VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

Nutrição e Estética - Os alimentos podem retardar o envelhecimento da pele?

O envelhecimento da pele ocorre devido a fatores genéticos e a fatores ambientais, sendo que a alimentação é a opção mais facilmente modificável, que pode auxiliar a combater os radicais livres produzidos pelo estresse do nosso dia-a-dia.

Dependendo do estilo de vida que temos, produzimos cada vez mais radicais livres e o excesso desta produção danifica as células do nosso corpo, inclusive as células da pele, levando ao envelhecimento.

Sendo assim, a alimentação é muito importante para combater o envelhecimento, tanto dos nossos órgãos, quanto da nossa pele. Isto ocorre porque a produção de radicais livres é reduzida quando você retira da alimentação substâncias que aumentam a sua produção, como por exemplo aditivos químicos como corantes, conservantes, emulsificantes, acidificantes e muitos outros, excesso de gorduras saturadas e trans ou ainda alimentos com calorias vazias, ou seja, possuem calorias mas não outros nutrientes benéficos. Estas substâncias são encontradas em grande quantidade em produtos industrializados de uma maneira geral e fast foods.

Além disso, através de uma alimentação adequada, nossas células irão receber os nutrientes que vão neutralizar a ação negativa dos radicais produzidos por qualquer causa, seja pela poluição, excesso de atividade física, estresse, ou mesmo os danos provocados pelos radicais produzidos normalmente pelo nosso organismo. Desta forma a alimentação efetivamente pode diminuir o risco do desenvolvimento envelhecimento precoce.

Além deste benefício, não só a pele ficará mais bonita, assim como haverá um bom funcionamento de todo seu organismo, então, se alimentar bem trará ainda mais disposição e bem-estar e te proporcionará um equilíbrio orgânico em que você se sentirá melhor como um todo, diminuindo o risco inclusive de doenças mais graves como diabetes, doenças cardíacas, câncer, ou mesmo um intestino preso. E este estado vai facilitar uma vida sem estresse e com maior ânimo para práticas esportivas, melhorando ainda mais a saúde e a pele.

Este benefício será proporcionado quando estes alimentos benéficos são ingeridos em equilíbrio nas refeições durante o dia. Isto ocorre porque nosso organismo é dinâmico, portanto devemos nutrir nossas células freqüentemente, ou seja, é importante colocarmos em prática a ingestão de alimentos a cada 3 horas para prevenir também o envelhecimento precoce.

Existem alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a nutrir nossas células e diminuir o risco do envelhecimento precoce, lembrando que a melhor opção vai depender de cada indivíduo, portanto, o ideal é procurar o aconselhamento de um nutricionista capacitado. São eles:

- Açaí: Rico em fitoquímicos como as antocianinas e proantocianinas que são importantes antioxidantes. Ingerir de meia a uma porção por dia.
- Aveia: Contém beta-glucanas que diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea, diminuindo o processo inflamatório que eleva o estresse orgânico, produzindo mais radicais livres. Consumir 1 colher de sopa de aveia por dia.
- Chá verde: Riquíssimo em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. Ingerir de 3 a 4 xícaras de chá por dia, de preferência longe das refeições. Evite consumir o chá verde no período noturno pois possui cafeína e pode alterar o sono.
- Gergelim: rico em antioxidantes, diminuindo os danos causados pelos radicais livres na pele. Consumir 1 colher de sopa por dia.
- Soja: Possui isoflavonas que diminuem o processo inflamatório da pele. O extrato de soja também pode aumentar a síntese de colágeno, o que pode retardar o envelhecimento cutâneo. Para garantir todos seus efeitos tem que ingerir 25g de proteína da soja.
- Tomate, goiaba e melancia: ricos em licopeno (confere a coloração vermelha aos alimentos), possui atividade antioxidante e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Também diminui o processo inflamatório. Consumir duas porções ao dia, de preferência cozidos ou processados para melhor aproveitamento do licopeno.

154 Respostas para Nutrição e Estética - Os alimentos podem retardar o envelhecimento da pele? »»


Comentário

  1. Comentário de Janaina | 17/11/2008 em 10:46:01

    Olá, gostei muito da matéria mas fiquei com uma dúvida.
    Qual a melhor forma de comer o gergelim garantindo absorção dos seus nutrientes, comer a semente crua ou batida ou torrada ?

  2. VP
    Comentário de VP | 17/11/2008 em 15:03:28

    Olá Janaína,

    Normalmente a semente de girassol já é comercializada tostada e salgada para consumo, podendo ser ingerida como um lanche. Quanto a forma de uso, não há diferenças entre o consumo dos grãos ou batida como uma farofa, este processo não afetará sua eficácia.

    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  3. Comentário de Janaina | 18/11/2008 em 10:47:07

    Dra. Valéria,

    Na verdade minha dúvida é sobre o gergelim! Existe alguma recomendação quanto a melhor forma de ingeri-la ? Comer o gergelim inteiro ou triturado??

    Abraço, Janaina - Nutricionista graduanda em nutrição clínica funcional.

  4. VP
    Comentário de VP | 18/11/2008 em 10:58:09

    Olá Janaína,

    Me desculpe, as informações passadas são sobre a semente de gergelim, houve um erro de digitação! Espero que as informações tenham sido úteis.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  5. Comentário de Helen iglesias | 21/11/2008 em 12:24:28

    Na verdade é a semente de girassol que vem tostada e salgada. E a semente de gergelim é encontrada na forma descacada ou não .
    Também tenho dúvidas , qual a melhor forma de se consumir?

    obrigada
    Helen

  6. VP
    Comentário de VP | 24/11/2008 em 09:31:19

    Oi Helen,

    A semente de gergelim também se encontra normalmente tostada e salgada, pronta para o consumo. Você pode consumi-la desta maneira que terá os benefícios garantidos. Só deve tomar cuidado com pacientes hipertensos, devido a quantidade de sal, então deve ser feito um balanceamento geral da dieta quanto ao teor de sal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de Kátia | 26/01/2009 em 21:02:24

    Olá,
    Gostaria de saber sobre a semente de girassol… se a melhor forma de ser consumida é crua ou torrada…e se há alguma alteração em suas propriedades quando torrada?

    Obrigada!

  8. VP
    Comentário de VP | 27/01/2009 em 09:28:27

    Olá Kátia, tudo bem?

    A maioria dos produtos encontrados disponíveis no mercado comercializam a semente de girassol já torrada e salgada, para facilitar o consumo. Não há problema nenhum em consumir a semente de girassol torrada, ela é riquíssima em vitaminas, minerais e gorduras de boa qualidade e, portanto, deve ser incorporada a nossa alimentação!

    Se tiver mais alguma dúvida por favor nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de Giselle | 28/03/2009 em 11:25:41

    Olá

    Gostaria de saber um pouco mais sobre o colágeno. Ele é produzido pelo nosso organismo? Devo suplementar em forma de colágeno hidrolisado?Se devo qual a quantidade necessária e o horário ideal pra tomar? A sua função é de sustentação da pele, mais pode ser ingerido tbm para diminuir o apetite?

    Obrigada
    Giselle

  10. VP
    Comentário de VP | 03/04/2009 em 13:01:36

    Olá Gisele, como vai?

    O colágeno é uma substância que possui uma série de aminoácidos essenciais, ou seja, que nosso organismo não produz, portanto precisamos ingerir através dos alimentos para sua formação.

    O colágeno tem sido utilizado em balas e gomas que são consideradas potentes no tratamento da obesidade, entretanto, não é o colágeno que auxilia o processo de emagrecimento destas balas, e sim os fitoterápicos utilizados como a garcínia, a caralluma, etc. Dentre os benefícios do colágeno hidrolisado podemos citar a diminuição da dor em atletas, aumento de peso em pacientes debilitados, maior produção de colágeno da pele, etc.

    A melhor forma de suplementação é o colágeno hidrolisado, porém em relação a dosagem, estas gomas não são efetivas, pois cada goma tem por volta de 30 a 300mg de colágeno, sendo que a maioria dos estudos consegue ver benefícios do colágeno a partir de 5 ou 10 gramas.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de Letícia | 29/04/2009 em 11:26:07

    Olá Valéria,

    Gostaria de saber quais alimentos posso usar para melhorar a pele ressecada dos braços?

    Obrigada pela atenção!

    Letícia

  12. VP
    Comentário de VP | 29/04/2009 em 12:40:32

    Olá Letícia, como vai?

    Não podemos dizer ao certo qual é o melhor alimento para você consumir que irá melhorar o ressecamento de pele, pois este pode ser causado por diversos fatores, como a baixa hidratação, consumo de alimentos que podem ser alergênicos para você, baixo consumo de alimentos ricos em nutrientes importantes para a pele, como a vitamina A, vitamina B2, a biotina, cálcio e ácidos graxos essenciais, etc.

    Portanto, uma avaliação nutricional detalhada é importante para identificar as possíveis causas alimentares deste ressecamento. Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional especializado mais próximo de sua região. Mas lembre-se sempre que uma boa hidratação é fundamental na saúde da pele!

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de Helder | 08/05/2009 em 12:32:18

    eu deixo a semente de girassol de molho na água por 24 horas, retiro a casca e consumo a parte de dentro crua. Consumo de 10 a 12 sementes por dia. Existe algum problema nisso ou será melhor tosta-las?

    obrigado pela atenção
    parabens pelo trabalho

  14. VP
    Comentário de VP | 12/05/2009 em 17:42:46

    Olá Helder, como vai?

