VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

Mitos e verdades sobre o consumo de CERVEJA

A cerveja é um produto natural produzido a partir da cevada e do lúpulo, acrescentada de levedo fermentado. É um produto consumido atualmente por grande parte da população, porém frequentemente seu consumo é realizado de maneira excessiva. Desta forma, é importante esclarecer os benefícios e maleficios de seu consumo.

A cerveja é importante fonte de várias vitaminas do complexo B (principalmente ácido fólico, vitamina B6 e B12). Essa concentração de vitamina B12 faz com que muitos vegetarianos utilizem o levedo de cerveja como suplemento para alcançar as recomendações diárias de vitamina B12. Além disso, a cerveja é rica em flavonóides provenientes do malte e do lúpulo (chalconas, flavononas e flavonóis). Alguns estudos verificaram que o consumo de 330ml de cerveja, em associação a uma dieta Mediterrânea (rica em peixes, azeite extra virgem, frutas e vegetais) pode ser benéfico na redução do LDL (“colesterol ruim) e triglicérides. Entretanto, ainda não se sabe se este benefício pode ser atribuído à cerveja ou a adoção destes hábitos alimentares saudáveis.

Portanto, se formos pensar em doenças cardiovasculares e álcool, a melhor opção seria a ingestão de vinho tintos, que possui uma série de antioxidantes que auxiliam a prevenção de doenças cardiovasculares. Entretanto, para não obter o efeito maléfico do álcool, a melhor opção seria um suco de uva, que apresenta os mesmos antioxidantes encontrados no vinho tinto.

Além disso, muitas pessoas acreditam que o consumo de cerveja pode auxiliar o sistema imunológico. Este benefício pode até ser conferido pela sua presença de vitaminas e minerais, porém há, em contrapartida, a presença do álcool que prejudica o sistema imunológico, além de aumentar a excreção destes nutrientes, o que faz com que este possível efeito seja neutralizado.

Outro fator é que a cerveja possui leveduras que pode competir com bactérias probióticas (“bactérias benéficas”) no nosso intestino, causando um desequilíbrio da microbiota intestinal. Sendo assim, como o intestino é o principal órgão que produz nossas células do nosso sistema de defesa, um intestino íntegro e bem cuidado é fundamental para o sistema imunológico, além de o álcool por si só ser um agressor contra a parede do intestino, prejudicando o funcionamento deste órgão, inclusive, por conseqüência, do nosso sistema de defesa.

O álcool pode, ainda, prejudicar o organismo por causar letargia (que ocorre durante o efeito do álcool), além da eliminação de vitaminas e minerais do nosso organismo, que são fundamentais para fazer contração muscular, oxidação de gordura, metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos, etc.

Sendo assim, os malefícios ao organismo com o consumo da cerveja são superiores aos seus possíveis benefícios, o que indica que seu consumo deve ser realizado com muita moderação. Os nutrientes e fitoquímicos presentes na cerveja podem ser alcançados com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, através da ingestão de alimentos ricos em nutrientes e compostos bioativos que irão garantir diversos efeitos benéficos à saúde. É importante lembrar que estes hábitos saudáveis devem ser orientados por um profissional capacitado, que irá avaliar e orientar ao consumo de alimentos que serão benéficos de acordo com a individualidade bioquímica da população.

85 Respostas para Mitos e verdades sobre o consumo de CERVEJA »»


Comentário

  1. Comentário de Rafael | 03/03/2009 em 11:05:33

    Olá Gostaria de saber se na aprte das receitas poderiam colocar o taotal de calorias / hidratos / proteinas / gorduras!!

    Obrigado e otimas informações!”

  2. VP
    Comentário de VP | 03/03/2009 em 12:30:50

    Olá Rafael,

    Nossa intenção em não publicar o valor nutricional das receitas é que as pessoas façam suas escolhas alimentares não baseadas em calorias, mas sim na qualidade nutricional da receita, na qualidade dos alimentos escolhidos e na diversidade de nutrientes e fitoquímicos que estarão efetivamente nutrindo suas células.

