VP - Nutrição Funcional

Blog Oficial - www.vponline.com.br

LINHAÇA: MARROM OU DOURADA?

A linhaça é um alimento que está cada vez mais sendo estudado e divulgado no Brasil. Mas sempre existe a famosa dúvida: qual variedade é melhor, a marrom ou a dourada? E de maneira geral a linhaça dourada acaba sendo a mais indicada, por apresentar mais benefícios. Diante da grande diferença de preço entre elas, a idéia da mais cara (dourada) ser também a que tem mais benefícios parece se acomodar mais tranqüilamente.

Reportagem entitulada “Linhaça – Benefícios” sobre as propriedades benéficas da linhaça na saúde, diz o seguinte: “Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada) e ômega 6”.

Para saber quais são os benefícios das variedades da linhaça é necessário entender sua composição nutricional, suas propriedades. A linhaça (Linum usitatissimum L.) é uma planta pertencente à família das Lináceas. Apresenta uma quantidade interessante de proteína, cerca de 21 a 26% da composição total, lembrando que por ser de origem vegetal não complica o processo de digestão, utilizando menos ácido clorídrico. Além disso, o perfil de aminoácidos dela inclui três especificamente (valina, leucina, isoleucina) que são essenciais para os praticantes de atividade física e atletas.

Em relação aos carboidratos, estes equivalem a 30% da composição da linhaça, sendo 28% apenas fibras, entre solúveis e insolúveis. Com destaque para a lignina vegetal, fibra insolúvel, ela possibilita a eliminação de microorganismos intestinal, permitindo um equilíbrio entre as bactérias intestinais, forma substâncias que serve de alimento as paredes do intestino, nutrindo melhor a em conseqüência fazendo com o intestino seja mais eficiente em evitar a passagem de substâncias prejudiciais para o sangue. Pode também reduzir o colesterol por se ligar aos ácidos biliares no intestino. Dá mais volume e fluidez para as fezes, contribuindo para a melhora de casos de prisão de ventre.

Possui fitoquímicos (lignanas, fitosteróis e flavonóides) que tem atividade antioxidante, anticâncer e antibiótica. Possui vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina E, potássio e magnésio. A vitamina E é importantíssima na composição da linhaça, pois protege os ácidos graxos poliinsaturados da oxidação.

Rica em lipídeos, sendo, inclusive, classificada como oleaginosa. Sua composição de lipídeos varia entre 36 e 42%, principalmente de w-3 (ácido graxo ômega-3). Por conta desse componente apresenta benefícios contra dor e inflamação, pode fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de certos tipos de câncer, evitar formação de placas de ateroma e melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.

No Brasil o cultivo de linhaça dourada é bem mais recente do que o de linhaça marrom, sendo que somente no final do ano de 2006 foi feita a primeira colheita desta coloração. Até então essa variedade era importada do Canadá.

A cor da casca varia de acordo com a quantidade de pigmentos da semente e que normalmente varia de acordo com as técnicas de cultivo. Agora quando analisada a composição nutricional entre as duas variedades observa-se que é quase a mesma, com diferenças quase que insignificantes. Por exemplo, em relação às proteínas, a linhaça marrom apresenta 22,3% enquanto a linhaça dourada apresenta 29,2%. Quanto aos lipídeos totais a marrom apresenta um valor de 44,4% enquanto a dourada apresenta 43,6%. E o mais interessante é a diferença entre a composição de w-3, que apesar de pequena é maior na variedade marrom do que na dourada, 58,2% e 50,9% respectivamente, o contrário do que diz a reportagem. Já de acordo com outro estudo, a % de ômega-3 encontrada na análise de composição nutricional foi cerca de 10% maior na variedade dourada, no entanto, o benefício observado na diminuição do crescimento dos tumores foi o mesmo entre as duas variedades de linhaça.

