VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

Propriedades Funcionais da Banana Verde

A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mysore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação. A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

Abaixo segue um exemplo de uma receita saudável em que a biomassa pode ser adicionada:

Suco funcional:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

379 Respostas para Propriedades Funcionais da Banana Verde »»


Comentário

  1. Comentário de Grazieli | 15/12/2008 em 09:12:34

    Gostaria da dar uma sugestão de um assunto para este blog!
    Os fitoterapicos Caralluma fimbriata, citrus aurantuium e fasiolamina.
    Estão sendo muito falado no momento.Gostaria de saber mais a respeito!
    Ja que sempre acompanho os assuntos aqui do blog!
    Obrigada

  2. VP
    Comentário de VP | 15/12/2008 em 09:40:27

    Olá Grazieli,

    Muito obrigada pela sua sugestão! Iremos adicionar este tema em nossa programação de publicações aqui no blog!

    Muito obrigada!

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Maria Angélica | 05/01/2009 em 14:33:40

    Oiee…

    Já utilizo a biomassa em sucos… Gostaria de saber como utilizá-la na forma de farinha. Qual o momento do processo que ela é adaptada para preparações como pães e bolos?

    Além disso, fiquei com uma dúvida sobre a receita da Biomassa. Ela deve permanecer sob pressão por 20 minutos? Aprendemos que esse tempo deve ser de 10 minutos e deixar a pressão sair naturalmente. Poderia esclarecer, por gentileza?

    Um GRANDE abraço

    Muito obrigada…

    Maria Angélica

  4. Comentário de mario da costa marques filho | 06/01/2009 em 12:26:00

    Como posso consumir a farinha de banana verde?

    Grato,

    Mario

  5. VP
    Comentário de VP | 07/01/2009 em 10:22:53

    Olá Maria Angélica,

    A farinha da banana verde pode ser adicionada ao final da preparação do suco ou de outra preparação culinária, como no feijão e arroz, sopas, etc.

    Existem algumas receitas de pães e bolos que utilizam a biomassa no lugar das farinhas, portanto, no momento em que utilizaria a farinha pode ser usada a biomassa.

    Outra opção ainda é substituir a farinha não apenas pela biomassa, mas fazer uma mistura de 50% biomassa e 50% de farinha de banana verde para que a massa fique mais parecida com a original.

    Se deixar por 20 minutos a banana verde ela fica com uma textura mais fácil de manusear.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  6. VP
    Comentário de VP | 07/01/2009 em 10:30:37

    Olá Mário,

    A farinha de banana verde é extremamente versátil e pode ser utilizada em preparações doces, salgadas, etc.

    Além de receitas que utilizam esta farinha há também a possibilidade de adicionar ao final das preparações. Por exemplo:

    Em sucos naturais, por cima de frutas picadas, com açaí, em conjunto com o arroz e feijão, na salada, etc.

    Qualquer dúvida escreva novamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  7. Comentário de Maria | 22/02/2009 em 17:21:26

    Olá, eu gostaria de saber como eu poderia fazer a farinha da banana verde ?
    Obrigada,
    Maria

  8. VP
    Comentário de VP | 25/02/2009 em 11:35:52

    Olá Maria,

    Ainda não conhecemos uma técnica correta de preparo caseiro da farinha de banana verde. Porém, você pode encontrar este produto pronto em qualquer casa de produtos naturais.

    Além disso, o preparo da biomassa é bem simples e prático e pode ser incorporado em diversas preparações, como bolos, massas e sucos.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de elmi cesar lima diniz | 22/03/2009 em 10:33:59

    quero saber para que serve a farina de banana verde e como produzir em baixa escala ( quais os tipos de doença,que pode ser prevenida uzando a farina,tambem quero saber se os diabéticos podem tomar todos os dias fazer o uso até a morte,quero saber tudo sobre esse produdos e os efeitos colaterais

  10. VP
    Comentário de VP | 25/03/2009 em 16:01:17

    Olá Elmi, como vai?

    A farinha da banana verde pode ser utilizada para promover diversos benefícios a saúde, como a regulação do intestino, o controle da concentração de glicose no sangue (essencial para quem tem diabetes), redução do colesterol, e redução do risco de câncer (principalmente de cólon).

    Não conhecemos o método adequado de preparo de farinha de banana verde, no artigo postado colocamos o preparo da biomassa, e hoje diversas lojas de produtos naturais já comercializam a farinha da banana verde pronta para o consumo.

    Em relação aos diabéticos, eles podem com certeza fazer o uso da banana verde, pois devido a sua alta concentração de amido resistente, ela fará com que a glicose entre aos poucos na corrente sanguínea, fazendo com que não ocorra picos de hiperglicemia, o que é essencial na saúde e qualidade de vida do diabético, evitando assim suas complicações.

    O consumo da banana verde pode promover como efeito colateral o aumento da produção de gases devido a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, mas este sintoma tende a normalizar com o uso contínuo, associado a uma alimentação saudável.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de Rejane Magda Krüger | 02/04/2009 em 16:37:49

    Oi, Valéia!

    Gostaria de saber qual é a quantidade de biomassa e de farinha de banana verde recomendada para diabéticos e se com o uso continuo é possível observar uma redução na glicemia.

    Abraço

    Rejane

  12. VP
    Comentário de VP | 07/04/2009 em 16:25:09

    Olá Rejane, como vai?

    A indicação geral para a banana verde exercer seus efeitos benéficos é de 1 colher de sopa da biomassa ao dia.

    Os estudos verificaram resultados positivos com o uso da banana verde no controle da glicemia, então você pode sim encontrar resultados muito interessantes com o seu uso, lembrando que a adoção de outros hábitos alimentares saudáveis são essenciais para a manunteção da glicemia e da qualidade de vida do paciente diabético.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de Silvia | 22/04/2009 em 20:12:41

    Olá !
    Gostaria de começar a usar a biomassa para melhorar o funcionamento do meu intestino, mas estou com dúvidas:
    - Existe alguma contra-indicação;
    - Pode ocorrer aumento de peso;
    - A biomassa pode ser congelada;
    - Para o suco, posso bater com água;

    Obrigada pela atenção
    Silvia
    22/04/09

  14. VP
    Comentário de VP | 23/04/2009 em 12:48:38

    Olá Silvia, como vai?

    Em relação a biomassa de banana verde, não existe contra-indicações de seu consumo, porém pode ocorrer algumas reações no início do seu consumo, como o excesso de gases, portanto é interessante iniciar com quantidades pequenas e ir aumentando gradualmente. Não há riscos em promover aumento de peso, muito pelo contrário, por ser rica em fibras, a biomassa estimula a saciedade e pode auxiliar na perda de peso.

    Em relação ao armazenamento, as recomendações são para o armazenamento em geladeira por até 7 dias, não conhecemos estudos que apontam uma recomendação específica para armazenamento congelado. Recomendamos você bater a biomassa com água, polpa de frutas ou frutas in natura, associadas com castanhas e sementes, fica muito nutritivo e saboroso!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  15. Comentário de Silvia | 25/04/2009 em 22:13:14

    Olá Valéria, tudo bem ?

    Tirei umas dúvidas com você no dia 23/04 e hoje fui comprar minhas bananinhas e fiquei com outras dúvidas:
    - Existe muitos tipos dessa fruta, pode ser usado qualquer um ?
    - O que encontrei com mais facilidade foram bananas verdes que em 2 ou 3 dias já estarão maduras, esse seria o ponto ou é necessário mais verdes ?

    É muito bom ter uma profissional como você nos ajudando
    Muito obrigado, Deus te abençoe

    Silvia

  16. VP
    Comentário de VP | 29/04/2009 em 11:33:10

    Olá Sílvia, como vai?

    Normalmente a biomassa da banana verde é feita com a banana nanica, que é a mais fácil de se encontrar, mas pode ser feita com qualquer tipo de banana.

    Na verdade o preparo da biomassa tem que ser realizado quando ela está completamente verde e dura, por isso é interessante você providenciar estas bananas direto com o produtor, pois assim é mais fácil encontrá-las nessas condições mais adequadas.

    Um abraço e obrigada pelo carinho!

    Dra. Valéria Paschoal

  17. Comentário de Giane | 17/06/2009 em 22:15:26

    Dra. valeria,

    No curso da Dra. Andreia Naves ela comenta sobre a banana verde e fala que o brigadeiro de banana verde com cacau em po e delicioso, não tenho como perguntar a ela pois a unica falha do curso virtual é nao da oportunidade de tirarmos duvidas com os professores. Mas entao a Sra conhece essa receita?
    Ja me cadastrei e assinei as revistas, quando eu quiser tirar duvidas por la basta eu madar a duvida por e mail ou fax ou eu primeiro digo que quero uma consultoria?

    Abraços Giane

  18. VP
    Comentário de VP | 18/06/2009 em 09:14:57

    Olá Giane, como vai?

    Você pode tirar dúvidas com os palestrantes dos cursos virtuais após assistir os módulos do curso, enviando uma mensagem para o professor pelo site da E-health (http://www.e-healthwebcast.com), que oferece todo suporte necessário para o aluno tirar suas dúvidas ou qualquer outro tipo de dúvida ou problema. Você pode também enviar um e-mail para contato@vponline.com.br, que irá encaminhar sua dúvida para o professor responsável pela aula.

    Em relação ao pedido de consultoria, que faz parte da associação da revista Nutrição Saúde e Performance, você pode enviar sua solicitação para o email: assinaturas@vponline.com.br ou para o FAX: (11)3582-5600, que será encaminhado ao departamento responsável.

    A receita do brigadeiro de banana verde, extraída do livro “Yes, nós temos bananas - Histórias e receitas com biomassa de banana verde, das autoras Heloisa de Freitas Valle e MÁRCIA Camargos, publicada pela editora SENAC, está abaixo:

    Ingredientes:
    - 1 lata de leite condensado
    - 1 lata de leite
    - 1 lata de biomassa da banana verde
    - 50g de margarina
    - 150g de chocolate em pó
    - 200g de chocolate granulado para confeitar

    Modo de Preparo:
    - Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo.
    - Quando levantar fervura, bata no liquidificador para desmanchar bem a biomassa e volte ao fogo
    - Mexa até soltar do fundo da panela, no ponto de enrolar os docinhos
    - Despeje em uma bancada e deixe esfriar
    - Enrole normalmente, como se faz como brigadeiro tradicional.
    - Passe no chocolate granulado

    Caso você tenha mais alguma dúvida, entre em contato novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  19. Comentário de Giane | 18/06/2009 em 20:24:50

    Dra. Valéria,

    Muitíssimo obrigada!! Eu enviei uma dúvida pelo site do e health mas a Dra. andreia não respondeu, vou enviar via vponline.
    Me inscrevi para assistir o workshop de nutrição funcional em goiania dia 4 /07/09, espero conhecê-la pessoalmente. Depois que comecei a estudar e aplicar os principios de nutrição funcional no consultorio tive mtas respostas positivas com meus pacientes, é mto bom ter pessoas como vc empenhadda em melhorar e dinamizar o atendimento clinico nutricional

    Abraços

    Giane

  20. VP
    Comentário de VP | 19/06/2009 em 10:41:59

    Olá Giane,

    Pode enviar pelo site da VP sim que será encaminhada ao professor! Com certeza estaremos lá no Workshop para trocarmos nossas experiências com a Nutrição Funcional, que com certeza traz inúmeros resultados positivos para a saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes.

    Obrigada por todo carinho!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  21. Comentário de Regina | 27/06/2009 em 15:06:45

    Boa tarde!!!
    Dra. Valéria, normalmente, pela manhã, eu como uma banana verde (não muito verde) cozida no micro-ondas (de 10 a 20 minutos), mas hoje, resolvi comprar a farinha de banana verde.
    Entretanto fiquei em dúvida de como consumir. Assim, pergunto: posso bater a farinha de banana verde no liquidificador com iogurte e linhaça?
    Muito obrigada,
    Regina

  22. VP
    Comentário de VP | 29/06/2009 em 10:48:15

    Olá Regina, como vai?

    Se a banana que você consome não está muito verde, é possível que você esteja ingerindo uma quantidade um pouco inferior de amido resistente do que o esperado, entretanto você continua ingerindo nutrientes muito importantes para a saúde. Entretanto, vai aqui a dica de sempre preferir utilizar a banana quando ela estiver bem verde ainda. Você pode optar por fazer a biomassa que indicamos no texto, para facilitar a sua utilização e pela questão do sabor.

    Assim como a biomassa, você pode utilizar a farinha de banana verde batida com suco de frutas, frutas in natura, bebida a base de soja, iogurte, entre outros. Você pode adicionar sim a linhaça, sementes, frutas secas, castanhas, etc, tudo isso só irá enriquecer ainda mais o seu suco!

    Qualquer dúvida entre em contato novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  23. Comentário de Eduardo Dourado | 06/07/2009 em 20:16:17

    Fiquei sabendo sobre o uso da banana verde pela reportagem no globo reporter.,Porem eu experimentei a banana verde in natura ou seja crua misturada com o almoço e achei seu sabor bem interessante.
    Queria saber se consumida crua ela tem o mesmo efeito na saude e quantas unidades eu poderia usar por dia?

  24. VP
    Comentário de VP | 07/07/2009 em 11:44:57

    Olá Eduardo, como vai?

    A banana verde in natura também contém as vitaminas e minerais em quantidades interessantes, além do amido resistente, que confere a ação prebiótica da banana verde.

    Entretanto, o amido cru presente na banana verde é pouco digerido, porém a sua digestão pode ser melhorada com o cozimento (que promove um processo de gelatinização), além da moagem e mastigação.

    Além disso, indicamos que a banana verde deve ser preparada na forma cozida, pois é apropriada ao preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (receita indicada no texto). O processamento em subprodutos pode ser uma alternativa interessante pois permite sua aplicação nos mais diversos tipos de preparações doces ou salgadas, melhorando seu valor nutricional.

    Em relação à quantidade, sugerimos o consumo de 1 colher de sopa da biomassa ao dia. Deve-se ter cuidado com a quantidade de banana verde ingerida pois, devido à sua ação prebiótica, ela pode gerar desconforto devido à produção excessiva de gases.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  25. Comentário de Tiyo Nakamura | 09/07/2009 em 15:52:19

    Olá, gostaria de saber se a biomassa e a farinha da banana verde tem as mesmas propriedades? Se o consumo de biomassa é de 1 colher por dia então a farinha da banana verde também deve ser consumida 1 colher diariamente ?
    Obrigada,

    Tiyo

  26. VP
    Comentário de VP | 14/07/2009 em 12:57:22

    Olá Tiyo, como vai?

    Ainda não existem estudos que promoveram uma comparação entre a eficácia da farinha de banana verde e da biomassa. Entretanto, pelas suas características nutricionais, sendo rica em vitaminas, minerais e amido resistente, podemos encontrar os mesmos benefícios do uso da farinha na prática clínica, como a regulação do intestino, o controle da concentração de glicose no sangue, redução do colesterol, e redução do risco de câncer (principalmente de cólon).

    Além disso, a farinha de banana verde possibilita o seu uso em diversas preparações, como uso em sucos naturais, por cima de frutas picadas, com açaí, em conjunto com o arroz e feijão, na salada, uso em preparações como bolos e tortas em substituição à farinha de trigo, etc.

    Você pode encontrar este produto pronto em qualquer casa de produtos naturais, para facilitar o seu uso.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  27. Comentário de Maria Lucia Tognai | 21/07/2009 em 20:47:36

    Olá Dra. Valéria.
    Meu marido tem problemas vasculare, ouvi dizer que a banana verde ajuda a dissolver coagulos é verdade? Ele toma os medicamentos Vazogard de 100 mg e Somalgim de 200 mg, será que alguma contra indicação no consumo? E qual o melhor tipo de banana para fazer a bio massa a nanica, prata etc. Agradeço sua atenção.

  28. VP
    Comentário de VP | 22/07/2009 em 10:08:36

    Olá Maria Lucia, como vai?

