VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

POR QUE AS FRITURAS SÃO PREJUDICIAIS AO ORGANISMO?

Primeiramente, devemos sempre ter em mente de que gorduras não precisam sempre ser frituras! A fritura é uma das preparações que podem ser feitas com alguns tipos de gordura. Precisamos de gordura para sobreviver, mas não precisamos de fritura para sobreviver! A fritura é o superaquecimento de algum tipo de gordura animal (banha de porco) ou de gordura vegetal (óleos vegetais), sendo que atualmente, com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida, a fritura com óleos vegetais é a mais utilizada.

A fritura, mesmo sendo realizada com óleos vegetais de boa qualidade, os transforma em uma gordura com uma qualidade nutricional que deve ser eliminado da alimentação. Não se deve considerar apenas o óleo utilizado, mas também o tempo que o alimento fica em imersão, o tempo que o óleo está sendo aquecido, a temperatura que o óleo se encontra, se é ou não a primeira fritura, etc. De uma forma geral, quando se for realizar algum tipo de fritura, esporadicamente, deve-se utilizar um óleo vegetal e aquecer o menor tempo possível e aquecer o mínimo possível, pois quanto maior o tempo e maior a temperatura, mais alterações o óleo original sofre. E nunca se deve reutilizar o óleo da fritura na alimentação.

A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, dando lugar a uma gordura chamada de gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças. A fritura pode também promover a formação da gordura trans, que é uma gordura que está diretamente relacionada com o aumento de doenças cardiovasculares e com a piora do quadro de saúde de uma maneira geral. Além disso, a fritura pode promover a formação de uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.

Os estudos indicam que os principais problemas de saúde relacionados com estes tipos de gorduras encontradas na fritura, quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.

Além disso, a fritura torna o alimento consumido com uma característica inflamatória, isto pode como conseqüência estimular o acumulo de gordura abdominal e também pode levar a um estado resistência à insulina que pode trazer sintomas como cansaço, mal estar, falta de energia, dores de cabeça, etc.

Vale lembrar que o excesso de gorduras saturados e trans é facilmente alcançado pela alimentação habitual, já que temos outras fontes alimentares dessas gorduras que são consumidos diariamente pela maioria da população, como carnes, leites, queijos, bolachas, biscoitos, produtos industrializados, sorvetes, etc. Ou seja, sem perceber consumimos muito mais do que deveríamos deste tipo de gordura.

Desta forma, as frituras devem ser consumidas esporadicamente, e a substituição destes tipos de gorduras por opções mais saudáveis deve ser realizada diariamente, associado a adoção de outros hábitos alimentares saudáveis, para garantir prevenção de doenças e a otimização da saúde. Sendo assim, as preparações fritas devem ser substituídas por preparações grelhadas, cozidas, ensopadas e assadas.

Além disso, não devemos nos esquecer de ingerir diariamente alimentos que são fontes de gorduras de boa qualidade. Dentre eles, destacam-se os peixes e as oleaginosas, que são ricos em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-3, que está associado com diversos benefícios ao organismo, como a redução da inflamação, a redução do colesterol do sangue, e o melhor desenvolvimento do cérebro.

73 Respostas para POR QUE AS FRITURAS SÃO PREJUDICIAIS AO ORGANISMO? »»


Comentário

  1. Comentário de Cristiane | 20/02/2009 em 13:59:50

    Olá Dra. Valéria

    Sei q esta não é a pauta, porém gostaria de saber se vc pode tirar uma dúvida. A quinoa pode ser consumida por pacientes com ácido úrico e uréia elevada?

    Desde já agradeço a atenção..

    abçs

  2. VP
    Comentário de VP | 25/02/2009 em 11:47:54

    Olá Cristiane, como vai?

    Para você ter uma idéia, a composição da quinoa, em 100g, é de 16,5g de proteína. O trigo apresenta 14,2g, o feijão 28g, e a soja 36g. Você pode observar que a concentração protéica é apenas um pouco maior aos outros carboidratos, mas não chega a ser uma concentração elevada como as leguminosas. O diferencial da quinoa é que ela contém importantes aminoácidos essenciais, o que garante seus efeitos benéficos.

    Portanto, você pode sem problemas inserir a quinoa na dieta de pacientes que necessitam de restrição protéica, desde que a restrição aos outros alimentos hiperprotéicos seja mantida. É claro que esta aceitação é individual, ou seja, o resultado benéfico que você pode encontrar em um paciente, você pode não encontrar em outro, portanto lembre-se sempre de respeitar as características individuais de cada paciente.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Cristiane | 26/02/2009 em 09:43:54

    Dra. Valéria

    Muito obrigada pela orientação…
    Gostaria de parabenizá-la por este portal de educação, pois cada artigo nos traz atualização e revisão de muita qualidade.