Outra pesquisa diz o seguinte “Na verdade, uma não é melhor do que a outra: ambas são ricas em lignanas e fibras dietéticas. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, e a dourada é plantada em regiões frias como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica”. Porém, considerando que a variedade dourada está agora sendo plantado no Brasil não se pode garantir que não há utilização de agrotóxicos. Assim como pode existir também o cultivo de linhaça marrom orgânica. De uma forma ou de outra, não há diferença entre a composição nutricional.

Assim acredita-se que a divulgação da linhaça dourada como superior a marrom seja baseada em outras questões que não sua composição ou benefícios. Talvez seja pelo fato de existirem mais estudos com a linhaça dourada. Por conta disso a escolha deve ser baseada em outros fatores, como preço e aparência visual.

** Texto elaborado pela Dra. Débhora Medeiros, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

60 Respostas para LINHAÇA: MARROM OU DOURADA? »»


Comentário

  1. Comentário de Maria Isabel | 25/04/2010 em 00:19:21

    Dra, Valéria:

    Estou conhecendo agora o blog, e já li quase todos os textos elaborados, achei mt interessante. Esta área de alimentos funcionais sempre me interessou muito. Sou Téc. em Nutrição há mais de 25 anos, Psicóloga, e Pós graduada em Nutrição Humana e Saúde pela Ufla. Embora saiba que esta pós não me habilita a atender Nutricionalmente, gosto sempre de ler, estudar e entender principalmente assuntos relacionados á prevenção e melhoria da qualidade de vida. Haja visto que desde minha formação no curso Téc. a frase de Hipócrates, já citada em um comentário aqui, é meu lema de vida. Achei fantástico para os Nutricionistas a abertura de um curso específico em Alimentos Funcionais, MARAVILHOSO. é o que há de melhor na área de Nutrição, pois na na minha opinião uma pessoa com a alma feliz, em harmonia, em paz, de cabeça boa e bem nutrida (com alimentos de qualidade, alimentos que curam, que previnem) não adoece facilmente.
    Estou representando uma linha de produtos da Aloe Vera (babosa), já utilizada em mais de 110 países, e já em ampla divulgação no Brasil , que conforme venho lendo á respeito entendo que são importantes no tratamento de prevenção e cura, atuando como alimentos funcionais. Gostaria de saber sua opinião á respeito. Obrigada.

    Isabel Noronha

  2. VP
    Comentário de VP | 27/04/2010 em 10:34:46

    Olá Maria Isabel,

    Muitos estudos têm avaliado a eficácia do uso de aloe vera sobre a saúde, principalmente, nos quadros clínicos de gastrite e úlcera.

    Contudo, o uso dessa substância deve ser restrito durante o período de gestação e lactação, pois dependendo da dosagem pode ser abortiva e citotóxica.

    É sempre importante procurar um Nutricionista Funcional para avaliar a necessidade de uso desse fitoterápico, associado com hábitos alimentares saudáveis, que respitem a bioquímica de cada indivíduo.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  3. Comentário de Eliane | 27/04/2010 em 22:12:43

    Dr(a) Valéria,

    Gostaria de saber, se quem já fez a retirada da vesícula pode fazer uso da linhaça, pois conheço uma pessoa que já fez e usa a linhaça mas tem diarréia quando consome a linhaça. Qual a recomendação nestes casos?

  4. VP
    Comentário de VP | 30/04/2010 em 11:07:50

    Olá Eliane,

    A linhaça pode ser consumida, entretanto, em pequenas quantidades, distribuídas ao longo do dia, pois como qualquer outro alimento com perfil significante de lipídios, na ausência da vesícula biliar, a linhaça demora mais para ser metabolizada.

    Além disso, é importante que o consumo dessa semente não seja constante, e sim em rodízio com outras sementes, como a semente de girassol e semente de abóbora, para não levar a uma hipersensibilidade alimentar.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  5. Comentário de juliano wolff dos santos | 30/04/2010 em 16:22:44

    Olá Dra Valéria gostaria de saber se há diferença entre a linhaça que se compra em pecuária para passáros,e a de supermercado que são a mesma cor,as duas são a marrom,obrigado e aguardo uma resposta…

  6. VP
    Comentário de VP | 03/05/2010 em 11:34:27

    Olá Juliano,

    As sementes são as mesmas, porém o processamente da linhaça utilizada para consumo humano é diferente do processamento para consumo animal.

