VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

A Importância da Hidratação na Saúde

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, devido ao seu importante papel em nosso organismo. Sem água não há vida. A todo instante temos diversas reações químicas ocorrendo no nosso organismo, sendo que muitas dessas reações necessitam de água. Essas reações dependentes de água são vitais para manter o organismo em equilíbrio. Além disso, a todo instante eliminamos água do nosso corpo, seja pelo suor (para manter o controle da temperatura corporal), urina ou até mesmo pela respiração. Portanto, a hidratação adequada é fundamental para o funcionamento do nosso corpo em harmonia, e para isso a ingestão de líquidos deve ser constante e ao longo do dia, pois já que utilizamos tanto esta substância, precisamos freqüentemente repor o líquido que perdemos.

A água ingerida é absorvida, e pela corrente sanguínea vai sendo distribuída com os outros nutrientes para todas as células do nosso organismo, com isso ela chega à células que formam os nossos órgãos e tecidos, hidratando e nutrindo estas células, proporcionando um funcionamento adequado dos nossos órgãos, além de manter pele e cabelos hidratados.

Além disso, a ingestão de água, associada com o consumo de fibras, é essencial para um bom funcionamento do intestino. As fibras em contato com a água aumentam de tamanho, auxiliando a formar um bolo fecal mais volumoso, que aumenta a velocidade dos movimentos intestinais para eliminar as fezes, garantindo assim um funcionamento intestinal regular. Além disso, o intestino é responsável também pela eliminação de toxinas do organismo, processo este que também necessita de água para seu funcionamento adequado.

A recomendação média de ingestão de líquidos é por volta de 2 a 3 litros de líquido ao dia, porém devemos lembrar que estas necessidades são individuais. É importante que as pessoas criem o hábito de ingerir sempre água. Para se habituar com este consumo, podemos começar a ingerir, por exemplo, alimentos que contenham mais líquidos como as frutas ou sucos de frutas, legumes e verduras, além de chás, ou até mesmo apenas colocar folhas de hortelã ou alecrim na água para ela ficar com um sabor leve a fim de estimular o consumo de água, até que a ingestão de água se torne habitual. É importante evitar a adição de açúcar e adoçantes artificiais nestes líquidos.

Além disso, é importante destacar que não devemos considerar e incorporar alimentos como refrigerantes e sucos industrializados como parte da hidratação, pois estes alimentos carregam junto com a água substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo. Devemos também evitar o consumo de bebidas isotônicas como parte da ingestão diária de líquidos, pois estas bebidas apresentam indicações específicas, como a reposição de minerais para atletas e em caso de desidratação por vômitos e diarréia. A ingestão excessiva destas bebidas pode levar a um desequilíbrio orgânico, com danos ao rim, que é órgão responsável por filtrar os nutrientes e a água presentes nos alimentos e bebidas para serem eliminados na urina.

Sendo assim, garantindo uma ingestão adequada de água, associada a uma alimentação balanceada, e mantendo hábitos de vida saudáveis, garantiremos nosso corpo em equilíbrio para vivermos com saúde e qualidade de vida, com energia e disposição para executarmos nossas atividades diárias.

3 Respostas para A Importância da Hidratação na Saúde »»


Comentário

  1. Comentário de josegrisdo | 20/09/2013 em 12:14:38

    é bom esse site aprendi coisas importantes que eu nao sabia

  2. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 09:57:18

    Olá Josegrisdo,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  3. Comentário de mika | 26/03/2014 em 13:27:32

    eu estou estudando isso é muito legal


Enviar Comentário »»