    Abçs

  4. VP
    Comentário de VP | 26/02/2009 em 12:50:12

    Olá Cristiane,

    Muito obrigada pelo carinho! Espero que este blog seja um portal para que possamos trocar diversas informações interessantes relacionadas a nutrição! Se você tiver alguma sugestão de tema ou dúvidas, por favor nos escreva!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  5. Comentário de regiane | 01/03/2009 em 16:13:28

    Olá Valéria!
    Aproveitando o assunto sobre a quinoa, como é um alimento com aminoácidos essencias, carboidratos e sais minerais. Para um atleta, após o treino, substituir um suplemento que forneça proteina e carboidratos (como por exemplo, endurox ou proteina do leite isolada), por uma “mix”: quinua em flocos, agua e uma fruta. A proporcao carboidrato:proteina que é importante, não seria atingida?
    obrigada

  6. VP
    Comentário de VP | 02/03/2009 em 10:42:55

    Olá Regiane,

    Com certeza este mix de quinoa com frutas e hidratação é excelente para a reposição de carboidratos e proteínas em atletas. Mas não podemos esquecer que, de acordo com o tempo, tipo e intensidade do exercício, as vezes não podemos abrir mão de tais suplementos para alcançar as reais necessidades dos atletas. Não podemos esquecer que a quinoa ainda é um cereal e que contém proporções interessantes de aminoácidos essenciais, mas a sua quantidade de proteína é semelhante a outros cereais. Portanto, uma avaliação individualizada das necessidades dos atletas é essencial, para que assim sua saúde e rendimento sejam sempre mantidos ou otimizados.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de João Otavio | 07/04/2009 em 15:00:51

    Olá, tenho 17 anos e tomo Pro Mass 7500 da NeoNutri, um hipercalorico com que tem whey protein; e tomo Albumina também para ter melhor resultado na academia, que reflita na minha boa estética. Queria saber, se pode me fazer mal eu tomar no mesmo horário (antes de dormir), os dois compostos com 600 ml de Leite, 400ml para o hipercalorico de leite integral, e 200ml de leite desnatado para a albumina para uma melhor absorção!
    Isso é de menos, minha alimentação seria saudavel se 3 dias da semana eu nao tivesse que comer risoles no colégio, FRITURA! meu grande mau pra espinhas; gostaria muito de receber dicas; sou magro e quero ficar mais forte e grande; muito orbgido desde já!

  8. VP
    Comentário de VP | 08/04/2009 em 11:15:03

    Olá João, como vai?

    É complicado dar um retorno específico a você sobre sua alimentação e sobre como promover o aumento de massa magra apenas com estes dados. É extremamente importante que você procure um nutricionista para avaliar os suplementos utilizados e sua alimentação, e os demais sintomas e queixas que você possa vir a ter, para que possamos reequilibrar o seu organismo, e fazer com que você tenha o aumento de massa magra que você espera, sem que prejudique sua saúde e o seu crescimento, já que você ainda está nesta fase.

    O que podemos adiantar é que a acne pode ser uma consequência de uma série de erros alimentares que você possa vir a ter, como por exemplo o excesso do consumo de frituras como você já identificou, além do escesso do consumo de leite. Os estudos já tem bem estabelecido que o leite pode ser um fator muito importante para o desenvolvimento da acne.

    Além disso, é importante você avaliar com um nutricionista os horários e os suplementos que você tem utilizado, pois para aumento da massa magra, é importante o uso dos suplementos com proporções interessantes de proteínas e carboidratos, e que sejam tomados nos horários específicos de acordo com o horário que você pratica o exercício fisico. Além disso, uma alimentação equilibrada é essencial para promover este equilíbrio no organismo e consequente aumento do músculo, os suplementos são usados para complementar a alimentação, e não como estratégia única.

    Quanto ao consumo de frituras, tente substituir esta por um suco de frutas natural, um sanduíche natural, um pote de açaí batido com frutas, ou tente levar da sua casa um lanche natural, fazer um mix de frutas e castanhas, etc. Pequenas alterações na sua alimentação já são eficazes para uma melhora da saúde de uma maneira geral. E lembre-se que a variedade dos alimentos é muito importante!

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional próximo de sua região que seja especialista nessa questão de suplementos para exercício físico.

    Esperamos ter ajudado! Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de BRAZ BAUM | 17/04/2009 em 08:10:06

    Estou convencido do mal que faz as frituras por isto estou procurando receitas para a produçao de bolinho de bacalhau, camarao e peixe(separadamente/ 3produtos individuais) e nao estou conseguindo. Nao é para uso caseiro e sim produçao industrial. Gostariamos de receber ajuda na soluçao deste problema. NAO A FRITURA !!!!
    Aguardamos retorno.
    BRAZ

  10. VP
    Comentário de VP | 20/04/2009 em 10:54:59

    Olá Braz,

    Não temos disponíveis estas receitas que você está solicitando. Entretanto, prestamos este serviço de desenvolvimento de novos produtos e receitas para empresas.

