VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

CRANBERRY PARA UMA URINA ESTÉRIL

A urina saudável é estéril. A entrada e proliferação bacteriana no trato urinário é o que provoca doenças. As infecções do trato urinário (ITU) ocorrem quando há presença de microrganismos (número de bactérias na urina geralmente > 100.000/mL) seja na bexiga, próstata, sistema coletor (ureter) e rins. Os sintomas mais freqüentes incluem maior freqüência e urgência em urinar, ato de urinar doloroso, urina turva e dor lombar. A recorrência desse tipo de infecção é comum, especialmente em mulheres. Os fatores de risco que predispõem as mulheres a esta recorrência incluem relações sexuais, uso de contraceptivos orais, uso de antibióticos, estrógeno, genética e proximidade da uretra ao ânus. A Escherichia coli é patógeno urinário mais comum, presente em cerca de 85% dos casos, por possuir macromoléculas protéicas (fimbriae) que facilitam a sua adesão às células uroepiteliais do trato urinário. Uma vez no trato urinário, a bactéria não causará a doença a menos que prolifere. E a proliferação ocorre a partir da aderência do microrganismo à superfície da mucosa do trato urinário, subseqüente multiplicação bacteriana e infecção do tecido do hospedeiro.

O tratamento da disbiose é prioritário para este perfil de pacientes, e felizmente a natureza também traz outros recursos para ajudar na prevenção dessas infecções. A ingestão de substâncias capazes de interferir na habilidade de aderir à superfície mucosa automaticamente prejudica a capacidade de infecção bacteriana. É justamente neste ponto que a cranberry se destacou como importante alimento funcional com benefícios comprovados para a saúde do trato urinário. Na Revista viva Saúde edição 81 de janeiro de 2010 uma pequena nota traz a informação de sua aplicação contra as infecções urinárias.

A cranberry é uma fruta vermelha escura, pequena, nativa do leste da América do Norte, popularizada como poderosa contra as infecções do trato urinário já em 1920. Existem dois tipos do fruto cranberry: Vaccinium oxycoccos, que cresce em terrenos pantanosos do norte da América do Norte, norte da Ásia, e Europa central; e a Vaccinium macrocarpon mais encontrada na região leste do Canadá (Newfoundland) até as Carolinas nos EUA. O consumo pode ser como fruta fresca, concentrado, molhos, bebidas prontas ou extrato. O suco puro concentrado é muito ácido (pH ≤ 2,5) e não palatável. Na década de 1950 foi desenvolvido o cocktail de suco de cranberry, uma mistura de suco puro concentrado (pelo menos na proporção de 25%/volume), adoçante, água e vitamina C. A quantidade de polifenólicos totais, expressa em base úmida, avaliada em produtos derivados da cranberry varia e é maior na ordem: forma seca > congelada > molho > geléia. Quando essa relação é feita com base no tamanho da porção para cada um desses produtos a ordem é: fruta congelada > suco 100% > fruta seca > suco a 27% > molho > geléia.

Um dos mecanismos propostos para prevenção de infecções urinárias seria a acidificação da urina como forma de inibir o crescimento bacteriano. Porém, já foi demonstrado que o consumo de cranberry não altera de forma importante o pH urinário. A presença de outros compostos como as proantocianidinas (taninos compostos) e a frutose exerceria este efeito. As proantocianidinas são oligômeros de unidades de flavonol, porém, na cranberry apresentam um tipo de ligação (tipo A) entre estas unidades que difere daquela encontrada em outras frutas (tipo B), e especula-se que o tipo de ligação A seria mais efetiva para o efeito contra aderência das bactérias. Os estudos in vitro comprovam a capacidade do suco ou cocktail dessa fruta em prejudicar a aderência de alguns tipos de bactérias. Os estudos clínicos sugerem benefícios, mas não é eficaz a todos os indivíduos que a utilizam. Deve-se considerar a forma de consumo, a quantidade e o período de uso.
 
O consumo de 475 mL de suco de cranberry diariamente por 21 dias reduziu em 50% as queixas urogenitais e número de bactérias de pacientes com sintomas de ITU. Já o consumo de 300 mL de cocktail de suco de cranberry por 6 meses reduziu em 42% as chances de mulheres idosas apresentarem bacteriúria e piúria. O consumo de uma cápsula duas vezes ao dia, por 12 semanas, contendo 200mg de extrato padronizado de cranberry para conter 30% de fenólicos (25% de proantocianidinas) foi avaliado em 12 mulheres com histórico de seis episódios de ITU ao ano. Durante o período do estudo nenhuma delas apresentou infecção, e aquelas que mantiveram o uso de suplementos a base de cranberry não apresentaram nenhum episódio até os dois anos que foram contactadas.   

Pela riqueza de compostos bioativos flavonóides, como quercetina e mirecetina, com propriedades antioxidantes, a aplicabilidade do cranberry não se restringe apenas à prevenção de infecções do trato urinário. Um estudo com suplementação de 7mL/kg de peso de cocktail de suco de cranberry a homens saudáveis por 14 dias mostrou aumento de 6% na capacidade antioxidante do plasma e redução de 10% da LDL oxidada. Embora tenha sido um estudo com limitações como a falta de grupo placebo e curta duração da intervenção, a relevância fisiológica desses resultados nos aspectos cardiovasculares deve ser ainda mais explorada.  Em outro trabalho, 250 mL de cocktail de suco de cranberry de baixa caloria ao dia por 4 semanas aumentou os níveis de HDL em 8% em homens obesos sem outras alterações nos hábitos alimentares, um nível de aumento semelhante ao obtido com o uso de fibratos.

Outra aplicação interessante da cranberry se refere à sua propriedade de inibir a colonização da superfície dentária por streptococci oral e desenvolvimento da placa dental, a qual tem implicações na etiologia das cáries e doenças periodontais. Ao reduzir a hidrofobicidade dos microrganismos, reduz sua aderência à superfície dentária e a formação de biofilmes.

Mas algumas ressalvas devem ser feitas quanto ao seu consumo. Em indivíduos controles e indivíduos com história de cálculos renais de oxalato de cálcio estudou-se o consumo de 1L de cocktail de suco de cranberry (27% do concentrado) por 7 dias e comparou-se com igual período no qual os voluntários receberam água deionizada. Houve aumento significativo de cálcio urinário (de 154 para 177 mg) e oxalato urinário (de 26.4 para 29,2), aumentando a saturação urinária de oxalato de cálcio em 18%. No entanto, o consumo do suco reduziu os níveis de ácido úrico urinário (de 544 para 442 mg/dia) assim como as concentrações séricas. Se por um lado, o consumo do suco possa ser interessante para redução de ácido úrico, por outro tem o potencial de aumentar os riscos de formação de oxalato de cálcio. Em outro estudo com apenas 5 voluntários saudáveis, o consumo de cápsulas de cranberry segundo recomendações do fabricante por 7 dias aumentou em 44% a excreção de oxalato e em 50,7% a supersaturação de oxalato de cálcio. Embora tenha provocado também o aumento nos níveis dos minerais inibidores da formação de cálculos, magnésio e potássio na urina (em 47% e 67% respectivamente), o uso em pacientes com tendência a formação de cálculos deve ser realizado com cautela. Um tablete de concentrado de cranberry de 450 mg equivale a 2880 mL de suco concentrado de cranberry segundo informações do rótulo. Se o conteúdo de oxalato no tablete for proporcional ao conteúdo presente na quantidade equivalente do suco concentrado, o uso de 2 tabletes diários como recomendado pelos fabricantes forneceria em torno de 363 mg de oxalato ao dia.  

