VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL PELA ANÁLISE DAS UNHAS?

Na segunda semana de Maio de 2008, foi publicada na revista Isto É uma matéria falando sobre a importância da análise das unhas em alguns diagnósticos de possíveis doenças. Como a Nutrição Funcional se baseia, dentre outras análises, em sinais e sintomas, entendemos como é importante uma observação clínica bem realizada.

Entre outras partes do corpo a unha nos diz muito sobre como está a condição nutricional, e por conseqüência, a saúde dos pacientes. Frequentemente podemos encontrar indivíduos com manchas brancas nas unhas, o que pode identificar, por exemplo, uma deficiência de selênio e/ou zinco. Confrontando esta informação com outros sinais e sintomas, há indicação de qual destes nutrientes provavelmente será o causador do sintoma, além da avaliação do consumo alimentar, pois, por exemplo, no Sul do Brasil, há um consumo bom de alimentos fonte de selênio, ao contrário de outras regiões do Brasil. Mas claro que isso depende da soma das condições apresentadas pelo indivíduo.

Sendo assim, sabe-se que uma deficiência de selênio pode comprometer o funcionamento do nosso sistema antioxidante endógeno e da glândula tireóide; e se o paciente tiver outros sintomas associados a tireóide, isso vai levar o nutricionista a ter uma conduta diferenciada, muitas vezes utilizando-se de suplementação, introdução de mais alimentos fonte e até encaminhamento para o médico especialista para realização de exames laboratoriais para que haja um tratamento adequado caso seja necessário.

Agora, por exemplo, se for um sinal de deficiência de zinco, pode indicar que a pessoa tem uma má digestão, pois a formação do ácido clorídrico (substância que faz a digestão em nosso estômago) é dependente deste mineral. Muitas vezes essa suspeita é confirmada pelo próprio paciente por relatar uma má digestão, estufamento abdominal e azia. Sendo que esta baixa produção de ácido clorídrico faz com que os nutrientes sejam poucos absorvidos e possam com o passar do tempo se tornar também deficientes, prejudicando ainda mais o estado geral de saúde deste indivíduo.

Entretanto, devemos analisar sempre os outros sintomas relatados pelo paciente, pois muitas vezes podem indicar algum outro tipo de deficiência, ou até mesmo um excesso de algum nutriente.  Além disso, associando o sintoma de manchas brancas nas unhas, as unhas quebradiças indicam deficiência de outros nutrientes, como ácido linoléico, cálcio, ferro e zinco.

Portanto, um atendimento nutricional adequado é aquele que analisa minuciosamente o paciente, para que seja possível identificar todos os sinais e sintomas que irão auxiliar o nutricionista a identificar a melhor estratégia para promover o equilíbrio do organismo. Pois se, podemos identificar tantas alterações no organismo ao analisar apenas as unhas, imaginem quantos sinais e sintomas nosso corpo demonstra e muitas vezes passam despercebidos? Por isso, uma avaliação Nutricional Funcional bem realizada, pode não só nutrir o paciente como agir na prevenção, controle e tratamento de diversas doenças que muitas vezes podemos achar que não tem relação direta com a alimentação.

310 Respostas para AVALIAÇÃO NUTRICIONAL PELA ANÁLISE DAS UNHAS? »»


Comentário

  1. Comentário de Marina | 19/06/2008 em 18:35:37

    Oi Valéria,

    Gostaria de uma indicação bibliografica sobre sinais e sintomas na area de nutrição funcional. O que me sugere?

    Grata

    Marina Mendes
    nutricionista

  2. VP
    Comentário de VP | 20/06/2008 em 09:52:15

    Olá Marina,

    O livro que relaciona sinais e sintomas com deficiências de nutrientes, assunto este tão comentado pela Nutrição Funcional, é o “Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica”, comercializado pela VP Consultoria.

    Além disso, você pode utilizar na sua prática clínica o software “Controlsoft Nutrition”, que faz uma profunda avaliação entre sinais e sintomas apresentados e carências ou excessos de nutrientes. Este software é comercializado pela empresa Compark.

    Um abraço!

    Valéria Paschoal

  3. Comentário de Douglas | 28/06/2008 em 15:33:47

    Desejo saber se há alguma doênça e/ou alteração hormonal relacionada(s)
    às manchas brancas sob o esmalte das unhas.
    Desde já, agradeço e espero a oportuna resposta.
    OBRIGADO, até mais!

    Douglas de Sousa

  4. VP
    Comentário de VP | 30/06/2008 em 17:34:58

    Olá Douglas,

    As manchas brancas nas unhas estão normalmente associadas com deficiência de zinco e selênio, minerais com inúmeras funções em nosso metabolismo. A deficiência destes minerais pode indicar inúmeras alterações em nosso corpo, como por exemplo um estresse muito grande que o organismo esteja passando, fazendo com que todo o seu sistema de defesa antioxidante esteja sendo colocado pra trabalhar, entre outros fatores, como o crescimento de fungos.

    Além disso essas manchas podem estar associadas com uma hipocloridria do estômago, fazendo com que ocorra má digestão dos alimentos e uma série de alterações gastrointestinais, além de alterações no crescimento e desenvolvimento. Além disso, a deficiência de selênio pode estar associada com alterações na tireóide e dificuldade de eliminar as toxinas do organismo.

    Portanto, um acompanhamento de um nutricionista capacitado é fundamental para avaliar as deficiências nutricionais e corrigir com uma alimentação adequada para suas necessidades e avaliar a possibilidade de uma suplementação individualizada.

  5. Comentário de lilian bueno | 13/08/2008 em 13:29:54

    Estou com um anormalidade nas unhas, elas estao com raxadinho parecendo que esta quebrando no meio. gostaria de saber o que pode ser isso e se isso pode melhorar e como.

    obrigada.
    lilian

  6. VP
    Comentário de VP | 27/08/2008 em 17:32:33

    Olá Lilian,

    A anormalidade nas unhas indica que seu organismo está com deficiência de nutrientes como o zinco e selênio, que pode estar sendo causado por, além de um baixo consumo destes nutrientes, por diversos outros fatores, como por exemplo um estresse.

    Desta forma, faz-se necessário uma avaliação completa, realizada por um nutricionista capacitado, a fim de identificar quais são os desequilíbrios nutricionais que podem ser corrigidos com a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

    Estamos a disposição para indicação de profissionais capacitados na sua região caso você tenha interesse. Se você tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  7. Comentário de roberta | 03/09/2008 em 13:14:49

    Olá.

    Estou com uma anormalidade na unha há um tempo, elas ficam meio esbranquiçadas, estão meio onduladas e as pontas finas e brancas, como se tivesse se descolando.

  8. VP
    Comentário de VP | 03/09/2008 em 18:45:00

    Olá Roberta!

    Esse tipo de anormalidade nas unhas indica que seu organismo está com deficiência de nutrientes como o zinco e selênio, que pode estar sendo causado por, além de um baixo consumo destes nutrientes, por diversos outros fatores, como por exemplo um estresse.

    Desta forma, faz-se necessário uma avaliação completa, realizada por um nutricionista capacitado, a fim de identificar quais são os desequilíbrios nutricionais que podem ser corrigidos com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, e se necessário, lhe indicar uma possível suplementação.

    Estamos a disposição para indicação de profissionais capacitados na sua região caso você tenha interesse. Se você tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de selma seidmann | 05/09/2008 em 08:50:18

    Bom dia Dr. Valeria, fiz alguns estudos sobre diagnosticos pelas unhas, mas realmente algo tipo de curiosa, mas sei da seriedade do assunto, por isso ao perceber uma forte linha transparente de mais ou menos 1 mmde lalura e percorrendo todo o comprimento da unha do polegar direito fiquei intrigada , se for possivel me dizer algo a respeito , seria muito grata.
    obrigada , Selma

  10. VP
    Comentário de VP | 05/09/2008 em 15:46:01

    Olá Selma, como vai?

    Realmente é complicado traçar um diagnóstico completo apenas pela análise das unhas, porém esta alteração já é um importante indicador de que você pode estar com algum desequilíbrio orgânico, que pode ser provocado por uma alimentação inadequada, com deficiência de nutrientes e consumo excesso de alimentos que podem causar hipersensibilidades, além de hábitos de vida inadequados.

    Portanto, é importante realizar uma avaliação completa, realizada por um nutricionista capacitado, a fim de identificar quais são os desequilíbrios nutricionais que podem ser corrigidos com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, e se necessário, lhe indicar uma possível suplementação.

    Estamos a disposição para indicação de profissionais capacitados na sua região caso você tenha interesse. Se você tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de selma seidmann | 06/09/2008 em 10:01:04

    Bom dia Dra. Valeria, obrigada pela orientação e se for possivel eu gostaria sim de sua indicação para o profissional em minha região.
    moro em poços de caldas, mg, mas tambem tenho residencia onde passo boa parte do tempo em lins sp, se for possivel me dar as indicaçoes para as duas cidades , seria muito grata.
    mais uma vez obrigada pela atenção.
    Selma

  12. VP
    Comentário de VP | 09/09/2008 em 11:34:42

    Olá Selma,

    Encaminhamos os contatos de 2 profissionais para o seu e-mail. Qualquer dúvida entre em contato conosco.

    Boa sorte!

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de maria cecilia costa | 05/10/2008 em 21:26:53

    Gostaria de saber o que significa na unha linhas pretas no sentido longitudinal na expessura de um fio de cabelo fino. Estas são marcas que apareceram só não sei o porquê.
    Agradeço desde já seu retorno.
    Cecilia

  14. su
    Comentário de su | 09/12/2008 em 10:23:33

    bom dia.
    estou preocupada.
    sempre tive as unhas muito fortes, daquelas que ficam enormes e nao quebram de jeito nenhum.
    de repente, no mes de setembro agora, minha unhas começaram a quebrar todas e ficarem moles. curioso que nao foi gradativo. foi de um mes para o outro.
    o que pode ser?
    imprescindivel dizer que naquela epoca comecei a tomar por conta propria, colageno em pó, para as estrias. pode ser isso? por que nao volta ao normal mihas unhas?

    vc pode indicar algum medico no rio de janeiro?

  15. VP
    Comentário de VP | 10/12/2008 em 10:20:51

    Bom dia,

    Este enfraquecimento das unhas pode ocorrer sim por um desequilíbrio do organismo, que pode ser provocado por uma alimentação inadequada, com deficiência de nutrientes importantes para a formação e fortalecimento das unhas, além de outros sintomas que podem ser observados.

    No entanto, para este diagnóstico é necessária uma profunda avaliação por um profissional capacitado, que poderá detectar possíveis desequilíbrios, e quais sãos as melhores estratégias para o seu tratamento.

    Você pode encontrar um profissional nutricionista capacitado que poderá atendê-la em sua região na empresa NutConsult. O telefone para contato é (21)2240-6381.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  16. Comentário de angela squillante | 28/12/2008 em 13:47:33

    Boa tarde

    Olá Dra. Valéria,

    Por favor, gostaria de receber indicação de profissionais capacitados para a avaliação do meu problema de unha, em Duque de Caxias, RJ, ou na cidade do Rio de Janeiro.
    Já ouvi dizer que existe um “Centro de Diagnóstico das Unhas” na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, mas creio que seja somente para doenças específicas das unhas, como micoses e etc.
    Agradeço a atenção e gentileza.

    Angela

  17. VP
    Comentário de VP | 07/01/2009 em 13:40:30

    Olá Angela,

    Primeiramente é preciso uma avaliação para identificar exatamente qual o seu problema na unha. Muitas vezes o problema necessita de tratamentos medicamentosos, portanto procure um dermatologista de sua confiança.

    Caso o problema seja algum desses citados no blog, é bem provável que também deva ser feito um tratamento nutricional. Portanto, foi encaminhada uma indicação de Nutricionista Funcional no Rio de Janeiro em seu e-mail.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  18. Comentário de lidice | 15/01/2009 em 15:24:27

    gostaria de receber indicação de uma clinica de nutrição funcional no rio de janeiro.

    Obrigada

  19. VP
    Comentário de VP | 15/01/2009 em 16:44:54

    Olá Lidice,

    Já foi encaminhado ao seu e-mail pessoal o contato de uma Nutricionista Funcional no Rio de Janeiro.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  20. Comentário de Simone | 20/01/2009 em 00:50:38

    Dra Valéria,

    Gostaria de receber indicações de algumas clinicas de Nutrição Funcional na zona sul do Rio de Janeiro. Moro em Botafogo.

    Obrigada,
    Simone

  21. VP
    Comentário de VP | 20/01/2009 em 06:28:38

    Simone,

    Foi encaminhado para o seu e-mail pessoal uma indicação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  22. Comentário de Alexandre | 26/01/2009 em 14:36:14

    Olá Dra. Valéria,

    Tenho o péssimo hábito de roer unhas e além de esteticamente desagradável, tem causado alguns danos em algumas unhas, como micoses, queda da unha, etc.

    Estou a procura de um especialista neste assunto para uma avaliação e tratamento e gostaria de uma indicação aqui no Rio de Janeiro Capital.

    Agradeço desde já,

    Um abraço.

  23. VP
    Comentário de VP | 27/01/2009 em 10:03:43

    Olá Alexandre, como vai?

    Com certeza um nutricionista poderá auxiliar você a reequilibrar seu organismo de uma maneira geral, o que poderá auxiliar você a se desvincular deste hábito, e além disso promover unhas mais fortes, bem como corrigir outros possíveis sintomas que você possa apresentar.

    Porém, é interessante também você avaliar a necessidade de realizar de um tratamento específico para suas unhas com um profissional especialista, com o objetivo de eliminar possíveis fungos e bactérias presentes nas suas unhas.

    Você deve entrar em contato com a empresa Nutconsult no Rio de Janeiro, composta por um time de nutricionistas capacitados e que com certeza irão ajudar você. O telefone é (21) 2240-6381.

    Se precisar de mais alguma informação entre em contato conosco!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  24. Comentário de Paulo Eduardo | 29/01/2009 em 12:21:30

    Dra. Valéria Paschoal, um bom dia de trabalho para você!

    Gostaria de receber indicação de uma boa clínica de tratamento das unhas e de nutrição funcional aqui no estado da Paraíba.

    Cordiais saudações
    Paulo Eduardo.

  25. Comentário de RAIMUNDO | 04/02/2009 em 21:17:24

    OI DRA. VALÉRIA GOSTARIA DE SABER PORQUE MIMHAS UNHAS FICAM VERMELHAS , DEPOIS ENBRAQUERCEM DESCOLAM E ONDULAM. OBRIGADO!

  26. VP
    Comentário de VP | 05/02/2009 em 14:27:50

    Olá Raimundo,

    São inúmeras as causas que podem promover esse tipo de alteração nas unhas, dentre eles uma deficiência de vitaminas e minerais, ou o desenvolvimento de inflamação local devido ao consumo de alimentos que causem reações de hipersensibilidade.

    Desta forma, só com uma profunda avaliação realizada por um nutricionista capacitado, é que poderemos descobrir quais as causas desta alteração e quais são as melhores estratégias para a melhora do quadro.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar profissionais nutricionistas que realizem este serviço próximo à sua região.

    Além disso, é essencial que você faça também uma avaliação específica com um dermatologista.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  27. VP
    Comentário de VP | 05/02/2009 em 14:47:42

    Olá Paulo Eduardo, como vai?

    Infelizmente não conhecemos um profissional nutricionista funcional que realize este tipo de atendimento na Paraíba.

    Caso seja viável para você, entre em contato com a empresa Nutricare que realiza este tipo de serviço em Natal (RN). O telefone para contato é(84)3206-3568.