    Fizemos uma pesquisa e não encontramos um estudo científico que relate que a banana verde atua especificamente na circulação sanguínea. Os únicos estudos relacionados são referentes à redução do colesterol plasmático, que contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

    Alguns alimentos são conhecidos por reduzir a agregação de plaquetas, e assim melhorar a circulação sanguínea. Entretanto, sua utilização deve ser realizada com cautela pelo seu marido, pois ele já utiliza medicamentos específicos para esta condição e, por isto, devem ser incorporados na alimentação com supervisão do seu médico e o nutricionista.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional nutricionista que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  29. Comentário de shirley guimaraes lopes | 26/07/2009 em 18:13:27

    gostaria de saber qual alimento aliado a biomassa ajudaria a melhorar a circulação sanguinia ,e para ajudar na dieta para emagrecer qual o melhor horario, pela manhã?

  30. VP
    Comentário de VP | 27/07/2009 em 15:13:25

    Olá Shirley, como vai?

    Em relação ao horário de utilização da banana verde, não existe um melhor horário estabelecido, visto que o objetivo em consumir a biomassa é de aumentar a quantidade de fibras na alimentação, o que promove um aumento da saciedade. Como a recomendação do consumo da biomassa não é muito grande (1 colher de sopa ao dia), você pode dividir esta quantidade em diversas preparações durante o dia, como por exemplo em um suco no desjejum e no lanche da tarde, para evitar o costume de “beliscar” alimentos antes das refeições. Você pode incorporar também a biomassa nas grandes refeições, para tentar reduzir a quantidade de comida ingerida nestas refeições, caso seja um hábito consumir um volume muito grande de alimentos.

    Em relação à circulação, não temos nenhum estudo científico que relate que a banana verde atua especificamente na circulação sanguínea. Os únicos estudos relacionados são referentes à redução do colesterol plasmático, que contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares, por inibir a formação de placas que interrompam a passagem de sangue nas artérias. Alguns alimentos são conhecidos por atuarem neste processo além das fibras, como o azeite de oliva, os peixes ricos em ômega-3 (como o salmão, atum, sardinha, etc), oleaginosas, abacate, uva, etc.

    Entretanto, devemos lembrar que estes alimentos não devem ser consumidos isoladamente para garantir estes benefícios, e sim como parte de uma alimentação saudável. É importante lembrar que devemos sempre considerar a individualidade bioquímica na hora de escolher os alimentos, ou seja, um alimento que possa ser benéfico pra uma pessoa, pode não ser para você. Portanto, uma avaliação nutricional criteriosa, realizada por um profissional capacitado, é sempre essencial para se definir quais serão os alimentos e nutrientes mais interessantes e benéficos para cada caso, pensando no organismo como um todo, com o objetivo de garantir saúde e qualidade de vida de uma maneira geral.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  31. Comentário de sirlene | 15/08/2009 em 10:18:29

    gostaria de obter alguma receita oim ingredientes faceis de achar,e pudesse usar com a linhaça para eu puder usar e também a receita do po de feijao branco.

  32. Comentário de Orlando R D Merici | 15/08/2009 em 18:32:50

    Prezada Dra. Valéria
    A biomassa pode ser substituida pela farinha de banana verde que está sendo comercializada?
    Em caso afirmativo,qual a quntidade ?

  33. VP
    Comentário de VP | 19/08/2009 em 17:55:38

    Olá Sirlene,

    Assim que obtivermos receitas com os referidos ingredientes colocaremos a disposição no nosso blog.

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  34. VP
    Comentário de VP | 20/08/2009 em 06:41:16

    Olá Orlando,

    É possível utilizar a farinha de banana verde como substituto da biomassa. Como tem alto conteúdo de amido resistente, é recomendado iniciar o uso em baixas doses, como 1 colher de sobremesa e ir aumentando até uma colher de sopa para evitar desconforto abdominal, já que pode aumentar inicialmente a formação de gases.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  35. Comentário de Sonia Brunello | 22/09/2009 em 08:45:15

    Olá,
    Gostaria de saber se há alguma contra indicação para consumo
    da farinha de banana verde para que tem hipotireoidismo, que é
    o meu caso.

    E qual a quantidade diaria a ser consumida, para redução de peso?

    Obrigada !!

    Sônia

  36. Comentário de souza | 27/09/2009 em 09:02:25

    adorei esse site.Mas gostaria de fazer uma pergunta em relação as

    bananas, qual é a melhor espécie de banana para ajudar no trato de

    doeças do coração.

    Muito obrigado.

  37. VP
    Comentário de VP | 28/09/2009 em 14:27:29

    Olá Sonia, como vai?

    Não há nenhuma contra-indicação quanto ao uso da banana verde para pessoas com alterações da tireoide. Muito pelo contrário, pois a banana verde contém fibras que atuam de maneira benéfica no intestino, garantindo absorção adequada de nutrientes que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo, incluindo a tireoide.

    A quantidade indicada de consumo é de 1 colher de sopa desta farinha ao dia, podendo ser adicionada a sucos de frutas, vitaminas, frutas picadas, saladas, etc. Esta quantidade já garante resultados positivos, sem promover alguns efeitos provocados pelo excesso de consumo de fibras, como a flatulência.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  38. VP
    Comentário de VP | 28/09/2009 em 16:23:36

    Olá Souza, como vai?

    Todos os tipos de bananas são interessantes pois contém quantidades interessantes de vitaminas e minerais que são importantes para o equilíbrio do organismo e para a saúde de uma maneira geral.

    Porém, o consumo da banana quando ainda está verde, proporciona um consumo interessante de amido resistente, que tem importantes ações no organismo, como a redução do colesterol, que consequentemente atua na prevenção de doenças do coração que envolvem o acúmulo de moléculas de colesterol nas artérias. Portanto, o consumo de 1 colher de sopa da biomassa da banana verde (preparada conforme explicação), associada a hábitos alimentares saudáveis que envolvem o consumo equilibrado e variado de alimentos saudáveis, é uma alternativa interessante para otimizar a saúde cardiovascular e dos demais sistemas do organismo.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  39. Comentário de juraci | 12/10/2009 em 12:14:00

    serve para controlar a Glisemia ?

  40. VP
    Comentário de VP | 13/10/2009 em 11:15:01

    Olá Juraci,

    Dentre os benefícios já citados no texto acima a banana verde também auxilia no controle da glicemia sanguínea.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  41. Comentário de Camila rodrigues dos Reis | 27/10/2009 em 14:56:10

    Olá Dra. Valéria tdo bem?!? já participei de uma curso seu no ENAF e acho muito interessante essa área da nutrição.
    Em relação a biomassa, ela pode ser utilizada por pctes desnutridos, já que ela auxilia na saciedade?!? Ela não poderia ocasionar um maior emagrecimento?!?

    Abraços

    Camila

  42. VP
    Comentário de VP | 28/10/2009 em 08:53:28

    Olá Camila,

    A biomassa pode ser utilizada por pacientes desnutridos, sem problemas. Agora, se além de desnutrido o paciente tiver alguma dificuldade de ingestão alimentar e esta ingestão é pequena, obviamente você dará preferência para outros alimentos com um conteúdo calórico-protéico maior.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  43. Comentário de wermeton | 13/11/2009 em 11:56:58

    e verdade que a banana emagrec

  44. VP
    Comentário de VP | 13/11/2009 em 13:51:00

    Olá Wermeton,

    A banana pode fazer parte de um plano alimentar para o emagrecimento, mas nem a banana e nem nenhum alimento isolado irá conseguir um resultado positivo se outros hábitos alimentares se mantiverem inadequados.

    Dentre as bananas a banana verde é a mais indicada nesta circunstância já que tem o amido resistente auxilia no controle da glicemia, podendo ser um fator que contribui para o emagrecimento caso o restante da alimentação também esteja adequada.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  45. Comentário de juliana | 01/01/2010 em 20:48:39

    Olá Dra.
    Ja ouvi falar que a biomassa é muito boa para resistencia a insulina, e para a intolerancia a glicose tem o mesmo efeito? E qual a diferença das duas? Poque ja me disseram que a resistencia antecede a intolerancia, estou um pouco confusa pois tenho intolernacia.
    Obrigada!

  46. VP
    Comentário de VP | 06/01/2010 em 16:34:47

    Olá Juliana, como vai?

    Na verdade a intolerância a glicose e resistência a insulina são conceitos diferentes: a intolerância a glicose indica que uma leve alteração nos níveis de glicose no sangue, que não é um valor considerado diabetes mellitus.

    Já a resistência a ação da insulina, é o indicador de que a glicose está se elevando no sangue devido a algum comprometimento (desde deficiência de nutrientes, consumo excessivo de carboidratos refinados, etc) que impede que a insulina se ligue ao seu receptor específico, e libere a entrada de glicose para as células, retirando a glicose do sangue. Quando isto acontece, a glicose se acumula no sangue, e pode causar o que chamamos de intolerância a glicose, e em maiores níveis, o diabetes mellitus.

    Portanto, é interessante que você realize acompanhamento nutricional para fazer uma avaliação criteriosa da sua alimentação, e estabelecer as melhores estratégias para normalizar os seus níveis de glicose. Atualmente, sabe-se que a alimentação é o principal fator para o desenvolvimento do diabetes, e portanto, uma alimentação balanceada pode promover o equilíbrio do organismo e prevenir o aparecimento desta e outras doenças crônicas. A banana verde é um exemplo de estratégia nutricional que é eficaz para reduzir a glicemia, mas é importante lembrar que esta não deve ser utilizada como estratégia única, e sim deve ser realizada uma reeducação alimentar, para garantir os benefícios desejados.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  47. Comentário de Kelly | 23/02/2010 em 20:55:28

    Olá Valéria, gostaria de saber qual a diferença entre o amido resistente e o fos e quais as principais fontes naturais.

  48. Comentário de Kilza Miranda | 28/02/2010 em 16:07:58

    Boa tarde, muito bom a matéria sobre a banana verde, parabéns!
    Com a permissão da VPOnline gostaria de publicar no dia 05/03/10 a receita da biomassa. Obrigada e aguardo contato!

    Boa semana!

  49. VP
    Comentário de VP | 01/03/2010 em 09:58:00

    Olá Kilza,

    Obrigada pelo carinho!

    Entraremos em contato em seu email para nos mandar sua receita de banana verde para avaliação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  50. VP
    Comentário de VP | 03/03/2010 em 14:27:53

    Olá Kelly,

    O frutooligossacarídeo (FOS) é derivado da cana ou açúcar de beterraba. O amido resistente derivado, principalmente, da banana verde e da batata. Ambos apresentam a mesma função fisiológica no organismo. A diferença apresentada por essas substâncias está mais relacionada à estrutura, o primeiro é um oligossacarídeo, o segundo é um polissacarídeo.

    Um abraço,

    Dr. Valéria Paschoal

  51. Comentário de Cássia | 03/03/2010 em 21:57:51

    Olá Dra. Valéria!
    Boa noite!
    Gostaria de saber se preciso processar a banana verde junto com a casca, como ouvi de uma professora de Nutrição Funcional ou se devo retirá-la e também tenho dúvida sobre o tempo de validade dela congelada, já que ouvi dizer de 3 a 4 dias no congelador e nessa matéria diz de 3 a 4 meses. Qual está correto?

    Ainda gostaria de sugerir que fosse colocado um artigo com os nutrientes importantes na menopausa e também na TPM.

    Muito obrigada e sucesso!

    Atenciosamente,

    Cássia

  52. VP
    Comentário de VP | 04/03/2010 em 11:23:46

    Olá Cássia,

    Você pode preparar a biomassa de banana verde das duas formas: retirando a casca e processando somente a polpa, ou ainda, processando a casca junto com a polpa. Só não se esqueça de higienizar adequadamente a banana antes da cocção!

    Em relação ao tempo de validade, ela pode ser conservada na geladeira por até 4 dias e no congelador ela pode ficar armazenada por até 4 meses.

    Obrigada pela sugestão!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  53. Comentário de Cássia | 04/03/2010 em 21:11:33

    Olá Dra. Valéria!
    Muito obrigada pela resposta rápida e pela atenção!
    Mas qual das duas opções é mais nutritiva e melhor para o intestino (processada com a casca ou sem a casca)?

    Obrigada!

    Um abraço e bom final de semana!

    Cássia

  54. VP
    Comentário de VP | 08/03/2010 em 15:34:13

    Olá Cássia,

    Tanto a banana verde com casca como a sem casca apresenta alto teor de amido resistente e outros tipos de fibras dietéticas. Essas fibras são fermentadas no intestino e liberam ácidos graxos de cadeia curta, principalmente o butirato, que contribui para a saúde intestinal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  55. Comentário de Cássia | 10/03/2010 em 15:33:49

    Olá Valéria!
    Muito obrigada pelo carinho e atenção!
    Cada dia mais tenho me surpreendido com a abordagem da Nutrição Funcional!
    Obrigada pela iniciativa!
    Sucesso sempre!!

    :)

  56. VP
    Comentário de VP | 12/03/2010 em 16:36:54

    Olá Cássia,

    Nós é que agradecemos o carinho.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  57. Comentário de Mídian Braga | 23/03/2010 em 13:39:20

    Eu sou estudante de nutrição e hoje na aula de Tec. de alimentos, fizemos a Biomassa utilizando como base em algumas preparações:
    Brigadeiro, Bolo de cenoura, Maionese de Biomassa, e Panqueca de biomassa. Obtivemos ótimos resultados, principalmente na maionese.
    Eu gostaria de saber se a minha prima que é diabética e tem problemas renais em grave estado, tendo que fazer hemodiálise, devido as complicações do diabetes pode consumir esses tipos de preparações.
    Ela toma insulina todos os dias e faz a hemodiálise um dia sim e outro não.
    Obrigada pela atenção.!

  58. VP
    Comentário de VP | 30/03/2010 em 16:58:28

    Olá Mídian,

    É preciso ter cautela, não é porque tem biomassa que é um alimento indicado. Precisa avaliar os outros compostos, se há muita farinha refinada, açúcar e outros ingredientes que não sejam indicados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. Comentário de Tatiane | 01/04/2010 em 07:46:22

    Bom dia,

    Quero saber se criança de um ano pode consumir a biomassa e quanto
    por dia????

    Obrigada!!!!

  60. Comentário de Marta | 06/04/2010 em 12:28:45

    Olá!
    quais os beneficios da biomassa na gestação?
    Obrigada

  61. Comentário de Natália | 07/04/2010 em 19:56:40

    Olá Dr.Valéria..tudo bem?

    Gostaria de saber, em relação ao armazenamento da biomassa de banana verde….Se for consumida até 4 dias na geladeira, posso armazena-lá em recipiente de plástico ou tem que ser em recipiente de vidro?
    Em relação ao seu congelamento….posso estar colocando em formas de gelo…e utilizando 1 cubo por dia? frisando que este armazenamento não passará de 4 meses.

    Gostaria de saber também sua composição nutricional em 100 gramas da biomassa, se for possível.

    Obrigado pela atenção!!!!

  62. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:26:42

    Olá Natália,

    O ideal é armazenar a biomassa de banana verde em recipientes de vidro. As embalagens de plástico no geral contêm substâncias que podem comprometer a qualidade do alimento, como é o caso do bisfenol A.

    Quanto ao armazenamento, este pode ser feito em cubos de gelo, mas deve se atentar ao período de vida útil do alimento.

    Segue abaixo a composição nutricional da banana verde (em 100g do alimento):

    Calorias 95Kcal
    Carboidratos 22g
    Proteínas 1,3g
    Lipídios 0,2g
    Cálcio 21g
    Fósforo 26g
    Sódio 42mg
    Potássio 373mg
    Cálcio 8mg
    Magnésio 31mg
    Manganês 0,6mg
    Cobre 0,2mg
    Ferro 0,6mg
    Fósforo 28mg
    Cloro 128mg
    Vitamina A 250-335UI
    Vitamina B1 (Tiamina) 42-54mcg
    Vitamina B2 ou G (Riboflavina) 88mcg
    Vitamina B3 (Ácido Nicotinico) 125mcg
    Vitamina C (Ácido Ascórbico) 10-11mg

    Fonte: FRANCO, G. Tabela de composição química dos alimentos. S.P: Atheneu, 2002. p.71-72.
    PROJETO PRÓ-BANANA VERDE. Disponível em:
    . Acesso em: Abril, 2010.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  63. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:30:31

    PROJETO PRÓ-BANANA VERDE. Disponível em:
    . Acesso em: Abril, 2010.

  64. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 16:23:18

    Olá Marta,

    A biomassa de banana verde é importante no período da gestação, principalmente para tratar os quadros de constipação. Pois esse alimento é rico em amido resistente, uma fibra capaz de aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta e fornecer energia para as células do intestino, contribuindo assim para o melhor funcionamento intestinal.