    O remolho das sementes é utilizado para liberar os seus fatores antinutricionais, o que é interessante para otimizar a absorção dos nutrientes presentes na semente. Não encontramos nenhum estudo que tenha encontrado efeitos negativos do consumo da semente de girassol crua. Normalmente encontramos a semente de girassol tostada para comercialização, por questões de conservação e sabor. Mas não existem estudos que proibam este tipo de prática. Caso você realize a cocção da semente para torrar, é interessante que você não deixe a semente queimar, pois desta forma você pode promover a perda de alguns nutrientes e enzimas importantes.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  15. Comentário de Luciana | 17/05/2009 em 23:37:54

    Olá, sou nutricionista e atualmente estou trabalhando com nutrição em estética em clínicas de estética, gostaria de me aprofundar no assunto poderia me indicar a melhor literatura e cursos????
    Abraço
    Luciana

  16. VP
    Comentário de VP | 18/05/2009 em 11:42:53

    Olá Luciana,

    Existe um livro básico que pode ser muito interessante para adquirir os principais conhecimentos relacionados à estética. O nome do livro é “Fisioterapia Dermato-Funcional”.

    Além disso, a VP Consultoria Nutricional oferece cursos de extensão relacionados a Nutrição e Estética em diversas regiões do Brasil. A revista Nutrição Saúde e Performance também publica frequentemente artigos relacionados ao manejo nutricional frente à diversas alterações estéticas. Você pode obter maiores informações no site http://www.vponline.com.br.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço e boa sorte com seus estudos!

    Dra. Valéria Paschoal

  17. Comentário de Liliane | 18/05/2009 em 19:13:41

    Olá Dra Valéria!

    Tenho uma dúvida: a gelatina hidrolisada e o colágeno hidrolisado são a mesma coisa? Existem suplementos de ambas as formas, qual é a melhor ou não há diferença?

    Obrigada

  18. Comentário de Paula | 19/05/2009 em 16:37:34

    Olá Dra. Valéria!

    Gostaria de saber se a gelatina normal de caixinha ou envelope pode ser consumida para a obtenção de colágeno.

    Obrigada!

  19. VP
    Comentário de VP | 20/05/2009 em 15:43:41

    Olá Liliane,

    Tanto a gelatina hidrolisada quanto o colágeno hidrolisado são obtidos através da hidrólise do tecido colagenoso de animais, e são ricos nos aminoácidos que formam o colágeno em nosso organismo (prolina, glicina e hidroxiprolina). A diferença entre eles é em relação às suas características físico-químicas: enquanto a gelatina hidrolisada tem a característica gelatinosa, o colágeno hidrolisado não se gelifica, tem baixo peso molecular e é solúvel em água. Entretanto, por ambos apresentarem a mesma composição, estes conferem o mesmo efeito benéfico à saúde, e podem ser consumidos com o mesmo fim.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  20. VP
    Comentário de VP | 20/05/2009 em 15:49:21

    Olá Paula,

    As gelatinas comercializadas normalmente em supermercados para a preparação de doces não contém a mesma quantidade dos aminoácidos essenciais que formam o colágeno, pois no produto são contidas outras substâncias como o açúcar, além de corantes e aromatizantes que dão as características sensoriais específicas.

    Portanto, é interessante que você consuma o produto que não tenha a adição destes compostos, pois você estará garantindo um consumo de quantidades interessantes dos aminoácidos que formam o colágeno, e estará evitando o consumo de substâncias prejudiciais à saúde, como o açúcar e aditivos alimentares.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  21. Comentário de Paula | 24/05/2009 em 11:41:03

    Dra. Valéria,

    Quais produtos não tem a adição destes compostos (açúcar e aditivos) e possuem quantidades interessantes dos aminoácidos que formam o colágeno?

    Obrigada novamente!

    Abraço

  22. VP
    Comentário de VP | 25/05/2009 em 11:09:19

    Olá Paula,

    Existem diversas marcas disponíveis no mercado que comercializam a gelatina ou o colágeno hidrolisado puros, tanto em sachê como em cápsulas. Você pode encontrar estes produtos em lojas de produtos naturais ou de suplementos para exercício. É importante lembrar que você deve optar por marcas devidamente registradas de acordo com a legislação brasileira.

    Qualquer dúvida entre em contato novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  23. Comentário de Fabiana | 25/05/2009 em 17:35:28

    Sou nutricionista e gostaria de obter mais informações sobre o assunto: Nutrição e estética. Onde eu poderia buscar essas informações? Há referências cientíticas que possa me passar?
    Obrigada.

  24. VP
    Comentário de VP | 26/05/2009 em 11:35:40

    Olá Fabiana, como vai?

    Existe um livro básico que pode ser muito interessante para adquirir os principais conhecimentos relacionados à estética. O nome do livro é “Fisioterapia Dermato-Funcional”.

    Além disso, a VP Consultoria Nutricional oferece cursos de extensão relacionados a Nutrição e Estética em diversas regiões do Brasil. A revista Nutrição Saúde e Performance também publica frequentemente artigos relacionados ao manejo nutricional frente à diversas alterações estéticas. Você pode obter maiores informações no site http://www.vponline.com.br.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço e boa sorte com seus estudos!

    Dra. Valéria Paschoal

  25. Comentário de Patricia | 30/06/2009 em 12:38:00

    Olá Dra. Valéria,

    Gostaria de saber se os corantes vermelho 40 e amarelo crepúsculo, presentes muitas vezes nos alimentos, são prejudiciais à saúde, principalmente para crianças.
    Desde já agradeço.

    Patricia

  26. VP
    Comentário de VP | 01/07/2009 em 12:00:19

    Olá Patrícia, como vai?

    Os corantes que você citou são corantes produzidos artificialmente. Partindo deste princípio, devemos considerar que são substâncias que nosso corpo não utiliza e aproveita. Sendo assim, eles podem “machucar” a parede de nosso intestino e serem absorvidos, e quando absorvidos, podem alcançar qualquer órgão. Os estudos relacionam muito a questão da neurotoxicidade causada por corantes artificiais, mas devemos pensar que estes corantes podem ser tóxicos então para qualquer órgão.

    Sendo assim, devemos evitar a ingestão desses tipos de compostos em qualquer faixa etária, em associação a uma alimentação saudável, para mantermos nosso organismo em equilíbrio.

    Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  27. Comentário de Márcia Calmon | 18/07/2009 em 00:37:45

    Olá, dra Valéria,
    Adorei o site. Parabéns! Gostaria de saber se a gelatina sem sabor, em pó, seria uma boa alternativa ao colágeno hidrolisado. Muito obrigada.

  28. VP
    Comentário de VP | 20/07/2009 em 16:07:35

    Olá Márcia, como vai?

    A gelatina é uma fonte muito interessante de colágeno sim. Entretanto, você deve dar preferência às opções livres de corantes, açúcares e adoçantes, e os demais aditivos alimentares que são utilizados pela indústria, pois nosso oganismo identifica essas substâncias como toxinas. Lembre-se que uma alimentação o mais natural possível é o ideal para manter a saúde e qualidade de vida.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  29. Comentário de camila | 12/08/2009 em 17:24:48

    Olá Valéria . Falando de corantes e conservantes, vemos nos alimentos industrializados como sucos de caixinha, iogurte. O que devemos levar para casa, os que não tem corantes e conservantes, ou que tem menos ou aqueles que usam somente corantes naturais? Como ver no rótulo? sei que os orgãnicos são melhores e os sucos naturais, mas em relação a disponibilidade na minha região de orgãnicos, o que é melhor falando de iogurte, sucos de caixinha e leite de soja ex batavo? que tem essas substancias?

  30. Comentário de Renata | 16/08/2009 em 13:32:18

    Olá Valéria.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pela nutrição funcional, que sempre tive interesse por esta área, onde há alguns anos atrás não era explorada.
    Seguindo a idéia anterior de produtos de caixinha, gostaria de saber se os leite e sucos a base de soja contém os mesmos benefícios da soja em grão.

    obrigada

  31. VP
    Comentário de VP | 19/08/2009 em 17:20:26

    Camila,

    Devemos dar preferência aos alimentos in natura, de preferência orgânicos, caso for fazer uso de algum produto pronto, o melhor seria os produtos orgânicos, caso em sua região a oferta de produtos orgânicos seja baixa, é possível ainda encontrar produtos sem corantes e conservantes.

    Esta informação você encontra na embalagem do produto. Caso haja conservantes, corantes e outros produtos químicos é possível saber olhando nos Ingredientes, comumente encontrados logo abaixo das informações nutricionais.

    Procure ter uma alimentação com mais produtos in natura e orgânicos, em detrimento de produtos industrializados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  32. VP
    Comentário de VP | 20/08/2009 em 07:00:35

    Olá Renata,

    Primeiramente obrigada pelas palavras.

    Referente aos sucos e leite de soja não é possível garantir exatamente os mesmos benefícios já que com qualquer processamento há perda de nutrientes, por exemplo, as fibras que encontramos no grão que auxiliam o controle da glicemia, diminuem a absorção de gordura, auxiliando os fatores de risco de doenças do coração, além de melhorar o trânsito intestinal, diminuindo o risco de câncer de cólon.

