olá Nayane,

    Faltam estudos para avaliar a reação da canela durante a gestação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  150. Comentário de Daisy | 18/07/2011 em 16:53:28

    Gostei muito de todos os comentários.
    Gostaria de saber se é verdade que a Canela aumenta provoca Pressão Alta) Ouvi uma conversa e fiquei com medo de usar canela que eu acho uma delícia.
    Adorei saber que a canela ajuda na sindrome de ovários Policisticos.

    Um grande abraço,
    Daisy

  151. Comentário de Vanda | 19/07/2011 em 23:23:51

    Li em um artigo que o “extrato de canela” é indicado para prevenir ou até mesmo reverter o Alzheimer.Gostaria de saber onde posso adquirir o extrato de canela, aqui no Rio de Janeiro,pois fiz ressonância e acusou que já estou com o mesmo.Obrigada.Um abraço.

  152. VP
    Comentário de VP | 22/07/2011 em 23:28:03

    Olá Daisy,

    Há poucos estudos sobre o assunto, mas tem estudos mostrando benefícios da canela no controle da pressão arterial em ratos. Faltam estudos com humanos neste aspecto, mas parece ter efeito benéfico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  153. VP
    Comentário de VP | 26/07/2011 em 18:12:03

    Olá Vanda,

    Procure um profissional nutricionista para sugerir outras mudanças alimentares que podem ser favoráveis. O suplemento de canela você consegue encontrar provavelmente nas farmácias de manipulação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  154. Comentário de Aline | 09/08/2011 em 08:50:39

    Gostaria de saber se o consumo do chá de canela pode ser mesmo abortivo, pois faço uso e não gostaria de correr nenhum risco

  155. Comentário de Maria Inez | 14/08/2011 em 23:50:52

    Dra. Valeria , boa noite .
    Gostei muito de todos os comentarios achei interessante .
    Meu marido é diabético tipo 2 há 12 anos e faz uso de insulina duas vezes por dia , eu também estou diabética porem mais controlada . Gostaria de saber se o meu marido e eu podemos fazer o uso.

    Um grande abraço ,

    Maria Inez

  156. Comentário de Valdirene | 18/08/2011 em 14:07:33

    Olá Dra Valeria Paschoal.
    Gostei muito deste blog,agora estou com uma duvida
    a Canela ela ajuda a controlar a pressão arterial tomando 1 colher de chá ao dia
    ou ela aumenta a pressão arterial. E outra pergunta si a menstruação atrasol a Canela pode ajudar no desfuncionamento caso não seja uma gravides ela pode ajudar a menstruação vir. Obrigada aguardo a resposta por favor me responda é muito importante.

  157. VP
    Comentário de VP | 22/08/2011 em 13:33:44

    Oi Aline,

    Nenhum fitoterápico deve ser usado de forma contínua e em altas doses durante a gestação, inclusive por falta de segurança, mas tomar uma xícara de chá de vez em quando durante a gravidez não trará problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  158. VP
    Comentário de VP | 22/08/2011 em 14:16:43

    Olá Maria Inez,

    Pode fazer o uso da canela caso não tenha reações adversas com ela, mas não deixe de fazer também o restatne do controle da alimentação de qualquer forma.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  159. Comentário de fernanda klein | 22/08/2011 em 14:55:32

    como uso a canela para emagrecer?

  160. Comentário de Marilene Monteiro | 29/08/2011 em 08:22:39

    Bom dia, Dra. Valéria

    Gostei muito dos comentários e me interessei, pois meu marido e minha mãe são diabéticos e saber que a canela em pó ajuda nessa doença, me ajudará na alimentação deles (ambos seguem uma dieta alimentar). Obrigada e Parabéns pelo site, excelente!!

    Um grande abraço.

  161. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 14:31:37

    Olá Valdirene.
    Há poucos estudos sobre o assunto, mas tem estudos mostrando benefícios da canela no controle da pressão arterial em ratos. Faltam estudos com humanos neste aspecto, mas parece ter efeito benéfico.
    Quanto à menstruação a canela não é utilizada para estes fins.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  162. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 14:51:53

    Olá Fernanda,

    O melhor horário para tomar a canela para auxiliar no emagrecimento é junto com as refeições que tiverem carboidrato em sua composição, pois ajuda a controlar a glicemia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  163. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 16:29:35

    Olá Marilene,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  164. Comentário de tereza | 12/09/2011 em 13:39:37

    Olá,

    Gostaria de saber se posso adicionar canela ao leite do meu filho - de apenas 1 ano.

    Obrigada!

    Tereza

  165. VP
    Comentário de VP | 14/09/2011 em 12:14:30

    Olá Tereza,

    Ao contrário dos adultos, os bebês ainda não estão tão acostumados ao sal, açúcar e temperos, por isso é aconselhado usar com moderação, pois desta forma eles poderão conhecer e apreciar o gosto natural dos alimentos, mas é possível utilizar a canela e outros temperos naturais em pequena quantidade, mas variar sempre e não ficar sempre no mesmo sabor de tempero.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  166. Comentário de CARLOS EMMANUEL | 14/09/2011 em 20:15:25

    Qual deve ser a quantidade (colher de chá, colher de sopa ????) de canela que deve ser consumida diariamente visando o controle de açúcar no sangue???
    Preferencialmente em que refeições??

    Antecipadamente agradeço,

    Carlos Emmanuel

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  167. Comentário de marcia | 20/09/2011 em 08:54:18

    ola para perde peso qual ,a quantidade de mel e de canela e eu tenho uma filha de 11 anos ela pode toma cha ela e obesa. por favor mi envi essa resposta.???????????????