    Esperamos poder ajudá-lo em outras dúvidas!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  28. Comentário de J´.Ramos | 10/02/2009 em 14:36:02

    Dra. Valéria, muito boa tarde!!!

    Sei muito bem que àgua é vida. Nosso organismo precisa de bastante água.
    Agora, pergunto-lhe, É SAUDÁVEL, AGENTE TOMAR ÁGUA MINERAL, deste tipo engarrafada em vasilhame de 20 litros? Esta indagação é porque há mais de 15 anos só bebo água mineral, e, lembro-me que certa vez um clínico cardiologista disse-me que água mineral continha muito “estabilizante” ou algo desta natureza em sua composição quimica para manter o envazamento, isto é prejudicial a saúde, até porque tenho unhas onduladas e quebradiças. Obrigado, J.Ramos.

  29. VP
    Comentário de VP | 11/02/2009 em 13:48:40

    Olá J. Ramos,

    Não é interessante consumir este tipo de água pois, além da contaminação pela embalagem, é importante verificar a procedência da empresa que realiza o envase, pois é muito comum a contaminação por microorganismos.

    Portanto, é interessante que você prefira o consumo de água que seja embalada por empresas confiáveis, ou é interessante utilizar filtros (desde que a manutenção seja realizada frequentemente), ou ainda purificadores específicos que eliminam as impurezas e mantém a qualidade da água ingerida.

    Quanto as alterações nas suas unhas, são inúmeras as causas que podem promover esse tipo de alteração, dentre eles uma deficiência de vitaminas e minerais, ou o desenvolvimento de inflamação local devido ao consumo de alimentos que causem reações de hipersensibilidade, ou ainda uma contaminação por toxinas. Sendo assim, uma profunda avaliação realizada por um nutricionista capacitado é fundamental para descobrir quais as causas desta alteração e quais são as melhores estratégias para a melhora do quadro.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar profissionais nutricionistas que realizem este serviço próximo à sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  30. Comentário de J. Ramos | 18/02/2009 em 11:27:00

    Dra. Valéria, BOM DIA !!!
    Tenho sim, interesse na indicação de bons profissionais nutricionistas, próximo a minha região, aqui no nordeste. Muito Obrigado. J. Ramos.

  31. VP
    Comentário de VP | 19/02/2009 em 10:35:09

    Olá J. Ramos,

    Temos diversos contatos de profissionais qualificados no Nordeste do Brasil. Qual cidade seria mais fácil para você?

    Aguardamos retorno,

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  32. Comentário de J.Ramos | 19/02/2009 em 16:44:16

    Boa Tarde Dra. Valéria Paschoal !
    Cidades do Nordeste preferidas: João Pessoa, e Natal. Obrigado pela informação. J.Ramos.

  33. VP
    Comentário de VP | 20/02/2009 em 12:25:55

    Olá J. Ramos,

    Em Natal, entre em contato com a empresa Nutricare que realiza este tipo de serviço. O telefone para contato é (84)3206-3568.

    Qualquer dúvida entre em contato conosco!

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  34. Comentário de Sara Vieira | 06/04/2009 em 11:59:12

    Olá Dra. Valéria, bom dia.

    Há algum tempo estou com as unhas onduladas e recentemente estão rachando e quebrando no meio. Gostaria de saber as possíveis causas e a indicação de profissionais na cidade de Portovelho - Rondônia.

    Grata.

    Sara

  35. VP
    Comentário de VP | 08/04/2009 em 10:12:23

    Olá Sara, como vai?

    Estas alterações nas suas unhas podem ocorrer por inúmeras causas, como uma deficiência de vitaminas e minerais, ou o desenvolvimento de inflamação local devido ao consumo de alimentos que causem reações de hipersensibilidade, ou ainda uma contaminação por toxinas.

    Sendo assim, uma profunda avaliação realizada por um nutricionista capacitado é fundamental para descobrir quais as causas desta alteração e quais são as melhores estratégias para a melhora do quadro. Nós temos o contato de um nutricionista que se formou em nosso curso de Pós-graduação que está em sua região, e que portanto poderá ajudá-la. Enviaremos o contato para o seu e-mail, ok?

    Se você tiver qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  36. Comentário de giane | 28/05/2009 em 23:34:57

    Dra. Valéria,
    Sou nutricionista clínica, e to lendo o livro de suplementação magistral que é maravilhoso rss..ele fica me auxiliando direto. Recebi no consultório uma paciente com um exame de selênio sérico mto baixo, mas vi no livro que este exame não é o mais indicado para analisar a deficiencia de selênio, mas sim o selênio eritrocitario, glutationa peroxidase ou creatina quinase. Diante disto a sra. acha que qual deve ser a minha conduta, manda-la fazer esse exames ou já suplementar o selênio( essa paciente fez uma cirurgia plastica recente onde a hemoglobina dela foi para 8 mg/dl, isso pode ter alguma relação?

  37. VP
    Comentário de VP | 01/06/2009 em 12:54:01

    Olá Giane, como vai?

    Ficamos felizes que o livro seja um material muito importante para sua prática!

    Em relação aos níveis de selênio, quando analisado o selênio sérico, esses
    níveis refletem uma exposição recente, indicando uma ingestão deficiente. Como o selênio tem uma meia-vida de 120 dias, é interessante analisar os níveis eritrocitários para verificar se essa baixa exposição atual ao selênio já está afetou a quantidade de selênio que está chegando aos órgãos. Analisar os níveis da glutationa peroxidase é uma boa estratégia também, pois esta enzima antioxidante é dependente de selênio, então níveis reduzidos dessa enzima podem indicar também níveis reduzidos deste mineral.

    Você pode sim solicitar o exame eritrocitário, mas pelos níveis séricos, já podemos dizer que esta paciente precisa de um aporte aumentado de selênio. O consumo de oleaginosas é interessante para normalizar estes níveis, e avalie a necessidade de uma suplementação caso esta paciente não consuma fontes alimentares de selênio.

    Em relação a cirurgia realizada e a anemia, pode ter uma relação sim com a deficiência de selênio, pois tanto a cirurgia, quanto a anemia, produzem um estado de estresse orgânico, e assim as necessidades das enzimas antioxidantes ficam aumentadas. Por isso, a utilização de selênio para formar a enzima glutationa peroxidase pode estar aumentada, reduzindo a quantidade de selênio disponível para realizar os outros processos metabólicos importantes.

    Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  38. Comentário de Giane | 03/06/2009 em 23:56:53

    Muito obrigada pela resposta, foi muito esclarecedora. Estou fazendo o curso virtual com Andreia Naves, assim que terminar farei o seu que ja esta disponivel no e healh. Sugiro que voces avaliem a possibilidade de um curso orientando nós nutricionistas em relação a exames bioquimicos que possam auxiliar no diagnostico de carencias vitaminicas e minerais. Abraços

    Giane

  39. Comentário de giane | 04/06/2009 em 00:14:57

    Dra. Valeria

    Em relação ao magnésio, no livro sita que quando ha uma baixa do magnésio ocorre uma homeostase (retirado magnesio dos ossos) e por isso o exame de magnésio sérico não é um bom parametro para avaliar a deficiencia deste. Qual seria o exame recomendado para avaliar a deficiencia deste mineral? Tenho recebido muitos pacientes com exame de magnesio serico baixos ( pedi por apresentarem sintomas:enxaqueca, depressão, osteoporose)Desculpa ter colocado esta pergunta aqui, sei que nao tem muita relação com o texto, se for possivel gostaria que respondesse.

    Abraços
    Giane

  40. VP
    Comentário de VP | 05/06/2009 em 10:23:40

    Olá Giane,

    Ficamos muito satisfeitos que esteja gostando do curso e que com esta ferramenta conseguimos levar nossos cursos para os profissionais que não podem realizar nossos cursos presenciais! Quanto ao tema sugerido, com certeza a avaliação de exames bioquímicos é uma ferramenta muito importante, e assim que tivermos uma programação fechada com este tema, avisaremos você.

    Em relação à sua dúvida sobre o magnésio, a avaliação de níveis séricos pode nos indicar um falso resultado positivo, assim como você comentou, devido a retirada dos estoques de magnésio para manter níveis séricos adequados. Quando os níveis séricos já estão baixos, é interessante você confirmar através dos sinais e sintomas apresentados a deficiência de magnésio e aumentar a ingestão de alimentos fonte, e caso seja necessário, oferecer uma suplementação nutricional. A avaliação do magnésio eritrocitário é uma estratégia interessante também de avaliação, pois este reflete os estoques de magnésio presentes em nosso organismo, permitindo assim, evitar que a depleção de magnésio seja aumentada.

    É importante lembrar que as vezes não encontramos deficiência de alguns nutrientes na análise bioquímica, mas pela análise de sinais e sintomas já podemos perceber a importância de aumentar a ingestão de alguns nutrientes.

    Esperamos ter ajudado.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  41. Comentário de Giane | 09/06/2009 em 20:43:47

    Dra. Valeria

    Solicitei exame de selenio serico de uma paciente, e esta um pouco alto, isso pode acarretar algum maleficio ao organismo? Dra. existe algum tipo de consultoria feita pelo site vp. online que possa me ajudar qd eu tiver certas duvidas como essa?

    Abraços

    Giane

  42. VP
    Comentário de VP | 10/06/2009 em 10:50:46

    Olá Giane,

    O excesso de selênio também pode ser prejudicial à saúde. Pode causar fragilidade e perda de unhas e cabelos, distúrbios gastrintestinais, hálito com odor de alho (mau hálito), fadiga, irritação e anormalidades no sistema nervoso.

    Pelo site da VP os profissionais e estudantes podem fazer a associação, tendo direito a consultorias mensais para auxílio de dúvidas técnicas na área de nutrição.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  43. Comentário de milton | 24/06/2009 em 21:42:23

    OI GOSTARIA DE MAIS INFORMACOES , SOBRE O ASSUNTO , SE POSSIVEL A SELMA SEIDMANN PODERIA ME AJUDAR EU A CONHEÇO MAS NAO TENHO O EMAIL DELA , SE POSSIVELME PASSAR O EMAIL DELA AGRADEÇO. OBRIGADO -
    MILTON

  44. VP
    Comentário de VP | 25/06/2009 em 12:26:55

    Olá Milton, como vai?

    Infelizmente não temos autorização para enviar os e-mails dos participantes de nosso blog, pois essa informação fica no administrador do site. Entretanto, acredito que ela poderá lhe responder pelo próprio blog, quando ver sua mensagem!

    Caso você tenha interesse, nos envie suas dúvidas, ou podemos também indicar algum profissional que atue mais próximo de sua região.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  45. Comentário de Patricia | 08/07/2009 em 09:26:53

    Ola bom dia!

    Dr. Valéria gostaria que a Senhora sugerisse um especialista mais próximo da minha região que é no Rio de Janeiro, Baixada Fluminense mais precisamente em Duque de Caxias, gostaria muito de me consultar com um especialista em nutrição funcional.
    Desde já agradeço e aguardo a resposta.

    Patricia Titonelli

  46. VP
    Comentário de VP | 08/07/2009 em 09:43:16

    Olá Patricia, como vai?

    Você pode encontrar um nutricionista funcional que poderá atendê-la em sua região através da empresa NutConsult. O telefone para contato é (21)2240-6381.

    Qualquer dúvida ou problema nos escreva.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  47. Comentário de Edna Sousa | 29/07/2009 em 11:01:59

    Bom dia!
    Dra. Valéria, minhas unhas há cerca de um ano estão muito fracas, quebradiças e cheia de ondulação. Sendo que, no sbádo passado, percebi que além disso, estvam com riscos vermelhos e doloridas, como se tivesse prendido os dedos numa gaveta. Vale ressaltar que, estou passando por um bloblema de tendinite muito aguda no ompro já se espalhando pelos braços até as mãos. Já consultei um médico, e tomei a medicação antiflamatórios, e de nada adiantou, também estou na menor -pausa (51 anos), sendo acompanhada pelo meu ginecologista.
    Estou tomando Superlife e Fitohormonios (nome de fansia) sendo este de uso continuo sob orientação do meu ginecologista, e estou tomando Targifor e Benerva pro conta própria.
    Procuro ter uma alimentação a base de verduras , legumes de carne branca, só não costumo ingerir leite, mas faço uso de alguns alimentos com soja.
    Gostaria de uma roientação quanto a que profissional procurar, de preferencia Zona Sul e Centro do RJ.
    Grata, pela ateção.
    Edna Sousa

  48. VP
    Comentário de VP | 29/07/2009 em 13:14:38

    Olá Edna,

    A consulta com o dermatologista pode lhe trazer algumas explicações, mas uma consulta com um profissional nutricionista também pode ser extremamente benéfico, já que irá avaliar seus sinais e sintomas de uma forma ampla e irá relacionar com seus hábitos de vida, principalmente alimentares.

    Uma indicação irá chegar ao seu email, conforme solicitado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. Comentário de carla | 24/08/2009 em 21:54:18

    Gostaria mto de saber o que são linhas pretas nas unhas no sentido longitudinal na expessura de um fio de cabelo fino e a extençao bem pequena tbm, tipo uns pontos, oq sera??Sera problemas cardiacos?Obrigado.

  50. VP
    Comentário de VP | 26/08/2009 em 11:47:10

    Olá Carla, como vai?

    As manchas escuras nas unhas podem aparecer por diversas causas, dentre elas um pequeno sangramento, que pode estar associado a deficiência de nutrientes como vitamina C, além de zinco e selênio.

    Sendo assim, é interessante que você procure um dermatologista para verificar a necessidade de um tratamento específico, além de um nutricionista, para corrigir possíveis deficiências nutricionais que possam estar causando este problema.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional que atue mais próximo de sua região.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  51. Comentário de maria edla brito dos santos | 28/08/2009 em 16:43:27

    Ola,eu moro no bairro da taquara no rio de janeiro,gostaria de saber se existe alguma clinica de nutriçao funcional aqui proximo.tenho muitos anos dificuldade para evacuar,asvezes meu entestino trabalha direito e as veses prende,mais ele sempre esta preso.eu como bastante legumes,folhas todos os dias,tomo um litro de agua e asvezes ate mais.minhas unhas estao fracas e com frisos.passo bastante hidratante,mas assim mesmo continuam quebrando.tomei dois frascos de dermavit mas nao vi muito resultado.eu estou perto de fazer 50 anos,sou uma pessoua que cuido bem de minha dieta,nao fumo,so bebo um vinho e uma cerveja de vez em quando,faço esteira todos os dias e simulador de caminhada,eu tenho dificuldade para emagrecer.sou portadora de fibromialgia.poristo gostaria de tentar este tratamento.porfavor me ajude.maria edla

  52. VP
    Comentário de VP | 01/09/2009 em 11:39:14

    Olá Maria Edla, como vai?

    Com certeza a Nutrição Funcional poderá auxilia-la a reequilibrar seu organismo e melhorar estes sintomas relatados!

    Para obter o contato de um profissional capacitado que atue mais próximo de sua região, entre em contato com nosso representante no Rio de Janeiro:

    NutConsult (RJ): (21) 2240-6381

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  53. Comentário de Juliana Queiroz | 09/09/2009 em 14:52:07

    Eu e minha irmã estamos com as pontas das unhas brancas…já fomos em dermatologistas…um me disse que era micose…usei um remédio liquido que não me recordo o nome…depois retornei em outro dermatologista que me disse que as manchas são devidas a reações com produtos químicos…o que contestei por sempre usar luvar em atividades domésticas. Pinto as unhas uma vez por semana…agora estou pintando quarta e retirando na segunda pra elas respirarem um pouco…estou usando uma pomada manipulada, sem muitos resultados. No entanto, vejo nas respostas que deu a outras pessoas sempre se referindo a falta de zinco e selênio e em momento algum nenhum médico me solicitou qualquer tipo de exames. Vc acha que devo insistir em dermatologista ou ir em um nutricionista?