    Porém os benefícios das proteínas e de fitoquímicos são mais conservados, auxiliando a redução do colesterol, por exemplo. Entretanto os sucos a base de soja possuem um baixo teor de extrato de soja e não é possível garantir estes benefícios.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  33. Comentário de Daiane | 27/09/2009 em 15:01:15

    Olá, Dr., Gostaria de saber se colocar no leite na manha e a noite, uma colher de Gelatina se sabor e cor (sem açucar), mais uma colher de semente de linhaça, e uma colher de gergelim, é uma boa maneira de retardar a flacidez da pele?
    Obrigada..

  34. VP
    Comentário de VP | 28/09/2009 em 17:21:48

    Olá Daiane, como vai?

    A combinação entre a gelatina, semente de linhaça e de gergelim é interessante por associar diversos aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras importantes para a saúde da pele e saúde do organismo de uma maneira geral.

    Porém, vale destacar que o consumo crônico de leite pode não ser interessante para algumas pessoas que possam ter hipersensibilidade à proteína do leite de vaca, o que pode prejudicar a saúde da pele e os demais sistemas do organismo. O ideal é que sempre seja realizado um rodízio dos alimentos consumidos, para que você sempre consuma alimentos que forneçam diferentes nutrientes para seu corpo. Nossas células são formadas por pelo menos 44 nutrientes, e não existe um alimento que consiga oferecer todos esses nutrientes de uma só vez, portanto a variação nos alimentos consumidos é o ideal.

    Portanto, uma sugestão é você utilizar esse mix da gelatina com as sementes e bater com uma ou duas frutas, e ir variando os tipos de frutas ao longo dos dias. Com certeza dessa forma, você conseguirá otimizar os resultados que deseja.

    Vale lembrar que uma orientação nutricional adequada deve ser realizada por um nutricionista capacitado, que irá identificar as melhores estratégias para o seu caso, garantindo melhores resultados, associados à saúde e qualidade de vida.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  35. Comentário de Carol | 30/10/2009 em 11:00:42

    Dra.
    Além do livro Fisioterapia Dermato-Funcional, que por sinal é muito caro, qual outro vc me indica em Nutrição estetica?
    Tem alguma especialização na área?
    Obrigada

  36. VP
    Comentário de VP | 30/10/2009 em 13:11:56

    Olá Carol, como vai?

    A VP Consultoria Nutricional oferece cursos de extensão relacionados a Nutrição e Estética em diversas regiões do Brasil, para que você possa aprofundar seus conhecimentos. Além disso, constantemente são publicados artigos na revista Nutrição Saúde e Performance relacionados ao manejo nutricional frente à diversas alterações estéticas. Você pode obter maiores informações sobre estes 2 produtos no site http://www.vponline.com.br.

    Em relação a cursos de especialização, infelizmente não conhecemos um curso que ofereça esse tipo de formação até o momento.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  37. Comentário de Juliane Martir | 05/11/2009 em 18:38:14

    Boa noite Valéria;
    Gostaria de questionar sobre a suplementação com ácido fólico no sentido de melhorar a saúde da pele, cabelos e intestinos, uma vez que essa vitamina participa no processo de células de alto poder de renovação.
    Sigo uma linha correta de raciocínio ao suplementar o ácido folico na queda de cabelos, acne e constipação crônica….??
    Vc tem experiência com essa suplementação?? A dieta básica consegue atingir a recomendação atual para adultos????

    Obrigada, parabéns por tornar a nossa profissão excelencia no cuidado assistencial à saúde de todas as pessoas!!!!!!!!!!!

  38. VP
    Comentário de VP | 06/11/2009 em 09:28:03

    Olá Juliane,

    A deficiência de ácido fólico é considerada uma das mais comuns entre as deficiências nutricionais. Inclusive temos programas de saúde pública que fortificam alimentos com este nutriente para tentar evitar este problema, mas a prevenção desta deficiência é possível conseguir através de uma alimentação variada. Boas fontes de ácido fólico são: vegetais de folhas verdes escuras, ovos, brócolis, suco de laranja, repolho, couve-flor, melão, couve-de-bruxelas, gérmen de trigo e cereais integrais.

    Um dos sintomas de deficiência é justamente a queda de cabelo, se houver outros sintomas que também indiquem deficiência de nutriente é possível conseguir bons resultados. Quanto à acne, este nutriente também pode ser importante no reparo das células e quanto à constipação, não vai atuar especificamente contra a constipação, mas irá garantir um dos nutrientes importantes na renovação celular das células do intestino além de auxiliar o processo de destoxificação, frequentemente alterado em pacientes com constipação intestinal.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. Comentário de Damaris | 02/12/2009 em 23:23:08

    Gostaria de saber qual a proporção dos ingredientes para o mix de aveia, lihaç e germen de trigo.

  40. VP
    Comentário de VP | 08/12/2009 em 15:30:12

    Olá Damaris, como vai?

    Não existe uma recomendação específica de proporção destes alimentos, nós recomendados que eles sejam ingeridos como parte de uma alimentação saudável diária.

    No entanto, você pode conferir neste mesmo blog, na edição de abril de 2008, uma sugestão de farofa de sementes, que possui diversos alimentos, além destes 3 citados, em proporções previamente estabelecidas, para facilitar sua elaboração.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  41. Comentário de Myrian | 04/01/2010 em 21:10:33

    Cara Doutora

    Cheguei neste site numa busca por valor nutricional da semente de gergelim e fiquei surpresa com a quantidade de informações que encontrei. Observei que em várias respostas você coloca que o leite não deve ser ingerido diariamente e eu me surpreendi porque sempre ouvi o contrário, todavia tenho uma intolerância a qualquer alimento derivado do leite, e já sofro de osteoporose. Você poderia me orientar sobre que quantidade de quais alimentos me ajudariam a suprir minha necessidade diária?
    Aproveito para parabenizá-la por este trabalho. É valioso!
    Um grande abraço
    Myrian

  42. VP
    Comentário de VP | 06/01/2010 em 15:40:46

    Olá Myrian, como vai?

    Ficamos muito felizes que você esteja se interessando pelo conteúdo de nosso blog! Nosso objetivo é trazer sempre mais informações sobre este tema tão importante para a população!

    Em relação ao leite, algumas pessoas podem mesmo apresentar uma intolerância, o que significa que este alimento não é bem digerido pelo organismo. Quando este alimento não é bem digerido, nosso organismo o reconhece como um corpo estranho, e assim o sistema imunológico entra em ação para tentar manter o equilíbrio do organismo, e essa defesa pode trazer uma série de sintomas que estão associados, então, com esta intolerância ao leite e derivados.

    Em relação aos alimentos e suas quantidades, não podemos estabelecer uma quantidade específica, pois para isso é necessário realizar uma profunda avaliação nutricional, para identificar suas necessidades diárias e seus hábitos alimentares para estabelecê-las. Porém, sabemos que alguns alimentos possuem quantidades interessantes de cálcio e melhor absorção em comparação ao leite e seus derivados, tais como os produtos da fermentação da soja, os vegetais escuros, entre outros. Além disso, é importante destacar que para a prevenção e tratamento da osteoporose, diversos outros nutrientes devem estar em equilíbrio, para garantir a adequada entrada de cálcio nos ossos. Nesse sentido uma alimentação equilibrada faz-se essencial para garantir uma nutrição adequada, e consequente manuntenção de ossos saudáveis, além da manutenção da saúde de uma maneira geral.

    Portanto, caso você tenha interesse, podemos indicar o contato de um nutricionista funcional que atue mais próximo de sua região, para realizar uma avaliação e orientação individualizadas, que irá garantir resultados mais precisos e eficazes!

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  43. Comentário de luisa alves dos santos | 20/01/2010 em 12:20:13

    gostaria de saber se a gelatina contrai o cancer ??
    E se posso ingerir 2 porçôes e como devo ??

  44. VP
    Comentário de VP | 20/01/2010 em 14:19:50

    Olá Luisa, como vai?

    Não existem estudos que relacionam o consumo da gelatina na prevenção ou tratamento do câncer especificamente. Alguns estudos têm atribuído propriedades benéficas na saúde e elasticidade da pele.

    Em relação à ingestão de gelatina, você deve dar preferência às opções livres de corantes, açúcares e adoçantes, e os demais aditivos alimentares que são utilizados pela indústria, pois nosso oganismo identifica essas substâncias como toxinas. Lembre-se que uma alimentação o mais natural possível é o ideal para manter a saúde e qualidade de vida.

    Existem diversas marcas disponíveis no mercado que comercializam a gelatina ou o colágeno hidrolisado puros, tanto em sachê como em cápsulas. Você pode encontrar estes produtos em lojas de produtos naturais ou de suplementos para exercício. É importante que este tipo de consumo deve ser realizado sempre com orientação de um nutricionista capacitado, e optar por marcas devidamente registradas de acordo com a legislação brasileira.

    Além disso, devemos lembrar que você não deve adotar apenas uma estratégia (como por exemplo o consumo da gelatina) para obter um objetivo determinado. O ideal é sempre adicionar essas estratégias a uma alimentação variada e equilibrada de uma maneira geral, para garantir a saúde e o equilíbrio do organismo associados aos seus objetivos de interesse.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  45. Comentário de Roberta | 23/02/2010 em 11:22:05

    Estou tomando colageno hidrolisado (colagentek), ele possui 30 saches. Quero saber de quanto em quanto tempo devo tomar. Falei com uma nutricionista e ela me disse que devo tomar dois meses consecutivos e dar uma pausa de um mês. Quero saber sua opinião. abraço.