    Caso tenha interesse entre em contato.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  11. Ana
    Comentário de Ana | 16/06/2009 em 15:39:53

    Olá Drª Valéria, tenho 24 anos e estou fazendo uma pesquisa para ver quanto os alimentos são ruins e quanto oque dizem é mito. E como ponto de partida resolvi procurar quanto de cada alimento pode ser consumido diariamente/semanalmente. Entre eles tenho preferencia por frituras, bebidas alcoolicas, refirgerantes, alimentos em conserva, maionese entre outros. Gostaria de sua ajuda.
    Obrigada,
    Ana Carolina.

  12. VP
    Comentário de VP | 18/06/2009 em 07:58:23

    Olá Ana, como vai?

    Na verdade esses tipos de alimentos que você tem dúvidas são orientados a serem consumidos ocasionalmente, e não devem ser incluídos na rotina de uma alimentação saudável.

    A única ressalva é para a bebida alcóolica pois, dependendo do indivíduo (caso este não tenha avidez por álcool), podemos recomendar o consumo de vinho tinto (porém a porção recomendada é de apenas 1 cálice), pois este contém compostos bioativos que auxiliam na saúde do coração. Porém, esta recomendação deve ser feita com cautela, para não estimularmos o consumo de bebidas alcóolicas. Damos preferência para o suco de uva integral, que contém as mesmas propriedades (quando ingerida a porção de 1 copo), e não contém álcool em sua composição, sendo uma alternativa muito mais interessante. Devemos ressaltar sempre que as bebidas alcóolicas devem ser evitadas, pois inibem a absorção de nutrientes, além de terem alto teor calórico, e produzirem efeitos colaterais indesejáveis.

    Caso você tenha mais alguma dúvida sobre os alimentos que podem ou não ser ingeridos por você e sua frequência, recomendamos que você procure uma orientação profissional individualizada, pois assim este profissional irá realizar uma profunda avaliação nutricional, e verificará os alimentos que devem ser evitados e incluídos em sua alimentação específica. Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de Emerson | 08/07/2009 em 15:49:06

    Ola Drª Valeria !

    Tenho 23 anos e gostaria de tira algumas duvidas …

    Bom eu comecei a fazer academia vai fazer 3 meses sou alto magro e minha intençao e a mesma do nosso amigo la em cima (Joao Otavio) enfin ter um corpo definido e ganhos musculares. Minhas duvidas estao na alimentaçao, moro sozinho eu mesmo faço minha comida, nao abro mão do bom e velho arroz e feijao e a proteina animal, ou seja, nao podem faltar no cardapio diario e sou rigido com isso mas como moro sozinho e nao sei cozinhar muito bem alem da falta de tempo que a rotina de trabalho tira,enfin do preferencia as frituras ( bifes de carne vermelha, files de peito de frango, entre outros) uso o minimo de oleo possivel e uso oleo composto (azeite) ando tomando suplementos vitaminicos e aminoacidos conforme segue nos rotulos enfin faço academia a noite e tenho uma vida sedentaria durante o dia gostaria de saber se devo ou nao eliminar de vez as frituras, se elas prejudicam na construçao e no ganho muscular. Alem da suplementaçao aumentei o consumo de frutas, leite, agua, e procuro sempre que puder, estar ingerindo algum tipo de fruta ao longo do dia (por exemplo uma refeiçao a cada 3 horas) sobre o descanso que e crucial, durmo de 6 a 7 horas diarias, antes dos treinos tomo um cafe reforçado com uma boa porçao de carboidratos alem dos suplementos e após a mesma coisa alem das proteinas e claro mas enfin (tudo isto a noite)

    Estou indo no caminho certo Drª?

    Desde Ja agradeço a atençao!

    Abraço.

  14. VP
    Comentário de VP | 14/07/2009 em 11:49:43

    Olá Emerson, como vai?

    Da mesma forma que o caso do João, é complicado darmos um retorno específico a você sobre sua alimentação e sobre como promover o aumento de massa magra apenas com estes dados. É extremamente importante que você procure um nutricionista para avaliar os suplementos de vitaminas e aminoácidos que você tem utilizado, além de sua alimentação, para que possamos estabelecer as melhores estratégias para que você tenha o aumento de massa magra que você espera, e que ao mesmo tempo promova saúde e qualidade de vida.

    O que podemos adiantar é que alguns hábitos que você tem são ótimos e devem ser mantidos, como o consumo do arroz e feijão, água e das frutas ao longo do dia, além de tentar manter uma boa qualidade do sono. Algumas alterações você pode fazer, como tentar aumentar o consumo de vegetais, que são importantes também para garantir a oferta de vitaminas, minerais e fibras que são muito importantes para a saúde. É ideal também que você substitua os alimentos refinados por integrais, como por exemplo o arroz integral em substituição ao arroz branco. Além disso, o consumo de peixes, frango e ovos deve ser aumentado, e a carne vermelha deve ser consumida aproximadamente 2 vezes por semana.