Outra ressalva em relação ao uso de suco de cranberry deve ser feita a pacientes em uso de warfarina. Embora a interação da droga com o suco de cranberry não esteja comprovada, alguns relatos de hemorragia sugerem cuidado. Uma hipótese plausível dessa interação se deve ao fato do suco conter muitos antioxidantes (como os flavonóides) capazes de inibirem as enzimas citocromo P450. Como a warfarina é metabolisada pela P450 CYP2C9, a inibição dessa enzima aumentaria a ação da droga.

Não seja pelas ressalvas feitas, a única limitação para o uso do suco de cranberry para muitos é o preço: um litro do suco custa em torno de R$ 11,00. Tem coisas que têm um preço alto, outras não têm preço:  a saúde, e uma vida livre de ITU é uma delas!   

*Texto elaborado pela bolsista de pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional da VP Consultoria Nutricional Tatiana Fiche.

133 Respostas para CRANBERRY PARA UMA URINA ESTÉRIL »»


Comentário

  1. Comentário de Daniela Aiach | 09/08/2010 em 11:47:31

    Cara Dra. Valéria, meu nome é Daniela Aiach. Gostaria de marcar uma consulta com você. Procurei no site um telefone de contato e não achei. Peço a gentileza de me retornar com o número de seu consultorio para que eu possa agendar uma consulta. Muito obrigada desde já, Daniela

  2. VP
    Comentário de VP | 10/08/2010 em 12:21:36

    Olá Daniela,

    Não estou atendendo em consultório, contudo, posso indicar o contato de nutricionistas funcionais. Caso tenha interesse, me escreva dizendo qual a localidade de onde mora, que encaminho os contatos.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  3. ana
    Comentário de ana | 15/08/2010 em 19:39:10

    Dra Valéria, td bem?
    Gostaria de saber se lactante e gestante podem tomar suco de cranberry.
    obgda.
    Um sucesso este blog. Parabéns!!!

  4. VP
    Comentário de VP | 20/08/2010 em 10:09:56

    Olá Ana,

    Não há contra-indicação do suco de cranberry para gestantes e lactantes; contudo, você deve procurar um profissional responsável, médico ou nutricionista, para avaliar a necessidade do uso do suco.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  5. Comentário de Lise Pereira | 24/08/2010 em 11:02:18

    olá Valéria,
    Eu tenho uma dúvida sobre o uso de soja.
    Sou praticante de ativiadede física e preciso de tomar suplemento de proteína todos os dias porque tb sou vegetariana.
    É melhor eu tomar Whey protein, ou proteína isolada da soja?
    a soja é alergênica?
    muito obrigada
    Lise

  6. Comentário de Lise Pereira | 24/08/2010 em 12:15:47

    Olá Valéria,
    Na mídia tem se falado muito de Caralluma fimbriata e da castanha da índia como auxílio no emagrecimento.
    O q se sabe sobre estes compostos?
    Como nutricionistas podemos prescrever?
    Obrigada

  7. VP
    Comentário de VP | 30/08/2010 em 12:50:29

    Olá Lise,

    Você pode optar pelo consumo de alimentos como a quinoa, o amaranto e a soja, fazendo um rodízio entre eles para o alcance da quantidade necessária de proteínas ao longo do dia.

    Quanto à soja, para algumas pessoas ela pode desencadear reações alérgicas, geralmente, recomenda-se que seu consumo não seja feito em excesso em um longo período de tempo. O whey também apresenta proteínas alergênicas.

    Seria interessante você procurar auxilio de uma nutricionista habilitada para avaliar suas necessidades e adequar ao consumo de alimentos com perfil de aminoácidos e proteínas adequado.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  8. VP
    Comentário de VP | 30/08/2010 em 14:36:54

    Olá Lise,

    A Caralluma fimbriata é indicada para perda de peso e ingerida oralmente parece ser bem tolerada; contudo, alguns efeitos adversos são atribuídos à sua ingestão, como distúrbios gastrointestinais, distensão abdominal, flatulência, constipação e gastrite.

    A Castanha da Índia pode ser indicada para insuficiência venosa crônica e perda de peso, mas apresenta uma substância tóxica, conhecida por esculina. Seu consumo também pode levar a reações adversas, como vertigem, náusea, cefaléia e prurido.

    Tanto a Caralluma como a Castanha da Índia podem ser prescritas por um nutricionistas habilitado. Vale ressaltar que esses fitoterápicos não são indicados para crianças, gestantes e lactantes, pois ainda não há um consenso quanto a sua segurança para esta população.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  9. Comentário de Annie | 05/09/2010 em 23:32:02

    Prezada Valéria

    Gostei muito do texto, estava realmente procurando informações sobre a cranberry, porque sofro muito com infecções urinárias frequentes! Gostaria de saber se além da cranberry há outros alimentos e/ou suplementos que possam contribuir para a prevenção. O uso de vitamina C suplementada pode ajudar?

    Obrigada

  10. Comentário de Andréa Marchi | 10/09/2010 em 22:29:33

    Olá Valéria!

    Sou uma fã sua! Acompanho seu trabalho há 10 anos aproximadamente, já participei de alguns cursos ministrados por vc.

    Hj estou escrevendo para esclarecer uma dúvida, meu marido é urologista, com muitos casos de ITU de repetição. Gostaria de saber qual a melhor composição das capsulas cranberry, já que moramos no norte do Paraná e a aquisição do suco acredito ser mais difícil.

    Grata,

    Andréa

  11. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 10:24:06

    Olá Annie,

    Não há necessidade de suplementar a vitamina C pois por meio de uma alimentação rica em frutas e vegetais a recomendação de ingestão dessa vitamina é atingida.

    Com relação às infecções urinárias de repetição, alguns estudos mostram que o uso de probióticos é eficaz no controle da colonização de bactérias benéficas ao organismo, regulando o pH da urina, sendo essencial tanto na prevenção como no tratamento.

    Seria interessante procurar auxílio de um nutricionista habilitado para obtenção de mais informações, além de uma avaliação de sinais e sintomas para verificar a causa dessas infecções e assim, prescrever os alimentos de acordo com a sua individualidade bioquímica.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  12. VP
    Comentário de VP | 21/09/2010 em 14:19:24

    Olá Andréa,

    A melhor composição das cápsulas indicada irá depender da necessidade individual do paciente.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  13. Comentário de Lucio | 17/10/2010 em 09:49:50

    Olá Valéria,

    Tenho glomerulonefrite e gostaria de perder peso, tem algum problema eu tomar a cápsula manipulada de Caralluma fimbriata + Faseolamina?
    E o que é melhor Caralluma fimbriata + Citrus aurantium + chá verde
    ou Caralluma fimbriata + Faseolamina.
    Não se preocupe antes eu irei procurar um nutricionista, mas gostaria da sua opinião.
    Obrigada

  14. VP
    Comentário de VP | 04/11/2010 em 15:40:05

    Olá Lúcio,

    Estas combinações citadas são frequentemente prescritas, porém, não posso afirmar que para você não haverá alguma contra-indicação.