    Na Nutrição Funcional, damos muito mais valor a qualidade nutricional dos alimentos e preparações, do que ao valor calórico em si. Por exemplo, todos sabemos que o abacate é um alimento com valor calórico elevado, mas temos que lembrar que o abacate é riquíssimo em gorduras de boa qualidade, e em beta-sitosterol, um composto que auxilia na redução do colesterol e na modulação do cortisol, que é o hormônio do estresse. Portanto, se pensarmos nesta qualidade, consumir o abacate é muito benéfico, do que pensar no abacate apenas como um alimento calórico.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Nádia Cristina Maia Costa | 16/03/2009 em 17:44:19

    Olá Dra Valéria!

    É um enorme prazer participar de seu blog! Assim como cursar a sua pós graduação! A qualidade do ensino é excelente! Sou sua fã!

    Gostaria de tirar uma dúvida, existe alguma diferença no valor nutricional entre a cerveja clara e escura (não a malzebier, a escura mesmo)?
    O silício é similar em ambas?

    Muito Obrigada!

    Nádia

  4. VP
    Comentário de VP | 18/03/2009 em 12:46:39

    Olá Nádia,

    Obrigada pelo carinho!

    Quanto às diferenças entre as cervejas, as cervejas claras e escuras se diferem na temperatura de fermentação, e em alguns casos, como a Malzbier, em sua composição (açúcar) e teor alcóolico. Mas ainda não existem muitos estudos científicos que façam uma comparação exata entre estas duas cervejas, portanto não sabemos se os nutrientes são perdidos de acordo com estes processos diferentes de fermentação.

    Quanto ao conteúdo de silício, um estudo publicado na revista British Journal of Nutrition, avaliou as concentrações de silício em mais de 70 tipos de cerveja e não encontraram diferenças em suas concentrações.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  5. Comentário de Luiz Henrique | 12/07/2009 em 07:12:09

    Gostaria de saber qual a relação entre beber cerveja e diarreia

  6. VP
    Comentário de VP | 14/07/2009 em 12:36:38

    Olá Luiz Henrique,

    A ocorrência de diarréia pode ter relação com o consumo de cerveja sim. Isso porque a a cerveja tem glúten em sua composição, e indivíduos com intolerância ao glúten (conhecida como doença celíaca) tem sintomas gastrintestinais como diarréia, dor abdominal, estufamento e gases com o consumo de alimentos que contém glúten (como pães, bolos, macarrão, cerveja, etc).

    Portanto, é interessante que você faça uma avaliação para ver se você tem os mesmos sintomas com o consumo de outros alimentos ricos em glúten. Caso não exista outro sintoma, outros tipos de hipersensibilidades devem ser pesquisados por um profissional capacitado. Caso você tenha interesse, podemos indicar um nutricionista que atue mais próximo de sua região.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de fernando | 03/04/2010 em 11:16:40

    ola ! Estou com o problema acima referido, gostaria de uma indicação em minha cidade, Caxias do Sul … Abraços e muito obrigado

  8. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:39:31

    Olá Fernando,

    O contato da Nutricionista será enviado para o seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  9. Comentário de Andre Silvestre | 07/03/2011 em 10:49:24

    ola
    bebo cerveja aos fins de semana, qual a quantidade de consumo recomendavel para não ter problemas futuros, e se o consumo mesclado com agua aliviaria os problemas causado pelo consumo de alcool….
    obrigado.

  10. VP
    Comentário de VP | 11/03/2011 em 17:35:54

    Olá André,

    Não há recomendação para o consumo de álcool, mas deve-se limitar o consumo a uma dose para mulheres e duas para os homens a cada dia que for consumir alguma bebida alcoólica. Consumir água juntamente com a bebida alcoólica pode auxiliar na prevenção de problemas em curto prazo da bebida, como uma possível desidratação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  11. Comentário de ALZIRENE ROSA | 09/05/2011 em 14:44:07

    SEMPRE QUE TOMO CERVAJA TENHO MUITAS CAIMBRAS NAS PERNAS, TEM ALGUMA EXPLICAÇÃO NESTE CASO, PASSEI 6 MESES SEM BEBER NÃO TIVE CAIMBRAS E BEBOR POUCO E SÓ FINAL DE SEMANA AS VEZES NÃO É TODOS, MESMO ASSIM TENHO.