    As condições de cultivo e a variedade da linhaça podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito semelhantes.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  7. Comentário de Isabela | 03/05/2010 em 21:16:58

    Olá muitas vezes ouvimos que o legal é consumir diariamente, deixar de molho na água.
    Gostaria de saber se existe a necessidade de torrar antes do consumo?
    Se realmente tem que deixar de molho na vespera?
    Qual a recomendação, todos os dias? e se tem alguma relação da linhaça com a tireóide.
    Obrigada

  8. VP
    Comentário de VP | 04/05/2010 em 14:28:46

    Olá Isabela,

    Você pode consumir a linhaça nas duas formas, tanto torrada, como também, pode deixá-la de molho. Dessa maneira, você pode variar as formas de ingestão da semente.

    Em relação à frequencia de ingestão, o ideal é que não seja consumida diariamente, pois pode causar hipersensibilidade alimentar, sendo interessante variar os tipos de semente (ex. semente de abóbora, semente de girassol) consumidos ao longo da semana.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  9. Comentário de Isabela | 11/05/2010 em 22:31:15

    Olá, obrigada pela resposta. mais gostaria de saber se tem alguma ligação entre problemas da tiróide e o consumo da linhaça?
    Obrigada Isabela

  10. VP
    Comentário de VP | 12/05/2010 em 17:36:54

    Olá Isabela,

    Não há estudos que relacionem a ingestão de linhaça com doenças da tireóide publicados até o momento.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  11. Comentário de Danusa | 13/05/2010 em 09:58:49

    Olá Débora e Valéria,

    não sei quem vai me responder, mas já agradeço. Gostei muito do artigo sobre a linhaça, respondeu várias perguntas minhas.
    Gostaria de saber sobre as lignanas, elas estão mais presentes nas sementes ou no óleo? Quando prescrevemos óleo de linhaça, nosso paciente se beneficia das lignanas ou somente se usar as sementes?

    Seria possível disponibilizar os artigos em que se basearam para formular esse texto?

    Obrigada pela atenção

  12. VP
    Comentário de VP | 14/05/2010 em 11:43:17

    Olá Danusa,

    As lignanas estão presentes tanto nas sementes como também no óleo de linhaça, portanto, o uso do óleo preserva os benefícios que essas substâncias têm sobre a saúde.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  13. Comentário de Denise | 15/05/2010 em 21:22:42

    Olá Valéria,

    qual seria a quantidade de linhaça (semente) a ser utilizada para uma criança de dois anos (para ajudar no bom funcionamento do intestino)?

    abraço

  14. VP
    Comentário de VP | 25/05/2010 em 09:44:21

    Olá Denise,

    Não há estudos que apresentem recomendações de linhaça específicas para crianças com 2 anos de idade. Entretanto, esse alimento pode ser incluído na alimentação infantil e geralmente a ingestão indicada é de metade do recomendado para um adulto.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  15. Comentário de Elena ribeiro santos Rocha | 27/05/2010 em 11:40:04

    Olá dra. Valeria,
    Eu assisti a senhora no programa do Kennedy em Joinville SC.
    Tenho uma sobrinha de 3 anos ela pesa 30 kg tem tireoide,minha irmã sempre deu linhaça p/ ela emagrecer isso pode ter causado a tireoide?
    Abraços…

  16. VP
    Comentário de VP | 01/06/2010 em 09:51:56

    Olá Elena,

    Não há estudos científicos que relacionem diretamente o consumo de linhaça com surgimento de doenças da tireóide.

    No entanto, o consumo constante desse alimento pode desencadear reações de hipersensibilidade, que levam à inflamação, o que, consequentemente, auxilia no ganho de peso.

    Para evitar esses tippos de reações é interessante fazer o rodízio entre os diferente tipos de sementes (ex. semente de girassol, semente de abóbora).

