VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

MITOS E VERDADES SOBRE A VITAMINA C

A vitamina C é um nutriente que, em conjunto com diversos outros nutrientes, faz parte do sistema imunológico, e já foi verificado que em resfriados existe uma excreção maior dessa vitamina, mostrando que apesar de a suplementação não ser necessária segundo alguns estudos, isso não quer dizer que não seja um nutriente essencial para o sistema de defesa.

Além disso, a vitamina C pode atuar de maneira efetiva no combate ao envelhecimento. Nosso corpo entra em contato com muitos agentes estressantes como agrotóxicos, produtos químicos, poluição, estresse emocional, e tudo isso produz radicais livres que atacam diversas estruturas do corpo inclusive células da pele, com isso você acelera o envelhecimento. A vitamina C é um antioxidante que previne a ação dos radicais livres, evitando assim um envelhecimento precoce. Porém, não podemos esquecer que a vitamina C é uma das dezenas de substâncias antioxidantes que conhecemos.

A vitamina C ainda tem importante ação no auxílio da absorção do ferro não-heme, que encontramos principalmente nos produtos de origem vegetal, como o feijão, lentilha, vegetais verdes escuros, etc. A vitamina C faz uma ionização de minerais, e essa ionização deixa esses nutrientes numa forma mais facilmente absorvida pelo organismo. Mas, para observar essa ação, a vitamina C deve ser ingerida na mesma refeição em que há alta ingestão de ferro.

A vitamina C possui ainda vários benefícios ao organismo:
- Atua como co-fator ou co-substrato de diferentes enzimas, isso quer dizer que sem a vitamina C essas enzimas não terão um funcionamento adequado;
- Conversão do colesterol em ácidos graxos biliares, ou seja, retira o colesterol que temos no organismo e o transforma em uma enzima que vai auxiliar na digestão alimentar;
- Ação antioxidante;
- Ajuda a “economizar” a vitamina E.

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), mamão papaia, morango, kiwi, melão, tomate, manga, etc. Porém, deve-se tomar cuidado com a forma de consumo destes alimentos, pois a vitamina C é rapidamente perdida na cocção. A estocagem de alimentos frescos por longos períodos também reduz significativamente a concentração desta vitamina. Portanto, o consumo de alimentos frescos in natura da época, é o que mais garante o consumo adequado de vitamina C.

Para determinar a necessidade do indivíduo suplementar-se com essa vitamina o ideal é passar por uma consulta com um nutricionista que através de sinais e sintomas, que irá conseguir traçar a melhor estratégia pra cada um, bem como o nutricionista é o profissional capacitado para avaliar se realmente há necessidade de suplementação, ou se é possível suprir as necessidades de vitamina C pela ingestão de alimentos.

Independente da intenção do consumo da vitamina C, ela deve ser consumida em dosagens fracionadas, num intervalo de tempo de aproximadamente 3h ao longo do dia. Isso porque essa vitamina é hidrossolúvel, isso quer dizer que ela tem afinidade com água, sendo assim, aos poucos ela é excretada pela urina, então ela não é armazenada no organismo e sua concentração vai diminuindo com o passar das horas, por isso tem que ser consumida várias vezes ao dia.

Os suplementos vitamínicos são muito mais necessários do que se imagina, mas só devem ser utilizados com a indicação de um profissional capacitado, de uma forma que seja considerada a sua forma química, a interação do nutriente com outros nutrientes, interação com medicamentos que são utilizados por cada paciente, a qualidade de digestão do indivíduo, horário de consumo, e não da forma que encontramos para comprar. Muitas vezes estamos com o corpo desequilibrado do ponto de vista nutricional, necessitando de uma suplementação de vitaminas e minerais, mas o que se encontra são pessoas sem a suplementação necessária, ou com suplementações mal feitas, com nutrientes pouco disponíveis, sem acompanhamento nutricional e o pior de tudo, podendo piorar o quadro do paciente. Por isso, a individualização é essencial e deve ser acompanhada por profissionais competentes.

127 Respostas para MITOS E VERDADES SOBRE A VITAMINA C »»


Comentário

  1. Comentário de Patrícia | 06/01/2009 em 14:53:45

    Olá!
    Parabéns pelo Blog!

    Gostaria de saber a relação entre a vitamina C e litíase renal.
    Qual a forma ideal de suplementação?
    Existe alguma outra vitamina e/ou mineral interessante para melhora dessa patologia?

    Muito obrigada!

  2. VP
    Comentário de VP | 12/01/2009 em 12:14:28

    Olá Patrícia, obrigada pela interação.

    A litíase renal, ou pedra nos rins, como é comumente chamada, é a formação de pedras que podem ser formadas por diversas substâncias, entretanto, 80% dos casos são formadas por oxalato de cálcio.
    Para evitar sua formação uma conduta geral é evitar alimentos fontes de oxalato (amendoim, espinafre, morango, cenoura, beterraba e principalmente cacau), porém, apenas 10 a 20% do nosso oxalato é proveniente da alimentação, enquanto 40% do oxalato presente na urina é proveniente da vitamina C que forma ácido oxálico e posteriormente oxalato.
    Portanto, é possível perceber que o excesso de vitamina C pode formar mais oxalato e favorecer o aparecimento da litíase renal. Logo, a suplementação de vitamina C em pacientes suscetíveis à formação de cálculos renais deve ser muito bem monitorada e avaliada por um nutricionista capacitado para ver se há realmente a necessidade dessa suplementação em cada caso.
    O oxalato e o cálcio têm afinidade, por isso eles se ligam e formam a pedra, mas essa afinidade ocorre também no intestino, portanto, ao fazer uso de alimentos fonte de oxalato, é interessante utilizar junto fontes de cálcio, pois assim eles se ligam no próprio intestino e são eliminados pelas fezes, não sendo absorvidos, portanto, evitando a formação da pedra.
    Há também uma bactéria intestinal chamada Oxalobacter formigenes. Esta bactéria digere o oxalato, não sendo absorvido, evitando, assim, a formação de litíase renal, além de liberar o cálcio para ser absorvido. Para aumentar o número destas bactérias deve-se consumir uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, desta forma há uma proteção contra a formação da litíase renal além de inúmeros outros benefícios com uma alimentação rica nestes alimentos.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Helen | 22/01/2009 em 16:11:05

    olá,
    Gostaria de saber então, qual a dosagem ideal da vitamian C para um paciente idoso que não apresenta nenhum problema renal, isto é como prevenção.

    abraço

    Helen

  4. VP
    Comentário de VP | 23/01/2009 em 09:05:11

    Olá Helen,

    Para indicarmos a dosagem ideal de vitamina C para um idoso, precisamos conhecer quais são as possíveis alterações no organismo que este idoso apresenta, possíveis doenças e os seus hábitos alimentares, para avaliar se as recomendações são alcançadas com a alimentação, e se portanto, há realmente a necessidade de uma suplementação. Além disso, é muito mais interessante oferecermos uma suplementação de vitamina C associada a outros nutrientes do que uma suplementação isolada, pois os nutrientes interagem entre si e podem ser melhor absorvidos, ou exercer um efeito benéfico específico.

    Portanto, é interessante que este paciente seja avaliado por um profissional capacitado. Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional nutricionista que atue em sua região.

    Qualquer dúvida entre em contato!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  5. Comentário de Lívia | 01/04/2009 em 11:44:46

    Olá Dra. Valéria,

    Sobre o assunto do oxalato, a beterraba é rica em oxalato ou é as suas folhas verdes escuras que são ricas? No caso devo exlcuir o alimento por completo ?

    Muito obrigada!!!

  6. VP
    Comentário de VP | 07/04/2009 em 16:01:16

    Olá Lívia,

    Os estudos que apontam a beterraba como fonte de beterraba falam do tubérculo em si, mas não de suas folhas. Portanto, ainda é necessário investigar se suas folhas também são fontes de oxalato, e por isso deveriam ser evitadas por indivíduos com histórico de cálculo renal.

    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de Rebeca | 13/04/2009 em 13:45:01

    Olá, parabéns pelo fórum!
    Gostaria de saber qual o melhor momento do dia para tomar suplemento de vitamina C (no almoço, antes de dormir, ao acordar) pois estou com a defesa do organismo muito baixa e preciso aumentar minha resistência.
    Obrigada,

  8. VP
    Comentário de VP | 13/04/2009 em 14:31:34

    Olá Rebeca,

    Não existe uma indicação de horário específico para a ingestão de vitamina C, só devemos ter cuidado quanto ao que você vai ingerir com a vitamina, pois a vitamina C perde sua efetividade após o contato com o calor.