  12. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 21:48:03

    Olá Alzirene,

    É uma reação bem atípica, porém se sempre acontece isso é possível perceber que seu organismo não aceita esta bebida, o melhor que você tem a fazer é não consumi-la mais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  13. Comentário de Lucimar Gomes | 08/09/2011 em 10:17:45

    Olá drª Valéria
    Parabéns pelo seu blog. Muito informativo!
    Embora, não suporte cerveja, me surpreende o nº de consumidores e a quantidade que consomem. Existe alguma explicação porque a maioria quando começa a beber, tem dificuldade de parar? E qual o malefício que esse consumo exagerado pode fazer ao organismo?
    Att.

    Lucimar.

  14. Comentário de Rui silva | 17/10/2011 em 19:03:35

    Quantas cervejas se podem beber por dia sem prejuizo das saude ??

  15. VP
    Comentário de VP | 19/10/2011 em 19:35:53

    Olá Rui,
    Esta é uma questão muito particular e contraditória. Teoricamente o uso de 1 dose para mulheres e até 2 doses de bebida alcoólica para homens seria segura. Mas sabe-se que a longo prazo, mesmo esta dosagem pode levar ao aparecimento de doenças hepáticas bem sérias. Portanto, o melhor mesmo é fazer uso moderado e evitar o consumo diário.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  16. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 13:03:46

    Olá Lucimar,

    Não é a maioria que consome cerveja que não consegue ou tem dificuldades reais em parar de beber, haja vista que o número de consumidores é maior que o número de dependentes. A cerveja tem um conteúdo alcoólico que é considerado uma droga justamente por poder causar uma dependência não apenas química mas também psíquica. O consumo exagerado pode em curto prazo prejudicar o funcionamento cerebral, fazer com que a pessoa tenha reflexos mais lentos e inclusive algumas vezes causar até amnésia, ou seja, perda da memória, além de causar desidratação, como e suas possíveis complicações. A longo prazo, o exagero do consumo reflete principalmente no funcionamento hepático, além de poder causar grandes estragos na vida social do indivíduo dependente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  17. Comentário de reginaldo | 04/11/2011 em 16:54:36

    ola. adoro cerveja e bebo todo dia 6 latas antes de dormir.
    sei que é uma porcaria maso vicio é fogo. teria como indicar algo para tentar largar isto ?

  18. VP
    Comentário de VP | 04/11/2011 em 17:21:36

    Olá Reginaldo,

    Um grande passo já é perceber que é um vício. Procure ajuda de um profissional e grupos de tratamento com pessoas com o mesmo problema e tenha força de vontade sempre.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  19. Comentário de eduardo santos | 22/04/2012 em 13:47:16

    ola boa tarde nao sei mas o que faço e so beber cerveja fico diarreia e e so beber a barriga sanga o que sera que tenho sera inflaçao no figado ou pancreas alguem me da uma dica obrigado.

  20. VP
    Comentário de VP | 27/04/2012 em 14:43:35

    Olá Eduardo,

    Procure um médico para fazer exames para identificar se você tem alguma doença inflamatória intestinal ou problema com fígado ou outros órgãos. E claro, se você tem tantas reações fortes quando faz uso de bebida alcoólica, não faça mais uso desta substância.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  21. mlg
    Comentário de mlg | 07/05/2012 em 13:48:43

    Há aproximadamente 1,5 ano ,estou com problema em meu intestino. Quando tomo qualquer marca de cerveja ,no outro dia passo o dia inteiro com diarreia. Já fui a medicos, passaram remedios para a flora ,mas até hoje não foi resolvido. o que devo fazer?

  22. VP
    Comentário de VP | 12/05/2012 em 11:40:57

    Olá Marcelo,

    Procure um médico para fazer exames para identificar se você tem alguma doença inflamatória intestinal ou problema de saúde. E claro, se você reações sempre que faz uso de bebida alcoólica, não faça mais uso desta substância que é maléfica para seu organismo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  23. Comentário de Deyse Castro | 13/06/2012 em 18:07:52

    Olá! Sou nutricionista vegana e gostaria de salientar que se deve ter cuidado em dizer que o levedo de cerveja é fonte de B12, pois, apesar de conter a vitamina, o levedo não pode ser considerada fonte (assim como as algas), pois estudos mostram que a B12 presente está na forma análoga, não sendo aproveitada pelo nosso organismo, ou seja, com o seu consumo pode ter elevação nos níveis séricos, mas o organismo não estará aproveitando tal vitamina.
    Abraços!!
    Deyse

  24. Comentário de itamar andrade | 21/06/2012 em 18:43:24

    tenho dor de barriga toda vez que bebo cerveja
    sinto dor no habdomen muito fraca, um desconforto senssaçao de inxaso
    sera uma cirroze dra?