  168. Comentário de Bruno | 20/09/2011 em 11:26:10

    Bom dia Dra Valéria

    preciso emagrecer, posso colocar uma quantia pequena na minha alimentação no almoço e tomar um copo de leite desnatado morno com canela a noite?

    me alimento de 3 em 3 horas e faço exercicios físicos, fiquei sabendo que a canela ajuda e muito na dieta.

    abraço!
    e desde já agradeço sua atenção.

    Bruno

  169. VP
    Comentário de VP | 21/09/2011 em 10:47:02

    Olá Carlos Emmanuel,

    Já foi observado melhora com meia colher de chá de canela.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  170. VP
    Comentário de VP | 21/09/2011 em 11:21:45

    Olá Marcia,

    O mel não foi estudado para auxiliar o emagrecimento, a canela também não, mas a canela auxilia a regular a glicemia, fato este que pode auxiliar de forma indireta no emagrecimento, porém é um adjuvante, precisa ser acompanhado de uma alimentação completa e saudável e não especificamente do mel.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  171. VP
    Comentário de VP | 21/09/2011 em 11:29:03

    Olá Bruno,

    Pode incluir desta forma sim a canela, mas lembre-se, é preciso fazer uma alimentação saudável para atingir seus objetivos, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  172. Comentário de Joseani Adelaide | 21/09/2011 em 22:14:26

    Olá,
    olha tenho tomado chá verde gelado ,
    mel e limão 2 vezes por dia
    de manhã, e na hora do almoço
    é uma delicia, mas gostaria de saber se esta combinação esta adequada.

    Parabéns pelo blog……….

    Deus te abençõe sempre

  173. Comentário de Alex | 25/09/2011 em 16:42:23

    Caros, a canela é realmente muito boa tem os efeitos que promete, porem por alguma razão eu perdi o tessão sexual no periodo que estava tomando a canela com mel, parece que além dos beneficios ela age de alguma forma inibindo o instinto sexual masculino, depois que fique trinta dias sem tomar a canela o desejo sexual voltou…

  174. Comentário de Maria Barros | 27/09/2011 em 18:27:59

    Dra. Valéria,
    Goataria de um nutricionista ou médico que pedesse me auxiar com o extrato de canela. Moro em Brasília e não sei aonde encontrar nem o médico e tampouco o produto.

    Grata

  175. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 16:37:31

    Olá Joseani,

    O que você tem que prestar atenção é que o chá verde pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes, por isso o uso constante deste chá perto do horário do almoço em longo prazo pode causar uma depleção de nutrientes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  176. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 18:30:58

    Olá Alex,

    Obrigada por dividir sua experiência conosco. As reações mais conhecidas com o uso da canela são reações tópicas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  177. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 18:38:10

    Olá Maria Barros,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br, eles poderão informar um contato de nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  178. Comentário de Carlos | 14/10/2011 em 11:07:20

    Olá Dra. Valéria, tudo bem?

    Minha namorada está estranhando que a mesntruação dela está atrasada a mais ou menos uma semana, ela pesquisou e viu que o chá de canela faz a menstruação descer e que também é abortivo, essas informações são confiáveis??

    Grato

  179. VP
    Comentário de VP | 19/10/2011 em 19:32:39

    Olá Carlos,

    Na dúvida de uma gravidez é melhor não fazer o uso deste chá até que se tenha a confirmação. Não se sabe até que ponto pode ser desastroso o uso deste chá de forma contínua durante a gravidez.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  180. Comentário de lucineide dalvanir | 26/10/2011 em 13:17:19

    Olá Dra. Valéria!

    Estou fazendo por conta própria, o uso de vinho tinto seco,na dosagem de um cálice às refeições. Só que deixo canela em rama de molho na garrafa. Queria saber se esse modo de utilizar canela é benéfico, e s sua opinião sobre isso.

    grata

    lucineide.

  181. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 13:47:36

    Olá Sanayra,

    Referente ao hábito de tomar leite com canela e sentir sono, desconheço resultados de canela e indução do sono. Pode estar mais relacionado com o leite que é um alimento que pode estar relacionado com a resistência à insulina, sendo que um dos sintomas desta condição é a sonolência. Mas também pode ser uma questão emocional de remeter este lanche noturno com o horário de dormir como um ritual mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  182. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 14:00:44

    Olá Lucineide,

    Esta forma de preparo não é padronizada, não há como saber quanto será extraído dos princípios ativos da canela para o vinho, mas é uma preparação interessante, visto que o álcool é um dos melhores extratores de princípios ativos das plantas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  183. Comentário de Regina | 01/11/2011 em 14:36:04

    Boa Tarde Dra. Valéria
    gostaria de saber se quem tem tendencia a diabetes pode tomar mel com canela. Poderia me enviar resposta para meu e-mail.
    Obrigada

  184. Comentário de Cacilda | 03/11/2011 em 09:15:51

    Olá!
    A canela pode baixar a pressão? Comi banana com bastante canela e algum tempo depois tive uma queda de pressão bem acentuada.
    Como minha alimentação tinha sido normal, meu estado geral estava nornal também, fiquei pensando se tinha a ver com a canela.
    Grata,
    Cacilda

  185. VP
    Comentário de VP | 04/11/2011 em 16:38:16

    Olá Regina,

    Quem tem tendência a desenvolver diabetes deve já procurar seguir uma alimentação de prevenção, portanto, o mel seria uma alternativa mais saudável para o açúcar branco, entretanto, não deve ser consumido em grande quantidade por uma questão de prevenção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  186. VP
    Comentário de VP | 04/11/2011 em 16:56:46

    Olá Cacilda,

    Os estudos ainda não comprovaram nem que há ou não queda da pressão com a utilização da canela.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  187. Comentário de orlando laronga | 07/11/2011 em 16:09:24

    OLA Dra. Valeria , eu tenho o abito de tomar a noite leite quente com canela em pó e açucar, sinto-me muito bem e tenho bom sono

  188. Comentário de orlando laronga | 07/11/2011 em 16:10:38

    OLA Dra. Valeria , eu tenho o abito de tomar a noite leite quente com canela em pó e açucar, sinto-me muito bem e tenho bom sono vai mme causar algum mal na saúde

  189. Comentário de cecilia oliveira | 10/11/2011 em 20:36:31

    Olá Dra. valéria, a minha filha adquiriu a diabetes há dois anos, hoje ela 16 anos,quero saber se aveia na vitamina tem algum efeito que pode beneficiar na glicemia, o chá de camomila, a canela enfim, o que nos ajudar na alimentaçáo porque está dificil a mesmice.obrigada
    Ela aplica insulina 6x ao dia, lantus a apidra.