    Juliana - Dourados/MS

  54. VP
    Comentário de VP | 09/09/2009 em 17:39:44

    Olá Juliana,

    Manchas brancas nas unhas pode ser deficiência de nutrientes, mas não é a única causa, portanto o ideal seria procurar tanto um dermatologista quanto uma nutricionista funcional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  55. Comentário de Marly De Nigris | 14/10/2009 em 07:43:38

    Olá, bom dia
    necessito da indicação de uma Nutricionista no Rio de Janeiro para consulta sobre emagrecimento.
    obrigada!

  56. VP
    Comentário de VP | 14/10/2009 em 10:58:10

    Olá Marly, como vai?

    Para obter a indicação de um nutricionista funcional no Rio de Janeiro, que irá lhe auxiliar a equilibrar seu organismo e promover a consequente perda de peso, entre em contato com o nosso representante no Rio de Janeiro. O contato da empresa Nutconsult é pelo telefone (21) 2240-6381.

    Um abraço e boa sorte!

    Dra. Valéria Paschoal

  57. Comentário de milena | 25/10/2009 em 09:19:19

    Olá Dra. Valéria Paschoal,

    Estou com as unhas onduladas, minha mãe também, isso poder ser genética?
    Há uns 2 anos atrás não tinha essas ondulações.
    Minha mãe está tomando suplemento a base de silicio organico quelado, e colágeno hidrolisado e vit C para ver se melhora!
    Vou investigar a questao do selenio e zinco.
    Teria alguma referencia para indicar sobre este assunto?
    Pois vejo muita dificuldade em encontra-los, e na faculdade não falam de forma profundada.

    att Milena

  58. VP
    Comentário de VP | 27/10/2009 em 09:57:38

    Olá Milena,

    Provavelmente não é uma questão genética, inclusive porque antes você não apresentava esta ondulação.

    As ondulações podem estar associadas com uma alteração da microbiota intestinal. Num quadro de disbiose intestinal (alto crescimento de bactérias maléficas e fungos em detrimento de bactérias probióticas/ benéficas, alta produção de gases, intestino preso ou diarréia, distensão abdominal, entre outros sintomas) o intestino não consegue aproveitar bem os nutrientes ingeridos, causando uma desnutrição de micronutrientes essenciais para a adequada formação das unhas.

    O excesso de açúcar, gordura saturada (biscoitos, sorvete, laticínios integrais, embutidos, etc.), gordura trans (frituras, sorvetes, biscoitos, bolachas, etc.), alimentos refinados (pão branco, arroz branco, massas, etc.), aditivos alimentares (produtos industrializados), alimentos potencialmente alérgicos (laticínios, glúten, soja, cítricos, etc.) associados a um baixo consumo de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais integrais, gordura mono e poliinsaturada (óleo de oliva extra virgem, óleo de linhaça, peixe, óleo de canola, etc.) propiciam o quadro de disbiose, portanto, a alimentação é fundamental para a saúde intestinal e como consequência saúde orgânica, incluindo saúde das unhas.

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. Comentário de ELIANE | 29/01/2010 em 12:02:30

    OLÁ DRA. VALÉRIA!
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, É BASTANTE INSTRUTIVO.
    GOSTARIA SE POSSÍVEL DE SABER SOBRE POSSÍVEIS
    CAUSAS DA UNHA APRESENTAR AS BORDAS AVERMELHADAS
    APENAS NA MÃO DIREITA. NÃO SOU FUMANTE E NEM USO
    FÓSFOROS PARA ACENDER FOGÃO AO COZINHAR. HÁ UM ANO
    DESCOBRI TER ARTRITE REUMATÓIDE , ESTOU EM TRATAMENTO
    ALGUMA RELAÇÃO COM O SINTOMA DESCRITO ACIMA?
    AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    ELIANE.

  60. VP
    Comentário de VP | 29/01/2010 em 13:20:17

    Olá Eliane, como vai?

    As manchas brancas nas unhas estão normalmente associadas com deficiência de minerais que exercem inúmeras funções em nosso metabolismo. A deficiência destes minerais pode indicar inúmeras alterações em nosso corpo, como por exemplo um estresse muito grande que o organismo esteja passando, fazendo com que todo o seu sistema de defesa antioxidante esteja sendo colocado pra trabalhar, entre outros fatores, como por exemplo uma consequência de alguma outra patologia associada.

    Sendo assim, é complicado traçar um diagnóstico completo apenas pela análise das unhas, porém esta alteração já é um importante indicador de que você pode estar com algum desequilíbrio orgânico, que pode ser provocado por uma alimentação inadequada ou ainda como consequência de alguma outra alteração no organismo, como por exemplo a artrite reumatoide.

    Portanto, é importante realizar uma avaliação completa, realizada por um nutricionista capacitado, a fim de identificar quais são os desequilíbrios nutricionais que podem ser corrigidos com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, e se necessário, lhe indicar uma possível suplementação.

    Estamos a disposição para indicação de um nutricionista funcional que atue mais próximo de sua região caso você tenha interesse. Se você tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  61. Comentário de Arlete Cunha | 07/02/2010 em 15:26:28

    Dra. Valéria,

    Há mais de dez anos que sofro com as minhas unhas quebradiças, descamadas e lascadas na parte distal e muita queda de cabelo.
    Já consultei vários dermatologista e não obtive êxito algum.
    Navegando na internet identifiquei este site e gostaria de orientações para os problemas com uma indicação de nutricionista funcional que atue em Recife-PE.
    Agradeço sua atenção
    Arlete

  62. VP
    Comentário de VP | 10/02/2010 em 10:15:11

    Olá Arlete,

    Seu problema pode ter uma causa nutricional mesmo.

    Será encaminhado em seu e-mail pessoal contato de nutricionistas funcionais em Recife-PE.

    Um Abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  63. Comentário de Marcele | 20/02/2010 em 21:48:25

    Dra. Valéria,

    Lendo um comentário nesse site me identifiquei com os mesmos problemas: unhas quebradiças, descamadas e lascadas.

    Alem disso, tenho vontade de aumentar a minha massa muscular e minha disposição para os exercicios, o que me leva a crer que a orientação de uma nutricionista seria indispensável.

    Para resolver as 2 questões preciso da indicação de uma nutricionista funcional e esportiva? Ou bastaria a funcional? Aguardo uma indicação de uma profissional que atue no Rio de Janeiro.

    Obrigada.

    Marcele

  64. VP
    Comentário de VP | 22/02/2010 em 11:21:51

    Olá Marcele,

    A Nutrição pode auxiliar nestas duas questões, tanto a saúde das unhas, como na performance física. Para tanto, o interessantes seria a consultar com uma Nutricionista Esportiva Funcional que abrange as duas áreas de atuação.

    Uma indicação irá chegar através de seu email pessoal em breve.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  65. Comentário de Beth | 02/03/2010 em 21:14:31

    Olá. As minhas unhas estão duras porém estão ficando brancas como se estivessem se descolando, isto pelo branco,porém duríssimas. Deficiência de vitaminas ??
    Gostaria que me indicasse alguma nutricionista aqui em Alphaville (Barueri) Osasco que fica próximo ou mesmo S.Paulo.

  66. VP
    Comentário de VP | 03/03/2010 em 15:42:54

    Olá Beth,

    Encaminharei os contatos de algumas nutricionistas por e-mail.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  67. Comentário de DOUGLAS | 10/03/2010 em 23:46:28

    ÓLA TENHO MUITAS MANCHINHAS BRANCAS EM TODAS AS UNHAS DAS MÃOS, MANCHAS BEM PEQUENINAS MAS JUNTINNHAS. TENHO PROBLEMA DE COLESTEROL TOTAL FAÇO CONTROLE, TENHO 15 ANOS NÃO SOU OBESO ESTOU COM PESO BOM PRA MINHA IDADE, MAS FAÇO CONTROLE DO CRESCIMENTO POIS SOU UM POUCO BAIXO PRA MINHA IDADE. ESTAS MANCHAS APARECERAM FAZ ALGUNS DIAS. O QUE DEVE SER? SERIA ALGUM PROBLEMA DE TIREOIDE.

  68. VP
    Comentário de VP | 12/03/2010 em 17:00:34

    Olá Douglas,

    A causa deve ser investigada. Procure seu médico para fazer exames e identificar o que está acontecendo em seu organismo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  69. Comentário de Vanessa Duarte | 13/03/2010 em 14:44:15

    Olá Dra. Apareceram-me algumas listas negras nas unhas das mãos, junto aos bordos ungueal distal e lateral. Pode ter várias causas não é verdade? disfunções hormonais, fungos..também pode ser uma manifestação precoce de melanoma?

    Obrigada pela atenção,
    Vanessa

  70. Comentário de Ana Paula Xavier | 15/03/2010 em 16:04:41

    Dr. Valeria, sou academica de nutrição pela faculdade do Cesmac
    aqui em Alagoas e faltam 2 anos pra me formar e gostaria de
    ter mais conhecimento sobre a Nutrição Fucional com um profissional desta área pois gostaria de fazer minha pós gradução nesta área.
    se fosse possivel gostaria que a senhora me enviase o nome de alguns sites,livros , revitas para que eu possa entender melhor.

    sem mais para o momento Ana Paula Xavier
    e-mail; anaxavier_nutricao@hotmail.com

    Muito Obrigada

  71. VP
    Comentário de VP | 18/03/2010 em 17:22:25

    Olá Vanessa,

    Procure um dermatologista para fazer uma análise clínica e se necessária laboratorial em seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  72. VP
    Comentário de VP | 18/03/2010 em 17:53:49

    Olá Ana Paula,

    A VP Consultoria Nutricional vem nos últimos anos lançando livros sobre diversos assuntos dentro da Nutrição Funcional, além de termos também uma Revista sobre o assunto que é lançada trimestralmente, que você recebe quando é associada.

    Veja mais informações em: http://www.vponline.com.br/produtos_vendidos.php?tipo=Livro

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  73. Comentário de Graciete Fouyer | 13/04/2010 em 22:54:55

    Boa noite Dra. Valéria, Eu tenho uma problema nas unhas que tratei durante anos como micose, ingeri vários remédios p/micose e não surtiu efeito. Minhas unhas se descolam, são esbranquiçadas, estão descamando, quebrando muito, e são muito sensíveis. Por gentileza, desejo obter endereço de profissionais capacitados p/a solução deste problema, pois já recorri à vários dermatologistas e nenhum conseguiu um diagnóstico para a cura deste problema. Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Graciete Fouyer

  74. VP
    Comentário de VP | 19/04/2010 em 11:28:33

    Olá Graciete,

    Seria interessante você consultar um dermatologista de confiança.

    Podemos te indicar um Nutricionista para auxiliar no tratamento, mas preciso saber em qual região você mora.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. Comentário de Jully | 05/05/2010 em 17:27:09

    Olá Dra Valéria,

    Há algum tempo tempo as unhas das mãos onduladas no sentido do comprimento. Algumas tem ondulações mais fortes, mas elas estão presentes em todas as unhas. Minhas unhas são fortes e as vezes acho que isso foi “pego” em manicure, tanto é que já não faço mais as unhas em salões.
    Poderia me dizer se há alguma correlação ou se isso é paranóia minha.
    Poderia também indicar profissionais em Goiânia - GO.
    Obrigada.

  76. VP
    Comentário de VP | 06/05/2010 em 10:32:38

    Olá Jully,

    Essa alteração na forma de sua unha pode ser devido uma disbiose intestinal, como também, pode ser um sinal de deficiência nutricional.

    Seria interessante consultar um nutricionista funcional para avaliar criteriosamente todos os sinais e sintomas envolvidos para prescrição de uma dieta nutricionalmente adequada, considerando suas características individuais.

    O contato da nutricionista será enviado para seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  77. Comentário de ana paula xavier | 06/05/2010 em 14:38:12

    Dr. valeria obrigada pela informação
    ajudou muito.

  78. VP
    Comentário de VP | 06/05/2010 em 14:54:48

    Olá Ana Paula,

    Agradeço sua participação em nosso blog e desejo sucesso em sua carreira profissional!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  79. Comentário de Tirza | 07/05/2010 em 09:55:33

    Gostaria de uma indicação de nutricionista funcional para Pelotas ou Rio Grande, no RS, pois estou com problemas nas unhas e dermatologista não resolveu. Obrigada!

  80. VP
    Comentário de VP | 07/05/2010 em 10:22:44

    Olá Tirza,

    Os contatos de nutricionistas funcionais serão enviados por meio do seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  81. Comentário de Lucelio | 08/05/2010 em 21:26:17

    O resultado de meu exame de Selênio Sérico deu 272 ug/L.
    Esse valor é preocupante?

  82. VP
    Comentário de VP | 14/05/2010 em 12:14:58

    Olá Lucelio,

    Os valores de referência para exame de selênio sérico, segundo o laboratório Fleury, é de 95 a 165ng/mL.

    O excesso de selênio sérico pode estar relacionado com alguns sinais e sintomas, como: alopecia, calvície precoce, dermatite urticária, palidez, palma das mãos amareladas ou alaranjadas, manchas vermelhas nas unhas, paroníquia, unhas frágeis e quebradiças, dentes frágeis, gosto metálico na boca, hálito com odor de alho, gastroenterite, indigestão, vertigem, formigamento do braço ao acordar pela manhã e tinido.

    Alguns estudos mostram ainda que a toxicidade por selênio pode levar a irritação e a anormalidades do sistema nervoso central.

    O ideal seria procurar um profissional nutricionista para investigar as causas do aumento da concentração de selênio no plasma, para dar orientações nutricionais individualizadas.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  83. Comentário de Melise Rodrigues | 01/06/2010 em 13:43:04

    Olá,

    Gostaria de saber o que significam algumas linhas pretas, curtas e da espessura de um fio de cabelo, sob as unhas.

    Ultimamente têm aparecido nas unhas das minhas mãos…

    Muito obrigada,

    Melise.

  84. Comentário de mariana | 14/06/2010 em 13:32:41

    a nutrição funcional pode ser utilizada para perda de peso? em recife, quem posso consultar?

  85. VP
    Comentário de VP | 21/06/2010 em 14:02:24

    Olá Mariana,

    A Nutrição Funcional é indicada para tratamento de obesidade.

    O contato da Nutricionista será encaminhado para o seu e-email pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  86. VP
    Comentário de VP | 23/06/2010 em 17:59:50

    Olá Melise,

    Seria interessante procurar um dermatologista para avaliar o quadro.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  87. Comentário de Nadia | 24/06/2010 em 01:11:58

    Boa noite Dr Váleria!
    Gostaria de uma indicação de um profissional em Passos - MG, pois
    as minhas unhas dos pés estão esbranquiçadas e as das mãos começaram esbranquiçar e lascar. Eu já uso esmaltes antialérgicos a mais de 10 anos, quando foi diagnosticado a alergia. Recentemente, fiz o exame da tiróide e o resultado deu normal.
    Desde já agradeço a atenção.
    Nadia

  88. VP
    Comentário de VP | 25/06/2010 em 14:43:17

    Olá Nádia,

    O contato da nutricionista será encaminhado para o seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  89. Comentário de Juliana | 28/06/2010 em 11:39:11

    Olá!