  25. VP
    Comentário de VP | 21/06/2012 em 22:04:01

    Olá Deyse,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  26. VP
    Comentário de VP | 01/07/2012 em 11:12:55

    Olá Itamar,

    Provavelmente é um sintoma gastrointestinal e não hepático. Porém, procure um médico para fazer os exames necessários.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  27. Comentário de Alex | 29/07/2012 em 15:10:00

    Dra. queria saber se meu baixo desempenho no futibol pode ser porque parei de beber e usar drogas ? acho que meu corpo talvez nao fique mais nesteziado para jogar? parei de jogar a 4 meses ja, eu tomava levedura de cerveja mais parei de tomar por receio a novas subistâcias que passei a tomar como remedio para arritimia que ganhei fazendo uso de drogas au longo da minha vida. hoje em dia depois do susto das arritimia que vinha tendo agora tou bem melhor depois de passar a tomar os remedios . eu nao bebo mais e nem fumo nada .. eu poderia voltar a tomar levedo de cerveja ? meu cansaço rapido foi por que eu parei de jogar a muito tempo talvez? mande respostas para meu e-mail .. parabens pelo blog (Cuidem de suas vidas enquanto podem e nao tenha uma doença mais seria para nao ter que passarem pelo que eu passei! se é que dê tempo cuidar)

  28. VP
    Comentário de VP | 06/08/2012 em 23:10:37

    Olá Alex,

    O cansaço é comum quando se está destreinado, ao voltar ao ritmo de treino, voltará a ter bom desempenho. O levedo de cerveja não é uma droga, não tem álcool, é apenas um suplemento alimentar e pode ser utilizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  29. Comentário de felipe | 17/08/2012 em 20:42:23

    ola. fico feliz em poder participar do seu blog.

    eu bebo cerveja e meu consumo em alguns meses atras vem amentando,
    e meu desempenho nos esporte vem diminuindo, gostaria de saber si a cerveja tem alguma influencia em desempenho físico?

  30. VP
    Comentário de VP | 20/08/2012 em 22:25:34

    Olá Felipe,

    Bebidas alcoólicas em excesso alteram o metabolismo, elimina sódio, desidrata o organismo e inflama o corpo. Todos estes fatores podem prejudicar sim o desempenho físico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  31. Comentário de julio | 23/10/2012 em 00:07:01

    Dra Valeria parabéns pelas orientações.

    Gostaria de saber se arritimia, é consequencia do cosumo exegerado da cerveja, e se por esse motivo o risco de infarto aumenta.Fui ao medico recentemente e foi constatado uma pequena arritimia, conforme ele disse não é caso de preucupação,mas gostaria de saber

    Atenciosamente

    Julio

  32. VP
    Comentário de VP | 01/11/2012 em 08:36:58

    Olá Júlio,

    Dentre causas ambientais que podem levar ao aparecimento de arritmia cardíaca é possível citar o estresse, fumo, grande ingestão de álcool, exercício físico muito forte, uso de certas drogas (como cocaína e anfetaminas), uso de alguns medicamentos, e muita cafeína, além de algumas doenças. Portanto, se a ingestão de cerveja for alta pode estar associada, mas é preciso investigar outras causas também. O risco de doenças cardiovasculares podem ser avaliadas pelo seu cardiologista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  33. Comentário de Roberto | 05/11/2012 em 09:57:53

    Tratei uma bactéria HP virus, e antes mesmo do tratamento quando bebo 2 cervejas e mesmo comendo algum tira gosto, vomito e tenho diareria.
    Tratei o HP virus e mesmo após o tratamento continuo com os vomitos e diarreia.
    O que fazer?

  34. VP
    Comentário de VP | 10/11/2012 em 22:09:50

    Olá Roberto,

    Procure novamente seu médico para realizar nova avaliação e se necessário mais exames para saber se a infecção voltou ou se não foi efetivamente eliminada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  35. Comentário de Daniel | 18/01/2013 em 17:46:33

    Olá!

    Dra. até quando devo me preocupar com a diarreia em relação ao consumo da cerveja, isto é, uma, duas ou ate mesmo 10 me leva
    ao mesmo problema e muitos gases, as vezes percebo também que
    algumas comidas pastosas ou melhor cremosas tem o mesmo efeito
    contra o meu organismo? Será que pode ser algum verme, parasita?