  46. VP
    Comentário de VP | 24/02/2010 em 15:19:53

    Olá Roberta,

    Cada caso é um caso. Considere a prescrição de sua nutricionista!

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  47. Comentário de Iara | 03/03/2010 em 19:27:19

    Olá, Valéria!

    Gostaria de saber o que vc pensa sobre o uso da ração humana? é interessante substituir uma refeição por essa mistura com o objetivo de reduzir peso.

  48. VP
    Comentário de VP | 04/03/2010 em 09:59:48

    Olá Lara,

    Este tipo de preparação pode ser coadjuvante em alguns tratamentos para o emagrecimento. Entretanto, isso irá depender da individualidade bioquímica. Lembrando sempre que não é um alimento que irá solucionar o problema, devemos pensar na alimentação como um todo para promover uma perda de peso saudável em que haja uma reeducação alimentar para manutenção do resultado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. Comentário de Márcia | 16/03/2010 em 16:00:58

    Olá Dra. Valéria

    Existem algumas marcas de colágeno hidrolizado em pó no mercado que associam vitaminas e minerais, como Zn, Vit. A, C e E. Isto é uma vantagem, ou é melhor suplementar só o colágeno e consumir este nutrientes pela alimentação.
    Abraços
    Obrigada.

  50. Comentário de Elisabete | 17/03/2010 em 17:31:38

    Olá.Sou nutricionista,gostaria saber se indica o livro Nutriçao Estética para maiores conhecimentos da área.Também gostaria saber como identificar um colágeno hidrolisado de qualidade.
    Obrigada

  51. Comentário de Elisabete | 17/03/2010 em 22:05:15

    Olá!Gostaria de saber se é aconselhável o consumo de grão de soja cru triturado ou tem que torrar antes de triturar.
    Obrigada

  52. Comentário de Maria José | 23/03/2010 em 17:21:27

    Olá Dr. Valéria!
    Estou de dieta de emagrecimento, e gostaria de saber se o colágeno hidrolisado pode atrapalhar ou ajudar na minha dieta.
    Muito obrigada!!!
    E um grande abraço!

  53. VP
    Comentário de VP | 26/03/2010 em 11:17:33

    Olá Márcia,

    Será uma vantagem se a pessoa necessitar de um complemento destas vitaminas e minerais, se não for uma necessidade da pessoa, o que consumir na alimentação já é o suficiente.

    Vale lembrar que especificamente a vitamina C parece ter uma ação conjunta com o colágeno, sendo mais bem utilizado quando consumidos em conjunto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  54. VP
    Comentário de VP | 26/03/2010 em 14:06:57

    Olá Elisabete,

    Não há um livro sobre Nutrição Estética Funcional. Mas teremos este ano em algumas cidades cursos de extensão sobre o assunto. Informe-se pelo site: http://www.vponline.com.br.

    Referente ao colágeno, procure marcas confiáveis e que tenham registro na Anvisa.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  55. VP
    Comentário de VP | 26/03/2010 em 17:32:48

    Olá Elisabete,

    Por questões de evitar uma contaminação consuma o grão da soja previamente cozido, ou tostado, por exemplo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  56. VP
    Comentário de VP | 30/03/2010 em 17:02:29

    Olá Maria José,

    O colágeno não tem indicação com o intuito de emagrecimento. Busque uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas, cereais integrais, oleaginosas e um consumo suficiente de carne vermelha, branca e ovos que você terá bons resultados. Procure um profissional nutricionista também para individualizar sua alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  57. Comentário de Livia Fatorelli | 04/04/2010 em 23:28:02

    Olá Dra. Valéria. Sou graduanda em Nutrição e preciso definir uma área em que desejo atuar, elaborando um esboço das atividades de marketing em que acredito serem importantes para a área escolhida. No entando, a área em que mais me indentifico e gosto é Nutrição e Estética.
    Você poderia me indicar livros e/ou sites para eu poder pesquisar mais sobre a área?
    Grata desde já e parabéns pelo site, sou visitando assídua!
    Beijinhos,
    Lívia Fatorelli.

  58. Comentário de Elisabete | 06/04/2010 em 16:32:23

    Gostaria de saber qual a quantidade de soja,germem de trigo e gergelim devem ser consumidas diariamente por uma mulher de 45 anos com 64kg e 1,66m para conseguir um efeitobom para o organismo
    Desde já agradeço!!

  59. VP
    Comentário de VP | 08/04/2010 em 16:10:55

    Olá Lívia,

    Livros em nutrição estética funcional você terá dificuldades em encontrar, mas você pode fazer pesquisas em sites de pesquisa na área científica, como o pubmed e bireme, além de procurar por cursos e palestras sobre o assunto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  60. VP
    Comentário de VP | 12/04/2010 em 15:34:32

    Olá Elisabete,

    O ideal é que você procure um Nutricionista Funcional para prescrever uma dieta individualizada, que considere outros aspectos, como histórico familiar, hábitos alimentares, características genéticas, queixas apresentadas, além de medidas antropométricas.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  61. Comentário de Ana Flávia | 15/04/2010 em 16:04:53

    Gostaria de saber quanto devemos tomar de pó de colágeno (e não de gelatina hidrolisada)?

  62. VP
    Comentário de VP | 19/04/2010 em 11:44:28

    Olá Ana Flávia,

    Não há ainda muitas evidências relacionadas ao uso do colágeno sobre a regeneração da pele, os estudos que comprovam a eficiência do colágeno estão mais associados aos seus efeitos sobre dores e enfermidades das articulações.

    A quantidade de pó de colágeno a ser utilizada varia de indivíduo para indivíduo, pois depende de várias características individuais.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  63. Comentário de angelo | 12/05/2010 em 13:17:25

    Ola sou aluno de nutriçao e estou com dificuldade de encontrar artigos e bibiografia,sobre a atuação do nutricionista na area estetica.
    Gostaria de informações sobre como a nutrição funcioanal trata os problemas de celulite,acnes,estrias.
    Qual a conduta?
    Que alimentos favorecem o tratamento?
    Existem suplementos nutricionais?
    Quais as novidades na area?

  64. VP
    Comentário de VP | 14/05/2010 em 17:16:13

    Olá Angelo,

    Primeiramente devem ser investigadas as causas dos problemas mencionados (acne, celulite, estria), pois há diversos mecanismos envolvidos nesses distúrbios, que podem ter como gatilho a exposição à alimentos alergênicos, deficiências nutricionais, toxinas, poluição e outros xenobióticos.

    Dependendo da causa do problema tem-se uma conduta diferente. Além disso, deve ser considerada a invidualidade bioquímica, o que significa que não há uma conduta única de tratamento, pois cada ser responde diferentemente a um tipo de alimento em específico, por exemplo.

    Há vários suplementos que podem ser utilizados na estética, contudo, antes de qualquer suplementação, devemos aproveitar ao máximo os nutrientes oferecidos pelos alimentos!

    Você pode obter mais informações sobre o assunto se inscrevendo em nossos cursos sobre o tema.

    Acesse o nosso site para maiores informações: http://www.vponline.com.br

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  65. Comentário de Michelle | 18/05/2010 em 13:22:25

    Olá Drª Valéria,
    gostaria de saber se a ingestão do gergelim realmente pode entopir o apendice e causar inflamação.
    Obrigada

  66. VP
    Comentário de VP | 25/05/2010 em 09:49:56

    Olá Michelle,

    Os estudos mostram relação entre o consumo de grandes quantidades de sementes em geral com a inflamação do apêndice. Contudo, não há estudos que associem o gergelim especificamente a esse quadro.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  67. Comentário de Patricia | 26/05/2010 em 15:43:52

    Olá Valéria!

    Tenho lido matérias referentes a gordura de coco, parece-me realmente ter inúmeros benefícios, estou utilizando-a, mas gostaria de saber se gestantes podem fazer uso da mesma seguramente…
    Ainda para gestantes, o uso do Agave é seguro?

    Obrigada!
    Um abraço,
    Patricia

  68. Comentário de felipe giviziez | 26/05/2010 em 19:58:45

    Olá Dra Valéria, queria saber o que se o imc é um método mesmo eficaz ou em um consutorio nutricional o método da avaliação deve ser outo?? Se for qual é esse método? Muito obrigado!!

  69. VP
    Comentário de VP | 28/05/2010 em 11:19:00

    Olá Patrícia,

    Não há estudos científicos que mostrem efeitos adversos do consumo de Agave por gestantes e nem estudos que comprovem sua eficácia neste grupo populacional.

    Quanto ao óleo de coco, alguns trabalhos mostram a sua eficácia durante a gestação.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  70. VP
    Comentário de VP | 28/05/2010 em 11:36:52

    Olá Felipe,

    O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método eficaz para avaliação de grupos populacionais. Na prática clínica, geralmente são utilizados outros parâmetros para avaliação da composição corporal, como por exemplo, o método de bioimpedância e a avaliação de medidas antropométricas, já que o IMC não avalia porcentagem de gordura e nem de massa magra.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  71. Comentário de Felipe Giviziez | 02/06/2010 em 00:31:28

    boa noite dr Valéria,
    gostaria de saber a respeito do colageno e do silício orgânico se existe alguma contra indicação na suplementação destes?? e se tiver quais são??
    e tambem gostaria de saber se a clorofila é realmente importante para o ser humano? Obrigado! Suas resposta sao muito esclarecedoras! obrigado
    novamente!!!

