VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

FAROFA DE SEMENTES

Ingredientes:
- 100 g de semente de girassol sem casca
- 50 g de semente de gergelim
- 100 de nozes
- 100 g de amêndoas
- 100 g de castanha do Brasil
- 100 g de farelo de aveia ou arroz
- 200 g de semente de linhaça
- 100 g de quinoa em flocos

Modo de Preparo:

- Triture, no processador ou liquidificador, aos poucos as sementes de girassol, a linhaça, as nozes, as castanhas e as amêndoas;
- Acrescente as sementes de gergelim, o farelo de arroz e os flocos de quinua. Misture bem, formando uma farofa;
- Conserve em geladeira em vidro escuro para evitar oxidação.
- Usar de 1 a 2 colheres de sopa ao dia no suco, na fruta, na salada ou sobre a comida.

* Receita elaborada pela nutricionista Maribel Melos

104 Respostas para FAROFA DE SEMENTES »»


Comentário

  1. Comentário de celia magalhaes | 19/09/2008 em 22:41:41

    P

    Parabens pelo site Adorei as informacoes e as receitas
    So ha uma duvida na receita da farofa de sementes.Como faco para tirar a casca da semente de girasol que nao foi explicado o seu passo a passo Descupe-me pois estou interessada , tenho minha mae com 85 anos e gostaria que ela fizesse uso desta farofa que um complemento muito impo
    -tante para ela e para mim tambem
    conto com a ajuda de vcs e erpero nao ser esquecida Dede ja agradeco e que Deus abencoe e ilumene as vossasvidas.Atenciosamente Celia

  2. VP
    Comentário de VP | 22/09/2008 em 10:34:05

    Olá Célia, como vai?

    Ficamos muito satisfeitos em saber que você está gostando das informações que colocamos em nosso blog!

    Quanto a semente de girassol, você pode encontrar este produto a venda já sem a casca em casas de produtos naturais, então estará pronto para ser incorporado a sua farofa! Essa farofa com certeza será interessante para você, sua mãe, e todos da sua família que desejam incorporar mais nutrientes e saúde na alimentação diária!

    Se você tiver mais alguma dúvida entre em contato conosco!

    Um abraço,

    Equipe VP

  3. Comentário de eduardo | 30/09/2008 em 11:08:04

    olá, li e gostei da farofa de sementes. gostaria de saber informações a respeito da quinoa, onde compro e onde posso encontrar informações dela.
    outra coisa: a semente de girasol é indicada para que ?
    desde ja muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog

  4. VP
    Comentário de VP | 30/09/2008 em 12:51:32

    Olá Eduardo, como vai?

    Ficamos muito satisfeitos em saber que nossas receitas estão sendo aprovadas! Quanto a suas dúvidas, a quinoa é considerada um cereal de alto valor nutricional, por ser rica em ácidos graxos ômega-3 e 6, além de vitaminas antioxidantes e por apresentar maior quantidade de proteína e maior equilíbrio na distribuição de aminoácidos essenciais que outros cereais, podendo, capaz de colaborar no combate às doenças cardiovasculares e na diminuição da incidência de câncer. Além disso, a quinoa pode ser recomendada para o tratamento da obesidade e a manutenção do peso corporal. A combinação de alimentos para melhorar o seu valor nutritivo torna a oferta de aminoácidos comparável à da carne ou do leite. Entretanto, em geral, não se consomem os produtos de quinoa em forma seca. Quando consumida cozida deve ser ingerida em volume aproximado a três vezes o da carne, para equivaler à mesma. O sabor da quinoa é discreto e suave, permitindo sua utilização em sopas, como substituto do arroz do cardápio do dia-a-dia ou como substituição do trigo no quibe ou da aveia no bolo. Você pode encontrar a quinoa em casas de produtos naturais. Atualmente, alguns supermercados de grande porte também já estão comercializando a quinoa.

    A semente de girassol também é muito interessante devido ao seu excelente conteúdo de gorduras de boa qualidade e de vitamina E, que atua como potente antioxidante, combatendo doenças do coração, entre outras. Além disso, é uma boa fonte de vitamina D, importante para o nosso sistema imunológico, e minerais como o cálcio, essencial para a formação de ossos e dentes saudáveis, além de fibras, que são importantes para o bom funcionamento do nosso intestino. Você pode consumi-la como um lanche da manhã ou da tarde, e ainda adicionar a semente triturada em sucos, farofas, saladas, etc.

    Qualquer dúvida entre em contato novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  5. Comentário de Eleuza | 13/10/2008 em 12:56:06

    É necessário, torrar as sementes do gergelim?
    Adorei as informações que li.
    Grata.

  6. Comentário de Rosane Marques | 13/10/2008 em 15:49:49

    Olá,
    recebi a receita da forofa de sementes e gostaria de saber quais são os principais benefícios.

    Abraços,
    Rosane Marques

  7. VP
    Comentário de VP | 13/10/2008 em 16:53:14

    Olá Eleuza, como vai?

    Não é necessário torrar as sementes do gergelim, pois na maioria dos produtos comercializados esta semente já vem torrada. Você pode encontrar este produto facilmente em lojas de produtos naturais.

    Qualquer dúvida entre em contato novamente!

    Obrigada pelo carinho!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  8. VP
    Comentário de VP | 13/10/2008 em 17:50:43

    Prezada Rosane,

    Esta farofa de sementes, devido a diversidade de alimentos oferecidos, traz diversos benefícios à saúde.

    A semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo, e cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes. A semente de girassol é rica em ômega-3, que exerce efeito antiinflamatório no nosso organismo, e auxilia a reduzir os níveis de colesterol, protege nosso coração e contribui na redução do risco de doenças como o diabetes e o câncer.

    As nozes, amêndoas e a castanha do Brasil são oleaginosas que são ricas em minerais como o selênio e manganês, importantes antioxidantes, além do magnésio, essencial para a contração muscular adequada, metabolismo ósseo, regulação da inflamação, entre outros. Além disso, estas oleaginosas também possuem gorduras monoinsaturadas, importantes para a saúde do coração.

    O farelo de aveia ou de arroz é rico em fibras, que auxiliam na saúde do nosso intestino, aumentam a saciedade e podem controlar os níveis de glicose do sangue. A linhaça, além de ser rica em fibras, também é importante fonte de ômega-3.

    A quinoa é um cereal considerado de alto valor nutricional pois tem uma ótima concentração e qualidade de proteínas em sua composição, além de ser rica em diversas vitaminas, minerais e fibras.

    Desta forma, a combinação destes alimentos com inúmeras propriedades benéficas, adicionada em diversas preparações como sucos e saladas, com certeza enriquecerá a sua alimentação!

    Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

    Obrigada pela participação!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  9. Comentário de cristiani | 10/11/2008 em 06:50:46

    Olá

    Gostaria de saber se essa farofa pode engordar se consumida diariamente

    Obrigada

  10. VP
    Comentário de VP | 12/11/2008 em 10:52:37

    Olá Cristiani,

    Essa farofa de sementes contém diversos alimentos que apresentam vários nutrientes que irão contribuir para o equilíbrio do nosso organismo, reduzindo a inflamação das nossas células, contribuindo portanto, para a redução do peso corporal, já que a obesidade é uma doença que tem origem inflamatória.

    No entanto, devemos sempre lembrar que estes benefícios serão garantidos apenas quando esta receita for associada a hábitos alimentares adequados e mudanças no estilo de vida.

    Qualquer dúvida entre em contato novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  11. Comentário de Carla | 03/12/2008 em 16:50:28

    Olá Drª Valéria,
    estou consumindo o pão de quinoa e linhaça germinada e realmente estou sentindo uma diferença imensa na fome, tenho que ficar controlando os horários de alimentação por que não sinto tanta fome quanto sentia antes, estou achando maravilhoso isso. Entretanto, tenho algumas dúvidas quanto as calorias desse pão; se existe alguma diferença nutricional no grão germinado ou quando se bate os grãos no liquidificador para virar uma farinha e depois fazer o pão e também se posso incrementá-lo com orégano, pimenta gengibre, etc ou sementes de gergelim.
    A receita é a seguinte:
    Coloca-se 3 c.s. de grão de quinoa e 1 c.s. de semente de linhaça com um pouco de água à noite para germinar, na manhã seguinte acrescente 3 c.s. de farinha de arroz, meia c.s. de leite em pó e meia c.c. de fermento em pó para bolo, sal a gosto. (Eu acrescento um punhado de orégano e gotas de molho de pimenta, acho que o sabor fica melhor.) Faça uma massa resistente mas não dura, na consistência de um mingau grosso, acrescente água se necessário. Coloque a massa numa frigideira de teflon e tampe (fogo baixo). Ao dourar em baixo, vire a massa e espere dourar do outro lado (já sem tampa). Fica igual a um pão integral. É divino e maravilhoso, essa receita me rende dois pãezinhos que como de manhã e á tarde, dá uma saciedade incrível que preciso até que ficar monitorando a alimentação. Peguei essa receita na internet, e quem a elaborou foi Regina Racco.
    Portanto, se puder me ajudar nas dúvidas, agradeço desde já.
    Abreijos, Carla.
    Belo Horizonte - MG.

  12. VP
    Comentário de VP | 11/12/2008 em 08:07:40

    Olá Carla, como vai?

    Com certeza você está sentindo uma redução significante do apetite por causa do conteúdo de fibras do pão que você está consumindo, pois as fibras diminuem o esvaziamento do estômago, retardando a sensação de fome.

    Na verdade o processo de germinação é um pouco mais demorado, dura cerca de 7 dias para a formação do broto. O consumo do broto é interessante pelas suas características nutricionais, pois são ricos em mais vitaminas e minerais e maior digestibilidade. Entretanto, o processo de deixar as sementes de molho durante a noite não promove estes efeitos, mas é interessante para a formação do gel das fibras da linhaça (é muito interessante a ingestão desse gel pela manhã para aumentar o aporte de fibras), e para a liberação dos fatores antinutricionais.

    Seria interessante se você passasse por um atendimento nutricional detalhado, para avaliar suas necessidades e quais seriam os alimentos mais indicados para o equilíbrio do seu organismo, pois existem alguns alimentos que podem causar sensibilidade em algumas pessoas, como por exemplo o leite, que está presente nessa receita, e em alguns casos, sua retirada pode otimizar o processo de equilíbrio do organismo. Desta forma, somente um profissional capacitado será indicado para verificar as suas necessidades.

    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  13. Comentário de jane guaranha | 03/01/2009 em 14:01:16

    Boa tarde!
    Estou colocando a farofa de sementes noiogurte pela manhã(1 colher de sopa) e à tardinha (também 1 colher de sopa com iogurte). Existe algum problema em ingerir esta farofa desta forma?

  14. VP
    Comentário de VP | 07/01/2009 em 08:39:43

    Olá Jane,

    A farofa de sementes pode ser adicionada em qualquer alimento e o iogurte é uma opção. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a monotonia da alimentação. Consumir leite e derivados diariamente, assim como outros alimentos potencialmente alergênicos pode levar à uma hipersensibilidade alimentar.

    Portanto, varie ao máximo a utilização dos alimentos, por exemplo, misture em sucos de frutas, ou com frutas picadas, ou com iogurte de soja, etc.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  15. Comentário de vania | 10/02/2009 em 21:21:55

    Dra. Valeria Paschal estou fazendo um tipo de vitamina substintuindo o janta os ingredientes são

    1 copo de leite desnatado quente
    2 colhers (sopa) de aveia
    1 colher (sopa) de gegilin farofa
    1 colher (sopa) de linhaça em farofa
    1/2 copo de iorgute desnatado
    adoçante a gosto

    essa vitamina engorda?

  16. VP
    Comentário de VP | 11/02/2009 em 11:13:24

    Olá Vânia, como vai?

    Não devemos substituir nenhuma refeição por vitaminas, shakes ou suplementos! Uma alimentação balanceada e variada é essencial para que você mantenha suas células nutridas diariamente com todos os nutrientes e compostos bioativos necessários para a manutenção da saúde.

    Além disso, os alimentos que compôem a sua vitamina, além de não serem interessantes para consumo diário (como leite e derivados, e o adoçante), devido a monotonia alimentar, podem causar uma hipersensibilidade ao seu organismo, pois nosso organismo não é capaz de digerir a proteína do leite (presente tanto no leite quanto no iogurte consumido na vitamina) e, sendo assim, ao invés de trazer um benefício para a sua saúde, pode causar diversas alterações, que podem inclusive, dificultar a perda de peso. Além disso, o adoçante não deve ser consumido a vontade, pois é um composto tóxico, que dificulta a eliminação de toxinas em nosso organismo. Você deve substituir os adoçantes artificiais por adoçantes naturais (como a stévia), e aproveitar o açúcar natural das frutas, por exemplo.

    Lembre-se que para manter um peso saudável, devemos fazer uma alimentação variada e balanceada, fazendo um prato colorido, rico em hortaliças, alimentos integrais, peixes, sementes e frutas. Essas orientações são individualizadas e o nutricionista é o profissional capacitado a orientar o consumo de alimentos que são benéficos para você.

    Caso você tenha mais alguma dúvida nos escreva novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  17. Comentário de vania | 11/02/2009 em 12:49:29

    Dra.valeria tudo bem
    obrigado pela orientação,pois faço uso de frutas verduras sucos passados
    pela centrifuga, eu tomo todos os dia ocouve pepino e limão a tarde tomo a cenoras com laranja e iogurte.
    faço o pão com a farinha integral, aveia,gergelim,linhaça,açucarmascavo,iogurte,azeite,mas continua com o amargo,pois eu sei se eu mistura com outro trigo não tem o amargo, eu queria que a senhora mim desse uma dica de um produto que tirase o amargo

  18. Comentário de Michel | 11/02/2009 em 15:07:50

    boa tarde Dra.eu quero saber quais os alimentos que podemos usar para ganhar massa muscular, vou começar a malhar e não quero só depender de suplementos e nem anabolizantes.