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  17. Comentário de cristiany | 30/07/2010 em 15:41:17

    Olá, gostaria de saber se o consumo da linhaça interfere durante a gravidez. Se é abortiva?
    Obrigada!

  18. Comentário de Marcos | 31/07/2010 em 20:04:49

    Olá,
    gostaria de saber se posso incluir a linhaça em pó nos pratos principais ou o mais indicado seria o consumo meia hora antes das grandes refeições para uma maior resposta no controle glicemico? caso seja melhor a opção antes do almoço, como eu devo fazer a ingestao? com água?
    Grato

  19. VP
    Comentário de VP | 10/08/2010 em 12:08:55

    Olá Cristiany,

    Há estudos que abordam os efeitos da linhaça sobre a diminuição de alguns hormônios levando ao sangramento, principalmente, em mulheres com alergia a esse alimento; contudo, outros estudos recomendam o uso do óleo de linhaça nas preparações durante a gestação; portanto, não seria interessante estimular seu consumo, principalmente, da semente, durante esse período, visto que não há estudos sobre a segurança da ingestão de linhaça por gestantes.

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  20. VP
    Comentário de VP | 12/08/2010 em 12:00:28

    Olá Marcos,

    A linhaça pode ser consumida tanto antes como durante as principais refeições.

    Você pode utilizá-la em preparações como sucos, vitaminas, com frutas picadas, feijão, saladas, entre outros.

    Seria interessante também variar as sementes e grãos da dieta e consumir em associação outros alimentos para melhorar o controle glicêmico, como cereais integrais, feijões (lentilha, feijão preto, soja) e algumas frutas (maçã, ameixa, pera).

    Um abraço,

    Dra. Valéria Paschoal.

  21. Comentário de Patrícia Bittencourt | 01/10/2010 em 14:30:34

    Gostaria de receber os artigos que falam da relacao semente de linhaca x aborto que a Dra. Andrea citou no Ultimo Congresso de NF.

    abracos e obrigada

  22. VP
    Comentário de VP | 05/10/2010 em 10:23:21

    Olá Patrícia,

    A Resolução SES/RJ Nº 1757 informa que a linhaça pode ter ação emenagoga, assim como diversas outras plantas. Portanto é necessário ainda mais cuidado com pacientes gestantes.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal

  23. Comentário de kessya magolia | 04/11/2010 em 15:01:20

    posso utilizar linhaça dourada dando de mamar sem prejudicar meu bebê?

  24. VP
    Comentário de VP | 10/11/2010 em 14:13:10

    Olá Kessya,

    Poucos são os estudos que avaliam o uso da linhaça na gestação ou lactação. Parece que pode haver alterações das gorduras no sangue da criança, diminuição do tecido adiposo e adiamento da puberdade se consumidos em grandes quantidades e diariamente. Contudo, ainda faltam mais estudos, e talvez não seja benéfico o consumo diário, pois a linhaça contém fitoestrógenos e não se sabe até que ponto podem influenciar na saúde do bebê.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  25. Comentário de Claudia Schaefer | 30/01/2011 em 18:28:39

    Olá Valéria,

    Tenho uma paciente que passou pelo processo de colescistectomia gostaria de saber se existe algumas restrição quanto a alimentação das oleaginosas, azeite de oliva, as sementes como linhaça, gergelim, semente de girassól e 100ml de vinho por ao dia.

    Atenciosamente,
    Claudia Schaefer

  26. VP
    Comentário de VP | 01/02/2011 em 13:24:53

    Olá Claudia,

    Os alimentos citados são ricos em gorduras e devem ser controlados em pacientes que fizeram a colecistectomia assim como outros alimentos gordurosos.