  190. Comentário de lucineide | 12/11/2011 em 17:15:54

    Olá doutora Valéria!

    Muito iobrigada pela atenção dispensada à minha pergunta. Me sinto contemplada pela resposta.

    Peço mais uma orientação quanto ao tipo de vinho. O suave contém mais açucar que o seco. Isso é verdade? quanto a mais ou amenos? seria interessante alternar de vez em quando?

    outro abraço!

    lucineide

  191. Comentário de paulo marzullo | 13/11/2011 em 22:06:11

    dra. Valeria,fiquei muito interessado no aumento do sistema imunológico pela canela,pois meu médico me disse a um tempo atrás, que a unica forma de meu organismo eliminar o vírus da epatite- b era dessa forma aumentando a defesa.Será que funciona para este caso,como devo fazer uso?qual a quantidade? desde já agradeço pela orientação.

  192. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 13:03:24

    Olá Orlando,

    Atente-se se esse consumo não está sendo exagerado. Uma alimentação equilibrada depende de uma grande variedade de alimentos. Os laticínios costumam ser os alimentos mais comumente alergênicos e o açúcar diariamente também é um hábito que não deve ser estimulado. Procure variar também com chás adoçados com stévia, mel, agave, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  193. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 13:24:16

    Olá Cecília,

    O diabetes é uma condição que deve ser muito bem acompanhada e controlada, pois o diabetes não controlado pode trazer outros problemas de saúde em diversos outros órgãos. Procure um profissional nutricionista para sua filha ser orientada e acompanhada. A aveia e canela são alimentos que podem auxiliar no controle da glicemia, mas é preciso avaliar quais erros alimentares presentes no dia-a-dia de sua filha antes de esperar um efeito específico com a introdução de um ou outro alimento específico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  194. Comentário de José Correia | 16/11/2011 em 15:07:19

    DrªValdéria muito boas tardes , já li muito sobre a canela e li aqui em alguns comentários ,que é benéfica para os diabéticos , muito bem sendo eu diabético tipo 2 e ipertenso ,em princíp+io posso e devo consumir a canela , coisa que já faço mas ,sem saber se realmente não há probelemas para a saúde , muito obrigado , e espero que me responda por favor

  195. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 16:23:56

    Olá Lucineide,

    Segue a quantidade de açúcar para cada tipo de vinho:
    Brut-nature: é aquele sem adição de açúcar, com pouco açúcar ou zero.
    Extra-brut: de 0 a 6 g/l.
    Brut: até 15 g/l.
    Extra-seco: entre 12 e 20 g/l
    Seco: entre 17 e 35 g/l;
    Meio doce ou meio seco: entre 33 e 50 g/l;
    Vinho suave ou doce: mais de 50 g/l

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  196. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 16:30:45

    Olá Paulo,

    Existem uma série de fatores dentro da alimentação que podem auxiliar ou prejudicar a imunidade. Procure um profissional nutricionista para orientá-lo de forma mais individualizada, mas claro que uma alimentação equilibrada, variada, rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, óleos de boa qualidade e fitoquímicos presentes nos vegetais será fundamental para dar aporte necessário para o sistema de defesa funcionar de forma adequada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  197. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 17:47:43

    Olá José,

    O consumo a longo prazo diário da canela ainda não foi avaliado, mas o melhor momento de consumir a canela para o diabético seria junto com refeições com fontes alimentares de carboidrato como no arroz, macarrão, pães, frutas, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  198. Comentário de Margarida Bourroul | 16/11/2011 em 22:39:50

    Dra. Valéria, gostaria de uma ajuda para perder peso pois estou uns 10 quilos acima do peso ideal portanto se a senhora pudesse me indicar um nutricionista eu agradeceria muito pois tenho infelizmente um apetite que dificulta essa minha vontade de emagrecer. Moro em Ribeirão Pires (SP). Aguardando uma sua resposta agradeço antecipadamente.

  199. Comentário de Cleber Domingues | 16/11/2011 em 22:42:40

    Boa noite, costumo deixar a canela de molho de um dia para o outro na água,depois desse dia eu posso reaproveitar a canela?

    Aguardo e obrigado

  200. Comentário de Paulino Barreiro | 04/12/2011 em 13:50:35

    Agradecia que me informassem como preparar a canela para perder peso, quais as porções, e quantas vezes por dia se deve tomar.
    Obrigado.
    Luxemburgo, 4/12/2011

  201. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:03:23

    Olá Margarida,

    Solicite um contato de um nutricionista em sua região para o cbnf@cbnf.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  202. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:05:49

    Olá Cleber,

    Pode aproveitar, mas parte dos princípios ativos terá passado para a água.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  203. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 19:28:53

    Olá Paulino,

    Os estudos mostram resultado entre 1 a 6g da canela, seja em pó ou em pau, o que vai diferenciar é só o volume, mas o peso deve ser entre este intervalo.