  36. VP
    Comentário de VP | 25/01/2013 em 19:36:12

    Olá Daniel,

    Parasitas não apresentam sintomas apenas com o consumo de cerveja e comidas cremosas, provavelmente é uma reação mesmo à cerveja e a algum ingrediente de comidas cremosas que você consome. Portanto, não consuma os alimentos que você já identificou que te faz mal e procure um médico e nutricionista para pedir exames para uma investigação mais detalhada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  37. Comentário de cipriano | 10/03/2013 em 12:24:13

    bom dia !
    diante da leitura do texto e dos duvidas dos participante eu tirei uma conclusão. o melhor a fazer é nao consumir bebidas alcoólicas.
    Estou certo?

  38. VP
    Comentário de VP | 18/03/2013 em 13:16:08

    Olá Cipriano,

    Isto depende. O consumo eventual de bebida alcoólica se não há problemas de saúde não fará mal. O que não se deve é exagerar na freqüência e nem na quantidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. Comentário de Júlia | 25/05/2013 em 22:24:44

    Olá, já ouvi dizer que 1 lata de cerveja tem aproximadamente 150 calorias (variando conforme o fabricante), e que o álcool tem 7 calorias por grama. Minha dúvida é: 1 lata de cerveja, então, tem mesmo só aproximadamente 150 calorias,ou devem-se computar também as calorias do álcool presente na cerveja, totalizando aproximadamente 300 calorias por lata de cerveja consumida?
    abraços

  40. Comentário de Leila Lima | 27/05/2013 em 10:56:39

    Bom Dia Dra.

    Bom, sei que o consumo de qualquer bebida alcolica com a ingestao de remedios não faz bem. Porem um amigo me perguntou se hoje ele poderia tomar cerveja, pois esta tomando trilax@ e qual seriam as reaçoes caso tomasse… - E eu fiquei sem resposta… Vc pode me ajudar?
    - A cerveja neste caso retira o efeito do remedio ou pode causar danos maiores…?
    Obrigada!

  41. VP
    Comentário de VP | 08/06/2013 em 15:20:22

    Olá Júlia,

    Cada grama de álcool tem 7 calorias, mas as cervejas apresentam apenas por volta de 5% de álcool, portanto, outros componentes da cerveja como malte, lúpulo, cevada, etc se complementam para compor o valor calórico total da cerveja. Inclusive há água presente que dilui o valor calórico do produto, sendo que a variação da caloria de cada cerveja é diferenciada segundo a sua composição. No rótulo de cada cerveja é possível encontrar o valor calórico por porção. Atenção apenas que é o valor por porção, portanto, muitas vezes o valor calórico pode vir a cada 200ml do produto, se tomar 350ml terá que fazer uma proporção para saber o quanto que está ingerindo de calorias.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  42. VP
    Comentário de VP | 08/06/2013 em 15:41:16

    Olá Leila,

    A medicação por si só já pode causar gastrointestinais e sobrecarga hepática, a bebida alcoólica também, portanto, serão dois grandes fatores de riscos para tais alterações. Não consumir bebida alcoólica com o uso de medicações sem o consentimento do médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  43. Comentário de JOILSO PEREIRA | 24/06/2013 em 23:18:25

    TODAS AS VEZES QUE EU BEBO CERVEJA NO OUTRO DIA ME DA DIAREIA E AS FEZES SAI QUENTE PARECE QUE COMI PIMENTA MALAGUETA SERA QUE ISSO EO FIGADO QUE TA COMPROMETIDO OU SERA O ENTESTINO POR FAVOR ME AJUDA:

  44. VP
    Comentário de VP | 02/07/2013 em 09:25:40

    Olá Joilso,

    Procure um medicou ou nutricionista para solicitar alguns exames. Mas de qualquer forma não consuma a cerveja para evitar malefícios ao seu organismo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  45. Comentário de Jeovane | 08/07/2013 em 20:43:34

    Boa noite, comprei no mês passado alguns pecks de uma determinada marca de cerveja dita entre as mais populares como a mais forte. Porém estou com uma duvida pois elas estão com a data de vencimento nove dias antes do eveto, ai vem a pergunta será que depois de nove dias elas podem fazer mal? Ou acontece muitas alterações na composição da cerveja?