    Entretanto, vale destacar que o consumo excessivo de frituras, doces, alimentos refinados, leite, e produtos industrializados pode dificultar o aumento de massa magra e a perda de gordura, pois promove a inflamação e intoxicação das células. Portanto, é essencial uma alimentação completa e balanceada, para nutrir suas células, deixando-as preparadas para promover o aumento da massa magra e facilitar a possível perda de gordura.

    Além disso, é importante você avaliar com um nutricionista os horários que você tem se alimentado, utilizado os suplementos, e praticado o exercício, pois para aumento da massa magra, é importante a ingestão dos nutrientes (sejam eles provenientes dos alimentos ou suplementos) em proporções equivalentes, e que sejam tomados nos horários específicos de acordo com o horário que você pratica o exercício fisico. Só não podemos nos esquecer que os suplementos são usados para complementar a alimentação, e não como estratégia única. Lembre-se que pequenas alterações na sua alimentação já são eficazes para uma melhora da saúde de uma maneira geral. E lembre-se que a variedade dos alimentos é muito importante!

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional próximo de sua região que tenha experiência com praticantes de atividade física.

    Esperamos ter ajudado! Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  15. Comentário de Marcia T Fujiyama | 20/01/2010 em 06:38:39

    Olá Dr.

    Por exemplo o frango ou carne de vermelha assados soltam sua própria gordura e as vezes ficam até por 1 hora no forno nessa gordura. É tão prejudicial como as frituras? Ou então piores?

  16. VP
    Comentário de VP | 20/01/2010 em 10:40:56

    Olá Marcia, como vai?

    Todas as carnes apresentam gordura entre suas fibras, que vão se desprendendo com a cocção. As carnes de boi e de porco são as que apresentam maior quantidade de gordura saturada em sua composição, gorduras estas que se oxidam e se acumulam com maior facilidade na parede de nossas artérias. Portanto, esses alimentos devem ser evitados, e devemos preferir sempre o consumo de carnes brancas, que contém menor quantidade de gorduras, principalmente as saturadas.

    Tanto as gorduras saturadas, as frituras, e as gorduras trans são prejudiciais ao organismo, e assim devem ser evitadas e consumidas com moderação. Sendo assim, você deve dar preferência sempre para utilizar preparações grelhadas, assadas ou no vapor, ao consumir carnes e os demais alimentos em geral, pois atualmente, os indivíduos tem consumido gorduras em excesso, devido ao alto consumo de alimentos industrializados e frituras, e portanto devemos mudar essa perspectiva, para garantir a saúde de uma maneira geral.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  17. Comentário de leandro | 29/01/2010 em 21:07:23

    muito legal seu texto

  18. Comentário de andre | 27/03/2010 em 00:29:01

    sou usuario da dieta metabolica anabolica que utiliza a gordura e nao os carboidratos como fonte primaria de energia.meu consumo de gordua na condiçao de atleta chega a 200 gramas por dia.gostaria de saber se o consumo de oleo ser elevar sua tempeatura traz algum mal a saude..obrigado.

  19. VP
    Comentário de VP | 01/04/2010 em 10:59:26

    Olá André,

    Primeiramente tome cuidado com dietas restritivas em nutrientes. Procure um nutricionista para fazer uma alimentação equilibrada e individualizada.

    Em relação ao aquecimento dos óleos isto é verdade. Com o aquecimento dos óleos há transformações bioquímicas que deixam a gordura mais saturada e com maior quantidade de gordura trans. Estas duas formas de gordura quando consumidas em excesso e em desproporção com gorduras mono e poliinsaturadas estão associadas com doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, prejuízo da visão, da pele, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  20. lu
    Comentário de lu | 06/04/2010 em 14:46:23

    ola como vai doutora valeria tudo bem aqui vai uma pergunta tenho as minhas tachas de colesterol e tricliceres um pouco elevada amo fritura nao vivo sem elas pesso uma orientaçao de quantas vezes por semana que posso comer esse tipo de alimento um abraço

  21. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:36:09

    Olá Lu,

    O ideal é que você evite ao máximo o consumo de frituras e de preferência consumi-las nenhuma vez durante a semana.

    Procure consumir frutas, legumes e verduras; carnes magras (aves e peixes); óleo de oliva; oleaginosas e cereais integrais em maiores quantidades e evite guloseimas e alimentos muito gordurosos, como carne vermelha, bacon, embutidos e massas para reduzir os níveis de triacilgliceróis e colesterol plasmáticos. Além disso, é importante procurar um Nutricionista Funcional para prescrição de uma dieta individualizada.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  22. Comentário de Christiane | 03/06/2010 em 22:16:50

    Olá
    Dra. gostaria de saber sua opinião sobre a dieta metabólica para ganho de massa muscular, com quantidades baixas de carbo.
    Obrigada,

  23. Comentário de Isabela | 08/06/2010 em 22:29:56

    Olá tenho uma duvida em atletas que praticam corrida qual a recomendação para o consumo de lipideos?
    seria antes ou após o treino. se antes quanto tempo antes e se depois quanto tempo após?!
    obrigada.