    Existe um artigo científico sobre este assunto!

    http://www.scielo.br/pdf/abd/v82n3/v82n03a09.pdf

    “Os autores recomendam que a biotina (2,5mg/dia) seja usada nos casos de SUF por períodos que variam entre seis e 12 meses (Figuras 2 e 3), o que de acordo com alguns estudos leva à melhora do quadro em até 67% dos casos.
    Vários outros tratamentos para SUF foram tentados, incluindo a aplicação local de vitamina C, piridoxina, cálcio, vitamina D e gelatina, além do uso oral de ferro, piridoxina e ácido ascórbico. Contudo, nenhuma dessas terapêuticas demonstrou melhora clínica que justificasse seu uso amplo.”

  90. VP
    Comentário de VP | 02/07/2010 em 17:13:59

    Juliana,

    Sim, o artigo é fidedigno e mostra os efeitos do tratamento nutricional sobre a FUS.

    Obrigada pela participação!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  91. Comentário de walkyria | 24/07/2010 em 20:38:39

    Ola Dra.Valeria,gostaria de sua orientação para o seguinte:
    As minhas duas unhas do pé (do dedo grande) estão escuras como se eu estivesse usado sapato apertado,mas não usei, e tambem descolando.Tenho hipotiroidismo,uso o PURAN T4 de 25mcg,fiz exames de sangue e dosagem de hormonio,aoenas o estrona e o estradiol deu elevado,estou com 45 anos.
    A Sra.Pode me orientar?obrigado.

  92. VP
    Comentário de VP | 26/07/2010 em 15:07:58

    Olá Walkyria,

    Seria interessante procurar orientação de um dermatologista.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  93. Comentário de Christiane | 09/08/2010 em 13:29:07

    Ola Dra. Valéria,

    Recentemente fui dignosticada portadora de TDAH ( Trantorno de Défict de Atenção e Hiperatividade) e pesquisando na net, li alguns comentários de como uma nutricionista funcional pode elaborar um planejamento alimentar para melhorar a desatenção e a perda da memória. Isto procede? Moro em Recife. Indicaria alguém daqui?

    Muito grata,
    Christiane

  94. VP
    Comentário de VP | 09/08/2010 em 14:44:54

    Olá Christiane,

    A Nutrição Funcional pode ser aliada ao tratamento de TDAH sim. Encaminho contato de nutricionistas em Recife através do seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  95. Comentário de viviane | 10/08/2010 em 21:51:28

    ola dr valeria
    fiz o exame de selenio serico e deu 45,8 microg/l esta baixo por favor estou preocupada tenho muita diarreia pode me adiantar se esta tudo normal?

  96. VP
    Comentário de VP | 12/08/2010 em 12:47:56

    Olá Viviane,

    A deficiência de selênio está relacionada com alguns sinais e sintomas, como: queda de cabelo, acne, manchas brancas nas unhas, aftas, cansaço, alterações musculares, inflamação das mucosas e ganho de peso.

    A deficiência desse mineral é rara na população em geral, mas pode ocorrer devido alterações no trato gastrointestinal (ex. diarréia), baixa ingestão de alimentos fontes (castanha do Pará, aipo, alho, atum, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, gérmen de trigo, frutos do mar, gema de ovo) e consumo de alimentos provenientes de solo pobre em selênio.

    Seria interessante procurar uma nutricionista que atue na área de Nutrição Funcional para fazer uma avaliação completa de sinais e sintomas e identificar a causa da diarréia a fim de reequilibrar o organismo e melhorar o quadro.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  97. Comentário de Marina Chahin | 06/09/2010 em 12:09:10

    Bom dia Dra. Valéria,

    A Sra. poderia me indicar um ou mais nutricionistas funcionais que atendam próximo ao Morumbi ? Agradeço muito.
    Marina

  98. Comentário de Karla Cristina | 15/09/2010 em 16:21:30

    Boa tarde Dra.Valeria.
    Desde de criança tinha alguma pintinhas brancas nas unhas,há mais ou menos uns dois anos as nminhas unhas fiacaram totalmente manchadas de branco e feias.Tanto das mãos quanto dos pés.Ñ consigo ficar sem esmalte!As vezes elas ficam doloridas e embaixo da unha vermelho.Estou muito preocupada.Se puder me ajudar e tambem me indicar um especialista aki em Belo Horizonte.Fikarei muito grata.

    karla

  99. Comentário de Fabiano Freitas | 17/09/2010 em 15:08:11

    Boa tarde Dr. Valéria.

    Há alguns meses tem aparecido manchas brancas em todas as unhas, que se estendem de uma ponta a outra na mesma. Juntamente com elas quando acord, as articulações de minhas falanges ficam endurecidas e doem, mas o incômodo desaparece ao longo do dia. Seria uma deficiência nutricional? Não trabalho digitando. Minha área é manutenção de usinas hidrelétricas.As vezes já tive contato de óleo mineral na pele, mas isto já tem muito tempo.

  100. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 10:36:40

    Olá Marina,

    Os contatos das nutricionistas serão encaminhados para o seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  101. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 16:18:55

    Olá Karla,

    As manchas brancas nas unhas podem estar relacionadas com deficiências nutricionais, como de zinco e/ou selênio, por exemplo.

    Os contatos de nutricionistas em Belo Horizonte serão encaminhados para o seu e-mail pessoal.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  102. Comentário de Carina | 21/09/2010 em 16:21:00

    Boa noite Dra. Valéria,

    Ao pesquisar na internet sobre um assunto que me está a deixar preocupada encontrei o seu site.

    Estou preocupada pois já não é a primeira vez que me aparecem uns risquinhos na vertical em algumas unhas das mãos. A cor desses riscos são meio acastanhados.

    Será que me pode ajudar?

    Obrigada!

    Um abraço de Portugal.

    Carina

  103. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 16:34:33

    Olá Fabiano,

    Essas manchas podem ser indicativas de deficiências nutricionais sim. O ideal seria procurar uma nutricionista habilitada para avaliação e prescrição de uma dieta personalizada, afim de alcançar o equilíbrio orgânico.

    Caso tenha interesse, posso indicar contatos de nutricionistas de acordo com a região em que mora.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  104. Comentário de Krisla | 23/09/2010 em 07:32:38

    Boa Dia
    Olá Dra. Valéria,

    Por favor, gostaria de receber indicação de profissionais capacitados para a avaliação do meu problema de unha e de um bom nuticionista,no Rio de Janeiro, RJ se possivel que aceite Plano Sul América.
    Já ouvi dizer que existe um “Centro de Diagnóstico das Unhas” na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, mas creio que seja somente para doenças específicas das unhas, como micoses e etc.
    Agradeço a atenção e gentileza.

    Krisla

  105. Comentário de Gildete | 23/09/2010 em 10:53:58

    Olá,
    Será que poderia me indicar um profissional em nutrição aqui na paraíba?
    Minha filha está com ondulações na unha, queria tratar antes que piore, ela esteve na dermatologista, mas como estava com esmalte ela pediu que voltasse outro dia sem o esmalte, mas falou que talvez não tenha cura.

  106. Comentário de Christiane | 26/09/2010 em 11:42:27

    Dra Valéria

    Qual o profissional indicado para fazer uma avaliação nutricional funcional?
    Teria a indicação de profissionais em Pelotas (RS)?

    Obrigada

  107. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 11:24:28

    Olá Carina,

    Esses riscos acastanhados em suas unhas podem ser sinal de deficiência ou toxicidade de algum nutriente.

    Seria interessante procurar um nutricionista habilitado e um dermatologista para avaliar esses sinais mais profundamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 12:17:13

    Olá Krisla,

    Você pode entrar em contato com o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF) por meio do site http://www.cbnf.com.br para informações de Nutricionistas que atuam na área.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  109. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 12:20:39

    Olá Gildete,

    Você pode entrar em contato com o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF) por meio do site http://www.cbnf.com.br para informações de Nutricionistas que atuam na área.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  110. VP
    Comentário de VP | 27/09/2010 em 14:00:34

    Olá Christiane,

    Nutricionistas com especialização em Nutrição Clínica Funcional podem fazer essa avaliação.

    Você pode entrar em contato com o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF) por meio do site http://www.cbnf.com.br para informações de Nutricionistas que atuam na área.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  111. Comentário de Christiane | 27/09/2010 em 16:34:57

    Dra Valéria

    Muito obrigada pela pronta resposta. Já localizei.
    Um abraço, Christiane.

  112. Comentário de Juliana | 04/10/2010 em 09:30:17

    Dra. Valéria,

    Teria um nutricionista funcional para indicar na região de Osasco ou proximidades?

    Obrigada.

  113. Comentário de Sueli Angela | 04/10/2010 em 11:05:30

    Bom dia Dra Valéria,

    Minhas unhas, antes claras e fortes, estão quebradiças e esbranquiçadas, o mesmo acontece com meus cabelos, que estão fracos e quebradiços, mas sem pontas duplas. Tem algum especialista aqui em Curitiba que a Dra recomende para ajudar?

    um abraço,

    Sueli Angela

  114. VP
    Comentário de VP | 04/10/2010 em 12:51:56

    Olá Juliana,

    Entre em contato com o CBNF, eles tem um cadastro de nutricionistas por região.

    http://www.cbnf.com.br/

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  115. VP
    Comentário de VP | 04/10/2010 em 12:53:33

    Olá Sueli,

    Entre em contato com o CBNF, pois você encontra um cadastro de nutricionistas por região.

    http://www.cbnf.com.br/

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  116. Comentário de Valmira | 26/10/2010 em 12:05:49

    Olá meu nome é Valmira,

    Atualmente eu moro na Holanda, desde quando me mudei para cá tenho notado que as minhas unhas estão com ondulações extremas.
    A aguá daqui é muito concentrada com cal, oq ue também está fazendo os meus cabelos caírem e muito.
    Já fui a um dermatologista aqui, mas o sistemo de saúde daqui é bem diferente do Brasil, a atenção quanto a estética não é algo primordial.
    Bem pelo menos eles acham que isso é quetsão de estética, eu acho que é questão de saúde.
    Resolví não procura-lo mais pois ví que não adianta, é sempre a mesma resposta, bem isso é normal, é o que eles me falam.
    Procurando no google encontrei esse site e gostaria de ter mais informações sobre essa anormalidade e saber se posso eu mesmo encontrar um solução para esse problema, se é que há uma solução.
    As minhas unhas estão tão onduladas que as dos polegares dá para se ver a distância.

    Desde já agradeço pela ajuda.

  117. VP
    Comentário de VP | 04/11/2010 em 16:00:11

    Olá Valmira,

    As ondulações nas unhas podem ou não esta associadas à alimentação, como você relata que observa esta alteração desde que mudou de país, provavelmente a causa seja ambiental mesmo.

    Infelizmente sem um atendimento mais profundo não é possível fazer um diagnóstico, porém procure ter uma alimentação mais variada, consumir mais frutas, verduras, legumes, de preferência orgânicos para melhorar a microbiota intestinal, visto que muitas vezes as ondulações podem ser reflexo de uma condição intestinal desfavorável.

    Procure profissionais em seu país que compreendam que o organismo funcional em interação, estes profissionais provavelmente vão conseguir ver com outros olhos seus sintomas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  118. Comentário de Diogo | 16/11/2010 em 20:47:14

    Olá Drª…

    Gostaria de saber se manchas brancas nas unhas tem haver com sintomas de hiv???
    e se devo me preocupar com isso…
    o que vc me diria…pois a pessoas que dizem que manchas brancas nas unhas são sintomas de hiv é verdade ou mentira isso???

  119. Comentário de Lilian | 17/11/2010 em 21:04:49

    Dra Valéria,gostaria muito que a senhora me indicasse uma “nutricionista funcional” no Rio de Janeiro,sou do Bairro Tijuca.Um Abraço,
    Lilian.

  120. VP
    Comentário de VP | 22/11/2010 em 18:07:35

    Olá Diogo,

    Os sintomas de HIV estão relacionados com a diminuição da imunidade da pessoa. As manchas brancas nas unhas podem aparecer por diversos motivos, tanto em portadores de HIV como em indivíduos sem nenhuma doença associada, pois pode ser uma simples deficiência de minerais.

    Caso tenha tido relações sexuais desprotegido ou tenha de alguma forma se exposto a uma situação de risco de transmissão procure um médico para fazer exames que lhe deixarão mais tranqüilo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  121. VP
    Comentário de VP | 22/11/2010 em 22:37:34

    Olá Lilian,

    Você pode entrar em contato com o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, através do e-mail cbnf@cbnf.com.br para receber uma indicação de algum profissional no Rio de Janeiro.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  122. Comentário de maria | 11/12/2010 em 12:51:06

    Dra. tenho 53 anos e ha mais ou menos 1 ano minhas unhas das maos nao crescem mais., estao muito fracas.. ja consultei varios dermatologistas e nada resolve.. agora estou tomando zinco ha 4 meses e nenhuma melhora foi notada. A meia lua que as unhas tem.. nas minhas nao tem mais e a do polegar tem mas estao bem irregulares (meia lua)

    Nao consigo fazer nada, so com luvas..passei tb uma soluçao de formol mais licor de hoffman, mas enfraqueceu mais ainda e parei.. existe algum exame que eu possa fazer., existe algum especialista que tira fotos das unhas pra analise (ouvi falar) seria o caso de eu consultar algum geriatra?! tomei tb vitamina A..

  123. VP
    Comentário de VP | 13/12/2010 em 11:00:13

    Olá Maria,

    Alterações nas unhas podem ser por vários fatores. O ideal seria procurar outros dermatologistas ou até mesmo um infectologista, que é um médico especializado em identificar infecções de diversos tipos. Relate que já procurou outros profissionais sem sucesso no tratamento. Uma das causas de alterações nas unhas pode ser também nutricional, portanto, valeria a pena procurar um nutricionista para fazer uma avaliação de sua alimentação para poder identificar possíveis deficiências nutricionais. É preciso ser avaliado também se você está conseguindo aproveitar os alimentos e suplementação que está ingerindo, pois não basta ingerir, devemos conseguir digerir, absorver para então conseguir aproveitar o que está sendo consumido.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  124. Comentário de Vanessa | 17/01/2011 em 20:40:59

    OLá Dra. Por favor, gostaria de saber porque minhas unhas de uma hora pra outra ficaram onduladas.???

  125. VP
    Comentário de VP | 24/01/2011 em 08:05:10

    Olá Vanessa,

    Não é possível responder sem ter uma analise mais específica, procure um profissional dermatologista e um nutricionista se o caso for relacionado à alimentação.

    Muitas vezes as unhas podem ficar onduladas por deficiências nutricionais ou podem refletir um funcionamento e integridade inadequada do intestino.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  126. Comentário de roseni | 27/01/2011 em 12:24:59

    boa tarde dra: Valeria
    meu nome é roseni e tenho 35 anos, preciso da sua ajuda para entender o que esta acontecendo com as minhas unhas.de algum tempo para cá aparecem como misterio, a noite quando estou dormindo eu acordo com as maos toda formigando quando chega de manha quando acordo as unhas todas doendo com varias pintas de sangue sao muitas dessas manchas.o medico pediu exames de sangue exame colesterol e diabetes e ñ deu nada.entao pediu para mim procurar um dermatologista, pois eu estou é com bacterias.

    obrigada

  127. VP
    Comentário de VP | 01/02/2011 em 13:07:19

    Olá Roseni,

    Realmente a melhor opção é você procurar um dermatologista, ela irá poder fazer o diagnóstico correto deste tipo de alterações nas unhas que você apresenta.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  128. Comentário de Olga | 05/02/2011 em 21:10:34

    Drª Valéria, boa noite!

