VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

A Alimentação pode interferir na Síndrome dos Ovários Policísticos?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma das desordens endócrinas mais freqüentes em mulheres na idade reprodutiva, com prevalência de 6 a 10%. Estima-se que, no mundo, cerca de 105 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos de idade apresentam a SOP. O quadro clínico da SOP é variável, mas, em geral caracteriza-se por produção excessiva de pêlos e/ou acne, com ausência de ovulação associada a distúrbio menstrual e infertilidade. A SOP é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus do tipo 2 (devido a resistência a ação da insulina que este grupo apresenta), doenças cardiovasculares (DCV), obesidade, infertilidade e câncer do endométrio. Além disso, pelo menos 50% das mulheres com SOP são obesas. Desta forma, seu tratamento e prevenção são essenciais para garantir saúde e qualidade de vida.

A Nutrição Funcional é uma ferramenta muito importante para as mulheres que apresentam a SOP, pois é possível identificar quais são as alterações bioquímicas e clínicas que a paciente apresenta. É realizado um atendimento profundo e globalizado para identificar alterações orgânicas que aparentemente não tem relação com a síndrome. Por exemplo, um intestino desregrado leva a um estado chamado de disbiose intestinal, então, tanto alguém com intestino preso, ou que freqüentemente tem fezes amolecidas pode ter esta condição que leva à um estado de inflamação no organismo que piora a ação da insulina. Logo, melhorando a integridade intestinal já seria um ótimo começo de tratamento para estas mulheres. Além disso, a redução do peso corporal em apenas 5% já mostra ser eficaz na redução da resistência à insulina, melhora a função menstrual, reduz os níveis de testosterona e melhora os sintomas de do crescimento de pêlos e acne.

Não existem muitos estudos que indicam como deve ser a realizada a alimentação em indivíduos com SOP, porém acredita-se que deve ser realizada a vigília constante do peso com a adoção de uma dieta rica em fibras, além de evitar o excesso de proteína e gorduras saturadas e trans (ou seja, não exagerar no consumo de carnes, leite e derivados, e evitar ao máximo os produtos industrializados que costumam ter grande quantidade de gordura saturada e/ou trans). A qualidade da gordura também influencia muito, portanto devemos preferir sempre as oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, etc.), preparações cozidas, ensopadas, utilizar óleo de canola pra cozinhar e adicionar azeite de oliva extra-virgem em pequena quantidade ao final da preparação. Desta forma, será consumida uma qualidade de gordura que terá benefícios para a SOP e para a saúde em geral.

Fracionar a refeição em menores quantidades é uma das primeiras atitudes a ser mudada. Então, consumir entre 5 e 6 refeições em média por dia, com intervalos de mais ou menos 3 horas, dependendo do caso é fundamental, pois isso irá manter uma glicemia contínua que vai fazer o corpo ter uma resposta de insulina mais constante melhorando e evitando futuros problemas associados à síndrome.

Estas recomendações podem estar associadas ou não a uma suplementação de micronutrientes e outros componentes que melhoram a sensibilidade a insulina, como zinco, cromo, magnésio, vitamina E, N-acetilcisteína, inositol, ácido alfa lipóico, óleo de peixe e vanádio. Entretanto, a utilização destes suplementos e suas dosagens são extremamente particulares e não devem ser suplementados sem o acompanhamento de um nutricionista, que é também o profissional capacitado a orientar quais são os alimentos e suplementos ideais a serem consumidos para cada mulher com esta síndrome.

191 Respostas para A Alimentação pode interferir na Síndrome dos Ovários Policísticos? »»


Comentário

  1. Comentário de Viviane | 14/12/2008 em 21:45:12

    Olá, Valéria
    Faço pós na VP em Curitiba, mas ainda ñ tivemos aula da saúde da mulher e perdi o curso de extensão da SOV. Tenho essa síndrome e estava tomando Tamisa 20 mg desde março, mas parei este mes, pois ñ quero mais tomar. Depois q comecei a pós, minha alimentação mudou bastante, já retirei lactose, mas ainda ñ totalm. glúten, qdo como algo c/ glúten é integral. Procuro comer alim. alto índice glicêmico p/ ñ dar chance de gerar resistência insulínica. Inclui soja, farinha linhaça…. Mas quais qtdes eu posso suplementar c/ zinco, cromo, magnésio, vitamina E, N-acetilcisteína, inositol, ácido alfa lipóico, óleo de peixe e vanádio???
    O que mais eu posso suplementar???

    Obrigada

  2. VP
    Comentário de VP | 15/12/2008 em 09:32:17

    Olá Viviane, como vai?

    De acordo com os princípios da Nutrição Funcional, devemos considerar a individualidade bioquímica de cada indivíduo para orientar quanto a alimentação e a suplementação de nutrientes. Portanto, seria importante realizar uma profunda avaliação sobre seus sinais e sintomas, exames e hábitos alimentares para podermos elaborar uma suplementação adequada, que pode necessitar de algum nutriente específico em maior ou menor quantidade, bem como adicionar nutrientes que não estejam nas recomendações específicas para o SOP.

    Caso você seja uma associada da revista Nutrição, Saúde e Performance, você pode enviar uma solicitação de consultoria personalizada, assim poderemos lhe orientar melhor. O contato do departamento de assinaturas da revista é assinaturas@vponline.com.br. Caso você tenha interesse também, podemos indicar um profissional que tenha experiência na área que esteja mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Alessandra Eliete da Silva de Azevado | 06/01/2009 em 17:05:49

    Olá Valeria

    Gostaria de saber se quem tem SOP, tem maior chance de desenvolver a endometriose?
    A carne vermelha, a lactose e os refinados podem agravar este problema?
    Obrigada!

  4. VP
    Comentário de VP | 12/01/2009 em 12:59:31

    Olá Alessandra,

    A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) não está diretamente relacionada ao desenvolvimento da endometriose que possui outra fisiopatologia.

    A carne vermelha consumida em excesso pode agravar a SOP assim como outras fontes protéicas em excesso. Em particular leite e derivados, pois a alteração fisiológica chave para a maioria das complicações, sintomas e aumento de risco de outras patologias da SOP é a hiperinsulinemia (excesso de insulina no sangue) e o leite é um dos alimentos que mais aumentam a insulina no sangue, portanto, deveria ser evitado o consumo diário destes produtos.

    A lactose (laticínios), alimentos refinados (farinha de trigo refinada, pão branco, massas, arroz branco, bolachas, etc.) e doces em geral, possui uma grande carga de açúcar que também aumentam a insulina no sangue, por isso também devem ser evitados no tratamento da SOP.

    Portanto, para evitar as complicações da SOP, assim como prevenir as doenças associadas a esta síndrome, devemos manter uma dieta personalizada, e se necessário, fazer uso de suplementos nutricionais que completem e tragam benefícios nesta patologia.

    Caso tenha mais dúvidas, entre em contato novamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  5. Comentário de regiane | 03/03/2009 em 22:03:55

    Ola Valléria!

    Qual exame laboratorial para ver o nivel de insulina no sangue?
    Eu fui diagnosticada com SOP, porém não apresento hirsutismo. E de vez em quando desrregulariza a menstruação. Isso é sinal de resistencia a insulina?

    obrigada

  6. VP
    Comentário de VP | 05/03/2009 em 15:33:15

    Olá Regiane,

    Os melhores exames para avaliar a resistência a insulina são:
    - glicemia de jejum
    - insulina de jejum
    - curva glicêmica e curva insulinêmica
    - hemoglobina glicosilada

    Na verdade a resistência a insulina é uma característica comum de pacientes que apresentam a SOP. Cada paciente apresenta um sintoma específico da SOP, e não são estes sintomas da SOP que caracterizam a resistência a insulina. É interessante que você faça os exames bioquímicos específicos para verificar se você apresenta a resistência a insulina, e assim realizar uma alimentação balanceada para tratar ou prevenir o desenvolvimento desta resistência. É importante lembrar que uma alimentação saudável que previna o desenvolvimento da resistência a insulina é interessante não somente em pessoas que apresentam SOP, mas em toda a população.

    Qualquer dúvida entre em contato conosco.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de eliane | 06/03/2009 em 09:17:10

    Olá,

    Gostaria de saber se a Nutrição Funcional já tem tratamentos mais específicos que auxiliem no tratamento de miomas. Tem algum suplemento ou fitoterápico que auxilia no tratamento ?
    Obrigada.

  8. VP
    Comentário de VP | 06/03/2009 em 10:33:21

    Olá Eliane,

    Devemos pensar na fisiopatologia e consequências dos miomas para estabelecer o melhor plano alimentar para este caso. Os miomas são causados pela liberação excessiva de estrogênio. Por isto, é importante uma avaliação médica para verificar as possíveis causas dessa alteração hormonal, e estabelecer algumas estratégias para modular este hormônio. O uso de alguns fitohormônios devem ser avaliados com cautela, e vai depender de cada caso.

    Além disso, é essencial para pacientes com miomas, promover uma dieta desintoxicante e antiinflamatória. Por isso, é essencial reduzir o consumo de produtos industrializados, ricos em agrotóxicos e aditivos alimentares, gorduras saturadas e alimentos refinados. Priorizar o consumo de grãos integrais, gorduras de boa qualidade (azeite, peixes e oleaginosas) e abusar das frutas e hortaliças é essencial, que são ricas em antioxidantes, que combatem o estresse e a oxidação de nossas células.

    Alguns estudos indicam também que a água que bebemos está contaminada com hormônios femininos, devido ao uso excessivo de anticoncepcionais. Portanto, é essencial averiguar a procedência e qualidade da água ingerida.

    É importante também tomar cuidado com o risco de anemia que esse grupo apresenta, devido ao sangramento excessivo na menstruação causado pelos miomas. Portanto, é necessário avaliar a suplementação de ferro e os demais nutrientes necessários para evitar a anemia.

    Com certeza tomando estes cuidados você já irá contribuir de maneira significante para a melhora da qualidade de vida nestes pacientes.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de Rose | 30/03/2009 em 18:49:16

    Eu tenho SOP e ENDOMETRIOSE, estou tomando metformina850g, será q só isso resolve meu problema, pois estou querendo engravidar a 4 anos, e começei tomar o remédio a uma semana, minha médica disse q eu tenho endometriose, mais ñ me passou nada pra tomar pra isso, e meu endócrino passou esse remédio q eu citei anteriormente para SOP, me ajude por favor…

  10. VP
    Comentário de VP | 03/04/2009 em 15:55:59

    Olá Rose,

    A metformina é utilizada para reduzir a resistência a insulina, característica de pacientes com SOP, conforme explicado no texto. Em relação a endometriose, os tratamentos mais utilizados são o tratamento com anticoncepcionais ou o tratamento cirúrgico, mas isto é uma questão individual e cada médico adota uma conduta.

    Portanto, para evitar as complicações da SOP, bem como prevenir as doenças associadas a esta síndrome, devemos oferecer uma dieta personalizada, e se necessário, fazer uso de suplementos nutricionais que completem e tragam benefícios nesta patologia. Portanto, para ajudar você é necessária uma avaliação profunda, para definir as melhores estratégias.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar nutricionistas com este enfoque na Nutrição Funcional, que poderão ajudá-la neste processo.

    Qualquer dúvida nos escreva!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de Priscila | 15/04/2009 em 22:38:01

    Gostaria de saber se o consumo frequente de mamão papaya causa algum problema ou interfere no bom funcionamento do útero e ovários?

  12. VP
    Comentário de VP | 16/04/2009 em 10:58:22

    Olá Priscila,

    Não há estudos que indiquem que o mamão papaya cause algum problema nos ovários e úteros, mas há estudos feitos com animais que mostram que extratos retirados da semente do mamão podem ser tóxicos ao útero.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  13. Comentário de Paola | 12/05/2009 em 17:35:25

    Olá Dra. Valéria,

    Estou tomando suplemento de cromo (200mcg 2x dia) e, desde que comecei, estou sentindo umas pontadas no ovário esquerdo (eu tenho SOP). Isso é só uma fase ou pode ser que alguma coisa grave esteja acontecendo???

  14. VP
    Comentário de VP | 12/05/2009 em 17:51:33

    Olá Paola, como vai?