  24. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 11:59:43

    Olá Christiane,

    Não há comprovação científica dos benefícios dessa dieta para melhora da performance física, o que se sabe até o momento, é que o consumo de carboidratos de forma adequada, junto com a ingestão adequada de proteínas é fundamental para aumento da massa muscular e melhora do desempenho, tanto nos treinos, como em competições.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  25. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 12:02:27

    Olá Isabela,

    O interessante é consumir lipídeos em períodos do dia longes do treino/ competição.

    Antes e após o treino a prioridade deve ser a ingestão de carboidratos e proteínas, para manutenção da glicemia durante o treino e após, para reposição da massa muscular. A ingestão de gordura retarda o processo de digestão, o que irá interferir no aproveitamento desses outros substratos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  26. Comentário de Isabela | 12/06/2010 em 13:31:52

    Olá obrigada pela resposta
    gostaria de saber se tem algum material ou artigo que fale sobre o que comer antes e após o treinamento nessa área funcional.
    Faço pós ai em nutrição clinica funcional.
    Se tiver como me ajudar agradeço.
    Obrigada Isabela

  27. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 09:57:49

    Olá Isabela,

    Temos alguns artigos em nossa revista sobre este assunto, segue abaixo as Edições:

    Ano 6 – Edição 28 - Anuário Nutrição Esportiva - Estratégias Nutricionais para a Hipertrofia Muscular

    Ano 7 – Edição 32 - Anuário Nutrição Esportiva Funcional 2006 - Estratégias nutricionais para a hipertrofia muscular

    Você poderá adquirir estes exemplares através do contato: assinaturas@vponline.com.br

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  28. Comentário de FERNANDA | 04/07/2011 em 21:15:25

    QUINOA FAZ MAL PARA QUEM TEM ACIDO URICO ALTO???

  29. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 21:23:33

    Olá Fernanda, como vai?

    Para você ter uma idéia, a composição da quinoa, em 100g, é de 16,5g de proteína. O trigo apresenta 14,2g, o feijão 28g, e a soja 36g. Você pode observar que a concentração protéica é apenas um pouco maior aos outros carboidratos, mas não chega a ser uma concentração elevada como as leguminosas. O diferencial da quinoa é que ela contém importantes aminoácidos essenciais, o que garante seus efeitos benéficos.
    Portanto, você pode sem problemas inserir a quinoa na dieta de pacientes que necessitam de restrição protéica, desde que a restrição aos outros alimentos hiperprotéicos seja mantida. É claro que esta aceitação é individual, ou seja, o resultado benéfico que você pode encontrar em um paciente, você pode não encontrar em outro, portanto lembre-se sempre de respeitar as características individuais de cada paciente.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  30. Comentário de Marcos Aurélio | 01/09/2011 em 10:39:21

    Estou realizando frituras de churros com gordura vegetal sem gordura trans e minha dúvida é, quantas vezes posso utilizar essa gordura e se ao adicionar gordura nova a gordura que estou fritando é correto fazer?

  31. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 11:58:15

    Olá Marcos,

    O óleo vegetal não tem gordura trans, mas quando aquecido como feito na fritura que é em alta temperatura há reações químicas que ocorrem formando a gordura trans. Quanto maior a temperatura e maior o tempo de aquecimento, maior é a formação de gordura trans e saturação da gordura, isso quer dizer que fritura mesmo utilizando o melhor óleo não será saudável e que se for consumir nunca deveria ser utilizada a mesma gordura várias vezes, reaproveite a gordura para fazer sabão, por exemplo, mas não reutilize na alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  32. Comentário de aldemberg | 24/09/2011 em 14:43:39

    Olá ! td bem Dra. Valéria ? Dra. há muito tempo tenho ácido úrico alto , pois venho fazendo exames de rotina e agora sinto dores nos pés , acompanhado de inchaço , principalmente em uma cirurgia que tenho no tornozelo (acidente de moto ) cutuvelos e pés ressecados ! suspeita de gota ! gostaria de saber se posso consumir quinoa em flocos ? já que se trata de um grão , pois a gota proibe grãos , carboidratos e etc. ! E o que à senhora recomenda p/q eu possa ter uma boa alimentação e contolar os nivéis de ácido úrico ? tenho 35 anos , 86 kg , 1.72 mts ou seja sobre peso . fiz uma dieta e cheguei a esse peso ,pois meu peso estava em 96 kg , eliminei 10 kg. favor me passar uma relação de alimentos p/dieta , pretendo chegar aos 78 kg pelo menos e baixar o ácido úrico . desde já agradeço e aguardo respostas ! bom fim de semana Dra. Valéria