    Você pode utilizar a canela na forma de chá, ou mesmo deixando de molho de um dia para o outro na água filtrada que também é uma opção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  204. Comentário de FROTA | 16/12/2011 em 20:27:12

    Canela em pó contem cafeina???

  205. Comentário de Maria Elza Silva Santos | 17/12/2011 em 23:46:30

    Gostaria de saber como devo tomar o leite com canela, pois eu faço assim: fervo o leite e coloco numa xicara e depois coloco duas coleres de chá de canela em pó. E está certo ou não! por favor mim fale,
    obrigada, Maria elza

  206. Comentário de Liberto oliveira | 18/12/2011 em 15:56:00

    Só para informar os meus amigos/as que tenho 60 anos tenho mulher de 40 e eu ponho canela com tudo, polvilho no bolo no pão, com mel sem mel, em compota no pão ou em bolacha, com leite ou chá, e vos digo ke me sinto bem não falando numas doreszitas nas articulações pela manhã, mas sempre com mto apetite sexual há cerca de 5 anos ke faço esta alimentação durante o dia normalmente fora das refeições principais e não me canso muito. Qualquer dia (tou no bem bom) e lá vou eu, Héhéhé…! desculpem a brincadeira…. Aqui em portugal compramos a canela em pó, é a que se encontra com mais facilidade nas lojas e nos hipermercados.
    Abraço para todo o Mundo
    Liberto oliveira

  207. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 11:46:50

    Olá Frota,

    A canela não é uma fonte de cafeína.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  208. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 12:02:52

    Olá Maria Elza,

    Pode ser preparado desta forma, mas seria interessante utilizar a canela junto com alimentos ricos em carboidratos (pães, massas arroz, batata, frutas, etc.), já que modula a entrada deste nutriente no organismo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  209. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 12:05:08

    Olá Liberto,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  210. Comentário de denise rodrigues da silva machado | 29/12/2011 em 09:58:32

    ola Dra.Valéria eu queria saber se o cha de canela é diurético eu tenho muita retenção de líquido e me disseram que o cha de canela é bom pra esse problema,é bom mesmo?

  211. Comentário de Antonyo | 29/12/2011 em 12:59:13

    Canela: Dosagem.
    No máximo 2 clr de chá ao dia.
    Longe da hr de dormir; é estimulante, causa in$ônia!
    Abç .

  212. Comentário de SILVIA | 30/12/2011 em 13:31:22

    OI GOSTARIA DE SABER O KE PODE ACONTECER SE EU ESTIVER GRAVIDA E TOMAR CHA DE CANELA É UMA SUSPEITA POIS MINHA MENSTRUAÇAO ESTA ATRASADA 3 DIAS

  213. VP
    Comentário de VP | 08/01/2012 em 19:09:15

    Olá Denise,

    A principal função do chá de canela não é como diurético e sim como coadjuvante no controle de glicemia. Vale a pena lembrar que antes de remediar com remédios e fitoterápicos procure identificar se há algum motivo alimentar ou de saúde envolvido. O excesso de sal/ sódio, deve ser evitado, é preciso consumir boas fontes de potássio, como frutas, verduras e legumes, além de se hidratar muito bem.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  214. VP
    Comentário de VP | 08/01/2012 em 19:10:49

    Olá Antonyo,

    Obrigada pela participação. Lembrando que estas doses podem e devem ser orientadas preferencialmente por um profissional qualificado para poder individualizar os casos e necessidades.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  215. VP
    Comentário de VP | 08/01/2012 em 19:15:59

    Olá Silvia,

    A canela pode induzir a menstruação. Se está com suspeita, procure fazer um teste e de preferência não faça uso deste alimento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  216. Comentário de Mariana | 08/01/2012 em 20:13:12

    Olá Dra. Valéria!

    Gostaria da indicação de um nutricionista funcional em Brasília. Tenho ovário policístico e também não como carnes (como apenas peixe eventualmente) e sei que consumo mais carboidratos do que deveria.

    Obrigada,

    Mariana

  217. Comentário de ines sales | 11/01/2012 em 20:39:42

    parabens a Dra.valeria,gostei muito das explicações sobre a canela,vou experimentar tomando uma colher de cha junto com algumas frutas,e tomar o cha,e vou acompanhar a glicemia, medindo antes e depois.

  218. Comentário de Raimundo Nonathos R Pereira | 18/01/2012 em 10:05:55

    Eu sou hipertenso e estou tomando Aloe Vera “Babosa” mas na composição do suco da Aloe Vera “Babosa tem canela ” Isso não vai alterar minha pressãoAbraço Nonathos

  219. Comentário de neile | 20/01/2012 em 11:56:10

    Por que a canela ajuda a parar sangramentos uterinos como oequenas hemorragis uterinas.?

    Um abraço!

  220. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 00:21:48

    Olá Mariana,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite alguma indicação de um nutricionista em sua cidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  221. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:33:03

    Olá Inês,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  222. VP
    Comentário de VP | 25/01/2012 em 11:29:56

    Olá Raimundo,

    Não há estudos que comprovem este malefício.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  223. VP
    Comentário de VP | 25/01/2012 em 12:02:37

    Olá Neile,

    A canela não pára hemorragias uterinas, ela induz a descida da menstruação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  224. Comentário de andreia | 26/01/2012 em 19:42:18

    por favor me ajude!!!!!estou com candidiase a mais ou menos 1ano,ja tomei varios remedios uso de pomadas constantes e nada,a minha ginecologista falou que as bacterias ja estao resistentes aos medicamentos, ,agora estou fazendos banhos mornos com bicabornato.melhorou muito pouco ..me ajude entrei no site hoje e achei interessante o assunto sabre a canela ..envie dicas para o meu (email) como devo usar..estou desesperada….bjos