    A suplementação de cromo, como parte de uma suplementação completa e uma alimentação saudável, é uma estratégia muito interessante para reduzir a resistência a insulina característica de alguns pacientes que apresentam a SOP. Portanto, não conhecemos estudos científicos que apontem que esta suplementação possa causar este tipo de efeito colateral. É interessante então você procurar seu médico para verificar se houve alguma alteração no quadro, o que não indica necessariamente algum tipo de complicação. Lembre-se que um acompanhamento médico e nutricional é essencial para a manutenção do quadro, e para a melhora do tratamento associada com sua qualidade de vida!

    Se você tiver mais alguma dúvida, nos escreva.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  15. Comentário de thais | 08/06/2009 em 10:51:29

    olá Dr. Valéria,

    estava lendo as outras questões que encontrei no site e resolvi perguntar também…
    tenho ovério policistico, trato desde meus 12/ 13 anos, mas sempre a base de anticoncepcionasi, o diane35, diclin, etc… mas agora estou querendo engravidar e parei de tomar o remédio já de cara fiquei 6 meses sem mesntruar, estou com 28 anos, e estou com emdo de não coseguir engravidar, sinto dores iguais de cólicas menstruais constantemente. por útimo descobri que tenho o ultero retrovertido. Como andei mudando por conta minha alimentação e já no primeiro mês veio a minha menstruação fiquei pensando que isso poderia me ajudar então fui em busca de informações sobre os melhores alimentos para esse tipo de problema e encontrei este site… será que a Dr. podeira me dar alguma orientação???
    obrigada pela atenção

  16. VP
    Comentário de VP | 08/06/2009 em 11:22:05

    Olá Thaís, como vai?

    Com certeza a alimentação tem uma influência na síndrome dos ovários policísticos, como foi evidenciado no texto, e também sobre a modulação da alimentação. Uma desintoxicação do organismo é essencial para modular o funcionamento de todos os órgãos, e introduzir na alimentação alimentos, nutrientes e fitoquímicos que irão ser interessante para esta modulação no seu corpo especificamente.

    Portanto, não podemos oferecer uma orientação específica para você, sem realizar uma profunda avaliação dos seus sinais e sintomas, seus hábitos alimentares, exames bioquímicos, entre outros. Assim iremos entender melhor quais sistemas do seu organismo estão em desequilíbrio, e oferecer os alimentos e nutrientes que vão ser importantes para VOCÊ, pois o que é bom para uma pessoa, pode não ser para você, e vice-versa.

    Assim, caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional capacitado que atue mais próximo da sua região que irá realizar este acompanhamento individualizado. É interessante também que você faça um acompanhamento periódico com o seu ginecologista.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  17. Comentário de ROSÂNGELA MARIA LOPES DE SOUSA | 04/07/2009 em 20:07:53

    Olá Dra Valéria Pascoal
    Existe trabalho mostrando a eficiência da dieta hipocalórica na Síndrome dos Ovários Policísticos em reduzir efeitos como hiperglicemia, redução no IMC mas isoladamente? Sem associação da atividade física?
    Parabéns pela matéria
    Um grande abraço
    Rosângela Sousa

  18. VP
    Comentário de VP | 06/07/2009 em 11:01:25

    Olá Rosângela, como vai?

    Alguns trabalhos indicam que a restrição calórica é um dos fatores que podem contribuir com a redução da produção de radicais livres pelo nosso organismo, o que contribuiria para a melhora do equilíbrio do organismo de uma maneira geral, pois o excesso de radicais livres acarreta na morte de células e assim, do aparecimento de doenças. Fazendo restrição calórica, você acaba ingerindo menor quantidade de carboidratos, o que promove menor concentração de glicose no sangue.

    Entretanto, ao analisar esses indicadores podemos pensar que realizar apenas uma restrição calórica irá promover saúde. Mas, temos que pensar que de nada adianta ingerir menos calorias, e não pensar na qualidade dos alimentos que serão ingeridos. Para nutrir efetivamente nossas células, precisamos de mais de 40 nutrientes, dentre eles vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, e compostos bioativos. Somente com uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, sementes, peixes, raízes, entre outros, você irá obter esses nutrientes importantes para o nosso organismo, que irão nutrir nossas células, e promover o equilíbrio do organismo, podendo auxiliar na regulação hormonal, por exemplo, e contribuir com o tratamento da SOP.

    Sendo assim, devemos lembrar que a associação entre uma alimentação saudável e hábitos de vida como a prática de exercícios físicos são fatores essenciais para o tratamento da SOP.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  19. Comentário de Tamara | 07/07/2009 em 14:27:07

    Olá Valéria, tudo bem?

    Sou aluna de vocês aqui em Brasília e comecei a pós em funcional a aproximadamente 2 meses, sei que ainda falta muito para poder aplicar condutas de uma nutricionista funcional, porém quero muito ajudar uma paciente que chegou no meu consultório essa semana com SOP. Ela tem 28 anos, utiliza metformina, espirolactona e sinvastatina e o anticoncepcional Yas. Trata há 6 anos a SOP e engordou 14 Kg nesse mesmo período, devido também há maus hábitos alimentares. O perfil lipídico da pcte está bem alterado e Lip (a) 31; Hb glicada 4,7%; PCR 0,43. Acho que o melhor é incentivar a reeducação alimentar baseada em alimentos funcionais, mas vc acha que eu poderia entrar com algum alimento ou suplementação mais específica, pelo menos no controle do quadro de dislipidemia para ela não ficar “dependente” de sinvastatina? (Segundo a pcte, o médico dela disse que é uma medicação preventiva de DAC e que provavelmente ela terá que usar pra sempre! Ai!)
    Obrigada, Tamara.
    Ah, detalhe, comecei a consultar essa semana e estou adorando!

  20. VP
    Comentário de VP | 08/07/2009 em 10:14:08

    Olá Tamara, como vai?

    Com certeza você pode aplicar os princípios da Nutrição Funcional em sua paciente, e você irá encontrar resultados muito interessantes!

    Não só devemos pensar em alimentos funcionais, mas sim em todas as estratégias necessárias para promover o reequilíbrio do organismo dessa paciente.

    Basicamente você deve incentivar sua paciente a consumir uma dieta anti-inflamatória e antioxidante, ou seja, rica em frutas, verduras, raízes, peixes, azeite e sementes. Incentivar a substituição de cereais refinados por cereais integrais é essencial, para reduzir a resistência a insulina que normalmente encontramos em paciente com SOP. A diminuição da resistência a insulina, consequentemente, irá facilitar a perda de peso. Um suplemento interessante a ser utilizado com esta paciente são as cápsulas de óleo de peixe ou de óleo de linhaça, que são ricos em ômega-3, um ácido graxo muito interessante para reduzir a inflamação, a resistência a insulina, e os triglicerídeos. Os estudos também apontam para o consumo de aveia como uma estratégia muito interessante para reduzir o colesterol.

    Com certeza, com estas pequenas modificações na dieta de sua paciente, você irá encontrar resultados muito interessantes.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  21. Comentário de Geórgia Oliveira | 17/08/2009 em 19:16:39

    Olá Valéria, boa noite!

    Tenho 34 anos e dois filhos. Desde a adolescencia tenho um problema sério de acne devido a SOP. Sempre tomei diane, yasmim e yas em epocas diferentes para controlá-la, as mesmas ficam sob controle. No entanto, ainda estou amamentando o meu segundo filho, e a obstetra ainda nao liberou a utilização dos mesmos. estou tomando atualmente o cerazetti, mas parece que a acne deu uma piorada. Meu rosto está terrível. Perguntas: existem outros tratamentos paleativos para a SOP, como alimentação e outros medicamentos? Você poderia me indicar um nutricionista gabaritado aqui em Goiania onde moro para que eu o procurasse?
    obrigada, um abraço.
    Geórgia

  22. VP
    Comentário de VP | 20/08/2009 em 07:11:02

    Olá Geórgia,

    Encaminharemos um contato de uma Nutricionista em seu email.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  23. Comentário de Lívia | 21/08/2009 em 16:38:38

    Olá Valéria, tud bem?

    Tenho 22 anos e fui ao médico e ele me falou que provavelmente eu tenho a SOP, mas ainda preciso realizar os exames. Segundo ele, como eu já faço uso de anticoncepcional, os cistos podem não aparecer por estarem “mascarados” pelo remédio (o que não significaria que eu não os tenho). Assim, me interessei mais por descobrir informações sobre esse problema… até porque tenho medo de não poder engravidar! Porém, ele me disse que isso não seria problema.
    Sou estudante de nutrição e, juntando o interesse por eu talvez possuir essa síndrome, resolvi realizar meu TCC em cima disso. Já procurei artigos mas não encontrei muita coisa falando sobre a nutrição funcional.. talvez porque seja uma coisa mais nova. Gostaria de saber se, por ser da mesma área, não haveria a possibilidade de me indicar algum artigo ou livro que explicasse bem a questão da nutrição para uma melhora no quadro da SOP.
    Não sei se é pedir de mais, mas caso não seja possível não há problema.

    Obrigada, e parabéns pelo site.

    Lívia

  24. VP
    Comentário de VP | 26/08/2009 em 11:00:01

    Olá Lívia, como vai?

    Com certeza este tema é muito interessante, e cada vez mais os estudos vem apontando benefícios da nutrição na SOP. Enviaremos para o seu e-mail maiores específicações sobre como obter materiais sobre o tema.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  25. Comentário de patricia Grantham | 06/10/2009 em 23:32:45

    De acordo com os princípios da Nutrição Funcional, devemos considerar a individualidade bioquímica de cada indivíduo para orientar quanto a alimentação e a suplementação de nutrientes. Portanto, seria importante realizar uma profunda avaliação sobre seus sinais e sintomas, exames e hábitos alimentares para podermos elaborar uma suplementação adequada, que pode necessitar de algum nutriente específico em maior ou menor quantidade, bem como adicionar nutrientes .(só para fazer a introdução).
    Olá tenho uma amiga que está iniciando um acompanhamento com alimentos funcionais e suplementos funcionais e está emagrecendo.Só que a dúvida dela é que sempre que emagrece depois volta a comer normal e engorda.Conversei com ela e disse que provevelmente ela vai buscar alimentos não recomendados e não vem sabendo organizar uma alimentação equilibrada.Quando ela leu os princípoios da alimentação funcional ela gostarai de saber se tem como ela realizar exames que definam qual poderia ser a questão metabólica dela,pois ela descarta um pouco a questão dos hábitos alimentares e acha que ex:um bombom que ela coma já engorda .Sou Nutricionista e fiz lendo alguns de seus artigos e orientação alimentar ,um programa alimentar funcional para ela juntamente com alguns suplementos à base 100% de aloe vera com uva do monte e maçã ,outro a base de cevada,planta do trigo ,alfafa e pimenta caiena (verdes)
    Ela esta muito bem ,saudável,emagrecendo ,mas gostaria de saber se há alguma indicações de exames que ela possa fazer para tirar esta dúvida dela ,quanto a algo no seu metabolismo.Ela tem rinite e atualmente aparece uma leve alergia na pele
    Você compreendeu?Obrigada Patricia Grantham

  26. VP
    Comentário de VP | 07/10/2009 em 15:51:14

    Olá Patrícia,

    Fica complicado indicar quais exames uma paciente deve fazer sem entender quais as necessidades dela. Segundo o que você relatou ela está saudável, então, talvez exames preventivos seriam interessantes, como um hemograma completo, colesterol e frações, avaliação da função hepática, já que ela está em processo de emagrecimento, investigar função tireoidiana também seria interessante, assim como glicemia e insulina de jejum inicialmente.

    Mas a necessidade destes e de outros exames devem ser avaliados dentro da consulta e da necessidade dependendo de cada paciente.