  33. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 17:50:05

    Olá Aldemberg,

    Não há consenso ainda sobre o teor de purinas que elevam o ácido úrico na quinoa, mas sabe-se que ela pertence a família Amaranthaceae, mesma família de alimentos como o Ginseng brasileiro (Pffafia spp.) e o Caruru (Amaranthus spp.), alimentos estes que não possuem teores importantes de purinas. De uma maneira geral, ovos, arroz, aveia, milho, tapioca, verduras, legumes frutas e óleos de boa qualidade são liberados. Outros alimentos devem ser consumidos apenas uma vez ao dia, é o caso das carnes (brancas e vermelhas), devendo ser bem cozidas e desprezar a água do cozimento, além de grãos como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, etc. Outros alimentos ainda não devem entrar na alimentação como coração, rim língua, milo, moela, vitela, cabrito, carneiro, bacon, ovas de peixe, peixes em conserva, embutidos, cogumelos, etc. Alimentos e suplementação com vitamina C também parecem auxiliar nestes casos. Procure um profissional nutricionista para orientar uma alimentação individualizada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  34. Comentário de Alessandra | 08/10/2011 em 13:01:06

    Olá, Dra, gostaria de tirar uma dúvida. Os malefícios do aquecimento dos óleos vegetais já estão claros quando se fala em fritura. Gostaria de saber se a mesma regra vale para o aquecimento no forno, já que muitas receitas (bolos, pães, biscoitos,etc) utilizam algum tipo de gordura ou óleo. Se sim, o ideal é evitar o consumo destes alimentos ou teria alguma forma ( como um limite na tempertura do forno, por exemplo) para evitar este tipo de degradação dos óleos? Desde já agradeço a atenção!

  35. VP
    Comentário de VP | 12/10/2011 em 19:00:48

    Olá Alessandra,

    Preparações feitas no forno não atingem temperaturas tão elevadas quanto as frituras dentro dos alimentos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  36. Comentário de simon | 15/12/2011 em 14:03:12

    Olá Dra. Valéria, estou abrindo uma pastelaria e me preocupo sim com a saúde de meus clientes, tenho noçao do mal que a fritura faz, mas gostaria de saber se é verdade ou mito que se eu fizer a fritura em óleo de canola ou óleo de milho estarei prejudicando menos a saúde de meus cliente, obrigada pelo seu tempo, adorei os comentarios sobre quinua.

  37. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 11:27:34

    Olá Simon,

    Para saber exatamente qual faria menos mal a saúde teria que ser feito um estudo avaliando o consumo de todos os óleos e avaliar não só a qualidade do óleo, mas também o perfil de alterações em exames. De uma maneira geral, o óleo de coco por já ser saturado não teria o problema de perder as propriedades das gorduras insaturadas presentes nos outros óleos, portanto seria uma opção. Além disso, uma conduta fundamental para não ser tão prejudicial é não reutilizar o óleo, pois quanto mais alta a temperatura do óleo e maior o tempo de aquecimento pior pro organismo. Uma outra opção que você pode pensar em sua pastelaria é ter a opção de vender pastéis assados e com massa integral.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  38. Comentário de maria salete campos | 10/02/2012 em 11:41:47

    gostaria de saber se a quinoa prejudica a visao

  39. VP
    Comentário de VP | 23/02/2012 em 21:07:56

    Olá Maria Salete,

    Não há dados que justifiquem este tipo de informação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  40. Comentário de Adrielly | 22/04/2012 em 10:39:01

    Porque nos não podemos comer fritura ? tem um motivo !*

  41. VP
    Comentário de VP | 27/04/2012 em 14:40:49

    Olá Adrielly,

    As frituras alteram a qualidade dos óleos formando um tipo de gordura que quando consumida em exagero estão relacionadas com diversas doenças como: são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.
    Além disso, a fritura torna o alimento consumido com uma característica inflamatória, isto pode como conseqüência estimular o acumulo de gordura abdominal e também pode levar a um estado resistência à insulina que pode trazer sintomas como cansaço, mal estar, falta de energia, dores de cabeça, etc.
    Por estes motivos devemos fazer uso de frituras apenas esporadicamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  42. Comentário de Arthur luiz | 03/04/2013 em 23:06:32

    no nosso pais as pessoas gosta de comer frituras sem saber o mau que causa por isso que o nosso pais e asim

  43. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 16:20:48

    Olá Arthur Luiz,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  44. Comentário de Luana | 12/04/2013 em 15:03:34

    EU TENHO 16 ANOS PESO 60 KG, TENHO 1,47 M , MINHA MÃE DIZ QUE EU ESTOU ACIMA DO PESO, POR COMER SALGADO AO INVÉS DE ALMOCO, EU AMO COISAS FRITAS… VOCE SABERIA ALO QUE EU PUDESSE EMAGRECER? NÃO AGUENTO MAIS O PRECONCEITO!!!
    SERÁ SE ESTOU ACIMA DO PESO É POR CAUSA DAS FRITURAS?