  19. Comentário de caio | 11/02/2009 em 18:50:56

    Dra. boa noite , eu quero fazer uma dieta eu peso 120 kg i tenho 14 anos eu queria uma diga de um regimi pra eu esmagrecer a senhora poderia da uma dica

  20. VP
    Comentário de VP | 12/02/2009 em 08:18:10

    Olá Michel, como vai?

    Na verdade não podemos pensar em um alimento isolado que irá estimular o ganho de massa muscular, e sim em uma alimentação balanceada, que irá fornecer todos os nutrientes e compostos bioativos, para nutrir suas células, estabelecer o equilíbrio do seu organismo e assim promover o ganho de massa magra.

    Entretanto, de acordo com os princípios da Nutrição Funcional, temos que respeitar a individualidade bioquímica de cada pessoa, e assim, esta alimentação balanceada deve ser orientada após uma profunda análise, pois nem todos os alimentos promovem os efeitos benéficos esperados em todos. Assim, seria interessante você procurar a orientação de um profissional capacitado, que poderá identificar suas necessidades, seus hábitos e erros alimentares, a fim de promover uma alimentação adequada e uma possível suplementação, caso seja necessária.

    Caso você tenha interesse podemos indicar um profissional mais próximo de sua região.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  21. VP
    Comentário de VP | 12/02/2009 em 08:24:38

    Olá Caio,

    Quando pensamos em perder peso não podemos pensar simplesmente em um regime com restrições alimentares. Isso pode até fazer você perder peso em um primeiro momento, porém não será suficiente para você manter o peso desejado. Além disso, essas dietas restritivas muitas vezes fazem com que você não consuma todos os nutrientes e compostos bioatios que o seu organismo necessita em quantidade adequada, o que fará com que você tenha um desequilíbrio do seu organismo, e então você pode até perder peso, porém pode desencadear diversas alterações em seu organismo que podem levar ao desenvolvimento de doenças.

    Por isto, de acordo com os princípios da Nutrição Funcional, não devemos pensar em uma dieta restritiva, e sim em mudanças de hábitos alimentares, fazendo com que você tenha diariamente uma alimentação balanceada, que irá fornecer todos os nutrientes e compostos bioativos, para nutrir suas células, estabelecer o equilíbrio do seu organismo e assim, consequentemente, você irá obter a perda de peso desejada.

    Sendo assim, esta alimentação balanceada deve ser orientada após uma profunda análise, pois nem todos os alimentos promovem os efeitos benéficos esperados em todos, portanto é necessário avaliar quais são os alimentos específicos que devemos incluir em sua alimentação habitual, que irão promover saúde e a consequente perda de peso. Assim, seria interessante você procurar a orientação de um profissional capacitado, que poderá identificar suas necessidades, seus hábitos e erros alimentares, a fim de promover uma alimentação adequada e uma possível suplementação, caso seja necessária.

    Caso você tenha interesse podemos indicar um profissional mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente!

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  22. Comentário de lurdes | 01/03/2009 em 17:40:05

    Olá!

    Se triturarmos a linhaça dourada…teremos biodisponibilidade de minerais e omega 3 que ela fornece? Ou os fatores anti nutricionais impediriam a sua absorção?

    Obrigada

  23. VP
    Comentário de VP | 02/03/2009 em 10:30:21

    Olá Lurdes,

    Ao triturarmos a linhaça estamos exatamente permitindo uma maior biodisponibilidade do ômega-3, garantindo assim uma maior absorção. Fique tranquila que este é o processo correto, e além disso, triturar a linhaça facilita o seu uso em receitas!

    Qualquer dúvida nos escreva novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  24. Comentário de Marcela | 09/03/2009 em 13:08:39

    Boa tarde, gostaria de saber quanto de calcio é encontrado em 1 colher de sopa dessa farofa e quantas calorias possue nessa mesma quantidade?

  25. VP
    Comentário de VP | 09/03/2009 em 15:56:29

    Olá Marcela, como vai?

    Cada colher de sopa desta farofa contém aproximadamente 105 calorias e 30 mg de cálcio. Devemos lembrar que temos que considerar a qualidade nutricional da receita, e não apenas em seu valor calórico, pois são estes nutrientes presentes que irão efetivamente nutrir nossas células.

    Qualquer dúvida nos escreva.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  26. Comentário de silvia | 08/04/2009 em 16:29:30

    ola, me interessei muito por esta receita, já consumo linhaça moida a alguns meses, e quero saber se posso acrescentar a esta farofa, farelo de soja texturizada, pois já estou na casa dos quarentinha, rsrsrsr, e sei que a soja é muito importante nesta fase da vida da mulher. obrigada por me respopnder. abraçus.

  27. VP
    Comentário de VP | 09/04/2009 em 11:07:01

    Olá Sílvia, como vai?

    Com certeza a soja é interessante para amenizar alguns sintomas característicos da menopausa, pois ela é rica em fitoestrógenos que se assemelham com o hormônio que produzimos. Entretanto, é importante você avaliar o tipo de soja que está sendo consumida, pois o farelo de soja, por exemplo, não tem uma digestibilidade interessante, e por isso pode causar algumas reações adversas ao organismo.

    De qualquer forma, é interessante você avaliar com o seu ginecologista quais são as suas necessidades e as melhores estratégias para a adaptação na fase da menopausa.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  28. Comentário de Ana Paula | 18/04/2009 em 15:04:51

    Olá Dra. Valéria, gostaria de saber se essa receita de farofa de sementes ajuda no combate à insônia. Caso não, tem algum tipo de alimento incluindo uso de sementes para melhorar o sono.
    Obrigada!

  29. VP
    Comentário de VP | 20/04/2009 em 11:50:53

    Olá Ana Paula,

    Esta receita não tem alimentos que tenham a ação de combate à insônia. Entretanto, há algumas ervas que tem ação na melhora do sono e também pela ação calmante pode facilitar o sono em situações de estresse e ansiedade. Alguns chás benéficos são: melissa, maracujá, camomila.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  30. Comentário de francisca lopes da mata | 22/05/2009 em 12:54:03

    Gostaria de receber outras receitas feitas por vocês com certeza irei faze-las muito em breve após o envio quero tornar minhas refeições mais ricas e saudáveis.Parabéns porlindo trabalho….
    Bom final de semana,
    beijsos,Fran

  31. VP
    Comentário de VP | 22/05/2009 em 17:02:46

    Olá Francisca,

    Obrigada pelo carinho! Assim que tivermos novas receitas disponíveis, postaremos no blog!

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal

  32. Comentário de Zairiane Gomes | 06/07/2009 em 15:29:43

    Olá Valéria

    Se triturarmos os grãos e armazenarmos, a linhaça e os outros grãos não perderão seus compostos ativos? Qual o tempo ideal de armazenamento? Devo armazenar em algum recipiente específico?