    Vale ressaltar também a importância da ingestão adequada de água, que além de hidratar o corpo, irá contribuir ainda mais para os efeitos da biomassa sobre o bom funcionamento do intestino.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  65. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 17:09:33

    Olá Tatiane,

    Após os seis meses exclusivos de amamentação pode ser introduzida na dieta da criança a biomassa de banana verde; porém em quantidades moderadas, fazendo sempre rodízio entre os alimentos para avaliação da aceitação e conhecimento desses por parte da criança.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  66. Comentário de Beatriz | 27/04/2010 em 20:37:00

    Tbm gostaria de dar uma sugestão de matéria para o blog:
    Ouvi muito falar que cafeína dá celulite, verdade?
    Gostaria muito de saber a respeito.
    Desde já agradeço!

    Abraço

  67. VP
    Comentário de VP | 30/04/2010 em 12:15:00

    Olá Beatriz,

    Não foi encontrado nenhuma pesquisa científica que embase essa informação.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. Comentário de Denise | 15/05/2010 em 00:19:29

    Oi Valéria,

    Gostaria de saber se para uma criança de 2 anos com desnutrição e obstipação a biomassa traz algum benefício? Sei que para obstipação vai ser muito benéfico mas prejudicaria ainda mais o baixo peso da criança?

    Se puder, qual a quantidade certa para uma criança de dois anos a ser usada por dia?

    Abraço.
    Denise

  69. Comentário de Denise | 15/05/2010 em 00:24:22

    Oi Valéria,

    não entendi muito bem o processo de cozimento da banana… colocar as bananas verdes higienizadas em uma panela de pressão já com a água fervendo e deixar cozinhar na pressão por 20 min.. depois desligar a panela e deixar por 8 min até sair a pressão?

    Estou certa?

    Abraço.
    Denise

  70. Comentário de Daniela Plaza | 16/05/2010 em 20:11:44

    Gostaria de saber se a farinha de banana pode ser adicionada ao leite; seja puro, com achocolatado ou mesmo café; para ser consumido no café da manhã?
    E se a biomassa pode ser consumida nas refeições principais (respeitando a quantidade sugerida de uma clh de sp ao dia) apenas como mais um complemento (como se fosse um purê)? E nesse caso, ela pode ser aquecida? (já que ela é armazenada em geladeira)

    Abraços

    Daniela

  71. VP
    Comentário de VP | 24/05/2010 em 09:30:13

    Olá Denise,

    O modo de preparo da biomassa de banana verde é exatamente da forma descrita por você!

    1. Higienizar as bananas com casca;
    2. Colocá-las em uma panela com água fervendo;
    3. Cozinhá-las por vinte minutos;
    4. Deixar sair a pressão da panela (aproximadamente oito minutos);
    5. Tirar as cascas das bananas e batê-las em um processador até que fique com aspecto homogêneo.

    Qualquer dúvida entre em contato!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  72. VP
    Comentário de VP | 24/05/2010 em 09:48:55

    Olá Daniela,

    A biomassa pode ser aquecida para ser adicionada junto às refeições principais sim. Quando é armazenada no congelador, ela deve ser reprocessada.

    Você pode acrescentar a biomassa em sucos naturais, como por exemplo, o mencionado acima no texto do blog.

    Não seria interessante misturar a biomassa de banana verde com os ingredientes citados, pois pode haver uma interação entre os componentes desses alimentos e diminuir os efeitos potenciais da biomassa, consequentemente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  73. VP
    Comentário de VP | 24/05/2010 em 10:17:48

    Olá Denise,

    Não há estudos ainda que relacionem o consumo de biomassa de banana verde sobre quadros de obstipação em crianças com dois anos de idade.

    Considerando a presença de amido resistente e seus benefícios comprovados no meio acadêmico sobre a melhora do funcionamento do intestino, acredito que pode ser benéfica.

    Em relação à subnutrição, a biomassa de banana verde pode ser consumida junto com uma dieta saudável, equilibrada nutricionalmente e que forneça quantidade de calorias necessárias para o crescimento e desenvolvimento da criança, por isso seria ideal consultar um nutricionista funcional, para a prescrição de dieta adequada para a criança mencionada.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  74. Comentário de luzia | 26/05/2010 em 10:34:01

    EU NAO TENHO PROCESSADOR PODE SER FEITA A BIOMASSA NO LIQUIDIFICADOR,MUITO OBRIGADO

  75. VP
    Comentário de VP | 27/05/2010 em 06:42:10

    Olá Luzia,

    A biomassa pode ser processada no liquidificador sim.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  76. Comentário de Edis de Paula | 22/06/2010 em 11:39:48

    Olá Dra. Valéria,

    A farinha de banana verde pode ser utilizada adicionada à alimentação diária de uma crianaça de 10 anos, como forma de melhorar os níveis energéticos ingeridos durante o dia?

    Grato,

    Edis

  77. Comentário de Denise | 23/06/2010 em 04:36:52

    Olá Valéria,

    a biomassa ajuda na redução de triglicérides tb?

  78. VP
    Comentário de VP | 24/06/2010 em 09:27:25

    Olá Denise,

    Os estudos publicados até o momento mostram que há uma relação entre o consumo de alimentos ricos em fibras alimentares e a diminuição de triacilgliceróis no sangue, pois as fibras retardam o esvaziamento do estômago. Como a biomassa é um alimento rico em fibras, principalmente, amido resistente, ela pode ter uma ação benéfica sim.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  79. VP
    Comentário de VP | 24/06/2010 em 09:31:00

    Olá Edis,

    Não foi mostrado nenhum efeito adverso do consumo de farinha de banana verde por crianças com 10 anos de idade.

    Ela pode ser adicionada em sucos de frutas naturais, vitaminas, frutas in natura e outras preparações. Contudo, o interessante é variar os alimentos da dieta e não consumir o mesmo alimento todos os dias, pois pode levar a uma hipersensibilidade alimentar.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  80. ita
    Comentário de ita | 24/06/2010 em 15:26:59

    Olá, eu gostaria que me desse a receita da farinha da banana verde , como devo fazer tenho uma vizinha que está com diabete. obrigada.

  81. VP
    Comentário de VP | 24/06/2010 em 15:45:18

    Olá Ita,

    Você pode encontrar a farinha de banana verde em lojas de produtos naturais.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  82. Comentário de Dino | 11/07/2010 em 20:57:24

    Gostei muito do Blog, realmente útil…
    Dra. Minha esposa tem sérios problemas de alergia alimentar e estamos atrás de receitas de bolos, pães que só usem as farinhas (polvilho, Grão de bico, banana ou Quinua).
    Atenciosamente,
    Dino

  83. VP
    Comentário de VP | 15/07/2010 em 13:03:32

    Olá Dino,

    Alguns livros e sites na internet de receitas são direcionados para preparações com isenção de lactose, proteínas do leite e glúten.

    Seguem algumas indicações:

    Receitas de fácil digestão da autora Luciene de Silos Araújo da Joarte Editora e Gráfica.
    http://www.livrodereceitas.com
    http://www.culinaria-receitas.com.br
    Além do nosso blog, que faz publicações de receitas!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  84. Comentário de Maria Mazarelo | 16/07/2010 em 23:09:45

    Gostaria de saber se o uso da banana verde pode ser indicado para que tem disfunção renal e hepática.

  85. Comentário de maria de jesus cipriano carvalho | 23/07/2010 em 19:32:02

    Oi eu gostaria de saber como fazer a farinha de banana verde ,visto que moro em uma região que cultivamos bastante a mesma . Grata maria de jesus.

  86. VP
    Comentário de VP | 26/07/2010 em 11:45:23

    Olá Maria,

    Não há contra-indicação para uso da biomassa de banana verde por parte desses pacientes.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  87. VP
    Comentário de VP | 27/07/2010 em 11:29:17

    Olá Maria,

    Segue receita para preparo da farinha de banana verde.

    1. Descasque as bananas verdes, intactas, sem pisaduras, que estejam maduras.
    2. Corte as bananas em rodelas de, aproximadamente, 0,5 cm de espessura (mais ou menos a espessura dum lápis).
    3. Embeba as rodelas numa solução antiescurecimento durante 15 minutos. Para preparar a solução, junte uma colher de chá de suco de limão em um litro de água.
    4. Escorra as rodelas colocando-as em tabuleiros com malha de plástico e depois as ponha no secador.
    5. Seque-as ao sol (num secador solar) ou no secador de ar quente durante dois ou três dias até que estejam completamente secas e crocantes. A secagem nos secadores de ar quente e secadores solares é mais cara que a secagem ao ar livre, mas reduz a contaminação proveniente do meio ambiente. Se secar as bananas ao ar livre, proteja-as contra moscas e pássaros, cobrindo-as com uma rede. Ou então empacote as chips ou reduza-as a farinha.
    6. Moa as chips secas de banana utilizando um moinho de martelo.
    7. Empacote a farinha nos saquinhos e feche-os hermeticamente (pode-se utilizar uma máquina elétrica de selar).
    8. Rotule os sacos (escreva a data de confecção e de expiração, seis meses após a confecção).
    9. Coloque os sacos de farinha numa caixa de cartão para os proteger contra a luz.
    10. Armazene-os num lugar fresco e seco.
    Fonte: Adaptado de Coleção Guias práticos do CTA, Nº 11 (http://www.anancy.net/documents/file_pt/Portuguese_Leaf-11.pdf)

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  88. Comentário de rosana freitas dos santos | 09/09/2010 em 15:13:34

    Gostaria de receber a receita da farinha de banana, quero saber como se faz. obrigada

  89. Comentário de joão francisco | 09/09/2010 em 19:29:58

    A composição nutricional da casca da banana verde é a mesma da polpa?

  90. Comentário de Jaqueline Fonseca | 10/09/2010 em 20:32:15

    Olá, gostaria de sanar uma dúvida:

    Iniciei hj uma dieta a base de farinha de banana verde, cuja intenção é emagrecimento/redução barriga. Não sou diabética.
    O problema é que, como orientado, fui tomar uma colher e meia da farinha, misturada com água - meia hora antes do almoço -e, não consegui ingerí-la totalmente, o gosto é terrível e me deu ânsia.
    Gostaria de saber se posso substituir a água, ressaltando que meu intento é o emagrecimento.

    Muito obrigada
    Jaqueline

  91. Comentário de Thayse | 11/09/2010 em 11:37:52

    Estou fazendo um trabalho sobre a farinha da banana verde e gostaria de saber qual é a diferença entre biomassa e farinha?
    E se a farinha é um subproduto da biomassa.

    Obrigada!

  92. Comentário de luciana | 11/09/2010 em 15:29:46

    ola queria saber como se faz a farinha de banana e saber se perde peso ,obrigado

  93. Comentário de Priscila | 12/09/2010 em 16:46:04

    olá Dra., acebei de comprar a farinha de banana e verde e estou em dúvida quanto a forma de utiliza-la e a quantidade máxima. Li alguma coisa sobre ser, no máximo, uma colher de sopa por ida. Eu poderia dividir esta porção para ser consumida durante o dia ou não? Faz diferença nos resultados a forma com que a consumimos, ou seja, em porções ou em uma única dose?
    Obrigada.

  94. Comentário de Priscila | 12/09/2010 em 16:50:05

    Esqueci de dizer, tenho diabetes, por isso pretendo começar a utiliza-la.
    Sempre tive meu diabetes controlado, no entanto, de uns 2 meses para cá, ela descontrolou. em jejum ela costuma estar entre 103 e 119. No decorrer do dia, às vezes ela chega a 199. Tive até que aumentar a dose do remedio que uso. O quanto esta farinha de banana verde pode ajudar a diminuir minhas taxas?
    Obrigada novamente.

  95. Comentário de Tatiana | 17/09/2010 em 18:06:56

    Olá,

    Eu gostaria de saber se existe alguma diferença entre a quantidade de amido resistente da farinha e da biomassa de banana verde.
    Existe algum estudo científico que aborda esse assunto?

    Muito Obrigada!

  96. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 12:34:47

    Olá Rosana,

    Segue receita para preparo da farinha de banana verde.

    1. Descasque as bananas verdes, intactas, sem pisaduras, que estejam maduras.
    2. Corte as bananas em rodelas de, aproximadamente, 0,5 cm de espessura (mais ou menos a espessura dum lápis).
    3. Embeba as rodelas numa solução antiescurecimento durante 15 minutos. Para preparar a solução, junte uma colher de chá de suco de limão em um litro de água.
    4. Escorra as rodelas colocando-as em tabuleiros com malha de plástico e depois as ponha no secador.
    5. Seque-as ao sol (num secador solar) ou no secador de ar quente durante dois ou três dias até que estejam completamente secas e crocantes. A secagem nos secadores de ar quente e secadores solares é mais cara que a secagem ao ar livre, mas reduz a contaminação proveniente do meio ambiente. Se secar as bananas ao ar livre, proteja-as contra moscas e pássaros, cobrindo-as com uma rede. Ou então empacote as chips ou reduza-as a farinha.
    6. Moa as chips secas de banana utilizando um moinho de martelo.
    7. Empacote a farinha nos saquinhos e feche-os hermeticamente (pode-se utilizar uma máquina elétrica de selar).
    8. Rotule os sacos (escreva a data de confecção e de expiração, seis meses após a confecção).
    9. Coloque os sacos de farinha numa caixa de cartão para os proteger contra a luz.
    10. Armazene-os num lugar fresco e seco.
    Fonte: Adaptado de Coleção Guias práticos do CTA, Nº 11 (http://www.anancy.net/documents/file_pt/Portuguese_Leaf-11.pdf)

    Você também pode encontrar a farinha de banana verde pronta em lojas de produtos naturais.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  97. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 12:41:58

    Olá João,

    A composição da casca de banana verde é diferente da composição da polpa. Enquanto a polpa apresenta maior teor de amido, por exemplo, a casca da banana é mais rica em fibras dietéticas.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  98. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 12:53:45

    Olá Jaqueline,

    Você pode utilizar a farinha de banana verde em outras preparações como substituta da farinha de trigo, em tortas, bolos e pães, por exemplo. Como também, pode acrescentá-la em sucos de frutas naturais.

    Em relação ao processo de emagrecimento, deve ser ressaltado que o uso da farinha de banana verde não deve ser em longo prazo e que o importante é variar os alimentos que compõem a dieta, que deve ser equilibrada e personalizada. Portanto, seria interessante consultar um nutricionista para avaliação das suas necessidades individuais.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  99. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 14:31:40

    Olá Thayse,

    O processamento da biomassa de banana verde difere do da farinha da banana. Enquanto a biomassa é obtida por meio do processamento da polpa da banana cozida, a farinha é proveniente da secagem da polpa e posterior trituração.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  100. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 14:41:33

    Olá Luciana,

    Você pode encontrar a farinha de banana verde em lojas de produtos naturais.

    Vale ressaltar que a perda de peso é um processo atingido por meio de uma alimentação saudável, equilibrada, elaborada de acordo com a sua individualidade metabólica, em associação com outros hábitos de estilo de vida saudáveis.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  101. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 14:53:11

    Olá Priscilla,

    Os efeitos que a farinha de banana verde exerce varia de indivíduo para indivíduo.

    Seria interessante procurar auxílio de um nutricionista habilitado para avaliar todas as suas necessidades orgânicas e elaborar um plano alimentar personalizado, que atenda aos seus objetivos e auxilie no controle da glicemia.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  102. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 15:10:41

    Olá Priscilla,

    Você pode substituir a farinha de trigo pela de banana verde em preparações como bolos, pães e tortas. Além disso, pode acrescentá-la em sucos de frutas naturais. Só não é interessante o consumo da farinha todos os dias em um longo período, para não levar a hipersensibilidade alimentar.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  103. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 16:39:37

    Olá Tatiana,

    Desconheço a publicação de estudos que comparem a quantidade de amido resistente entre a biomassa e a farinha de banana verde.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  104. Comentário de J. Rocha | 24/09/2010 em 12:43:33

    Fiquei confusa com a receita. A banana é verde ou madura?
    E posso secar em forno caseiro?
    1. Descasque as bananas verdes, intactas, sem pisaduras, que estejam maduras.
    Obrigada.