  72. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 10:05:43

    Olá Felipe,

    Não há estudos que apontem alguma contra-indicação no uso de silício orgânico, contudo, deve-se considerar que o excesso de silício pode ser tóxico ao organismo.

    Já o colágeno não é indicado para gestantes, nutrizes, crianças, pacientes renais e pessoas com hipersensibilidade a um ou mais de seus componentes. A suplementação nesses casos deve ser feita sobre a orientação de um médico ou nutricionista.

    Em relação a clorofila, alguns estudos têm mostrado efeitos benéficos à saúde, devido sua propriedade antioxidante e ação contra mutações impostas pelo meio ambiente e pela alimentação.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  73. Comentário de Cintia | 13/06/2010 em 16:13:45

    Dra Valéria,
    faço uso diário de silício orgânico (cápsula de 50mcg) e de colágeno hidrolisado em pó (uma colher de sopa). Deveria suspender tal suplementação se quizer engravidar, ou seja, tais substâncias poderiam causar danos ao bebê mesmo antes de eu confirmar a gravidez?
    Obrigada.

  74. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 10:28:15

    Olá Cíntia,

    Nenhuma suplementação deve ser tomada por tempo indeterminado. Seria bom fazer uma avaliação para ver a real necessidade deste suplemento. Durante a gravidez a suplementação deve ser ainda mais específica, então valeria a pena suspender a suplementação até que uma avaliação seja feita, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. Comentário de Juliana | 24/06/2010 em 14:58:13

    Dra Valeria..

    Queria saber se posso estar ingerindo colageno em pó no periodo da noite…costumo nao jantar….. tomo um shake……posso ingerir junto??

    Obrigada..

  76. VP
    Comentário de VP | 25/06/2010 em 14:50:28

    Olá Juliana,

    Seria interessante não substituir uma refeição pelo shake. Em relação ao colágeno, é necessário avaliar inicialmente a necessidade do uso dessa substância, você poderia procurar uma nutricionista funcional, para estabelecer um plano alimentar personalizado e assim, avaliar tal necessidade.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  77. Comentário de Letícia | 25/06/2010 em 19:48:56

    Gostaria de saber sobre o colágeno hidrolisado. Ao tomar o colágeno hidrolisado a produção do colágeno endógena é prejudicada?
    Existe estudos comprovandos seus efeitos na melhora da flacidez. Segundo um dermatologista ao ser metabolisado o colágeno hidrolisado perde o seu efeito sobre a pele? Sua indicação não teria então fins estético?
    Obrigada
    Letícia

  78. Comentário de Juliana | 26/06/2010 em 12:53:54

    Olá Dra Valeria

    Perguntei sobre o colageno em pó, e a sra disse para nao substitiur o jantar né, mais eu tenho uma grande tendecia a engordar…e qnd eu faço essa substitiução por um shake, q no caso eu uso a ração humana, só ai sim eu consigo perder peso, isso msmo fazendo atividades fisica..
    O colageno eu qria usar como um complemento na ração humana, ja q na mesma nao tinha essa composição. O q a sra me indica pra q eu fizesse entao….sera q eu tomo esse shake pela manha…e a noite faço uma refeiçao mais leve??

    Obrigada…

  79. Comentário de ROSIANE | 26/06/2010 em 20:47:32

    olá, gostaria de saber como usar o gergelim para emagrecer, triturado,batido no liquidificador ou inteiro, me da uma forcinha ai por favor.obrigada.

  80. VP
    Comentário de VP | 02/07/2010 em 16:34:46

    Olá Letícia,

    Há muita controvérsia ainda no meio acadêmico sobre o uso do colágeno para fins estéticos. O que foi comprovado até o momento, é que o colágeno tem efeito benéfico nos casos de artrite reumatóide.

    Existe uma linha de pesquisa que defende que quando o colágeno é ingerido e cai na corrente sanguínea, ele estimula o nosso organismo a sintetizar mais colágenos, pois nosso cérebro entende como se tivéssemos degradando colágeno, devido a presença dessa substância no sangue. Contudo, outros estudos mostram que o colágeno após ser digerido não exerce efeito algum sobre a pele.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  81. VP
    Comentário de VP | 02/07/2010 em 16:39:13

    Olá Juliana,

    Você poderia fazer uma refeição mais leve no período da noite. Mas acredito que não seja interessante o consumo desse shake com a ração humana todos os dias.

    O interessante é variar os alimentos a serem consumidos; pois, o consumo dos mesmos grãos diariamente, que é o caso da ração humana, pode levar a uma hipersensibilidade alimentar e, ao invés de perder peso, esse fator pode contribuir para o aumento do peso.

    Você poderia também se consultar com uma nutricionista funcional. Dessa forma, ela poderá indicar quais alimentos são indicados para seu emagrecimento e melhora de todo funcionamento do seu organismo de acordo com a sua bioquímica.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  82. VP
    Comentário de VP | 02/07/2010 em 17:10:06

    Olá Rosiane,

    O gergelim pode ser consumido torrado ou triturado. Vale ressaltar que ele pode ter efeitos diferentes para cada indivíduo, sendo benéfico para um e maléfico para outro, por exemplo.

    O ideal seria procurar uma nutricionista funcional, para elaboração de uma dieta personalizada, com o objetivo de perda de peso.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  83. Comentário de Fernanda | 13/07/2010 em 12:41:56

    Olá,
    Tenho 26 anos e gostaria de saber se posso fazer uso do colágeno para tratamento de rugas finas ou optar por métodos abrasivos como o Peeling.Qual seria a posologia adequada para minha idade.

    Desde já agradeço.

  84. VP
    Comentário de VP | 19/07/2010 em 11:38:12

    Olá Fernanda,

    Seria interessante procurar um dermatologista para melhor avaliação do quadro antes de qualquer tratamento.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  85. Comentário de Ilma | 24/07/2010 em 10:03:25

    Olá Dra.!
    Ficaria muito grata com uma dúvida que estou referente aos tipos de gelatina. Li todos os comentários desta página mas não encontrei a resposta que queria, e pesquisei em vários sites também. Resolvi colocar na minha dieta a ingestão de gelatina hidrolizada. Fui em lojas de produtos naturais (que vendem à granél) e para minha surpresa fui informada que o “colágeno em pó” e “gelatina hidrolizada” não são a mesma coisa, até o preço é muito diferente, enquanto que o colágeno custa 15,00 reais cada 100 gr a gelatina hidrolizada custa 4,90 cada 100 gr. Me explicaraqm que a gelatina hidrolizada, embora seja melhor que aquelas comum de mercados que endurecem, ela é feita com o casco do boi, já o colágeno é mais rico e completo. Já nas farmácias de manipulação, onde vendem já prontinho em capsula ou em frascos em pó (com e sem sabor) eles falam que é a mesma coisa, tanto que o preço das embalagens que vem escrito “colágeno em pó” é o mesmo das com a conotação “gelatina hidrolizada”. Em todas as matéria que li sobre o assunto, falam que a única diferença é somente com aquela do mercado que é usada como doce. Ficaria muito feliz se vc puder me ajudar.
    Desde já agradeço!

  86. Comentário de ana lua | 26/07/2010 em 09:27:25

    ola tuddo bem ..eu estou gravida e queria saber se eu posso consumir gelatina hidrolizada

  87. VP
    Comentário de VP | 26/07/2010 em 15:39:41

    Olá Ilma,

    Na própria bula de alguns produtos à base de colágeno é contra-indicado o uso por gestantes.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  88. VP
    Comentário de VP | 26/07/2010 em 17:09:46

    Olá Ana e Ilma,

    Desculpe-me, acabei respondendo com o seu nome. Na verdade a resposta anterior era para a Ana.

    Agora respondendo ao questionamento da Ilma, a gelatina hidrolisada pode ser o mesmo que colágeno em pó hidrolisado.

    Contudo, vale lembrar que a gelatina industrializada para preparo de doces, apresenta em sua composição corantes e aditivos químicos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  89. Comentário de tatiana | 03/08/2010 em 20:35:02

    Boa noite Dr. Valéria,
    gostaria de saber quais alimentos de vem ser evitados e quais são sugeridos apos uma cirurgia plástica??l9
    OBRIGADA!!

  90. VP
    Comentário de VP | 12/08/2010 em 15:16:01

    Olá Tatiana,

    Essa recomendação é muito específica, pois um alimento pode trazer benefícios para uma pessoa em determinadas circunstâncias e, ao mesmo tempo, não apresentar efeitos similares para outra.