    Além disso, é interessante que as doses de vitamina C sejam divididas ao longo do dia (em média 3 vezes), para garantir uma absorção de níveis adequados. Portanto, não adianta ingerir os suplementos com altas doses de vitamina C de uma vez só, o ideal é a ingestão de concentrações menores dividindo várias vezes ao dia.

    Qualquer dúvida nos escreva.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de Tarcilla FErreira | 28/04/2009 em 20:29:30

    Boa Noite!!!

    Consumo muitas frutas ricas em vitamina C, por exemplo mexerica, laranja e goiaba, por que ainda assim fico gripada sempre? qual quantidade de vitamina C deve ter na minha dieta diária? e que quantidade de vitamina C tem em 01 laranja, 01 mexerica e 01 goiaba?

    Um abraço!!!

  10. VP
    Comentário de VP | 29/04/2009 em 11:54:44

    Olá Tarcilla, como vai?

    As gripes são provenientes de uma alteração no sistema imunológico, sendo a vitamina C envolvida nesta modulação, e ainda na neutralização de radicais livres que deprimem o nosso sistema imunológico. Porém, não é apenas a vitamina C responsável por este processo, existem diversos outros nutrientes envolvidos, como a vitamina A, vitamina D, glutamina, entre outros. Por isso é importante uma alimentação balanceada, que irá oferecer todos estes nutrientes em quantidades suficientes, e aí sim o seu organismo entrará em equilíbrio, e o sistema imunológico funcionará adequadamente. Em alguns casos, quando a alimentação não é capaz de oferecer todos estes nutrientes em quantidades suficientes, uma suplementação individualizada é realizada.

    Em relação as quantidades de vitamina C, elas variam de acordo com a idade, mas em média a recomendação é de 75 mg ao dia. Uma laranja tem em média 50 mg de vitamina C, mas devemos considerar que podem ocorrer perdas e a sua absorção pode ser diminuída, portanto devemos sempre ingerir fontes de vitamina C ao longo do dia para garantir uma absorção em níveis adequados.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de VIVIANE | 12/08/2009 em 21:38:57

    Olá, Dra. Valéria,

    Tenho um filho de 1 ano e 3 meses e desde os 6 meses toma Noripurum após o suco de 2 laranjas (1 lima e outra pera). Hoje está tomando 10 gotas do Noripurum. A quantidade está adequada? Pode tomar o ferro após o suco (vitamina C) ou durante ou antes?

    Obrigada.
    Boa noite e um abraço.

  12. VP
    Comentário de VP | 13/08/2009 em 08:05:29

    Olá Viviane, como vai?

    O noripurum é um medicamento utilizando para indivíduos com anemia por deficiência de ferro. No entanto, para avaliar a necessidade da reposição de ferro no seu filho, é necessário fazer uma avaliação baseada em sinais e sintomas, nos hábitos alimentares e nos sinais e sintomas do seu filho, para identificar as estratégias nutricionais mais adequadas para este caso.

    Em relação ao horário de administração, deve ser preferível ingerir junto com as refeições. No entanto, não há necessidade de ingerir com o suco de laranja (rico em vitamina C, que ajuda a absorver o ferro proveniente dos alimentos de origem vegetal), pois o ferro do Noripurum já está em uma forma facilmente absorvida pelo organismo.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um nutricionista que atue mais próximo de sua região, para realizar um trabalho em conjunto com o pediatra.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de Marcinha | 05/11/2009 em 13:05:22

    POR FAVOR GOSTARIA DE UMA RESPOSTA O MAIS BREVE
    AGRADEÇO DESDE JÁ
    Boa tarde Doutora Valéria,

    Gostaria de saber se a Doutora me aconselharia a continuar tomando a Vitamina C da Forever Living chamad de ABSORVENT C , pois me indicaram como a melhor Vitamina C, já que ela concentra um alto teor de vitamina C em conjunto com mamão-papaia e farelo de aveio, que solta a vitamina no organismo paulatinamente, facilitando ao organismo sua absorção . Tive a informação que o farelo de aveia é uma fibra que atua como esponja, retardando o processo de digestão e aumentando a absorção.

    Gostaria de contao por e-mail também
    Grata

  14. VP
    Comentário de VP | 05/11/2009 em 15:08:46

    Olá Marcinha,

    Seria interessante você procurar um profissional nutricionista para avaliar a real necessidade deste suplemento.

    A vitamina C é uma vitamina de fácil acesso em diversas frutas, verduras e legumes, ou seja, conseguimos facilmente na alimentação, portanto seria interessante uma reavaliação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  15. Comentário de Gilberto Alexandre | 01/12/2009 em 10:07:40

    Bom dia, parabéns pelo Blog, está ótimo.
    Meu resultado de exame rotina de urina apareceu Cristais: oxalato de calcio (++). o que isso significa? Faço dieta e academia, e estou suplementando com glutamina (5 g dia) e vitamina C (1g dividido 2 x ao dia), você acha que pode ter alguma relação com o oxalato ?

    Abraço

    Gilberto

  16. VP
    Comentário de VP | 01/12/2009 em 12:03:14

    Olá Gilberto, como vai?

    Para obter um diagnóstico mais preciso, é interessante que você procure um clínico geral ou um urologista, para fazer um diagnóstico mais preciso, com base em outros dados coletados pelo médico, e assim estabelecer uma conduta caso seja necessário.

    Os cristais de oxalato de cálcio são os sais que normalmente se unem e formam os conhecidos “cálculos renais”. Para evitar sua formação, uma conduta geral é evitar alimentos fontes de oxalato (amendoim, espinafre, morango, cenoura, beterraba e principalmente cacau). Porém, apenas 10 a 20% do nosso oxalato é proveniente da alimentação.

    O ácido ascórbico pode ser um fator de risco para a formação de cálculos porque, após metabolização hepática, forma ácido oxálico, que pode aumentar a excreção de oxalato e elevar o risco de formação de cálculos renais. Estima-se que aproximadamente 35 a 50% do oxalato urinário se origina do ácido ascórbico. Apesar de existirem controvérsias sobre esse mecanismo, pesquisas demonstram que, em indivíduos litiásicos, observou-se um aumento significativo na excreção de oxalato após a ingestão de 1g de suplemento de vitamina C em 3 dias de consumo.

    Portanto, é possível perceber que o excesso de vitamina C pode formar mais oxalato e favorecer o aparecimento da litíase renal. Logo, a suplementação de vitamina C em pacientes suscetíveis à formação de cálculos renais deve ser monitorada e avaliada por um nutricionista capacitado em associação ao acompanhamento médico, para verificar se há realmente a necessidade dessa suplementação em cada caso, e quando necessária, ter suas doses ajustadas.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional nutricionista que atue mais próximo de sua região, para realizar uma análise individualizada e lhe fornecer as orientações específicas.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  17. Comentário de Marta | 06/03/2010 em 01:36:41

    Olá Dra. Valéria

    Tenho um paciente com Litíase Renal e o Clínico indicou tomar 1 litro de suco de laranja ao dia pra diminuir a formaçao de oxalato. Faz sentido? O paciente encontra-se com Hiperoxálúria e Hipercalciúria. Você poderia me indicar uma bibliografia onde encontro esse material bem específico?

    Desde já, agradeço.

  18. VP
    Comentário de VP | 08/03/2010 em 10:35:20

    Olá Marta,

    É importante a ingestão de líquidos, podendo ser chá, água ou sucos naturais, inclusive limão e laranja, pois possuem citrato (componente que se liga ao cálcio urinário promovendo sua eliminação, ao invés de ficar disponível para formação de cálculo renal).

    Entretanto, vale lembrar que o excesso de vitamina C pode não ser benéfico em quem tem pedra no rim porque esta vitamina após metabolização hepática forma ácido oxálico, podendo aumentar o risco de formação de cálculos renais.

    Há vasta literatura sobre o assunto.