    Que bom que você irá procurar uma orientação, desta forma, você poderá identificar as causas alimentares que levaram ao acúmulo de gordura, tratando desta forma, não só o sintoma, mas também a causa deste.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  15. Comentário de Alessandra | 03/12/2010 em 07:54:00

    Olá Dra.Valéria!
    Sou nutricionista e tenho insegurança em prescrecer fitoterapicos como (citrus,caralluma,pinothin,etc).Gostaria de uma orientação onde (site) que descreve quais fitoterapicos que a nutricionista pode prescrever.O CRN orienta acompanhar a lista simplificada da anvisa.Mas a ultima atualização que encontrei foi de 2008.Nesta lista não consta estes fitoterapicos.
    Desde já agradeço sua atenção.

  16. VP
    Comentário de VP | 03/12/2010 em 14:47:14

    Olá Alessandra,

    Isso mesmo. Devemos acompanhar a lista simplificada da ANVISA que foi publicada em 2008. Possíveis atualizações também serão publicadas por este site.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  17. Comentário de Fernanda Milena C. Vieira | 20/12/2010 em 16:50:37

    Olá Dra. Valéria;

    Qual a quantidade recomedada de mirtilo ou bluberry deve ser consumida ao dia de modo a obter seus diversos benefícios á saúde.

    Com relação a higinezação dos mirtilos devem submetê-los a lavagem apenas próximo do consumo? Pode ser utilizado o hipoclorito de sódio para desinfecção? Quantos dias pode mantê-los na refrigeração?

    Grata Fernanda Milena C. Vieira, Divinópolis, MG.

  18. VP
    Comentário de VP | 25/12/2010 em 13:39:36

    Olá Fernanda,

    Não recomendação de quantidade de mirtilo que deve ser consumido diariamente para a população em geral. Ainda há mais estudos com extratos do mirtilo o que facilita a padronização, mas dificulta definir uma quantidade da fruta.
    Em geral, é interessante introduzir o mirtilo assim como outras frutas “berries” na alimentação, a fim de fornecer diariamente boas quantidades de compostos fenólicos e antioxidantes ao organismo.
    A higienização pode ser feita com hipoclorito de sódio também e sob refrigeração a fruta costuma durar mais alguns dias, mas também dependerá do grau de maturação da fruta. Deve-se ficar atenta se as características normais da fruta se mantêm para poder fazer um consumo seguro.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  19. Comentário de Mara | 10/01/2011 em 14:43:28

    Onde encontro o suco da fruta cranberry para comprar????

  20. VP
    Comentário de VP | 10/01/2011 em 15:02:16

    Olá Mara,

    É possível comprar o suco de fruta cranberry em supermercados e lojas de produtos naturais, por exemplo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  21. Comentário de LUCIANA DURAZZO | 29/08/2011 em 21:46:20

    Dra. Valéria,

    Boa noite,
    Estou fazendo uso das cápsulas de cranberry à 60 dias. Sou diabética (tipo I)à 34 anos, com ocorrência de ITU de 2 em 2 meses. Estou me sentindo muito bem, porém tenho observado retenção liquida na região das pernas há +-30 dias. Não achei nenhum comentário sobre isso na internet, acha que pode ter algo à ver com o medicamento? Foi a única alteração que fiz com relaçao aos medicamentos usados e/ou alimentação.
    PS: não tenho sequelas renais, visuais ou alterações hipertensivas.
    Fico grata com seu parecer,
    Atenciosamente,
    Luciana Durazzo

  22. VP
    Comentário de VP | 09/09/2011 em 17:52:05

    Olá Luciana,

    Não foi encontrado na literatura relatos deste efeito colateral com o uso do cranberry. Procure um médico e/ou nutricionista para investigar possíveis outras causas do aparecimento deste sintoma. Valeria a pena também interromper o uso se for indicado pelo seu médico para verificar se o sintoma desaparece.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  23. Comentário de Cristiane | 07/10/2011 em 14:10:19

    Olá Dra. Valéria!

    Minha filha de 12 anos está com um cálculo renal pequeno e o médico receitou 3 meses de tratamento com cápsulas de extrato de cranberry 300mg, uma vez ao dia.

    Estou um pouco insegura devido a idade dela…gostaria muito de saber sua opinião.

    Grata e um abraço.

    P.S: Parabéns pelo blog, ficou ótimo!

  24. VP
    Comentário de VP | 12/10/2011 em 18:52:27

    Olá Cristiane,

    O cramberry é inclusive mais indicado para crianças e gestantes que precisam fazer este tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  25. Comentário de Alba Valeria | 25/01/2012 em 14:36:50

    Boa tarde, dra,

    Recentemente é que conheci o Cranberry e comecei seu uso hoje. Sou diabética, com cistite intersticial, bexiga atrófica, refluxo uretero-vesical. Sofro D+ com fortes dores, infeccoes recorrentes. Já fiz várias tentativas de curar esses problemas, de hidrodistensao a aplicacao de botox. Posso esperar o que dessa fruta?
    Grata,

    Alba Valeria

  26. VP
    Comentário de VP | 26/01/2012 em 14:21:39

    Olá Alba Valeria,

    Os estudos são feitos com pacientes com infecções urinárias recorrentes por diferentes causas. O suco de cranberry deve ajudar, mas continue com o acompanhamento de seu médico e procure uma nutricionista para auxiliá-la também em uma alimentação saudável.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  27. Comentário de livia | 25/03/2012 em 13:49:38

    olá! minha duvida é se posso ingerir bebida álcoolica fazendo tratamento de cranberry capsulas .
    livia…..

  28. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 11:52:46

    Olá Lívia,

    Não há avaliação se a bebida alcoólica prejudica a ação do tratamento. Porém, veja se o álcool não prejudica exatamente o que você busca tratar com o cranberry.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  29. Comentário de Daniela | 02/04/2012 em 00:03:41

    Olá Dra. Gostaria de saber se há diferença entre tomar o suco e ingerir cápsulas de cranberry como medida preventiva de infecções urinárias de repetição. Sofro com este problema e venho tomando o suco, mas também me falaram destas cápsulas, então gostaria de saber o que é melhor, o suco ou as cápsulas? É preciso prescrição médica para comprar as cápsulas? E por quanto tempo devo fazer uso, tanto do suco quanto das cápsulas, para prevenir novas infecções? obrigada

  30. VP
    Comentário de VP | 05/04/2012 em 16:10:52

    Olá Daniela,

    Tanto o suco quanto as cápsulas podem ser utilizadas. Como é considerada um suplemento é possível comprar sem receita, mas o interessante é passar por um profissional para individualizar a dosagem. Os estudos mostram resultados em 6 meses de tratamento, por isso, muitas vezes as cápsulas são uma opção mais fácil de seguir por este período longo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  31. Comentário de Rosângela | 13/04/2012 em 18:28:28

    Boa noite, Daniela! Minha filha d 2 anos e 3 meses está tendo infecção urinária de repetição, está em tratamento c antibióticos desde novembro d 2011 e sempre volta, primeiro foi c a E. Coli, agora c a klebsiella, vou levá-la no nefro na semana q vem, segundo orientação da pediatra, agora surgiu uma alergia respiratória; se possível me informar se ela pode tomar o suco em caixa do cramberry e qual a quantia diária??? Por favor, aguardo resposta, obrigada.