  46. VP
    Comentário de VP | 12/07/2013 em 17:40:44

    Olá Jeovane,

    Não consuma produtos fora da data de validade, isto pode causar riscos contra a saúde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  47. Comentário de edilson | 01/08/2013 em 19:08:11

    boa noite meu colesterol ta alto devo para de tomar minha cerveja

  48. VP
    Comentário de VP | 02/08/2013 em 18:14:22

    Olá Edilson,

    O uso leve a moderado de bebidas alcoólicas não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, mas de qualquer forma, procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar para controle de seu colesterol.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. Comentário de Bruno | 16/08/2013 em 11:16:23

    Bom dia Dra..

    Pratico na semana: musculação 4X, futebol 2X e Muay Thai 2X , tenho uma alimentação muito saudavel onde procuro em todas as refeiçoes consumir carboidratos complexos, proteina de qualidade alem da verduras e o azeite, tomo de 2 a 4 litros de agua por dia…porém quando chega sabado, desando na cerveja…..Será que desta maneira estarei jogando toda a semana regrada no lixo em apenas um dia????…

  50. VP
    Comentário de VP | 16/08/2013 em 16:47:46

    Olá Bruno,

    Não dá pra dizer que perde todo seu esforço da semana, mas com certeza prejudica parte da sua evolução.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  51. Comentário de António | 21/08/2013 em 13:41:23

    Boa tarde Doutora.

    Toda a vida bebi cerveja com moderação , mas agora, se bebo uma cerveja de 0,33 dl fico com um dos pés inchado !
    Porque será ?

  52. VP
    Comentário de VP | 29/08/2013 em 21:27:38

    Olá António,

    Procure um médico para realizar alguns exames para identificar se há alguma alteração metabólica que estão causando este sintoma.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  53. Comentário de Joca | 03/09/2013 em 17:09:00

    Ola boa tarde . sempre tomei cerveja nos fins de semana nada exagerado , de uns 2meses pra cá as vezes quando tomo cerveja logo começa uma dor abdominal oque pode ser obrigado

  54. VP
    Comentário de VP | 05/09/2013 em 13:12:28

    Olá Joca,

    Pode ser um desequilíbrio da microbiota intestinal devido ao uso semanal de bebida alcoólica e possivelmente desequilíbrios na dieta. Procure um profissional nutricionista para fazer uma avaliação de sua alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  55. Comentário de ronilda rodrigues gonçalves | 10/10/2013 em 18:09:31

    tirei a vesicula e tomo muita cerveja, e fiz um exame de sangue e deu creatina muito alta, pode ser por causa da cerveja?

  56. VP
    Comentário de VP | 13/10/2013 em 15:29:54

    Olá Ronilda,

    Normalmente a creatina se eleva por problemas renais ou excesso de consumo de proteínas e suplementos protéicos ou por ter uma massa muscular muito desenvolvida. Procure um médico e nutricionista para solicitação de exames complementares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  57. Comentário de deni | 24/10/2013 em 23:52:14

    faz 3 anos q bebo cerveja a noite engordei 25 kg estou desesperada
    mas adoro beber sera q o motivo de engordar tanto e a cerveja me ajudem a tirar essa duvida se puder envie por e_mail
    muito obrigada

  58. Comentário de Ana Paula da Cruz | 28/10/2013 em 14:36:07

    Boa tarde meu esposo descobriu cálculos na vesícula,chegou até ser confundido com hepatite,pois ficou com ictericia,ele adora tomar cerveja aos finais de semana no jogo com os amigos,porém dês da crise não está bebendo mais sei que fica triste com isso.
    Ele está fazendo os exames para operar,será que moderadamente ele pode beber cerveja antes da cirurgia?
    Após a retirada da vesícula depois de quanto tempo pode voltar a beber?

  59. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 11:24:18

    Olá Deni,

    Com certeza contribuiu muito para o aumento de peso. Procure um nutricionista para montar um plano alimentar adequado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  60. Comentário de romildo | 05/11/2013 em 16:39:04

    Gostaria de saber se existe de fato alguma relaçao entre a cerveja preta servir como medicaçao para sarar qualquer tipo de inflamaçoes no corpo fruto de traumas, pancadas, ou coisas do tipo !! obg!