    Temos um artigo inteiro falando sobre: “A influência da Nutrição Funcional no Processo de Litíase Renal”, se houver interesse você pode entrar em contato com assinaturas@vponline.com.br e solicitar a comprar do exemplar da Revista Ed. 37.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  19. Comentário de Marta | 20/03/2010 em 21:52:37

    Obrigada Valéria.
    Vou adquirir o artigo.
    abc.

  20. VP
    Comentário de VP | 26/03/2010 em 17:55:56

    Olá Marta,

    Bons estudos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  21. Comentário de paulo | 01/04/2010 em 13:23:59

    Boa tarde DR.

    Volto ao assunto referente a ingestão de vitamina C.
    Tenho problemas com cálculo renal embora não sejam graves.
    Mas me falaram que tomar CEWIN 500mg, diariamente ajudaria na não formação de cálculo, procede a informação?
    Outra dúvida.
    Durante uma crise renal meu exame de urina apresentou traços de proteina e hiliados 500 ml, no mais os resultados deram normal.

    Atenciosamente.

  22. VP
    Comentário de VP | 08/04/2010 em 15:46:09

    Olá Paulo,

    Não faça automedicação, pode trazer prejuízos à sua saúde. Um suplemento ou medicamento pode ser benéfico para um e não para outros. Você precisa investigar se deve ou não fazer uso deste produto. Procure orientação de um médico e nutricionista para fazer esta avaliação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  23. Comentário de Eliane Ramos | 12/05/2010 em 11:21:39

    Ola,

    Tenho um filho de 5 anos e gostaria de saber se posso dar vitamina C todos os dias: E por quanto tempo: pois jã estou dando para ele a 2 meses.

    grata,

    eliane

  24. VP
    Comentário de VP | 14/05/2010 em 11:51:08

    Olá Eliane,

    Não é aconselhável administração de suplementos de vitaminas e minerais de forma isolada, em longo prazo e sem acompanhamento de um profissional habilitado.

    As vitaminas trabalham em sinergismo, e por isso em alguns casos a suplementação isolada de vitamina C pode ser prejudicial à saúde.

    Seria interessante procurar um profissional nutricionista para fazer acompanhamento nutricional com o seu filho. Ele poderá indicar de forma individualizada uma dieta nutricionalmente adequada, para que ele consiga obter todos os nutrientes aproveitando o máximo dos alimentos, em alguns casos, nem havendo necessidade de utilizar suplementos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  25. Comentário de Vitor | 03/06/2010 em 23:39:05

    Olá. Sob recomendação médica passei a tomar o polivitamínico Centrum. Há algum mal em tomar junto com este uma dose diária de 500mg de vitamina C?
    Grato.
    Vitor

  26. Comentário de Valeria beatriz de miranda guimarães | 05/06/2010 em 15:43:10

    Drª Valeria, tive em setembro de 2009 ,uma hemorragia menstrual que durou 26 dias. Tendo sido examinada a causa ,viu-se que se tratava de um pólipo no endométrio. Foi resolvido. em fevereiro de 2010 tive uma crise de vesícula e fiquei internada por 4 dias ,mas não me operaram devido a uma anemia . Estou fazendo exames de sangue ,e a anemia não cede. Estou sendo tratada por um hematologista. Somente agora ,há 15 dias ele me mandou começar a tomar Noripurum. Eu estou fazendo uma dieta rigorosíssima desde que saí do hospital em 4 de março. Só como tudo cozido na água e sal, frutas ,verduras,grãos.Já emagreci 11kg.
    Tenho 54 anos ,completados em fevereiro, e de lá prá cá menstruei em fev., março, abril, em maio não. Mas agora ,dia 5 de junho ,fui urinar e já veio sangue ,bem ralo ,no papel higiênico. Creio que é o começo da menopausa. Mas o que desejo saber mesmo é se as taxas ,hematócrito ,hemoglobina e plaquetas ,do meu sangue ,vão demorar muito ,com o Noripurum ,para normalizarem ,pois o cirurgião diz que só me retira a vesícula com essas taxas certinhas.
    Um abraço,
    Valeria

  27. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 11:08:31

    Olá Valéria,

    Não sei afirmar quanto tempo irá levar para os valores de seus exames clínicos normalizarem, pois cada indivíduo responde de uma certa forma a um determinado medicamento, assim como acontece com a alimentação.

    Além disso, outros aspectos devem ser avaliados, como por exemplo, presença de deficiências nutricionais, pois não só a deficiência de ferro pode levar à anemia, a deficiência de ácido fólico, vitaminas B12 e B6 também pode estar relacionada com o quadro apresentado.

    Seria interessante consultar uma nutricionista funcional para o acompanhamento do seu estado em conjunto com o tratamento medicamentoso.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  28. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 12:39:28

    Olá Vitor,

    Não é indicado o uso de suplementos por longos perídos sem acompanhamento de um profissional habilitado. Pois há estudos que mostram relação entre uso de suplementos e aumento da incidência de anemia, pois como apresentam muitas vitaminas e minerais, estes competem pela absorção, sendo assim, alguns nutrientes acabam sendo prejudicados e eliminados na urina ou fezes.

    Em relação à vitamina C, deve ser feita uma avaliação para verificar se há ou não necessidade de suplementar, pois com uma dieta equilibrada e saudável, rica em frutas, legumes e verduras, é possível atingir a recomendação diária desse nutriente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  29. Comentário de gisele geraldo | 11/06/2010 em 15:09:34

    ola,
    gostaria de saber se existe um horário ideal para se tomar vitamina c??

    obrigado
    gisele

  30. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 09:30:35

    Olá Gisele,

    Temos a cronobiologia que nos indica os melhores horários de suplementação ou de tratamento durante o dia. Então, por exemplo, o uso da vitamina C pensando em pele seria bom ser utilizado antes de dormir, já que é durante o sono que se faz a reparação dos tecidos, entretanto se é para reduzir danos do estresse diário do trabalho, seria interessante suplementar durante este período.

    Entretanto, ainda há poucos estudos da cronobiologia em nutrição visando a suplementação de nutrientes específicos, por isso, na prática muitas vezes o que seria interessante é dividir uma dose para tomar durante o dia, até porque após a suplementação há um pico do nutriente e depois uma queda nos níveis sanguíneos, e dividindo a dose em 2 ou 3 vezes por dia seria possível conseguir uma manutenção maior dos níveis do nutrientes suplementado, agindo em diversos momentos em ações específicas no decorrer do dia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  31. Comentário de Mariana | 25/08/2010 em 18:01:46

    Olá Valéria,

    Bom, estou em uma polêmica com um médico, pois ele fala que é bobagem que a vitamina C em excesso não há problema algum, eu já não acho, aqui estão alguns pontos que ele coloca..

    1-Alguns médicos creem que altas doses de vitamina C produz cálculos renais. É um mito clássico: a vitamina C é diurética e não precipita a formação de cálculos. (Smith, M.J.V., M.D.: Dec. 4, 1970).

    2. 90% dos cálculos são de cristais de cálcio. Cálcio é solúvel em maio ácido. Vitamina C acidifica a urina.

    3. A ingestão de 9g de vitamina C/dia resulta numa eliminação de 68mg de cristais de oxalato na urina de 24h; controles sem vitamina C eliminam 64mg. (N.E.J.M. on 11 Feb, 1971 [Merton Lamden])

    4. Diarréia é o mais comum dos efeitos tóxicos e um excelente sinal para nos indicar que a dose pode ser diminuída.

    5. No Clinical Guide to the Use of Vitamin C - The Clinical Experiences of Frederick R. Klenner há referência de 200 pacientes usando 500 a 1000 mg of C cada 4 a 6 horas por 5 a 10 dias. Nenhuma anormalidade laboratorial foi encontrada no sangue ou urina e nenhum sintoma foi notado, exceto por um paciente que desenvolveu vômito. Um voluntário recebeu 100.000 mg por um período de 12 dias: sem problemas.

    Bom, se vc tiver algum artigo falando sobre o assuntoe puder me indicar eu agradeço, pois não concordo que há necessidade de uma dose elevada em um indivíduo sadio.
    Obrigada desde já.