    Um abraço,
    Rosângela

  32. VP
    Comentário de VP | 19/04/2012 em 18:16:41

    Olá Rosângela,

    O suco de cranberry é uma opção, converse com seu médico e nutricionista para avaliar qual a dosagem que seria interessante para sua filha, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  33. Comentário de Carlos | 20/06/2012 em 23:51:33

    Ola Doutora, acabei de descobrir que estou com infequição urinária e tenho visto muitos comentários referente ao cranberry, mais não sei onde encontralo aqui perto. Gostaria de saber se tem outra fruta ou algo que possa tomar que se aproxime do seu efeito e como devo me alimentar? Obrigado

  34. Comentário de fernanda peniche | 26/06/2012 em 22:58:41

    Olá Dra. Valéria tenho cistite intersticial e já observei que quando tomo o suco de Cranberry a ardência causada pela doença diminui bastante , minha dúvida é o suco por ser azedinho deixa a urina mais ácida ? pois na Cistite intersticial a urina tem que ser o menos ácida possível , obrigada , Fernanda …

  35. Comentário de Silvia | 30/06/2012 em 16:49:13

    Boa Tarde Dra.,

    Gostaria de saber se pessoas diabéticas podem consumir cranberry sem restrições e qual a melhor opção, suco ou cápsula.
    Obrigada

  36. VP
    Comentário de VP | 01/07/2012 em 11:06:24

    Olá Carlos,

    O cranberry é o mais estudado. Evitar alimentos com açúcar, se alimentar bem e fazer uso de probióticos também pode ajudar. Procure um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  37. VP
    Comentário de VP | 01/07/2012 em 11:24:47

    Olá Fernanda,

    A ação do cranberry parece estar ligada com a diminuição da adesão das bactérias no trato urinário e sua ação antioxidante e antiinflamatória e não pela mudança de pH da urina.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  38. VP
    Comentário de VP | 06/07/2012 em 11:32:31

    Olá Silivia,

    Podem consumir, se for suco, prefira sem adição de açúcar. Cápsulas também podem ser utilizadas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. Comentário de Ana Lucia Antoneli Flaquer | 10/07/2012 em 23:54:55

    Acabei de ler o artigo sobre cranberry, e estou muiiiiiiiiiiito interessada, pois sou campeã da infecção urinária. Vi que além do suco existe em capsulas. Seria indicado o uso das capsulas? Ou o suco é melhor? Quanto devo tomar diariamente? Grata, Ana Lucia

  40. VP
    Comentário de VP | 28/07/2012 em 13:44:27

    Olá Ana Lúcia,

    Pode fazer uso tanto do suco quanto das cápsulas. Ambos trazem benefícios.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  41. Comentário de Ana carolina | 10/08/2012 em 10:05:40

    Bom dia,
    Por gentileza,gostaria de saber porque meu post de duvida sobre o cranberry foi apagado recentemente ao inves de respondido como os demais?
    Grata, ana carolina

  42. VP
    Comentário de VP | 10/08/2012 em 17:46:49

    Olá Ana Carolina,

    Dúvidas técnicas como a sua entram como pedido de Consultoria Personalizada que é caracterizada como benefício exclusivo para os associados da Revista Brasileira de Nutrição Funcional.

    O blog tem como objetivo dúvidas para leigos. Para não ser injusta aos associados da Revista Brasileira de Nutriçõa Funcional, você pode fazer sua inscrição à associação.

    O serviço de consultoria personalizada tem o objetivo de oferecer suporte ao associado quanto a envio de levantamentos bibliográficos, artigos científicos, e esclarecimento científico de demais dúvidas, bem como auxílio na resolução de estudos de caso.
    Você pode associar-se através de nosso site http://www.vponline.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  43. Comentário de Rebeca | 20/08/2012 em 22:14:48

    Olá doutora.
    Estou gestante e sofro de cistite, inclusive na própria gravidez tenho tido algumas, já tomei antibiotico, melhorou e agora voltou. O médico sugeriu para que eu aguentasse as crises para não tomar mais antibioticos fortes pois pode prejudicar o feto. Descobri então o cranberry e ganhei uma caixa de comprimidos do mesmo. Você saberia me informar se gestantes podem fazer o uso destes comprimidos? Não possuem concentração de corantes, conservantes… Nenhum principio que possa prejudicar o bebe? É um remedio natural?
    Grata!

  44. VP
    Comentário de VP | 25/08/2012 em 15:11:02

    Olá Rebeca,

    Tem sido publicados estudos justamente com gestantes por ser uma opção ao tratamento de cistite neste período. Não há um consenso de todos os profissionais, mas a literatura tem mostrado que o cranberry pode ser uma alternativa boa nestes casos. Converse com seu médico sobre esta opção, ok? Referente aos corantes é necessário dar uma olhada no rótulo de cada produto para saber se é só o extrato de cranberry ou o suco desta fruta ou se tem outros aditivos que possam ser contra-indicados na gestação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  45. Comentário de Alexandra | 05/10/2012 em 23:06:24

    Dra Valéria:

    Eu e minha mãe sempre sofremos com infecções urinárias, tanto que deixei de praticar natação por conta das recorrências. Apenas um “santo” ginecologista me indicou o uso do cranberry. Ele não comercializa e não receita nenhuma marca em específico, e a minha preferência já está definida para cápsulas, tanto pelo sabor quanto pelo preço, já que, conforme já respondido ao outros interessados no assunto, o tratamento é um pouco demorado.
    Mas quais são os critérios que devo seguir para a compra de um bom produto?
    Existem produtos nacionais? A qualidade é igual, inferiori ou superior aos estrangeiros? (dependendo do produto parece que fica mais barato importar do que usar os brasileiros.)

    Obrigada, tanto pela resposta que enviará quanto pelo escrito que clareou o pensamento de muita gente!

  46. Comentário de Daniela | 09/10/2012 em 13:17:04

    Olá Dra, adorei a matéria.

    Minha médica me receitou cranberry devido a infecção de urina (E.Coli), o interessante é q qdo tomo o sache (tomando a 15 dias) minha urina fica sem cheiro forte (devido a infecção) e quando paro o sache imediatamente volta o cheiro.

    Isso quer dizer que ele não está combatendo a E.Coli? Ou devo tomar por mais tempo?

    Daniela

  47. Comentário de ARLIETE SOUZA | 13/10/2012 em 06:58:34

    Bom Dia Dr Valéria,

    estou fazendo uso do Cramberry, a minha médica passou
    o medicamento por seis meses, estou usando o Cramberry CR.
    Eu tenho uma bacteria localizada na bexiga, o uso de antibioticos não fazem mais efeito e por isso ela indicou o Cramberry, ele nao vem com bula e eu gostaria de saber se ele pode causar arritimia ou quais sao os efeitos colaterais do uso desse produto. nao sei se foi considencia mas após o uso do produto tenho tido varias palpitaçoes, tambem faço uso do suco a um bom tempo. Mas o uso do Cramberry para a urina foi excelente.

    Aguardo um retorno,

    Att
    Arliete.

