VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

CONSUMO DE AMÊNDOAS E DIABETES DO TIPO 2

A revista Viva Saúde do mês de março relata a relação do consumo de amêndoa com a prevenção do diabetes tipo 2, através de um estudo realizado nos Estados Unidos. Segundo o trabalho, a oleaginosa melhorou a sensibilidade à insulina em adultos pré-diabéticos. Trata-se de um achado importante, pois mais de 135 milhões de pessoas vivem com essa doença em todo o mundo, número que cresce devido ao aumento na prevalência da obesidade e do sobrepeso. A estimativa é que 418 milhões de pessoas terão tolerância à glicose alterada até 2025.

A amêndoa é um alimento de baixo índice glicêmico, com alto teor de fibra, gordura insaturada, minerais e proteínas e poucos carboidratos. Também contém fitatos e compostos fenólicos, o que garante propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, capacidade de diminuir níveis lipídicos e de inibir as enzimas digestivas tripsina e amilase. Essa última propriedade faz com que haja diminuição da velocidade de digestão de nutrientes, aumentando a sensação de saciedade. Além disso, é ótima fonte de gorduras monoinsaturadas, alfatocoferol, cobre, magnésio, arginina, fitosteróis e polifenóis.

Seus benefícios incluem redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição da glicemia pós-prandial e diminuição do estresse oxidativo. Porém, ainda não se sabe exatamente quais os compostos responsáveis por esses efeitos. O consumo de 60g de amêndoa nas refeições já é suficiente para diminuir os níveis de glicemia, de insulina e do estresse oxidativo naquela refeição.

É um alimento muito versátil, pois pode ser consumido isoladamente como lanche ou adicionado a preparações, tanto salgadas como doces. Pode ser misturado em saladas, bolos, biscoitos, arroz, tortas, etc.

Os nutrientes que a amêndoa possui fazem com que ela também atue em outras doenças, seja como fonte de magnésio para melhorar hipertensão arterial ou como fonte de arginina na prevenção de doenças cardiovasculares. Assim, seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar.

* Texto elaborado pela Dra. Camila Gomes Komatsu, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

2 Respostas para CONSUMO DE AMÊNDOAS E DIABETES DO TIPO 2 »»


Comentário

  1. Comentário de Eduardo Dourado | 14/07/2011 em 19:51:19

    Eu tenho 55 anos estou acima do peso sou pré diabetico e hipertenso descobri
    que o uso de amendoas poderia me ajudar e comecei a usar a cerca de 2 meses e os meus indices dispencaram a glicemia que era em torno de 150 caiu para 95 a hemoglobina glicada era de 7 caiu para 5 minha pressao tambem melhorou, faço uso tambem de uma colher de pequena de canela em pó diariamente,realmente esta funcionando comigo e perdi peso cerca de 5 quilos.
    Eu recomendo e atesto o uso de amendoas,boa sorte a todos

  2. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 14:11:08

    Olá Eduardo,

    Obrigada pela participação.

    Abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»