    Abraços

  33. VP
    Comentário de VP | 07/07/2009 em 10:00:32

    Olá Zairiane, como vai?

    Se você deseja obter o benefício de ingerir o ômega-3 presente na linhaça, esta semente deve ser triturada, para liberar este importante ácido graxo para ser absorvido. O ômega-3 tem diversas propriedades interessantes, pois atua como antioxidante, anti-inflamatório, na regulação do colesterol e consequentemente na prevenção de doenças cardiovasculares.

    Para armazenamento, o ideal é conservar essa farofa dentro da geladeira, de preferência em um recipiente de vidro escuro, para evitar a oxidação pela luz. Você pode armazenar essa farofa por 7 dias em geladeira.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  34. Comentário de hozana de souza | 14/07/2009 em 19:42:44

    eu quero saber se esta receita serve para menopausa

  35. VP
    Comentário de VP | 15/07/2009 em 09:42:34

    Olá Hozana, como vai?

    Esta receita é muito interessante pelo seu teor de vitaminas, minerais e fibras, e portanto, pode ser incorporada na alimentação de qualquer pessoa que deseja ter hábitos alimentares mais saudáveis, inclusive em mulheres na menopausa, com certeza é bem interessante!!!!

    Vale lembrar que esta receita, associada a outros hábitos saudáveis, pode promover diversos benefícios ao organismo, através de uma nutrição adequada de nossas células.

    Qualquer dúvida nos escreva.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  36. Comentário de jussara | 20/07/2009 em 19:54:37

    posso armazenar farinha de linhaça triturada?

  37. VP
    Comentário de VP | 21/07/2009 em 10:23:37

    Olá Jussara, como vai?

    Você pode armazenar a farinha de linhaça em geladeira por aproximadamente 7 dias sem problema algum. Entretanto, vale lembrar de alguns cuidados, como preferir armazena-la em um recipiente de vidro escuro, bem fechado, para evitar que o oxigênio e a luz entrem em contato com os antioxidantes da linhaça e promovam a perda de suas propriedades benéficas.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  38. Comentário de Luci | 30/07/2009 em 23:25:41

    Dra Valéria , eu tenho diabetes e colesterol e triglicerides altos, posso consumir esta farofa.
    Tenho 44 anos, e estou fora do peso
    Minha medida é 1,56 e peso 75 kilos
    Tomo 3 glucovance por dia e as vezes tomo insulina.
    Por favor nessecito de combinaçoes para diminuir estes tres itens.
    Obrigada e aguardo urgente a sua resposta.
    Abraço Luci.

  39. VP
    Comentário de VP | 31/07/2009 em 12:20:44

    Olá Luci, como vai?

    Esta farofa não tem contra-indicação de consumo, pois ela é rica em fibras, que é muito importante para a manutenção de um intestino saudável e ainda a manutenção dos níveis de glicose e colesterol do sangue normais.

    Entretanto, esta farofa não pode ser utilizada como uma estratégia substituta da medicação. É interessante que, além da inclusão da farofa, outros hábitos alimentares saudáveis seja adotados em sua rotina, para promover maior controle da glicemia e do colesterol do sangue, e além disso reduzir a quantidade do medicamento utilizado.

    Para tanto, uma orientação nutricional individualizada em parceria com o seu médico faz-se essencial neste processo, para promover mais saúde e qualidade de vida através da alimentação, e promovendo uma reavaliação das doses e necessidade dos medicamentos utilizados.

    Caso você tenha interesse, podemos indicar o contato de um nutricionista capacitado que atue mais próximo de sua região.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  40. Comentário de Luci | 11/08/2009 em 22:14:51

    Oí Dr Valéria,como vai tudo bem.
    Por favor me esclareça uma duvida.
    Comprei todos os ingredientes da farofa, mas não consegui um pote de vidro escuro ,para coloca-las.
    Tem outra alternativa, porque só tem pote de vidro branco.
    Espero a sua resposta , pois não triturei , por causa do pote.
    Dr eu me esqueci de dizer que tenho esteatose Hepática grau tres.
    Um abraço e muito obrigada pela sua atenção.
    Que o mestre Jesus possa ilumina-la sempre., por ajudar tanta gente.
    Luci.

  41. VP
    Comentário de VP | 12/08/2009 em 10:11:48

    Olá Luci, como vai?

    O ideal é que o produto seja acondicionado em potes de vidro escuros para evitar que a claridade reaja com as substâncias antioxidantes, fazendo com que elas percam sua ação. Porém, mesmo você utilizando vidros transparentes, por mais que você tenha uma perda parcial dos antioxidantes, o consumo desta farofa vai ser extremamente benéfica para a sua saúde, pelo seu alto conteúdo de fibras, vitaminas e minerais.

    Essa farofa é muito interessante para auxiliar no tratamento da esteatose hepática, pois as fibras auxiliam na retirada da gordura e sua consequente eliminação.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  42. Comentário de Gabriela paiva | 15/08/2009 em 21:34:54

    Olá, meu nome é Gabriela e gostaria de saber maneiras que utilizar com esta farofa para me auxiliar na dieta de perca de peso.
    Desde já THANK

  43. VP
    Comentário de VP | 20/08/2009 em 06:44:30

    Olá Gabriela,

    Como esta receita é rica em antioxidantes e nutrientes antiinflamatórios, pode ser utilizado em uma alimentação equilibrada que visa redução de peso.

    Como usar: 1 a 2 colheres de sopa ao dia no suco, na fruta, na salada ou sobre a comida.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  44. Comentário de Vanessa | 30/08/2009 em 18:44:42

    Olá. Eu triturei a linhaça dourada sem torra-la antes. É necessário torrar ou posso continuar consumindo assim?

  45. VP
    Comentário de VP | 01/09/2009 em 11:55:24

    Olá Vanessa, como vai?

    Não é necessário torrar a linhaça antes de consumi-la. Apenas triturando-a no liquidificador, você promove a liberação do ômega-3 (que tem efeito anti-inflamatório, hipocolesterolêmico, etc), ao mesmo tempo que ingere as fibras presentes na linhaça, garantindo a absorção dos 2 principais componentes da linhaça que exercem seus efeitos benéficos.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  46. Comentário de Luci | 20/09/2009 em 21:59:24

    Oí Dra, Valéria tudo bem com vc?
    Estou comendo a farofa de sementes e estou me sentindo muito bem.
    Por favor peço novamente a sua ajuda, pois vi uma nutricionista no programa mulheres, e ela falou sobre o oleo de coco organico, que ajuda a eliminar a gordura abdominal.Só que estou com dificuldade em encontrar o organico, alias até encontrei o Thera Herb , mais vaivencer dezembro de 2009, e custa 60,00 ou mais, mas tem o da copra mais barato ,mais não é organico, já a nutricionista de uma farmácia , me disse que não tem muita diferença , já que o coco fica no alto e não no chão.
    Por favor confio na Senhora e quero a sua opinião , se posso tomar o óleo de coco da copra sem ser organico e é melhor eu comprar o organico mesmo.
    Agradeço desde já a sua ajuda. Que Deus a abençoe.
    Abraço Luci.