    O ideal seria procurar auxílio de um nutricionista para fazer o acompanhamento nutricional antes, durante e após a cirurgia.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  91. Comentário de Ana Francisca | 20/09/2010 em 01:16:46

    Bom Dia Dra.Valéria!
    Já li alguns cometários seus em enrtevistas dos jornais da área de nutrição (CRNs e CFN), a respeito de assuntos da área .Sempre gostei de todos.Nesse Blog é a primeira vez q acesso e além de ter gostado muito , apoveito para parabenizá-la pela grande contribuição nas Orientções e duvidas, tanto aos pofissionais da áreas quanto aos leigos em tais assuntos .Tenha a cereteza de q esse seu gesto, tanto profissional, quanto humano e voluntário , é muito raro e valioso.Atualmente, ifelizmente raras colegas têm esse perfil.PARABÉNS!

  92. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 16:54:34

    Olá Ana Francisca,

    Fico lisonjeada e agradeço seus elogios e sua participação no nosso blog!

    Muito obrigada!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  93. Comentário de Mariana Santos | 22/09/2010 em 15:55:15

    Dr Valéria,
    Pq o colágeno não é indicado para gestantes, nutrizes, crianças, pacientes renais??

  94. Comentário de felipe giviziez | 27/09/2010 em 11:47:45

    Bom dia Dra. Valéria Paschoal, gostaria de saber se existe algum tipo de alimentação que para a doença púrpura, antes de procura uma juda nutricional? Ou esse tipos de doença nao existe intervenção nutricional, somente com medicanentos se resolve?
    Obrigado!!!!!

  95. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 16:28:52

    Olá Mariana,

    O colágeno não é indicado para gestantes, nutrizes, crianças e pacientes renais sem prescrição médica devido a falta de estudos que avaliem sua segurança nessas condições especiais.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  96. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 16:38:44

    Olá Felipe,

    A doença púrpura pode ter várias causas, uma delas alérgica, que envolve o sistema imune, desencadeando processos inflamatórios nos vasos sanguíneos.

    Nesse caso, uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios e que estimule a melhora da circulação pode ser um auxílio no tratamento medicamentoso. O interessante é que se consulte com uma nutricionista habilitada para mais orientações e prescrição de um plano alimentar individualizado.

    Caso tenha interesse em se consultar e queira indicações, você pode consultar o site do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF): http://www.cbnf.com.br

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  97. Comentário de Tatiana | 03/11/2010 em 16:54:32

    Olá Dr. Valéria, gostaria de saber qual a função do cacau em pó dentro da estética, e gostaria tambem de saber se existe alimentos aumentam a hidratação da pele?
    Obrigada!!

  98. Comentário de Karen | 09/11/2010 em 16:21:47

    Boa tarde, Dra. Valéria Paschoal.

    Gostaria de saber em vc se baseia para prescrever colágeno (pergunto em termos de quantidade) e qual a faixa segura para tal prescrição.

    Pergunto isso baseando-me também no comentário sobre as balas e gomas. Se não são efetivas por conterem de 30 a 300 mg, não poderia aumentar a ingestão até completar os 5 - 10 g?

    Grata.

    Abraço,

    Karen.

  99. VP
    Comentário de VP | 10/11/2010 em 14:08:20

    Olá Tatiana,

    O cacau tem efeito antioxidante que pode levar a um aumento da resistência aos danos causados pela radiação solar, além de auxiliar na microcirculação e melhora da hidratação da pele. É também protetor dos vasos sanguíneos e anti-inflamatório, podendo ser benéfico no controle da acne, contudo, muitas pessoas não reagem bem ao cacau podendo fazer com que esses benefícios sejam mínimos ou até pode ocorrer o aparecimento de sintomas, prejudicando inclusive a estética, portanto, é uma questão individual. Suplementos com a substâncias retiradas do arroz parecem facilitar o fluxo de água entre as camadas da pele, melhorando a hidratação de forma progressiva. Os óleos em geral, em especial de “boa qualidade”, como o ômega-3 e ômega-6, encontrados em óleo de linhaça, azeite de oliva extra virgem e peixes, por exemplo, participam da formação da barreira das células, inclusive da pele, melhorando sua aparência. Além disso, uma série de nutrientes já foram relacionados com benefícios estéticos, como, zinco, vitamina C, cálcio, magnésio, silício, entre outros. Portanto, para a melhora da estética é preciso uma alimentação adequada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  100. VP
    Comentário de VP | 11/11/2010 em 13:58:53

    Olá Karen,

    Normalmente as balas e gomas são usadas como veículo para outras substâncias como vitaminas, minerais, fitoterápicos, etc. Portanto, o colágeno não é para fins terapêuticos neste caso. É mais usual utilizar pós ou preparações de refrescos, por exemplo, quando é necessário suplementar colágeno hidrolizado, visto que a quantidade é maior.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  101. Comentário de Maerly | 15/11/2010 em 14:53:41

    Ola
    para perda de peso e melhora na elasticidade e firmeza de pele, além de dieta regular poderia associar o colageno hidrolizado 600mg com centella asiatica e spirulina?

  102. VP
    Comentário de VP | 17/11/2010 em 16:56:56

    Olá Maerly,

    O colágeno hidrolisado, a centella asiática e a spirulina possuem ações diferentes e podem ou não fazer parte de uma intervenção nutricional visando à perda de peso e a melhora na elasticidade e firmeza da pele, entretanto, é preciso fazer uma avaliação profunda para identificar quais os erros alimentares e corrigi-los antes de entrar com produtos e fitoterápicos sem ter uma necessidade específica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  103. Comentário de LUCIA ANDRADE | 20/11/2010 em 12:27:21

    OLÁ…GOSTARIA DE INICIAR UM TRATAMENTO COM SILÍCIO ORGÂNICO..MAS TENHO MEDO DE ENGORDAR, POIS NO PASSADO FUI GORDA..E USO O COLÁGENO + DE 10 ANOS E ACHO QUE NÃO TÁ MAIS SURTINDO O EFEITO DESEJADO…O QUE FAZER???
    DESDE DE JÁ OBRIGADA…

  104. VP
    Comentário de VP | 24/11/2010 em 20:52:35

    Olá Lúcia,

    O silício orgânico auxilia na integridade e firmeza da pele e não tem a capacidade de engordar o indivíduo. O uso apenas do colágeno pode não estar surtindo efeito, pois pode não ser a sua necessidade, talvez esteja faltando micronutrientes ao invés de macronutrientes. É preciso fazer uma avaliação profunda de seu caso para descobrir quais seus erros alimentares, assim seria proposta uma mudança de hábitos que regulariam seu organismo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  105. Comentário de Felipe | 28/11/2010 em 18:11:38

    Boa noite Dra. Valéria
    Gostaria de saber onde ´geralmente se compra vitaminas e minerais para acrescentar em alimentos.
    Exemplo de pão enriquecido com ferro!
    Porque costumo fazer pão com colágeno e gostaria de acrescentar vitamina c.
    OBRIGADO!!!!!

  106. Comentário de LUCIA ANDRADE | 28/11/2010 em 21:35:28

    MUITO OBRIGADA DRA VALÉRIA ME AJUDOU MUITO…
    BJUS E UM BOM DIA..

  107. VP
    Comentário de VP | 29/11/2010 em 11:26:05

    Olá Felipe,

    A fortificação de alimentos é realizada de forma industrial, por isso que não encontramos em supermercados vitaminas e minerais para serem adicionados em preparações caseiras. Uma idéia é procurar alguma marca de colágeno que já seja adicionado da vitamina C que você gostaria de ter, mas vale lembrar que a vitamina C é extremamente termolábel, isso quer dizer que quando há o aquecimento da vitamina C, boa parte deste nutriente é perdido.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. VP
    Comentário de VP | 29/11/2010 em 11:28:26

    Olá Lúcia,

    Obrigada!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  109. Comentário de LUCIA ANDRADE | 29/11/2010 em 23:34:09

    DR. VALÉRIA..
    O QUE SERIA..MICRONUTRIENTE…?ONDE ENCONTRO? EM ALIMENTO, OU FORMULAS?
    SOU UMA PESSOA EXTREMANTE CUIDADOSA, COM MINHA SAÚDE., NÃO FUMO,BEBO SOCIALMENTE RARANTE.,USO ADOÇANTE, NÃO COMO FRITURA, CARNE UMA VEZ NA SEMANA,MASSAS ETC MINHA ALIMENTAÇÃO É SUPER SAUDÁVEL., PRATICO ATIVIDADES + DE 23 ANOS…
    QUE TIPO DE EXAME, SERIA EFICAZ P/ DESCOBRIR A CARENCIA DE MICRONUTRIENTES???
    OBRIGADA..

  110. Comentário de Tatiana | 01/12/2010 em 14:17:51

    Boa tarde dr. Valéria!!!
    gostaria de saber se é permitido uma nutricionista prescrever cápsula de quitosana junto a uma reeducação alimentar??
    Obrigada!!

  111. VP
    Comentário de VP | 03/12/2010 em 14:05:43

    Olá Lúcia,

    Micronutrientes são nutrientes que precisamos em pequenas quantidades, são as famosas vitaminas e minerais e encontramos nos alimentos. Não é porque são micronutrientes que são menos importantes, pois eles são tão importantes quanto os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras), porém só são necessários em quantidades pequenas (miligramas e microgramas).