  105. Comentário de LUIZA FERREIRA | 24/09/2010 em 21:50:28

    Olá Dra. Valeria Paschoal

    Tenho tomado há 02 semanas a farinha de banana verde antes do almoço ou seja, 02 colheres de sopa da farinha c/01 copo de 200 ml de agua 01 hora antes do almoço e já perdi 02 kg em 02 semanas, ñ sinto fome, almoço pouco e chega a noite e ainda estou s/fome, gostaría de saber da Sra. se posso dá aos meus filhos no suco ou vitamina de frutas pela manha pois eles tem: 01 tem 09 anos e pesa 52 kg e o outro tem 07 anos e pesa 42 kg., eles tem vida sedentaria, por favor Dra. Valeria me diga se esta forma de tomar esta certa e se devo dá a farinha de banana verde aos meus filhos. Muito grata.

    Um abraço, Luiza Ferreira

  106. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 09:26:06

    Olá J. Rocha!

    A banana deve estar verde sem marcas (pisaduras) indicando estar madura.

    Pode ser secada em forno caseiro.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  107. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 13:47:34

    Olá Luiza,

    Você pode utilizar a farinha de banana verde adicionando a em preparações como bolo, tortas e pães (como subsituta da farinha de trigo); sucos; vitaminas; feijão; entre outros. Ela pode ser consumida pelos seus filhos sim.

    Entretanto, não é interessante seu consumo diariamente em um longo período de tempo, pois pode desencadear reações de hipersensibilidade.

    Vale ressaltar também, que para potencializar seus benefícios, a farinha deve ser consumida com uma alimentação saudável e personalizada.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. Comentário de LUIZA FERREIRA | 27/09/2010 em 21:52:24

    Boa Noite Dra. Valéria Paschoal

    Muito obrigado pela sua atenção em responder minhas perguntas, mas, eu ainda tenho dúvidas sobre a reação de hipersensibilidade? Ñ sei o q é e o que poder ocasionar essa reação.

    Muito obrigado + 01 vez, um abraço,

    Luiza Ferreira

  109. VP
    Comentário de VP | 04/10/2010 em 11:05:19

    Olá Luiza,

    Hipersensibilidade alimentar são reações que ocorrem devido a alguma substância presente em alimentos. Pode ocorrer por conta de uma proteína que o indivíduo não digira bem, ou por um aditivo alimentar que age como uma toxina entre qualquer outra substância presente no alimento. Sendo que cada pessoa responde de uma forma a diferentes substâncias, por isso cada alimentação deve ser avaliada de forma individualizada, a fim de verificar quais possíveis alimentos estão desencadeando hipersensibilidades.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  110. Comentário de simone | 18/10/2010 em 22:11:15

    gostaria de saber se ainda amamentando pode se ingeriar a fainha de banana verda.
    e se ela usando pode dar o mesmo efeito no bebê. obrigada

  111. Comentário de agenor bernardes | 28/10/2010 em 10:01:42

    Olá Dra. Valéria,

    Gostaria de receber por email a tabela do valor nutricional das bananas: da terra, nanica, maçã e prata.

    Esse site é muito bom. Parabéns

  112. Comentário de Margareth Cordeiro | 04/11/2010 em 13:34:25

    Boa Tarde, Dra. Valéria Paschoal.

    Minha mãe tem diabetes, obesidade, hipertensão arterial, toma rivotril, glicemia em jejum esta em 290 mg/dL, gostaria de saber se ela pode tomar farinha de banana verde e qual seria o melhor horário, quantidade e por quanto tempo?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Um abraço,

    Margareth C.

  113. VP
    Comentário de VP | 08/11/2010 em 11:38:01

    Olá Simone,

    A gravidez é um período crítico durante o qual ocorreram muitas mudanças fisiológicas e está associada a vários distúrbios intestinais e doenças metabólicas. A fibra dietética e probióticos podem ser úteis na prevenção e gestão destas doenças. Lactação e gravidez são duas fases durante as quais o consumo alimentar da mãe pode interagir com a fisiologia do bebê. Além disso, o uso de probióticos, presentes na banana verde, por exemplo, pode auxiliar na saúde da mãe que irá refletir na saúde do bebê.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  114. VP
    Comentário de VP | 09/11/2010 em 10:41:36

    Olá Agenor,

    As bananas diferem um pouco entre si, mas também difere muito de região para região. De uma forma geral, a banana terra é a mais calórica e a que possui maior conteúdo de carboidrato. A banana maçã é a que tem menos calorias e maior conteúdo de proteínas e fibras, sendo que a maçã prata e nanica seguem também com um dos maiores conteúdos de fibras.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  115. VP
    Comentário de VP | 09/11/2010 em 13:02:50

    Olá Margareth,

    Pode fazer a introdução da farinha de banana verde na alimentação junto com as refeições, entretanto, esta não é a única mudança alimentar que deve ser tomada, é preciso avaliar os erros alimentares para identificar e aplicar as melhores estratégias nutricionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  116. Comentário de Adriana | 26/11/2010 em 10:08:06

    Olá Dra. Valéria

    Estou grávida de um mês e gostaria de saber se posso usar a farinha de banana verde. Pois na minha primeira gestação eu tive diabete gestacional.

    Um abraço.

  117. VP
    Comentário de VP | 29/11/2010 em 09:39:15

    Olá Adriana,

    A farinha de banana verde pode ser uma ótima opção para você. Mas lembre-se, o seu consumo deve ser acompanhado de um hábito alimentar adequado. Não espere ter resultados apenas com esta mudança, outros fatores também são de extrema importância.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  118. Comentário de Taís | 06/12/2010 em 11:46:28

    Olá Valéria,

    Gostaria de saber se o ovo orgânico tem risco de contaminação como o ovo comum.

    Obrigada

  119. VP
    Comentário de VP | 07/12/2010 em 15:26:21

    Olá Taís,

    Isto mesmo. É preciso tomar cuidado com a contaminação independente se o ovo é caipira ou não.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  120. Comentário de Rosemeire | 11/12/2010 em 21:15:45

    Boa Noite Dra. Valéria!!!!

    Gostei de saberdos benefícios da farinha de banana verde e gostaria de saber se posso usa-la junto com a farinha de maracujá.
    Desde de já agradeço a atenção dispensada.

    Rose!

  121. VP
    Comentário de VP | 13/12/2010 em 11:10:44

    Olá Rosemeire,

    Não há estudos que avaliem a interação entre as duas farinhas. A farinha de banana verde contém quantidade significante de amido resistente e a de maracujá é rica em fibras. Seria interessante usar as farinhas em horários diferentes até que sejam feitos estudos que avaliem se seria benéfico fazer o uso concomitante.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  122. Comentário de Ednéia | 09/01/2011 em 19:36:02

    olá tudo bem dr,bom eu comprei a farinha de banana mais ela veio de cor azul,parecendo tipo amido,igualzinho ,bom eu coloquei ela no mamão,mas não ficou legal,gostaria que me envasse uma receita ou como faze-la este amido de banana,desde já agradeço.

  123. VP
    Comentário de VP | 10/01/2011 em 14:58:38

    Olá Ednéia,

    Entre em contato com o SAC do produto que você comprou para verificar a coloração correta antes de fazer o uso deste produto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  124. Comentário de Teresa | 18/01/2011 em 08:59:26

    Bom dia, Dra Valéria.

    Qual a medida de água em relação a qtdade de bananas nanicas verdes para se fazer a biomassa citada acima? Gostaria de congelar em cubos para usar em vitaminas de frutas no café da manhã (desfunção intestinal).
    Muito obrigada, atenciosamente, Teresa.

  125. VP
    Comentário de VP | 24/01/2011 em 08:08:28

    Olá Teresa,

    A quantidade de água vai ser o suficiente para cobrir as bananas na panela de pressão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  126. Comentário de CAROLL | 30/01/2011 em 19:42:19

    GOSTARIA DE SABER SE TOMANDO ESTA FARINHA É NORMAL AUMENTAR O SUOR? POIS DEPOIS Q COMECEI A TOMAR A EXATAMENTE 2 MESES ESTA FARINHA PERCEBI Q MEU SUOR AUMENTOU!

  127. VP
    Comentário de VP | 01/02/2011 em 13:27:35

    Olá Carol,

    Faça um teste, interrompa o uso e veja se o suor diminui, talvez seja apenas pela estação do verão mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  128. Comentário de Solange Rigotti | 16/02/2011 em 21:16:05

    Tenho uma pergunta para a Dra. Valéria. Agradeço , desde já, a disponibilidade de responder:

    Uma nutricionista disse-me que a banana nanica é muito melhor para a saúde, pois ela não tem celulose, comparada à banana prata, pois, segundo ela, nosso organismo não consegue expelir a celulose contida na banana prata ou maça. Isso é mesmo verdade?? Pois eu e minha família, apreciamos há muitos anos e consumimos banana prata todos os dias, pois gostamos do sabor e não gostamos da banana nanica, pois ela se deteriora muito facilmente, ficando preta e mole facilmente, além de apreciarmos o seu gosto.
    Aguardo resposta, assim que possível.

  129. VP
    Comentário de VP | 18/02/2011 em 16:35:18

    Olá Solange,

    A banana nanica e prata têm uma qualidade nutricional muito parecida, inclusive no teor de celulose, que é um tipo de fibra que trás uma série de benefícios à saúde. Prezando uma das premissas da nutrição, o ideal é sempre buscar a variedade, então seria interessante consumir outras frutas além da banana e também outros tipos de banana, mas referente à qualidade nutricional são bem similares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  130. Comentário de Solange Rigotti | 03/03/2011 em 21:05:12

    Dra. Valéria,
    Obrigado pelo retorno a respeito da banana nanica e prata. Fiz uma cirurgia para retirada de cisto na prega vocal e o médico identificou durante a cirurgia que tenho também refluxo. Por esse motivo é que tenho muitos problemas com pigarros durante todo o dia. Gostaria de saber se tem tratamento para acabar ou diminuir este tipo de problema gástrico?? E quais os alimentos e bebidas que deveria evitar enquanto não faço o tratamento específico??
    Obrigada pela atenção dispensada.

  131. VP
    Comentário de VP | 11/03/2011 em 16:58:03

    Olá Solange,

    Sim, há muito que fazer para melhorar o refluxo, mas primeiro é preciso identificar quais as causas, erros alimentares, que você apresenta para poder corrigi-los. Pode ser uma hipersensibilidade alimentar, uma má digestão, hábitos como deitar-se logo após a refeição ou consumir os alimentos de maneira muito rápida sem mastigar de forma adequada, deficiências nutricionais também podem prejudicar o caso, etc. Suco natural de fruta batido com couve orgânica em jejum, gel de aloe vera e outras dicas podem ajudar na recuperação da mucosa danificada, mas para um tratamento efetivo procure orientação nutricional individualizada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  132. Comentário de joão francisco duarte | 19/03/2011 em 08:42:52

    Se moer só a banana verde cozida no liquidificador êle “tranca”. Posso usar leite para o melhor funcionamento do aparelho?

  133. VP
    Comentário de VP | 23/03/2011 em 20:08:15

    Olá João,

    Se o seu liquidificador não está conseguindo bater direito a banana verde, seria melhor neste caso deixar cozinhar por mais tempos e bater a banana aos poucos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  134. Comentário de Hevoise Fátima Papini | 06/05/2011 em 08:44:08

    Olá Valéria,

    Gostaria de saber que tipo de fibra possui a biomassa de banana verde e se seus benefícios são os mesmos de outros alimentos com as mesmas fibras.

    Obrigada,
    Hevoise

  135. Comentário de Elisanete Maria Ribeiro | 09/05/2011 em 07:49:32

    Dra. Valéria,

    Gostaria de saber se a banana verde pode ser consumida sem cozinhá-la,só batida no liquidificador com água?
    Tive informações precisas de que esta alimentação ajuda na dieta para emagrecer,mas preciso saber disso por um profissional.
    Pode me ajudar?
    Desde já ,muito obrigada…

  136. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 21:35:15

    Olá Hevoise,

    A biomassa de banana verde possui fibras solúveis e insolúveis, porém os benefícios que destacamos são os referentes ao amido resistente, que não é quimicamente uma fibra, mas age como uma, portanto, podemos observar os mesmos efeitos que as fibras alimentares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  137. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 21:46:48

    Olá Elisanete,

    Pode ser consumida crua, porém trás a sensação de “amarrar a boca”, por isso é difícil fazer disto um hábito. Este produto pode auxiliar no emagrecimento, mas ele deve ser acompanhado de outros hábitos saudáveis para ter o efeito desejado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  138. Comentário de VALDINEI | 19/05/2011 em 22:30:05

    Olá tudo bem??
    Gostaria de saber se quem tem problema com pressão alta pode tomar a farinha de banana verde para emagrecer e qual a quantidade indicada para iniciantes, tenho 35 anos e estou com 112kg, preciso emagrecer com saúde e lendo a matéria vi que a farinha da banana verde pode me ajudar e muito, pode ser misturada aos sucos e no arroz?? Por favor se possível me passa um site que vende a farinha de banana verde, pois onde moro não encontramos este produto.
    Aguardo retorno
    Um abraço
    Valdinei

  139. Comentário de Valéria | 24/05/2011 em 13:15:41

    Boa tarde.
    Dra. Valéria,tenho 39 anos de idade e tenho um problema sério de intestino,quando era mais nova meu intestino era muito ressecado e de tanto tomar laxantes hoje eu nao tenho mais os movimentos peristausticos e para evacuar tenho sério problemas.Hoje o gatroenterogista me proibiu de tomar laxante,então fico vazendo lavagem intestinal.Me disseram que a farinha de banana verde é bom,comprei na casa de produtos naturais a farinha de banana verde e gostaria de saber como tomar.
    Aguardo a resposta.
    Obrigada.

  140. VP
    Comentário de VP | 27/05/2011 em 11:34:26

    Olá Valdinei,

    Pode consumir a farinha de banana verde para auxiliar, mas lembre-se que você também deve mudar outros hábitos alimentares e de vida para que haja realmente um emagrecimento saudável, ok? Pode iniciar com 1 colher de chá por dia e ir aumentando aos poucos. Em loja de produtos naturais você pode encontrar a farinha de banana verde. Se não encontrar você pode fazer a polpa em casa, veja no link a seguir: http://www.vponline.com.br/blog/?p=44

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  141. VP
    Comentário de VP | 27/05/2011 em 13:39:38

    Olá Valéria,

    Pode começar o uso com pequenas quantidades, como uma colher de chá e ir aumentando até uma colher de sopa por dia, por exemplo. No início pode causar um pouco mais de fermentação e gases.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  142. Comentário de Valéria | 27/05/2011 em 16:09:46

    Boa tarde,Dr.Valéria.
    Gostaria de agradecer a resposta.Um abraço.

  143. VP
    Comentário de VP | 30/05/2011 em 10:14:19

    Olá Valéria,

    Obrigada pelo carinho.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  144. Comentário de vinicius | 04/06/2011 em 12:41:49

    tenho tres netos que sao alergicos os dos de tres anos gemeos e toman leite de vaca e os derivados e um de nove meses toma leite de soja pos e alergico a leite de vaca estou pedindo ajuda pos sempre estao doentes

  145. Comentário de vinicius | 04/06/2011 em 12:42:56

    tenho tres netos que sao alergicos os dos de tres anos gemeos e toman leite de vaca e os derivados e um de nove meses toma leite de soja pos e alergico a leite de vaca estou pedindo ajuda pos sempre estao doentes os pas nao sabem mais o que faze sao tantos remedeos e nada funciona

  146. Comentário de caroline | 04/06/2011 em 12:50:29

    tenho 17 anos gostaria de saber algo prara melhora as espinhas passei minancora e meu rosto ficou pio como faço pra melhora um bjs

  147. VP
    Comentário de VP | 08/06/2011 em 11:04:53

    Olá Vinicius,

    É complicado conseguir fazer uma avaliação com poucas informações, porém a mudança da alimentação pode melhorar os sintomas de alergia, além de ser fundamental para a melhora da imunidade. Procure um profissional nutricionista funcional para poder identificar alimentos que possam estar prejudicando a saúde de seus netos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  148. VP
    Comentário de VP | 08/06/2011 em 11:05:36

    Olá Caroline,

    As causas de aparecimento de espinhas são diversas, podem estar relacionados com alterações hormonais, imunidade, hábitos de higiene e hipersensibilidades alimentares. Leite, chocolate e produtos industrializados podem aumentar a acne. Mas claro que é uma questão individual também e que deve ser investigada. Deficiências nutricionais como o zinco também podem favorecer o aparecimento deste problema de pele.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  149. Comentário de Irma Lucia Cabral Sessa | 29/06/2011 em 14:33:12

    Estou no período de menopausa e com ela veio uma terrível prisão de ventre. Tenho procurado resolver com uma dieta a base de mt salada, de legumes e verduras, estou tomando uma vitamina com laranja, mamão, ameixa e farinha de linhaça, a conselho médico. Também substitui o arroz branco pelo integral e faço caminhada no mínimo 3 vzs por semana. Apesar disso td, meu intestino continua preguiçoso e percebi q mantive meu peso, mas não perdi nd. A biomassa de banan poderia me ajudar? Como devo utilizá-la. Ela pode ser utilizada gelada e com sucos? Posso utilizar a farinha de linhaça com ele? Preciso da linhaça para diminuir os sintomas da menopausa. Gostaria mt da sua ajuda. Obrigada.