  45. Comentário de Denise Maria | 17/04/2013 em 19:03:51

    Ola, gostei muito do texto. Entao me veio a duvida a respeito das fritadeiras sem oleo, que dizem que fazem o alimento como batata frita produzir a substancia cancerigena em maior numero.
    Tenho um filho que nao gosta de comer, mas gosta de batata frita. Entao pensei em comprar essas panelas que nao usam oleo, mas estou em duvida por causa da polemica com essa substancia cancerigena. Entao, o que me aconselha? A fritadeira e boa ou nao? Abracos!

  46. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 13:57:11

    Olá Luana,

    As frituras apresentam muitas calorias que contribuem para o aumento de peso, assim como hábitos inadequados como trocar as principais refeições por lanches que normalmente são mais calóricos e menos nutritivos. Procure um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  47. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 16:04:18

    Olá Denise Maria,

    Dependendo do tipo de cocção há maior ou menor formação de produtos finais de glicação avançada, também conhecido como AGEs. Estas substâncias estão relacionadas com o envelhecimento precoce e também com maior risco de desenvolvimento de cânceres. As preparações que formam crostas como na fritura e também quando se grelha muito até deixar bem sequinho (que é o que ocorre neste tipo de panela que “frita” sem óleo) formam mais AGEs que em preparações no vapor, fervidas, cozidas em fogo baixo, por exemplo.

    Então, a preocupação é que as pessoas comecem a utilizar frequentemente este tipo de preparação em detrimento dos outros tipos de preparação, com isso, aumentaria muito a exposição destes AGEs, o que não seria interessante para a saúde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  48. Comentário de Jordana | 26/04/2013 em 22:01:05

    Oi Dr Eu tenho 21 anos como frituras e passo muito mal tontura enjoos palpitação é horrivel ja fiz exames e não mostra nada não sei o que pode ser

  49. Comentário de Patricia | 02/05/2013 em 14:49:37

    Valéria, parabéns pelo trabalho.

    Adoro coxinhas, pastéis e batatas fritas, não consumo com frequência, mas ocasionalmente gostaria de consumir algo gostoso e saudável (se isso for possível).
    Gostaria de saber se fritar com óleo forma mais ou menos AGEs do que usar uma fritadeira sem óleo. E qual a frequência que esse tipo de alimento pode ser consumido sem peso na consciência.

    grata,

    Patrícia

  50. VP
    Comentário de VP | 05/05/2013 em 14:10:19

    Olá Jordana,

    Procure investigar melhor se não há alguma disfunção fisiológica. E também procure um profissional nutricionista para orientá-lo quanto a alimentação, mas de qualquer forma evite as frituras que lhe fazem mal.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  51. Comentário de Fabíola | 06/05/2013 em 22:21:43

    Gordura saturada tem alguma relação com o colesterol ?? Ela aumenta o colesterol ?? Ou são sinônimos ?

    Obrigada!

  52. VP
    Comentário de VP | 08/05/2013 em 17:52:10

    Olá Patrícia,

    A formação de AGEs é maior na fritura. O problema da fritadeira sem óleo é que por não ter gordura as pessoas consumirem muito mais vezes na semana aumentando proporcionalmente o consumo de AGEs na alimentação como um todo. Não há uma recomendação de freqüência saudável para consumir frituras, por isso a indicação é consumir eventualmente mesmo, não entrar como um hábito alimentar, tem que ser a exceção mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  53. VP
    Comentário de VP | 09/05/2013 em 17:14:20

    Olá Fabíola,

    A gordura é um dos tipos de gordura considerados aterogênicos. Não é o colesterol, mas o excesso de seu consumo aumenta o colesterol, portanto, seu consumo deve ser controlado. Fontes de gordura saturada são: manteiga, bacon, gordura aparente das carnes e laticínios integrais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  54. Comentário de mariana | 02/07/2013 em 20:51:38

    valeeuuu

  55. VP
    Comentário de VP | 04/07/2013 em 12:12:35

    Olá Mariana,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  56. Comentário de Mariana Isaac | 24/08/2013 em 11:14:29

    Olá Valéria,

    Destoando do tema, gostaria de saber se dores nos rins podem ser causadas pelo alto consumo de óleo, sal ou alho.

    Obrigada, adorei esta página!

    Mariana

  57. VP
    Comentário de VP | 30/08/2013 em 19:55:57

    Olá Mariana,

    Dores no rim podem ser causadas por infecções ou complicações por cálculo renal, por exemplo. Procure um médico com urgência.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  58. A
    Comentário de A | 10/09/2013 em 03:02:00

    Quais seriam os melhores óleos para utilizar na fritura? Canola, milho, girassol, soja, ou algum outro?
    Muito obrigada e parabéns pelo site!