    Minhas unhas nunca foram muito duras, mas era possivel deixá-las crescer, então sempre as usei bem longas e bem cuidadas.
    Há alguns anos apareceu um friso que descia no sentido do crescimento da unha, que, a princípio, achei que tinha sido ocasionado pela manicure.
    Com o tempo, minhas unhas começaram a lascar, saindo como se fosse uma folha, deixando-as ainda mais frágeis. Em seguida começaram a aparecer mais desses frisos, agora em praticamente todas as unhas, e elas lacam nesse lugar, tanto descamando, quando quebrando de frente, abrindo ao meio em direção ao dedo, tornando absolutamente inviável deixá-las crescer.
    Nada adianta. Mesmo cortadas rente, elas quebram ainda mais dedo adentro.
    Já falei com minha dermatologista, mas esta falou que não dá para fazer nada. Não me conformei e agora encontrei suas orientações.
    É possivel me indicar alguns profissionais em SP? Neste caso é nutricionista ou dermatologista? (aliás, o que é nutrição funcional?)
    Ah, minha filha de 8 anos tem a unha de um dos dedões totalmente frisada, ainda mais que as minhas!
    Obrigada!
    Olga

  129. VP
    Comentário de VP | 07/02/2011 em 19:31:56

    Olá Olga,

    A Nutrição Funcional aplica a Ciência dos Nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica.

    Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e característicos de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que afetam por exemplo a qualidade das unhas.

    Entre em contato com o cbnf@cbnf.com.br para indicarem um profissional nutricionista funcional em sua cidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  130. Comentário de Olga | 11/02/2011 em 23:29:10

    Olá Drª!
    Entrarei em contato, obrigada!!
    Olga

  131. VP
    Comentário de VP | 14/02/2011 em 09:51:54

    Olá Olga,

    Imagina.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  132. Comentário de helena pizoni | 22/02/2011 em 00:26:37

    olá dra valéria td bem?olha hoje depois de tirar meu esmalte percebi que as duas unhas do dedão do pé,estão com manchas meio marrons,no começo da unha,estou desesperada,pois nunca tive nada na unha sempre foram saudavel,oque faço? ah e minha filha de 11 anos esta com as unhas finas e qubradiças na ponta,por favor me responda tbém vou aguardar,obrigada…

  133. VP
    Comentário de VP | 25/02/2011 em 14:31:22

    Olá Helena,

    Procure um médico para avaliar as causas da mancha escura. Já para unhas frágeis e quebradiças pode estar envolvido com deficiências nutricionais como cálcio, ferro, zinco, gorduras insaturadas, ou mesmo uma má absorção destes nutrientes. Procure um nutricionista para fazer uma avaliação da alimentação de sua filha que se necessário pode ser que prescreva alguns suplementos nutricionais ou sugestões de alterações na alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  134. Comentário de gleybe | 05/03/2011 em 23:22:09

    Gostaria de saber o que significa listas escuras verticais na unha da mão.

  135. VP
    Comentário de VP | 11/03/2011 em 17:20:58

    Olá Gleybe,

    Procure um profissional dermatologista para poder avaliar melhor quais os problemas de saúde que podem estar relacionados com listas escuras nas unhas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  136. Comentário de Eduardo oliveira | 14/03/2011 em 11:30:27

    tenho notado minhas unhas com manchas brancas , tenho tambem nas duas mão no mesmo dedo antepenultimo com furinhos na unha , o que seria ?

  137. Comentário de Mariana | 22/03/2011 em 19:02:30

    Boa tarde,
    Uma das minhas unhas do dedão do pé está apresentando uma mancha marrom, o que poderia ser?
    Obrigada

  138. VP
    Comentário de VP | 23/03/2011 em 20:05:54

    Olá Eduardo,

    Manchas brancas nas unhas podem ser causadas por vários motivos, desde uma batida na unha, ou mesmo uma deficiência nutricional. Mas é comum também aparecer por infecções fúngicas. Procure um dermatologista e nutricionista para fazer uma avaliação específica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  139. VP
    Comentário de VP | 25/03/2011 em 18:38:54

    Olá Mariana,

    Procure um profissional dermatologista, ele é o profissional mais indicado para fazer uma avaliação da coloração e outros aspectos de sua unha.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  140. Comentário de Luiz Felipe | 10/05/2011 em 00:42:07

    Olá, tudo bem?

    Eu já ouvi em um congresso que alguns problemas de ondulaçõs na unhas poderia estra relacionado a uma carência de magnésio, isso pode ser verdade?

    Obrigado pela atenção.

  141. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 22:01:00

    Olá Luiz Felipe,

    Não só o magnésio, mas pode ser o magnésio também, pois conforme as unhas vão crescendo precisam do cálcio e magnésio para ir empurrando a nova unha formada, caso um destes nutrientes estejam faltando pode haver ondulação nas unhas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  142. Comentário de Barbara | 26/05/2011 em 10:18:38

    Bom Dia Valéria!
    No texto acima você comentou que para discernir se a causa das manchas brancas nas unhas é por deficiência de selênio ou de zinco podemos usar a associação com sintomas de deficiência tireoidiana.
    Quais sintomas seriam esses?

    Obrigada

  143. VP
    Comentário de VP | 27/05/2011 em 14:09:35

    Olá Barbara,

    A deficiência de selênio principalmente pode causar uma má função da glândula tireóide. Procure um profissional nutricionista e médico para fazer uma avaliação para identificar o seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  144. Comentário de espinhas e cravos | 08/06/2011 em 13:27:12

    Achei muito Bom este texto!!!! meus parabens pra voce por este lindo artigo, Adorei tambem o estilo neste teu site

  145. VP
    Comentário de VP | 10/06/2011 em 18:07:49

    Olá,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  146. Comentário de I.f.s | 11/06/2011 em 22:12:43

    Olá Dra gostaria que me indicasse alimentos funcionais,pois tenho manchas na pele faço uso de Demelan e já usei ácidos e sempre uso filtro solar.

    Um abraço.
    Ivoneide

  147. VP
    Comentário de VP | 27/06/2011 em 16:55:02

    Olá Ivoneide,

    É preciso fazer uma avaliação do tipo de manchas que você apresenta, mas de uma maneira geral, existem alguns alimentos e nutrientes que podem auxiliar no tratamento de manchas na pele como a vitamina A, C e E, além de fitoquímicos como a procianidina encontrada em frutas vermelhas e uvas, assim como extrato de romã entre outros. O tratamento mais específico deverá ser prescrito por um nutricionista, desta forma terá um melhor resultado.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  148. Comentário de sulamita | 04/07/2011 em 23:38:49

    listra escura fina no meio da unha do dedão da mão direita, não a machuquei, tipo pancada, nada, apareceu a pouco. O que deve ser?

  149. VP
    Comentário de VP | 10/07/2011 em 21:26:52

    Olá Sulamita,

    Pode ser uma alteração de coagulação ou alteração hormonal. Procure um profissional capacitado para fazer uma avaliação específica.

    Um abraço.
    Dra. Valéria Paschoal.

  150. Comentário de Adriana Braga Dino | 19/07/2011 em 09:17:45

    Meu filho de 12 anos tem manchas pretas nos 2 dedões ,o que pode ser?

  151. VP
    Comentário de VP | 26/07/2011 em 17:39:57

    Olá Adriana,

    Não é comum o aparecimento destas manchas de forma tão simétrica. Procure um médico para fazer uma avaliação das manchas e as devidas investigações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  152. Comentário de claudia | 03/08/2011 em 10:42:33

    Olá Dra Valeria,

    Vc tem algum profissional para indicar na região da Mooca - SP?

  153. VP
    Comentário de VP | 06/08/2011 em 19:08:42

    Olá Cláudia,

    Solicite uma indicação de uma nutricionista em sua região pelo cbnf@cbnf.com.br que possui o cadastro de consultório de diversas nutricionistas, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  154. Comentário de nayara | 15/08/2011 em 21:03:17

    ola valeria,

    estou com meu cabelo cado e não sei oq fazer me der uma solução porfavor

    obrigado

  155. VP
    Comentário de VP | 22/08/2011 em 14:18:40

    Olá Nayara,

    Há uma diversidade de causas para queda de cabelo, é preciso fazer uma investigação para identificar se pode ser uma deficiência nutricional ou alguma alteração hormonal ou mesmo alguma doença que está causando este sintoma. Procure um médico e nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  156. Comentário de dani | 09/09/2011 em 18:16:38

    olá…
    gostaria de saber porque minha unha esta com uns riscos preto por dentro da unha?como se fosse uma flepinha de pau dentro entende???/aguardo…

  157. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 13:10:49

    Olá Dani,

    Neste caso é preciso visitar um dermatologista para ele poder ver e verificar o que seria este risco preto na unha e tratar da melhor forma possível.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  158. Comentário de rosangela | 13/09/2011 em 10:38:18

    Dra. Valéria,
    Parabéns pelo site.
    Gostaria de indicações de nutricionistas funcionais em belo horizonte.
    obrigada.

  159. VP
    Comentário de VP | 14/09/2011 em 12:19:41

    Olá Rosangela,

    Obrigada pelo carinho. Você pode entrar em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicitar uma indicação de um profissional em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  160. Comentário de Mara | 20/09/2011 em 13:08:48

    Olá Dra. Valéria há mais de 4 anos estou com sério problema nas unhas das mãos e já experimentei uma diversidade enorme de medicamentos sem nenhum resultado sendo que a dermatologista por último agora me receitou uma pomadinha à base de uréia para ver se amolece um pouco as cúticulas que nascem grudadas nas unhas e se estendem pela parte superior das unhas atingindo também os dedos formando calosidades! O problema maior é que as unhas se tornaram ainda mais enfraquecidas se desfiando com muita facilidade que chegam a estar deformadas! Poderia me indicar algum medicamento ou uma dieta alimentar para que as minhas unhas voltem a crescer fortes ??? Muito obrigado,um abraço e até breve!

  161. VP
    Comentário de VP | 21/09/2011 em 11:36:29

    Olá Mara,

    Não basta fazer uma alimentação saudável, é preciso verificar se você consegue aproveitar os nutrientes dela. Procure um nutricionista funcional para avaliar exatamenteo o que você precisa. Muitos alimentos podem até ter uma qualidade nutricional boa, mas se você não digerir bem, ou tiver problemas de digestão, pode comprometer o aproveitamento dos nutrientes, inclusive se seu intestino não estiver com uma boa integridade. A alimentação saudável, e mais, a alimentação individualizada será fundamental para você, provavelmente no início algumas suplementações para reequilibrar o organismo também serão necessárias.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  162. Comentário de Cibele | 24/09/2011 em 08:46:11

    olá…
    gostaria de saber o que pode ser quando a unha dos pés fica totalmente rachada do começo da cuticula até o final, parece que ela já nasce rachada. O que será que acontece?

  163. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 17:09:39

    Olá Cibele,

    Se forem pregas transversais nas unhas está mais relacionada com deficiência de proteína, já forem estrias com unhas pequenas pode-se pensar em deficiência de vitamina A. De qualquer forma é preciso avaliar a questão da digestão e absorção, pois depleção de nutrientes pode ser causada não só por baixa ingestão, mas também por mau aproveitamento por questões digestivas e absortivas ou mesmo por uma necessidade aumentada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  164. Comentário de neciane | 01/10/2011 em 17:43:33

    ola dra valeria,estou com uma mancha escura no meio da unha o que pode ser isso? aguardo resposta.

  165. VP
    Comentário de VP | 12/10/2011 em 17:44:36

    Olá Neciane,

    Pode ser uma batida ou má coagulação ou alterações hormonais, etc. Procure um médico para avaliar melhor que tipo de mancha escura é a sua.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  166. Comentário de yukari | 13/10/2011 em 23:09:59

    Olá Dra. Valéria,

    Estou com ondulações em todas as minhas unhas do pé. E não é por motivos de empurrar a cuticula com força, porque há meses que não faço as minhas unhas. rsrs

    Qual seria o meu problema e que médico devo consultar?

    Muito obrigada!

  167. ARI
    Comentário de ARI | 19/10/2011 em 19:21:07

    GOSTARIA DE INDICAÇÃO DE UM PROFISSIONAL CONCEITUADO EM SALVADOR, BAHIA. DESDE JÁ AGRADEÇO. ATENCIOSAMENTE, ARI.

  168. VP
    Comentário de VP | 19/10/2011 em 19:31:51

    Olá Yukari,

    A ondulação das unhas muitas vezes aparecem ou por falta de nutrientes ou por disbiose intestinal. Além de um dermatologista, é indicado procurar um nutricionista funcional para avaliar melhor seu caso e identificar o melhor tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  169. VP
    Comentário de VP | 26/10/2011 em 12:46:00

    Olá Ari,

    Você pode entrar em contato com cbnf@cbnf.com.br que o CBNF poderá informar algum profissional em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  170. Comentário de luzia salvador | 23/11/2011 em 14:04:40

    Ola boa tarde!!

    Tenho as pontas das unha completamente brancas, nos dedos elas sao claras bem clara , mas as pontas sao brancas, oq é isso, alguma deficiencia?

  171. Comentário de MIRIAM | 25/11/2011 em 17:43:53

    OLÁ BOA TARDE,

    TEM APARECIDO NAS “PONTAS DE ALGUMAS UNHAS DAS MINHAS MÃOS”, UMA LISTA FINA DE COR AMARRONZADA. O QUE PODE SER? FAÇO USO DE ANSIÓLITICOS E ANTICONCEPCIONAIS ORAIS, ALÉM DISSO TENHO ALGUMAS MANCHAS ESBRANQUIÇADAS TAMBÉM. QUANDO FICO ALGUM TEMPO SEM PINTAR AS UNHAS ESSAS MANCHAS SOMEM. MINHA DERMATO FALOU QUE PODE SER OS ESMALTES, MAS ESQUECI DE PERGUNTAR SOBRE AS LINHA AMARRONZADAS. POR FAVOR, SE POSSÍVEL MANDE ALGUMA RESPOSTA PARA MEU E-MAIL. SOU MUITO ANSIOSA.

    OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

    MIRIAM

  172. Comentário de Ana Beatriz | 30/11/2011 em 20:01:08

    Olá, pfavor, gostaria de indicação de um profissional para análise das minhas unhas no minha cidade, Sorocaba-SP. Desde já agradeço. Obrigada. Att, Ana Beatriz

  173. Comentário de Maria Lúcia | 01/12/2011 em 14:07:09

    Minhas unhas sempre foram fortes mas de uns anos pra cá estão fracas e racham com o crescimento, gostaria de fazer uma avaliação nutricional, como faço?
    Poderia me passar os tels do consult.
    grata
    aguardo resposta

  174. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:40:10

    Olá Luzia,

    Procure um profissional para dar uma olhada em sua unha para verificar se há alguma alteração, possível deficiência ou se não há problemas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  175. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 14:57:10

    Olá Miriam,

    Quanto às linhas amarronzadas, pode ser alteração hormonal que deixa a pele mais fina e pode ter extravasamento de sangue, ou algum tipo de micose, etc. Volte na deramatologista para ela olhar e fazer o diagnóstico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  176. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 17:04:51

    Olá Ana Beatriz,

    Para a indicação de um nutricionista em sua região entre em contato com cbnf@cbnf.com.br. Para a indicação de um dermatologista, entre em contato com os profissionais em sua cidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  177. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 17:27:06

    Olá Maria Lúcia,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br para solicitar indicação de um nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  178. Comentário de gabriela | 08/12/2011 em 10:09:02

    olá tudo bem ????? de um tempo p ka minhas unhas estão ficando branquinhas nas pontas o q pode ser isso por favor me ajude bj …..