  32. VP
    Comentário de VP | 30/08/2010 em 15:03:49

    Olá Mariana,

    Os estudos ainda são muito contraditórios. Há estudos que relatam que o excesso de vitamina C pode estar relacionado ao aumento de ácido úrico, por exemplo; mas em contrapartida, alguns pesquisadores não encontraram efeitos adversos algum.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  33. Comentário de Nedir Santana | 26/09/2010 em 20:03:30

    Boa noite Dra Valéria.
    estou precisando de sua ajuda em dois casos: com urgência!!!
    1o caso -
    paciente com DPOC grave com Idade 70 anos -1,72de altura
    peso: 49,5- IMC: 16,7- muita dificuldade par deglutir e constipação.
    dúvida: seria interessante sulpementar com antioxidantes, alem deles, outros nutrientes são necessários?
    teria algum risco a suplementação, não me lembro ter visto este assunto na pós e estou com muita dúvida quanto a conduta de suplementação.
    se for possível me auxilie nesta conduta.
    2o caso:
    criança de 10 anos com esteatose hepática OBS: obesidade desde infancia
    pode ser suplementada com silimarina, qual a dosagem? existe alguma restrição de outros fitoterápicos usados em adultos?
    conto com sua ajuda
    obrigada por usar esta profissão em prool do próximo e divulgá-la tão
    bem.
    grata pela oportunidade.

  34. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 14:08:41

    Olá Nedir,

    A intenção do blog não é e nem pode ser auxiliar no diagnóstico e nem no tratamento de nenhum paciente e sim tirar dúvidas do público leigo, mas contamos com a consultoria personalizada, em que você pode encaminhar alguns estudos de casos para discussão com outros profissionais da área.

    Caso tenha interesse, entre em contato com o Departamento de Assinaturas no e-mail: assinaturas@vponline.com.br

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  35. Comentário de josy | 29/09/2010 em 17:38:59

    oi boa noite tenho uma filha de 9 meses que toma noripurum,ela tem 9 kg e toma 9 gotas ela apareceu muito gripada,teria algun problema eu da a ela redoxon infantil? que seria 9 gotas por favor preciso da respósta obrigada

  36. VP
    Comentário de VP | 05/10/2010 em 10:11:19

    Olá Josy,

    A vitamina C ainda irá melhorar a absorção do ferro. Entretanto, é preciso investigar qual a causa da anemia e da imunidade baixa. Não é só a vitamina C responsável pelo sistema de defesa do organismo. É preciso ter uma alimentação equilibrada e específica para sua filha ser efetivamente tratada e não apenas remediada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  37. Comentário de rita de cássia | 16/02/2012 em 12:40:29

    Olá, tenho um polipo de vesicula (polipo de colesterol) e naõ tenho pedras na vesicula…..posso tomar vitamina C para tentar combater o crecimento dele caso isso venha a acontecer…..

    Fico no aguardo

  38. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 15:56:57

    Olá Rita,

    Não consuma suplementações sem orientações, procure um profissional nutricionista para melhor orientá-la.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. Comentário de Aline | 28/02/2012 em 12:42:52

    Olá! Gostaria de saber se existem estudos que comprovam que o limão é um potente anti-cancerigeno?
    Obrigada!!!

  40. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 11:35:36

    Olá Aline,

    O limão possui vitaminas e óleos essenciais com uma ótima capacidade antioxidante que auxilia na prevenção de danos às células o que contribui para a prevenção de câncer, mas não há como afirmar um potente efeito anti-cancerígeno pensando que ele irá combater um câncer já instalado. Como o câncer é uma doença multifatorial, não podemos afirmar que um único alimento seria a solução.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  41. Comentário de Márcia | 16/03/2012 em 09:37:41

    Um abraço.

    Olá
    Gostaria de tira uma duvida meu filho tem 3 anos ele esta tomando Cewin gostas 18 gotas porque ele tem 18g eu estou dando só uma vez por dia pela a manhã seria bom eu da a noite também ,teria também o tanto de tempo estimulando para da a criança?

    Grata.

  42. VP
    Comentário de VP | 22/03/2012 em 11:39:00

    Olá Márcia,

    Siga as orientações do prescritor. Se não foi prescrita por médico ou nutricionista, procure uma orientação para ver se há realmente a necessidade de fazer este tipo de suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  43. Comentário de solange | 24/03/2012 em 12:32:08

    olá, tire-me uma dúvida, é verdade que não podemos ingerir vitamina c a noite.

  44. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 11:43:33

    Olá Solange,

    A melhor forma que podemos ingerir a vitamina C são poucas doses diversas vezes ao dia, já que é uma vitamina hidrossolúvel que após cerca de 4 horas de seu consumo começa a ser eliminada, portanto, dimininuindo desta forma as concentrações desta vitamina no sangue. Portanto, não teria um motivo nutricional para não ofertar também este nutriente no período noturno.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  45. Comentário de Tatiana | 06/04/2012 em 23:48:05

    Gostaria de saber se é verdade que camarão junto com vitamina C mata? Peço urgencia na resposta. Obrigada!!!

  46. VP
    Comentário de VP | 19/04/2012 em 17:15:37

    Olá Tatiana,

    Não mata, inclusive há receitas com a combinação de camarão e alimentos ricos em vitamina C. O que pode ser comentado é que o camarão pode ser uma fonte de contaminação de arsênio, e que a vitamina C pode aumentar a absorção de arsênico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  47. Comentário de Anna Cristina | 18/06/2012 em 17:08:03

    Olá, Dra. Valéria.
    Achei muito interessante o assunto abordado no seu blog, ainda mais por ser uma das vitaminas mais conhecidas.
    Eu só teria uma curiosidade em relação ao consumo médio dessa vitamina a nível de Brasil e mundo.
    Sei que no Brasil há um grande costume de comer feijão com laranja, o que é ótimo justamente pela absorção do ferro presente no feijão, mas o Brasil consome uma dose de vitamina C que seria considerada ideal?

    Abraços, Anna

  48. VP
    Comentário de VP | 21/06/2012 em 22:37:32

    Olá Anna,

    No Brasil o consumo é adequado devido a facilidade de alimentos com vitamina C como frutas, verduras e legumes em geral, além de alimentos fortificados. Em estudos populacionais o Brasil não sofre com deficiência desta vitamina.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. Comentário de Lara | 07/07/2012 em 19:18:59

    Olá,
    eu gostaria de saber se o REDOXON e camarão podem matar, visto que o redoxon é vitamina c sintética?

    peço urgência na resposta.

    Desde já grata.

  50. Comentário de Ricardo Frederico | 22/07/2012 em 19:28:35

    Dra.Valeria,Gostaria de saber se uma pessoa com um histórico de calculo renal,pode fazer musculação e utilização de suplementos:como a albumina?

  51. VP
    Comentário de VP | 28/07/2012 em 13:36:51

    Olá Lara,

    O que se sabe é que a vitamina C pode aumentar a absorção de arsênico, que é uma substância altamente tóxica, sendo que o camarão muitas vezes pode estar intoxicado com esta substância. Caso ocorra esta intoxicação pode ser fatal, mas pela intoxicação e não pela suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  52. VP
    Comentário de VP | 06/08/2012 em 22:45:24

    Olá Ricardo,

    Se for usar este tipo de suplementação deve ser com acompanhamento nutricional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  53. Comentário de Simone Seger | 10/10/2012 em 09:42:08

    Simone

    Tomo todos os dias um comprimido enfervessente de vitamina C 1mg, tomo também sibutramina.Gostaria de saber se a vitamina corta o efeito da sibutramina?

    Obrigado..abraço

  54. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:48:49

    Olá Simone,

    Não corta o efeito, mas reveja esta suplementação. Procure um profissional nutricionista para verificar se há a necessidade desta suplementação e se há necessidade de outras suplementações para trabalhar sinergicamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  55. Comentário de Renan Oliveira | 02/11/2012 em 21:25:18

    Ola dra Valéria , eu gostaria de perguntar uma coisa meio diferente para saber se você confirma ou não a informação que me passaram sobre a vitamina c : me disseram que a vitamina c(acido ascórbico) na sua forma natural quando em contato com os cálculos tem capacidade de dissolve-los. gostaria de confirmar essa informação, e no caso de você se perguntar de onde que eu possa ter ouvido isso foi para o caso de cálculos na bexiga , se um profissional for fazer uma limpeza na bexiga para eliminar excesso de cristais na bexiga , se a limpeza for feita com uma solução de soro fisiológico mais vitamina c , a vitamina c dissolvera as pedras maiores assim facilitando a eliminação do excesso dos cristais e das pedras. Mas tal procedimento teria que ser feito muitas vezes dependendo das pedras que tivesse na bexiga durante um tempo para que resolvesse o problema dos cálculos na bexiga.

    então é isso , eu gostaria de saber se você já ouviu falar sobre isso e se você sabe me dizer se funciona assim mesmo ou a informação é equivocada.