  150. Comentário de DR JAYME MORINI CRO/SP 0865 | 30/06/2011 em 00:28:06

    que tal incluir o levedo de cerveja no suco de banana verde, afim de incrementar o desenvolmento das tais bacterias benéficas ao intestino, pelo fato deste produto ter uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, inclusive a famosa B12, alem de varios sais minerais.

  151. Comentário de marisane | 01/07/2011 em 05:36:24

    Ola estou gravida de 8 semanas e meu intestino nao funciona chego a ficar com dores na barriga. Posso consumir a pasta da banana? obrigada!

  152. Comentário de Vera | 02/07/2011 em 14:53:51

    Boa tarde!!
    gostaria de saber qual a banana mais indicada para se fazer, as pastas e a própria farinha, pois em nenhum artigo citado, fala qual a especie de banana usada..

    Abraço…

  153. Comentário de Lourdinha | 02/07/2011 em 22:48:15

    Boa noite.
    Tenho proble de pressaão alta
    e diabestes.Gostaria de saber
    quais os benefícios do uso da
    polpa de banana verde.e se auda
    a perder peso..
    Desde á agradeço.

  154. Comentário de giovanni | 03/07/2011 em 19:35:24

    oi dra,estou malhando tomo suplementos proteinas,posso tomar junto com o suplementos

  155. Comentário de vania | 04/07/2011 em 00:29:31

    Boa noite Dra.Valéria tenho retocolite ulcerátiva e estou acima do meu peso gostaria de saber quais os beneficios da pasta de banana verde; no meu caso e qual a dieta adequada.

    Um abraço.

  156. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 20:25:56

    Ola Irmã Lucia Cabral Sessa,

    A banana verde pode te ajudar. Não tem problema consumir junto com a linhaça. Pode começar a utilizar em pequenas quantidades como 1 colher de café e ir aumentando até 1 colher de sopa, por exemplo, ou até melhora dos sintomas. Procure também auxílio de algum profissional nutricionista para conseguir identificar possíveis erros alimentares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  157. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 20:29:23

    Olá Dr. Jayme Morine,

    Pode adicionar o levedo de cerveja assim como outros alimentos também conforme gosto e/ou necessidades.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  158. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 20:46:19

    Olá Marisane,

    A banana verde entra como mais um alimento que pode auxiliar na função intestinal. Não há estudos com grávidas, portato, a melhor forma é fazer de maneira rotativa.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  159. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 20:52:14

    Olá Vera,

    Realmente não é todo artigo que identifica a espécie da banana utilizada, o que tem-se visto é que é uma característica comum das bananas em geral, pois seria o carboidrato da banana quando ainda não amadurecida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  160. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 21:00:29

    Olá Lourdinha,

    A banana verde tem potássio, nutriente que auxilia na regulação do potássio e consequentemente no controle da pressão arterial. Como a polpa da banana verde também tem uma ação similar às fibras, pode auxiliar no controle da glicemia e ser coadjuvante na perda de peso, porém, todos estes benefícios só serão bem observados com uma alimentação saudável e equilibrada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  161. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 21:06:00

    Olá Giovanni,

    Pode sim, sem problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  162. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 21:10:53

    Olá Vania,

    É preciso ir até um nutricionista para identificar qual a melhor dieta não só pela presença da retocolite ulcerativa, mas a melhor dieta para você, já que desta forma poderá identificar possíveis alimentos que não sejam bem tolerados para você.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  163. Comentário de Mariane Antunes | 12/07/2011 em 09:00:02

    Ola, Dra. Valéria!

    Sou celíaca e tenho usado a farinha de banana verde em substituição às farinhas de trigo, aveia, cevada e centeio, que contêm glúten.
    Com a biomassa de banana verde é possível substituir totalmente a farinha de trigo das receitas convencionais ou seria melhor usar a farinha de banana verde junto com a biomassa?
    Sinto falta de mais artigos sobre a doença celíaca na mídia, haja visto que atualmente a forma mais comum é a “não-clássica” (que se caracteriza por constipação, e não diarréia, como na forma “clássica”). Esta forma “não-clássica” não tem sido muito disgnosticada e muitas pessoas com constipação ingerem aveia e produtos com trigo integral sem saber que às vezes não podem consumir produtos com gluten.

    Agradeço indicaçao de nutricionista em Santos/SP.

    Obrigada,
    Mariane

  164. Comentário de naraneves | 13/07/2011 em 15:04:48

    olá
    Dra.
    gostaria de saber se pode ser injerido o lactofos junto com a banaba verde?

  165. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 12:13:17

    Olá Mariane,

    Pode usar tanto a farinha quanto a biomassa, outras opções sem glúten para preparação podem ser polvilho doce, polvilho azedo, milho e derivados, soja e derivados, arroz e derivados, milho e derivados, trigo sarraceno, amaranto e quinoa.

    Muito bem colocada sua observação.

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br para solicitar uma indicação, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  166. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 13:31:32

    Olá Naraneves,

    Pode ser consumido em conjunto, mas pode haver aumento de gases no ínicio.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  167. Comentário de Linara | 19/07/2011 em 22:28:57

    Boa noite…..

    Gostaria de saber se a biomassa de banana pode ser dado para crianças e a partir de que idade?
    Seria para regular o intestino.
    Obrigada…

  168. VP
    Comentário de VP | 26/07/2011 em 17:43:58

    Olá Nirara,

    Pode fazer a introdução da biomassa de banana quando for introduzir as frutas na alimentação da criança, irá funcionar como alimento de bactérias boas de uma forma simplista, o que ajuda a regularizar o intestino além de poder melhorar a imunidade das crianças.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  169. Comentário de edson | 29/07/2011 em 21:03:18

    Olá Dra.

    O consumo de biomassa de banana verde é melhor para a saúde ou a farinha.

  170. VP
    Comentário de VP | 01/08/2011 em 14:42:36

    OIá Edson,

    O benefício da banana verde é pela presença de amido resistente, substância esta presente tanto na biomassa como na farinha de banana verde, portanto, pode consumir qualquer um dos dois produtos.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal.

  171. Comentário de Franciani | 20/08/2011 em 21:18:42

    ola dra valeria como faço parar fazer o granulado de banana verde é o mesmo processo pois quero fazer o quibe para uma criança fenil e na receita leva granulado de banan verde

    obrigada Fanciani

  172. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 14:50:00

    Olá Franciani,

    O granulado de banana verde é um produto que se compra pronto, inclusive pode ser encontrado para vender na internet.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  173. Comentário de roseli | 01/09/2011 em 11:10:00

    gostaria de saber se a biomassa de banana serve para emagrecimento, se sim como devo usar e qual seria o bio mssa ou a farinha?Gostei do seu blog

  174. Comentário de rovilson reis | 04/09/2011 em 20:38:46

    comentário de rovilson reis 04/09/11

    tenho muitas caimbras pelo corpo todo principalmente debaixo da costelas
    queria saber se esta farinha ou a biomassa e benefico ao meu problema

    obrigado rovilson reis

  175. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 12:02:20

    Olá Roseli,

    A biomassa de banana verde não tem essa função, mas indiretamente como auxilia no controle, por exemplo, da glicemia do sangue pode auxiliar também neste processo. Pode usar tanto a biomassa quanto a farinha.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  176. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 12:22:37

    Olá Rovilson,

    Primeiro é preciso saber o que leva ao aparecimento destas câimbras, procure seu médico e um nutricionista também para avaliar possíveis causas nutricionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  177. Comentário de Ricardo krohling | 11/11/2011 em 00:00:27

    Boa noite doutora!

    Adquiri diabetes militus 2.
    Estou consumindo 2 colheres de sopa no suco pela manha e duas colheres de sopa no suco a noite antes de deitar. Estou fazendo corretamente?
    Quanto aos efeitos colaterais, aumentou a flatulência. Possue mais algum efeito colateral?
    Posso fazer o uso da farinha pro resto da vida?

    Aguardo
    Desde já obrigado.

  178. Comentário de lene barros | 12/11/2011 em 21:05:29

    posso fazer a biomassa e congelar por alum tempo e comsumí-la batendo com suco no liquidificador.não vai perder a propriedades que contém

  179. Comentário de vera | 15/11/2011 em 19:49:11

    gostaria e saber qual o melhor horário para tomar a farinha de banana verde .qual a quantia ideal. e se a biomassa da mais resultado que a farinha pois preciso emagrecer aproximadamente 5 kgs em l mes?

    obrigada

    véra

  180. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 13:28:35

    Olá Ricardo,

    A farinha de banana verde pode sim aumentar os gases, por isso introduzir aos poucos é uma maneira que costuma trazer menos desconforto. Diminua um pouco o consumo para ver se este sintoma melhora. Dentro de uma alimentação equilibrada dizemos que um dos pilares é a variedade, portanto, de forma geral o consumo pode ser pro resto da vida, porém não há necessidade de ser um consumo diário pro resto da vida. Controle os níveis de glicemia com o restante da alimentação e então vá rodiziando esta farinha de banana verde com outros tipos de farinha ricas em fibras como linhaça, aveia, maracujá, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  181. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 16:25:59

    Olá Lene,

    Pode congelar a biomassa, sem problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  182. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 17:43:50

    Olá Vera,

    Pode consumir tanto a biomassa quanto a farinha de banana verde junto com as refeições. Comece com 1 colher de café e vá evoluindo até 1 colher de sopa. Mas a banana verde não surtirá efeito no emagrecimento se for a única mudança alimentar. É preciso ser acompanhada de uma reeducação alimentar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  183. Comentário de Leonice | 18/11/2011 em 07:45:43

    Eu já consumo a biomassa pela manhã e gostaria de saber se minha filha de 12 anos também pode esta fazendo uso da biomassa, ela mesma quem me pediu, porque ficou sabendo que ajuda a baixar as taxas elevadas e ela tem colesterol alto, estamos controlando a alimentação e já faz atividade física.

  184. Comentário de Maura L. de Mello | 19/11/2011 em 08:47:16

    Dra. Valéria. Tudo bem? Preciso de uma informação. Tenho problemas de digestão lenta. Todos os dias antes do café da manhã, como uma banana, às vezes prata outras nanica. Porém, se a banana nanica estiver madura ela faz mal para minha digestão. Seguindo sua orientação sobre à banana
    verde, resolvi fazer. Fiz como recomendado pela sra., só que amassei bem com um garfo. Depois de fria a massa cortei em quadradinhos. Como vários pedacinhos ao dia no lugar de biscotinhos…Estou me sentindo muito bem. Agora minha dúvida: Se eu comer só essa massa no lugar da banana fruta, terei problemas? Porque eu fico o dia inteiro sentindo o gosto da banana fruta. Desde já agradeço. Adorei seus ensinamentos. Abraços e parabéns.

  185. Comentário de Dilza Dias | 21/11/2011 em 09:45:38

    Bom dia, Dra. Valéria. Por favor, se a pessoa acima amassa as bananas com garfo, como posso usar à àgua que foram cozidas as bananas? Elas não perdem às vitaminas por serem cozidas? Posso usar à àgua do cozimento em sopas, sucos, etc? Grata. Abç. Dilza Dias

  186. Comentário de solange | 21/11/2011 em 10:24:55

    Dra bom dia estou com o colesterou alto ; a biomassa pode ajudar na reduçao do colesterou , e o que posso acrescentar para ajudar.pois tambem preciso emagrecer estou com poblemas serio de coluna desde ja obrigada bjs , fique com DEUS.

  187. Comentário de Juliana | 29/11/2011 em 15:47:08

    Gostaria de saber mais sobre os tipos de banana. e ah, tem um erro alié vc colocou ‘ mydore ‘ é ‘mysore’
    beijos

  188. Comentário de lucila trevisol meneghini | 04/12/2011 em 13:45:22

    olá Drª Valéria.
    Não posso comer banana por que ela prende meu intestino. Comecei tomar ou comer a farinha de banan verde e não estou me sentindo bem, isto é me sinto estufada meu instestino não ficou bem. Pode ser devido a banana verde?

    Obrigada
    Um abraço.

  189. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:08:09

    Olá Leonice,

    Sua filha pode consumir a biomassa sim, mas para o colesterol é preciso mudar outros hábitos alimentares, a biomassa poderá apenas complementar esta mudança, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  190. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:15:48

    Olá Maura,

    Se a banana madura causa desconforto procure evitar, e se a banana verde está lhe ajudando também está ótimo. Porém, lembre-se sempre da variedade, portanto, procure variar diariamente o tipo de fruta que consome.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  191. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:19:05

    Olá Dilza,

    A casca consegue preservar melhor os nutrientes de dentro da banana, mas claro que sempre há algum tipo de perda, porém não há estudos que avaliaram a qualidade nutricional desta água para garantir que ela seja realmente nutritiva.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  192. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:23:57

    Olá Solange,

    A biomassa pode ajudar sim, porém é preciso outras intervenções como evitar gordura trans (frituras, salgadinhos, sorvete de massa, bolachas recheadas, folhados, etc.) gordura saturada (frituras, gordura de carnes, pele de frango, laticínios integrais, produtos industrializados, etc.) e o prórprio colesterol presente em produtos de origem animal (carnes, laticínios, manteiga, ovos, etc.). É preciso também incluir mais fibras presentes em frutas, verduras e legumes. Alguns alimentos específicos também já mostraram benefícios como produtos a base de soja e aveia. Para uma orientação mais individualizada procure um profissional nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  193. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 19:25:47

    Olá Lucila,

    Como a banana te faz prender o intestino, pode ser que a banana verde também não seja a melhor opção para você. A banana verde tem amido resistente que funciona como fibras, é alimento para os probióticos no intestino, podendo causar produção aumentada de gases e estufamento abdominal no início do tratamento, mas se os sintomas persistirem pode ser uma reação ao alimento mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  194. Comentário de Ana Paula | 12/12/2011 em 06:38:37

    E as cascas cozidas,não utiliza?

  195. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 10:14:36

    Olá Juliana,

    Há diversos tipod de banana com qualidade nutricional semelhantes, mas com algumas diferenças. Além da banana verde que em todas é rica em amido resistente, pensando na fruta já madura, em época de consumo tradicional considerando 100g da fruta, a banana da terra e a banana ouro são as mais calóricas e mais ricas em carboidrato. A banana maçã tem um pouco mais de proteína e em gordura não há diferença significativa entre elas. A banana maçã é a mais rica também em fibras, seguida da banana nanica e da terra. Todas são ricas em potássio e possuem também magnésio e vitaminas do complexo B.
    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  196. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 11:16:42

    Olá Ana Paula,

    Nesta receita não utiliza a casca, mas voe pode aproveitá-la para outras receitas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  197. Comentário de guaciara | 16/01/2012 em 11:54:49

    Estou usando o pó de banana verde com um pouco de chocolate dietético, assim consigo comer isto, dá pra engolir ;
    Mas ainda não vi ninguém disser que emagreceu. Mas estou confiante.
    Só uma pergunta.
    As ilhotas do pancreas poderiam ficar “preguiçosas” após o uso prolangado deste alimento? E talvez ocorrer o risco de criar também desta forma um quadro diabético, após não se usar mais este alimento?

  198. Comentário de Sandra Guimarães | 16/01/2012 em 12:47:28

    Uma ótima sugestão para o consumo de banana verde,é cozinhá-la por 30 minutos com a casca,retirar a casca ainda quente , fatiar a banana,regar com manteiga ou azeite ,uma pitada de sal e temperos que preferir e servir com carne,como churrasco por ex…Tbm pode fritá-la em azeite ,fica crocrante e deliciosa.Abraços a todos.