    Vale lembrar que se ela voltar aos hábitos alimentares anteriores, consequentemente irá voltar ao peso e composição corporal anterior, o que deve ser feito é uma reeducação alimentar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  27. Comentário de Patricia Grantham | 08/10/2009 em 08:32:49

    Olá Valéria obrigada pela sua resposta.
    Ela já fez os exames de hemograma completo,tireóide,frações hepáticas,clesterol e o médico avalou que está ok!
    Quanto ao exame da insulina seria o exame de resistência a insulina,certo?
    Mas existe algum exame que apontaria qual o alimento que poderia alterar o metabolismo dela para o aumento de peso?É isso que ela quer saber.Eu estou trabalhando para ela mudar hábitos de vida :introduzir atividade física,mudar hábitos alimentares introduzindo alimentos funcionais no cardápio geral dela e organizar o dia a dia alimentar -horários ,rotina ,etc Mas ela é bem resistente pois ela coloca que a alimetação dela não é aquela coisa para engordar .Ela sempre foi gordinha desde criança,não é hipertensa .Mas falei com ela que o peso vai aumentando com o tempo não é de um dia para o outro .Mas ela vem batendo na tecla do exame pois ela acha que pode existir algum alimento que desencadeie uma alteração metabólica .
    Ela leu que alguns alimentos para uns faz bem e outros não vão fazer bem ,mesmo que sejam saudáveis e funcionais .
    Li em um artigo sobre a alimentação antiinflamatória - com uma tabela de alimentos F negativos e F positivos e posso fazer as indicações dos alimentos que vão atuar na desinflamação das células ,correto.Juntamente com as demais recomendações que estou fazendo à ela .
    Desculpe-me outra carta !!!!!Mas estou fazendo o possível para ajudá-la e incentivá-la a emagrecer descobrindo novos caminhos .
    Obrigada PATRICIA Grantham
    Eu juro que farei um curso seu!!!!!!!!!Abraço

  28. Comentário de Patricia Grantham | 09/10/2009 em 00:16:27

    Obrigada Dra Valéria !!!!!Sou do Rio de Janeiro ,esqueci de apresentar a cidade .Até breve!!!!Patricia Grantham

  29. Comentário de Érica | 14/10/2009 em 22:52:32

    Olá, tenho SOP, e desde que menstruei pela primeira vez nunca foi regular. Já cheguei a fazer tratamento com Pilula Diane 35, e mesmo tomando, estar menstruando. Na última após 3 meses de constante menstruação, optei em tomar a Injeção de 3 meses. para reduzir o sangramento. Porém o efeito não foi de imediato e após 2 meses a injeção fez efeito. No momento estou na segunda trimestral e estou menstruando novamente. Não sei qual seria a melhor opção para este caso. Pois já pensei em ser relacionado a stress, e tomei alguns antidepressivos e em ocasiões anteriores funcionou. Mas percebo que já não está fazendo efeito. É algo muito complexo, e que acaba fugindo do controle.

  30. Comentário de kelly | 18/10/2009 em 22:05:36

    estava com menstruação desregulada de dezembro a fevereiro de 2009, metade de março comecei a me cuidar, sem me privar muito, foi entao que minha menstruação foi bem regular já em março. até então não sabia que tinha sop. quando em setembro quis engravidar, fiquei ansiosa e comi muito doce, tive atraso de 7 dias e nao estava gravida, foi entao que descobri que tinha sop.
    será que apenas com alimentação consigo regular esse problema?

  31. VP
    Comentário de VP | 20/10/2009 em 09:26:34

    Olá Érica, como vai?

    O fluxo menstrual é dependente de uma série de fatores hormonais, que precisam estar em níveis adequados, e atuando em uma sinergia harmoniosa para que o ciclo menstrual seja regular. Portanto, apenas uma com uma avaliação completa de seu caso é que pode se traçar um diagnóstico mais preciso, e assim, as melhores estratégias nutricionais para o seu caso, pois uma alimentação adequada, rica em nutrientes e compostos bioativos adequados para suas necessidades, podem promover o equilíbrio do organismo, e assim, fazer com que todos os órgãos e processos atuem adequadamente, sem muitas vezes precisar fazer uso de medicamentos.

    Portanto, caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional capacitado que atue mais próximo de sua região. Também é muito importante realizar acompanhamento periódico com seu ginecologista, para acompanhar o caso, atuando conjuntamente com o nutricionista.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  32. VP
    Comentário de VP | 20/10/2009 em 10:01:17

    Olá Kelly, como vai?

    Com certeza a alimentação tem relação direta com a SOP, e consequentemente com a fertilidade. Alimentos ricos em açúcares refinados promovem aumento dos níveis de glicose no sangue, que contribuem com o processo de resistência a insulina, que tem uma relação direta na patologia da SOP. Portanto, é essencial que você consuma alimentos integrais como parte de uma alimentação saudável, para garantir sempre níveis de insulina nais faixas de normalidade.

    Porém, vale lembrar que outros fatores estão associados com a SOP e a fertilidade, como a deficiência de nutrientes (promovida por uma alimentação inadequada associada a hábitos de vida errôneos), e portanto, uma orientação individualizada é essencial para otimizar os resultados e garantir que seu organismo fique em equilíbrio e pronto para a concepção. Sendo assim, caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  33. Comentário de kelly | 23/10/2009 em 11:30:33

    gostaria sim de saber uma indicação de um profissional, obrigada pela explicação.

  34. VP
    Comentário de VP | 23/10/2009 em 16:06:36

    Olá Kelly,

    Em qual cidade você reside, para que possamos localizar o nutricionista funcional mais próximo?

    O contato do profissional será enviado para o seu e-mail.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  35. Comentário de kelly | 30/10/2009 em 21:54:47

    moro em santa rosa - rs

  36. VP
    Comentário de VP | 03/11/2009 em 09:03:08

    Olá Kelly,

    Uma indicação irá chegar em seu e-mail em breve.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal!

  37. Comentário de Flávia | 10/12/2009 em 16:35:28

    Olá! Existe alguma relação com microprolactinoma e a SOP, já que é a hipófise a responsável pela secreção dos hormônios (prolactina, FSH, LH, etc.)?
    A paciente não apresenta sinais da síndrome (obesidade, excesso de pelos, acnes, resistência insulínica…), mas aparece nos ultrassons vários microcistos e seus ciclos não são regulares.
    Ela faz uso de DOSTINEX para o tratamento do microprolactinoma há 2 anos.
    Obrigada, Flávia

  38. VP
    Comentário de VP | 14/12/2009 em 15:31:54

    Olá Flávia, como vai?

    Fizemos uma pesquisa científica, e não encontramos estudos que relacionam o microprolactinoma com a SOP. Porém, encontramos um estudo científico realizado em um estudo de caso, em que a paciente apresentava as duas patologias, mas os pesquisadores não conseguiram fazer uma associação da fisiopatologia das duas doenças.

    O microprolactinoma é um adenoma que promove a hiperprolactinemia, que pode causar algumas disfunções gonadais, como a amenorreia e infertilidade. A paciente em questão está fazendo o uso da cabergolina, que é o medicamento mais atualizado recentemente para reduzir a hiperprolactinemia, tem mostrado ser eficaz e ainda melhorar a disfunção sexual característica da patologia.

    Sendo assim, é importante que você utilize as estratégias nutricionais indicadas para o caso de SOP, mesmo a paciente não apresentando os outros sintomas além dos cistos, até mesmo para prevenir o agravamento do quadro. Além disso, é importante excluir os alimentos alergênicos e inflamatórios da dieta da paciente, pois estudos indicam que a hiperprolactinemia está associada com alterações auto-imunes. É interessante também introduzir os alimentos e nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios para prevenir o aumento do adenoma e dos cistos no ovário.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Dra. Valéria Paschoal

  39. G.
    Comentário de G. | 01/01/2010 em 13:27:45

    Olá, você poderia me indicar um bom profissional que trate de SOP em Porto Alegre, RS?

    Obrigada

  40. G.
    Comentário de G. | 01/01/2010 em 13:32:15

    Bom dia, descobri que tenho SOP há 5 anos. O único procedimento recomendado pela gineco foi tomar a pilula Selene. Não tenho excesso de peso, mas de tempos em tempos minha pele fica muito ruim com a acne e os pelos de minhas pernas são bastante grossos. Sou vegetariana e gostaria de saber se isso influencia na SOP mesmo, já que escutei de uma endocrinologista que isso poderia agravar a síndrome, pois consumimos mais carboidratos que proteínas.

    Obrigada

  41. VP
    Comentário de VP | 06/01/2010 em 09:51:13

    Olá G.,

    Para obter a indicação de um nutricionista funcional que poderá lhe ajudar e que esteja mais próximo de você em Porto Alegre, entre em contato com o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF), que poderá lhe ajudar. O telefone é (51)3212-6645.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  42. VP
    Comentário de VP | 06/01/2010 em 10:50:23

    Olá G.,

    Em relação ao vegetarianismo e a SOP, é necessário fazer uma investigação da sua alimentação, pois o vegetariano necessita ter um equilíbrio entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) da mesma forma que um indivíduo onívoro. Desta forma, é necessário avaliar a sua alimentação, para verificar se existe alguma deficiência nutricional específica, que contribua para a SOP e a acne, além do consumo excessivo de carboidratos, que pode promover um quadro de hiperglicemia, que por sua vez pode causar resistência a insulina que, como citado no texto, está diretamente ligado à SOP. Ainda, o consumo crônico de alimentos alergênicos e toxinas podem estar associados com o desenvolvimento da acne e resistência a insulina.

    Sendo assim, apenas com uma avaliação nutricional completa, que compõem exames bioquímicos, sinais e sintomas, e os hábitos alimentares, é possível estabelecer o diagnóstico e promover um tratamento nutricional efetivo e eficaz, que com certeza irá auxiliar o seu quadro de SOP e acne!

    Portanto, é interessante você obter o contato de um nutricionista, conforme lhe indicamos, para que você possa obter uma orientação individualizada, e assim, mais eficaz.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  43. Comentário de Debora Del Grego | 16/01/2010 em 14:07:55

    Olá Dra Valéria,
    descobri que tinha a SOP ainda na adolescencia, fui tratada com anticoncepcional. Pela comodidade do ciclo regular continuei com o medicamento por 10 anos. Não obtive nenhuma orientação sobre outro tipo de tratamento para a sindrome, mesmo informando para as GO’s o diagnótico. Enfim, parei de tomar o anticoncepcional em novembro de 2008, pois tinha pretenção de futuramente engravidar, e como tomei muito tempo o remédio queria “limpar” o organismo. Menstruei regularmente até abril de 2009, onde surgiu o primeiro atraso, 45 dias, fiz até teste de gravidez, o que deu negativo, foi então que minha GO diagnosticou a SOP novamente e me indicou o uso de metformina, aprovado pelo meu endocrino, onde tomei desde junho de 2009 1500 mg por dia. Fui orientada a eliminar a ingestão de açucar para que o tratamento fosse eficaz, e só então descobri que o consumo de glicose me prejudicava ainda mais. Fiz o tratamento até então, mas com efeitos colaterais que estão afetando meu desempenho, e ciclo ainda irregular, a GO disse que é decorrente de má alimentação ou de pouca alimentação. Mas morro de medo de não engravidar, e mudei radicalmente minha alimentação. Tenho 1,65 e pesava 64 kg, hoje peso 57,5 kg e fui orientada por outro profissional a parar com a metformina, pois me disse que ela não cura. Parei a dois dias e me sinto muito melhor.
    Gostaria da sua opnião sobre o uso da metformina, e se eu realmente parar e trocar apenas por uma dieta adequada e exercicios físicos tenho a chance de melhorar o meu quadro e engravidar futuramente? Até hoje sempre efitei a gravidez por causa do uso da metformina, vc acha que devo tentar, quem sabe dá certo?
    Tem algum Nutricionista Funcional para me indicar próximo a minha região, Santo André - SP?
    Desculpe a longa história, e obrigada pelos esclarecimentos!
    Muito Sucesso
    Debora

  44. VP
    Comentário de VP | 18/01/2010 em 16:11:19

    Olá Debora, como vai?

    Infelizmente não podemos lhe indicar um tratamento específico pois, para isso, é essencial fazer uma profunda avaliação, com os exames bioquímicos, sinais e sintomas, além de seus hábitos alimentares e de vida.

    Em relação à metformina, ela é um medicamento que promove a entrada da glicose que está no sangue, para a célula, reduzindo o acúmulo de glicose no sangue provocado pela resistência a insulina. Este medicamento é classicamente utilizado por pacientes que apresentam diabetes tipo 2 descompensada. Mas, é importante destacar que, ao interromper seu uso, sem realizar uma alimentação balanceada, os níveis de glicose podem se acumular novamente. Como a SOP está diretamente relacionada com a resistência a insulina, que prejudica a entrada de glicose na célula, este tratamento é recomendado por alguns médicos.

    Sendo assim, independente do uso da metformina, o controle da glicemia através da alimentação é essencial. Desta forma, é interessante que você faça um tratamento em conjunto com a sua ginecologista e um nutricionista, para que você não faça a interrupção do medicamento sem uma orientação médica, e ainda realize uma intervenção nutricional, que pode ser efetiva para reduzir este quadro de resistência a insulina. Diversos estudos já comprovam a ação dos nutrientes na melhora deste quadro, e ainda em quadros de SOP.