  179. VP
    Comentário de VP | 23/12/2011 em 10:44:15

    Olá Gabriela,

    Pontos brancos nas unhas podem ser deficiência nutricional desencadeado por pouca ingestão, má digestão e/ou absorção prejudicada, além de necessidades individuais aumentadas, mas ainda pode ser alguma infecção nas unhas. Procure um profissional para poder visualizar e identificar seu problema.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  180. Comentário de juliana | 08/01/2012 em 19:06:46

    Juliana cristina 8/ 1/ 12 Dra Valeria Pascoal. estou com manchas amarelas nas unhas das maos e dos pes . gostaria que asenhora me orientasse sobre um tratamento. agradecida.

  181. Comentário de Sávio Prado | 11/01/2012 em 15:48:23

    Boa tarde Dra. Valéria, gostaria de saber de que maneira posso resolver meu problema com as unhas das mãos que apareceram amareladas, com alguns pontos vermelhos e levantadas. Começa com uma vermelhidão por baixo da unha depois aparece esse sinal. Já fiz exames laboratoriais e nada foi constatado. A dematologista receitou um esmalte para passar na unha porém não surgiu o efeito desejado. Qual o caminho que devo tomar para solucionar o problema?

  182. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 00:18:05

    Olá Juliana,

    Procure um dermatologista que é o melhor profissional para avaliar as causas e definir o tratamento para manchas amarelas nas unhas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  183. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:26:38

    Olá Sávio,

    Procure novamente seu dermatologista e mostre que não obteve o resultado esperado para ele mudar a medicação e/ou dosagem.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  184. Comentário de Nanda | 23/01/2012 em 20:55:30

    Olá doutora…
    Minhas unhas estão cheias de manchas brancas e quebram muito facilmente o que me impede de deixá-las crescerem e ando me sentindo muito sem ânimo,com dores nas pernas e na cabeça,será que pode ser falta de algum nutriente?
    Obrigada.

  185. Comentário de Marina Garcia | 25/01/2012 em 15:17:18

    Minha unha do dedo mindinho esta quebrando ao meio.
    Vou a manicure e no dia seguinte ela aparece quebrada de novo.
    As outras estão com manchas brancas.
    Qual médico devo recorrer…..dermatologista, endocrinologista ou nutricionista.
    Se puder recomendar alguém agradeço.
    Moro em Ribeirão Pires - SP pode ser também Santos e Santo André
    Abraços
    Marina

  186. VP
    Comentário de VP | 26/01/2012 em 14:04:52

    Olá Nanda,

    Muito provavelmente há deficiências nutricionais que podem ser desencadeadas por uma alimentação inadequada, mas problemas com a mastigação, digestão e absorção também podem causar deficiências nutricionais. Outros fatores como presença de parasitas e combinações alimentares inadequadas também podem estar envolvidos. Procure um profissional nutricionista para fazer uma avaliação de sua alimentação e montar um plano alimentar individualizado. Vale a pena também solicitar exames laboratoriais para identificar outros fatores que podem estar relacionados com seus outros sintomas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  187. VP
    Comentário de VP | 26/01/2012 em 14:32:33

    Olá Marina,

    Você deve procurar um Dermatologista e um Nutricionista. Ambos poderão ajudar e muito em seu caso. Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br para solicitar contato de um profissional nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  188. Comentário de Flávia | 30/01/2012 em 08:37:04

    Olá doutora…

    Eu tenho muitas manchas brancas nas unhas da mão! eu fico de esmalte a semana toda, isso pode interferir?

  189. VP
    Comentário de VP | 03/02/2012 em 17:02:26

    Olá Flávia,

    Pode ser apenas manchas de desidratação logo que retira o esmalte com removedor de esmaltes, por exemplo, que desaparecem quando se hidrata as unhas, porém se são como pontos brancos nas unhas já podem estar relacionadas com deficiências nutricionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  190. Comentário de Patricia Gaston | 15/02/2012 em 13:02:49

    Olá,
    Gostaria de saber como posso medir meu metabolismo pois fiz uma dieta super balanceada de 1300 calorias feita por nutricionistas, não burlei em nada e assim mesmo não emagreci nem uma grama. Na verdade já comia bem menos do que vinha na dieta mas consegui reeducar meus horários e quantidades. Poderia me dizer o que fazer, sendo que meus exames estão todos normais, trabalho muito mas não faço exercícios (não gosto).
    Abraços espero uma luz no fim do túnel.

    Patricia Gaston

  191. Comentário de Maite | 19/02/2012 em 14:19:01

    Olá Dra. Valéria,

    Eu tenho já há algum tempo linhas brancas transversais em algumas unhas do pé e no dedão dos dois pés há uma linha branca transversal que divide a unha, sendo que na parte de cima parece que há duas camadas de unhas em comparação com a parte de baixo, é como se a linha fosse o limite da outra camada de unha que nasce. Ela cresce assim já faz alguns anos e com esmalte não dá nem pra notar.
    Gostaria de saber se pode ser falta de algum nutriente, alguma doença sistemica ou micose.

    Obrigada.

  192. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 15:44:47

    Olá Patrícia,

    Existem muitas variáveis relacionadas com perda de peso. Caloria é apenas uma das coisas que devem ser analisadas. Dos exames que foram feitos pelo que relata deram normal, mas seria interessante procurar realizar novos exames. Além disso, dietas anti-inflamatórias e de baixo índice glicêmico também devem ser consideradas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  193. VP
    Comentário de VP | 25/02/2012 em 16:28:44

    Olá Maite,

    Procure um dermatologista para fazer uma análise melhor e indicação do melhor tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  194. Comentário de JOAO | 01/03/2012 em 10:39:32

    Estou com uma anomalia em minha unhas, em todas unhas dos dedos da minhas maãos, tem um risquinhos vermelhinhos e pretinhos..
    o que pode ser?

  195. VP
    Comentário de VP | 08/03/2012 em 12:01:53

    Olá João,

    Procure um dermatologista para realizar um exame clínico e se necessário exames complementares para conseguir identificar a causa de seu problema.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  196. Comentário de vinicius barbosa | 18/03/2012 em 16:28:17

    Boa tarde, to com algo dentro da minha unha, nao é verruga, nem caroço, é algo parace um pedacinho de unhazinha pequeno e na unha do lado de fora, um risco vermelho, tipo, parece que esse caroço se forma ali, mas vem das maos…., o que seria isso???

  197. VP
    Comentário de VP | 22/03/2012 em 16:21:43

    Olá Vinicius,

    Procure um profissional dermatologista para fazer uma análise clínica desta estrutura. Não deixe pra depois.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  198. Comentário de Julia | 25/03/2012 em 11:21:17

    Olá, Dra Valéria, eu gostaria de receber uma indicação de nutricionista funcional no Rio de Janeiro.
    Apesar de procurar levar um estilo de vida saudável, praticando atividade física e uma dieta a princípio balanceada, tenho esse marcar na unha e problemas de pele que eu acredito estarem relacionados à alimentação e que por isso devem ser tratados com um bom nutricionista, além do dermatologista. As matérias de seu site são bastante interessantes! Agradeço desde já.

  199. Comentário de Tatiana Marani | 28/03/2012 em 12:09:45

    Gostaria de indicacao de nutricionistas funcional em Belo Horizonte

  200. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 11:51:02

    Olá Júlia,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br. Eles possuem um cadastro de nutricionistas funcionais e podem fazer alguma indicação em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  201. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 12:42:20

    Olá Tatiana,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  202. Comentário de Nita | 04/04/2012 em 17:44:43

    Boa tarde,Dra. Valeria

    Eu sou de pele morena clara,tenho 43 anos e estou com fungo na unha do dedo maior do pe,mas tem uma linha escura(nao tao escura e nem tao grossa)nesta mesma unha e com outro pontinho escuro na lateral.Surgiram em Nov/Dez do ano passado e desde entao venho colocado remedio e tem melhorado bastante,ja estao sumindo.Sinto que estou com alguma mudanca hormonal no meu organismo,principalmente quando esta perto de chegar a menstruacao.Nesse caso, ha alguma relacao entre mudanca hormonal e aparecimento dessa mancha,linha escura na unha?E no caso sendo sinal de cancer,colocando remedio local essa mancha desaparece ou nao?Muito obrigada pela atencao.

  203. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 16:30:46

    Olá Nita,

    Fica complicado de afirmar algo sem fazer uma consulta. Procure novamente seu dermatologista para ele poder esclarecer melhor sobre o tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  204. Comentário de JOSIANE | 28/05/2012 em 14:58:12

    Olá Dra.
    Percebi que no ultimo mes da minha gravidez, duas unhas do meu pé esquerdo apresentaram manchas marrons claras, já faz 5 meses e está com um tamanho menor mas não desapareceu, pode ter sido pelo aumento do meu peso na minha gravidez(14 quilos),ou terá outra causa.
    Aliás eu sentia uma pressão nas unhas, tipo pontadas, nos ultimos meses antes de ganhar meu bebê.

    Desde já agradeço.

  205. VP
    Comentário de VP | 01/06/2012 em 16:42:27

    Olá Josiane,

    Agora de passou fica difícil de investigar, mas provavelmente deve ter sido por conta das variações hormonais que ocorrem nesta fase.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  206. Comentário de Rosana | 10/06/2012 em 10:17:33

    Bom dia Dra.

    Minha prima de 2 anos e meio esta com uma linha escura na vertical (vindo da raiz).
    Estamos preocupados porque foi feito uma analise no dermatologista e ele solicitou um exame especifico e ate indicou a clinica para realização do mesmo. Este exame é bem caro e estamos juntando a familia para podermos faze-lo o quanto antes.
    Poderia me dizer o que pode ser?
    Agradeço desde já.

  207. Comentário de janaina | 13/06/2012 em 13:23:39

    queria saber porquq tem riscos pretos embaixo da minha unha, parece fios de cabelo.
    quero saber se é micose?

  208. VP
    Comentário de VP | 15/06/2012 em 17:00:50

    Olá Rosana,

    Se o médico solicitou um exame é porque é preciso fazer este exame para poder diagnosticar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  209. VP
    Comentário de VP | 21/06/2012 em 22:02:09

    Olá Janaína,

    Pode ser micose, mas também pode ser disfunções hormonais ou outras doenças. Procure um dermatologista para uma avaliação mais precisa.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  210. Comentário de jucielle | 23/06/2012 em 21:29:02

    olá,sou estudante de nutrição e gostei muito das respostas sobre os questianamentos e duvidas e andam surgindo.Eu gostaria muito que voc^me desse um exemplo de como feichar um diagnostico nutricional.

    desde ja agradeço!!

  211. VP
    Comentário de VP | 01/07/2012 em 11:14:19

    Olá Jucielle,

    Em sua faculdade irá aprender a definir diagnósticos nutricionais, coisa que não deve procurar saber em blogs. Há toda uma série de fatores necessários para serem analisados. Procure sempre orientação de seus professores.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  212. Comentário de KELEN | 01/08/2012 em 10:23:36

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE TENS ALGUM PROFISSIONAL PARA INDICAR NA MINHA REGIÃO (SANTA MARIA/RS). A MAIS DE ANO TENHO AS UNHAS DOS DOIS POLEGARES DA MÃO FRISADAS DA COTICULA PARA AS PONTAS. ISSO FAS COM QUE ELAS QUEBREM AO MEIO. ACHEI QUE ISSO ERA LESÃO NA RAIZ DA UNHA, MAS LENDO O TEXTO VI QUE PODE SER CARÊNCIA DE ALGUMA COISA. DESDE JA OBRIGADA

  213. Comentário de Jaqueline | 08/08/2012 em 21:06:29

    Boa noite, estou preocupada com minha filha, tem uns 15 dias q não está comendo comida, só quer frutas, leite e doces…já fiz de tudo um pouco, entretanto percebí também que suas unhas das mãos estão se descolando, como se tivesse recebido uma pancada ou prendido em algo…ela não passou por nenhumas das duas situações, ela esteve doentinha com broncopneumonia e após um mes ficou com a garganta inflamada…o que pd estar ocorrendo?ela só tem 1 ano e 11 meses e sempre comeu de tudo muito bem…grata Jaqueline

  214. VP
    Comentário de VP | 10/08/2012 em 16:06:06

    Olá Kelen,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite a indicação de um nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  215. VP
    Comentário de VP | 10/08/2012 em 17:27:49

    Olá Jaqueline,

    Leve sua filha novamente ao pediatra para ele fazer uma avaliação clínica e, se necessário, novos exames para descobrir o que está ocorrendo. Além das unhas comente sobre a falta de apetite.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  216. Comentário de vanusa handara castro | 17/08/2012 em 17:13:41

    Boa tarde! estou preocupada com minha amiga, pois faz algum tempo que ela apresenta manchas brancas nas unhas e as unhas dela são bem fracas e caem com facilidade. Ela tem intestino lento e muita azia, e metabolismo acelerado.Seria a deficiencia de alguma vitamina ou proteína? e Qual aporte nutricional seria indicado pra ela? um abraço…

  217. VP
    Comentário de VP | 20/08/2012 em 22:20:47

    Olá Vanusa,

    Como ela tem alteração no funcionamento intestinal, estes sintomas devem estar relacionados com isso. Primeiro tem que tratar o intestino e a suplementação de vitaminas e minerais irá ser uma complementação. Indique que ela busque um profissional nutricionista para ajudá-la.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  218. Comentário de célia | 25/08/2012 em 14:26:04

    DRª ESTOU COM AS UNHAS DOS PÉS ESCURAS E AMARELADAS, DEBAIXO DELAS FORMA UMA MASSA, QUE FICA COLADA ENTRE A UNHA E O DEDO, ESTOU DESESPERADA, PORQUE NÃO USO SANDALIAS ESTA MUITO FEIO ME AJUDE. OBRIGADA

  219. Comentário de rute sathes | 05/09/2012 em 22:48:21

    Prezada dra!!

    Estou muito preocupada, pois minha filha do nada está perdendo todas as unhas das mãos, hoje estive olhando e percebi que as unhas do dedão do pé também está caindo!!!
    Já fui no dermatologista, ele falou que foi devido a um grande stress, mas estou com medo que não seja isso, pesquisei e na internet e não achei nada sobre isso!!
    Por Favor me esclareça o que devo fazer!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada pela sua atenção.
    Com carinho a mãe.

  220. VP
    Comentário de VP | 06/09/2012 em 16:58:40

    Olá Célia,

    Procure um dermatologista para fazer uma avaliação de seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  221. VP
    Comentário de VP | 06/09/2012 em 17:33:58

    Olá Rute,

    Caso não tenha sentido confiança no médico seria interessante procurar uma segunda opinião.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  222. Comentário de Pâmela | 11/09/2012 em 10:24:46

    Olá Dra. Valéria, estou fazendo o curso de Nutrição Clínica Funcional e os textos do blog tem me ajudado muito. Na verdade você mencionou sobre o software ControlSoft Nutrition e fiquei interessada, procurei sobre ele no site da ComPark e não vi nada relacionado a valores, já me cadastrei para receber informações e ainda não consegui. Sabe me informar como consigo saber essas informações?

    Obrigada pela atenção!

  223. VP
    Comentário de VP | 21/09/2012 em 18:45:03

    Olá Pâmela,

    As informações deste programa você pode obter apenas entrando em contato com eles mesmo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  224. Comentário de Cátia | 09/10/2012 em 09:42:24

    Olá Dra.

    Tenho notado alguns riscos marrons em minhas unhas, o que pode ser isso?

    Um abraço

    Cátia

  225. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:44:36

    Olá Cátia,

    É preciso ser investigado. Pode ser uma batida, alguma infecção, alteração hormonal, etc. Procure um dermatologista para fazer a investigação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  226. CY
    Comentário de CY | 14/11/2012 em 13:54:08

    O QUE PODE SER RISCOS PRETOS VERTICAIS DENTRO DAS UNHAS? E TAMBÉM O DESCOLAMENTO DELAS SE USAR QUALQUER TIPO DE ESMALTE? TENHO PSORÍASE… COMO RESOLVER O PROBLEMA DAS UNHAS? TRATO HÁ ANOS.