  199. Comentário de Aline | 16/01/2012 em 16:32:18

    Gostaria de saber qual quantidade de banana verde deve ser consumida por dia?? Obrigada…
    Adoro o blog, voces estao de parabens!!!

  200. Ari
    Comentário de Ari | 21/01/2012 em 17:42:58

    É possivel produzir o amido da banana verde da mesma forma que é produzido o polvilho azedo???
    Em caso positivo, e amido perderia a função AR (amido resistente)??
    Grato
    Ari

  201. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:45:33

    Olá Guaciara,

    A banana verde não tem a função de emagrecimento, ela pode auxiliar, mas não depende só disso. É preciso ter uma reeducação alimentar e mudanças de hábitos. Referente à sua preocupação não há risco de se tornar um diabético, pois o controle glicêmico não é devido ao aumento de produção de insulina, o controle é feito por controlar a absorção de glicose. Desta forma não haverá falência das células do pâncreas produtoras de insulina.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  202. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:52:47

    Olá Sandra,

    Obrigada pela participação. Lembrando que é preciso evitar ao máximo as frituras, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  203. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:56:59

    Olá Aline,

    A recomendação é de 1 colher de sopa ao dia para obter os efeitos encontrados em estudos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  204. VP
    Comentário de VP | 25/01/2012 em 12:10:07

    Olá Ari,

    Como a composição e consistência dos alimentos diferem muito, é bem provável que não se consiga fazer da mesma forma, mas futuramente podem desenvolver técnicas dietéticas que possibilitem esta preparação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  205. Comentário de Elisa | 28/01/2012 em 09:39:14

    Olá!

    Estou com problema de má digestão. Estou com mais gases do que o normal e meu intestino nao estava funcionando muito bem. Comecei a tomar a farinha de banana verde a noite e agora meu intestino funciona. Mas continuo com gases frequentes, devo parar de tomar a farinha e tomar outra coisa que não dê gases?

    Obrigada

  206. VP
    Comentário de VP | 03/02/2012 em 16:43:03

    Olá Elisa,

    Como o intestino voltou a funcionar com a banana verde seria interessante continuar o seu consumo. Nos primeiros dias de uso é comum ainda ter formação de gases até que a microbiota intestinal esteja regulada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  207. Comentário de nivia maria | 13/02/2012 em 13:57:00

    boa tarde,
    gostaria de saber se esta pasta pode ser feita com qualquer tipo de banana, ou se tem alguma específica.
    Fiz o uso por alguns dias e obtive bons resultados, mas devido a dificuldade em achar bananas verdes, na segunda tentativa usei outra banana por alguns deias e nada, é comum o resultado da liberação do intestino demorar alguns dias?
    obrigado

  208. Comentário de PATY | 17/02/2012 em 09:47:17

    Tenho um filho de 3 anos q tem intestino alongado,q so evacoa com auxilio de laxantes,posso fazer uso da bio massa?

  209. Comentário de daurilene | 22/02/2012 em 16:14:10

    olá, tenho diabete tipo 2 e tenho dificuldade de fazer baixar a glicose, tendo que tomar diariamente muito remédio para manter as taxas normais. ouvi dizer que banana verde pacovã cortadas em 1 litro de agua e beber toda vez que sentir cêde . vai baixar as taxas de glicemia.você pode por favor comentar sobre os beneficios da banana verde para o meu caso.

  210. Comentário de regina crevatin | 23/02/2012 em 13:49:02

    Sobre a biomassa da banana Verde, Eu a preparei e congelei o que voces se refere no item 3. ( Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.) ser o reprocessamento.
    Eu vi uma receita desta biomassa e ela estava liquida , a minha ficou com uma consistencia de pamonha( ha algo errado)??
    Obrigada

  211. Comentário de maria aparecida ribeiro batista | 23/02/2012 em 16:49:08

    a biomassa ajuda a emagrecer?ja li os cometarios que vcs postaram ajudou muito vou fazer uso,desde ja obrigada.

  212. VP
    Comentário de VP | 23/02/2012 em 21:51:30

    Olá Nívia Maria,

    Pode ser feita com qualquer banana, porém tem de estar verde para ter boa quantidade de amido resistente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  213. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:02:27

    Olá Paty,

    Não há contra-indicação do uso da biomassa para este tipo de complicação, mas pode causar um aumento de gases. Veja a aceitação de seu filho.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  214. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:35:45

    Olá Daurilene,

    A biomassa ou farinha de banana verde tem estudos científicos que mostram benefícios em controle da glicemia, mas não basta, é preciso controle associado de medicação e de controle alimentar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  215. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:49:17

    Olá Regina,

    Esta receita deixa a preparação na consistência de uma pasta mesmo e não líquida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  216. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:53:10

    Olá Maria Aparecida,

    Emagrecimento não é a função da biomassa, mas como modula as concentrações de glicose, pode auxiliar indiretamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  217. Comentário de JULIANA DIAS | 04/03/2012 em 20:20:18

    Gostaria de saber a biomassa pode ser consumida diariamente, e qual a porção recomendada. O mesmo também para a farinha de banana verde.

    Muito obrigada, e parabéns pelas informações do site.

  218. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 12:54:44

    Olá Juliana,

    1 colher de sopa tanto da biomassa quanto da farinha de banana verde já possui uma quantidade suficiente de amido resistente para oferecer os benefícios descritos no texto acima.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  219. Comentário de Thaís | 13/03/2012 em 21:58:13

    É verdade que banana engorda? Se eu comer uma ou duas bananas por dia, posso ter um aumento no meu peso?
    Beijos!

  220. Comentário de carla dias caminha | 15/03/2012 em 12:17:02

    Inicialmente Parabens pelo asunto sobre Biomassa de banana verde ! Sou Academica no curso de Nutriçao da Universidade unisc de santa cruz do sul , rgs e meu tcc e Sobre biomassa de banana verde , expecificamente sobre negrinho abase de biomassa de banana verde . Carla caminha

  221. VP
    Comentário de VP | 15/03/2012 em 19:38:17

    Olá Thaís,

    A banana é rica em carboidrato, mas não engorda, a não ser que você esteja consumindo mais carboidratos do que deve, desta forma não só a banana em específico, mas o excesso de carboidrato irá engordar. Ou caso tenha alguma alteração metabólica como a resistência à insulina precisando evitar o consumo de frutas de alto índice glicêmico de forma isolada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  222. VP
    Comentário de VP | 15/03/2012 em 19:42:23

    Olá Carla,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  223. Comentário de Carolina | 23/03/2012 em 20:23:26

    OI Dra. Valéria
    Sou estudante do curso de Nutrição e estou fazendo um trabalho relacionado a lanches para crianças; gostarai de saber se tem alguma reestrição para crianças? Se teria, qual idade ideal para consumir? estou pensando em preparar cookie de farinha de banana verde, se puder me ajudar agradeço.
    Aguardo resposta.
    Obrigada!!
    Bjs!
    Carol

  224. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 11:28:34

    Olá Carolina,

    A banana verde pode entrar na alimentação da criança como outra fruta qualquer na fase de introdução alimentar deste grupo de alimentos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  225. Comentário de Erika Paula | 04/04/2012 em 19:13:41

    Boa noite! A biomassa pode ser feita com a banana verde que compramos na feira? Ou tem que ser SOMENTE AQUELA retirada do pé?

  226. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 16:35:10

    Olá Érika,

    A biomassa pode ser feita com a banana da feira mesmo, sendo verde está adequada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  227. Comentário de césar | 29/04/2012 em 16:19:50

    e muito saudável e estimulante n consigo parar de usar

  228. VP
    Comentário de VP | 04/05/2012 em 15:48:09

    Olá César,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  229. Comentário de Natália | 10/05/2012 em 18:53:43

    Olá Dra. Valéria, boa noite!
    Gostaria de saber a quantidade recomendada diária para o consumo de Amido Resistente.
    Obrigada.
    Bj,

  230. VP
    Comentário de VP | 12/05/2012 em 12:13:10

    Olá Natália,

    Ainda não há uma recomendação fechada para a população em geral de quantidade de amido resistente. Os estudos realizados com produtos de banana verde utilizam cerca de 1 colher de sopa ao dia de farinha ou biomassa de banana verde para obter benefícios, sendo que a concentração de amido resistente nestes produtos porem variar por volta de 7 a 30g/ 100g do produto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  231. Comentário de Angela Gondim | 15/05/2012 em 16:50:53

    Olá!

    Minha mãe faz uma farinha de banana verde assim:
    Corta as banana em rodelas e deixa secar,
    depois de bem seca, bate no liquidificador até formar uma farinha.

    Ela usa no café da manhã no leite, coalhada. Ou nas refeições, coloca no prato, geralmente em cima do feijão.

    A indicação dela é para dores nas articulações: joelho, ombro,… Faço uso de vez emquando e acho que melhora as minhas dores nos ombros.

    Gostaria de saber Dra. se está certo o modo de fazer da farinha e o modo de usar??

    Aguardo resposta.

  232. Comentário de Helaine | 16/05/2012 em 15:02:58

    Olá,
    sou nutricionista, trabalho com crianças carentes e grande parte delas estão desnutridas, com diarreía. Gostei muito de saber sobre as qualidades da biomassa de banana verde e queria saber se posso utiliza-la em preparações para crianças tanto para controlar o transito intestinal, como para recuperação nutricional. E qual a quantidade recomendada e se há alguma contra-indicação. Obrigada.

  233. Comentário de janeth oliveira | 31/05/2012 em 09:29:30

    OLA. DrA.. GOSTARIA QUE VC MIN MANDASSE COMO FAZER A FARINHA E DE QUAL BANANA UM ABRACO FICA COM DEUS.

  234. VP
    Comentário de VP | 01/06/2012 em 15:20:06

    Olá Angela,

    Pode ser feito desta maneira sim. E o uso está correto, adicionar em outras preparações é o indicado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  235. VP
    Comentário de VP | 01/06/2012 em 15:23:07

    Olá Helaine,

    Pode utilizar para crianças metade da indicação para adultos, ou seja ½ colher de sopa da biomassa de banana verde.

    Um Abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  236. Comentário de Alba | 02/06/2012 em 12:06:22

    Bom dia sobre a biomassa , segui sua orientação e consegui fazer , inclusive gostei do sabor .
    Mas gostaria de saber o que posso fazer com a casca depois de cozida.
    Aguatrdo seu retorno.
    Grata!
    Alba

  237. VP
    Comentário de VP | 15/06/2012 em 15:41:56

    Olá Janeth,

    A farinha pode ser feita com qualquer banana, de preferência banana verde para ter um conteúdo maior de amido resistente. É mais comum fazer em casa a biomassa de banana verde, pois a farinha de banana verde você pode comprar em lojas de produtos naturais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  238. VP
    Comentário de VP | 15/06/2012 em 16:49:31

    Olá Alba,

    A casca da banana é comestível, então não tem problema fazer com ela, mas seria interessante testar a receita para ver se o sabor e consistência da receita ficam bons. Depois conte para nós!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  239. Comentário de Nali | 21/06/2012 em 10:15:23

    Eu fiz a biomassa e bati junto com uma sopa de legumes que costumo tomar todos os dias. Senti dor no estômago. A biomassa é ácida? Será que pra mim é preciso cozinhar por mais tpo?
    Outra dúvida: ensinaram-me a fazer pouquinho, guardá-la na geladeira e usa-la por uns 3 dias. Posso? Ela perde mto aa propriedades por causa da oxidação? Mesmo bem fechada?
    Obrigada

  240. VP
    Comentário de VP | 01/07/2012 em 11:08:53

    Olá Nali,

    A biomassa não é ácida, mas observe se ocorre esta sensibilidade outras vezes que consumir a biomassa, pode ser uma reação individual. Pode fazer a biomassa e usar dentro destes 3 dias sim.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  241. Comentário de francy | 02/07/2012 em 20:16:54

    Adorei ler essas orientações sobre banana verde, gosto muito dela cozida dentro do feijão. Fiquei curiosa com a receita da biomassa - a água do cozimento e as cascas não se deve aproveitar?

    Agradeço! Um abraço.
    Francy

  242. VP
    Comentário de VP | 06/07/2012 em 12:08:29

    Olá Francy,

    Estas partes podem ser reaproveitadas em outras receitas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  243. Comentário de Rosane | 20/07/2012 em 14:45:09

    Boa Tarde

    Minha filha de 5 anos tem colesterol e triglicerides alto, ela faz acompanhamento nutricional, quanto posso dar para ela da farinha de banana verde? ou da biomassa?

    Um abraço

    Obrigada

    Rosane

  244. VP
    Comentário de VP | 28/07/2012 em 13:55:23

    Olá Rosane,

    Como sua filha faz acompanhamento com nutricionista, o ideal é perguntar quanto que ela indica, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  245. Comentário de vilma ittencourt santos | 28/07/2012 em 19:29:44

    Boa noite gastaria que mim ensinasse alguns sucos com a farinha da banana verde

  246. Comentário de Carmen | 30/07/2012 em 18:08:25

    Boa tarde! Fiquei na dúvida sobre o cozimento.

    “2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
    3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas”.

    Eu cozinho por 20 minutos sem a pressão e depois da pressão deixo só 8 minutos?

    Grata.
    Carmen

  247. Comentário de HELAINE | 31/07/2012 em 16:10:29

    Ola Valéria,sou nutricionista e trabalho com crianças de todas as faixas etárias, que geralmente têm um quadro clínico de desnutrição e diarréia. Gostaria de saber a partir de qual faixa etária posso usar a biomassa na alimentação delas e se vc vê que ela (biomassa) pode trazer benefícios para a saúde destas crianças. Obrigada.

  248. VP
    Comentário de VP | 06/08/2012 em 23:03:31

    Olá Vilma,

    Você pode adicionar a farinha de banana verde em qualquer suco que desejar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  249. VP
    Comentário de VP | 06/08/2012 em 23:38:25

    Olá Carmen,

    Isso mesmo!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  250. VP
    Comentário de VP | 06/08/2012 em 23:42:07

    Olá Helaine,

    Pode usar a partir da introdução alimentar, junto com outras frutas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  251. Comentário de aline | 14/08/2012 em 14:21:57

    Olá,

    Gostaria de saber se as cascas da banana verde devem ser processadas junto com a polpa, ou se devem ser descartadas.

    Qual a melhor opção?

    Posso guardá-la na geladeira por quantos dias?

    Obrigada

    Aline

  252. VP
    Comentário de VP | 20/08/2012 em 22:16:29

    Olá Aline,

    A receita original é sem a casca da banana. Mas, você pode experimentar fazer junto e nos contar o resultado, ok?
    Este tipo de preparação pode ser armazenada por até 3 dias em geladeira. Mas observe as características organolépticas (cor, sabor e cheiro característico) sempre antes de consumir.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  253. Comentário de Rozana | 24/08/2012 em 14:12:25

    Assiste um vídeo da doutora Gisela Savioli, onde ela indica tomar as 10h da manhã e as 16h da tarde, pois a banana tem uma propriedade “Serotonina”que faz bem nesse horário.

  254. VP
    Comentário de VP | 25/08/2012 em 15:16:03

    Olá Rozana,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  255. Comentário de Conceição | 01/09/2012 em 21:30:38

    Boa noite doutora e obrigada por todos os ensinamentos que vc nos proporciona. Pergunto-lhe por qto tempo seguido posso usar a biomassa da verde? Posso inclui-la todos os dias na minha alimentação? Muito obrigada pela sua atençao.
    Abraços

  256. VP
    Comentário de VP | 06/09/2012 em 17:12:21

    Olá Conceição.

    Pode incluir como qualquer outra fruta. Não há contra-indicação para o uso diário, mas vale a pena sempre variar bem a alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  257. Comentário de Flávia | 26/09/2012 em 13:43:49

    Olá, por gentileza, gostaria de congelar a biomassa da banana verde mas não entendi o que e como é o “reprocessamento” ?
    Obrigada.