    Portanto, caso você tenha interesse, indicamos o contato da nutricionista funcional Barbara Sanches, que atua na região de Santo André, e com certeza poderá lhe ajudar! O seu e-mail é rescalli.barbara@gmail.com

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  45. Comentário de Karina Costa de Almeida | 19/01/2010 em 11:48:43

    Tenho endometriose, faço acompanhamento com nutricionista funcional em Sao Paulo, moro em Volta Redonda - RJ, tem algum profissional em minha regiao, aguardo resposta

  46. VP
    Comentário de VP | 19/01/2010 em 13:12:01

    Olá Karina, como vai?

    Para obter o contato de um nutricionista funcional mais próximo de sua região, por favor entre em contato com nosso representante no Rio de Janeiro. O contato da empresa Nutconsult é (21)2283-5024.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  47. Comentário de Elisangela Alves | 30/01/2010 em 17:54:32

    Olá
    sou elisangela, tenho 33 anos e trato a SOP desde a adolescencia,e sei da importancia de se manter em forma para controlar os sintomas, visto que só engravidei há cinco anos atrás quando perdir 7 quilos, e hoje estou novamente com sobrepeso e ao ler a materia me interessei, gostaria de saber se aqui em joao pessoa _ Pb, tem nutricionista funcional?

  48. VP
    Comentário de VP | 02/02/2010 em 15:05:57

    Olá Elisangela,

    Com certeza um nutricionista funcional poderá lhe ajudar a manter seu organismo em equilíbrio!

    Para obter o contato do profissional mais próximo de sua região, entre em contato com a Claudia, nossa representante da região, pelos telefones (81) 9733-0786 e (81) 9733-0787.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  49. Comentário de Maria Cristina | 19/02/2010 em 19:42:58

    Olá Dra Valéria, tdo bem?

    Tenho 28 anos e estou tentando engravidar aproximadamente 02 anos.
    Em 2008 tive uma gravidez anembrionada e outubro de 2009 diagnosticaram que tenho SOP. Atualmente estou tomando glifage xr 500 Em 05 anos engordei 15 kg e nao sei mais como fazer para emagrecer, pois já fiz varias dietas nesse intervalo. Esses dias disseram-me sobre um composto chamado ração humana. Será que pelo fato de ter SOP seria aconselhável tomar? Três pessoas que conheço que estão tomando realmente emagreceram.
    Gostaria de uma orientação.
    Muito obrigada!
    Abraços

  50. VP
    Comentário de VP | 22/02/2010 em 09:31:02

    Olá Maria Cristina,

    A SOP influencia diversos sistemas de nosso organismo, inclusive no que se refere à fertilidade e dificuldade de perda de peso. Mas, a nutrição funcional consegue modular as alterações fisiológicas, contribuindo para uma melhora do quadro, equilibrando o organismo e consequentemente facilitando uma gestação desejada e o emagrecimento.

    Antes de seguir mais uma orientação sem acompanhamento que pode não funcionar no seu caso, procure um nutricionista funcional que irá avaliar quais os erros alimentares que você pode alterar para conseguir melhores resultados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  51. Comentário de Joeli Santos | 27/03/2010 em 20:08:17

    A farinha de linhaça ajuda para quem tem Sop?

    Atenciosamente

    Joeli Santos

  52. Comentário de Nice | 28/03/2010 em 02:40:57

    Ola, Valéria,

    Sou Nutricionista e tenho uma paciente de 35 anos, portadora de SOP, que apresenta também sintomas de disbiose intestinal, como: constipação intestinal crônica, flatulência, distensão abdominal após refeições, ansiedade. Apresenta ainda rinite, sinusite, asma leve, enxaqueca, dislipidemia e bruxismo severo. Gostaria de saber se além de uma desintoxicante, eu poderia ajudá-la prescrevendo um probiótico para recompor a microbiota intestinal? Se for o caso, que microorganismos probióticos seriam ideais?

    Muito obrigada.

  53. VP
    Comentário de VP | 01/04/2010 em 11:14:34

    Olá Joeli,

    A linhaça é rica em ômega-3, tem lignanas e fibras. Ela pode auxiliar sim no tratamento da SOP, mas deve ser algo em conjunto com um tratamento completo. Há muita melhora com um tratamento nutricional completo. É preciso uma alimentação equilibrada e individualizada para conseguir um organismo que funciona adequadamente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  54. VP
    Comentário de VP | 01/04/2010 em 16:00:55

    Olá Nice,

    Os probióticos são fundamentais em caso de disbiose. E o mais indicado seria uma variedade de cepas, afinal, não temos um único tipo de bactéria probiótica em nosso tratogastrintestinal.

    Há diversos produtos prontos no mercado para serem utilizados caso você não tenha segurança suficiente para fazer uma manipulação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  55. Comentário de Gisele | 02/06/2010 em 13:29:10

    Olá Valéria, tudo bem?

    Desde os 15 anos tomo diane para tratar a SOP, hoje estou com 28 anos e no mês passado fiz papanicolau que acusou cândidíase e no exame clínico ferida no cólo do útero. A médica disse que isso pode ser consequência do longo período de anticoncepcional.
    Gostaria de saber se existe alguma outra alternativa para o tratamento da SOP, sem o anticoncepcional, visto que tenho a intenção de engravidar?
    Quando páro de tomar, minha pele fica com muita acne e não menstruo.
    Minha alimentação é equilibrada e estou no peso adequado, pratico atividade física, porém tenho muita vontade de comer doces. Tento me controlar, mas acabo comendo pelo menos 3 vezes na semana, meus exames de sangue (colesterol e glicemia se apresentam normais)

    Desde já muito grata,
    Gisele

  56. VP
    Comentário de VP | 07/06/2010 em 11:30:36

    Olá Gisele,

    O uso de anticoncepcionais no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) não trata a causa do problema, apenas remedia; o que não acontece com o tratamento nutricional, que trata a causa, regularizando as vias metabólicas relacionadas à insulinemia e consequentemente trata a SOP.

    Seria interessante procurar uma Nutricionista Funcional para estabelecer um plano alimentar individualizado, visando o tratamento das causas da SOP e prevenindo de outras doenças crônicas, que são decorrentes dessa Síndrome.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  57. Comentário de Silvia | 14/06/2010 em 00:40:15

    Olá Valéria!!!!

    Gostaria de saber se tem como indicar um nutrionista na cidade de São José dos Campos/SP??? Endereço…Telefone da clínica.

    Um grande abraço,

    Sucesso!!!!

  58. VP
    Comentário de VP | 21/06/2010 em 13:58:29

    Olá Silvia,

    O contato da Nutricionista será encaminhado para seu e-mail pessoal.

    Obrigada!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. Comentário de Melissa Gatti | 20/08/2010 em 23:28:57

    Olá, resido em Juiz de Fora -MG, vcs teriam algum contato aqui, preciso de uma nutricionista funcional pois com a SOP venho engordando muito. Obrigada

  60. VP
    Comentário de VP | 23/08/2010 em 14:40:49

    Olá Melissa,

    Os contatos de nutricionistas em Juiz de Fora serão encaminhados para seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  61. Comentário de Dani | 21/09/2010 em 22:54:00

    Olá,
    Tenho ovário policístico desde a adolescência. Uso anticoncepcional para regualar o ciclo menstrual, pois sem ele fico até 50 dias sem menstruar. Não tenho acne, peso normal, não tenho sintomas da SOP, pratico atividade física, não tomo leite e evito seus derivados. Porém tenho muita vontade de comer doces. Exames sanguíneos todos dentro da normalidade. Tenho medo de parar de tomar pílula e não conseguir engravidar mesmo assim devido aos cistos. O que eu poderia fazer em relação a alimentação para conseguir engravidar sem tanta dificuldade?
    Muito Obrigado

  62. Comentário de Pollyana | 22/09/2010 em 14:58:41

    Olá Valéria,

    A algum tempo foi diagnosticado que tenho SOP e faço o uso de anticoncepcionais, estou acima do peso e venho percebendo acne e pelos acentuados no meu corpo. Recentemente tive relações sem camisinha mas foi coito enterrompido. Gostaria de saber se mesmo com Ovários Policisticos e fazendo o uso de anticoncepcionais poderia estar grávida? Faço o uso do Adoless com 28 comprimidos… Ah! outro detalhe, não esqueci de tomar o anticoncepcional dia algum, mas houve atrasos nos horarios dessa medicação e no mês anterior mestruei muito pouco com uma coloração escurecida por apenas 2 dias. A alimentação pode estar influenciando para tal?

    desde já agradeço

    Pollyana

  63. Comentário de Nátaly Losi | 23/09/2010 em 18:45:14

    Dra. Valéria, gostaria de uma indicação sua em Niterói - RJ de uma nutricionista funcional, pois tenho SOP, tomo Glifage a 03 meses, emagreci 6 kg e estacionou. Obrigada!

  64. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 09:30:20

    Olá Nátaly,

    O contato de nutricionistas em Niterói será encaminhado para seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  65. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 11:30:15

    Olá Dani,

    Essa vontade de comer doces pode estar relacionada, entre outros motivos, com deficiência de cromo, muito envolvido no controle glicêmico e na prevenção da resistência à insulina. Essa resistência à insulina também pode estar relacionada ao desequilíbrio hormonal, que por sua vez pode alterar o ciclo menstrual.

    Quanto à alimentação seria interessante procurar uma nutricionista habilitada que possa lhe dar mais orientações, de acordo com a sua individualidade bioquímica, a fim de modular seus hormônios e, dessa forma, garantir a saúde de seus óvulos, aumentando a capacidade de ele ser fecundado e de você engravidar.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  66. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 11:57:38

    Olá Pollyanna,

    A alimentação pode estar interferindo no seu ciclo menstrual. Inclusive, a SOP está associada com a nutrição, visto que a resistência à insulina, causada, entre outros fatores, pelo consumo em excesso de carboidratos e deficiências nutricionais (selênio, cromo, vanádio, por exemplo) tem relação direta com a Síndrome.

    Seria interessante procurar um ginecologista para fazer uma avaliação mais detalhada dos seus sintomas e um nutricionista habilitado que, por meio da nutrição, possa auxiliar na modulação de seus hormônios e melhorar o quadro de SOP.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  67. Comentário de Vanessa | 05/10/2010 em 10:52:46

    Olá,

    Tenho SOP e estou tentando engravidar para isto estou tomando Glifage. Adorei o texto sobre nutrição funcional. Gostaria de uma indicação de uma nutricionista. Moro em Paracatu - MG - a indicação pode ser em brasília ou belo horizonte - mg. Obrigada.

  68. VP
    Comentário de VP | 25/10/2010 em 15:23:53

    Olá Vanessa,

    A Nutrição pode auxiliar bastante em seu caso.

    Indicações de nutricionistas você pode encontrar no site do CBNF.

    Segue o link: http://www.cbnf.com.br/

    Abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  69. Comentário de Silvanah | 26/12/2010 em 12:46:25

    Olá, Drª Valéria!!

    Tenho SOP e não consigo perder peso. Meu abdomem está enorme (parece abdomem masculino). Sinto-me horrível…. Fou orientada a procurar uma nutricionista. Lendo sobre o assunto (nutrição), deparei-me com este blog.
    CONSULTO-A PARA SABER SE PODERIA ME INDICAR UMA NUTRICIONISTA FUNCIONAL EM MINHA CIDADE DE PREFERENCIA CURITIBA).

    Agradeço muitíssimo.