    Como é retirada a vesícula biliar, a bile que ajuda a digestão das gorduras não estará presente. Então são lançadas pequenas quantidades de bile no trato gastrintestinal durante todo o dia, sem armazenamento, por isso grandes quantidades de alimentos gordurosos em um único horário deve ser evitado, pois o organismo não terá a mesma capacidade de digestão de gorduras como antes, portanto, alimentos gordurosos devem ser oferecidos em pequenas quantidades de preferência ao longo do dia todo.
    Não há recomendações referentes ao vinho especificamente, mas é bom ter cautela como em qualquer outro paciente devido ao álcool.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  27. Comentário de Walcida | 12/05/2011 em 22:12:37

    Olá, gostaria de saber se vc conhece os produtos da sanavita e se indica esta marca porque moro no RN e aqui tudo é muito limitado.
    Sim tb queria muito fazer a pós em Nutrição funcional em natal, será mesmo em agosto?

  28. VP
    Comentário de VP | 17/05/2011 em 22:10:34

    Olá Walcida,

    Não podemos emitir opinião sobre marcas específicas desta forma, mas procure conhecer as opções que existem onde você reside para fazer a melhor opção possível.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  29. Comentário de Raiet | 13/07/2011 em 23:16:13

    Olá, por favor, para que serve deixar a linhaça de molho? Qual o benefício em deixa-la de molho? E o que é aquele gel que a semente solta?

  30. VP
    Comentário de VP | 18/07/2011 em 13:36:46

    Olá Raiet,

    A semente de linhaça tem uma casca com fibras que o organismo não consegue digerir, logo, não consegue aproveitar adequadamente o ômega-3 dentro destas sementes. Ao deixar de molho as fibras amolecem, permitem a liberação do óleo de linhaça rico em ômega-3 que forma aquele gel característico.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  31. Comentário de neli | 24/08/2011 em 23:18:33

    uso essa mistura há anos e agora fiz tireoidctomia e gostaria de saber se posso usar normalmente, diariamente pela mnhã em jejum como sempre fiz? a mistura é: linhaça, aveia, farelo de trigo, levedo de cerveja, e o leite de soja que agora deixei por saber que soja não serve para quem tem problemas de tireoide. obrigado ..neli

  32. VP
    Comentário de VP | 29/08/2011 em 15:14:21

    Olá Neli,

    Uma das premissas da nutrição é a variedade, então, melhor que repetir a mesma mistura diariamente seria fazer uma mistura diferente a cada dia. Inclua outros farelos e sementes e faça cada dia uma combinação, assim conseguirá nutrientes e fitoquímicos de diversas fontes alimentares.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  33. Comentário de carla | 04/09/2011 em 22:52:45

    Oi, quais sao os alimentos que nao se deve comer quando se tem problemas de intestino solto? E quais os que sao recomendados?

  34. VP
    Comentário de VP | 10/09/2011 em 12:28:54

    Olá Carla,

    Tudo irá depender. Se for um intestino solto momentâneo, por uma infecção ou qualquer virose, por exemplo, é preciso evitar o excesso de fibras, evitar as folhas e cascas de frutas, além de laticínios e açúcar e gordura em grande quantidade, preferindo alimentos mais cozidos e com menos condimentos. Agora se for algo constante é preciso investigar a causa, pode haver uma parasitose, uma síndrome do intestino irritável, uma disbiose intestinal, sendo que em cada caso há uma conduta diferente a ser tomada. Procure um médico e um nutricionista para acompanhar seu caso, ok?

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  35. Comentário de danielle | 24/09/2011 em 16:26:43

    meu filho tem 03 anos ainda mama
    posso tomar omega 3

  36. VP
    Comentário de VP | 30/09/2011 em 18:12:43

    Olá Danielle,

    Pode sim, mesmo durante a gestação já poderia ter inciado o uso. Mas lembre-se de também ter uma alimentação equilibrada que garanta a presença de outros nutrientes fundamentais.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  37. Comentário de Andrea | 27/11/2011 em 17:45:16

    Ola,
    gostaria de saber se quem retirou a vesícula pode tomar capsulas de oleo de linhaça. Fiquei sabendo q é um santo remedio para olhos secos (eu sofro disso) e intestino preso. Mas tenho medo de tomar e causar algum problema no organismo. (Fiz reducao do estomago ha 6 anos).
    Obrigada!