  258. VP
    Comentário de VP | 11/10/2012 em 21:46:37

    Olá Flávia,

    Se você for congelar a biomassa da banana verde, quando for usar pode bater junto com frutas e fazer um suco, ou deixar descongelar e temperar conforme desejar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  259. Comentário de ana maria pereira | 24/10/2012 em 10:56:02

    gostaria de saer se a biomassa é eficiente no emagreimento.como deve ser usada para esta finalidade
    obrigada
    ana maria

  260. VP
    Comentário de VP | 01/11/2012 em 09:06:56

    Olá Ana Maria,

    A biomassa não tem este poder, mas pode auxiliar já que auxilia no controle da glicemia e saúde intestinal.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  261. Comentário de ivani | 18/11/2012 em 20:37:57

    Gostaria de saber se posso usar as bananas com as cascas rachadas após o cozimento. E O TANINO FAZ MAL A SAÚDE?

  262. Comentário de Rayanne Marques | 22/11/2012 em 20:53:27

    E a banana verde tem que ser cozida?! ela in natura vai ter esses beneficios?!

  263. VP
    Comentário de VP | 24/11/2012 em 19:46:48

    Olá Ivani,

    Pode usar a banana com as cascas rachadas, sem problemas. O tanino é presente é uma série de alimentos e somente altas doses podem ser prejudiciais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  264. VP
    Comentário de VP | 24/11/2012 em 19:51:09

    Olá Rayanne,

    É a banana verde que deve ser cozida porque é na banana verde que há boas concentrações de amido resistente, mas também pode ser utilizada in natura, porém in natura terá uma dificuldade na sua aceitação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  265. Comentário de Débora | 01/12/2012 em 14:10:39

    Olá, Eu sou magrinha e estu usando a farinha de bana verde,para problemas intestinais. Tem algum risco de eu emagrecer, devido o uso da farinha da banana verde?? Obrigada

  266. VP
    Comentário de VP | 12/12/2012 em 15:32:40

    Olá Débora,

    A banana verde não serve para emagrecer, ela ajuda dentro de uma dieta direcionada ao emagrecimento. Se não tiver fazendo uma dieta para emagrecimento, não contribuirá para que isto ocorra.

    Um abraço.

    Dra. Valérica Paschoal.

  267. Comentário de sonia pacheco | 04/01/2013 em 12:22:22

    Meu pai tem problemas de rins, isto é, IRC, insuficiencia renal crônica, portanto tem restrições na alimentação. Por exemplo, tem restrição para consumo de bananas, devido ao alto indice de potassio. Ele so pode comer, algumas vezes e cozida. Essa farinha ou a massa de banana verde, ele pode usar?

    sonia

  268. Comentário de sonia pacheco | 04/01/2013 em 12:25:52

    Eu tenho problema com a tirióide, Hashimoto, uma doença auto imune. Haveria algum problema em usar a biomassa de banana verde?

  269. Comentário de Vanusa | 11/01/2013 em 13:11:03

    Boa tarde, amei o post e li algumas respostas.

    Se puder me ajudar: É fato que a banana verde pode ser usada em dietas com restrições à carboidratos?????

    Grata

    Vanusa, Indaiatuba SP

  270. Comentário de renato | 11/01/2013 em 18:00:38

    gostei muitos da informações, mas gostaria de sugestão praaproveitar as cascas.

  271. VP
    Comentário de VP | 16/01/2013 em 22:08:14

    Olá Sônia,

    A banana verde continua sendo fonte de potássio, assim como a banana.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  272. VP
    Comentário de VP | 16/01/2013 em 22:11:27

    Olá Sônia,

    Não há contra-indicação do uso da banana verde para o hipotireoidismo até o conhecimento de hoje em dia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  273. VP
    Comentário de VP | 22/01/2013 em 07:00:47

    Olá Vanusa,

    Irá depender de quão seria restritiva em carboidratos. Se for apenas uma restrição leve não teria problema utilizar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  274. VP
    Comentário de VP | 22/01/2013 em 07:02:47

    Olá Renato,

    Você pode bater a casca junto com a massa de pães e bolos para aproveitá-la.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  275. Comentário de Adriano Moreno | 24/01/2013 em 12:39:54

    Olá,
    pode se utilizar qualquer tipo de banana verde, ou tem algumas que são melhores que as outras para fazer a biomassa, como a banana prata ou banana da terra, etc?

    att
    Adriano Moreno

  276. VP
    Comentário de VP | 25/01/2013 em 19:39:57

    Olá Adriano,

    Pode utilizar qualquer banana verde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  277. Comentário de Vanusa | 08/02/2013 em 13:51:12

    Grata pela resposta gentil!

  278. Comentário de NICOLLAS | 17/02/2013 em 21:01:49

    SRS.,

    COZINHAR A BANANA VERDE COM CASCA É SUFICIENTE PARA OBTER OS SEUS BENEFÍCIOS?

    GRATO,

    NÍCOLLAS

  279. VP
    Comentário de VP | 21/02/2013 em 11:41:39

    Olá Vanusa,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  280. VP
    Comentário de VP | 22/02/2013 em 10:08:03

    Olá Nicollas,

    Cozinhar a banana verde cozida com casca irá preservar a propriedade do amido resistente. Porém, para melhor aceitação do paladar desta banana verde indicamos o preparo da biomassa ou incorporá-la em outras preparações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  281. Comentário de cleomar | 24/02/2013 em 07:26:47

    uma mulher gravida pode consumir a banana verde

  282. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 10:11:56

    Olá Cleomar,

    Mulher grávida pode consumir sim, não deixa ser a fruta banana, ok? Só tem um conteúdo de amido resistente maior.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  283. Comentário de abadia | 07/03/2013 em 16:09:15

    Gostaria de saber, se quem tem rins policisticos e faz hemodialise pode consumir essa farinha, pois não posso consumir a banana madura por causa do auto teor de potasio.
    Obrigada!

    Abadia.

  284. Comentário de Neuza Milhoranza Fagundes | 09/03/2013 em 01:35:34

    Tenho problema de constipação, faço tudo que me ensinam, como muito grãos, mas assistindo um programa vi que o leite não é bom e tomo bastante leite, adoro bolacha, não recheada, aquelas tipo mel, maisena, água e sal…sou louca por bolachas, quero aprender fazer uma que não faça tão mal assim. A farinha colabora para o mal funcionamento intestinal e digestivo
    Quero me alimentar melhor, por favor, agradecida.
    Neuza milhoranza

  285. Comentário de claudia estela fernandes | 15/03/2013 em 16:05:08

    quem sofre de diverticulite pode usar biomassa ou a farinha de banana verde

  286. Comentário de Silvana | 17/03/2013 em 20:10:21

    Gostaria de saber sobre a biomassa de banana verde? Se um a pessoa que já esta com um tumor no intestino, a biomassa ainda pode ajudar? Ele vai passar por uma cirurgia, ainda assim poderá fazer uso da biomassa? Também gostaria de saber sobre como tirar a resina da panela? Aguardamos retorno. Atenciosamente.
    Silvana

  287. Comentário de Aline Cordeiro | 18/03/2013 em 01:22:01

    Prezada dra. Valéria,

    Gostaria de saber se posso cozinhar as bananas em panela comum ou a biomassa exige panela de pressão. Caso possa usar a panela comum, qual é o tempo de cozimento? Estou com duas dúzias de banana verde em casa, mas tenho muito medo do uso de panela de pressão, nem a possuo.

    Grata pela atenção.
    Um abraço,
    Aline

  288. VP
    Comentário de VP | 18/03/2013 em 10:22:06

    Olá Abadia,

    A banana verde também é rica em potássio e deve ser evitado em casos de restrição de potássio.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  289. VP
    Comentário de VP | 18/03/2013 em 10:57:43

    Olá Neuza,

    Realmente, laticínios podem causar gases, desconforto abdominal e até constipação ou mesmo diarréia em algumas pessoas. A farinha de trigo refinada presente nas bolachas, e biscoitos também tem efeito de constipação. Procure um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar para você rico em fibras, substituindo estes alimentos por cereais integrais além de ter que prestar muita atenção na hidratação que não pode faltar para o funcionamento intestinal.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  290. VP
    Comentário de VP | 19/03/2013 em 21:02:50

    Olá Cláudia,

    Pode consumir sim. Sem problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  291. VP
    Comentário de VP | 19/03/2013 em 21:12:35

    Olá Silvana,

    Os benefícios do amido resistente da banana verde se assemelham aos da fibra alimentar, portanto, agem mais na prevenção das doenças. Até ir para a cirurgia pode fazer uso da biomassa, depois da cirurgia provavelmente a dieta será líquida e só aos poucos será evoluída para consistência normal, momento em que poderá voltar a utilizar a banana verde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  292. Comentário de Aline Cordeiro Lima | 20/03/2013 em 01:04:40

    Prezada dra. Valéria,
    Gostaria de saber se posso fazer a biomassa numa panela comum ou só em panela de pressão. Caso possa usar a panela comum, qual é o tempo de cozimento?
    Ganhei duas dúzias de banana verde orgânica, e estou com medo que amadureçam, por causa do calor que faz aqui no Rio. Não possuo panela de pressão pois tenho muito medo, já sofri com a explosão de uma.

    Agradeço a atenção e aguardo sua resposta.
    Um abraço,
    Aline

  293. Comentário de mria do carmo barbosa lima dos anjos | 23/03/2013 em 09:47:32

    posso fazer biomassa de banana da prata verde

  294. Comentário de Lívia | 26/03/2013 em 09:18:43

    Olá,

    sempre li que a casca da banana seria tóxica e que por isso não se deve fazer receitas c/ a casca como por exemplo, bolos c/ a casca. Sendo assim, ao fazer a receita da biomassa o certo não seria cozinhar a banana sem a casca, já que ela é tóxica? Cozinhar s/ casca mudaria alguma propriedade da receita?

    Obrigada!!

  295. VP
    Comentário de VP | 28/03/2013 em 09:04:56

    Olá Aline,

    Pode utilizar a panela comum para cozinhar, porém o tempo será bem maior. Será preciso aos poucos espetar com o garfo para verificar quando ela vai ficar cozida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  296. VP
    Comentário de VP | 28/03/2013 em 10:09:39

    Olá Maria do Carmo,

    Pode fazer a biomassa da banana verde com a banana prata ou qualquer outro se estiverem bem verde mesmo, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  297. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 15:10:40

    Olá Lívia,

    Há muito tempo se usa a casca da banana em diversas receitas, inclusive indicadas por instituições como o SESI na tentativa de evitar esta parte do alimento que é nutritiva e não é considerada tóxica para o ser humano. O que pode ocorrer é a contaminação de substâncias tóxicas, por exemplo, inseticidas. Portanto, lavar bem a banana com água e uma escovinha para alimentos antes do cozimento pode auxiliar nesta eliminação. Portanto, não precisa tirar a casca da banana para o cozimento, pois ela auxilia a manter na banana micronutrientes que migrariam mais facilmente para a água do cozimento se não estivesse presente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  298. Comentário de margarete ferreira araujo | 10/04/2013 em 10:17:24

    Bom dia, gostaria de saber se a biomassa é indicada durante a crise de colite intestinal?

  299. Comentário de Alessandra | 10/04/2013 em 15:46:06

    Olá!
    Fiz a biomassa seguindo passo a passo da receita, com as bananas colhidas do pé. Dividi a quantidade em 2 panelas. Quando abri, as bananas cozidas tinham cores diferentes de acordo com a panela. Em uma panela a polpa era branca e na outra a polpa era rosada. As bananas estavam no mesmo pé. É possível isso acontecer?

    Obrigada,

    Alessandra

  300. VP
    Comentário de VP | 11/04/2013 em 18:33:34

    Olá Margarete,

    A biomassa é rica em fruto oligossacarídeos, substância que mostra ser benéficas para pacientes com colite.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  301. VP
    Comentário de VP | 11/04/2013 em 18:43:40

    Olá Alessandra,

    Nunca vi isso acontecer. Como a banana era do mesmo pé e o que mudou apenas foi a panela, provavelmente tinha em alguma das panelas algum tipo de produto que soltou durante o cozimento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  302. Comentário de Alessandra | 12/04/2013 em 14:08:51

    Oi Valéria!

    tem alguma restrição de uso da biomassa se a pessoa tem alguma patologia?

    Obrigada,

    Alessandra

  303. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 13:56:27

    Olá Alessandra,

    Não há restrições específicas, mas claro, é feito a base da banana, então se tiver alguma restrição desta fruta por diversos motivos terá que ser evitado, por exemplo, se há a necessidade de restrição de potássio na alimentação ou algum distúrbio do trato digestório que não pode se alimentar com alimentos sólidos, entre outros.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  304. Comentário de Pamela | 27/04/2013 em 15:16:32

    Boa Tarde,

    Gostaria de começar a fazer a biomassa em casa, porém estou em dúvida em relação a sua conservação. Vi em um site de Nutrição que a biomassa caseira teria validade de 4 dias em geladeira e no congelador ela teria validade de 4 meses, isso é correto?

    Att,

    Pamela

  305. Comentário de rizoneide | 04/05/2013 em 21:04:39

    sou diabetica e fazo o uso da farinha da banana verde pq quando faco suco da farinha com o mamao mi dar dor de barriga gostaria de saber o pq

  306. VP
    Comentário de VP | 05/05/2013 em 14:17:31

    Olá Pamela,

    Isso mesmo. Preparações com vegetais duram de 3 a 4 dias em geladeira e 4 meses congelados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  307. VP
    Comentário de VP | 08/05/2013 em 18:45:12

    Olá Rizoneide,

    A farinha de banana verde pode aumentar um pouco os gases, isso pode causar dores abdominais. Mas observe, se você só sente este incômodo quando mistura a farinha de banana verde com o mamão, pode ser uma reação ao mamão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  308. Comentário de alessandra | 23/05/2013 em 11:52:06

    olá DR. Valeria Paschoal. gostaria de tirar uma duvida…… a banana contém glutém…. pois estou fazendo um trabalho sobre ela e tem muitas contradiçoes. não sei ao certo se ela tem ou não glutém, apesar de achar que sim.

  309. Comentário de Larissa | 23/05/2013 em 23:19:48

    Dra, Moro na região norte do pais, e aqu é muito comum o uso da banana cumprida, posso usa-la tbm?

  310. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:54:06

    Olá Alessandra,

    Dentre os alimentos que contém glúten temos: trigo, centeio, cevada e aveia. Qualquer produto derivado ou que contenha estes alimentos irá conter glúten. Portanto, banana não contém glúten.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  311. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:59:40

    Olá Larissa,

    Pode utilizar a Banana comprida também.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  312. Comentário de Rose | 27/05/2013 em 16:05:09

    Olá, hoje fiz a massa da banana verde e ficou na cor laranja estou com receio de usar pois não sei se essa cor pode fazer mal!!!!

  313. VP
    Comentário de VP | 08/06/2013 em 16:21:37

    Olá Rose,

    Observe se tem alguma fonte de contaminação externa.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  314. Comentário de Mirtes | 17/06/2013 em 10:39:19

    Bom dia
    Vi a reportagem sobre a biomassa de banana verde. Já vi várias receitas de doces com a biomassa. Gostaria de fazer recheio de bombom, mas não descobri qual é a durabilidade da biomassa e se posso deixar fora da gelareira.
    Você saberia me informar?
    agradeço a atenção

  315. Comentário de eliana franchi | 22/06/2013 em 22:15:08

    Boa noite, Dra. Valeria. Li muitas perguntas e resposta que, realmente, ja tiram muitas duvidas. Se for usar a massa mais de uma vez por dia deve dividi-la? De manha faço suco ou vitamina pra 3 pessoas. Devo colocar 3 colheres da massa?
    Obrigada e parabens pelo Blog!

  316. Comentário de Eliana Franchi | 22/06/2013 em 22:20:12

    Desculpe, acabei de postar uma pergunta e me lembrei de mais uma… Li, uma vez, que é melhor consumir a banana bem madura. E sempre leio sobre a biomassa. Gostaria de saber a sua opiniao. Cada uma teria o seu valor???
    Obrigada.
    Eliana

  317. VP
    Comentário de VP | 27/06/2013 em 20:34:32

    Olá Eliana,

    Isso mesmo, se for fazer uma vitamina para mais pessoas aumente proporcionalmente todos os ingredientes, inclusive a biomassa de banana verde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  318. VP
    Comentário de VP | 27/06/2013 em 20:44:16

    Olá Eliana,

    A banana verde tem os benefícios do amido resistente que é um amido que não é digerido, é fermentado e tem no intestino benefícios semelhantes ao das fibras. Já a banana madura terá maior quantidade de carboidratos disponíveis para fornecimento de energia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  319. VP
    Comentário de VP | 02/07/2013 em 09:13:46

    Olá Mirtes,

    Por volta de 3 dias em geladeira. Não deixe fora da geladeira.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  320. Comentário de Mariana | 06/07/2013 em 08:38:48

    Adorei as informacoes da materia, mas lavar alimentos com água e sabão? É isso mesmo?
    Nao concordo com esse procedimento. Alimentos devem ser lavados apenas com água e colocados em solução clorada para eliminação de microorganismos.