  70. VP
    Comentário de VP | 29/12/2010 em 19:20:58

    Olá Silvanah,

    Você pode entrar em contato com o e-mail cbnf@cbnf.com.br, eles tem uma rede de contatos e podem fazer uma indicação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  71. Comentário de Priscila | 24/02/2011 em 18:43:22

    Oi Dra.Valeria me chamo Priscila, tenho 29 anos , e descobri que tenho SOP ha 2 anos atras. Eu moro nos EUA, ha 11 anos e tenho um casal de gemeos, tentei engravidar por 3 anos e com a ajuda do Clomid e do Metformin ( eh como chama aqui, o remedio pra diminuir o acucar no sangue) ,consegui engravidar. Minha menstruacao ja era irregular desde que comecei com 13 anos, ela veio uma vez e so voltou 1 ano depois. E na juventude tive periodos que oscilei ficando normal e irregular. Quando me casei pesava 60 kg, e passei tomar anticoncepcional pela primeira vez, tomei a injecao que durava 4 meses. Com 6 meses de casada aumentei 10 kgs. E com um ano ja tinha aumentado mais 10 kg. Agora tenho 1,65 de altura e peso 85 kg, sempre mantive meu maximo de 82 kg, por uns 4 anos, e nos ultimos 4 meses ganhei esses 3 kgs. Na gravidez , fui super consciente e so ganhei 11 kgs e perdi tudo em poucos meses. Nao faco nenhum tipo de dieta no momento , mas ja fiz dieta do carboidrato e consegui perder uns 6 quilos em 3 meses, mas acabo ganhando novamente. Tenho dificuldade em ficar totalmente sem carboidrato, sinto fraqueza e tonturas, e tb fico muito irritada. Existe alguma dieta alternativa, que nao tire o carboidrato 100% e permita comer ao menos 1 vez por dia o carboidrato? Tirar a carne vermelha da alimentacao ajuda? Como carne vermelha umas 3 x por semana.
    O que fazer pra melhorar essa irritacao, existem alimentos que “acalmam” ??
    Tenho tpm muito forte 2 semanas antes da menstruacao.
    Aguardo sua resposta, parabens pelo site!
    Priscila
    ps:desculpe a falta de acento, meu pc eh americano e nao tenho um programa em portugues…

  72. VP
    Comentário de VP | 25/02/2011 em 20:05:45

    Olá Priscila,

    Claro que há alternativas para não tirar totalmente o carboidrato, inclusive não se deve tirar totalmente os carboidratos e sim reduzi-los além de dar preferência para os integrais. É aconselhado também preferir as carnes brancas, mas não tem problema consumi-las algumas vezes por semana. Prefira as preparações grelhadas, cozidas e assadas.

    Quanto à irritação pela TPM pode ter vários motivos que devem ser investigados para descobrir qual a melhor estratégia nutricional em seu caso, inclusive investigar excesso de toxinas e sobrecarga do fígado, fatores que frequentemente aumentam os sintomas de TPM.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  73. Comentário de Adriana | 01/03/2011 em 12:10:18

    Tenho vontade de engravidar,mas tenho problema de policisto nos ovarios.Fico meses sem menstruar,sinto muita colicas quando ela vem.Hj tomo HERBALIFE para controle de peso,e tambem pra minha saude.Sei que muitas mulheres tiveram otimos resultados.Gostaria de saber quais os tipos de alimentos que eu posso ingerir,que me ajudem nesse tratamento?

  74. VP
    Comentário de VP | 11/03/2011 em 16:43:53

    Olá Adriana,

    Seu caso é muito particular, seria interessante procurar um profissional nutricionista para fazer um plano alimentar individualizado, podendo desta forma garantir reais benefícios. Não se esqueça de também fazer acompanhamento com seu médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. Comentário de Yvens Phellipe | 30/03/2011 em 13:05:56

    Olá Dra. Valéria, tenho a SII, síndrome do intestino irritável diarréica, “sofro por antecipação” quando tenho provas, testes, falar em público, contudo já tive uma melhora significativa em relação a isto, e alguns alimentos se eu ingerir é certo que terei diarréia..

    Necessito de algum nutricionista com especialização em nutrição funcional para que eu possa regular minha alimentação e ir o menos possível ao banheiro durante o dia..

    Tenho uma maior frequencia ao banheiro na parte da manhã e inicio da tarde, evito feijão, lactose e alimentos que possam contribuir com a fase diarréica..

    Obrigado pela atenção!!!

  76. VP
    Comentário de VP | 04/04/2011 em 09:34:23

    Olá Yvens,

    Você pode entrar em contato com o cbnf@cbnf.com.br que eles poderão fazer uma indicação de um nutricionista na região mais próxima possível.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  77. Comentário de Daiane Cristina Romanini | 30/04/2011 em 11:45:09

    Olá Dra. Valéria!

    Tenho SOP desde a adolescência e tomo anticoncepcional para regular o ciclo. Quando paro de tomar minha pele fica com muita acne e não menstruo. A pouco tempo foi diagnosticado um mioma, e o médico disse que tenho que continuar tomando o anticoncepcional, gostaria de saber se a alimentação funcional pode me ajudar a regular os meus hormônios, pois gostaria de abolir o anticoncepcional da minha vida.
    Poderia me indicar uma nutricionista funcional em São Paulo?

    Abraço.

    Daiane.

  78. VP
    Comentário de VP | 13/05/2011 em 14:09:42

    Olá Daiane,

    A alimentação pode auxiliar no controle dos distúrbios e sintomas da SOP. Solicite um nutricionista funcional para o cbnf@cbnf.com.br, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  79. Comentário de Janaina | 26/05/2011 em 00:06:16

    Olá…eu tenho sop,,,TENHO TOMADO METFORMINA…2X AO DIA DE 500 MG …percebi que quando como alimentos com carboidrato…ou açucares meu corpo apresenta uma leve fermetaçao e fecho reter liquido…a ponto de não entrar a roupa…isso vem da Sop?Gostaria de saber se posso tomar pocolinato de cromo juntamente com meterfomina pra contralar isso?

    e qual dosagem certa..ME AJUDE ESTOU PERDIDA!!!

  80. VP
    Comentário de VP | 27/05/2011 em 14:03:28

    Olá Janaína,

    O cromo também melhora a resistência à insulina, mas não tem a função de diminuir os efeitos colaterais deste medicamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  81. Comentário de Daniela | 20/06/2011 em 14:44:51

    Olá,

    Gostaria de um contato de uma nutricionista funcional em Juiz de Fora, MG.

  82. VP
    Comentário de VP | 28/06/2011 em 16:30:03

    Olá Daniela,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite um indicação de um nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  83. Comentário de Gloria | 18/07/2011 em 16:46:03

    Olá Drª valéria,
    Tenho SOP e tive acompanhamento da minha ginecologista para poder chegar a esse diagnóstico. Em seguida fui encaminhada a uma endocrinologista, que me passou uma dieta, que foi feita durante 1 mês e com um resultado satisfatorio,mas que em seguida não fiz mais a dieta. Minha mestruação era normal quando tomava o anticocepcional que parei de toma-lo em MARÇO/2011 - por desejo de engravidar,só que mestruei normal em Abril e Maio e em Junho não veio mais. Já fiz o BETA HCG deu negativo sei que não estou gravida e até agora ela não chegou e sei que é por conta da SOP o que me deixa muito triste. Gostaria de saber se existe o tratamento com Ervas medicinais para poder a mestruação descer e para o tratamento da SOP? Fui informada que a erva uxi amarelo ajuda nessa doença. Gostaria também de uma indicação de um médico aqui no meu Estado para esse tratamento, uma vez que não me sinto segura com a minha médica.

  84. VP
    Comentário de VP | 22/07/2011 em 23:20:09

    Olá Glória,

    O tratamento da SOP pode e deve ser acompanhado também por um nutricionista, pois por meio da alimentação e eventualmente fitoterápicos podemos auxiliar na modulação hormonal que pode auxiliar no tratamento e regulação dos hormônios, consequentemente regulando também a ovulação e menstruação.

    Solicite uma indicação de um nutricionista pelo cbnf@cbnf.com.br

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  85. Comentário de Clarissa | 11/08/2011 em 16:05:22

    Valéria,
    Boa tarde!
    Gostaria de uma indicação de nutricionista funcional em Nitéroi- RJ.
    Grata,
    Clarissa

  86. Comentário de Camila | 19/08/2011 em 16:52:43

    Boa tarde Dra. Valéria,
    Gostaria que me indicasse uma nutricionista especialista em SOP no Rio de Janeiro, cheguei a ligar VP Consultoria Nutricional mas não souberam me indicar ninguém.
    Vc atende?
    Aguardo ansiosa um contato.
    Att.,
    Camila Lisbôa

  87. VP
    Comentário de VP | 22/08/2011 em 14:09:03

    Olá Clarissa,

    Você pode solicitar uma indicação de nutricionista funcional pelo Centro Brasileiro de Nutrição Funcional que possui um cadastro de nutricionistas. Entre em contato pelo cbnf@cbnf.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  88. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 14:40:15

    Olá Camila,

    Entre em contato com o cbnf@cbnf.com.br para indicarem um profissional nutricionista funcional em sua cidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  89. Comentário de Ana Carolina | 10/09/2011 em 09:11:35

    Olá! Também apresento sintomas de SOP, gostaria de saber se você teria indicação de nutricionista (engordei demais quando parei de tomar os hormônios) e de um especialista no assunto (ginecologista) para iniciar um tratamento. Tenho 30 anos, quero ter meus filhos e não estou conseguindo. Queria ser acompanhada por alguém com experiência no caso. Muito Obrigada!

  90. Comentário de Ana Carolina | 10/09/2011 em 09:18:36

    Complementando o comentário anterior, eu moro na cidade de Juiz de Fora, MG. Obrigada.

  91. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 13:30:44

    Olá Ana Carolina,

    Você pode entrar em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicitar a indicação de um nutricionista com expericência nessa área em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  92. Comentário de Dannila | 12/10/2011 em 11:55:14

    Olá, descobrir que eu tinha SOP com 15 anos de idade e hj tenho 19 anos. Tomava anticoncepcional pra regular a mesntruação. Como eu era muito nova eu parei de tomar e nesse espaço de tempo eu engordei mais de 40kg, estando hj com 112kg, com hirsutismo e com o ciclo menstrual totalmente alterado. Procurei um endocrinologista, pq eu queria fazer uma redução de estomago e ele falou que não era possivel devido a SOP, que eu tinha que cuidar disso primeiro e que consequentimente ia me fazer perder peso e me encaminhou para uma nutricionista. A nurtricionista me passou uma dieta a qual eu não posso consumir leite e nem derivados e nada de farinha branca ( arroz, macarrão, pão e etc).
    Gostaria de saber se isso realmente vai fazer eu perder peso, pois antes eu estava na cademia e fazendo dieta (mas estava consumindo leite e derivados, e produtos feitos com farinha branca) e em 4 meses eu não eliminei nada e quando parei com o exercicios engordei 5kg em 1 mês.

  93. VP
    Comentário de VP | 12/10/2011 em 19:15:56

    Olá Dannila,

    Estas condutas podem ajudar e muito no controle de seu peso e controle da doença. Siga à risca as orientações de sua nutricionista, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  94. Comentário de Elsa Vieira | 24/10/2011 em 12:27:55

    Olá Dra Valeria,

    Descobri este site fazendo uma pesquisa sobre miomas uterinos…fui operada em Maio a um mioma subseroso, realizando portanto uma Miomectomia; Recentemente fiz um check up e meu médico descobriu outro mioma submucoso..vou fazer uma histeroscopia brevemente e colocar DIU com libertacao de progesterona .. mas estive a ler outros artigos que tbm sugerem uma ligaçao entre excesso de peso e o aparecimento de miomas.. já sigo uma alimentação balenceada, porque tenho colesterol alto e hipotirodismo e tomo hormona Eutirox diariamente..
    mas gostaria de saber que tipo de alimentos tenho de eliminar/evitar em relaçao aos miomas??
    o que é a dieta anti-inflamatória??
    que tipo de exame se faz, p saber a resistencia de insulina no organismo??
    Que suplementos me aconselha??
    que tipo de exercicio fisico devo praticar, alto ou de baixo impacto??

    Obrigada pela atenção,

    Elsa

  95. Comentário de Elsa Vieira | 24/10/2011 em 12:30:15

    Esqueci-me de referir que vivo em Portugal, tenho 37 anos, ainda sem filhos.
    Obrigada!