    Desde já agradeço a atenção abraços!

  56. VP
    Comentário de VP | 10/11/2012 em 21:52:00

    Olá Renan,

    A litíase renal, ou pedra nos rins, como é comumente chamada, é a formação de pedras que podem ser formadas por diversas substâncias, entretanto, 80% dos casos são formadas por oxalato de cálcio.
    Para evitar sua formação uma conduta geral é evitar alimentos fontes de oxalato (amendoim, espinafre, morango, cenoura, beterraba e principalmente cacau), porém, apenas 10 a 20% do nosso oxalato é proveniente da alimentação, enquanto 40% do oxalato presente na urina é proveniente da vitamina C que forma ácido oxálico e posteriormente oxalato.

    Portanto, é possível perceber que o excesso de vitamina C pode formar mais oxalato e favorecer o aparecimento da litíase renal. Logo, a suplementação de vitamina C em pacientes suscetíveis à formação de cálculos renais deve ser muito bem monitorada e avaliada por um nutricionista capacitado para ver se há realmente a necessidade dessa suplementação em cada caso.

    O oxalato e o cálcio têm afinidade, por isso eles se ligam e formam a pedra, mas essa afinidade ocorre também no intestino, portanto, ao fazer uso de alimentos fonte de oxalato, é interessante utilizar junto fontes de cálcio, pois assim eles se ligam no próprio intestino e são eliminados pelas fezes, não sendo absorvidos, portanto, evitando a formação da pedra.
    Há também uma bactéria intestinal chamada Oxalobacter formigenes. Esta bactéria digere o oxalato, não sendo absorvido, evitando, assim, a formação de litíase renal, além de liberar o cálcio para ser absorvido. Para aumentar o número destas bactérias deve-se consumir uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, desta forma há uma proteção contra a formação da litíase renal além de inúmeros outros benefícios com uma alimentação rica nestes alimentos.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  57. Comentário de THIAGO C | 07/01/2013 em 14:41:34

    Boa tarde , gostaria de saber tive calculo renal a uns 2 meses atras fiz a cirurgia de retirada do calculo atraves do canal urinario , minha duvida é saber se posso
    tomar centrium diariamente ou isso pode aumentar a chance de um novo calculo renal mesmo tomando 2 litros de agua por dia ?

  58. VP
    Comentário de VP | 16/01/2013 em 22:45:17

    Olá Thiago,

    Não tome suplementação sem acompanhamento nutricional, pois caso você não necessite de suplementação de certos nutrientes isso pode causar uma sobrecarga renal e se você já é propenso ao desenvolvimento de cálculo renal, deve ser ainda mais cauteloso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. Comentário de Daiane | 05/02/2013 em 22:27:42

    Olá pessoal, gostaria de saber porque que eu estou ficando com gripe forte todos os dias. O que pode causar isso, porque não fico um dia sem ter uma gripe forte, não aguento mais vocês podem me ajudar??
    Obrigada. E um abraço a todos.

  60. VP
    Comentário de VP | 21/02/2013 em 11:03:15

    Olá Natália,

    Referente à dúvida sobre quanto tempo suplementar vitamina C e zinco, não há uma regra desta forma que você pergunta. O que acontece é que tanto a vitamina C quanto o zinco são importante para o sistema imunológico, mas só há a necessidade de suplementar se sua alimentação é insuficiente ou se já estiver com uma depleção ou deficiência destes nutrientes. Nestes casos, poucas semanas de suplementação já surtem bons resultados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  61. VP
    Comentário de VP | 21/02/2013 em 11:20:21

    Olá Daiane,

    O ciclo da gripe dura apenas alguns dias. Você pode ter algum tipo de doença respiratória como rinite, sinusite que apresentam sintomas muito semelhantes. Procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  62. Comentário de Juliana | 22/02/2013 em 23:20:42

    Boa noite!

    Descobri que o consumo de nozes, diariamente, é uma excelente forma de acelerar o metabolismo, além delas terem propriedade anti-oxidantes. Isso é verdade? Porém, também ouvi falar que essas oleaginosas contêm aflotoxinas, que são altamente tóxicas pro fígado. Como ingerir nozes diariamente, sem medo de estar consumindo essas toxinas fúngicas? Como devo proceder?

    Obrigada! Abç!!!!

  63. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 09:50:11

    Olá Juliana,

    Existem estudos mostrando os benefícios das nozes tanto por apresentar uma boa fonte de gordura monoinsaturada quanto por possuir diversas vitaminas e minerais. Há também estudos mostrando benefícios na composição corporal com o uso de nozes, inclusive diminuindo a circunferência de gordura abdominal.

    As aflotoxinas são toxinas produzidas por fungos que podem estar presentes nas oleaginosas, para evitar o risco é importante comprar estas oleaginosas como as nozes em locais próprios e evitar comprar em locais que deixam estes produtos expostos e sem controle de qualidade como em vendas a granel.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  64. Comentário de ELAINE | 07/03/2013 em 20:29:40

    DR°. GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR TOMAR 1GRAMA DE VIT C POR DIA, PARA AUMENTAR MINHA IMUNIDADE . PORQUE VENHO TENDO CISTITI QUASE TODOS OS ANOS.
    UM ABRAÇO OBRIGADA.
    SE POSSIVEL ME RESPONDA NO MEU ENDEREÇO ELETRONICO, POIS POSSO NAO ACHAR ESTA PAGINA NOVAMENTE.

  65. VP
    Comentário de VP | 18/03/2013 em 10:37:24

    Olá Elaine,

    A vitamina C é um nutriente muito importante para a imunidade. Mas a suplementação só será efetiva se a causa de sua baixa imunidade for deficiência de vitamina C. Uma alimentação equilibrada, rica em verduras, frutas e legumes já fornecem uma quantidade de vitamina C suficiente. Procure um profissional nutricionista para avaliar sua alimentação e identificar se sua imunidade está deficiente pela deficiência de vitamina C ou por outros motivos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  66. Comentário de Patrícia | 22/03/2013 em 11:17:57

    Olá

    gostaria de saber se existe uma relação entre: intoxicação por arsenio e uso de limão?!

  67. Comentário de Humberto Figueiredo | 25/03/2013 em 13:27:30

    Humberto : Olá Dra. Valeria, a vitamina E não precisa ser ingerida com tanta frequência quanto a vitamina C porque razão ? A senhora poderia me responder ? Estou agradecido desde já . Um abraço .

  68. Comentário de elaine cristina | 26/03/2013 em 15:19:56

    Olá Drª minha duvida é a seguinte : tenho uma filha de 2 a 9m(11 kg) e gostaria de saber quanto a dosagem devitamina C. Por que as vezes ela não quer junto ao ferro para absorção do Noripurum 50 mg( 11 gotas).,ou só bem mais tarde .Talvez algumas gotinhas ou comprimidos mastigaveis de vitaminaC seria necessario e mais facil para uma complementação?Sabemos que na alimentação perdemos a vitamina C(eficacia) ao longo de cozimentos e em forma de sucos tambem .Sendo a dose ao longo do dia adulto até 3000 ui e então crianças??Obrigado

  69. VP
    Comentário de VP | 28/03/2013 em 09:44:37

    Olá Patrícia,

    O limão tem vitamina C que aumenta a absorção de arsênio, mas só haverá a intoxicação se tiver algum contato com o excesso de arsênio mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  70. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 14:50:27

    Olá Humberto,

    A vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, ela tem afinidade com a água, quando ingerida, leva a um pico, mas fica circulante na corrente sanguínea e aos poucos vai sendo eliminada pela urina. Já a vitamina E é lipossolúvel, ou seja, tem maior afinidade com gorduras, ela é incorporada nas membranas celulares e se deposita com mais facilidade nos tecidos gordurosos, com isso, tem um tempo de permanência no organismo maior, fazendo com que a depleção deste nutriente seja mais demorada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  71. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 15:34:48

    Olá Elaine,

    Primeiro, a suplementação de vitamina C, principalmente para crianças, deve ser realizada se for indicada por um profissional nutricionista ou médico. A vitamina C apesar de ser facilmente perdida com o aquecimento, está muito bem distribuída na alimentação em pequenas quantidades em diversas frutas, verduras e legumes, sendo suas recomendações alcançadas facilmente através da alimentação. A dosagem de vitamina C não é determinada em UI e sim em mg. A absorção de ferro é facilitada na presença de vitamina C, mas não necessariamente na forma de suplementação. Procure ajuda de um profissional para avaliar a necessidade de sua filha e orientá-la da melhor forma, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  72. Comentário de Weliton | 18/04/2013 em 01:56:50

    Olá Dra, gostaria de saber se posso ingerir 1g de vitamina C efervescente todos os dias.