  225. Comentário de Valdite Paruci | 27/01/2012 em 12:25:35

    Comentário de Vadite Paruci dia 27/01/2012
    Ola Dra. Valeria tenho uma pergunta a lhe fazer:
    Parei de fumar mas estou engordando muito,pois quando me da vontade de
    fumar sempre belisco algo;coisa que antes não fazia.Ganhei colesterol e peso
    minha pergunta é:a canela consumida todos os dias pode me ajudar
    Em pó tem o mesmo efeito que em pau

    Abraços

  226. VP
    Comentário de VP | 03/02/2012 em 15:14:24

    Olá Andréia,

    Procure um profissional nutricionista funcional para acompanhar seu caso. Com a alimentação e nutrição é possível melhorar a sua imunidade, controlar o crescimento fúngico e ainda dar suplementos e alimentos que inibem o crescimento de fungos e bactérias. Mas é preciso também identificar erros alimentares que podem estar favorecendo o desenvolvimento da candidíase, por isso a importância de ser uma orientação individualizada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  227. VP
    Comentário de VP | 03/02/2012 em 15:45:06

    Olá Valdite,

    A canela não vai resolver seu problema. É uma questão mais de hábito viciado. Procure fazer palitinhos de legumes como cenoura, pepino ou palmito e quando sentir vontade de fumar consuma estes produtos. Outra dica é tomar água de canudinho, pois o fato de sugar e segurar estes alimentos de forma parecida com o cigarro pode amenizar a vontade e pelo menos são nutritivos com calorias mais baixas que outros beliscos. Porém, tratar a compulsão e hábitos viciados, diminuindo ansiedade também é fundamental, procure um psicólogo, psicoterapeuta ou mesmo grupos de pessoas que estão parando de fumar para ajudá-la, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  228. Comentário de Victor | 14/02/2012 em 16:18:56

    Ola Dr. Valéria.
    Quais são as porções diárias que um jovem poderá tomar ?
    Obrigado! :)

  229. Comentário de Monique TOKAM | 17/02/2012 em 16:53:17

    Ola Dra bom dia,
    gostaria de saber se o cha da canela apos uma refeiçao equilibrada pode ajudar a emagrecer?
    Uma amiga me disse que uma chicara de agua fervente com o pau da canela, ou seja o cha, apos cada refeiçao poderia me ajudar a queimar gordura, diminuir o apetite enfin ajudaria na minha perca de peso. Desde ja muito obrigado pelas informaçoes!

    Monique

  230. Comentário de renato guimaraes | 22/02/2012 em 11:56:19

    Boa tarde meu nome e Renato Guimaraes sou diabetico do tipo 2 gostaria de saber se posso usar a canela com extrato de soja.
    grato

  231. VP
    Comentário de VP | 23/02/2012 em 22:18:34

    Olá Victor,

    Os estudos trazem uma média de 1 colher de sopa.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  232. Comentário de MORELLI, RAIMONDO | 24/02/2012 em 22:12:24

    Olá, Dra. Valéria.

    Sou diabético e sofri uema intervenção cirugica para colocação de stent em 02 (duas) coronárias. Usava cacau 100% puro por causa do coração.
    Agora estou usando o cacau misturado com canela (por causa da diabetes).
    Posso continuar?
    Isto fará bem ao meu coração e à minha diabetes?

    Obrigado
    Morelli

  233. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:22:01

    Olá Monique,

    O uso da canela está mais associado com o controle glicêmico, isto pode auxiliar no controle de peso de forma indireta. O importante é fazer uma reeducação alimentar de preferência com acompanhamento de um nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  234. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:31:08

    Olá Renato,

    Não há relatos de contra-indicações na literatura atual deste tipo de associação, porém não é sabido se há perda de propriedades desta forma.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  235. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 17:39:14

    Olá Morelli,

    O cacau tem esta propriedade de reduz riscos de doenças cardiovasculares, mas apresenta também cafeína, não deve ser consumido em exagero. A canela pode ser adicionada também caso não haja reações adversas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  236. Comentário de Eliane | 25/02/2012 em 17:43:09

    Boa tarde!!!!
    Eu gostaria de saber a minha filha so toma leite com canela, e isso bom ou ruim para ela.
    Grata

  237. Comentário de Victor | 26/02/2012 em 19:20:33

    a canela poderá trazer consequências? os jovens deverão tomar poções diárias de canela?

    Obrigado.

  238. Comentário de Angelina Mendonça | 02/03/2012 em 16:22:06

    Boa tarde,

    Sou hipertença gostaria de saber se posso tomar mel com canela pela
    manha.

    Obrigado,

    Angelina

  239. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 11:24:43

    Olá Eliane, tudo bem?

    Cada organismo responde de um jeito com a oferta de alimentos, por isso, sem conhecer sua filha fica impossível afirmar se uma combinação de alimentos faz ou não bem. Procure um profissional nutricionista para avaliar a alimentação como um todo e sugerir opções saudáveis.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  240. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 11:27:01

    Olá Victor,

    A canela auxilia no controle glicêmico. Não há contra-indicação do consumo de canela para os jovens, apenas para quem tem algum tipo de reação alérgica ao alimento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  241. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 12:10:46

    Olá Angelina,

    Não há restrições destes alimentos pela hipertensão, mas a senhora deve evitar alimentos ricos em sódio (industrializados como salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, etc.) e sal de adição. Além disso, deve consumir fontes alimentares de potássio como as frutas, verduras e legumes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  242. Comentário de Jamile dos santos | 09/03/2012 em 21:25:25

    Olá,Dr.Valéria,gostaria de saber se a canela tem algum poder para pessoas que sentem dores nos rins.Se ela tem algum beneficio para este orgão.