    A carência de micronutrientes é diagnosticada por sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo em associação com informações como estilo de vida e hábitos alimentares. Alguns exames de sangue também avaliam, mas a clínica é soberana, ou seja, mesmo com valores em exames laboratoriais normais, se o indivíduo tiver sintomas característicos da deficiência já pode indicar que há uma depleção de tal nutriente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  112. VP
    Comentário de VP | 03/12/2010 em 14:33:56

    Olá Tatiana,

    A quitosana é vendida com suplemento alimentar, portanto pode ser prescrita por nutricionistas. A legislação referente ao uso de fitoterápicos pode mudar frequentemente, por isso a importância de acompanhar a legislação pelo site da ANVISA.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  113. Comentário de LUCIA ANDRADE | 04/12/2010 em 17:04:43

    obrigada.. DRª Valéria..
    ótimo dia.
    abraço.

  114. VP
    Comentário de VP | 07/12/2010 em 15:27:06

    Olá Taís,

    Isto mesmo. É preciso tomar cuidado com a contaminação independente se o ovo é caipira ou não.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  115. Comentário de Bruno | 01/02/2011 em 10:45:31

    Olá Dra. Valéria,
    gostaria de saber se apenas o colágeno hidrolisado tem um bom efeito ou se o colágeno puro também tem? Comprei colágeno e tenho dúvidas se ele é hidrolisado ou não, tem como saber através apenas da aparência?
    Ótima matéria.
    Muito obrigado.

  116. VP
    Comentário de VP | 01/02/2011 em 13:45:18

    Olá Bruno,

    Depende o efeito que você deseja, se é apenas fornecimento de aminoácidos, o colágeno normal é suficiente, agora tem pesquisas mostrando efeitos positivos para articulações, por exemplo, com o uso do colágeno hidrolisado.

    Apenas pela aparência não há como identificar, mas você pode entrar em contato com o SAC do produto e questionar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  117. Comentário de Tatiana Barbosa | 20/02/2011 em 21:25:44

    Boa noite Dr. Valéria ,
    Gostaria de saber se existem alguns nutrientes específicos que aceleram o crescimento do cabelo?
    Obrigada!!!

  118. VP
    Comentário de VP | 25/02/2011 em 14:14:14

    Olá Tatiana,

    Há uma série de nutrientes necessários para o crescimento do cabelo. Para cabelos que crescem muito devagar o manganês e gorduras de boa qualidade (ácidos graxos insaturados) são muito importantes. Mas outros nutrientes também são necessários para um crescimento saudável como o cobre, zinco, biotina, outras vitaminas do complexo B, vitamina C, A, D, cálcio e proteínas.
    Como é possível perceber, é necessária uma alimentação rica em nutrientes além de variada para adquirir todos os nutrientes que participam da formação e qualidade dos cabelos. É importante uma avaliação com um profissional nutricionista para identificar deficiências nutricionais, desta forma é possível fazer um tratamento individualizado e eficiente.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  119. Comentário de Raquel | 25/02/2011 em 20:29:42

    Olá, sou academica de Nutrição e vou fazer meu TCC sobre a Importancia da Nutrição na estética dos Adolescentes, gostaria de saber se tem muitos artigos cientificos, bibliografia e se existe algum questionário ou anamnese validada que possa aplicar nos adolescentes, pois pretendo fazer uma pesquisa de campo. Preciso muito de conteúdos mas não encontro =/
    Preciso de ajuda !

    obrigada

  120. Comentário de Raquel Chaves | 26/02/2011 em 10:12:41

    Olá, bom dia Dr Valéria
    Gostaria de saber se tem conteúdos sobre a nutrição e a estética para pele e para desarmonia corporal e se eu encontro em algum site, artigo, tese, revistas ou livros, preciso muito de ajuda para poder fazer meu tcc.

    beijos
    obrigada

  121. VP
    Comentário de VP | 01/03/2011 em 09:04:09

    Olá Raquel,

    Não há muitos estudos específicos de adolescência, mas existem e você pode fazer um link dos trabalhos que apresentam as alterações estéticas em adolescentes com artigos que falam especificamente destas alterações. Seu/sua orientador (a) pode lhe orientar melhor dentro do que vocês desejam realizar.

    A VP conta com a assinatura de nossa revista em que você tem direito de realizar pedido de levantamentos bibliográficos, por exemplo, talvez seja interessante em seu caso. Acesse: http://www.vponline.com.br/_site/revista_assine_vantagens.php?area=1

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  122. VP
    Comentário de VP | 01/03/2011 em 09:07:28

    Olá Raquel,

    Para uma pesquisa mais atualizada é interessante fazer levantamento bibliográfica em sites de pesquisa científica como Bireme e Pubmed.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  123. Comentário de LUCIA ANDRADE | 05/03/2011 em 00:06:26

    olá Dra.Valéria… estou tomando uma formula de silício com colágeno, e agora mandei fazer uma de cetilistat..gostaria de saber se amistura de ambos trás algum maleficio ao organismo..desde já grata….

  124. VP
    Comentário de VP | 11/03/2011 em 17:02:22

    Olá Luciana,

    O medicamento inibe a absorção de gorduras e muitas vezes causa diarréia, fazendo com que outros nutrientes não sejam bem absorvidos, inclusive os suplementos. A utilização desta medicação deve ser muito bem acompanhada por médico e nutricionista para avaliar possíveis deficiências nutricionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  125. Comentário de tatiana | 23/03/2011 em 11:31:32

    bom dia dr Valéia,
    estou pensando em fazer plastica(ABDOMINOPLASTIA) e gostaria de saber se tem uma alimentação relevante logo apos a cirurgia, e quanto tempo depois da cirugia eu ja posso ingerir alimentos?
    Obrigada!!!

  126. VP
    Comentário de VP | 25/03/2011 em 18:43:03

    Olá Tatiana,

    Tudo irá depender o quão invasiva será, além de aspectos individuais. Normalmente com a utilização de anestesia geral é preciso esperar o efeito passar para começar se alimentar. Mas isto será bem orientado dentro do hospital que será realizada a cirurgia.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  127. Comentário de Cláudia | 09/05/2011 em 20:13:11

    Boa noite, manipulei capsulas de colageno hidrolisado, vitamina c, cobre e manganes, qual o melhor o horário para ingeri-las?

  128. Comentário de VIVIANE | 11/05/2011 em 11:52:50

    Ola Dra.
    Faço uso de colageno hidrolisado em capsulas (3 cp ao dia) a 2 meses e a 1 mes comecei apresentar diarreia. Gostaria de saber se é possivel o colageno estar causando esta diarreia.

    Obrigada

  129. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 22:00:07

    Olá Cláudia,

    Depende da sua necessidade. O horário irá variar dependendo se a intenção seria fornecer aminoácidos para a atividade física, para recuperação pós-treino, para aminoácidos em geral como fonte alimentar de substrato para formação de proteínas corporais, etc. Procure um profissional com conhecimento para orientá-la na melhor forma de tomar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  130. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 22:06:46

    Olá Viviane,

    Provavelmente a diarréia deve ter outra causa, procure um médico para fazer a investigação necessária.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  131. Comentário de Tatiana | 03/06/2011 em 18:16:05

    Olá Dr.Valéria
    gostaria de saber se tem alguma alimentação em especial para evitar o aparecimento de quelóides após uma cirurgia plástica?
    Obrigada!

  132. VP
    Comentário de VP | 10/06/2011 em 18:02:52

    Olá Tatiana,

    Diversos estudos tem investigado diversos aspectos relacionados com a formação de quelóides, porém, a relação entre a dieta não recebe tanta atenção. Alguns estudos apontam que pode haver alguma influência entre deficiência de ácidos graxos essenciais como ômega-3 e ômega-6 (peixes, óleos vegetais, castanhas e sementes), fibras solúveis (frutas e legumes) e fitoquímicos (frutas, verduras, legumes, entre outros produtos vegetais), porém ainda faltam estudos para explorar melhor este tema.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  133. Comentário de LUCIA ANDRADE | 31/07/2011 em 19:42:54

    Boa noite… Dra Valéria..tenho algumas dúvidas qto a sibutramina; dizem q/ engorda o dobro qdo, paramos de tomar…ouví tmb q/ no nosso intestino delgado existem capilares q/ absorvem nutriente finalizado pela digestão., e o uso da sibutramina prolifera esses capilares., fazendo engordar, na ausência da sibutramina., pois esses capilares aparem como defesa do organismo .., mas depois não saem mais sendo assim captam muito mais nutrientes qdo paramos de usa a sibutramina., se isso for realmente verdade…e se comermo pouco seria notável por esses capilares ou não?? e se isso for mentira qual a reação da sibutramina q/ todos acabam engordando após a ausência do mesmo..
    muito obrigada…

  134. VP
    Comentário de VP | 01/08/2011 em 15:07:50

    Olá Lúcia Andrade,

    A sibutramina, assim como outras drogas para auxiliar o emagrecimento tem ação momentânea, ou seja, depois de parar de consumir o efeito também é interrompido. A sibutramina inibe a vontade de comer e aumenta o gasto calórico, porém, quando o uso é descontinuado este efeito some, e então, para quem não mudou os hábitos alimentares, quem não fez uma reeducação alimentar, não iniciou uma atividade física, irá voltar a consumir alimentos como antes e gastar calorias como antes. Com isso, o retorno de ganho de peso é praticamente inevitável. Portanto, não basta consumir a medicação, é preciso fazer mudanças de hábito de vida para que efetivamente se mantenha um peso corporal saudável.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  135. Comentário de LUCIA ANDRADE | 03/08/2011 em 11:45:53

    HÁ ..ENTÃO SE EU APROVEITAR O EFEITO DA SIBUTRAMINA., PRA FAZER UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E CONTINUAR …SEM TOMAR A DROGA AÍ EU NÃO VOLTO A ENGORDAR?? ENTENDÍ…
    OBRIGADA…TENHA UM ÓTIMO DIA!!!