  61. VP
    Comentário de VP | 10/11/2013 em 10:36:55

    Olá Ana Paula,

    Não há como dar uma resposta fechada, ainda mais via blog, tudo depende de cada caso, da evolução de seu marido e de outros exames laboratoriais. Procure um profissional nutricionista para acompanhá-lo durante esta fase, inclusive para fazer uma reeducação alimentar para evitar novas formações de cálculos biliares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  62. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 10:07:16

    Olá Romildo,

    Não há indicação do uso de cerveja preta para tratar qualquer tipo de inflamações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  63. Comentário de Daniel | 25/11/2013 em 11:09:56

    Ola,
    Primeiramente parabéns pelo blog, ele é muito claro e informativo.

    Eu tomo cerveja nos finais de semana, normalmente umas 2 latas no sábado e 2 no domingo, mais comecei a notar que ao invés de dar diarreia, isso me trava o intestino, porém tenho a sensação de inchaço na barriga, ai depois de uns 3 dias volto ao normal, devo parar de ingerir a cerveja? Tenho uma preocupação relevante quanto a isso pois um tempo atraz fiz um exame de sangue e minha gama gt estava 7/ul acima do normal ai comecei a pesquisar e vi que tem influencia do alcool tb.

    Obrigado pela atenção.

  64. Comentário de milton kincardett lobo | 02/12/2013 em 13:13:11

    pessoal preciso de um grupo de apoio para reabilitar me… sou dependente do alcool segundo o dsm-4-tr tou la quando tento largar a droga pessoal ficu esquisito.. fico com impotencia sexual e td mais

  65. Comentário de Milton Kincardett lobo | 02/12/2013 em 13:16:49

    me ajude!!!! sou moCambicano da beira…

  66. VP
    Comentário de VP | 05/12/2013 em 23:14:19

    Olá Daniel,

    Se já tem até alterações de exames hepáticos, faz-se necessário reduzir ao máximo o uso de bebidas alcoólicas. Vale a pena também procurar um hepatologista para investigar se há outras causas associadas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  67. VP
    Comentário de VP | 06/12/2013 em 00:03:13

    Olá Milton,

    Procure um grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) e também auxílio médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. Comentário de Elaine | 14/12/2013 em 06:35:12

    Ola dra..minha pergunta e meu eposo fez reducao d estomago,e tenho percebido ki ele tem bebido muita. Cerveja,agora e com mais frequencia….e as vezes fica mais nervoso e sem paciencia isso tem alguma relacao da cirurgia com a cerveja????obrigads

  69. Comentário de MARI ANGELA | 20/12/2013 em 16:50:48

    GOSTARIA DE SABER A RELAÇAO DA CERVEJA COM EREÇAO, MEU NAMORADO BEBE UMAS 4 LATINHAS A NOITE E DEPOIS NAO CONSEGUE TER EREÇAO, SERA EFEITO DO ALCOOL?

  70. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 13:59:51

    Olá Elaine,

    Não há como diagnosticar apenas com estas informações, porém, é freqüente pacientes com compulsão alimentar se tornarem obesos, tendo a indicação de cirurgia bariátrica. Porém, como a causa do problema original é a compulsão que pode ser psicológica, quando o paciente se vê impossibilitado de comer grandes volumes, é comum que a compulsão troque o foco, podendo se tornar uma pessoa compulsiva por compras ou mesmo bebida alcoólica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  71. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 14:17:59

    Olá Mari Angela,

    A bebida alcoólica altera a função hormonal, inlcusive é uma das causas de disfunção erétil podendo comprometer o desempenho sexual. Além de deixar o sistema nervoso mais lentificado, respondendo menos aos estímulos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  72. Comentário de simonr Marques | 04/01/2014 em 20:54:09

    Boa noite.
    Gostaria de saber quanto tempo posso tomar cerveja. Fiz uma cirurgia de prótese de silicone dia 20/12/2013. Só tomei medicamentos 7 dias depois da cirúrgica. Fico no aguardo.

  73. Comentário de Milena | 05/01/2014 em 21:52:52

    ola, meu marido bebe cerveja todos os dias, cerca de 4 litros, pelo menos. Sei que ele ja é alcoolatra, mas ele não reconhece. Ele bebe compulsivamente, como estivesse bebendo água, ja está com a barriga grande, e além d beber, tbm fuma 2 maços de cigarros por dia. Quais são as consequências para o organismo dele?