    Atenciosamente

    Jamile.

  243. Comentário de Vera Regina | 09/03/2012 em 21:47:14

    Ola Dra. Valéria

    Gostaria de saber se canela é bom para baixar a pressão arteria, se, sim, qual a quantidade deve ser consumida?

  244. car
    Comentário de car | 10/03/2012 em 17:14:46

    eu acordava todo dia com taquicardia e presao alta meu trigicerideos estava a 385 e tambem sou muito anciosa mas comecei fazer uso da canela com mel e uma alimentaçao a base de frutas em 30 dias meutrigicerideos abaixou para 180

  245. VP
    Comentário de VP | 15/03/2012 em 19:01:31

    Olá Jamile,

    Não há estudos que relacionem a canela com benefícios para os rins.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  246. VP
    Comentário de VP | 15/03/2012 em 19:09:21

    Olá Vera,

    Ainda mais estudos são necessários para avaliar o efeito da canela na pressão arterial.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  247. VP
    Comentário de VP | 15/03/2012 em 19:14:57

    Olá Carmelina,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  248. Comentário de cristiane da silva quadros | 11/04/2012 em 15:28:54

    quero sa ber se a canela emagrece como devo toma ela cristiane da silva quadros

  249. VP
    Comentário de VP | 19/04/2012 em 17:49:58

    Olá Cristiane,

    A canela não tem essa ação, mas como auxilia no controle glicêmico, então pode ser usado como coadjuvante no tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  250. Comentário de jose aparecido | 03/05/2012 em 20:00:55

    dra valeria ,gostaria de saber se posso tomar a canela com mel para abaixar o colesterol e o triguiceres,tenho dois estent no coração e estou enjoado de tomar todos os dias ass infantil

  251. VP
    Comentário de VP | 04/05/2012 em 16:20:11

    Olá José,

    A canela com o mel não vai reduzir seu colesterol e triglicérides. Procure um nutricionista e médico para fazer um trabalho conjunto para verificar com a mudança de estilio de vida se será possível fazer a redução ou eliminação da medicação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  252. Comentário de cida | 09/05/2012 em 22:21:39

    vou fazer uma artroscopia de ombro direito tomo cha verde com canela a 9 meses tomo 1 colher de café de canela junto com cha verde faço a mistura e tomo 4 vezes ao dia a canela é anticoagulante devo parar de tomar para fazer a cirurgia ou posso continuar tomando. obrigada

  253. VP
    Comentário de VP | 12/05/2012 em 11:59:00

    Olá Cida,

    Como a artroscopia é minamente invasiva talvez não seja necessário se preocupar com isso, mas de qualquer forma pergunte ao seu médico o que ele recomenda e siga suas orientações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  254. Comentário de Rafaela | 13/05/2012 em 19:13:21

    Boa noite DRA. Valeria
    Gostaria de saber se o chá de canela aumenta a pressão arterial ?
    Porque já ouvir varios cometario de amigos sobre isso .
    Ai fico na duvida se a canela aumenta ou abaixa a pressão
    um xeiro

  255. Comentário de madalena | 21/05/2012 em 14:20:04

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se o chá de canela aumenta a pressão arterial, pois gosto muito deste chá, mas não tomo porque sou hipertensa. Será que teri problemas se tomar o chá?

  256. VP
    Comentário de VP | 31/05/2012 em 12:13:00

    Olá Rafaela,

    Há poucos estudos sobre a associação entre canela e pressão arterial, mas pelos que estão publicados até agora parece ter provavelmente um efeito levemente de diminuição da pressão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  257. Comentário de Marta Martins | 31/05/2012 em 14:55:22

    Adorei a reportagem, e eu faço chá de canela e gengibre e tomo todos os dias e acho essa msitura exelente, dizem que é bom para emagrecer não vi resultado. mas que é bom é.

  258. VP
    Comentário de VP | 01/06/2012 em 15:57:41

    Olá Madalena,

    Há poucos estudos sobre a associação entre canela e pressão arterial, mas pelos que estão publicados até agora parece ter provavelmente um efeito levemente de diminuição da pressão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  259. car
    Comentário de car | 10/06/2012 em 20:27:37

    o mel e a canela depois de vinte anos abaixou meu triglicerideos de 385 para 180,

  260. VP
    Comentário de VP | 15/06/2012 em 16:25:40

    Olá Marta,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  261. VP
    Comentário de VP | 15/06/2012 em 17:03:19

    Olá Car,

    Obrigada pela participação. Mas pode ser que não seja pra todos que funcione, afinal, o mel é rico em carboidrato que em excesso também contribui para o aumento de triglicerídeos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  262. Comentário de Maria Cláudia | 26/06/2012 em 22:44:54

    Olá drª valéria paschoal - boa noite!!!!

    em uma pesquisa pessoal a respeito da canela da india descobri o vp.
    há alguns dias comecei a sentir vontade de tomar café com canela e parece que estou mais animada.
    através desta pesquisa e dos comentários descobri que a canela baixa a tx de diabetes, emagrece e dá ânimo. estou feliz em achar vocês e poder me informar mais e saber que existem outras pessoas com os mesmos problemas que eu.
    o que mais posso utilizar para controlar o diabetes?, faço uso de glimepirida 2mg + detesto tomar medicamento e adoro comer frutas, verduras e legumes - carnes bem pouco! um grande abraço, até mais…

  263. VP
    Comentário de VP | 01/07/2012 em 11:23:09

    Olá Maria Cláudia,

    Evitar açúcares e doces, além de carboidratos refinados (pão branco, arroz branco, cereais refinados, etc.), além de consumo de fibras como legumes e verduras são fundamentais. Associar alimentos ricos em carboidratos com fontes de proteínas e gorduras também auxiliam no controle da resposta glicêmica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  264. Comentário de cida | 08/07/2012 em 23:22:14