  136. VP
    Comentário de VP | 06/08/2011 em 19:39:55

    Olá Lúcia,

    Tenha cuidado, qualquer medicação para auxiliar no emagrecimento deve ser receitada e acompanhada por um médico responsável. Há inúmeras contraindicações e efeitos colaterais que podem ocorrer, devendo ser avaliadas em cada caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  137. Comentário de Daiana | 07/09/2011 em 12:31:05

    Parabéns pelo trabalho Doutora Valéria!!
    Gostaria de saber se hidrato a gelatina sem sabor antes de tomá-la ou se posso misturar com um suco mesmo sem hidratar?

    Um abraço.

    Daiana.

  138. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 12:59:24

    Olá Daiana,

    A hidratação da gelatina pode ser feita com o suco e não necessariamente com a água.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  139. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 19:03:18

    Olá Aline,

    Os estudos são controversos, mas os que foram feitos não são feitos com a gelatina em pó comprada em supermercado. Existem produtos específicos vendidos em lojas de suplemento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  140. Comentário de Edna Alves Teixeira | 06/10/2011 em 09:52:27

    Olá, Valeria!
    Gostaria de saber de o colageno hidrolisado tem alguma restrição para quem
    Quer perder. Peso.? E quanto seria a quantidade de silício orgânico para mandar manipular e ato tempo tomar, pode ser o silício quelado?

  141. VP
    Comentário de VP | 12/10/2011 em 18:46:13

    Olá Edna,

    Se for apenas esta condição não é uma restrição para o consumo de colágeno hidrolisado. Neste blog não postamos dosagem pois esta é uma questão muito individual.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  142. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 13:49:51

    Olá Fabiana,

    As informações são confusas principalmente porque estas questões vão depender do objetivo que a pessoa tem. Colágeno hidrolisado é rico em aminoácidos. Se a intenção é fornecer aminoácidos como complemento alimentar pode ser dado logo antes da refeição mesmo. Para emagrecer é preciso lembrar de contabilizar esta quantidade de aminoácidos também na alimentação. A questão de frutas ricas em vitamina C é pensando na otimização da formação do colágeno próprio, que além destes aminoácidos presentes no suplemento, também precisam da vitamina C. Muitas vezes este tipo de suplemento já vem com esta vitamina em sua composição, podendo desta forma ser diluído em água mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  143. Comentário de Maria Angélica | 29/10/2011 em 18:45:50

    Em relação à questão do Colágeno Hidrolisado para gestantes, fico me questionando:

    O Colágeno nada mais é que AA … sendo assim, qual a real preocupação com a suplementação desse composto, já que seria uma ótima alternativa para contribuir com o suporte de AA, minimizando a indisposição gástrica gestacional (pelos fatores hormonais envolvidos e não de sensibilidade alimentar)… isso sem contar com o baixo custo do produto!

    Alguma ponderação?

    Além disso… o BCAA para gestantes? Tbm não é indicado? Pq entraria no mesmo raciocíneo do colágeno hidrolisado: FALTA DE ESTUDOS?

    Att…

  144. Comentário de Maria Elena | 04/11/2011 em 10:16:47

    Bom dia Drª Veleria. Gostaira de saber qual a diferença da gelatina hidrolisada e o colageno? Pois o meu interesse é por motivo de fortalecimento dos musculos e ossos. E pelas pesquisas que fiz, essa ingestão poderia me ajudar, tenho 54 anos, precisei operar o joelho e desde então não é mais o mesmo.( menisco ). Qual seria a melhor escolha de utilização.
    Em uma loja o rapaz me disse que de uma colher de sopa de gelatina, apenas 1 colher de chá é de colageno. foi aí que eu me confundi., vc poderia me ajudar a esclarecer.
    Obrigado
    Maria Elena

  145. VP
    Comentário de VP | 04/11/2011 em 16:10:36

    Olá Maria Angélica,

    O colágeno pode ser uma alternativa para contribuir com o suporte de aminoácidos na gestação quando a gestante não consegue fazer o uso do consumo suficiente via alimentação. Como há um grande cuidado com as gestantes, sempre que há falta de estudos verificando as conseqüências em gestantes há a recomendação de evitar o uso. Claro que cada caso é um caso e que se for feita a recomendação seja sempre supervisionada por um profissional capacitado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  146. VP
    Comentário de VP | 04/11/2011 em 17:05:18

    Olá Maria Elena,

    Tanto a gelatina hidrolisada quanto o colágeno hidrolisado são obtidos através da hidrólise do tecido colagenoso de animais, e são ricos nos aminoácidos que formam o colágeno em nosso organismo (prolina, glicina e hidroxiprolina). A diferença entre eles é em relação às suas características físico-químicas: enquanto a gelatina hidrolisada tem a característica gelatinosa, o colágeno hidrolisado não se gelifica, tem baixo peso molecular e é solúvel em água. Entretanto, por ambos conferem o mesmo efeito benéfico à saúde, e podem ser consumidos com o mesmo fim. Entretanto se estiver escrito apneas gelatina, já se refere a um alimento que pode ser adicionado de outros produtos como açúcar, adoçantes e outros aditivos e não tem as mesmas indicações dos produtos hidrolisados.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  147. Comentário de Claudia Marcelle Chaves de Oliveira | 15/02/2012 em 11:42:44

    Olá, bom dia,
    Gostaria de tirar uma dúvida se possível.
    Minha esteticista me aconselhou a ingerir cápsulas de colágeno hidrolisado, mas esqueceu de me dizer a quantidade em gramas ou miligramas. Ela só me disse que eu poderia encomendar na farmácia de manipulação mesmo sem uma receita e que eu deveria pedir que o frasco viesse com 90 cápsulas para serem tomadas três vezes ao dia durante um mês. Poderiam me dizer qual a dosagem correta e em que proporções e/ou quantidades deveriam ser encomendadas?
    Desde já agradeço e fico no aguardo de uma brve resposta.
    Atenciosamente

    Claudia Marcelle.

  148. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 15:40:33

    Olá Claudia,

    Dosagens são individuais, não há como generalizar desta forma. Procure um profissional capacitado para fazer uma avaliação individual.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  149. Comentário de margarete | 04/04/2012 em 20:17:29

    nossa, achei seu blog maravilhoso, principalmente pq vc o atualiza! vc está aí de verdade!
    bem, eu gostaria de tirar 2 dúvidas:

    1. aquelas “sardas” brancas q surgem nas pernas e às vezes atrás dos
    braços, têm alguma solução pela nutrição? elas indicam alguma falta de nutriente?

    2. voltando ao gergelim, eu sempre o consumi cru levemente tostado, mas alguém me disse q eu teria de deixá-lo de molho para consumir… isso me deixou aborrecida pq eu gosto de levá-lo para comer como lanche, no carro! como eu faria com o gergelim molhado?!

    obrigada!

  150. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 16:41:07

    Olá Margarete,

    Normalmente manchas brancas podem estar relacionadas ao envelhecimento, neste caso o sol é um grande causador, além dos cuidados tradicionais de proteger a pele e evitar a exposição excessiva de sol, uma dieta rica em nutrientes como o beta-caroteno e catequinas do chá verde também podem auxiliar na proteção da pele contra os danos causados pelo sol. Se as manchas brancas forem por micose, aí uma alimentação bem equilibrada e adequada também é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

    Referente ao gergelim é mais seguro utilizá-lo tostado para evitar contaminações que podem ocorrer com a semente crua. Se a intenção é obter o óleo, pode ser utilizado o óleo de gergelim ao invés de deixar as sementes de molho.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  151. Comentário de julia | 05/04/2013 em 18:02:08

    Por favor, gostaria de saber se as sementes de girassol, e bom para o tratamento de espasmos hemi facial. e tambem se posso consumir as sementes macerando as e fazendo cha por meio de infusao. Estou consumindo desta forma.Comprei as sementes pretas e estou consumindo porque ouvi dizer que e muito bom, mas nao sei se estou procedendo da forma correta. Poderia me informar, como posso fazer o cha,?

  152. VP
    Comentário de VP | 11/04/2013 em 17:50:22

    Olá Júlia,

    Infelizmente ainda não há estudos sobre o tratamento nutricional ou com alimentos funcionais para o tratamento de espasmo hemifacial.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  153. Comentário de priscila | 19/08/2013 em 10:59:43

    Ola gostaria de saber sobre o colágeno qual a melhor forma em cápsulas ou em pó??
    E como deve ser a suplementação quantas cápsulas ou colheres de chá podem ser tomadas por dia!

  154. VP
    Comentário de VP | 24/08/2013 em 11:01:59

    Olá Priscila,

    A forma de cápsula ou pó não vai modificar a função se for ingerido a mesma quantidade em gramas do colágeno. Normalmente, como são muitas gramas utilizadas, o pó é mais bem tolerado, pois evita a ingestão de diversas cápsulas ao dia. A maneira de administração dependerá de cada caso, necessidade, hábitos alimentares e objetivo. Procure um nutricionista para avaliar seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»