  48. VP
    Comentário de VP | 18/10/2012 em 09:17:48

    Olá Alexandra,

    Obrigada pela participação. Qualquer produto que tenha o registro adequado de produto industrializado deve garantir a sua qualidade, portanto, atente-se ao custo/benefício e a dosagem de princípio ativo do produto, alguns são mais ou menos concentrados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:45:40

    Olá Daniela,

    O tratamento com o cranberry costuma durar meses continuamente. Siga a risca as orientações de sua médica, ok? Procurar uma nutricionista para equilibrar sua dieta também pode auxiliar por melhorar suas próprias defesas contra a infecção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  50. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:53:23

    Olá Arliete,

    Pode ter sido uma reação individual. Entre em contato com sua médica e exponha esta situação para que ela possa acompanhá-la e orientá-la.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  51. Comentário de ADRIANE BRANDÃO | 20/10/2012 em 17:40:48

    ESTOU TOMANDO CRANBERRY DESDE ABRIL DE 2012. E DESDE ENTÃO VENHO PERCEBENDO A PERDA DE PESO. EXISTE ALGUMA CORRELAÇÃO QUANTO A ISSO?
    OBRIGADA

  52. VP
    Comentário de VP | 26/10/2012 em 13:29:05

    Olá Adriane,

    O cranberry não tem sido estudado visando este benefício, pelo menos, por enquanto.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  53. Comentário de Elizmeire | 27/10/2012 em 10:16:33

    Bom dia! Dr. Valéria,
    minha mãe é diabetica,onde levou a ter insuficiencia cardiaca, derrame pleral, insuficiencia renal e hipertensão, onde a mesma tem que controlar o sodio e potassio, para não precisar fazer hemodialise. gostaria de saber se o uso da capsula de cranberry não faria mal a ela. ja que o nutricionista que acompanha ela não sobe me responder. moramos aqui em brasília. onde o potassiao se encontra no ultimo exame 8.9 e a creatinina 2.5. o que posso fazer para abaixar esses valores. se puder me ajudar com uma lista de alimentos que ela pode comer fico agradecida. ou me indique uma nutricionista aqui em brasilia se possivel. desde ja agradeço!!!!! meire

  54. VP
    Comentário de VP | 01/11/2012 em 10:58:41

    Olá Elizmeire,

    O cranberry ainda não foi estudado nestas condições, por isso, só fazer uso deste produto com acompanhamento e indicação de um profissional capacitado.
    Você pode solicitar uma indicação de um nutricionista em sua região através de cbnf@cbnf.com.br.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  55. Comentário de Sofia Raquel Gomes Costa | 11/12/2012 em 15:37:36

    Dra. Valeria,

    Boa tarde!!

    Gostaria de saber se as capsulas de cranberry podem ajudar a minha mãe que tem alzheimer, mas ela está ativa e usa muito fralda descartavel e está sempre com infecção urinaria, os antibioticos não estão fazendo mais efeito!!
    qual a quantidade certa para ela?

    Desde já agradeço a atenção!!

  56. VP
    Comentário de VP | 20/12/2012 em 17:36:15

    Olá Sofia,

    O cranberry pode ajudar nas infecções urinárias sim, porém a dosagem deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  57. Comentário de Daniela | 29/01/2013 em 12:04:53

    Olá Dra.

    Obrigada por responder, gostaria de compartilhar que tomei CIPRO XR depois de 3 antibioticos e Camberry, foi o que acabou com a maldita E.Coli.

  58. VP
    Comentário de VP | 07/02/2013 em 22:56:32

    Olá Daniela,

    Obrigada pela participação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. Comentário de mirian fernandes | 23/02/2013 em 18:16:35

    olá,Doutora:
    Minha filha de 8 anos faz tratamento de infecção urinária recorrente
    há mais de 2 anos. Sofre de enurese noturna, tem bexiga hiperativa e a maldita escherichia coli, que não a abandona.
    atualmente esta fazendo eletroestimulação nos rins, tomando remédios antroposóficos e sempre que volta a escherichia, precisa tomar antibióticos.
    fiquei sabendo dessa bendita fruta e gostaria de saber como dar à minha filha e se é melhor o suco, as cápsulas ou soft gel.
    agradecida.
    mírian.

  60. VP
    Comentário de VP | 02/03/2013 em 10:05:22

    Olá Mirian,

    O suco de cranberry pode ser tomado em pequenas doses cerca de 3x ao dia, se preferir cápsulas ou soft gel que tem uma aceitação melhor é necessário visitar um profissional nutricionista para prescrever a dosagem que é individual, além de melhorar a alimentação e propor um plano alimentar para melhorar a imunidade, contribuindo ainda mais para o tratamento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  61. Comentário de gloria berruezo | 05/03/2013 em 21:23:29

    Estou fazendo uso de capsulas de Cramberry soft gel, mas estou com tratamento com uso de Omeprazol. Quero saber se posso continuar tomando as capsulas,tambem ando tendo diarreias, seria o uso de Cramberry???

    Agradecida,

  62. VP
    Comentário de VP | 07/03/2013 em 12:51:15

    Olá Gloria,

    O Omeprazol é um antiácido que prejudica a digestão, deixando passar para o intestino alimento mal digerido que começa a ser consumido pelas bactérias intestinais causando um desequilíbrio na microbiota intestinal que pode levar ao aparecimento de sintomas gastrintestinais como náuseas, vômitos, gastroenterite, obstipação, flatulência, DIARRÉIA transitória, entre outros. Com a má digestão, desequilíbrio da microbiota intestinal pode ocorrer má absorção de nutrientes e depleção dos mesmos no organismo levando a mais problemas de saúde.

    Portanto, procure descobrir os causadores de seus problemas gástricos para eliminá-los e evitar a utilização frequente e sem necessidade destes antiácidos.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  63. Comentário de Luciene | 07/03/2013 em 19:11:50

    Boa noite Dra. Valéria,

    Adorei esta matéria e esclareci muitas dúvidas… :)
    Hoje encontrei em uma loja de produtos naturais, capsulas de cranberry com base de acerola e vit. C, mas fiquei na dúvida e acabei não comprando… gostaria de saber se faz o mesmo efeito esperado do medicamento em casos de ITU com frequencia?

    Um abraço,
    Luciene.

  64. VP
    Comentário de VP | 18/03/2013 em 10:24:40

    Olá Luciene,

    Depende da dosagem de extrato de cranberry que o produto tem. O efeito desta suplementação provavelmente visa potencializar o efeito antioxidante do cranberry.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  65. Comentário de fernanda | 22/03/2013 em 19:48:41

    oi li sua materia e achei otima eu tem um problema q os medicos nao descobrem ja fiz varios exames e nao tem nenhuma infecção mais urina muitas vezes por dia e tomo muita agua tbm ; já fiz o teste e parei se tomar tanta agua mas não adiantou comprei suco se caxinha sera q adianta ou se eu optar pelas capsulas como deva tomar

    obrigada fernanda

  66. Comentário de Carmelia | 23/03/2013 em 10:41:28

    Olá Dra. Valéria Paschoal, achei a materia muito interessante, gostaria de saber se poderia estar consumindo a fruta desidratada que encontrei em uma loja de produtos naturais, quais os beneficios que ela teria em relação a ITU? E qual a quantidade seria ideal de consumo diário?
    Desde já grata pela atenção.
    Carmélia

  67. VP
    Comentário de VP | 28/03/2013 em 09:50:03

    Olá Fernanda,

    Se não tem infecção provavelmente o cranberry não terá efeito desejado. Procure outros médicos até para avaliar o volume de sua bexiga, pois às vezes pode ser apenas uma questão individual da bexiga que tem uma capacidade de armazenar urina apenas num volume pequeno.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  68. VP
    Comentário de VP | 28/03/2013 em 10:14:00

    Olá Carmelia,

    Pode consumir a fruta desidratada sim, ela terá os mesmos benefícios pois tem os mesmos princípios ativos. Só tome cuidado para não comprar alguma fruta desidratada que seja acrescido açúcar ou outros componentes que prejudicaram a qualidade nutricional.