    Preciso dar meu depoimento aqui com respeito a canela,eu tomo canela com chá verde todos os dias são 4 xicaras por dia já faço isto a 9 meses .o meu colesterol de 240 hoje é 180 triglicerideos de 215 para 99 glicemia de 105 para 78 só o HDL de 63 que baixou para 50 não sei porque.Com uma dieta bem balanceada e mais 1 hora de caminhada por dia emagreci 20 kg nesses meses ah minha cintura de 114 para 84.pergunta doutora posso continuar com o chá verde com canela pra sempre ou eu tenho que parar um pouco.Sabe tinha muita colica menstrual quase insuportavél hoje ja não sinto tanta dor.A canela é maravilhosa não tenho vontade de comer doce outra coisa sentia muita dor no braço hoje já não sinto mais.acredito que esta combinação foi que me ajudou tanto até agora.a unica coisa que fez foi no exame de coagulação para cirurgia é que deu alteração dra isso é normal .abraços

  265. VP
    Comentário de VP | 28/07/2012 em 13:41:40

    Olá Cida,

    Obrigada pelo relato e participação. Todo o excesso pode ser prejudicial, portanto, valeria a alternar estes fitoterápicos com outros fitoterápicos, além de continuar com uma boa alimentação e praticar atividade física, garantindo desta forma a manutenção de sua saúde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Pashcoal.

  266. Comentário de André Luis | 21/09/2012 em 16:13:25

    Olá,Dra. Valéria Pashcoal!
    Tenho ICC grau II, diabetes tp II, e devido a minha fração de injeção ser baixa, cerca de 28, sofro muito de um cansaço, que me tira muitas alegrias. Minha glicose, colesterol, triglicerideos estam controlados, mas a falta da líbido me incomoda bastante. Se for possível gostaria que me ajudasse a melhorar minha qualidade de vida.

    Um grande abraço!

    Att…

    ANDRÉ

  267. VP
    Comentário de VP | 07/10/2012 em 20:50:52

    Olá André,

    Há diversas condições específicas em seu caso, então, seria fundamental você procurar atendimento com um nutricionista para poder te dar orientações individuais que poderá conribuir e muito com sua qualidade de vida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  268. Comentário de Hélio Martins | 17/10/2012 em 15:48:05

    Dra. Valéria

    Trabalho em uma fabrica de sorvete e perquisando sobre a canela, das benfeicorias que ela traz ao corpo humano, estamos pençando em desenvolver um sorvete sabor canela, o sorvete em si já é um alimento nutricional, minha pergunta!
    A canela é encontrada somente em pau ou pó, ou conseguimos o puro oleo da canela, e o que a Sra. acha de nossa ideia.
    Atenciosamente,
    Hélio

  269. Comentário de Hélio Martins | 17/10/2012 em 16:02:34

    Dra. Valéria

    Trabalho em uma fabrica de sorvete ( FRATELLI SORVETE ARTESANAL) e pesquisando sobre a canela, das benfeicorias que ela traz ao corpo humano, estamos pençando em desenvolver um sorvete sabor canela, nossa outra pesquisa e fazer tambem um sorvete sabor gengibre, ficamos sabendo que é muito utilizado nos restaurantes chines, o sorvete em si já é um alimento nutricional, minha pergunta!
    A canela é encontrada somente em pau ou pó, ou conseguimos o puro oleo da canela, e o que a Sra. acha de nossa ideia.
    Atenciosamente,
    Hélio

  270. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 14:02:00

    Olá Hélio,

    É possível encontrar a canela em pau, pó ou seu óleo. Para saber se é interessante seria necessário conhecer a composição completa do produto. Se tiver interesse encaminhe um email para meu contato particular e não pelo blog. Encaminharei meu email para seu contato.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  271. Comentário de maria geane | 18/01/2013 em 14:16:04

    boa tarde ,eu tenho litiase biliar posso tomar o cha de canela sem problema.

  272. VP
    Comentário de VP | 25/01/2013 em 19:33:12

    Olá Maria Geane,

    Não há estudos relacionando litíase biliar e o chá de canela. Se fizer o uso frequente, acompanhe seus exames e sintomas junto a um médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  273. Comentário de Claudia | 01/03/2013 em 10:18:49

    Dra. Valéria.

    Gostaria de saber se posso preparar um chá de canela para tomar antes de dormir, como poderia faze-lo e se há alguma contra-indicação.

    Muito obrigada,

    Cláudia.

  274. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 11:48:08

    Olá Cláudia,

    Depende, você pretende ter algum efeito terapêutico ou apenas pelo sabor? Pode ser feito uma decocção com o pau da canela. Cozinhar por alguns minutos, coar e tomar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  275. Comentário de Marly G. Nunes | 02/03/2013 em 22:13:02

    Boa noite Dr.Valária
    Gostaria de saber qual a quantidade diária de canela (em pó) fica mais fácil para se ingerir) podemos usar. Tenho intolerância a glicose. Normalmente eu uso uma colher de café pela manhã junto ao leite. Quando soube das propriedades a ela atribuídas, passei a fazer seu uso, depois disso aindo não fiz a dosagem de glicemia .Grata pelo seu esclarecimento. Marly Nunes

  276. VP
    Comentário de VP | 07/03/2013 em 12:24:42

    Olá Marly,

    Estes benefícios já podem ser percebidos com a utilização de ½ colher de chá ao dia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  277. Comentário de Luciane da Silva | 14/03/2013 em 15:24:46

    Boa tarde,

    Gostaria da indicação de um nutricionista funcional na cidade de Porto Alegre/RS. Tenho diabetes tipo II. Obrigada.

