31 de Outubro de 2014

Nossa História

Em 1999 duas profissionais, Dra. Valéria Paschoal (nutricionista) e Dra. Andréia Naves (professora de Educação Física e nutricionista), decidiram estruturar uma empresa de consultoria na área de Nutrição. A decisão foi tomada para fortalecer e profissionalizar os 16 anos de atuação isolada da Dra. Valéria Paschoal em diferentes áreas como consultoria para empresas, cursos de reciclagem de profissionais (atualização) em diversas regiões do Brasil e coordenação de cursos de pós-graduação na área esportiva em São Paulo , outras capitais do Brasil e em outros países.

A implantação da empresa foi muito estimulada pelos profissionais da nutrição, que sentiam carência de uma empresa para dar maior respaldo técnico-científico ao seu trabalho diário. Para atingir este objetivo, desde o início, a meta da empresa foi ser um facilitador de informações atualizadas. Para tanto, iniciou seu trabalho com a revista Nutrição, Saúde & Performance, o site ArtNutri — que atualmente já conta com o portal VP OnLine (www.vponline.com.br) — e o anuário da revista, com tiragem trimestral enfocando da maneira mais profunda as diferentes áreas de atuação do profissional em nutrição clínica funcional, nutrição esportiva funcional, pediatria , alimentos funcionais e fitoterapia.

Paralelamente às publicações, a VP Consultoria Nutricional intensificou a organização de cursos de extensão e Workshop´s com os mais diferentes temas, tendo sempre como foco a Nutrição Clínica, Preventiva e Esportiva. Foram idealizados cursos inovadores de gastronomia, denominados de Gastronomia Nutritiva, que têm o objetivo de agregar todas as orientações dietéticas de maneira atrativa a seus clientes e pacientes, transformando o conceito de que o gostoso não é saudável.

Após várias sugestões dos participantes dos cursos de extensão (com duração de 10 meses), para transformá-lo em especialização Lato Sensu, a empresa decidiu em 2002 estreitar relações com uma universidade para implantar os cursos de especialização em diferentes áreas. Este desejo foi concretizado com a parceria com Universidades e a partir deste momento foram criados os cursos de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional e em 2007 Fitoterapia aplicada à Nutrição.

O grande diferencial dos cursos de pós-graduação, além dos temas inovadores abordados, é a vivência da formação através de aulas práticas. A realização dessas aulas tem o objetivo de promover a aplicação dos conceitos teóricos. Desta forma, os cursos pretendem capacitar o profissional a ter total segurança na sua prática clínica diária.

A formação tradicional tem levado a uma organização disciplinar e de especialidades a estudos fragmentados dos problemas de saúde da sociedade. A VP assumiu o compromisso social de buscar o avanço tecnológico, agregado ao conhecimento técnico e ao fomento da educação continuada e qualificada. Os conteúdos deverão gerar atualizações constantes e eficazes para atender a diversidade e a rapidez do conhecimento veiculado.Criar um espaço de educação continuada com a formação de profissionais de visão globalizada, assumindo um papel crítico e transformador, onde aliará a prática profissional ao avanço do conhecimento técnico-científico, é o grande desafio e a nossa meta.

Além disso, a empresa resolve investir na prestação de serviços para indústrias de alimentos e farmacêuticas oferecendo conteúdo científico no desenvolvimento de produtos e nas estratégias de marketing nutricional.Este conceito logo se espalhou entre as empresas de refeições coletivas e afins ,dando início a um novo segmento de atuação que é o de introduzir a Nutrição Funcional no contexto da Promoção da Qualidade de Vida de Colaboradores e Familiares.

Diante deste cenário a VP saiu do patamar de ser só promotora de educação continuada para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final .