    Não há estudos que indiquem a quantidade adequada da fruta desidratada para um efeito terapêutico, portanto, pode incluir na alimentação para prevenção e auxílio no tratamento, mas se for optar por utilizar apenas o cranberry no tratamento, neste caso é mais indicado as cápsulas ou suco por exemplo, em que se sabe a quantidade de princípio ativo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  69. Comentário de Michelly Medeiros | 04/04/2013 em 21:45:23

    Olá Dra. Valéria,

    tenho cistite de repetição e me indicaram cápsula de cranberry sofgel 4800mg duas vezes ao dia. A sra acha essa dose exagerada? Me disseram que por ser soft gel não tem problema…
    Gostaria que a sra me desse uma luz pois na cidade onde moro os médicos desconhecem o uso de cranberry…

    outra coisa,
    faço uso de PANTOPRAZOL diariamente. Tem alguma contraindicação o uso desse medicamento com o das cápsulas de cranberry?

    att

  70. VP
    Comentário de VP | 11/04/2013 em 17:24:09

    Olá Michelly,

    Por questões éticas não podemos via blog orientar condutas específicas, já que a dosagem deve ser algo individualizado. Procure um profissional nutricionista em sua cidade para orientá-la. Inclusive será bom para melhorar sua função gástrica para procurar evitar o consumo contínuo de antiácidos que contribuem para o desequilíbrio da microbiota intestinal que afeta a imunidade aumentando o risco de infecções urinárias.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  71. Comentário de mirian | 13/04/2013 em 00:52:51

    Olá Drª Valeria:

    Há 3 meses iniciei tratamento com uma concentração em capsulas manipuladas de 400mg de cramberry. Agora aumentei para 600mg. Possuo bexiga muito irritada que me impede de ingerir alimentos ácidos entre outros que irritam a mesma. Gostaria de saber se nesta concentração de cramberry (600mg) o pH é muito ácido ou até mesmo ácido? E poderia prejudicar mais a bexiga.

    Obrigada

  72. Comentário de Jeane | 14/04/2013 em 00:18:26

    Dra. Valeria

    Gostaria de saber se bebês de 10 meses poder fazer uso do suco de cranberry?

    Grata
    Jeane

  73. Comentário de daniela | 16/04/2013 em 12:04:02

    Texto esclarecedor.

    Tenho ITU cronica e a muitos anos venho buscando uma alternativa para amenizar o uso de medicamentos.

    Gostaria de saber se a concentracao da fruta em capsulas tem que ser de 200 mg ou tem outras formulas?

    Obrigada,

    Daniela

  74. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 14:00:12

    Olá Mirian,

    As propriedades do cranberry não são por conta do pH. Não precisa se preocupar com isso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  75. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 14:01:13

    Olá Jeane,

    Procure um médico para ver a real necessidade deste tipo de intervenção e se é a melhor opção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  76. VP
    Comentário de VP | 19/04/2013 em 14:19:40

    Olá Daniela,

    Pode ser utilizado dosagens maiores dependendo do caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  77. Comentário de Paulo Henrique | 01/05/2013 em 12:11:54

    Esclarecimento

    Dra. Sou paraplégico e tenho infecções recorrentes. Um amigo trouxe dos EUA capsulas com 4200mg de Cranberry, ele não encontrou de 450mg.
    Essa dosagem é muito forte?

    Obrigado!

  78. Comentário de Rene | 04/05/2013 em 01:11:49

    ola Dra! iniciei o tratamento do sache de cranberry cr essa semana, devido recomendacoes medicas, pois tenho infeccoesurinarias continuas. tanto que o cipro nao faz mais efeito em mim. pois bem, eis minha dúvida: ja tive episodios de calculos renais, vi na reportagem que talvez essa fruta ajude na formacao de calculos para quem tem pre disposicao…gostaria de saber se usando dois saches por dia do cranberry CR corro o risco de facilitar a formacao de calculos. quero muito me livrar das infeccoes mas n quero ter calculos. me ajude por favor. Obrigada!

  79. VP
    Comentário de VP | 05/05/2013 em 14:29:03

    Olá Paulo Henrique,

    Sim, esta dosagem é bem acima do que costumamos utilizar. Procure um urologista para verificar se ele autoriza a utilização.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  80. Comentário de Fernanda | 06/05/2013 em 19:22:28

    Olá Doutora, eu sou portadora de Nefrocalcinose, e estou tendo Itu de repetição e encontrei um meio de melhorar isso com o Crambery, no entanto devo perguntar-lhe se posso fazè0lo ja que ele parece interferir no metabolismo do cálcio! O que devo fazer?

  81. VP
    Comentário de VP | 08/05/2013 em 18:24:27

    Olá Rene,

    Tem estudos que mostram que aumenta a eliminação de oxalato e de minerais pela urina com a utilização de cranberry, então, você pode conversar com seu médico para avaliar o custo-benefício. Não quer dizer que você terá formação de cálculo renal, mas pode facilitar.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  82. VP
    Comentário de VP | 09/05/2013 em 17:12:37

    Olá Fernanda,

    O cranberry pode aumentar a eliminação de cálcio pela urina o que favorece o desenvolvimento de nefrocalcinose. Verifique com seu médico o custo-benefício desta indicação em seu caso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  83. Comentário de Claudete | 15/05/2013 em 15:59:19

    Dra. por favor, tenho infecções urinarias desde outubro. Ja tomei varios antibioticos, e gostaria de saber se posso tomar o Cranberry mesmo tendo calculos renais. Me ajude , estou com 54 anos e a sra. caiu do céu! Sera util tambem eu procurar um nutricionista? Muito obrigada.

  84. Comentário de claudete | 15/05/2013 em 16:08:13

    Dra. me esqueci de dizer que as infecções são causadas por uma bacteria Enterococcus.

  85. Comentário de Rose | 20/05/2013 em 15:53:37

    Olá Doutora, quantos ml do suco minha filha de 11 anos deve tomar por dia?

  86. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:13:36

    Olá Claudete,

    Você pode avaliar com seu médico e nutricionista o custo-benefício para utilizar o cranberry em seu caso. Provavelmente se uma nutricionista elaborar um plano alimentar para evitar a formação de cálculos, além de uma boa hidratação, possa utilizar este suplemento para o controle das infecções urinárias, além de estimular seu sistema imune para também diminuir este tipo de infecção.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  87. VP
    Comentário de VP | 26/05/2013 em 11:31:28

    Olá Rose,

    Prescrição de dosagens é uma questão individual. Procure um médico ou nutricionista para fazer esta prescrição, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  88. Comentário de Ana Carolina | 21/06/2013 em 14:11:46

    Olá Dtra

    Cranberry faz mal com alcool?

  89. VP
    Comentário de VP | 27/06/2013 em 20:13:55

    Olá Ana Carolina,

    Não há estudos que avaliem se há efeito colateral utilizando o cranberry juntamente com álcool.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  90. Comentário de Rozeane | 08/08/2013 em 12:49:00

    Dra. Valéria, tudo bem?

    Gostaria de saber que quantidade de cranberry na forma seca deve ser consumida por dia para evitar crises de infecções urinárias.

    aguardo retorno e agradeço sua atenção.

    abraços,
    Roze

  91. VP
    Comentário de VP | 09/08/2013 em 13:35:21

    Olá Rozeane,

    Ainda há necessidade de mais estudos para definir uma dosagem que irá funcionar para a maior parte dos casos, mas de uma forma geral, estudos tem utilizado por volta de 42,5g ao dia do fruto seco com sucesso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  92. Comentário de andreia monteiro | 21/08/2013 em 19:49:25

    Dra. Valéria, tudo bem?