  38. VP
    Comentário de VP | 07/12/2011 em 15:32:34

    Olá Andrea,

    Quem faz a retirada da vesícula continua produzindo bile, apenas não armazena, portanto, a bile é liberada no intestino aos poucos, por isso, no seu caso, pode ser usado, mas de preferência menores doses em mais vezes ao dia e vá observando a aceitação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  39. Comentário de GERALDO HORTA RAMIRES | 18/01/2012 em 15:27:22

    DRA.VALERIA,OUVI DIZER EM UMA REUNIÃO QUE A SEMENTE DE LINHAÇA
    NÃO PODE SER MOIDA E ARMAZENADA POR UMA SEMANA PORQUE ELA PERDE AS SUAS CARACTERISTICAS,TORNANDO-SE SEM EFEITO.
    FALARAM QUE TEM QUE SER MOIDA E CONSUMIDA NA HORA A QUANTIDADE A SER CONSUMIDA.QUE DEPOIS DE DUAS HORAS ELA
    NÃO TEM EFEITO NENHUM.

    OBRIGADO,GERALDO.

  40. VP
    Comentário de VP | 25/01/2012 em 11:47:44

    Olá Geraldo,

    Pelo conhecimento que temos o óleo encontrado na semente pode interagir com a luz e com o oxigênio aos poucos perdendo as propriedades, mas não tão rapidamente. Outro ponto a ser observado é que as fibras são preservadas, mantendo seus benefícios.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  41. Comentário de Ana Lazize | 26/03/2012 em 15:10:41

    Olá….gostaria de saber se vocês tem a composição centesimal da linhaça dourada e da marrom, para que eu possa compará-las. Se tiverem, me enviem por email! Ou me passem a fonte ou artigo que contém…Estou procurando mas não consigo encontrar. Abraços Ana

  42. VP
    Comentário de VP | 29/03/2012 em 12:04:13

    Olá Ana Lazize,

    Você pode encontrar esse informação na tabela de composição química dos alimentos da Unifesp procurando por linho (semente de linho).

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  43. Comentário de Alice Bastos | 11/04/2012 em 22:17:26

    Boa noite,

    Gostaria de saber qual a função da farinha de linhaça micronizada. Grata,

  44. VP
    Comentário de VP | 19/04/2012 em 17:58:17

    Olá Alice,

    A função é a mesma, já que o produto é o mesmo, o que diferencia é que este processo é indicado para preservar os nutrientes, inclusive os ácidos graxos, evitando que sofram influências do meio externo (como por exemplo, a oxidação).

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  45. Comentário de marlene | 03/06/2012 em 18:46:23

    ola. eu gostaria de saber, se a linhaça previne os sintomas da menopausa. e tanbem se ela ajuda en doenças do sistema nervoso, como transtorno bipolar, e outros.. uma vez alguns anos eu comia graos com frutas pela manha, eu estava com uma depresao , esalstao. tive boa melhora mais eu tomava tanbem remedios fortes. deixei de usar a linhaça, parei com os medicamentos. e logo tive novas crises nervosas, que me levou a bipolar.. sofro muito com isso..o pior e saber que posso ficar paralisada. tensao pre menstrual quase me mata de tanto nervoso e irritaçao. os remedios parecen nao faser efeito. vou voutar a usar linhaça.. meu nome marlene tenho, 48 anos.. obrig:

  46. Comentário de Raiet Domingues | 12/06/2012 em 13:18:16

    Olá,

    Gostaria de saber porque a linhaça dourada é mais cara?

    Grata!