    Elsa

  96. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 13:26:38

    Olá Elsa,

    Você precisa de uma orientação individualizada. Perceba que não apresenta apenas mioma, não deve seguir uma receita básica de evitar ou incluir determinados alimentos visando apenas o mioma. Você já apresenta outras alterações como o colesterol alto e o hipotireoidismo, então, você deve procurar uma orientação específica não para as doenças, mas sim específica para o seu organismo que é individual. Além de investigar a resistência à insulina com exames de sangue avaliando glicose, insulina pré e pós-prandial, ou curva ou HOMA, etc também é importante verificar seus hormônios que também podem estar relacionados com todas estas alterações relatadas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  97. Comentário de michele | 15/11/2011 em 16:20:34

    Olá Dr. Valéria
    descobri que tinha SOP a alguns anos e agora descobri que tenho hiper prolactina,estou querendo engravidar gostaria de saber se a alimentação funcional pode me ajudar a regular meus hormônios e se eu posso desenvolver um problema com diabetes por ter com esses problemas hormonais

  98. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 17:40:36

    Olá Michele,

    A hiperprolactina é frequente na SOP. A alimentação pode auxiliar e muito no controle hormonal nesta condição. O diabetes é multifatorial, sendo que a SOP é mais um fator de risco, por isso, procure uma vida mais saudável, pratique atividade física e controle sua alimentação para evitar futuros problemas. Procure um profissional nutricionista para fazer um plano alimentar individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  99. Comentário de livia | 28/11/2011 em 22:57:26

    ola..tbm tenho SOp e prolactina alta…alem disso minha progesterona eh mt baixa..tem algum alimento q aumenta a progesterona? ja tomei glifage, fiz uso do clomid mas nao engravidei gostaria de saber quais alimentos poderia consumir para engravidar…mt obrigada

  100. Comentário de Eliany | 06/12/2011 em 22:58:06

    Olá Dra Valéria.
    -Tenho SOP e estou planejando engravidar no próximo ano, dentro de 3 meses. Meu geneticista e ginecologistas me receitaram vitaminas E, C, acido fólico, complexo B essas vitaminas podem piorar a SOP?
    -Gostaria de saber se qualquer pessoa q seja portadora da SOP pode tomar metformina. (ouvi falar bem deste medicamento)
    -Meu IMC é 21,6, tenho 1,53 de altura e peso 51, tenho peso adequado, posso descartar a hipótese de ter resistência a insulia de acordo com meu IMC?
    Como disse acima, quero engravidar mas sei que existe problemas ja que meu ciclo menstrual é desregulado, q tipo de medicamento resolve para q regule meus hormnios e assim possa ter mais facilidade para engravidar?
    Desde ja agradeço.

  101. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 16:05:49

    Olá Lívia,

    Existe uma erva nativa do Mediterrâneo que apresenta importantes funções na saúde da mulher regulando os sintomas relacionados com a menopausa, TPM, irregularidade menstrual, retenção hídrica e dores nas mamas, que é o Chastberry (Vitex agnus castus), este fitoterápico tem efeito estimulatório, levando ao aumento da produção de progesterona, além de inibir a secresção de FSH por atuar diretamente na glândula pituitária e também promove a secreção de LH. Porém, talvez seja interessante até fazer uma modulação hormonal bioidêntica, por exemplo, com um profissional bem capacitado nesta área. Desta forma incluirá apenas os hormônios que necessita, ao invés de utilizar fitoterápicos que podem ter mais de uma ação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  102. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 19:46:22

    Olá Eliany,

    As vitaminas não irão piorar a SOP, pelo contrário, auxiliam na regulação do seu sistema. Frequentemente é passado esta medicação para quem tem SOP, pois os pacientes com esta alteração apresentam resistência à insulina, mesmo que de forma subclínica e o IMC não indica se há presença de resistência à insulina ou não. Não há uma medicação que resolva todo o problema, é uma soma de fatores, acompanhamento médico, nutricional, atividade física, hábitos saudáveis de vida, etc. Tudo isso irá colaborar com o controle do quadro e maior chance de acontecer a gravidez. Procure sempre orientação de profissionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  103. Comentário de Elizabete Devitto | 26/12/2011 em 10:06:38

    Olá Doutora,
    Tenho 36 anos e há 6 anos entrei na menopausa, e possuo também o SOP, engordei muito e tenho muita dificuldade de emagrecer, acredito que seja devido a SOP

  104. VP
    Comentário de VP | 08/01/2012 em 19:05:09

    Olá Elizabete,

    Não é tão simples assim indicar alguns alimentos ou alguma preparação específica. A SOP causa diversas alterações metabólicas, porém, provavelmente não deve ser a única responsável pelo acúmulo de peso. A menopausa, maus hábitos alimentares, sedentarismo e muitos outros fatores podem estar associados. Procure um profissional nutricionista para elaborar um cardápio individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  105. Comentário de Cibele Cristina de carvalho oliveira | 13/02/2012 em 10:53:18

    bom dia

    Dr. a 4 anos tento engravidar e não consigo,fiz todos os exames e nada da causa,não tenho resistência a insulina,minha mesntruação desrregulada em dias(8 a 10dias no máximo apenas,minha ginicologista indicou diane 35 por 6 meses e junto tomo capsulas de uxi amarelo e unha de gato?Disse q tenho sop,só q não tenho nenhum sintomas apenas menstruação,como engordei 10 kh depois q casei estou emagrecendo isso ajuda tambem? a conduta esta correta? brigado

  106. VP
    Comentário de VP | 23/02/2012 em 21:45:19

    Olá Cibele,

    Isto mesmo. Controle do peso é fundamental nestes casos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  107. Comentário de Natalia | 05/03/2012 em 19:34:06

    Boa tarde!

    Dra. primeiramente gostaria de parabenizar a matéria, pois é um assunto muito dificil de pesquisa, todos os sites dizem a mesma coisa a sua matéria é inovadora.

    Eu tenho SOP, minha mestrução é normal mas tenho hipersutismo e sobrepeso, a 1 mês parei de tomar diane 35 para ver se consigo emagrecer mais rápido, faço acompanhamento com uma nutricionista, pois tinha crises de hipoglicemia, li na matéria que a proteína interfere.

    Gostaria de uma orientação a proteína para quem tem SOP interfere no emagrecimento?? pois a minha dieta é rica em proteína e tenho dificuldade no emagrecimento.

    Também ja fiz uso da espirolactona para hipersutismo, me informaram que não pode tomar por muito tempo por se tratar diurético pode acarretar problemas no futuro se o uso for continuo.

    Fico grata se tiver uma resposta,

    Obrigada!

    Natália Moreira

  108. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 13:02:59

    Olá Natália,

    A dificuldade no emagrecimento está presente de forma frequente em quem tem SOP. Uma alimentação equilibrada deve ser seguida à risca. Dentro deste aspecto, não deve-se ter exageros nem de proteínas, nem de gorduras e nem carboidratos. Como frquentemente há a necessidade de restringir um pouco mais os carboidratos, pode acontecer de a alimentação ficar com mais proteína, mas não a ponto de se tornar um excesso. Volte em sua nutricionista e relate que ainda está com dificuldade de perda de peso para ela avaliar se é possível fazer algum novo reajuste no plano alimentar. Não esqueça também de que a atividade física pode contribuir e muito no seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  109. Comentário de viviane | 17/03/2012 em 09:39:19

    Bom dia, Valeria,
    Há muito tempo ouço falar de vc. Minha filha tem SOP e a ginecologista receitou pílula anticoncepcional microdiol, que não é hormônio biodêntico.
    Vc pode me indicar um médico com bastante experiência em hormônios biodênticos?
    Gostaria também de fzer uma consulta com vc, para mudar a alimentação na minha casa. Vc atende em consultório?
    Obrigada,
    Viviane

  110. VP
    Comentário de VP | 22/03/2012 em 16:07:41

    Olá Viviane,

    Não fazemos indicações de profissionais aqui no blog. Também não estou atendendo atualmente, mas há muitas nutricionistas funcionais que podem ajudar bastante. Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite o contato de um nutricionista, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  111. Comentário de Deborah | 26/03/2012 em 19:13:03

    Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo blog! Tenho ovário policístico e encontrar esta matéria foi um verdadeiro achado! Estou há quase 2 anos tentando engravidar. Menstruo regularmente, não tenho problemas com acne, nem pêlos e sou magra. Faço tratamento com metformina 500mg há uns 4 meses e gostaria de conciliar uma dieta ideal para auxiliar no tratamento. Faço exercicios aeróbicos e musculação, como já estou muito magra pretendia tomar protéina isolada (Whey Protein) para ajudar a ganhar massa magra. Isto pode piorar a SOP? Li aqui que devo evitar proteinas como leite e derivados, carnes… Que tipo de proteinas posso consumir que me ajudarão a ganhar massa sem agravar o meu problema?
    Muito obrigada por esta oportunidade.
    Um abraço!

  112. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 12:12:47

    Olá Deborah,

    Evite fazer suplementações sem orientações específicas. Outros tipos de suplementos também podem fazer o aumento da insulina. Procure um profissional nutricionista para verificar se realmente há necessidade de suplementação dentro de seus objetivos principais e treino.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  113. Comentário de daiane miranda | 01/04/2012 em 19:47:16

    oiee tenho o ovario micropolicistico e estou tomando selene faz 5 dias e ela disse q logo posso ficar gravida vc confirma isso?

  114. Comentário de Deborah | 03/04/2012 em 20:36:33

    Obrigada pela resposta, Dra. Valéria.

    Vou procurar um profissional nutricionista para me orientar.

    Um abraço.

  115. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 16:07:54

    Olá Daiane,

    A melhor pessoa para lhe falar sobre medicação é a sua médica, mas este medicamento é extremamente útil em diversos casos. Boa sorte!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  116. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 16:14:46

    Olá Deborah,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  117. Comentário de Livia | 17/04/2012 em 15:30:09

    Olá Valéria, moro no Rio de Janeiro e gostaria de ser avaliada por um profissional desta área, ou seja, que trabalhasse com nutrição funcional.
    Teria como me indicar alguém próximo a minha cidade?
    Abraços!

  118. Comentário de suelen meneses | 18/04/2012 em 14:46:51

    Sou Suelen tenho 24 anos de idade estou com suspeita de policisto e queria saber o que devo fazer na base da alimentação ou se tem um espcialista online que possa dar orientação sobre minha alimentação espero uma resposta

  119. Comentário de Elessandra Silva | 23/04/2012 em 17:10:00

    Tenho 28 anos e tenho dois filhos,tenho sop e estou 20kls acima do peso e estou desesperada,nao sei oq fazer pra emagrecer,foi dificil engravidar mas consegui,agora quero emagrecer e acabar ou amenizar os sintomas de sop,nao me suporto mais assim,oq devo fazer? atualmente tomo metformina 500g de manha e 1g no almoço,mas nao vejo resultado (dosagem q tomava qdo estava tentando engravidar) oq vc me diz dra,estou desesperada, me ajude por favor. bjsss

  120. VP
    Comentário de VP | 27/04/2012 em 14:02:54

    Olá Lívia,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br. Eles possuem um cadastro de nutricionistas funcionais e podem indicar alguém perto de sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  121. VP
    Comentário de VP | 27/04/2012 em 14:27:31

    Olá Suelen,

    O texto acima trás diversas orientações sobre alimentação e ovários policísticos. Referente ao atendimento online, é considerado uma prática anti-ética, portanto, o ideal é procurar um nutricionista para fazer uma consulta presencial para elaborar um plano alimentar individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  122. VP
    Comentário de VP | 27/04/2012 em 14:52:33

    Olá Elessandra,

    Procure um profissional nutricionista para que possa avaliar sua alimentação e identificar erros alimentares que você comete sem saber e que estão dificultando a manutenção de seu peso saudável.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  123. Comentário de Renata | 21/05/2012 em 10:02:30

    Bom dia gostaria de uma indicação de uma nutricionista funcional em Santo André - SP. aguardo, obgdo

  124. VP
    Comentário de VP | 01/06/2012 em 15:46:05

    Olá Renata,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br, eles podem indicar uma nutricionista perto de sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  125. Comentário de Camila | 20/07/2012 em 10:32:32

    Olá, resido em Ubá-MG , vcs teriam algum contato aqui ou em Juiz de Fora -MG, preciso de uma nutricionista funcional pois com a SOP venho engordando muito. Obrigada

  126. VP
    Comentário de VP | 28/07/2012 em 13:53:37

    Olá Camila,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  127. Comentário de Jackeline | 30/07/2012 em 13:46:06

    Olá, boa tarde!

    Desde já agradeço o espaço, parabéns!

    Tenho 26 anos e em abril deste ano fiquei surpresa ao saber que estou com a SOP, sendo que em novembro/2011 fiz o exame e não foi constatado. Fui indicada pela médica a fazer um tratamento apenas com o anticoncepcional Selene e depois de um período de 6 meses realizar novos exames. Vi melhoras na diminuição das acnes. Minha menstruação é regular, tenho 1,60m e peso 53,5k, também está normal, somente a minha alimentação que não é rica em fibras. Existe algum exame que detecte se vou ser mãe ou só parando de tomar o anticoncepcional para saber? E porque não deu esse resultado nos exames de novembro? O tratamento da SOP é apenas com anticoncepcional?
    Grata.