    Eu comprei sementes de cranberry, tem uma certa quantidade de semente que pode comer por dia? Tem alguma receita que eu possa adicionar o cranberry?
    No aguardo.
    abraços,

  93. VP
    Comentário de VP | 29/08/2013 em 21:29:36

    Olá Andréia,

    Não há um limite pré-definido de quanto que pode consumir de cranberry. Mas por volta de 42,5g ao dia já é uma quantidade para obter os benefícios.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  94. Comentário de Érica | 05/09/2013 em 10:57:56

    A minha médica me receitou cranberry em sachê, gostaria de saber se eu tomar o chá da fruta desidratada vai faze o mesmo efeito??? E como posso fazer o chá da fruta desidradat???

    Desde já agradeço.

  95. VP
    Comentário de VP | 05/09/2013 em 16:22:22

    Olá Érica,

    Siga as orientações médicas. Depois se desejar pode fazer um controle com o chá e com a fruta desidratada.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  96. Comentário de Carla | 18/09/2013 em 20:04:26

    tenho muita infecção de urina. por isso desenvolvi Bexiga hiperativa e tb tenho cálculo nos rins posso tomar capsulas de Cranberry , li que pode aumentar o oxalato de cálcio?

  97. Comentário de Denise Fátima da Silva | 21/09/2013 em 09:54:03

    Dra Valéria bom dia!

    Me interessei muito pelo cranberry e gostaria de saber qual a quantidade da fruta seca devo consumir por dia e se é ideal esse consumo.

    Parabéns pelo site.

    Abraço.
    Denise

  98. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 09:45:32

    Olá Carla,

    Se for utilizar é bom que seja sob supervisão de médico e nutricionista. Procure um profissional nutricionista para ajustar seu plano alimentar visando melhora do sistema imunológico, hidratação e outros aspectos da alimentação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  99. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 10:02:15

    Olá Denise Fátima,

    Ainda há necessidade de mais estudos para definir uma dosagem que irá funcionar para a maior parte dos casos, mas de uma forma geral, estudos tem utilizado por volta de 42,5g ao dia do fruto seco com sucesso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  100. Comentário de Patricia | 04/10/2013 em 23:41:40

    Dra td bem?Tem anos q venho sofrendo c I.T.U repetidas e geralmente o agente causador é a E.Coli.Já tomei vários antibióticos e faço td procedimento de higiene,etc…Comprei o Cranberry CR (laboratório herbarium).Este laboratório é de confiança?Temos q verificar qual item de segurança?Oq mais posso fazer para me curar?Obrigada e q Deus venha te abençoar poderosamente!

  101. VP
    Comentário de VP | 11/10/2013 em 19:38:28

    Olá Patricia,

    Por questões éticas não falaremos sobre marcas de produtos industrializados. Você deve procurar ale do cranberry e tratamento médico, fazer uma avaliação com um profissional nutricionista que poderá orentá-la quanto a dieta para melhorar seu sistema imunológico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  102. Comentário de Cynthia | 17/10/2013 em 21:57:39

    Olá Dra.Valéria

    Sei que a quantidade e o tempo de tratamento com cranberry deverá ser individualizado.
    O uso de sachês torna-se mais fácil durante o tratamento.

    Recomenda-se o uso de 2 sachês ao dia (5 g cada) de CRANBERRY CR 400 mg. De uma maneira em geral essa quantidade seria adequada e suficiente ? Em média por quanto tempo deve ser utilizado para prevenir/tratar infecções?

    Com relação ao suco a quantidade máxima por dia é de 475 ml ?
    obrigada.

  103. Comentário de Fabiana | 24/10/2013 em 13:02:17

    Olá Dra. Valéria,

    Tenho infecção urinária de repetição há tempos, por E. Coli e o único sintoma é o cheiro ruim na urina, não sinto nada, nem dores, nem nada, só o cheiro ruim na urina… Parece que só fico sem infecção quando estou tratando com antibióticos… Porém, estou pretendendo engravidar e sei que preciso estar sem infecção urinária para isso… Minha pergunta é a seguinte: Como ficar sem a infecção para engravidar? E ,se eu estiver com infecção urinária na gravidez, poderei tomar antibióticos sem q isso afete o bebê? Já ouvi tbm que mulheres que tem infecção urinária de repetição devem fazer o uso profilático e contínuo do antibiótico Macrodantina (Nitrofurantoína) 100 mg 1 X ao dia durante toda a gravidez, como forma de evitar a infecção urinária. O uso contínuo do antibiótico na gravidez é possível, sem riscos para o bebê? Esse é o meu maior medo…
    Também vou começar a usar o Cramberry, que me foi receitado, como forma profilática e durante a gravidez tbm…

    Aguardo seus esclarecimentos,

    Desde já, muito obrigada,

    Fabiana.

  104. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 10:26:26

    Olá Cynthia,

    Por questões éticas, não iremos via blog fazer indicações de dosagens de tratamentos fitoterápicos. Se há este problema de infecções urinárias, deve passar com um profissional capacitado para fazer uma indicação individualizada.

    Obrigada pela compreensão.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  105. VP
    Comentário de VP | 31/10/2013 em 11:15:52

    Olá Fabiana,

    O uso do cranberry é uma boa alternativa. Agora, referente ao uso dos antibióticos, procure uma orientação de seu ginecologista, pois não são todos os medicamentos que podem ser utilizados. Cuide bem da alimentação também para melhorar o sistema imunológico para evitar estas infecções, principalmente durante a gestação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  106. Comentário de Bruna Malavazzi | 13/11/2013 em 08:17:10

    Queria saber se o Cranberry Cr ,se tomado diariamente corre o risco dele corta o efeito do anticoncepicional?

    Desde ja agradeço

  107. VP
    Comentário de VP | 20/11/2013 em 11:53:27

    Olá Bruna,

    O Cranberry não corta o efeito do anticoncepcional.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  108. Ana
    Comentário de Ana | 24/11/2013 em 17:18:51

    Boa tarde. Gostaria de saber qual é a marca mais indicada dentre as capsulas. Ja fiz uso da Total nutrition, mas ela e mais cara do mercado. Fico com medo das outras terem a quantidade do concentrado de Cramberry insuficiente.

    Obrigada desde já.

  109. VP
    Comentário de VP | 30/11/2013 em 14:07:39

    Olá Ana,

    Por questões éticas não daremos nenhum parecer sobre produtos industrializados.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  110. Comentário de Emiliana | 12/12/2013 em 16:31:49

    Olá Dra,
    Estou com duas diferentes marcas de tablete de cranberry
    Uma diz na frente. 500mg e atrás extrato 36:1 14mg pra 1 tablete
    A outra diz extrato de cranberry 140mg por tablete a pergunta eh
    O que quer dizer esses 500mg na frente se atrás diz 14 mg??
    Qual seria mais forte no caso?? Porque o primeiro diz tomar 1 por dia e o segundo de 1 a 4 por dia??
    Se o primeiro eh menor a dosagem por só um por dia???
    E o de 140mg deu má 4 diário ??? Obrigada emiliana

  111. VP
    Comentário de VP | 26/12/2013 em 13:51:49

    Olá Emiliana,

    Seria necessário eu dar uma olhada no rótulo para entender melhor. Deve ter mais informações importantes. Leve os produtos a um profissional nutricionista para solucionar estas dúvidas.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  112. Comentário de Mariana | 29/12/2013 em 18:29:34

    Boa noite,
    Descobri recentemente os benefícios de crawberry e andei a pesquisar acerca do mesmo, e encontrei sucos e cápsulas. E fiquei na duvida. Qual dos dois é mais eficaz na prevenção de infeções urinárias?
    Obrigada :)

  113. VP
    Comentário de VP | 07/01/2014 em 13:38:58

    Olá Mariana,

    Ambos apresentam estudos que indicam que são eficazes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  114. Comentário de Francisco | 09/01/2014 em 14:55:26

    Tenho um filho que uma criança de mielomeningocele no qual tem incontimencia urinaria a capsula ou suco de cranberry e bom para diminuir as infecções urinaria que ele tem.