  73. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 16:29:49

    Olá Weliton,

    Não deve utilizar vitamina C em altas doses sem necessidade por períodos prolongados para não causar desequilíbrios orgânicos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  74. Comentário de adryane | 07/05/2013 em 21:48:26

    Ola Dra. td bem? Minha mae me mandou uma vitamina c Simply right wellness & nutrition dos estados unidos e disse pra min tomar dois tablets por dia ,uma de manha e uma a tarde disse que e exelente..mais um amigo disse que nao pode tomar que faz mal a saudade? posso tomar ou nao ? to na duvida ? e oque faz essa vitamina ?

  75. Ana
    Comentário de Ana | 08/05/2013 em 22:54:06

    Olá, Dra. Esta notícia está circulando na internet e já tem mais de 150.000 compartilhamentos, gostaria que a senhora esclarecesse para o pessoal!

    Uma mulher morreu de repente de forma inesperada com sinais de sangramento de seus ouvidos, nariz, boca e olhos.
    Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado que a morte foi devido a envenenamento por arsênico.
    Onde é que o arsênico vem?

    A polícia iniciou uma investigação aprofundada e extensa. Um professor de escola de medicina foi convidado para vir a resolver o caso.
    O professor olhou atentamente o conteúdo. Em menos de meia hora, o mistério foi resolvido.
    O professor disse: “O falecido não cometeu suicídio, e nem que ela estava morta, ela morreu de morte acidental devido à ignorância!
    Todo mundo ficou confuso, por morte acidental?
    O professor disse: “O arsênico foi produzido no estômago da pessoa falecida. O falecido costumava levar ‘Vitamina C’ todos os dias, o que em si não é um problema.
    O problema é que ela comeu uma grande porção de camarão durante o jantar. Comer camarão não é o problema é por isso que nada aconteceu à sua família, apesar de terem o mesmo camarão. No entanto, ao mesmo tempo que o falecido também tomou ‘vitamina C’, que é onde era o problema!

    Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu através de experimentos, alimentos, tais como soft-shell contêm muito maior concentração de cinco
    compostos de arsénio potássio.

    Tal alimento fresco por si só não tem efeitos tóxicos no corpo humano.No entanto, tendo em ‘vitamina C’, a reação química ocorre e os elementos não-tóxicos originais alterar a elementos tóxicos.

    Envenenamento por arsênico tem papel magma e pode causar paralisia dos pequenos vasos sanguíneos. Portanto, uma pessoa que morre de envenenamento por arsênico irá mostrar sinais de sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos. Assim, como medida de precaução,

    NÃO coma camarão quando se toma “vitamina C”.

  76. VP
    Comentário de VP | 09/05/2013 em 17:19:57

    Olá Adryane,

    A suplementação sem a necessidade pode trazer prejuízos à saúde. Procure um médico ou nutricionista para avaliar se no seu caso há a necessidade da suplementação de vitamina C.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  77. VP
    Comentário de VP | 09/05/2013 em 17:23:06

    Olá Ana,

    Este texto pode ter tido milhares de compartilhamentos, mas não quer dizer que é verídico. Não tenho acesso para saber se foi um fato real. A intoxicação por arsênico é rara e apesar da vitamina C poder aumentar a biodisponibilidade deste mineral tóxico, não há como garantir que apenas uma única exposição ao mineral tóxico via alimentação seria o suficiente para causar estragos tão grandes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  78. Comentário de Ricardo | 23/05/2013 em 09:09:19

    Olá Drª. No meu caso, tenho que evitar a ingestão de Vitamina C nas refeições justamente por ter hemocromatose (sobrecarga de ferro). Desta forma, gostaria de saber quanto tempo antes ou depois da ingestão da vitamina C posso fazer uma refeição que contém ferro sem que a vitamina C possa exercer influência. Obrigado. (Uma hora antes ou depois está bom?)

  79. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:52:27

    Olá Ricardo,

    Uma refeição completa com arroz, feijão e carne, que tem uma boa quantidade de ferro, demora para digerir por volta de 2 a 3 horas, portanto, você pode deixar para consumir as fontes de vitamina C entre os intervalos das principais refeições.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  80. Comentário de Silvana | 29/05/2013 em 16:51:11

    Boa tarde Dra., gostaria de saber se suplemento de vitaminas e minerais engorda, e se seria bom tomar com sibutramina. A sibutramina faz com que tenhamos alguma perda de minerais e vitaminas?

  81. Comentário de sonia | 09/06/2013 em 15:38:07

    Eu tenho trombose de veia cava devido uma deficiência na anti trombina 3 e sou muito alérgica a carboidratos manufaturados,lactose e eu gostaria de saber que tipo de alimento contribui p meu mal, estar pois a dias que eu sinto meu sangue ferver nas veias ,parecendo que eu tomei pequenas doses de veneno.Tenho cálculo de visicula biliar e rim e tenho hipotireoidismo,mas meu colesterol é baixo e triglicérides tb e não tenho diabetes,tomo Marevan 1 compr. de 5 mg. e Sintroid 125 mg .Já procurei alguns profissionais sem nenhum sucesso, por isso desejo que me oriente .Abraço.

    Sônia Dio.
    Muito bom seu blog,bem esclarecedor.

  82. VP
    Comentário de VP | 14/06/2013 em 11:01:22

    Olá Silvana,

    Vitaminas e minerais não engorda, não tem calorias. O que pode acontecer é que pacientes com deficiências de vitaminas do complexo B ou com anemia por deficiência de ferro tenham uma perda de apetite, sendo que a suplementação destes nutrientes auxilia no controle da fome, podendo ao corrigir a deficiência o paciente procurar se alimentar mais.

    Não deve ser utilizada medicação sem indicação médica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  83. Comentário de Daniela | 17/06/2013 em 09:10:06

    Olá, bom dia
    Tenho insuficiência renal e estou com anemia. Posso suplementar vitamina C para maior absorção do ferro das minhas refeições? Suplementar em forma de vit. C efervecente de 1g?

  84. VP
    Comentário de VP | 20/06/2013 em 21:07:31

    Olá Sônia,

    Você tem muitas alterações metabólicas, portanto, não há como fazer uma orientação geral via blog, portanto realmente necessita de acompanhamento nutricional individualizado. Caso não tenha ficado satisfeito com algum profissional, procure uma segunda opinião. Não se esqueça de levar seus exames e medicações para o profissional poder avaliar melhor seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  85. Comentário de THIAGO | 23/06/2013 em 21:50:11

    Ola boa noite, gostaria de saber o que mais saudável, comer uma laranja ao dia ou um comprimido de vitamina C. Obrigado

  86. Comentário de Filipe | 25/06/2013 em 09:37:52

    Olá ! de uns tempos pra cá eu tenho chupado muita laranja, e, nos ultimos dias ao urinar ,senti dor no canal da urina. será que isso tem alguma coisa a ver com o aumento de vitamina c?