  227. VP
    Comentário de VP | 16/11/2012 em 21:32:08

    Olá CY,

    É preciso ir num dermatologista para ele definir a causa, não há como avaliar isto via blog.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  228. Comentário de Luciana | 02/12/2012 em 09:46:21

    Olá Dra.Valéria!
    Gostaria de saber se riscos pretos verticais nas unhas indicam alguma deficiência nutricional ou são indicativos de alguma patologia.Percebi ontem o aparecimento desses riscos em duas unhas.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Luciana

  229. VP
    Comentário de VP | 12/12/2012 em 15:33:39

    Olá Luciana,

    Pode ser alguma batida, alterações hormonais, infecções, etc. Visite um dermatologista para fazer uma avaliação mais específica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  230. Comentário de Emilia | 13/12/2012 em 10:37:13

    Olá, Drª gostaria de saber porque minhas unhas estão com risco horizontais e com ondulações. Pois estou de dieta, minha alimentação é controlada pelas nutricionista do Cyberdiet. Posso ingerir apenas 1.600 calorias. mas em média consigo ingerir 1.200 calorias diárias, minha alimentação é rica em legumes, frutas, muito pouco carboidratos, tomou leite desnatado no café da manhã. Tomo médicamentos para pressão alta,tireóide, trigriceridios, colesterol, tolerâcia a glicose e reposição hormonal natural oléo de linhaça e também faço uso de omeprazol, sou asmática uso symbicort. Portanto, são muitos medicamentos, será que é isso que está me causando esse problema?Por favor me orinte melhor.
    desde já agradeço.

  231. VP
    Comentário de VP | 20/12/2012 em 18:11:09

    Olá Emília,

    Não é possível fazer uma avaliação via blog, inclusive o é vedado ao nutricionista fazer uma consulta nutricional não presencial. Deficiências nutricionais podem ocorrer por dietas de má qualidade, dietas com restrição calórica, interação com medicamentos, etc. Procure um médico e nutricionista para solicitar e avaliar exames e alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  232. Comentário de Denise | 11/01/2013 em 16:45:49

    Olá, boa tarde
    Gostaria de obter o contato de nutricionistas funcionais em Recife-PE.
    Agradeço a atenção.
    Um abraço,
    Denise

  233. VP
    Comentário de VP | 22/01/2013 em 07:01:57

    Olá Denise,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação perto de sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  234. VP
    Comentário de VP | 07/02/2013 em 23:00:40

    Olá Patrícia,

    Como sua mãe já fez vários tratamentos para melhorar a saúde das unhas, seria interessante, além de investigar possíveis deficiências nutricionais, também investigar possíveis alterações no trato gastrointestinal que pode estar prejudicando a absorção de nutrientes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  235. Comentário de ELZA ROSSI | 05/03/2013 em 14:24:21

    Olá,
    Tô c/ alguns problemas nas unhas…elas sempre foram fracas e sempre lascam,mas recentemente as unhas do dedo minguo e anelar tão c/ estrias muito salientes e trincadas na vertical,já tomei vitaminas e ñ obtive resultados.Por favor vcs podem me ajudar?
    Obs;eu trabalho c/ artesanatos e uso muito tinta acrilex e tbem esmaltes,poderia ser alergia desse material?

    Obrigada
    Abraços

    Elza

  236. VP
    Comentário de VP | 07/03/2013 em 12:40:56

    Olá Elza,

    Como você já tomou vitaminas e não melhorou, então pode ser reação aos produtos que você entra em contato mesmo. Mas precisa ser investigado melhor. Procure um dermatologista, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  237. Comentário de Rosane Palmas PR | 10/03/2013 em 10:41:52

    Bom dia. Sempre faça minha unha das mãos, mas qdo fico sem pinta-las, elas doem muito. oq sera q pode estar acontecendo?

  238. Comentário de Laleska | 12/03/2013 em 23:33:51

    Olá, ja tive unhas grandes e fortes. Mas ultimamente, esta acontecendo seguinte, minhas unhas estão se lascando frequentemente, e pior: muito perto da raiz! Elas se lascam apenas perto da raiz o que é muito doloroso, além de ficar horrível. Isso está acontecendo muito, estou desesperada. O que pode estar provocando essa anormalidade? Desde já, agradeço a atenção. (:

  239. Comentário de sandra vieira | 15/03/2013 em 18:07:27

    Olá drªValeria

    Minhas unhas dos pés estão ficando amarronzadas,começou nos cantos das unhas e gradativamente esta se espalhando pela unha inteira.O que poderia ser?
    Desde já agradeço,abraços Sandra

  240. VP
    Comentário de VP | 18/03/2013 em 11:01:41

    Olá Rosane,

    Quando a unha fica muito tempo com produtos como o esmalte, pode ocorrer este tipo de sensibilidade nas unhas. É interessante de tempos em tempos deixar as unhas livres de esmalte para a saúde delas e para não ocorrer este tipo de sensibilidade.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  241. Comentário de glaucia | 18/03/2013 em 11:37:52

    Olá bom dia !
    Estou com algumas pintas marrons em duas unhas to preocupada estou tentando dermatologista ma não consigo !

  242. VP
    Comentário de VP | 19/03/2013 em 17:51:24

    Olá Laleska,

    É necessário passar em consulta com um dermatologista para ele fazer uma avaliação e se necessário solicitar exames além de investigar possíveis deficiências nutricionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  243. VP
    Comentário de VP | 19/03/2013 em 21:05:25

    Olá Sandra,

    Pode ser micose, machucados, alterações hormonais, etc. É preciso visitar um dermatologista para fazer uma avaliação clínica de seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  244. Comentário de Lisis | 21/04/2013 em 13:09:58

    Olá Dra Valéria,

    Minhas unhas das maos nao sao fracas, pelo contrario, sao bem duras e há 7 anos estão muito deformadas com estrias verticais bem espessas; nos polegares é ainda pior, pois em um desses sulcos esta se formando uma rachadura.Também tenho queda intensa de cabelos. Já peregrinei nesses anos todos a varias especialidades medicas e não encontro um diagnostico. Pesquisaram hipotireoidismo, doenca celíaca, ovários pilicisticos e não foi detectado. Gostaria de saber se já viu algo parecido e a que isso pode estar relacionado. Obrigada!

  245. Comentário de Leticia | 04/05/2013 em 17:36:44

    Olà.Ha poucos anos apareceram pequenas linhas marrons em uma unha do pe,finas como fio de cabelo.Com o tempo a unha ficou alta e concava e as linhas ficaram um pouco mais grossas.De vez em quando sinto como prontadas na regiao e discreto latejamento.Ha um ano observei pequenos pontos em outros dedos nos dois pes,na pele mesmo,da mesma cor.Ha dois anos atras,fiz uma biopsia em um dos dedos,de um sinal que nasceu cor purpura que crescia,mas nao era nada maligno.Pode ser ma circulacao?

  246. VP
    Comentário de VP | 05/05/2013 em 13:40:37

    Olá Lisis,

    Pode ser uma deficiência de uma séries de nutrientes ou por má alimentação ou por má digestão com conseqüente má absorção intestinal de nutrientes. Procure um profissional nutricionista para poder fazer uma avaliação minuciosa de sua alimentação e sintomas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  247. VP
    Comentário de VP | 08/05/2013 em 18:36:47

    Olá Leticia,

    Procure acompanhar seu caso com um profissional dermatologista. Como já teve até que fazer uma biópsia, então, é melhor acompanhar de perto, ok? Só o médico poderá fazer uma avaliação adequada do que está acontecendo em seu caso

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  248. Comentário de Tamy | 08/05/2013 em 21:04:43

    Olá, Dra Valéria!
    Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Estou fazendo pós em Nutrição Funcional e já estou muito apaixonada, mesmo estando bem no início! Vemos o quanto é importante ”ouvir” nosso corpo através dos sinais e sintomas! Nos comentários vi sobre o SoftNutrition! Pesquisei e adorei! Porém não consegui ter acesso à compra! Você sabe se ainda está disponível?! Ou se tem outro similar no mercado?
    Gostaria muito de beneficiar meus pacientes com mais este material!
    Agradeço desde já a atenção!

  249. VP
    Comentário de VP | 09/05/2013 em 17:20:56

    Olá Tamy,

    Agora a VP Consultoria Nutricional tem um Software de Nutrição também. Entre no site http://www.vponline.com.br e clique para conhecer em “Produtos VPNux”.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  250. Comentário de Renata Maria Padovani | 22/05/2013 em 13:15:04

    Prezada Valeira. Preciso indicar um curso de pós-graduação que tenha reconhecimento pelo MEC. O seu é?
    Pois o título de especialista é necessário para que a pessoa consiga ministrar aula em faculdade.
    Gostaria ainda, caso seja reconhecido, que me disse a portaria (pois não aceitarão cursos sem reconhecimento).
    a pessoa sai especialista e goza dos diretos ou não?
    Grata

  251. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:44:07

    Olá Renata,

    Sim, o Curso de Nutrição Clínica Funcional da VP Consultoria Nutricional é reconhecido pelo MEC e você sai com a Especialiazação em Nurição Clínica Funcional. Mas isso é diferente de ter o título de Especialista. Para ganhar o título de Especialista não basta fazer nenhum tipo de especialização, é preciso prestar uma prova com o título na área que você almeja e se passar terá o título de especialista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  252. Comentário de vanessa | 28/05/2013 em 01:11:11

    Olá, é preciso ter uma pos em nutrição funcional p/ prescrever?!

  253. VP
    Comentário de VP | 08/06/2013 em 16:44:21

    Olá Vanessa,

    Prescrições de medicações apenas médicos podem prescrever, mas suplementação nutricional, nutricionistas também podem fazer.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  254. Comentário de fabiana | 15/06/2013 em 23:12:19

    queria saber se o pô que sai da unha quando lixamos, se for ingerido faz mal?

  255. Comentário de fabiana | 15/06/2013 em 23:17:03

    queria saber se o pô que sai da unha quando raspamos faz mal

  256. VP
    Comentário de VP | 27/06/2013 em 18:06:26

    Olá Fabiana,

    Pode causar irritação da mucosa, procurar não ingerir.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  257. Comentário de Deni | 02/07/2013 em 17:02:36

    Boa tarde, me chamo deni do sexo masculino,

    A 2 anos sofro com as unhas das mãos elas ficaram sensíveis e naontodas mais lugares ficam com manchas brancas nas pontas e ao redor. Já procurei podologo e dermatologista onde fiz vários exames que naontodas constatado nenhum fungo. Foi meditonque isso e do stres. Será que você poderia me dizer o que fazer pois já pensei até em colocar de porcelana. Estou usandonum esmalte bela unha mais nãos esta resolvendo.

    Embaixobdestas manchas brancas nas pontas cria uma especímenes cera também branca.

    Obrigado e no aguardo

  258. VP
    Comentário de VP | 04/07/2013 em 12:10:40

    Olá Deni,

    Não é possível fazer um diagnóstico via blog. Você deve procurar um dermatologista, inclusive outra opinião se não ficou satisfeito com a primeira. Seria interessante também procurar um nutricionista para análise, pois alguns tipos de manchas podem indicar deficiências nutricionais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  259. Comentário de Elaine | 08/07/2013 em 12:27:21

    Olá Valeria !

    Também tenho manchas brancas nas unhas dos pés, já fui ao dermato e ele me disse que é cálcio, pois eles nascem junto com o a unha e saem quando ela cresce e chega no final .As vezes o branquinho está superficial e sai esfarelando como um pó , restando a parte de baixo saudável. O médico me deu o diagnóstico mas disse que eles sumiriam , mas estão recorrentes .Como passo evitar que isso aconteça?

  260. VP
    Comentário de VP | 12/07/2013 em 17:22:33

    Olá Elaine,

    Se o médico diagnosticou que é cálcio, pode estar com deficiência de outros nutrientes que fazem a fixação do cálcio no osso, por exemplo e por isso que está ficando acumulado em partes que não deveriam. Visite um profissional nutricionista para fazer uma avaliação de sua alimentação e processo digestivo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  261. Comentário de Alex | 14/07/2013 em 18:55:13

    Olá Dra. Valéria.

    Já faz algum tempo que minhas unhas estão brancas, e finas; principalmente as 3 do meio. Elas somem e aparecem.

    Gostaria que me passa-se o contato de nutricionistas próximos da região de Osasco.

    Desde já agradeço.

  262. VP
    Comentário de VP | 19/07/2013 em 11:52:24

    Olá Alex,

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um nutricionista em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  263. Comentário de Elisangela | 08/08/2013 em 16:15:37

    Ola! Tenho duvidas porque as minhas unhas saem lascas e ultimamente tenho percebido que tem risquinhos nas verticais pretos.

  264. VP
    Comentário de VP | 09/08/2013 em 13:40:24

    Olá Elisangela,

    Procure um dermatologista para fazer uma avaliação mais minuciosa de seu caso, mas de qualquer forma, seria interessante também procurar um nutricionista para avaliar se sua alimentação está deficiente de alguns nutrientes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  265. Comentário de Amanda Marques | 14/08/2013 em 11:53:33

    Olá!

    Tenho pergunta.Todas minhas unhas nascem brancas, sem manchinha! completamente brancas ao ponto de perguntarem se as pintei! Isso é normal?

    Att,

  266. VP
    Comentário de VP | 16/08/2013 em 16:40:05

    Olá Amanda,

    É preciso fazer uma analise presencial. Procure um dermatologista para avaliar seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  267. Comentário de Grazi | 21/08/2013 em 23:24:56

    Olá Dra. Valéria, tudo bem?
    Eu tenho unhas fracas: moles (dabram e não quebram), descamam, lascam… tenho notado uma ou duas ondulações em algumas unhas, talvez por traumatizá-las com espátulas e\ou alicates, e agora apareceu uma linha preta em uma delas, a qual antes estava dolorida, imagino ser micose. Procurarei um dermatologista, mas também gostaria da indicação de um nutricionista que pudesse ajudar a cuidar de, além das minhas unhas, uma depressão crônica que tenho desde, aproximadamente, 11 anos de idade (hoje tenho 29 anos, já fiz psicoterapia, atualmente faço tratamento psiquiátrico com medicamentos em altas doses) mas nunca fica totalmente estabilizada. Quero melhorar minha alimentação, pois, devido ao transtorno de humor, acabo não me alimentando adequadamente e também já li e ouvi falar sobre alimentos que ajudam a combatê-lo. Eu moro em Salvador-Ba e prefiro profissionais que atendam pelo plano de saúde Patrobrás, caso não conheça, pode ser particular mesmo, por favor.
    Desde já, agradeço a atenção!
    Um abraço!

  268. VP
    Comentário de VP | 29/08/2013 em 21:33:18

    Olá Grazi,

    Realmente, seria bem interessante você procurar um nutricionista funcional para tratar suas alterações. A alimentação pode influenciar muito na qualidade de vida das pessoas.