  128. Comentário de julliete | 01/08/2012 em 14:25:29

    ola tenho 22 anos moro em Rio Verde go tenho SOP pretendo engravidar e gostaria de saber qual melhor proficional nessa area aqui em GOIAS.agradeço desde de já…

  129. VP
    Comentário de VP | 06/08/2012 em 23:16:52

    Olá Jackeline,

    Pode haver ou não dificuldade em engravidar e os tratamentos possíveis você deve discutir com sua médica. Referente à alimentação, você pode ler o texto sobre este assunto para verificar algumas informações sobre a alimentação e controle da SOP.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  130. VP
    Comentário de VP | 10/08/2012 em 16:17:33

    Olá Julliete,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  131. Comentário de Lidiana Maia | 09/09/2012 em 20:41:37

    Olá,boa noite!

    Desde minha adolescência fui diagnosticada com SOP,desde então já tentei fazer uso de varios anticoncepcionais como Diane,Selene,Yasmin,Diclin;mas não consegui me adaptar a nenhum desses,pois quando estou tomando sinto muito mal estar como dor de cabeça ,dores nas pernas,nos seios,enjoo,então comecei utiliza-los durante alguns meses e fico alguns meses sem tomar,será que isso pode agravar o caso?Certa vez consultei com uma ginecologista que me indicou o tratamento com Metformina, mas apos alguns meses fui fazer exame de sangue e notei que minha glicose havia subido uns 10 ¨pontos¨então fiquei com medo e parei de tomar,essa elevação é normal?
    Gostaria tambem de indicação de algum especialista aqui em BH.

  132. VP
    Comentário de VP | 21/09/2012 em 18:42:44

    Olá Lidiana,

    A metformina auxilia no controle de um dos principais distúrbios da SOP que é a hiperinsulinemia, normalmente com a utilização desta medicação a glicose diminui e não se eleva, se não estivesse tomando a medicação e provável que aumentaria ainda mais. Procure fazer uma nova avaliação da glicose agora que está sem a medicação e procure um nutricionista para auxiliá-la neste controle também com a alimentação, entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um profissional em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  133. Comentário de amiga | 20/10/2012 em 15:30:35

    ola eu tenho 20 mais ja tenho sop desde do 15 anos faço academia quero saber que tipo de suplemento posso tomar e se posso me depilar e tomo anticocepcional artemides35 me ajudem ñ sei o que fazer

  134. VP
    Comentário de VP | 26/10/2012 em 13:25:11

    Olá,

    Todas estas questões são individuais. É preciso saber outras informações, inclusive de seus hábitos alimentares para saber qual suplemento deve tomar e quais não devem. Procure um profissional nutricionista para fazer esta avaliação individualizada, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  135. Comentário de Fabiane | 31/10/2012 em 21:08:21

    Oi, gostaria de saber se tem algum profissional em nutrição funcional em Juiz de Fora,MG.
    Obrigada,
    Fabiane

  136. VP
    Comentário de VP | 10/11/2012 em 20:57:35

    Olá Fabiane,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um profissional nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  137. Comentário de Nina | 07/12/2012 em 21:53:45

    Olá!
    Tenho SOP e tomo pílula anticoncepcional para menstruar regularmente.
    Porém, gostaria de parar de ter de tomar esses hormônios todo mês.
    Pelo que li por aqui, a nutrição funcional é um bom caminho para o tratamento.
    Gostaria de receber indicação de um profissiona em Porto Alegre/ RS.
    Obrigada!

  138. VP
    Comentário de VP | 20/12/2012 em 16:55:41

    Olá Nina,

    A nutrição tem muito a fazer por pacientes nesta situação. Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista funcional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  139. Comentário de Rogeria da Mata | 02/02/2013 em 17:09:06

    Olá, resido em Juiz de Fora -MG , vcs teriam algum contato por aqui. Fiz cirurgia bariatrica em 2006. Acredito que uma nutricionista funcional podera me ajudar numa dieta mais saudavel. Obrigada

  140. VP
    Comentário de VP | 07/02/2013 em 23:10:03

    Olá Rogeria,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista em sua região, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  141. Comentário de Rosimeyre Fortes da Silva | 09/02/2013 em 20:32:02

    Olá tenho sop e tomo anticoncepcional Iumi a 8 meses e descobri com exame especifico a um mes que to com resistencia a insulina devido a minha pele estar com manchas escuras nas partes com dobrinhas pescoco e axilas me ajude como melhorar minha estética

  142. Comentário de Fernanda Piccoli | 10/02/2013 em 20:11:14

    Olá. Moro em Santo André -. SP e gostaria de uma indicação de um nutricionista funcional para me acompanhar durante a gestação. Obrigada.

  143. VP
    Comentário de VP | 21/02/2013 em 11:54:17

    Olá Rosimeyre,

    É preciso ter uma alimentação adequada para controlar a resistência à insulina para melhorar estes sintomas estéticos. Leia com atenção ao texto e tente seguir as orientações, mas seria interessante procurar um nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  144. VP
    Comentário de VP | 22/02/2013 em 09:45:12

    Olá Fernanda,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um profissional cadastrado em sua região, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  145. Comentário de Anna Cláudia | 26/02/2013 em 10:47:29

    Bom Dia Valéria,

    Eu li que o uso prolongado do whey pode favorecer a resistencia a insulina, usar 5 vezes na semana para a atividade fisica 1 medida antes e depois seria mto? e qual seria um periodo longo? quantos meses?

    É que eu atendi um paciente que faz musculação e corrida 1 hora cada, ele veio pra mim tomando BCAA e caseina com leite antes de dormir, ele apresentava mtos sintomas do consumo do leite, como sintomas da digestão e rinite alérgica, eu retirei os leites e a caseina, coloquei o whey antes e depois da atividade física, coloquei basicamente com fruta e leite de arroz, estou fazendo um calculo, estou usando 1,2g por kg de peso, talvez pode ser que dê duas medidas antes e depois. Ele não tem historico de cancer, nem diabetes, glicemia normal. Posso deixar dessa forma? antes e depois?
    Queria saber uma conduta correta ao passar o whey, como o tempo, a frequencia, e se depois posso readaptar o plano com fontes alimentares.

    Desde já eu agradeço a atenção.

  146. Comentário de Anna | 26/02/2013 em 12:40:19

    Bom Dia,

    Quais são os sinais clínicos de Resistencia a insulina, acantose e quais outros?

    Abraços.

  147. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 10:45:24

    Olá Anna Cláudia,

    Por questões éticas não discutimos via blog estudos de caso. A VP consultoria Nutricional apresenta uma área de assinantes que pode tirar dúvidas. Acesse: http://www.vponline.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  148. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 11:16:10

    Olá Anna,

    Na resistência à insulina, além da acantose nigricans frequentemente pode aparecer acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Além disso, sintomas de fadiga, sonolência e alterações de humor também podem estar presentes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  149. Comentário de Bruna | 19/03/2013 em 02:27:13

    Olá Valéria.. tenho 20 anos e tenho problema de acne por causa do ovário, já varias vezes tive e agora estou tomando isotretinoína, sera que quando terminar o tratamento existe chances de voltar a acne?
    Também faço academia a 2 anos e tomo suplemento alimentar.. whey protein e malto, logo no meu caso como quero hipertrofia muscular, preciso comer bastante proteína. O que a proteína faz com quem tem SOP?

    Abraços.

  150. Comentário de Cissa | 25/03/2013 em 13:06:10

    Boa tarde!

    Tenho os dois ovários micropolissísticos, porém não tive mostras disso no ciclo menstrual; nem em outros aspectos físicos (que eu tenha identificado); o sintoma que se destaca é a minha pele muito danificada desde os 12 anos, quando começou meu problema de acne que persiste até hoje, que tenho 30 anos. Mas ultimamente comecei a observar que meus cabelos crescem muito lentamente (quase imperceptivel), principalmente depois de um quadro quase crítico de stress (Digo quase crítico, porque procurei ajuda médica quando não pude mais controlar sozinha.), por preocupações em prol da faculdade, e que elevou e muito meu nível de prolactina (mais de 70) e fez meus cabelos quebrarem e crescerem de maneira desregular. Minha alimentação já não é das melhores, pois os gostos em família não coincidem. Só agora estou decidida a fazer o que puder para acertar ao menos a minha dieta, conforme minhas necessidades. Mas eu gostaria de saber se a SOP interfere também no desenvolvimento capilar. Apesar de saber que meu quadro é uma enorme cadeia de interferências. Desde já, obrigada pela atenção!

  151. VP
    Comentário de VP | 28/03/2013 em 09:36:59

    Olá Bruna,

    Depois do tratamento da acne normalmente se volta a ter volta em menor grau. Porém, a questão hormonal influencia muito e sempre terá que ter uma alimentação equilibrada e acompanhar os hormônios. Referente a suplementação para o treino não tem um problema direto, mas algumas pessoas sentem que pioram as acnes com o uso de whey protein. É preciso acompanhar suas reações para avaliar.

    Procure um profissional nutricionista que com a alimentação é possível controlar os sintomas tanto do ovário policístico quanto o excesso de acne, além de ter estratégias para você ter um maior resultado com a atividade física.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  152. Comentário de cecilia | 01/04/2013 em 19:05:17

    oi tenho um filho de 8 anos, tomei pirula durante 7 anos depoisa que parei ,minha mestruação finha normal,depois ficou tres meses sem fim,por fim veio em março normal.Depois fiz uma obstrétriaca é descobri que ovário policistico,foi ao gineco e ele me passou CELENE 21 +MEFORMINA DE 850, e me pediu um preventivo que faço de ano em ano,será que quando eu para vou engravida..me RESPONDA.

  153. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 14:45:59

    Olá Cissa,

    Pode ter inferência sim. Um dos sintomas que podem ocorrer na SOP é o aumento de queda de cabelo. Você está no caminho correto, com o devido acompanhamento com médico e nutricionista você conseguirá controlar bem as interferências da SOP.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  154. VP
    Comentário de VP | 04/04/2013 em 15:57:02

    Olá Cecília,

    Quem tem ovário policístico pode engravidar sim. Pode demorar um pouco mais para ter um mês que tenha uma ovulação normal, mas pode engravidar sim. Se não tiver outras doenças influenciando vai dar tudo certo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  155. Comentário de cristiana brum | 04/05/2013 em 10:42:21

    tenho 39 anos, e a uns três anos venho lutando com SOP, cheguei a ficar mais de ano sem apresentar o problema, agora voltou e não sei o que fazer, o que tomar.me ajude..

  156. Comentário de Sibele | 05/05/2013 em 17:42:00

    Olá Valéria, parabéns pela matéria!

    Gostaria de saber como posso fazer a consulta, estou fazendo alguns exames para diagnosticar SOP e sou a favor de utilizar a alimentação como ferramenta no tratamento de doenças.

    Obrigada

    Sibele

  157. VP
    Comentário de VP | 08/05/2013 em 18:31:26

    Olá Cristiana,

    Leia nossas dicas sobre alimentação no texto acima e procure um acompanhamento individualizado tanto nutricional quanto médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  158. VP
    Comentário de VP | 08/05/2013 em 19:12:38

    Olá Sibele,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista funcional em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  159. Comentário de leya | 21/05/2013 em 11:22:30

    meu nome e leya,
    bom dia , gostaria da ajuda de vocês tenho 28 anos e tenho sop desde a infância, somente faço o tratamento com anticoncepcional, comecei com selene e agora a ginecologista mudou para o femina. Engordei e não consigo emagrecer, tenho uma queda de cabelo muito acentuada e os meus exames são normais. O endocrinologista me passou o glifage xr 500mg mas ainda não comecei a tomar. gostaria de saber sobre a alimentação adequada e se os medicamentos que estou tomando estão corretos ou devo troca-los.
    Olá, resido em Juiz de Fora -MG, vcs teriam algum contato aqui, preciso de uma nutricionista funcional pois com a SOP venho engordando muito e o cabelo nao para de cair. Obrigada

  160. Comentário de Tamiris | 24/05/2013 em 13:09:08

    Olá,

    Tenho SOP, parei de tomar anti, (pois me sentia muito inxada) e comecei a ter muita acne e queda de cabelo, minha médica disse que tenho resistência a insulina, e eu adoro chocolates e refrigerantes, devo evita-los? Pois até então não consigo reduzir meu peso. Qual melhor meio de tratar o SOP?