  47. VP
    Comentário de VP | 15/06/2012 em 16:53:48

    Olá Marlene,

    Pelo relatado, seu organismo está em desequilíbrio. Não é possível esperar de um único alimento a resolução para tantas queixas. Seria muito interessante você procurar um nutricionista funcional para fazer um plano alimentar individualizado para que possa melhorar sua qualidade de vida. A alimentação é a base de uma boa saúde.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  48. VP
    Comentário de VP | 21/06/2012 em 21:50:20

    Olá Raiet,

    A linhaça dourada inicialmente era mais cara porque era orgânica, mas hoje em dia também é possível encontrar linhaça marrom orgânica.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  49. Comentário de Luisa Barbosa | 10/10/2012 em 16:49:18

    Por favor gostaria de saber se a linhaca faz bem para aliviar os calores da menopausa e qual seria a quantidade
    diaria para tomar e tambem se o oleo seria mais eficaz que
    o farelo.

    Obrigada

  50. VP
    Comentário de VP | 20/10/2012 em 13:49:55

    Olá Luisa,

    A linhaça apresenta fitohormônios, porém, ainda não há uma conclusão se com o consumo da linhaça ou do seu óleo seja efetivo para aliviar os calorões da menopausa, ainda são necessários mais estudos para afirmar isso.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  51. Comentário de WILLIAM | 06/06/2013 em 14:31:00

    É verdade que quando a linhaça é moida ela perde um pouco de seus nutrientes?

    Tenha uma boa tarde!

  52. VP
    Comentário de VP | 20/06/2013 em 20:30:16

    Olá Willliam,

    Quando a linhaça é moída, parte das fibras é quebrada perdendo um pouco dos seus benefícios, além disso, isso faz com que os nutrientes de dentro da linhaça fiquem expostos à luz e oxigênio, isso aos poucos vai fazendo com que parte dos nutrientes oxide, ou seja, pode perder um pouco de suas funções.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  53. Comentário de Aline | 20/09/2013 em 22:31:03

    Qual é a sua opinião sobre o consumo de linhaça por gestantes, tanto a semente como o óleo de linhaça. pode ou não pode? Uma resolução do RJ de 2002, informa alguns fitoterápicos contra indicado para gestante e na lista está incluído a linhaça.

  54. Comentário de Aline | 25/09/2013 em 13:42:52

    Olá Valeria,
    qual é a sua opinião do consumo de linhaça tanto a semente quanto o óleo por gestante? pode ou não pode?

  55. Comentário de Danila | 26/09/2013 em 20:28:00

    Qual a melhor forma de utilizar a linhaça para emagrecimento, a farinha, a semente ou o óleo??

  56. VP
    Comentário de VP | 29/09/2013 em 10:00:43

    Olá Aline,

    A linhaça entrando de forma rotatória em pequenas quantidades, dentro de uma alimentação variada, provavelmente não terá problemas. O problema é utilizar com objetivos terapêuticos em maior quantidade e maior freqüência. Por isso, na gestação, não se deve utilizar a linhaça desta forma.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  57. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 11:16:58

    Olá Aline,

    Este blog visa informar os leitores em termos mais simples sobre o que há de científico até o momento. Portanto, há a conduta individual de cada profissional que de forma individualizada poderá decidir o que é melhor para cada paciente.

    Porém, as publicações aqui no blog serão delimitadas ao que sabemos cientificamente, com imparcialidade de opinião própria para garantir a qualidade dos textos e discussões. O que se tem publicado hoje, portanto, é não utilizar a linhaça e seus produtos com objetivos terapêuticos durante a gestação.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  58. VP
    Comentário de VP | 03/10/2013 em 23:14:44

    Olá Daniela,

    A farinha ou a semente apresentam fibras que controlam a entrada de carboidratos e gorduras, portanto, seriam mais interessantes estas opções pensando no emagrecimento.

    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.

  59. Comentário de ROSANGELA | 16/01/2014 em 22:38:27

    gostaria de saber se ajuda a emagreçer pois sou ipertenssa e quero emageçer saudavimente

  60. VP
    Comentário de VP | 17/01/2014 em 22:39:57

    Olá Rosangela,

    A linhaça pode contribuir no emagrecimento se incluí-la na alimentação fazendo uma reeducação alimentar e restrição calórica, pois isoladamente não tem esta ação de emagrecer.
    Um abraço.

    Dra. Valéria Paschoal.


Enviar Comentário »»