  47. VP
    Comentário de VP | 28/09/2009 em 14:16:59

    Olá Luci,

    A função do óleo de coco será a mesma tanto no produto orgânico como no não orgânico. Claro quer quanto mais alimentos orgânicos melhor será para a sua saúde no geral.

    É melhor o consumo de produtos saudáveis mesmo que não seja orgânico do que não consumir, isto vale para outros produtos também, como frutas, verduras, legumes e cereais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  48. Comentário de Isi Bemzen | 29/09/2009 em 13:42:42

    Bom dia, Dra. Valéria.

    Gostaria de parabenizá-la por suas orientações, com profissionalismo, ética e integridade.
    Amei a receita Farofa de Sementes e já estou consumindo a 5 meses.
    A minha dúvida é a seguinte:
    1. Posso colocar a farofa de sementes junto com Activia que tomo diariamente?
    2. Se o Activia iria intervir na absorção pelo organismo, da Aveia, Linhaça, Gergelim e demais sementes?
    3. Se Activia pode ser tomado junto com outros alimentos e se ele interfere na absorção pelo organismo dos outros alimentos?
    Desde já agradeço sua orientação.

    Atenciosamente

    Isi Bemzen

  49. Comentário de Anne | 30/09/2009 em 11:04:07

    Olá Dra. Valéria,

    gostaria de saber se a linhaça comprada já triturada no supermercado tem o mesmo efeito do grão de linhaça que vc tritura na hora de consumi-la? A linhaça já triturada sempre vem em pacotes de plástico.Posso deixa-la neste recipiente, ou devo armazena-la em outro local?

    Obrigada,

    Anne

  50. VP
    Comentário de VP | 01/10/2009 em 11:54:18

    Olá Isi, como vai?

    Você pode associar essa farofa com diversos alimentos, como frutas picadas, suco de frutas, iogurtes, água de coco, saladas, etc. Porém, vale lembrar que você não deve consumir os mesmos alimentos diariamente, é muito importante que você diversifique sua alimentação, para ingerir através dos diferentes alimentos, os diferentes nutrientes e compostos bioativos que compoõem nossa célula, pois não conseguimos em um único alimento ingerir todos os nutrientes que precisamos para que nosso organismo funcione adequadamente. Portanto, lembre-se que a variedade é essencial em uma alimentação saudável!

    Em relação à interferência na absorção do iogurte com outros alimentos, devemos lembrar que alimentos derivados do leite diminuem a absorção de alguns minerais, como o ferro, por exemplo, e portanto não devem ser ingeridos em uma alimentação em que haja grande quantidade de alimentos ricos em ferro (como as grandes refeições). Além disso, devemos lembrar que alguns indivíduos podem desenvolver alergia à proteína do leite com o seu consumo crônico, e por isso, mais uma vez, a variação dos alimentos é essencial.

    Portanto, é muito importante consultar um nutricionista capacitado, para que, através de uma análise individualizada, identifique quais são os alimentos que você pode ingerir que irão garantir máxima eficiência para o seu organismo!

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  51. VP
    Comentário de VP | 01/10/2009 em 12:01:05

    Olá Anne,

    O ideal é que a linhaça seja triturada logo antes de seu consumo, pois o contato da linhaça com o ar e a luz promove a oxidação dos ácidos graxos, o que faz com que eles percam os seus benefícios. Porém, sabemos que a rotina do dia a dia faz com que precisemos adotar estratégias mais práticas para nossa alimentação.

    Portanto, uma alternativa é comprar a linhaça já triturada, ou triturá-la em uma quantidade que seja utilizada durante 1 semana. Seguindo alguns cuidados de armazenamento, como armazenar em vidros escuros e bem tampados na geladeira, faz com que esses efeitos sejam minimizados, e os seus benefícios sejam garantidos.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  52. Comentário de Maria | 03/10/2009 em 19:44:24

    Olá Dra. Valéria, gostaria de saber o quanto posso ingerir por dia de farinha de linhaça? e se ela produz o mesmo efeito que as sementes. obrigado

  53. Comentário de Maria | 03/10/2009 em 19:48:57

    Gostaria de saber quais os benefícios do farelo de aveia, obrigados

  54. VP
    Comentário de VP | 05/10/2009 em 15:15:49

    Olá Maria, como vai?

    O consumo de 1 colher de sopa da farinha de linhaça é interessante para trazer benefícios à saúde, pois contém quantidade interessante de fibras, além do ômega-3, que exerce ação anti-inflamatória, reduz os triglicérides, dentre outras ações benéficas. Em relação ao seu efeito, a linhaça triturada oferece mais benefícios em comparação às sementes, pois quando trituramos a linhaça, disponibilizamos o seu ômega-3 para ser utilizado pelo organismo. Então, para garantir os efeitos do ômega-3, associado aos efeitos das fibras presentes na linhaça, esta deve ser consumida triturada.

    Vale lembrar que o uso da linhaça não deve ser realizado como única estratégia para alcançar determinado resultado, uma alimentação variada e balanceada é essencial para garantir saúde e qualidade de vida!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  55. VP
    Comentário de VP | 05/10/2009 em 16:03:29

    Olá Maria,

    Em relação à aveia, este é um cereal riquíssimo em beta-glucanas, um polissacarídeo que tem efeito comprovado na redução do colesterol, fazendo o seu transporte reverso, impedindo que este seja acumulado nas artérias e impedindo assim o desenvolvimento de doenças do coração.

    Assim como a linhaça, se você associar o consumo da aveia com outros hábitos saudáveis, você irá garantir resultados ainda mais positivos. Porém, vale lembrar que devemos sempre procurar uma orientação alimentar profissional, pois apenas com uma avaliação nutricional individualizada, podemos identificar quais são os melhores alimentos e nutrientes específicos para o seu caso.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  56. Comentário de Isi Bemzen | 05/11/2009 em 06:33:31

    Bom dia, Dra. Valéria!

    Gostaria da sua orientação referente ao Gergelim.
    Encontrei numa loja de produtos naturais:
    1. Gergelim tostado
    2. Gergelim tostado sem casca

    Qual é o mais indicado?
    Os nutrientes e benefícios do gergelim estão na casca?
    Se vier sem casca, há perdas?

    Desde já agradeço pela sua orientação.

    Tenha um dia maravilhoso, com muito sucesso.

    Namastê

    Isi Bemzen

  57. VP
    Comentário de VP | 05/11/2009 em 10:26:35

    Olá Isi Bemzen,

    Ambos os produtos podem ser utilizados, apenas o sem casca terá menos fibras, mas pode ser utilizado sem problema, é só consumir outras fontes de fibras (verduras, frutas e legumes).

    Obrigada pelos votos! Pra você também!

    Um abraço!

    Dra. Valéria Paschoal.