  59. Comentário de JOANA PAULA | 12/09/2013 em 14:17:27

    Oi, tudo bem? Cuido diariamente da minha alimentação, tanto como o corpo. Sempre há boatos de quais alimentos são bom para a pele, tenho acnes que surgem, e gostaria de saber quais alimentos, realmente, farão bem a minha pele, principalmente a área do rosto e costas. Obrigado, tudo de bom e muito sucesso!!

  60. Comentário de Genivaldo Alves dos Santos | 22/09/2013 em 19:32:43

    Dra. Valéria Paschoal:Gostei da sua orientação quanto a fritura,legal!!!!!!!!!!!!!!
    continue assim pois muita gente precisa dessa preciosa orientação,e a Sra. tem sido um porto seguro para muitos ok.

  61. VP
    Comentário de VP | 28/09/2013 em 15:13:03

    Olá Ariene,

    Nenhum óleo muito aquecido ainda mais por muito tempo terá uma boa qualidade nutricional. Opções melhores seriam o óleo de soja ou o azeite, por exemplo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  62. VP
    Comentário de VP | 28/09/2013 em 15:20:44

    Olá Joana,

    Dentre os alimentos mais sabidamente relacionados com o aparecimento de acne são os laticínios em geral, alimentos de alto índice glicêmico (pães brancos, arroz branco, bolachas, biscoitos, doces em geral) e alimentos com gordura saturada e trans (bolachas recheadas, sorvetes, produtos industrializados, gordura hidrogenada, etc.).

    Procure um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  63. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 10:42:00

    Olá Genivaldo,

    Obrigada pelo carinho e participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  64. Comentário de Allex | 02/01/2014 em 23:01:57

    Existe a possibilidade de eliminarmos o uso do óleo para sempre?

  65. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 13:44:30

    Olá Allex,

    Os humanos não necessitam da fritura para sobreviver, mas os óleos apresentam nutrientes essenciais, ou seja, necessários à saúde e não devem ser eliminados da alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  66. Comentário de Fernanda | 26/01/2014 em 20:37:45

    Toda fritura, principalmente essas de restaurantes em que o óleo fica aquecido por muito tempo, quando é feito em óleo de soja, se torna gordura trans?
    Obrigada.

  67. VP
    Comentário de VP | 31/01/2014 em 15:10:03

    Olá Fernanda,

    Exatamente, quanto maior o tempo de aquecimento, maior a produção de gordura trans.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. Comentário de Ana Paula | 06/02/2014 em 10:39:52

    Bom dia !! Eu nunca fui no medico para saber,pois desde dos meu 8 anos e hoje eu tenho 22 eu não posso comer frituras com muito óleo como (pastel,carne moida frita,bife a role,bife a milanesa ou com queijo,ovo,etc.E massas como (coxinha,esfirra,macarrão,lasanha,etc) e até miojo que eu sinto muita asia e naúseas. então unica coisa que me faz me sentir bem é saladas de todos tipos,se eu comer um bife eu tenho que comer com salada e pouco óleo. o que pode ser ?

  69. VP
    Comentário de VP | 11/02/2014 em 10:54:54

    Olá Ana Paula,

    é muito importante que você procure algum profissional na área de gastroenterologia, para que você seja orientada com relação aos exames necessários para a avaliação do problema.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  70. Comentário de Jurelma Vanessa | 16/03/2014 em 13:40:17

    Eu gostaria que me ajudasses… Por vezes tenho pouco tempo para comer, e tem vezes que só faço uma refeição por dia devido a correria… Mas mesmo assim tenho a tendência em ganhar peso.
    O que faço??? E a que se deve o aumento de peso???

    Obrigado…

  71. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 10:42:23

    Olá Jurelma Vanessa,

    Seria interessante a sua busca por um profissional nutricionista. O nutricionista poderá te auxiliar com relação à alimentação saudável e sua rotina.

    Caso necessite de uma indicação, solicite pelo contato : ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  72. Comentário de Daniela | 28/03/2014 em 11:12:11

    Oi tenho uma filha de 6 anos
    E estou tendo problemas na alimentação dela além dela comer muito pouco odeia feijão e se pudesse comia todo dia batata frita .
    Eu procuro sempre fazer com q ela coma sempre de tudo…
    Mais os parentes dizem q se ela não quer comer q não coma
    Q se ela gosta de batata frita de batata…
    Quais os riscos de uma alimentação assim …

  73. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 16:49:12

    Olá Daniela,

    A alimentação baseada em frituras pode trazer malefícios à saúde de sua filha.

    Procure uma nutricionista para orienta-la com relação à alimentação e estratégias para que sua filha consiga ter uma alimentação saudável.

    Caso necessite de uma indicação, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal


Enviar Comentário »»