  115. Comentário de Francisco | 09/01/2014 em 15:05:42

    Dra.Valeria Paschoal meu filho tem mielomeningocele ficou como sequela a incontimencia urinaria e não sensibilidade no pé esquerdo,mas tem infecção urina sempre,pois fica resto de urina na bexiga do mesmo a pergunta e a cápsula,suco de cranberry vai auxilia para diminuição da UTI nele.

  116. Comentário de Francisco | 09/01/2014 em 15:10:27

    Desculpa Dra.Valeria não e UTI e ITU.

  117. Comentário de Renata | 11/01/2014 em 17:02:27

    Prezada Doutora,

    Tenho 59 anos e com um histórico de infecção urinária de 6 em 6 meses.
    Gostaria de saber:
    - se a eficacia do suco e do sache são iguais
    - qual a quantidade de suco ou de sache por dia.
    - por quanto tempo deve ser tomado.
    Se a senhora puder ajudar-me agradeço.

  118. Comentário de Rosangela Spirandio | 15/01/2014 em 19:59:40

    Olá Dra.Valéria,

    Estou tomando Cranberry a sete meses, tenho Cistite dolorosa (CI) a 08 anos, tive várias crises de infecção, gostaria de saber se não tem problema tomar Cranberry com o remedio antidepressivo (Cloridrato de Amitriptilina) de 25mg por dia. Tomo essa medicação para relaxar a bexiga, mais continuo sentindo dor as vezes dá uma melhorada. Se for possível gostaria de saber por quanto tempo devo tomar Cranberry e se tem alguma contra indicação de tomar por longo período.
    Obrigada pela atenção.

  119. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 09:42:59

    Olá Francisco,

    Sim, o uso do cranberry pode auxiliar a diminuir as infecções urinárias, visto que diminui a adesão das bactérias nas vias urinárias. Procure um médico ou nutricionista para avaliar e decidir a dose para seu filho.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  120. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 21:10:11

    Olá Renata,

    Depende da concentração de princípio ativo do suco e do sache utilizado. Para saber a dosagem adequada ao seu caso, é necessário passar por um profissional nutricionista ou médico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  121. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 22:08:59

    Olá Rosangela,

    Até hoje não foi identificado contra-indicação do uso de cranberry associado a antidepressivos e também parece seguro uso do cranberry a longo prazo.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  122. Comentário de DANIELA CANTARELI | 05/02/2014 em 16:06:41

    boa tarde

    sou gestante de poucos meses, gostaria de saber se posso tomar o cranberry da herbarium em sache 5g , sem problemas para o meu bebe…?sempre tive muita infecção….e agora estou com muito medo de ter na gestação…

    att
    Daniela Cantareli

  123. VP
    Comentário de VP | 11/02/2014 em 13:22:14

    Olá Daniela,

    A infecção urinária é comum na gestação e por esta razão, necessita de muitos cuidados. Para adicionar a suplementação de cranberry, procure um nutricionista, para a correta orientação da suplementação neste período.

    Um abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  124. Comentário de Cristiane Martins | 25/02/2014 em 16:36:32

    Olá! Comprei a fruta Cranberry desidratada. Existe uma quantidade diária para consumo? Pois sei que o Goji Berry só pode ser consumido de 15g a 45g diariamente, mas e o Cranberry?

  125. VP
    Comentário de VP | 05/03/2014 em 13:00:53

    Olá, Cristiane!

    Ainda não há recomendações de ingestão diária de cranberry na forma desidratada para a população em geral. Grande parte dos estudos foram realizados com o suco ou extrato. Porém, em geral, é interessante introduzir o cranberry e outras frutas vermelhas em uma alimentação equilibrada, a fim de fornecer diariamente boas quantidades de compostos fenólicos e antioxidantes ao organismo.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  126. Comentário de Lorena | 06/03/2014 em 16:34:58

    Olá Valéria!

    Estou com uma dúvida! Adorei seu site.
    Meu urologista receitou cranberry 500mg. Somente isso!
    Procurei na internet e acho que 25 a 40 reais 60 cápsulas. Já nas farmácias de manipulação aqui de Brasília 60 cápsulas fica entorno de 100 a 200.

    Uma moça me informou que o mais barato é porque ele é misturado com outros componentes, e o mais caro é puro.

    Posso comprar o mais barato ou tem que ser o puro? Tenho infecção de urina várias vezes ao ano.

    Muito Obrigada!!!

  127. Comentário de Ivanildo Alves de Oliveira | 09/03/2014 em 20:23:19

    Gostaria de saber como entro em contato com você.

  128. VP
    Comentário de VP | 13/03/2014 em 15:12:01

    Olá, Lorena!

    Obrigada pelo carinho!

    Uma vez que não foram informados os outros componentes que foram colocados em conjunto com o cranberry tampouco a quantidade de cranberry existente nesta cápsula, a mesma não seria a melhor opção, tanto pela segurança do produto quanto pela quantidade prescrita pelo médico que faz seu acompanhamento, quantidade esta que você deve seguir.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  129. Comentário de roberto | 16/03/2014 em 20:00:14

    Boa noite ! Minha esposa tem osteoporose, e está tomando oscal com vit d.Ela também é vítima de infecções urinárias recorrentes. Existe algum impedimento em ingerir o cranberry por conta do cálcio que está tomando ?Obrigado, Roberto

  130. VP
    Comentário de VP | 17/03/2014 em 16:36:28

    Olá, Ivanildo!

    Entre em contato pelo nosso site: http://www.vponline.com.br e acesse o canal “Fale conosco”.

    Um abraço,
    Valéria Paschoal

  131. VP
    Comentário de VP | 28/03/2014 em 11:20:26

    Olá Roberto,

    Para o início de qualquer tratamento com suplementação, é importante a orientação por um profissional nutricionista.

    O profissional poderá auxilia-lo com relação aos melhores tratamentos nutricionais para a melhora dos sinais e sintomas

    Caso necessite de uma indicação de nutricionista, solicite pelo contato: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um Abraço

    Dra. Valéria Paschoal

  132. Comentário de MIRIAN | 28/04/2014 em 10:43:35

    Olá… Valéria!
    Tenho infecções urinárias de repetição… me indicaram de tomar um pózinho para beber com água de CRANBERRY CR-Vaccinium macrocarpon com 5g da Herbarium…. Gostaria de saber qual a dose ideal para tomar nas crises e depois da crise…. e por quanto tempo tenho que tomar, quanto folgar e depois voltar a tomar…. por favor me orente… Obrigada. Mirian

  133. VP
    Comentário de VP | 03/06/2014 em 17:47:09

    Olá Mirian,

    As quantidades adequadas e tempo de tratamento variam de acordo com cada indivíduo. O profissional nutricionista, por meio de uma avaliação nutricional completa, é capacitado para a prescrição de suplementação.

    Desta forma, para saber qual a melhor quantidade e tempo adequado de consumo para o seu caso, bem como para o estabelecimento de um plano alimentar individualizado, procure um nutricionista funcional.

    Caso necessite, entre em contato pelo e-mail: ibnf@ibnfuncional.com.br

    Um a
    braço,

    Dra. Valéria Paschoal


Enviar Comentário »»