  74. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 13:46:51

    Olá Simonr,

    Tudo depende da liberação médica. Procure seu médico para tirar esta dúvida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. Comentário de Aline | 11/01/2014 em 08:12:05

    Ola,

    Estou tomando Pantogar cerva de 6 dias, duas capsulas após o almoço, mas estou sentindo dores no estomago, sera que pode ser ele??

    Muito obrigada

  76. Comentário de Markito | 11/01/2014 em 19:27:30

    Olá. Quero saber qual seria mais (ou menos) prejudicial para o organismo: beber cerveja regularmente em pequenas quantidades (digamos, uma ou duas latinhas por dia, quase todos os dias) ou beber ocasionalmente em grande quantidade (por exemplo, umas seis a dez latinhas uma vez a cada 10 a 15 dias)?

  77. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 08:07:47

    Olá Milena,

    O uso elevado e constante tanto da bebida alcoólica quanto do cigarro é prejudicial à saúde. Não há como saber exatamente como o organismo de seu marido irá reagir, porém, de uma maneira geral, a bebida alcoólica está relacionada com problemas hepáticos que podem evoluir para uma cirrose hepática e se não houver a abstenção do uso de álcool pode sofrer as conseqüências das complicações desta cirrose hepática, quando o fígado não funciona mais, não conseguindo fazer as devidas metabolizações, acumulando toxinas no organismo podendo inclusive causar problemas mentais e acúmulo de líquido na região abdominal.
    Já o cigarro intoxica o organismo, depleta nutrientes, podendo causar problemas respiratórios e alterações de qualquer célula do organismo que pode levar à mutações nestas células e aumentar o risco de diversos tipos de câncer.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  78. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 11:30:11

    Olá Aline,

    Pouco provável, porém se não havia dores no estomago e começou assim que começou a utilizar o produto, pode ser. Então, descontinue o uso e observe se os sintomas melhoram e não deixe de voltar ao profissional que fez a indicação do produto para estudar uma outra alternativa para seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  79. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 21:18:41

    Olá Markito,

    Tanto o uso contínuo quanto o uso ocasional em grandes doses serão prejudiciais à saúde. O uso contínuo pode lesionar o fígado sem dar tempo para o mesmo se recuperar, podendo levar a distúrbios hepáticos crônicos e severos a longo prazo. Já o uso eventual em grandes quantidades pode, além da sobrecarga hepática momentânea, pode causar desidratação, alterações de comportamento, amnésia, vômitos e diarreia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  80. Comentário de Francisco Barbosa de Oliveira | 19/01/2014 em 19:04:04

    A cerveja é uma bebida altamente
    consumível por grande parte da população, sabe-se que proporciona mais malefícios do que benefícios.Sabemos que é uma enorme fonte de renda.Só por isso a organização mundial de saúde não controla este consumo. Onde Fica o respeito à saúde da população?

  81. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 22:21:14

    Olá Francisco,

    Realmente, é preciso muita cautela com o consumo de bebidas alcoólicas em geral. Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  82. Comentário de Noah | 30/01/2014 em 14:09:11

    Eu estava bebendo muito nos últimos meses tipo 3 a 5 litros de cerveja por noite, a um mês atrás tive uma alteração no pâncreas, dores abdominais severas que me fizeram parar de beber agora, fica a pergunta será que não posso tomar cerveja mesmo que moderada nos finais de semana ?

  83. VP
    Comentário de VP | 31/01/2014 em 15:38:20

    Olá Noah,

    Tudo depende se seu pâncreas já está saudável e outras questões de saúde que devem ser analisadas pelo seu médico que irá informar quando e se irá poder voltar a consumir de forma moderada a bebida alcoólica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  84. Comentário de Jaldo | 26/02/2014 em 21:32:37

    Em relação a cerveja e diarreia, gostaria de saber de uma indicação de uma nutricionista que me ajude nesta situação.

    A cerveja sem álcool também da este tipo de problema?

  85. VP
    Comentário de VP | 06/03/2014 em 09:51:02

    Olá Jaldo,

    A diarreia pode ocorrer, não apenas pela presença do álcool. Também pode ocorrer pela presença de outros ingredientes na bebida.

    Para indicações de nutricionistas, envie um email para ibnf@ibnfuncional.com.br e solicite uma busca de profissionais na sua região.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal


Enviar Comentário »»