  87. VP
    Comentário de VP | 27/06/2013 em 18:36:35

    Olá Daniela,

    Como seu caso é mais delicado, não faça suplementações sem indicações por um profissional que acompanhe seu caso. Se a insuficiência é aguda ou crônica com ou sem diálise, grau de insuficiência, grau de anemia, entre outros fatores, tudo isso muda muito as indicações nutricionais e é preciso um acompanhamento de perto. Procure um profissional, de preferência com experiência ou especialização em doenças renais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  88. VP
    Comentário de VP | 02/07/2013 em 09:23:27

    Olá Thiago,

    A suplementação deve ser feita apenas na real necessidade. A laranja não tem apenas a vitamina C, apresenta também outros nutrientes, carboidratos, fibras e compostos bioativos, com certeza terá um benefício maior com o uso da fruta do que da suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  89. VP
    Comentário de VP | 02/07/2013 em 09:27:00

    Olá Filipe,

    Não está relacionado exatamente com a vitamina C, mas alimentos cítricos podem causar estes sintomas em pessoas sensíveis. Consuma outras frutas como substituição para uma alimentação mais equilibrada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  90. Comentário de elisangela | 24/07/2013 em 09:46:41

    QUEM TEM PEDRA NO RINS PODE TOMAR CEWIN

  91. VP
    Comentário de VP | 25/07/2013 em 12:15:54

    Olá Elisangela,

    A litíase renal, ou pedra nos rins, como é comumente chamada, é a formação de pedras que podem ser formadas por diversas substâncias, entretanto, 80% dos casos são formadas por oxalato de cálcio.
    Para evitar sua formação uma conduta geral é evitar alimentos fontes de oxalato (amendoim, espinafre, morango, cenoura, beterraba e principalmente cacau), porém, apenas 10 a 20% do nosso oxalato é proveniente da alimentação, enquanto 40% do oxalato presente na urina é proveniente da vitamina C que forma ácido oxálico e posteriormente oxalato.
    Portanto, é possível perceber que o excesso de vitamina C pode formar mais oxalato e favorecer o aparecimento da litíase renal. Logo, a suplementação de vitamina C em pacientes suscetíveis à formação de cálculos renais deve ser muito bem monitorada e avaliada por um nutricionista capacitado para ver se há realmente a necessidade dessa suplementação em cada caso.
    O oxalato e o cálcio têm afinidade, por isso eles se ligam e formam a pedra, mas essa afinidade ocorre também no intestino, portanto, ao fazer uso de alimentos fonte de oxalato, é interessante utilizar junto fontes de cálcio, pois assim eles se ligam no próprio intestino e são eliminados pelas fezes, não sendo absorvidos, portanto, evitando a formação da pedra.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  92. Comentário de rosilene vieira | 04/08/2013 em 14:11:58

    Oi pessoal, depois de ingerir camarão com 1 copo de limonada, me lembrei que dizem que faz mal, isso é verdade??????????

  93. VP
    Comentário de VP | 09/08/2013 em 12:11:21

    Olá Rosilene,

    O ponto de discussão sobre este assunto, deve-se a possibilidade da vitamina C do limão aumentar a absorção de arsênico, um metal tóxico que pode estar presente no camarão. Mas, se não houver uma concentração suficiente no alimento deste metal, não haverá problema. A dificuldade é saber se há contaminação ou não do alimento ingerido. De uma forma geral, mesmo associando camarão com fontes de vitamina C não há muitos casos de problemas, apesar de não ser algo 100% evitável.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  94. Comentário de Adriana | 19/08/2013 em 16:35:02

    Boa Tarde!

    Minha Filha tem 1 ano e 8 meses, fazem mais ou menos uns 3 meses que dou vitamina C pra ela todos os dias ( 12 gotas)de acordo com a indicação do médico, ou seja, uma gota pra cada Kg, desde quando comecei a dar vitamina C todos os dias ela não ficou mais gripada, mas gostaria de saber se posso continuar dando ou tenho que dar uma pausa? Se permanecer pode causar algum problema?

    Obrigada:)

  95. VP
    Comentário de VP | 29/08/2013 em 21:24:01

    Olá Adriana,

    Procure o profissional que fez a prescrição para ele continuar as orientações, mas de uma forma geral é interessante ir diminuindo aos poucos a suplementação ao invés de interromper abruptamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  96. Comentário de rene | 03/09/2013 em 10:13:24

    Para quem pratica musculação o uso da vitamina c pode ser feito logo antes ou logo depois dos exercícios, é indicado apenas associado a alimentos ou separadamente dos mesmos.

  97. VP
    Comentário de VP | 05/09/2013 em 13:10:36

    Olá Rene,

    Não há a indicação de suplementação de vitamina C para a prática da musculação. Faça esta suplementação apenas se houver necessidade e que seja prescrito por médico ou nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  98. Comentário de Mariana Ramos | 02/10/2013 em 21:56:47

    Olá!
    Em Abril por orientação medica realizei exames de algumas vitaminas, todas estavam ok tirando a C, o seu resultado foi muito baixo inferior a 05,0. Apesar de minha alimentação incluir muita fruta e suco. Entao comecei a fazer a reposição com Cewin 500 mg em comprimido, tomei durante dois meses duas vezes ao dia, no terceiro mes passei para 1 vez ao dia mais as balinhas de vitamina C. Essa semana fui refazer o exame e apresentou o mesmo resultado, nao houve nenhuma melhora. Estou preocupada, agora mesmo que li que deve ser feita a reposição varias fezes por dia.
    O que voce me indicaria?
    Obrigada

  99. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 23:52:29

    Olá Mariana,

    Após o consumo de vitamina C há um pico de sua concentração no sangue. Porém, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, tem afinidade por água e é facilmente eliminada na urina após cerca de 3h na circulação. Portanto, seria mais interessante fracionar a dosagem da suplementação em menores doses e mais vezes ao dia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  100. Comentário de Leandro Rodrigues | 29/10/2013 em 00:03:11

    Ola

    Gostaria de saber se os produtos da 5 a Day realmente mantem a vitamina C … e o que é mito e verdade sobre esse conceito e produtos . http://5aday.com.br/nossos-produtos Muito grato Leandro

  101. Comentário de Vanessa | 01/11/2013 em 13:32:20

    Olá

    há um ano e meio descobrir que tenho cálculos renais de 4 a 6 mm e a principio o medico só mim indicou tomar chá de quebra pedra e recentemente fiz novos exames que indicaram formação de novas areias e pedrinhas de 4 mm. Então comecei a tomar um suplemento alimentar a base de fósforo NQI da Gauer do Brasil. Gostaria de saber se este suplemento pode mesmo mim ajudar a dissolver os cálculos existentes e a prevenir novos cálculos?

    Por favor mim ajude, estou muito preocupada!

  102. Comentário de Andréa | 02/11/2013 em 16:09:07

    Dra. Tenho 36 anos, tenho um filho de 10 anos e estou tentando engravidar à 3 meses sendo que tive um aborto de 6 semanas… Fico gripada pelo menos 6 vezes durante o ano e as vezes me sinto fraca… Considero minha alimentaçáo saudável, como todos os tipos de legumes, castanha, arroz integral c feijão, saladinha… Mais sinto que esta faltando alguma coisa?! Liguei para o meu convenio e nao tem medico imunologista. Estou com medo de engravidar e faltar alguma vitamina para o bebê. Estou tomando ácido fólico. O que devo fazer?

    Obrigada!!
    Um abraço,
    Andréa 

  103. Comentário de Daniela | 09/11/2013 em 22:40:58

    Olá!
    Vou a praia cm meu filho de 2 anos e ele sempre fica gripado ao final da viagem. Gostaria de dar a vitamina C efervescente durante 3 dias dele nessa viagem a praia para melhorar a imunidade. Gostaria de saber se uma criança de 2 anos pode tomar Vitamina C efervescente???
    Obrigada

  104. VP
    Comentário de VP | 10/11/2013 em 10:40:36

    Olá Leandro,

    Por questões éticas, não podemos comentar sobre produtos e marcas específicas. Se você tem dúvida da composição nutricional dos produtos, você pode entrar em contato com a empresa e solicitar laudos que comprovem a composição.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  105. VP
    Comentário de VP | 17/11/2013 em 18:47:01

    Olá Vanessa,

    O chá de quebra pedra não impede novas formações, apenas facilita a eliminação dos cálculos já existentes. Referente ao suplemento indicado, por questões éticas, não iremos comentar sobre produtos industrializados. De uma maneira geral, não apenas o fósforo, mas o equilíbrio entre os micro e macronutrientes, irão facilitar uma manutenção de um pH adequado no sangue e urina que evitará a formação de novos cálculos biliares. Procure um profissional nutricionista para avaliar sua alimentação e verificar quais nutrientes estão em falta ou excesso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  106. VP
    Comentário de VP | 17/11/2013 em 19:01:34

    Olá Andréa,

    Você deve procurar uma nutricionista funcional para avaliar seu caso. Tem que fazer exames para avaliar seu estado nutricional, inclusive de micronutrientes, talvez necessite de suplementação com outros nutrientes. Como já teve um aborto é interessante também investigar doença celíaca que pode ser uma das causas de aborto. Ou seja, não há como realizar uma orientção individual via blog, mas procure um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado e adequado para seu caso, que irá melhorar inclusive seu sistema imunológico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  107. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 10:35:09

    Olá Daniela,

    As vitaminas não funcionam como medicação, ou seja, não é efetiva tomando apenas 3 dias, inclusive pode ser contra-inicado se a imunidade de seu filho não seja devido à deficiência de vitamina C. Aqui no caso, não seria o problema da efervecência e sim da condição nutricional do seu filho como um todo.