  321. Comentário de Dulcinea P.Ferreira | 10/07/2013 em 19:53:43

    Boa noite ,
    Estou muito acima do peso . e agora resolvi acordar pra vida …
    Nutricionista,academia , e lendo algumas reportagens de produtos que ajudam na dieta , encontrei a banana verde . (Estive em Punta Cana , mes passado e la comem muito banana verde frita , resolvi adapta-la fazendo
    fazendo a banana verde no Grill , minha duvida é .. a banana verde feita desta forma , tem os mesmos nutrientes da farinha ou da biomassa ?

    Desde ja agradeço

    Dulcinea

  322. VP
    Comentário de VP | 12/07/2013 em 16:40:55

    Olá Mariana,

    Realmente não tem a necessidade. Se tiver com muita sujidade por fora da casca de frutas com casca grossas pode até fazer essa higienização antes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  323. VP
    Comentário de VP | 12/07/2013 em 17:46:09

    Olá Dulcinea,

    Sim, pode consumir ela grelhada que ainda terá o amido resistente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  324. Comentário de SOELI APARECIDA RIBEIRO MARIANO | 15/07/2013 em 15:02:23

    como não tenho processador posso bater as bananas no liquidificado

  325. Comentário de Sônia Lima | 16/07/2013 em 01:48:04

    Olá Dra Valéria,

    vi uma reportagem, que diz que a Biomassa de banana verde tbm é bom para quem sofre de “Depressão”; é verdade???
    Um abraço, fk com DEUS

  326. VP
    Comentário de VP | 19/07/2013 em 12:00:35

    Olá Soeli,

    Se tiver ainda quente e a banana bem mole dá para fazer no liquidificador.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  327. VP
    Comentário de VP | 19/07/2013 em 12:07:49

    Olá Sônia,

    Indiretamente pode auxiliar já que com uma boa saúde intestinal há uma boa absorção de nutrientes que irão formar serotonina e outros neurotransmissores auxiliando no controle da depressão. Mas há muitos outros fatores que devem ser levados em consideração no contexto da depressão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  328. Comentário de Zenih | 25/07/2013 em 08:29:25

    Bom dia,
    Gostaria de saber qual banana e usada para fazer a bio massa de banana
    Obrigado

  329. VP
    Comentário de VP | 25/07/2013 em 12:38:22

    Olá Zenih,

    Qualquer variedade de banana verde dá para fazer a biomassa da banana verde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  330. Comentário de Cristina | 25/07/2013 em 20:20:18

    Boa noite.

    Gostaria de saber a quantidade de bananas e de agua para bater no processador.

    Após cozidas, devo descscá-las e bater no processador com que quantidade de agua?

    Obrigada

  331. VP
    Comentário de VP | 02/08/2013 em 17:10:45

    Olá Cristina,

    No processador não bate com água, coloca apenas as bananas diretamente.

    A quantidade de bananas é a que desejar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  332. Comentário de Valdirene Ribeiro | 16/08/2013 em 20:22:29

    Boa noite!!! Gostaria de saber se gestantes pode usar a pasta ou a farinha da banana verde?

  333. VP
    Comentário de VP | 23/08/2013 em 13:03:02

    Olá Valdirene,

    Pode usar sim, sem problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  334. Comentário de jovanita | 23/08/2013 em 17:55:11

    olá. gostaria de saber,se só cosinhar a banana verde e comer em pedaços faz o mesmo efeito?obg

  335. VP
    Comentário de VP | 29/08/2013 em 21:37:17

    Olá Jovanita,

    Pode apenas cozinhar a banana verde e consumir, mas talvez não agrade tanto o paladar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  336. Comentário de Mariane | 18/09/2013 em 13:52:45

    E a banana verde, sem cozinhar, dentro dos sucos também tem o efeito da biomassa?

  337. Comentário de Ana Beatriz | 25/09/2013 em 19:01:55

    Boa tarde, a biomassa e a farinha tem o mesmo efeito? E a questão calórica, e de propriedades, qual seria a melhor?
    Obrigada
    Ana Beatriz

  338. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 09:44:38

    Olá Mariane,

    Também tem o efeito da biomassa por ter o amido resistente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  339. Comentário de Renata | 29/09/2013 em 21:39:17

    Olá,
    Gostaria de uma indicação de nutricionista funcional em SP capital.
    Abraços

  340. Comentário de Tahiana | 01/10/2013 em 22:05:47

    Oi Dra. Valeria!

    Não tenho panela de pressão em casa e fiz na panela normal mesmo. Como não sabia exatamente quanto tempo deixar, deixei um bom tempo e quando escorri a água das bananas, percebi que elas estavam levemente abertas. Isso é normal? Tem algum problema?

    Obrigada.

  341. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 22:37:16

    Olá Ana Beatriz,

    Tanto a farinha quanto a biomassa da banana verde apresentam amido resistente, portanto, poderá trazer os benefícios desta substância. A farinha, por não ter um teor tão alto de água, apresenta mais calorias se comparado o mesmo peso da biomassa.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  342. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 23:37:49

    Olá Tahiana,

    Acontece, pois a banana vai hidratando, aumentando de volume e isso faz abrir levemente. Não há problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  343. Comentário de Cleidiane | 06/10/2013 em 21:13:38

    Boa noite, qual melhor horário para consumir o prebiotico FOS e posso misturar com água de coco? Obrigada

  344. VP
    Comentário de VP | 11/10/2013 em 19:44:28

    Olá Cleidiane,

    Não tem horário específico, mas longe das refeições parece não fermentar tanto. Portanto, é melhor com água que em água de coco, mas não terá diminuição do efeito se consumir com a água de coco.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  345. Comentário de Genice Lacerda | 13/10/2013 em 18:55:59

    Gostaria de saber se posso consumir mais de colher de sopa da biomassa de banana por dia, porque recomenda-se apenas 1 colher, faz mal consumir mais q uma colher por dia?

  346. VP
    Comentário de VP | 17/10/2013 em 08:11:02

    Olá Genice,

    Pode consumir mais de uma colher de sopa de biomassa de banana verde ao dia, mas se aumentar muito pode também aumentar a produção de gases.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  347. Comentário de Eliane de Souza | 17/10/2013 em 21:28:43

    Comentário de Eliane em 17/10/2013

    Boa noite tudo bem?Gostaria de saber se no reprocessamento da biomassa perde-se o amido resistente e se perde qual a quantidade.

    Um abraço!

    Obrigada!

  348. Comentário de sandra farias | 18/10/2013 em 14:46:03

    Olá Drª Gisela, boa tarde

    Tenho assistido o seu programa e aprendendo sempre mais.

    Se for possível, gostaria de algumas orientações sobre a minha alimentação.

    A 05 meses foi diagnosticado um adenocarcinoma no meu estômago,e fiz a gastrectomia total.

    Não estou conseguindo me alimentar normalmente, devido a síndrome de dumping,sinto fortes

    dores no abdomem logo após a ingestão do alimento.

    Tenho duvidas sobre o tipo de alimentação que é boa para mim e se o meu organismo vai absorver

    os nutrientes,tanto dos alimentos quanto dos remédios, tendo em vista que eu não tenho mais o estômago.

    Posso comer a biomassa e tomar o suco de couve?

  349. Comentário de Cibelle Pereira de Oliveira | 18/10/2013 em 15:24:29

    Boa tarde
    Gostaria de saber, se no processamento a biomassa perde amido resitente.
    E qual a quantidade.

  350. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 10:22:14

    Olá Eliane,

    Não perde, no entanto que indicamos a biomassa justamente para obter o amido resistente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  351. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 10:48:31

    Olá Sandra,

    Você pode consumir a biomassa e o suco verde, mas seria fundamental você procurar um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado para seu caso, já que com certeza sua digestão e absorção de nutrientes estará prejudicada, já que no estômago além de ter a digestão, principalmente das proteínas, também teria a ionização de vitaminas e minerais para serem melhor absorvidos. Então, como seu caso é muito particular, necessita de acompanhamento nutricional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  352. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 10:52:34

    Olá Cibelle,

    Não perde o amido resistente, no entanto que a biomassa é aconselhada por ter amido resistente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  353. Comentário de Andreía | 31/10/2013 em 14:20:20

    Dra. Boa Tarde! Minha mãe tem 77 anos e portadora de diabete tipo 2, e mora sozinha. Gostaria de algumas orientações nutricionais, para que possamos ajuda-la no seu dia a dia. e em que a biomassa de banana verde poderia ajuda-la?
    Grata,

  354. VP
    Comentário de VP | 10/11/2013 em 11:24:29

    Olá Andréia,

    Muitas vezes apenas restringir doces e preferir cereais integrais, além de consumir folhas nas principais refeições e controlar a quantidade de carboidratos (arroz, pão, torradas, biscoitos, macarrão, etc.) já é o suficiente, caso ainda assim não controle o diabetes, procure um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  355. Comentário de Marcia Mendonça | 10/11/2013 em 23:31:48

    Olá,

    Comprei banana verde para fazer a biomassa, mas após cozinhar na pressão, ao abrir as bananas elas estavam vermelhas e o gosto lembrava bastante o de alcachofra… isto é normal?

  356. Comentário de maria da graça santos barbuy | 11/11/2013 em 20:12:41

    gostaria de saber se pessoas portados do vírus hiv/aids pode utilizar a bio massa de banana verde ou a farinha de banana verde?

  357. Comentário de Silvia de Almeida lima | 15/11/2013 em 06:34:43

    Olá bom dia!!!! Bom vcs deram a receita da biomassa, e como faz a farinha da banana? Obrigada

  358. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 10:43:51

    Olá Márcia,

    Não costumam ficar vermelhas e o gosto da biomassa fica bem mais suave do que a banana verde crua. Tente fazer novamente a receita.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  359. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 11:20:42

    Olá Maria da Graça

    A bio massa e a farinha de banana verde podem ser utilizadas por portadores do vírus HIV sim.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  360. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 12:36:07

    Olá Silvia,

    A farinha da banana verde é comercializada como produto pronto, vendido em sacolões e lojas de produtos naturais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  361. Comentário de Bruna Cherubini Alves | 10/12/2013 em 08:29:31

    Gostaria de saber se tem como preparar a biomassa de banana verde SEM panela de pressão.

  362. Comentário de tatiane | 10/12/2013 em 08:38:18

    Bom dia, Dra Valéria
    gostaria de saber quanto tempo a biomassa dura na geladeira sem congelar, e se for armazenada somente na geladeira tem que reprocessar ela novamente na hora de utilizar? Obrigada

    Parabéns pelos artigos, são ótimos!!

  363. Comentário de Patricia | 14/12/2013 em 18:44:09

    Boa noite
    Gostaria de saber qual a quantidade de flavonoides encontrada na biomassa.

    Obrigada.

  364. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 11:41:18

    Olá Bruna,

    Pode cozinhar na panela sem ser de pressão, porém, o tempo será maior, fure com um garfo a banana para verificar quando ela estiver mole por dentro.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  365. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 13:39:12

    Olá Tatiane,

    Pode armazenar em geladeira por cerca de 2 dias, não precisando reprocessar antes de utilizar.

    Obrigada pelo carinho.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  366. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 14:01:51

    Olá Patricia,

    A biomassa é rica em FOS (Fruto oligossacarídeos), uma fração não digerível que fornece seu benefícios. Não procuramos utilzar biomassa por conta de flavonóides.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  367. Comentário de Raquel | 16/01/2014 em 11:00:45

    Olá Dra, primeiro, parabéns pelo blog.

    Estive fazendo um tratamento com nutricionista para disbiose, com dieta, cápsulas manipuladas compostas com vários elementos, tomando Vital Plex e Imunobiotic antes de deitar, Creon 25000 no almoço e jantar, além de suco verde com uma colher de sopa de biomassa pela manhã e a noite. Fiz o tratamento, melhorei, depois achei-o cansativo e muito caro e parei.

    Como senti que a disbiose não sarou totalmente e até teve piora, agora estou por minha conta ingerindo uma colher de biomassa pela manhã e a noite.
    Será que apenas com o uso da biomassa a disbiose poderia ser “sanada”?

    *A disbiose surgiu após eu descobrir ser intolerante à lactose. Desde então evito os alimentos que não posso, a não ser com as exceções, ‘pode conter traços de leite’, e uma ou outra vez que não resisto e como algo que não devo. Também percebi que a disbiose se agrava quando consumo chocolate, mesmo os sem leite; antes de ter o diagnóstico de IL, eu era viciada em chocolate. Após este, transferi o vício para doces sem leite em geral.
    Tanto que a nutricionista retirou completamente o açúcar (e o glúten) durante a dieta.
    Curioso não?

    Desde já, obrigada pela atenção.

  368. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 22:15:47

    Olá Raquel,

    Talvez apenas o uso da biomassa não seja o suficiente para controlar a disbiose ou pelo menos não vai melhorar tão rápido como quando ainda estava com os outros cuidados, ainda mais se não seguir a dieta recomendada.

    Algumas marcas de chocolate sem leite apresentam xilitol que é um laxante se usado em grandes quantidades. Mas pode ser uma reação ao cacau ou cafeína do cacau o aumento da evacuação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  369. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 21:05:39

    Olá,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite indicação de um nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  370. Comentário de tati | 10/02/2014 em 23:35:44

    Boa noite, se a banana partir durante o cozimento tem algum problema? Ela ficou avermelhada. Obrigada.

  371. VP
    Comentário de VP | 11/02/2014 em 09:21:15

    Olá,

    Durante o cozimento, ela pode apresentar coloração diferenciada

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  372. Comentário de Janie | 17/02/2014 em 16:47:23

    Olá Valéria,

    Fiz exames de alergia alimentar e entre os alimentos que não posso comer está a banana. Uma amiga que é nutricionista havia me receitado a biomassa antes do diagnóstico mas agora tenho dúvidas se posso ou não ingerir.

    Desde já agradeço.

  373. Comentário de Isaias Dantas | 18/02/2014 em 20:09:10

    Boa noite, dra. Valéria sou estudante do curso de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Ceará. Estou matriculado na disciplina de pescado II, e pretendemos desenvolver produtos a partir da farinha de banana verde. Porém o produto será aquecido, grelhado, etc…
    Gostaria de saber se a farinha perde suas características nutricional

  374. VP
    Comentário de VP | 21/02/2014 em 16:57:12

    Olá Janie,

    Para esclarecer sua dúvida em relação ao consumo de biomassa de banana verde, procure sua nutricionista. Ela estará apta a te orientar com relação aos alimentos e seus formatos, de acordo com o tipo de alergia que apresentar.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  375. Comentário de franci | 25/02/2014 em 10:08:31

    Dr valeria, gostaria de saber se a biomassa de banana, faz mal para quem não tem vesícula, depois que operei passei a ter problemas com candidíase e cólicas intestinais e diarreia, comecei a fazer uso da biomassa e fiquei com muito gases e cólica intestinal mais intensa, será que eu não posso comer?????me esclareça por favor!!!!quero muito melhorar o meu intestino!!!

  376. VP
    Comentário de VP | 25/02/2014 em 14:49:41

    Olá Franci,

    Em casos de sintomas de desconforto gástrico, verifique com sua nutricionista possíveis substituições para reverter esta condição.

    Caso necessite de uma indicação, entre em contato pelo ibnf@ibnfuncional.com.br e solicite contatos de profissionais próximos a sua região.

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  377. Comentário de Claudia | 21/03/2014 em 19:01:21

    Dra. Valéria,

    Qual banana (prata, d’água, maça) se compra ou é mais gostosa p comer ainda verde? E qto tempo se deixa no fogo fervendo?

    Pretendo comê-la como fruta ou com manteiga.

  378. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:02:25

    Olá Isaias Dantas,

    Não localizamos estudos que mostrem alterações nutricionais durante o processo de cocção

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  379. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:15:44

    Olá Claudia,

    O consumo in natura da banana verde pode não ser muito agradável.

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal


Enviar Comentário »»