  58. Comentário de José Guilherme | 06/12/2009 em 21:58:34

    OLá, Soube que ao triturar a semente de linhaça ela terá uma prazo de vida bem menor, em media tres dias, mesmo na geladeira. Em vidro ambar ela terá mais tempo de validade?? Grato!!! Parabens pelo blog.

  59. VP
    Comentário de VP | 08/12/2009 em 15:13:09

    Olá José Guilherme, como vai?

    O que acontece é que quando trituramos a linhaça, as suas gorduras de boa qualidade ficam mais expostas à oxidação, o que faz com que elas percam sua atividade benéfica. Sendo assim, conservar em geladeira, em recipiente de vidro escuro faz com que você proteja o alimento da exposição ao calor e à luz, que promovem a oxidação, e seus benefícios são mantidos.

    Qualquer dúvida nos escreva novamente.

    Ficamos felizes que o blog esteja colaborando com a formação de todos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal

  60. Comentário de Taciana | 27/01/2010 em 10:16:40

    Dra. Valéria,

    gostaria de agradecer pela receita, e, sobretudo, por sua disponibilidade em comentar todas as dúvidas dos leitores. Consegui esclarecer as minhas apenas com a leitura atenta de suas respostas.

    Fiquei realmente impressionada com seu trabalho atencioso e preciso.

    Obrigada,

    Taciana

  61. VP
    Comentário de VP | 27/01/2010 em 13:27:42

    Olá Taciana,

    Ficamos muito contentes que este blog esteja sendo útil para esclarecer suas dúvidas sobre a alimentação e a saúde de uma maneira geral.

    Ficamos à disposição para o esclarecimento de maiores dúvidas!

    Um abraço e obrigada pelo carinho!

    Dra. Valéria Paschoal

  62. Comentário de Rosangela | 25/02/2010 em 20:16:31

    Fiz a farofa e consumo a mesma todos os dias, mas gostaria de uma ajuda… eu gosto muito desta farofa e acho que estou exagerando na quantidade, chego a comer mais de tres colheres ao dia e ainda acrescento mais linhaca nas porcoes, nao consigo ficar sem linhaca…soh de pensar me da agua na boca…por que sera…as vezes consumo a farofa pura, e a linhaca tambem.
    Eu pergunto, Isto pode me fazer algum mal.

  63. VP
    Comentário de VP | 03/03/2010 em 14:56:53

    Olá Rosangela,

    O ideal é fazer rodízio entre os tipos de semente. Você pode substituir a linhaça, pela semente de abóbora torrada, por exemplo. Não é interessante exagerar na quantidade desse ingrediente para evitar problemas futuros.

    Abraços,

    Dra. Valéria Paschoal

  64. Comentário de Leandro | 15/03/2010 em 20:08:02

    Gostaria de saber se a linhaça comprada já triturada tem o mesmo efeito da semente de linhaça triturada na hora de consumir? Como posso armazenar a farinha de linhaça comprada já triturada? Deixo no pacote mesmo de origem e guardo no armário?
    Obrigado!

  65. VP
    Comentário de VP | 18/03/2010 em 17:56:33

    Olá Leandro,

    Você pode comprá-la triturada ou triturá-la em casa mesmo, não tem problema, no entanto que triture para que você tenha os benéficos do ômega-3 também.

    A melhor forma de armazenamento é colocar em um recipiente de vidro dentro da geladeira.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  66. Comentário de Theresinha | 29/03/2010 em 13:43:22

    Dra. Valéria,cuido de um neto de 15 anos,faz natação ,sonha campeonatos nacionais,precisa urgentemente ganhar massa muscular .Muitas dúvidas sanei ao ler atentamente suas respostas a cima.Tem 173 de alt.,59.5 peso ,14.37% de gordura,50.95 de massa magra(kg),8.55 gordura corp.Medidas em circunferências 73.0 abdomen,50.0 coxa d.,27.0 braço d.Suas dobras cutâneas(mm):PT:5 ,BI:3 ,SI:3, MA:4, SE:8,CX:8,TR:7,AB:9,PE:6.Levanta cedo para o colegio e treina todos os dias média de 5000m e musculação .De hábitos saudáveis estou perdida!.Os lights nunca são naturais.Leite em saquinho ou caixa, qual é menos pior?Tem receita de requeijão light?Tem que consumir 4colh medida de arroz,se faço o integral vai consumir menos,e a massa muscular?O iogurte tem que olhar o que tem mais cálcio.Posso fazê-lo? Quanto ao suco verde se colocar legume tipo abóbora, inhame ou outro que se consome cozido ,que danos podem ocorrer ao suco?Se comer porção de macarrão no almoço e jantar ajuda o ganho de massa muscular? Quais alimentos específicos deverá consumir com real conviccção?Abraço,Deus a abençoe pelo seu gesto solidário

  67. VP
    Comentário de VP | 01/04/2010 em 16:46:55

    Olá Theresinha,

    Pelo que me pareceu seu neto está preocupado não apenas com ganho de massa muscular, mas também com resultados para competição, é isso? Vejo que você detalhou bastante informação, mas mesmo assim é fundamental um acompanhamento de perto por um nutricionista para não apenas dar dicas, mas também para equilibrar a alimentação do seu neto. Ainda mais pela idade e por estar em contato com uma série de alimentos não tão saudáveis.

    Então, no caso dele vale muito a pena ele passar por um profissional para melhor orientá-lo.

    Boa sorte pra você e para seu neto!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. Comentário de Maria do Socorro de Oliveira | 23/05/2010 em 19:52:13

    Parabéns pelo trabalho realizado!!!É de utilidade pu´blica e está ajudando muitas pessoas! Obrigada.
    Se possível gostaria de receber novidades por e-mail. grata

  69. VP
    Comentário de VP | 24/05/2010 em 10:26:44

    Olá Maria,

    Fico feliz em poder contribuir para melhora da qualidade de vida das pessoas por meio de informações, como estas disponíveis neste blog!

    Obrigada pela sua participação!

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  70. Comentário de Flávia | 05/06/2010 em 11:47:07

    Bom dia Dra Valéria!

    A proteína de soja texturizada pode ser ingerida da forma que a compramos, sem prepará-la como indicada na embalagem?

    Acho-a saborosa para acrescentar numa salada verde, ou até mesmo na mistura que estamos habituados a tomar com água 2x por dia: semente de linhaça e farinha de aveia (para o funcionamento do intestino).

    Se puder consumí-la assim, qual será o benefício?

    Tenho 34 anos e meu esposo 36.

    Muito obrigada,
    Flávia.

  71. VP
    Comentário de VP | 11/06/2010 em 10:56:44

    Olá Flávia,

    A proteína de soja pode ser consumida tanto na forma que se compra como também deixando de molho em água horas antes de seu preparo.

    Muitos estudos mostram os efeitos da soja sobre doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como câncer de mama, por exemplo.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  72. Comentário de deisy | 13/06/2010 em 09:45:58

    Bom dia Dra.Valéria!