  161. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:39:11

    Olá Leya,

    A medicação os médicos é que tem capacidade para avaliar, mas com certeza a nutrição pode te ajudar e muito. Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista funcional em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  162. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 12:02:25

    Olá Tamiris,

    Com certeza tem que evitar chocolate, refrigerantes e doces em geral. Siga as dicas do texto sobre SOP, mas seria interessante passar por consulta por uma nutricionista para ela poder elaborar um plano alimentar individualizado para seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  163. Comentário de Polly | 14/06/2013 em 22:15:38

    Olá Dra. Valéria
    Mmoro em Brasília e tenho SOP. Estou com 8 meses que tive minha primeira filha e engordei muito na gravidez (20 kg). Perdi 10 mas ainda estou acima do meu peso anterior. Queria saber se você indicaria um nutricionista funcional aqui em Brasília e um ginecologista (que entenda de SOP) pois alguns que fui desconsideraram a questão.
    Um abraço

  164. VP
    Comentário de VP | 20/06/2013 em 23:26:26

    Ola Polly,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  165. Comentário de Heloisa Dias | 16/09/2013 em 16:49:01

    Olá Valéria,

    Sou nutricionista,moro em BH/MG, e apesar de ainda não ter me especilizado na nutrição funcional tento seguir a linha da nutrição funcional para todos meus atendimentos e ainda realizo trabalhos de educação nutricional junto a empresas e escolas.
    Preciso de informações de nutricionistas funcionais que atendam no interior de MG.
    Espero seu retorno.

    Abços

    Heloísa Dias

  166. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 09:36:47

    Olá Heloísa,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite indicação de nutricionistas cadastradas em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  167. Comentário de LITA | 21/10/2013 em 22:48:27

    Estou com 19 ano e tenho sintomas de sop desdos 13 anos.Tenho 1.70m e atualmente peso 50k.Nao tenho acne porém já fiquei ate 6 meses sem mestruaçao e quando vinha com colicas fortes,febre,dores de cabeça,inchaço e ate diarreia.Tomo repopil indicado por uma farmacêutica pra regular a mestruaçao, no começo tomei um tempo e parei mais a mestruaçao nao veio e quando tomava com pausa de 7 dias com os sintomas de tpm citados a cima.Agora vai fazer dois anos que estou comando sem pausas.
    Mas meu maior problemas é os pelos por todo o corpo, que sao finos mais longos.Gostaria de saber se o excesso de pelos causados pelo sop tem cura?
    A alimentaçao melhora o excesso de pelos?
    Sou viciada em doces mais nao apresento diabetes.Lembro tambem que o periodo de crescimento de pelos coincide com a época que eu comia muitos doces todas os dias.Tem como reverter esse quadro??
    Obrigada!

  168. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 11:03:42

    Olá Lita,

    Se o excesso de peso for decorrente mesmo de SOP ou outras alterações hormonais, pode melhorar com a alimentação e tratamento adequado, mas se for uma questão genética não irá melhorar. Procure um médico e nutricionista para realizar exames e indicar o melhor tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  169. deh
    Comentário de deh | 23/12/2013 em 13:18:51

    tenho sop e tambem tenho tireoide , so que meu nivel hormonal tao normais . quero saber se tenho chance de engravida e se exercicio funciona para ajudar o sop

  170. Comentário de Denise | 24/12/2013 em 14:43:53

    Tenho 32 anos e duas filhas.btenho 1,75 M e peso 71 kg.
    Desde 2009 descobri q tenho SOP e desde então venho tratando com anticonscepcional ( mercilon conti ), mas ñ gosto muito de tomar, pois me deu muitos vazinhos e celulites por causa da retenção de líquido. Gostaria de saber se o tratamento é apenas com anticoncepcional ou se tem outro tratamento.
    Quera tb q vc me indicasse um nutricionista em Ribeirão Preto, tb gostaria de saber se uma nutrologa pode prescrever a suplementação q vc sita na matéria. Se sim me indica uma tb.
    Abraços e desde já obrigado

  171. VP
    Comentário de VP | 27/12/2013 em 00:24:18

    Olá Deise,

    Sim, há chance de engravidar, procure um médico e um nutricionista para te acompanhar de perto. Os exercícios também podem contribuir para controlar as alterações presentes na SOP.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  172. VP
    Comentário de VP | 27/12/2013 em 00:33:00

    Olá Denise,

    Há o tratamento via alimentação, como citado na matéria. Todas as suplementações relatadas podem ser prescritas por nutricionistas ou nutrólogos.

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista funcional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  173. Comentário de deise f | 28/12/2013 em 14:25:11

    tenho uma duvida , tenho SOP e tenho tireoide no resultado do meu exame de tireoide foi t3=94,6 t4=1,12 ths - 0,630 ai quero saber se com esses resultados tenho chance de engravida sendo que o limite de detecçao do t4 é de 0,1ngdl eo tsh limite de detecçao é de 0,008uUIml me ajuda quero ter um bebezinho so que tenho essas duvidas e o meu medico nao me deixa avontade assim como voçe de tirar minhas duvidas obrigada

  174. Comentário de Tania silva | 28/12/2013 em 23:03:56

    Olá Dra. Valéria Paschoal, tudo bem?
    Descobri a SOP aos 18 anos, e tratei com pílula até os 20, porém devido a um problema circulatorio na retina e as crises de enxaqueca fui proibida de tomar pílula. Sou magrinha (1,57 - 49 quilos), contudo possuo muitos pelos, testosterona alta, e ciclos irregulares. Li na internet que uma dieta com baixo carboidrato pode ajudar na SOP, só que no meu caso não sei se não faria mal devido ao peso. Li também que unha de gato e uxi amarelo são remédios naturais para SOP, novamente não sei se pode fazer mal. Um Nutricionista pode me tirar essas dúvidas em uma consulta? Você atende em São Paulo?
    Obrigada.
    Tania.

  175. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 12:36:01

    Olá Deise,

    Tem chance de engravidar, porém, tratar tanto a SOP quanto a tireóide irá faciliar e garantir uma gravidez mais saudável.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  176. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 13:28:52

    Olá Tania,

    Sim o controle de carboidratos é interessante, não necessariamente a quantidade, mas sim a qualidade do carboidrato pode ser controlada. Fitoterápicos podem contribuir para o tratamento, mas não devem ser utilizados sem orientação e prescrição. Procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado. Em nosso site há o contato da clínica da VP Consultoria que conta com ótimos profissionais (www.vponline.com.br) ou entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite a indicação de um profissional nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  177. Comentário de carina | 17/01/2014 em 15:50:57

    Boa tarde Dra!,

    Eu tenho este problema de sindrome do ovario policistico, gostaria de saber se a Dra poderia passar uma tabela nutricional dos alimentos que possam combater este mal. Há 5 anos atras tive cisto hemorragico, contive a crise com medicamentos, nao precisei de operação, ja tenho uma filha, mas o problema voltou novamente, tenho dificuldades no uso de pilulas pq o estradiol acaba comigo, estou tomando cerazetti, mas nao sei se é tao eficaz, obrigada!

    Abraços!

  178. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 21:00:22

    Olá Tamiris,

    Pacientes com SOP frequentemente apresentam resistência à insulina e dentre os sintomas estão queda de cabelo e acne. Sim, é preciso evitar chocolate e refrigerantes e todos os alimentos que aumentam a insulina como doces em geral, arroz branco, pão branco, massas, etc. Leia as orientações do texto sobre SOP para ajudar no seu caso e de preferência, procure um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  179. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 22:01:43

    Olá Carina,

    Uma lista não irá resolver seu problema. Você tem que procurar um nutricionista funcional para elaborar um plano alimentar individualizado, levando em consideração não apenas a Síndrome do Ovário Policísticos, e sim sua saúde, sintomas, sinais e doenças associadas, assim como fatores ambientais e genéticos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  180. Comentário de Ana Paula | 13/02/2014 em 01:05:37

    Olá Dra, estou tentando engravidar, mas tenhp SOP e minha médica recomendou uso da metformina e perda de peso. Gostaria de uma indicação de nitricionista para o meu cado. Eu moro em niteroi rj.

  181. VP
    Comentário de VP | 21/02/2014 em 16:46:24

    Olá Ana Paula,

    entre em contato com ibnf@ibnfuncional.com.br e solicite uma busca de nutricionistas em sua região.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  182. Comentário de Geandra | 26/02/2014 em 22:17:10

    Olá
    Eu fui diagnosticada com resistência a insulina, tenho que tomar metformina 500 mg por 4 meses.
    Eu gostaria de saber se quando se passar os 4 meses, a resistência a insulina será totalmente encerrada e tudo voltará ao normal mesmo sem a prática de exercícios ou é necessário que haja prática para que volte ao normal mesmo tomando metformina?

    Obrigada.

  183. Comentário de Adriana | 03/03/2014 em 14:13:17

    Eu nao tenho SOP. Eu tenho um cisto comum e estou tomando biprofenid para diminuir o tamanho dele e diminuir a terrível dor que sinto também. Eu tive meu filho fazem 5meses e eu gostaria de saber se minha alimentação faz diferenca na melhora do meu cisto, ou se piora o fato de eu fazer regime.

  184. VP
    Comentário de VP | 05/03/2014 em 11:39:03

    Olá Geandra,

    A prática de atividade física, quando orientada por um profissional capacitado, é muito importante, não apenas como tratamento, mas sim como prevenção de algumas patologias.
    Desta forma, procure um profissional capacitado para a devida orientação e prescrição da atividade física e um nutricionista, para orienta-lo com relação à alimentação para melhora da resistência à insulina

    Um abraço
    Dra. Valéria Paschoal

  185. VP
    Comentário de VP | 06/03/2014 em 10:02:07

    Olá Adriana,

    Certamente, a alimentação saudável irá te beneficiar. Para obter uma alimentação adequada, procure um profissional nutricionista. O profissional, poderá orienta-la da melhor forma e individualizada.

    Caso necessite de uma indicação, envie um email para ibnf@ibnfuncional e solicite uma busca de profissionais em sua região.

    Uma abraço

    Dra. Valéria Paschoal.

  186. Comentário de Sumaia | 11/03/2014 em 21:30:59

    Boa Noite Dra Valeria

    Primeiramente parabéns por seus artigos, estudos e explicações

    Tenho 25 anos, desde sempre tive um enorme desejo de ser mae, me casei o ano passado e o desejo so aumentou, sempre fiz uso de anticoncepcional, parei de toma-lo em novembro e desde entao minha mesntruaçao nao veio, fui a uma ginecologista e descobri que tenho a SOP, fiquei muito triste, mas fui encaminhada para um acompanhamento e tratamento com outro medico, mas estou estudando Nutrição e comecei a ligar uma coisa com outra, pois sou vegetariana a 8 anos, e tento levar uma vida com hábitos mais saudáveis, fiz hemogramas completo e com minha saúde esta tudo bem, mas gostaria de saber se ha alguma ligação com o fato de vegetariano com a SOP? e se apenas hábitos alimentares podem reverter essa deficiência em meus ovários.

    Obrigado pela oportunidade

  187. Comentário de kelly cristina | 17/03/2014 em 02:38:36

    Ola bom dia! Des da minha adolescencia tenho SOP e minha mestruação so fica regrada com anti, recentemente fiz exames de rotina de sangue e minha glicose esta um pouco a cima e estou com o nivel de anti-tpo alterado, a tireoide esta em ordem. Com boa alimemtação e possivel esse nivel de anti-tpo baixar?

  188. Comentário de wennyta | 18/03/2014 em 16:40:27

    Olá, me chamo wennyta e tenho SOP , faço tratamento desde meus 16 anos, engordei 20 kg e gostaria muito controlar meus hormônios, estou fazendo o uso de glifage 500mg 2 comprimidos ao dia , mas tenho me sentido muito mal, estou na segunda caixa e tenho tonturas, diarreias, vômitos e tremores musculares, isso é normal, devo continuar esse medicamento? Me ajude, preciso de uma ajuda profissional para o meu caso e já passei por vários profissionais e não tenho êxito. Desde já agradeço

  189. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 10:55:15

    Olá Sumaia,

    A nutrição poderá te auxiliar neste tratamento.

    Caso necessite de uma indicação, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoa

  190. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:18:32

    Olá Kelly Cristina,

    A alimentação pode auxiliar na melhora destes marcadores

    Caso necessite de uma indicação de nutricionista, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  191. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:40:59

    Olá Wennyta,

    Para informações sobre tratamento medicamentoso, procure um medico especializado.

    Caso necessite de uma indicação de nutricionista, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal


Enviar Comentário »»