  278. Comentário de Fábio | 14/03/2013 em 18:24:39

    Olá, eu como banana com canela de 2 a 3 vezes por dia, pelo meus cálculos, devo consumir um pouco mais de 1g de canela por dia, isso seria uma dose perigosa a saúde? ou é considerada uma dosagem baixa?

  279. VP
    Comentário de VP | 19/03/2013 em 17:59:09

    Olá Luciane,

    Entre contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  280. VP
    Comentário de VP | 19/03/2013 em 18:15:47

    Olá Fábio,

    Os estudos utilizam cerca de 1 a 6g, então, fique tranqüilo, esta quantidade faz parte de uma utilização culinária normal.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal.

  281. Comentário de Moacir Felix | 14/04/2013 em 12:05:54

    Comecei a comer banana com mél e canela, decasco a banana parto ela e salpico canela e derramo mél em cima e coloco no micro ondas por dois minutos e como tudo isto, estou certo ou errado e isso faz bem para gastrite e apetite sexual alem dos demais beneficios, abraço.

  282. Comentário de Amarildo | 17/04/2013 em 09:49:17

    Dra. eu queria saber como realmente se faz o chá da canela pra controlar a pressão arterial.

  283. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 14:02:06

    Olá Moacir,

    Esta preparação não tem relação com benefícios para gastrite e apetite sexual.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  284. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 15:18:41

    Olá Amarildo,

    A utilização de canela para o controle de hipertensão ainda não está muito bem estabelecido, portanto, foque em outras alternativas sabidamente mais comprovadas como manter-se fisicamente ativo, diminuir o consumo de sal/ sódio (alimentos industrializados em geral e sal de mesa) e aumentar o consumo de potássio (frutas, verduras e legumes).

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  285. Comentário de Patriota Sobrinho | 18/06/2013 em 23:11:42

    Boa noite Valéria,

    Gosto de tudo que contem canela e diariamente bebo o chá do pau de canela e o adoço com açúcar, seria uma forma correta de adoçar?

    Parabens pelo bonito trabalho;

    Abraços.

  286. VP
    Comentário de VP | 27/06/2013 em 18:51:08

    Olá Patriota,

    O ideal mesmo seria não adoçar, assim não teria os malefícios do açúcar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  287. Comentário de Romero Evandro Carvalho | 18/07/2013 em 19:30:40

    Dra. Valéria - boa noite.
    Tive uma informação, que a banana nanica misturada a um dente de alho, pulverizado com um pouco de canela, é muito bom para ajudar no controle da diabete tipo 2. Isso é verdade?
    Abraços

  288. VP
    Comentário de VP | 19/07/2013 em 12:23:45

    Olá Romero,

    O alho e a canela podem auxiliar no controle da glicemia da refeição em que foi consumida, no caso da banana.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal.

  289. Comentário de Fernanda | 21/07/2013 em 21:50:10

    quem tem ovario policistico pode tomar o cha de canela para ajudar a descer?
    a menstruação atrasou, não tenho NENHUMA relação sexual

  290. VP
    Comentário de VP | 25/07/2013 em 11:57:16

    Olá Fernanda,

    Uma das características do Ovário Policístico é uma menstruação irregular. Procure um ginecologista para realizar exames e avaliar se há necessidade de alguma intervenção em seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  291. Comentário de César Luis | 17/09/2013 em 17:36:44

    Boa tarde, poderia me ajudar o leite mesmo desnatado com o passar do tempo ajuda prejudica o diabético. Qual a melhor recomendação para consumo de chás ou ervas que assim pode diminuir glicose no sangue.

  292. Comentário de isabela | 22/09/2013 em 10:42:44

    Olá Dra. Valéria,
    Estive e estou com quadros severos de intestino preso.
    Consumo muita água, gosto muitos de verduras, legumes, e alimentos com fibra. Meu café da manhâ Costuma ser alguma fruta(geralmente mamão) com iogurte, mel, canela, aveia e linhaça. Desconfio de que seja excesso de fibras, pois como bastante salada todos os dias, e por isso estou querendo reeducar minha alimentação. Já ouvi dizer que a acanela prende o intestino, isso é verdade? Você acredita que o meu problema possa realmente vir de um consumo excessivo de fibras?O que acha que devo fazer? Obrigada !

  293. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 09:40:00

    Olá César Luis,

    Existem algumas infusões de ervas com ação hipoglicemiantes como a pata de vaca, carqueja, estévia, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  294. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 10:39:56

    Olá Isabela,

    Não há como realizar uma avaliação via blog. Procure um profissional nutricionista para avaliar seu caso individualmente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  295. Comentário de Andrisa | 19/01/2014 em 10:37:46

    Ola Dra Valeria,

    Acabo de descobrir que estou gravida de umas poucas semanas. Fiquei preocupada porque consumo diariamente um cha que possui 2% de cha preto e 0.6% de canela. Leigamente penso que e pouca coisa de canela para interferir na gestacao, o que voce acha?

    Obrigada

    Andrisa

  296. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 22:18:45

    Olá Andrisa,

    Fique tranqüila a concentração é pequena. Apenas não faça mais o uso de grandes quantidades deste chá e procure alternar com outras opções.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  297. Comentário de humbertino simas | 29/01/2014 em 14:33:03

    sou diabetico, controlo bem a minha glicose, tomo 3 comprimidos de metfomina e um sinvascor de 20. posso tomar uma x
    icara de chá de canela em pau por dia?

  298. VP
    Comentário de VP | 31/01/2014 em 15:26:06

    Olá Humbertino,

    Não tem problema tomar 1 xícara de chá de canela ao dia, mas se começar a sentir sintomas de hipoglicemia é bom rever a dosagem das medicações ou evitar o chá.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»