    Adorei as suas informações a respeito dos alimentos ricos em proteinas e fibras.Tirei várias dúvidas que estava procurando. Achei interessante a receita da farofa e pretendo consumir. Tenho uma dúvida e gostaria que a senhora esclarecesse. Adquirir a esteatose hepática grau III e tenho dúvida quanto ao consumo de iogurtes. Posso tomar iogurte desnatado? e a carne magra posso consumi-la duas vezes por semana ou é preferível eliminá-la definitivamente já que estou com um pouquinho do colestrol elevado?Além disso, como fazer uma dieta de gordura sem perder peso, pois me considero no peso ideal,(1,56m e 54kg)se eu perder 3 ou 4 kg vou ficar magra demais?O que devo fazer?
    Agradeço muito a atenção.
    Continue com este trabalho informativo que é muito importante para nós.
    Abraços,
    Deyse

  73. Comentário de DEYSE | 13/06/2010 em 09:55:59

    Bom dia dr. valéria
    Gostaria de saber se essa farofa serve também para crianças com idade de 6 anos?
    Abraços,
    Deyse

  74. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 10:18:47

    Olá Deyse,

    A esteatose hepática é um indicativo que sua alimentação não está adequada, portanto uma única mudança de introduzir ou retirar um alimento não será um tratamento eficiente.

    É preciso identificar seus erros alimentares para poder alterar exatamente o que for preciso. Inclusive o colesterol elevado pode ser melhorado revertendo a esteatose hepática, portanto, procure um profissional nutricionista para fazer as mudanças necessárias sem precisar perder peso como você comenta.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 10:20:51

    Olá Deyse,

    Uma criança de 6 anos já pode consumir os alimentos dos adultos, melhor ainda que sejam alimentos saudáveis. Pode introduzir na alimentação sim!

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  76. Comentário de Lourinaldo de Novaes Lopes | 14/06/2010 em 12:23:29

    Bom dia dra.Valéria
    Estou querendo consumir ess farofa de sementes e gostaria de saber qual a quantidade que devo consumir diariamente.
    Posso consumir avontade em todas as refeçoe.
    Um abraço,
    Lourinaldo

  77. VP
    Comentário de VP | 14/06/2010 em 17:08:38

    Olá Lourinaldo,

    Não há uma indicação geral de quantidade, mas a alimentação deve ser variada, então, uma boa dica é consumir esta receita 1 vez a cada 4 dias, por exemplo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  78. Comentário de Sonia Maria Garcia SIlva | 28/09/2010 em 20:09:23

    Olá Dra. Valéria, gostaria de saber se a semente de girassol pode ser ingerida com casca ou sem, e qual a melhor forma, como preparar e se posso misturar com semente de linhaça dourada, a qual já estou tomando triturada em casa e misturada ao suco.Também gostaria de misturar com farelo de aveia e gergelim (posso triturar junto com a linhaça?).
    A linhaça dourada tem feito muito bem à acne que tenho apesar de ter 58 anos, ela começou depois dos quarenta e nenhum produto ou tratamento deu jeito até agora.Com a linhaça, não saiu mais nada, apenas umas lesões anteriores que ainda não sararam. tenho medo de tomar outras coisas e voltar a acne.
    Admiro muito seu trabalho e desde já agradeço a ajuda.

    Sonia Garcia

  79. Comentário de Emanuely | 01/10/2010 em 12:30:16

    Dr.
    Eu adorei a receita da farofa, porém estou com uma duvida.
    A minha mãe, fez um exame de sangue e a glicose deu um pouco alterada. Essa farofa pode interferir? Aumentando esse número.

  80. VP
    Comentário de VP | 04/10/2010 em 12:35:29

    Olá Sonia,

    Você pode usar a semente de girassol com ou sem casca, mas prefira produtos de confiança para diminuir o risco de contaminação, principalmente por fungos. Mais interessante do que misturar todos os alimentos, seria ingerir um alimento destes a cada dia, assim você evita a monotonia alimentar utilizando todos os dias os mesmos alimentos.

    Alguns trabalhos mostram benefício com o uso da linhaça para a acne devido ao seu conteúdo de ômega-3, lembrando que os peixes também são ótimas fontes deste nutriente, tendo um potencial ainda mais anti-inflamatório que o proveniente da linhaça.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  81. VP
    Comentário de VP | 04/10/2010 em 12:48:21

    Olá Emanuely,

    Esta farofa tem uma relação menor de carboidratos comparada com a farofa tradicional, além de ter mais fibras, portanto, ela é mais indicada para pacientes com alteração da glicemia do que a farofa tradicional.

    Esta preparação não precisa ser usada diariamente, mas como substituição é uma ótima opção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  82. Comentário de cristiane | 27/12/2010 em 21:41:09

    Meu nome é Cristiane eu gostaria de saber qual a proporção de perda de peso e se voçês poderia me dindicar algum outro tipo de dieta usando o poder das cementes.

  83. VP
    Comentário de VP | 29/12/2010 em 19:25:20

    Olá Cristiane,

    A elaboração de planos alimentares deve ser feito de forma individualizada. Portanto, não há como indicar uma dieta de forma tão generalizadas. Muitas vezes as sementes podem fazer parte de uma alimentação saudável, entretanto, algumas pessoas podem inclusive ter reações alérgicas graves. Procure um profissional nutricionista para fazer um plano alimentar para o seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  84. Comentário de carla | 06/04/2011 em 14:14:45

    Dr.ª Valéria
    Boa Tarde

    Consumo diariamente 01 colher de sopa da farofa de linhaça há uns dois meses e já sinto os benefícios que ela proporciona, principalmente o funcionamento instestinal que melhorou bastante… Já estou tão acostumada ao sabor que muitas vezes faço ingestão da farofa pura, apenas bebendo depois água… gostaria de saber se é prejudicial a ingestão pura da farofa? ou se deve ser ingerida apenas juntamente com alimentos (frutas, saladas) ou líquidos (sucos, iogurtes) se existe um horário indicado para a ingestão e se existe diferença entre a dourada e a marrom? pois eu consumo as duas…

    Agradeço imensamente,

    Carla

  85. VP
    Comentário de VP | 17/04/2011 em 21:27:07

    Olá Carla,

    Não há problemas de consumir a linhaça sem misturá-la com outros alimentos. Referente a diferença sobre a linhaça marrom e a dourada temos bem esclarecedor neste blog, acesse: http://www.vponline.com.br/blog/?p=104

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  86. Comentário de Dalva | 24/08/2011 em 16:21:51

    De um tempo para cá passei a triturar algumas sementes como: semente de girassol ( com casca e torrado, tenho que bater muito até ficar bem fininha, hj que li a cima que posso comprar sem as sementes), amendoim, linhaça, casca de maracujá torrado e semente de abóbora torrada, agreguei leite em pó e utilizo nas refições intermediárias em sucos, vitaminas, frutas e na comida.
    Obs: Fiz sem orientação, gostaria de saber quais são os benefícios da minha farofa.