    Incentivo o consumo de verduras, legumes e frutas cruas para garantir via alimentação um bom aporte de vitamina C e outros nutrientes fundamentais para a imunidade de seu filho.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. Comentário de joseane | 22/11/2013 em 10:41:00

    Quando tomamos vitamina c podemos tomar tilenol ou patacetamol?

  109. VP
    Comentário de VP | 30/11/2013 em 13:40:04

    Olá Joseane,

    A vitamina C não tem contra-indicação de associação com estas medicações. Mas não faça auto-prescrição, procure orientações de profissionais.

    Um abraço.

    Dra. Valeria Paschoal.

  110. Comentário de niversina | 10/01/2014 em 19:09:25

    tenho reto colite cronico e nao poço chupa a laranja e por isso falta vitamina c no meu organismo fico dando gripe anemia e sinto varias coisas quero saber que tipo de vitamina c devo consumi

  111. Comentário de gabriele | 16/01/2014 em 13:52:43

    ola gostaria de saber se faz mal ingerir uma vitamina c efervescente sem disolver na agua inteira ,pois tomei uma acidentalmente uma pastinha

  112. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 11:23:24

    Olá Niversina,

    A vitamina C pode ser encontrada em boa parte das frutas, não necessariamente a laranja. Consumo regular de frutas já é capaz de fornecer o suficiente de vitamina C, por exemplo, consumindo acerola, abacaxi, kiwi, goiaba, etc. Procure um profissional nutricionista, pois no caso de deficiência, talvez seja necessária alguma suplementação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  113. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 22:29:36

    Olá Gabriele,

    Pode causar desconforto gástrico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  114. Comentário de Nirleide | 19/02/2014 em 11:51:03

    Olá. Todas as vezes que faço urina rotina, dá presença de ácido ascórbico na urina, mas não faço ingestão de acido ascórbico. Será que é alguma alteração na absorção?

  115. Comentário de Rafael Canabarra | 21/02/2014 em 17:12:15

    Ola doutora, em consulta com o nutrólogo, o mesmo me receitou vitamina c fracionada. Contudo tenho uma duvida sobre os efeitos dela com a cafeina, pois tomo muito café. Existe alguma perda da ação da mesma por conta da cafeina ou posso continuar com o meu cafezinho??Obrigado.

  116. Comentário de Glayce | 03/03/2014 em 19:32:53

    Boa noite.
    Dra Valéria, minha filha tem cinco anos e aos seis meses de vida passou por uma cirurgia para retirada do rim esquerdo, por apresentar o quadro de rim policístico. o que eu queria saber, é se ela pode tomar vitamina c, pois constantemente fica gripada.

  117. VP
    Comentário de VP | 05/03/2014 em 14:47:18

    Olá, Nirleide!

    Haveria a necessidade de verificar se os níveis de ácido ascórbico estão acima das referências. A eliminação de ácido ascórbico se dá pela urina e níveis aumentados podem alguma alteração no metabolismo. Todavia, é necessária uma avaliação individualizada do seu caso para obter informações mais precisas e orientações mais específicas e individualizadas.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  118. VP
    Comentário de VP | 06/03/2014 em 09:59:29

    Olá Glayce,

    Acredito que seja interessante você procurar um profissional nutricionista, para melhor indicação de suplementação, para redução de episódios de gripe.

    Se necessitar de alguma indicação, envie um email para ibnf@ibnfuncional.com.br e solicite uma busca de profissionais em sua região.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  119. VP
    Comentário de VP | 10/03/2014 em 15:57:20

    Olá, Rafael!

    Não foram encontradas evidências sobre a interação entre vitamina C e café, especificamente. Todavia, o excesso de café pode causar outras interações nutricionais, como menor absorção de cálcio, ferro e zinco. Busque sempre um equilíbrio alimentar, sem excessos.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  120. Comentário de Edward Socher | 18/03/2014 em 19:11:19

    Prezada Doutora Valéria,
    Por orientação de Nutrólogo,fiz uma batelada e exames para avaliar minhas condições nutricionais.Os exames acusaram deficiência de Zinco.b12 e Vta C.
    Tomando os suplementos receitados foi possível ajustá-los,exceto a vitamina C.
    Durante 60 dias tomei meia cápsula efervescente de vitamina C,mas o resultado
    continua menor que 0,5.Continuo tomando e mesmo assim o “ponteiro nem mexe”;ou seja:o organismo por qualquer motivo, não absorve.
    O Nutrólogo insiste para que eu continue tomando (?).
    Penso que devem existir “n” causas;mesmo assim, peço seus sempre oportunos comentários.
    Grato.

  121. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:52:29

    Olá Edward,

    Notifique o seu nutrólogo à respeito destes sinais e sintomas.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  122. Comentário de kamila rocha | 18/04/2014 em 14:26:23

    Olá, dra! Gostaria de saber se é mito ou verdade que não se deve ingerir vitamina c apos ter se alimentado com camarão. Abraços!

  123. Comentário de Adriane | 21/04/2014 em 23:38:07

    Boa noite Dra,

    Há 1 ano fiz uma histerectomia total e agora estou sentindo os efeitos da menopausa. Por ter histórico de câncer na família e o motivo da histerectomia foi o aparecimento de um pólipo malígno no endométrio, não posso fazer a reposição hormonal. Uma amiga tb está na mesma situação e me disse que está tomando vitamina C efervescente e as ondas de calor diminuíram. Gostaria de saber se realmente tem alguma relação.
    Agradeço desde já a sua atenção.
    Adriane.

  124. Comentário de jilciene | 30/05/2014 em 10:08:23

    Olá quero saber se eu posso tomar a vitamina C efervescente quando estou me preparando pra uma mamoplastia?

  125. VP
    Comentário de VP | 02/06/2014 em 14:53:07

    Olá, Jilciene!

    Não é aconselhável administração de suplementos de vitaminas e minerais de forma isolada.

    As vitaminas trabalham em sinergismo, e por isso em alguns casos a suplementação isolada de vitamina C isolada pode ser prejudicial à saúde.

    Seria interessante procurar um profissional nutricionista para fazer acompanhamento nutricional de seu caso, pois ele poderá indicar de forma individualizada uma dieta nutricionalmente adequada, para que você consiga obter todos os nutrientes aproveitando o máximo dos alimentos, em alguns casos, nem havendo necessidade de utilizar suplementos.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  126. VP
    Comentário de VP | 03/06/2014 em 11:33:01

    Olá, Kamila!

    Há uma discussão sobre este assunto, sobre a possibilidade da vitamina C aumentar a absorção de um metal tóxico, o arsênico, que pode estar presente no camarão. Mas, se o este alimento não tive uma concentração suficiente deste metal, não haverá problema, mas há uma grande dificuldade em saber se o camarão está ou não contaminado com o arsênico. De uma forma geral, mesmo associando camarão com fontes de vitamina C não há muitos casos de problemas, apesar de não ser algo 100% evitável.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  127. VP
    Comentário de VP | 03/06/2014 em 11:42:26

    Olá Adriane,

    Muitos outros fatores podem estar envolvidos e devem ser modulados para que se tenha resultados sobre os seus sintomas, e não somente a suplementação com vitamina C, podendo ser necessária a suplementação com outros nutrientes.

    Um nutricionista funcional poderá elaborar um plano alimentar individualizado e adequado para você, visando o equilíbrio de todo o seu organismo, o que resultará na melhora de seus sintomas.

    Se necessitar de alguma indicação, envie um email para ibnf@ibnfuncional.com.br e solicite uma busca de profissionais em sua região.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»