    Entre em contato com cbnf@cbnf.com.br e solicite uma indicação de um profissional em sua região.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  269. Comentário de Therezinha | 31/08/2013 em 19:30:07

    Olá Drª valéria.
    Meu dermatologista não soube me dizer o que podem ser os riscos bem fininhos e pretos que aparecem em algumas unhas de minhas mãos (mais no polegar e indicador) no sentido longitudinal. Procurei aqui nas perguntas, mas não encontrei resposta.
    Muito grata
    Therezinha

  270. VP
    Comentário de VP | 05/09/2013 em 13:05:59

    Olá Therezinha,

    Via blog fica complicado dar um parecer. Procure outro profissional dermatologista para poder fazer uma avaliação individual e solicitar exames, caso necessário.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  271. Comentário de Luciana | 21/09/2013 em 13:04:41

    Olá, Dr. Valéria
    Eu tenho dúvidas com relação a escurecimentos das minhas unhas dos pés. Desde a minha gravidez,há 8 anos mais ou menos, surgiram escurecimentos nas minhas unhas dos pés. primeiramente no pé direito, o ao lado do mindinho e o outro, depois percebi que foram o mindinho e o ao lado, porém do pé esquerdo. Agora, neste ano, meu dedão esquerdo começou a também escurecer. Percebi que senti dores como se fosse traumas. sei que minha avó tem as unhas dos pés escuras há muitos anos. Isso seria falta de alguma vitamina? Já ouvi falar em falta de vitamina B12. Poderias sanar essas dúvidas.
    Grata pela atenção

  272. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 10:08:53

    Olá Luciana,

    Pode ser por trauma, por deficiências nutricionais, mas como iniciou na gestação, pode ter a ver com alterações hormonais. Procure um médico e nutricionista para investigar a causa desta sua alteração.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  273. Comentário de emilene | 13/10/2013 em 02:12:05

    olá dr valéria

    minha filha tem 2 anos e 4 meses e as unhas das mão estão parecendo que estão rachando no meio como se tivesse uma divisão mais funda o que pode significar isso estou muito preocupada

    obrigada

  274. VP
    Comentário de VP | 13/10/2013 em 15:40:15

    Olá Emilene,

    Pregas transversais nas unhas podem significar deficiência de proteínas, mas não há como avaliar via blog. Leve sua filha a um pediatra e nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  275. Comentário de laryssa | 12/11/2013 em 21:55:43

    ola gostaria de saber mais sobre o curso de pos graduaçao em segurança alimentar pois vou me graduar em nutriçao e quero logo fazer a minha pos

  276. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 11:44:13

    Olá Laryssa,

    Existem diversos locais que apresentam este tipo de pós-graduação, porém, na VP consultoria não tem.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  277. Comentário de nubia rosa | 24/11/2013 em 23:32:31

    olá gostaria de parabenizar por esta iniciativa em orientar pessoas que sofrem com doenças que infelizmente passam por leigos ou pelo descaso de muitos profissionais que só estão interessados em encher os bolsos de dinheiro e não dão a devida atenção a problemas que podem ser graves.Um grande abraço.

  278. Comentário de Eliane Wrobel | 03/12/2013 em 23:01:27

    Olá Doutora, boa noite.
    Tenho um filho com 22 meses e observei que de uns dias para cá suas unhas, tanto dos membros inferiores e superiores, estão caindo. Por baixo se observa que outras estão surgindo. Ainda não levei a criança ao médico e estou começando a ficar preocupada com a situação. Acerca de uns dois meses atrás estava lavando a calçada com hipoclorito pouco diluído em agua e o bebe teve contato com o liquido quando andou descalço pelo piso, molhando, inclusive, as mãos. Depois disso uma descamação da pele ao redor dos dedos. Mas passou. será que tem alguma coisa relacionada a isso…ou algum sintoma de problema de saúde Poderia me ajudar. Grata

  279. VP
    Comentário de VP | 05/12/2013 em 23:01:27

    Olá Nubia,

    Obrigada pelo carinho e participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  280. VP
    Comentário de VP | 06/12/2013 em 00:24:36

    Olá Eliane,

    Não há como fazer uma avaliação via blog. É preciso levar seu filho ao médico mesmo para poder fazer uma análise clínica do caso e aí sim dar procedência à investigação e tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  281. Comentário de Rodrigo Vianna | 16/12/2013 em 12:25:41

    Saudações natalinas à equipe VP Consultoria!
    Sou bacharelando em Nutrição em reta final da graduação, dialogo com a Nutrição Funcional e acredito na abordagem diferenciada ao paciente através do uso de ferramentas da área. Em meu estágio extracurricular supervisionado em Clínica de Estética percebo a necessidade de se realizar uma boa investigação dos sinais e sintomas para melhor correlacionar prováveis desequilíbrios nutricionais, especialmente em relação às carências de micronutrientes e compostos bioativos. Tenho um questionamento a respeito:
    Há ferramentas tecnológicas (softwares/programas de computação) ou materiais de apoio específicos para o rastreamento e cruzamento de informações obtidas pela investigação clínica (sinais e sintomas) a fim de detectar possíveis desequilíbrios nutricionais orgânicos do cliente e otimizar o atendimento nutricional?
    Sabemos que uma consulta de excelência ultrapassa em muitos casos 1 hora e meia de duração, atrapalhando, inclusive a rotina profissional do cliente, que além de tudo costuma esperar bastante para ser atendido em consultório.
    Agradeço desde já e desejo-lhes um excelente natal e boas festas!

  282. Comentário de Monica | 20/12/2013 em 12:28:22

    Olá Doutora
    Estou observando há algum tempo que minha unha do dedo mínimo das mãos estão com uma rachadura no sentido do comprimento o que deve ser estou com medo de elas abrirem

  283. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 14:09:27

    Olá Rodrigo,

    Existem alguns programas de nutrição que podem contribuir, inclusive, a VP Consultoria tem um software de nutrição com esta aplicabilidade. Dê uma olhada nos produtos VPNux no site: http://www.vponline.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  284. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 14:16:23

    Olá Monica,

    Não é possível fazer uma avaliação clínica e nem diagnóstico via blog. Procure um dermatologista para fazer as devidas investigações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  285. Comentário de jeniffer | 05/01/2014 em 10:12:01

    Dra.Valéria, meu problema é um pouco mais sério, faz 12 anos que tenho manchas escuras no rosto o dito melasma, mas cada dia agrava mais, as pessoas me ve como um monstro, me olho no espelho e parece que estou com uma mascára, já fiz vários tratamentos e passei por 5 dermato o que só me causou depressão pois gastei horrores sem obter resultados positivos, amenizava as manchas e depois voltava mais forte. Agora me indicaram o vitergan zinco pl, estou tomando. Isso pode ser falta de vitamina? meu intestino não funciona bem.Me de algumas orientações por favor.

  286. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 13:48:24

    Olá Jeniffer,

    Como é um problema crônico, necessita de tratamento e prevenção constante. Além dos tratamentos médicos, procurar modular os hormônios pode ser interessante e também evitar o sol para não escurecer os sintomas. Lembrando que é importante dosar a vitamina D no sangue, pois quem não toma muito sol pode ter deficiência desta vitamina.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  287. Comentário de valerie moreira | 11/01/2014 em 15:18:11

    Ola preciso de uma ajuda urgente
    as minhas unhas estao fracas mesmo e usei muito tempo unhas falsa etc.. e agora vi que ao tirar as falsas elas esta partidas as ponta ate ao sabugo e as unhas partem mal ou seja num lado tá curtada em cima e do outro curtado em baixo.
    Queria saber o q devo fazer ?
    Agora so pintei as unhas com verniz escuro mais nada
    mas a imnhas unhas tao tao curtas :( e nao consigo ter unhas grandes e fortes

  288. Comentário de Jamile | 17/01/2014 em 12:27:02

    Boa tarde, Dra. Valeria! Tenho unhas onduladas, quebradiças e descamativas e associado a isso tenho desconforto abdominal. Gostaria de uma indicação de nutricionista próximo a cidade de Mage- RJ. Obrigada!

  289. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 21:04:11

    Olá Valerie,

    É necessário procurar um dermatologista para avaliar clinicamente suas unhas e solicitar exames caso necessário.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  290. VP
    Comentário de VP | 19/01/2014 em 11:07:58

    Olá Glaucia,

    Pintas marrons podem ser hemorragias, podem estar relacionados com traumas locais, deficiência de vitamina C ou mesmo alterações hormonais. Procure um dermatologista para fazer uma avaliação clínica mais apurada e as devidas investigações.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  291. Comentário de Rosana | 23/01/2014 em 11:49:38

    Boa tarde Dr(a) Valéria !!

    Minhas unhas estão muito onduladas, o que pode ser? Faço uso do Pantogar para queda de cabelo, teria alguma relação?
    Se possível gostaria que me indicasse um profissional para fazer avaliação nutricional, moro próximo ao centro de Guarulhos-SP.

    grata

    Rosana

  292. VP
    Comentário de VP | 25/01/2014 em 17:06:49

    Olá Rosana,

    Pode ser um reflexo de deficiências nutricionais, alterações na saúde intestinal, ou mesmo danos mecânicos. É preciso uma avaliação clínica. Solicite uma indicação de um nutricionista para ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  293. Comentário de Mara | 04/02/2014 em 11:19:57

    Ola Valeria,
    A meia lua dos meus polegares estão bem avermelhadas .
    As outras unhas a meia lua esta branca mas as unhas estão bem rosadas.
    O que pode ser?

    Obrigada!
    Mara

  294. VP
    Comentário de VP | 11/02/2014 em 13:33:45

    Olá, Mara!

    A presença de manchas avermelhadas nas unhas pode indicar desequilíbrios nutricionais, como o excesso de selênio, por exemplo. Porém, para um diagnóstico nutricional mais preciso, procure um nutricionista funcional, que irá estabelecer orientações nutricionais individualizadas para o seu caso.

    Um abraço,
    Dra. Valéria Paschoal.

  295. Comentário de Sandra | 13/02/2014 em 19:01:52

    Olá…
    Fui tingir o cabelo da minha sogra e usei luvas, mas por descuido minhas unhas mancharam, o estranho é que lavei na hora com sabão, não saiu, lavei depois várias vezes e nada, já até passei a bucha e não sai… lavei a casa com cândida e nem sinal das manchas sairem…. tenho reumatismo, será que as manchas não vão sair?Estou preocupada, pois sempre tive as unhas fracas, não consigo que cresçam e agora está horrível, meio amarelada e meio marrom… o que fazer?

  296. Comentário de karina | 13/02/2014 em 21:15:08

    certa vez observei uma pequena feridinha no comecinho da unha, ao redor da cutícula do meu filho de apenas 1 ano de idade, com o passar do tempo a feridinha se transformou em uma mancha escura q a cada dia aumenta um pouco, gostaria de saber o que pode ser esse sintoma?

  297. Comentário de Ireny Gil | 25/02/2014 em 12:08:18

    Bom dia Dra. Valéria !

    Estou com problemas nas minhas unhas da mão. Engraçado ser só nas mãos, pois elas além de apresentarem “riscos”, estão bastante fracas, quebradiças e agora até com alguns “furinhos”.
    Faço minha manicure regularmente e ainda assim, não vejo melhora nelas. Gostaria de saber da senhora, o que poderá estar ocorrendo com minhas unhas, uma vez que as tinha limpinhas e sem problemas desse gênero. Fraca sim, sempre foram - mas o restante apareceu de uns meses pra cá.
    Se fôr o caso de uma avaliação nutricional, peço sua gentileza de me indicar algum profissional, ou local para que eu passe por esta avaliação. Moro em S. Paulo, bairro da Penha, ok ?

    Agradeço desde já e fico no seu aguardo.

    Ireny Gil

  298. VP
    Comentário de VP | 25/02/2014 em 14:44:04

    Olá Ireny Gil,

    Alterações nas unhas podem sinalizar deficiências nutricionais. Assim, procure um nutricionista para melhor avaliação deste sinal.

    Caso necessite uma indicação, entre em contato com ibnf@ibnfuncional.com.br e solicite contatos de profissionais próximos de sua região.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  299. VP
    Comentário de VP | 05/03/2014 em 11:59:45

    Olá, Sandra!

    Em relação às manchas, seria importante procurar auxílio médico, explicando o ocorrido e levando a embalagem do produto utilizado. Unhas fracas e com crescimento deficiente podem indicar carências nutricionais. Assim, é importante uma avaliação com um profissional nutricionista para identificar deficiências nutricionais, sendo possível realizar um tratamento individualizado e eficiente para o seu caso.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  300. Comentário de Ana Paula | 06/03/2014 em 13:59:26

    Boa tarde Dra Valéria, eu estou com duas linhas pretas na minha unha, gostaria de saber o que significa, pois fiquei muito preocupada. Enfim gostaria de uma resposta. Desde já obrigada. Aguardo bjs!!!

  301. VP
    Comentário de VP | 13/03/2014 em 13:14:07

    Olá, Karina!

    Neste caso seria interessante buscar auxílio médico, para que seja possível identificar por meio de avaliação clínica e exames as causas da ferida e os motivos do desenvolvimento da mancha.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  302. VP
    Comentário de VP | 13/03/2014 em 15:03:15

    Olá, Ana Paula!

    Manchas na unha podem indicar algum trauma local ou deficiências nutricionais. Procure um dermatologista e um nutricionista funcional para que seja realizada uma avaliação clínica mais apurada e as devidas orientações.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  303. Comentário de Erica | 11/04/2014 em 09:08:52

    O que eu faço quando minhas unhas estão com riscos em cima e com ondas..

  304. Comentário de Carla Camargos | 26/04/2014 em 10:55:17

    Há uma semana mais ou menos notei que as unhas do meu filho de 4 anos estavam com umas manchas rosadas, depois ficaram brancas, depois ficaram ocas tipo brocada, estao com aspecto que vao se soltar, comeca no pé da cuticula, são duas em cada mão e os dois dedões dos pés. Por favor, estou muito preocupada. Obrigada e aguardo resposta.

  305. Comentário de CELIA REGINA | 26/05/2014 em 21:10:58

    Gostaria de uma indicação de nutricionista funcional, na Tijuca/RJ. Obrigada.

  306. VP
    Comentário de VP | 28/05/2014 em 13:02:16

    Olá Celia Regina

    Para indicações, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  307. Comentário de Agiberto Soares | 30/05/2014 em 09:56:48

    Querida(o) muitíssimo bom dia que o Senhor Jesus os abençoe poderosamente. Minhas unhas estão finas e um pouco, apenas alguns dedos das mãos(unhas) e não todos com estrias nas unhas e quebradiças. que fazer e que medicamento tenho que tomar ou aplicar, vi em pesquisa que podemos por cebola pois tem vitaminas e azeite de oliva virgem pra hidratar.
    Grato

  308. VP
    Comentário de VP | 02/06/2014 em 14:50:10

    Olá, Agiberto!

    A presença de estrias nas unhas, bem como característica de unhas finas e quebradiças podem indicar desequilíbrios nutricionais de vitaminas e minerais. Porém, para um diagnóstico nutricional mais preciso, procure um nutricionista funcional, que irá estabelecer orientações nutricionais individualizadas para o seu caso.

    Um abraço,
    Dra. Valéria Paschoal.

  309. VP
    Comentário de VP | 02/06/2014 em 15:15:45

    Olá Erica,

    Unhas com manchas e estrias podem ser um indicativo de diversas deficiências e desequilíbrios nutricionais, principalmente de vitaminas e minerais.

    Mas para que você tenha uma avaliação nutricional personalizada e mais precisa, é necessário procurar um nutricionista funcional para a obtenção de orientações nutricionais adequadas para o seu caso com o objetivo de equilibrar seu organismo e melhorar a saúde de suas unhas.

    Um abraço,
    Dra. Valéria Paschoal.

  310. VP
    Comentário de VP | 03/06/2014 em 15:06:42

    Olá Carla,

    Unhas com manchas ou quebradiças podem indicar desequilíbrios nutricionais como deficiência de zinco, cálcio, ferro, ômega-3, entre outros.

    Todavia, para um diagnóstico mais completo, é necessário procurar ajuda médica para um diagnóstico mais preciso e acompanhamento nutricional, para adequar o aporte nutricional de seu filho.

    Um abraço,
    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»