  87. Comentário de marta batista | 25/08/2011 em 15:59:11

    olá boa tarde…
    gostaria de saber mais sobre o consumo do feijão branco para emegrecer,acho todas essas receitas maravilhosas.parabéns

  88. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 14:56:12

    Olá Dalva,

    Não há como afirmar os benefícios desta preparação como um todo, afinal são muitos ingredientes e há interação entre cada um. De uma maneira geral, a sua preparação trás uma série de alimentos ricos em fibras e em vitaminas e minerais que vão auxiliar no fornecimento de matéria prima para que diversas áreas do organismo possam ser beneficiadas caso você não tenha reações adversas com estes alimentos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  89. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 15:24:25

    Olá Marta,

    Os benefícios encontrados em estudos com o feijão branco são na forma de extrato. A faseolamina encontrada neste alimento é uma substância que interfere na digestão e consequentemente no aproveitamento de carboidrato das refeições. Alguns estudos indicam redução de peso e de circunferência da cintura com sua utilização. Porém, como o carboidrato não é bem absorvido, pode haver fermentação pelas bactérias intestinais causando possivelmente desconforto abdominal e alteração da microbiota do intestino, por isso o seu uso deve ser acompanhado por um nutricionista e/ou médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  90. Comentário de Rafaela | 30/08/2011 em 10:03:27

    Olá Dra,

    Gostaria de saber como consumir a farofa. Duas colheres de sopa por dia? Posso consumir depois da academia?

    Att.,

  91. Comentário de junia moreira da silva | 06/09/2011 em 13:25:40

    Boa tarde,dra Valéria gostaria de saber a respeito da semente da abobora se posso fazer em causa e qual seu valor nutritivo e se posso dar a minha filha de 8 meses.posso também incluir quinoa na sua alimentaçao?
    obrigada
    Junia moreira

  92. VP
    Comentário de VP | 09/09/2011 em 17:54:44

    Olá Rafaela,

    A quantidade varia de pessoa para pessoa, o interessante também não é consumir diariamente, o ideal é ter uma alimentação bem variada. Pensando em atividade física, não é o melhor lanche pós-treino, que também irá depender do objetivo do treino.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  93. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 12:44:10

    Olá Junia,

    A semente de abóbora pode ser prepara em casa, mas há um risco maior de proliferação de fungos presentes na semente se não for bem preparada e armazenada. Incluir este tipo de semente pode esperar mais um pouco, deixe introduzir outros alimentos e por último estas sementes, ok? Já a quinoa pode ser incluída na mesma época que o arroz e feijão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  94. Comentário de carlos lima | 04/11/2011 em 18:14:50

    gostaria de saber se posso bater a semente girasol com casca para fazer a farofa

  95. VP
    Comentário de VP | 16/11/2011 em 12:49:06

    Olá Carlos,

    A casca da semente de girassol não é comestível, utilize a semente sem casca.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  96. Comentário de Bispo | 28/11/2011 em 11:03:48

    Bispo

    Gostei muito da receita, só gostaria de entender o porque de ser colocado no vidro escuro e o que causa oxidação, e se ocorrer compromete o composto e ou a saude.

  97. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 15:41:16

    Olá Bispo,

    Alimentos ricos em gorduras insaturadas como a que apresenta esta receita podem sofrer oxidação, que é um processo químico em que a gordura reage com a exposição à luz perdendo suas propriedades benéficas. E o vidro é para evitar a presença de migrantes de embalagens, qua são compostos que migram do recipiente de plástico o alumínio, por exemplo, e contaminam os alimentos.

    Estudos vem mostrando que migrantes de embalagens podem estar associados com uma diversidade de doenças, principalmente às relacionadas ao sistema endócrino.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  98. Comentário de Izabel Alves | 14/01/2012 em 11:50:14

    Dra. Maribel

    Antes de mais nada, parabéns pelo seu blog. Adorei, principalmente porque vi que você não deixa ninguém sem resposta. Isto é animador. Resolvi, então, postar uma dúvida sobre a linhaça dourada moída industrialmente. Costumo adquirir a LinoMAX, da Sanavita. Existe algum problema quanto ao seu uso no preparo da farofa de sementes? E, se me desculpa o abuso, mais uma coisa: eu meio que sou alérgica à semente de gergelim in natura. Será que eu posso usá-la torrada na farofa? Desde já, muitíssimo obrigada pela atenção. Feliz 2012!!

  99. Comentário de Douglas | 17/01/2012 em 11:05:08

    Oi Dra. Valéria! Este ‘fporum’ é uma verdadeira prestação de serviço. Primeiramente parabéns pelo trabalho diferenciado e responsável, tão raro de se encontrar pela internet hoje em dia.

    Minha dúvida é sobre a Quinua, um ‘produto’ rico, mas que tem sido injustamente deixado em segundo plano perto do glamour da linhaça e outras sementes mais divulgadas na mídia. Qual seria a melhor forma de consumí-la?

    O cozimento implicaria a perda de propriedades nutricionais?

    Qual a vantagem de consumí-la triturada, assim como a linhaça?

    Desde já, obrigado pela atenção!

  100. VP
    Comentário de VP | 21/01/2012 em 23:38:51

    Olá Izabel,

    Obrigada pelas palavras! Bom, referente às dúvidas, não há problema utilizar esta linhaça na preparação da farofa. Porém, se é alérgica à semente de gergelim não faça uso nem se for de forma torrada, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  101. VP
    Comentário de VP | 25/01/2012 em 10:52:04

    Olá Douglas,

    Obrigada pelas palavras.
    Não há problema em consumir a quinoa tanto cozida quanto em flocos. Com o cozimento do grão há o abrandamento das fibras, ficando mais biodisponível sua proteína. Na forma de flocos, continua tendo boa parte de proteína, porém é mais usada quando se busca também um complemento de fibras na alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  102. Comentário de Auricelia | 26/09/2012 em 21:59:23

    Olá Dra. Valeria,gostaria de saber como faço para descascar as sementes de girassol para moer,ou posso moer com a casca;onde moro não vende sementes sem casca;e qual a durabilidade da farinha de girassol.E da farofa descrita acima.E se tem contra-indicação.Obrigada.

  103. VP
    Comentário de VP | 11/10/2012 em 22:00:50

    Olá Flávia,

    Se você for congelar a biomassa da banana verde, quando for usar pode bater junto com frutas e fazer um suco, ou deixar descongelar e temperar conforme desejar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  104. VP
    Comentário de VP | 11/10/2012 em 22:01:24

    Olá Auricelia,

    Se não encontrar a semente de girassol sem casca é preciso descascar uma semente de cada vez com cuidado com uma faca fazendo uma pressão da linha vertical até a semente abrir. A durabilidade é da semente com menor data de validade entre os componentes da receita. Esta receita é bem rica em fibras, portanto, é contra-indicada em casos que deve ser evitado o consumo excessivo de fibras insolúveis, como nas diarréias.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»